Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

No meu sítio, há fragmentos de florestas espalhados por tudo quanto é canto. Deve ser por isso

que aqui faz menos frio à noite do que na rodoviária, pois esta segunda está rodeada por "morros

pelados", enquanto no sítio os morros estão recobertos por vegetação. Houve geada na rodo em

2007. No sítio, apenas um orvalho semi congelado.

Link to comment
Share on other sites

Neblina incrível hoje, visibilidade deve estar em 50m.

 

Que facilidade para formar neblina por aí, todo dia relatas isso! Aqui neblina só mesmo no começo da manhã, de noite vi apenas uma vez nestes 2 anos que acompanho o clima mais "especialmente"...

Geralmente é nevoeiro bem fraco, mas esses últimos ficaram bem mais densos. Hoje por exemplo ficou até pelas 11 horas da manhã. Acredito que seja por causa do rio Uruguai, grande vilão da temperatura aqui. Por enquanto tenho 13.9ºC.

Link to comment
Share on other sites

Neblina incrível hoje, visibilidade deve estar em 50m.

 

Que facilidade para formar neblina por aí, todo dia relatas isso! Aqui neblina só mesmo no começo da manhã, de noite vi apenas uma vez nestes 2 anos que acompanho o clima mais "especialmente"...

Geralmente é nevoeiro bem fraco, mas esses últimos ficaram bem mais densos. Hoje por exemplo ficou até pelas 11 horas da manhã. Acredito que seja por causa do rio Uruguai, grande vilão da temperatura aqui. Por enquanto tenho 13.9ºC.

 

Nas serras também é muito fácil a formação de nevoeiros, as 5 vezes que estive em Lages/São Joaquim, as 5 vi nevoeiro...

Link to comment
Share on other sites

Neblina incrível hoje, visibilidade deve estar em 50m.

 

Que facilidade para formar neblina por aí, todo dia relatas isso! Aqui neblina só mesmo no começo da manhã, de noite vi apenas uma vez nestes 2 anos que acompanho o clima mais "especialmente"...

Geralmente é nevoeiro bem fraco, mas esses últimos ficaram bem mais densos. Hoje por exemplo ficou até pelas 11 horas da manhã. Acredito que seja por causa do rio Uruguai, grande vilão da temperatura aqui. Por enquanto tenho 13.9ºC.

Eu ia perguntar justamente isso. Não é a proximidade do rio Uruguai?

 

Aí em São Borja, você está próximo da rio? Mais para o centro? No lado oposto ao rio (Próximo à rodovia)?

 

Estive em São Borja uma vez (Faz tempo... :mosking: ) e, pelo que me lembro, a centro da cidade fica relativamente distante do rio...

Link to comment
Share on other sites

Não acho que deva ter diferença entre o Vale do Ruah e aquela baixada em Itatiaia que concentrou geada na parte inferior.

 

Não vejo a hora da Estação Online a 2.500m de altitude! Vamos aprender muito com as informações coletadas! Como próximo passo temos a estação no Pico do Itapeva, podendo comparar as informações com as diversas estações em Campos do Jordão, fazendo um belo cruzamento de informações de topo e de baixada. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Não acho que deva ter diferença entre o Vale do Ruah e aquela baixada em Itatiaia que concentrou geada na parte inferior.

 

Não vejo a hora da Estação Online a 2.500m de altitude! Vamos aprender muito com as informações coletadas! Como próximo passo temos a estação no Pico do Itapeva, podendo comparar as informações com as diversas estações em Campos do Jordão, fazendo um belo cruzamento de informações de topo e de baixada. :good2:

 

Não sei que outras baixadas com estação existem na mantiqueira alem da do William :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Não acho que deva ter diferença entre o Vale do Ruah e aquela baixada em Itatiaia que concentrou geada na parte inferior.

 

Não vejo a hora da Estação Online a 2.500m de altitude! Vamos aprender muito com as informações coletadas! Como próximo passo temos a estação no Pico do Itapeva, podendo comparar as informações com as diversas estações em Campos do Jordão, fazendo um belo cruzamento de informações de topo e de baixada. :good2:

A empresa onde trabalho tem Torres de transmicao de internet a 1800 metros já tenho energia e net lá e câmera ip so falta a estação vou tentar convencer eles a me ajudarem a instalar por la

Link to comment
Share on other sites

Caros,

 

Sexta fui para Monte Alegre do Sul, olhando a altitude no GPS e o termômetro do carro.

 

1) Saí de São Paulo por volta de meia noite com 20ºC

2) Antes do Túnel da Mata Fria (945m de altitude) a temperatura era de 18ºC

3) No Pedágio de Mairiporã (840m de altitude) a temperatura era de 16ºC

4) Passando por Bragança Paulista (820m de altitude) a temperatura era de 15ºC

5) Passando por Pinhalzinho (930m de altitude) a temperatura era de 11ºC

6) Chegando em Monte Alegre (730m de altitude) a temperatura era de 13ºC

 

- São Paulo é uma chapa de concreto. É só sair do centro que a temperatura desaba.

- Mairiporã tem uma clima gostoso e está bem próxima de São Paulo. Deve rivalizar com a região de Riacho Grande por um dos locais mais gelados da Região Metropolitana.

- Pinhalzinho tem um belo potencial de frio. Essa região tem locais altos, como Pedra Bela (1120m de altitude) que é a segunda cidade mais alta de São Paulo, perdendo apenas para Campos do Jordão. Pedra Bela, inclusive, merece uma estação. Vejam que a cidade é uma baixada!

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_Bela#Clima

Dados do Clima de Pedra Bela

 

800px-Pedra_Bela.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Não acho que deva ter diferença entre o Vale do Ruah e aquela baixada em Itatiaia que concentrou geada na parte inferior.

 

Não vejo a hora da Estação Online a 2.500m de altitude! Vamos aprender muito com as informações coletadas! Como próximo passo temos a estação no Pico do Itapeva, podendo comparar as informações com as diversas estações em Campos do Jordão, fazendo um belo cruzamento de informações de topo e de baixada. :good2:

 

Não sei que outras baixadas com estação existem na mantiqueira alem da do William :prankster:

 

 

Vila Inglesa, por exemplo. Em Monte Verde existem algumas estações, mas elas ainda não estão online, o que é uma pena!

Link to comment
Share on other sites

Não acho que deva ter diferença entre o Vale do Ruah e aquela baixada em Itatiaia que concentrou geada na parte inferior.

 

Não vejo a hora da Estação Online a 2.500m de altitude! Vamos aprender muito com as informações coletadas! Como próximo passo temos a estação no Pico do Itapeva, podendo comparar as informações com as diversas estações em Campos do Jordão, fazendo um belo cruzamento de informações de topo e de baixada. :good2:

A empresa onde trabalho tem Torres de transmicao de internet a 1800 metros já tenho energia e net lá e câmera ip so falta a estação vou tentar convencer eles a me ajudarem a instalar por la

 

 

Seria bem interessante ter essa estação a 1.800m! :good:

Link to comment
Share on other sites

Não acho que deva ter diferença entre o Vale do Ruah e aquela baixada em Itatiaia que concentrou geada na parte inferior.

 

Não vejo a hora da Estação Online a 2.500m de altitude! Vamos aprender muito com as informações coletadas! Como próximo passo temos a estação no Pico do Itapeva, podendo comparar as informações com as diversas estações em Campos do Jordão, fazendo um belo cruzamento de informações de topo e de baixada. :good2:

 

Não sei que outras baixadas com estação existem na mantiqueira alem da do William :prankster:

 

 

Vila Inglesa, por exemplo. Em Monte Verde existem algumas estações, mas elas ainda não estão online, o que é uma pena!

 

Temos certeza de que a estação do tucci não é semi-baixada? se fosse baixada mesmo não deveria despencar da maneira como a PWS MF?

Só essa explicação pra entender as minimas praticamente iguais com 300 metros de diferença na altitude...

Link to comment
Share on other sites

Eu conheço a estação do Tucci. É baixada clássica, como toda cidade de CDJ. Pela foto que vi do William, a estação dele não está em baixada (um desnível de larga escala, um vale, etc), mas em um buraco (algo muito pequeno, mesmo). O burcado do William muito provavelmente deve registrar temperaturas exclusivas, nada que represente o todo (como é o caso da estação do Tucci).

Link to comment
Share on other sites

Ai que ta... meu conceito de baixada nunca foi um vale, mas essas tais baixadas cuiudas... vai entender ^^

É bem relativo mesmo, por isso acho interessante essa coisa de tentar criar parametros bem especificos pra definir as baixadas e atribuir nomes diferentes! (buraco, cuiuda, panelão, ultra master blaster kkkkkkkk)

Link to comment
Share on other sites

Bruno bem perto daqui tem lugares bem mais frios são varias pequenas baixadas nao tão pequenas como parece que deve ter em torno de 5km por 2km do outro lado desse asfalto daqui atras de onde tirei tem outra parecida porém mais buracuda ainda onde temos vários Chalés e campos de futebol essa deve ter em torno de 8km por uns 4 ou 5 se quiseres faço mais um estudo/analise pra você temos um relevo muito mais muito acidentado aqui

Link to comment
Share on other sites

- Pinhalzinho tem um belo potencial de frio. Essa região tem locais altos, como Pedra Bela (1120m de altitude) que é a segunda cidade mais alta de São Paulo, perdendo apenas para Campos do Jordão. Pedra Bela, inclusive, merece uma estação. Vejam que a cidade é uma baixada!

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_Bela#Clima

Dados do Clima de Pedra Bela

 

800px-Pedra_Bela.jpg

 

Existe uma estação do Ciiagro em Pedra Bela http://www.ciiagro.org.br/ema/index.php?id=141 , é uma estação fria, mas sofre com o mesmo problema da estação de Divinolandia/SP, deve estar localizada em um lugar PÉSSIMO para frio... nunca vi maximas altas na estação de p.bela, mas em compensação acho q não me recordo de mínimas abaixo de 8° em ocasião nenhuma, o que não faz o menor sentido considerando o relevo do local.

Link to comment
Share on other sites

Fiz umas observações sobre a minha estação Incoterm e a do Carlos dias, uma Davis Vue. Um detalhe que percebo é que normalmente eu perco para o Carlos a tarde em 2 graus nas máximas,e nas últimas madrugadas, na maioria das vezes perco mas de pouca diferença, até 1 grau, e algumas vezes ganho também por 1 grau. Quando há neblina a noite no Riacho Grande e céu limpo aqui, acabo ganhando ou empatando na mínima. Agora, quando a neblina do Riacho Grande avança para cá, aí eu levo um baile, e isso tem acontecido com alguma frequencia kkkkk

 

Nesta noite, aconteceu o quadro raro, aqui o tempo limpou e no Riacho estava com nebulosidade

Assunção Riacho Grande

Mínima 14,6 graus 15,4 graus

Máxima 26,6 graus 26,4 graus

Média simples 20,6 graus 20,9 graus

 

Para eu poder obter uma melhor máxima, mudei de posição o termometro analógico e tirei a média simples entre os dois. analógico 26,1 graus estação 27,1 graus. Ainda estou juntando o dinheiro pra ter uma Davis aqui, mas creio que estou conseguindo melhorar o sistema de obter máximas mais realistas, e vou dizer deu um baita trabalho, mas com uma Davis devo zerar o trabalho.

Link to comment
Share on other sites

Boa Carlos Dias!

 

Nada melhor que o telefone para tirarmos a limpo todas as dúvidas! Provavelmente a estação do IAPAR está numa baixada, o que não desmerece seu valor! ;)

 

Sempre acreditei no potencial de Palmas!

 

ESTÁ AO LADO DA DO SIMEPAR, A DIFERENÇA É QUE O SIMEPAR ESTÁ COM O SENSOR A 2,5 E A 50 CM ACIMA DUMA "CAIXA".

 

E A DO IAPAR, NA ÉPOCA QUE FUI LÁ, ERA PINTADA DE CINZA!!

 

FICA NUM TOP/BARRANCO E A +-10 M DE UMA CASA, NA ENTRADA DA ESTAÇÃO, ISTO A UNS 5/8 ANOS ATRÁS.

Link to comment
Share on other sites

Caros,

 

Sexta fui para Monte Alegre do Sul, olhando a altitude no GPS e o termômetro do carro.

 

1) Saí de São Paulo por volta de meia noite com 20ºC

2) Antes do Túnel da Mata Fria (945m de altitude) a temperatura era de 18ºC

3) No Pedágio de Mairiporã (840m de altitude) a temperatura era de 16ºC

4) Passando por Bragança Paulista (820m de altitude) a temperatura era de 15ºC

5) Passando por Pinhalzinho (930m de altitude) a temperatura era de 11ºC

6) Chegando em Monte Alegre (730m de altitude) a temperatura era de 13ºC

 

- São Paulo é uma chapa de concreto. É só sair do centro que a temperatura desaba.

- Mairiporã tem uma clima gostoso e está bem próxima de São Paulo. Deve rivalizar com a região de Riacho Grande por um dos locais mais gelados da Região Metropolitana.

- Pinhalzinho tem um belo potencial de frio. Essa região tem locais altos, como Pedra Bela (1120m de altitude) que é a segunda cidade mais alta de São Paulo, perdendo apenas para Campos do Jordão. Pedra Bela, inclusive, merece uma estação. Vejam que a cidade é uma baixada!

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_Bela#Clima

Dados do Clima de Pedra Bela

 

Sobre Pinhalzinho eu posso atestar, lá é frio de verdade. Frio "vampiro", o autêntico da Mantiqueira. Sei porque sogro e sogra moraram lá por vários anos em que eu frequentei a cidade, principalmente em fins de semana e nas férias (principalmente as de Julho,hehehe).

Link to comment
Share on other sites

Para não deixar dúvidas:

 

Maria da Fé (William): Baixada CUIÚDA nível 5 na escala PH

Campos do Jordão (VI): Baixada ampla, representando toda a cidade de CJ

 

William, tenho quase certeza de que a cidade de MF no geral não é tão fria quanto teu sítio.

O mesmo ocorre aqui em casa. Abraços

Link to comment
Share on other sites

Para não deixar dúvidas:

 

Maria da Fé (William): Baixada CUIÚDA nível 5 na escala PH

Campos do Jordão (VI): Baixada ampla, representando toda a cidade de CJ

 

William, tenho quase certeza de que a cidade de MF no geral não é tão fria quanto teu sítio.

O mesmo ocorre aqui em casa. Abraços

 

 

Sim sim Renan como todas as cidades temos a parte mais fria e a menos fria .... Os bairros rurais sempre sao so mais frios , Maria da Fé tem muito morro e pouca baixada na area urbana , minha casa esta bem a esquerda da fotos la atraz do morro

 

 

maria+da+f%C3%A9+1+037.jpg

Link to comment
Share on other sites

Houve uma estranha chuva hoje de madrugada. A Davis acusou 0,2mm às 2h da manhã.

Depois, o céu limpou e tive a mínima de 13,7ºC. Ainda não tivemos nenhuma mínima de

12ºC neste mês, sendo que a média das mínimas para o mês é de 12,1ºC... tá

tenso!

Ontem à tarde tivemos tbm uma "estranha" chuva aki em Piraquara. Nuvens altas e médias meio fragmentadas e sol com temperatura elevada... Inesperadamente uma chuva leve e rápida... Insignificante.

Reflexo das instabilidades ativas no interior.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Feltrim...graças as esta estação do Iapar, Palmas figurará entre os 10 municipios mais frios do Brasil.

 

Artur..legal sua comparação...Mas deixa eu te falar uma coisa. As pessoas ali no Riacho Grande, o comentário é um só...cadê o frio...?? Estamos em junho!!...Penso que o local deve estar 2,5 a 3 graus acima da média para este mês.

 

Hoje em SP as 8 da manha com 19 graus..para junho, este valor é ridiculo..parece que estamos em abril ou novembro

 

Mas não posso reclamar muito , pois ainda contando de hoje, restam 10 dias para o inicio do Inverno...

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Feltrim...graças as esta estação do Iapar, Palmas figurará entre os 10 municipios mais frios do Brasil.

 

Artur..legal sua comparação...Mas deixa eu te falar uma coisa. As pessoas ali no Riacho Grande, o comentário é um só...cadê o frio...?? Estamos em junho!!...Penso que o local deve estar 2,5 a 3 graus acima da média para este mês.

 

Hoje em SP as 8 da manha com 19 graus..para junho, este valor é ridiculo..parece que estamos em abril ou novembro

 

Mas não posso reclamar muito , pois ainda contando de hoje, restam 10 dias para o inicio do Inverno...

 

:mosking:

 

 

Idem por aqui Carlao , a outros anos atras já tinhamos muitas geadas e algumas fortes

 

Agora o que é escuto as pessoas falar é assim : - Cade o frio ? Cade as geadas ? Ano passado mesmo o centro da cidade tinha muitas geadas , esse ano pra ver geadas temos que garimpar em lugares mais afastado , ta muito estranho esse 2013

Link to comment
Share on other sites

ONDA DE FRIO A VISTA

 

Atenção, modelos começam a convergir pra uma importante massa polar chegando a SP entre os dias 22 e 23. Modelo Global do CPTEC aponta temperatura de 6 graus na grande SP as 9 da noite do dia 22.

 

Lembrando que é um modelo, que não costuma representar bem ainda o que deve ser o dia 22, se marca 6, creio em 10 na marca real do dia, agora se cumprir o previsto, vem frio de respeito pra SP!

 

:clapping: :clapping: :clapping: :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

É interessante dizer q PALMAS, no sul do Paraná registra temperaturas de um modo geral, uniformes, não necessitando de "baixadas cuiúdas" pra negativar entre abril e outubro (geralmente). O município não possui montanhas e sim colinas, ao contrário da maioria das cidades "top 10". Tendo em média 1.100m d altitude e favorecido pela latitude 26Sul. Quando ocorrem geadas por lá, elas atingem a cidade e as áreas rurais com quase a msma intensidade. Fato não verificado nas cidades da Mantiqueira, por exemplo, cercadas por montanhas de mais d 1.800m, onde quase não ocorrem geadas nas partes mais elevadas e sim nos canais de escoamento e baixadas, como a do William. Não estou menosprezando esta última, pois concordo q é um local privilegiado. As mínimas são impressionantes, msm q ocorrendo na maioria das vzs por simples e extrema irradiação noturna. É necessário ESTABILIDADE atmosférica e pouco vento. Tem geado na baixada, mas não na cidade de MF.

Em Palmas, mínimas negativas mtas vzs ocorrem com fortes rajadas de vento e em certas ocasiões com céu nublado.

Cada região, com seus aspectos!

Link to comment
Share on other sites

Boa Carlos Dias!

 

Nada melhor que o telefone para tirarmos a limpo todas as dúvidas! Provavelmente a estação do IAPAR está numa baixada, o que não desmerece seu valor! ;)

 

Sempre acreditei no potencial de Palmas!

 

ESTÁ AO LADO DA DO SIMEPAR, A DIFERENÇA É QUE O SIMEPAR ESTÁ COM O SENSOR A 2,5 E A 50 CM ACIMA DUMA "CAIXA".

 

E A DO IAPAR, NA ÉPOCA QUE FUI LÁ, ERA PINTADA DE CINZA!!

 

FICA NUM TOP/BARRANCO E A +-10 M DE UMA CASA, NA ENTRADA DA ESTAÇÃO, ISTO A UNS 5/8 ANOS ATRÁS.

 

Incrível isso Coutinho! Detesto quando o pessoal não preza pela padronização quando instalam termômetros! Assim fica difícil fazer comparações!!!

 

Obrigado Feltrim...graças as esta estação do Iapar, Palmas figurará entre os 10 municipios mais frios do Brasil.

 

Artur..legal sua comparação...Mas deixa eu te falar uma coisa. As pessoas ali no Riacho Grande, o comentário é um só...cadê o frio...?? Estamos em junho!!...Penso que o local deve estar 2,5 a 3 graus acima da média para este mês.

 

Hoje em SP as 8 da manha com 19 graus..para junho, este valor é ridiculo..parece que estamos em abril ou novembro

 

Mas não posso reclamar muito , pois ainda contando de hoje, restam 10 dias para o inicio do Inverno...

 

:mosking:

 

Desde pequeno ouço histórias sobre Palmas e as inúmeras vezes que nevou por lá! Tive um aluno que morava perto numa cidade chamada Inácio Martins, considerada a mais alta do Paraná de acordo com a altura da sede, 1300 metros. Ele comentava sempre sobre o frio na cidade dele, em Palmas e General Carneiro... enquanto em Palmas e Inácio o frio era forte principalmente na entrada da polar (com muito vento), em Gen. Carneiro o frio vinha após o estabelecimento do ar frio e escoamento para os fundos de vale.

Link to comment
Share on other sites

"Foram instaladas onze estações meteorológicas: duas em Vacaria e as demais nos municípios de André da Rocha, Bom Jesus, Campestre da Serra, Esmeralda, Ipê, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra e São José dos Ausentes. O objetivo do projeto é abastecer a região com dados sobre o clima. O Campus Universitário de Vacaria é a sede do projeto, para onde são enviados os dados coletados pelas estações, que estão disponíveis ao público no site desenvolvido pela equipe de alunos e professores do curso de Sistemas de Informação da UCS Vacaria." http://www.ucs.br/site/revista-ucs/revista-ucs-3a-edicao/destaques/

 

Para quem quiser acompanhar: http://tempo.coredeccs.com/temp_sja.htm

Link to comment
Share on other sites

E não podemos esquecer de Entre Rios, Guarapuava e União da Vitoria tambem...não sei bem qto as medias, mas já vi minimas bastante significaticas nestes locais tambem..

 

Com certeza! Comentei apenas as outras porque são as mais próximas da cidade que meu aluno mora! Mas estas outras também fazem parte das nossas cidades congelantes :good2:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.