Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

AS MENORES MÉDIAS DESTE INVERNO, MAIO/JUNHO ATÉ O DIA 12 (MAX+MIN+9 H E 2X21 TUDO DIVIDIDO POR 5, REGRA DA OMM, MENOS O CRUZEIRO)

 

IGUAL OU MENOR QUE 11,5°C.

 

MAIO

 

9,0°C URUPEMA/CIRAM

9,4°C B.JARDIM/CIRAM

8,8°C V.DA NEVE, MAIO É 18 DIAS.

9,7°C M.IGREJA/INMET

10,5°C CRUZEIRO

10,8°C CLIMATERRA

11,0°C HIRAGAMI/CIRAM

11,2°C S.J/CONVENCIONAL/INMET

11,3°C CHAPADA/CIRAM

11,5°C S.J AUTOMÁTICA/INMET

 

JUNHO DIA 12

 

8,0°C URUPEMA/CIRAM

8,2°C B.JARDIM/CIRAM

--°C V.DA NEVE, MAIO É 18 DIAS.

9,4°C M.IGREJA/INMET

9,9°C CRUZEIRO

10,2°C CLIMATERRA

10,3°C HIRAGAMI/CIRAM

10,5°C CHAPADA/CIRAM

10,9°C S.J/CONVENCIONAL/INMET

10,9°C S.J AUTOMÁTICA/INMET

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Chuva de granizo em diversos pontos do leste e nordeste de SP, causados pelo q? Instabilidades vindas do oeste em choke com a infiltração marítima fria?
O CPTEC fala num cavado, que se estende do Paraguai ao Atlântico, pegando MS, SP, partes do PR...

 

Aqui em Sampa, houve locais onde não choveu.

Os acumulados variaram de menos de 1 a 14,2 mm na cidade (SAISP e CGE).

A automática do Mirante registrou 10,6 mm e a de Barueri 0,0 mm, durante a tarde.

 

Hoje:

Mirante: 16,4°C / 25,1°C (Máxima da automática. Mínima alta para a época, noite e madrugada de céu encoberto)

IAG: 14,9°C / 25,1°C

 

Aliás, Curitiba também teve mínima bem alta para a época hoje.

Link to comment
Share on other sites

Poderiam inscrever o GFS na Dança dos Famosos :mrgreen:

 

A 18Z ainda mostra um frio cavalar atingindo o RS, mas sem muitas forças para subir pelo interior do continente. Sobre Bagé, são projetados -5,8°C em 850mb daqui 192h.

 

O frio ainda é muito forte, mas não causaria frio as pencas como na 12Z e nem neve.

 

Vamos acompanhando!

 

 

É sempre assim Vinicius, aos poucos os modelos vão tirando o friioo, por isso eu nem fico esperando muita coisa pra cá não, já até me acostumei com a dança dos modelos, você acha que faria quanto aqui onde eu to? uns 10ºC?

Link to comment
Share on other sites

A chuva vai se intensificando, faz 18.1C!

 

Isso explica o porquê do Junho fracassado até o momento. Nosso inverno não combina com umidade,

ela só serve para aumentar as mínimas matinais...

 

É verdade Renan, essa chuva não combina com inverno...tá triste esse ano, ainda não senti frio por aqui! A gente espera o ano inteiro pelas "migalhas" de frio e nada, daqui a pouco chega Agosto e volta o calor senegalês... aff!

Link to comment
Share on other sites

As cidades + frias de Junho até agora são Urupema com 8,9 de média e Bom Jardim da Serra com 9,1...

 

Amanha completo a lista...

 

Bem diferente dos números do Ronaldo. Porquê?

 

Pq ele faz media compensada em estaçoes automaticas....ou seja .usa 5 valores diarios contra 24 disponiveis perdendo as variações ao longo do dia, por isso que se tornam médias com margem de erro alta , principalmente em estações de baixada onde as variações são maiores ainda , já na 24hs...a precisão é 100%. Já expliquei esso erro dele mas não adianta..

Link to comment
Share on other sites

CAIO, APENAS FAÇO COMO É FEITO, MINHA MÉDIA É PELA REGRA DO INMET, ASSIM TEMOS COMO COMPARAR.

NO DIA QUE MUDAREM A REGRA, MUDO, ATÉ LÁ É DESTA MANEIRA.

 

EM RELAÇÃO A MÉDIA DE PALMAS, SE FOR NA MESMA POSIÇÃO QUE VÍ ANOS ATRÁS, TOPO, OS 11,1 NEM A PAU, POIS NUMA BAIXADA A 1250 M FECHOU COM 10,8. TERIA QUE VER QTO DEU NO SIMEPAR.

Link to comment
Share on other sites

CAIO, APENAS FAÇO COMO É FEITO, MINHA MÉDIA É PELA REGRA DO INMET, ASSIM TEMOS COMO COMPARAR.

NO DIA QUE MUDAREM A REGRA, MUDO, ATÉ LÁ É DESTA MANEIRA.

 

Caio...a regra do Inmet (09+ min+max+ 21+21)....foi criada justamente para se calcular as medias diarias das estações Convencionais, pq as mesmas não possuem dados de hora em hora....

 

Usar regra compensada em estações automaticas...é errado..PONTO!! Pq temos que jogar no lixo 19 dados e considerar apenas 5...Urupema está com uma margem de erro absurda de 0,9..veja só..o tamanho do erro..

 

O Inmet, Epagri Ciram...usam a media compensada para as convencionais e consequentemente para verem seus desvios nas normais 61/90, o que é justificável........Mas nestas novas estações automaticas o usado é 24 horas....dando uma média totalmente confiavel e sem erros , pegando todas variações do dia......

 

Na minha estação no Riacho Grande a media compensada HOJE aponta 18,2...e a media de 22 horas até agora 17,8.....Pq..?? Pois tive uma intensa neblina aqui e que derrubou a temperatura....Fato este que a compensada não pega....e de hora em hora , isso é corrigido...

 

Agora entende , pq o Inmet instalou mais de 500 automaticas..Graças a Deus temos estas estações com 100% precisão....

 

Usar as automaticas calculando com regra de calculo das estaçoes convencionais..não tem o menor cabimento....

 

Quem quiser entender...que entenda...pois o Inmet , Ciram ,etc tivemos horas de papo sobre isso...A coisa tá tão óbvia que nem sei pq estpu explicando tanto...e quem não quiser entender ou se atualizar, que fique a moda antiga, com desvios, erros nos valores ou médias indevidas ou comprometidas

Link to comment
Share on other sites

Primeira previsão de negativa pra cá que vi esse ano kkkk Do Climatempo e pra sábado, dia 22, prevendo -1ºC. Sonhar mais um sonho...

 

Hoje mínima de 10 e máxima de 19, 13ºC às 21 horas.

Eduardo sem querer ser chato mas dá nítida impressão que vc acha mesmo que as mínimas daí de teu município são tão elevadas quanto as que tu capta aí em encosta e topos na faixa de 580 a 600m???É só questão de tempo pra ti descobrir que tem mínimas muito menores aí...

Link to comment
Share on other sites

Primeira previsão de negativa pra cá que vi esse ano kkkk Do Climatempo e pra sábado, dia 22, prevendo -1ºC. Sonhar mais um sonho...

 

Hoje mínima de 10 e máxima de 19, 13ºC às 21 horas.

Eduardo sem querer ser chato mas dá nítida impressão que vc acha mesmo que as mínimas daí de teu município são tão elevadas quanto as que tu capta aí em encosta e topos na faixa de 580 a 600m???É só questão de tempo pra ti descobrir que tem mínimas muito menores aí...

 

Claro que deve ter, só não há registro. Em maio pode ter negativado em pelo menos 2 dias em alguns pontos. Porém não existe estação em Casca, eu acompanho a de Passo Fundo que não sei onde está localizada exatamente, é só pra ter uma noção mesmo de como está o clima na região...

Não é que eu acho que aqui é mais quente do que realmente é, só não há registros provando.

Link to comment
Share on other sites

Primeira previsão de negativa pra cá que vi esse ano kkkk Do Climatempo e pra sábado, dia 22, prevendo -1ºC. Sonhar mais um sonho...

 

Hoje mínima de 10 e máxima de 19, 13ºC às 21 horas.

Eduardo sem querer ser chato mas dá nítida impressão que vc acha mesmo que as mínimas daí de teu município são tão elevadas quanto as que tu capta aí em encosta e topos na faixa de 580 a 600m???É só questão de tempo pra ti descobrir que tem mínimas muito menores aí...

 

Claro que deve ter, só não há registro. Em maio pode ter negativado em pelo menos 2 dias em alguns pontos. Porém não existe estação em Casca, eu acompanho a de Passo Fundo que não sei onde está localizada exatamente, é só pra ter uma noção mesmo de como está o clima na região...

Não é que eu acho que aqui é mais quente do que realmente é, só não há registros provando.

 

Perfeito, Eduardo! Uma coisa é dizer que faz frio, outra é os dados mostrarem isso! Parabéns pelo raciocícnio!

Link to comment
Share on other sites

Previsão do Weather Network para Ponta Porã, um escândalo!

 

QFi3H07.jpg

 

Morto com esse site, isso é um absurdo, aqui ele prevê máxima de 3ºC pra sexta aqui e NEVE, e mínima de -3 no dia seguinte :laugh:

 

Para Urupema e São Joaquim prevê máximas de 3 e 2ºC respectivamente na sexta com chuva congelada e mínimas de -7 sábado.

 

Provavelmente o site mais otimista que já vi.

Link to comment
Share on other sites

Não pensava q pudesse ser tão divertido acompanhar um fórum sobre meteorologia...

Já dei mta risada hj, principalmente da controversia "MÉDIA COMPENSADA vs MÉDIA 24H"!

Não há dúvidas de q a média 24h é bem mais exata e transmite a realidade do q realmente aconteceu, afinal engloba TODO o período e não apenas alguns períodos mais as extremas!

Entretanto sou das antigas, como poucos aki... Talvez o único (não sei) q não está nem aí pra essa "modernidade" toda de estações automáticas! Algumas simplesmente param d funcionar durante a noite e dependendo do local, leva dias pra fz o concerto! É uma perda d dados lastimável. Outras vzs fzm registros inaceitáveis, detectados qdo já é tarde dmais! Todos sabem disso! Já acompanhei centenas d PWS ao redor do mundo e me irritei muito com isso. Muitas vzs é necessário uma estação convencional próxima, pra salvar o q foi perdido!

Sobre a automática do Simepar, em Palmas, pelo q entendi (do Ronaldo, um dia desses)..ela está à 3m do solo e sobre uma caixa? Aí fc difícil obter mínimas corretas! (-4 na convencional e 0 grau na automática).

Aki em Piraquara temos uma automática q registra valores compatíveis com cidades do norte paranaense. Frequentes máximas de 36 graus, mínimas acima dos 23... Um absurdo! Chocante!!

 

Bem, temos forte nevoeiro dsd ontem 21h e faz 12 graus.

No interior, 6 em Guarapuava e 4 ou 5 nas baixadas do sul do Estado.

Link to comment
Share on other sites

Parque do Itatiaia RJ:

 

01/06: 02,1 / 15,2

02/06: 06,8 / 15,2

03/06: 07,1 / 10,0

04/06: -00,3 / 09,8

05/06: -00,7 / 15,6

06/06: 05,9 / 12,4

07/06: 01,9 / 13,4

08/06: -01,3 / 14,1

09/06: -01,5 / 12,5

10/06: -01,0 / 13,3

11/06: 00,8 / 12,3

12/06: 05,6 / 13,0

 

*06,9 (2,1 / 13,1)

 

Pico do Couto RJ:

 

12,1 (09,9 / 15,6)

 

*Med do PNI estimava usando o mesmo desvio da MS do Pico do Couto (-0,7)

 

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos, perfeito teu raciocínio!

 

Eu aqui no Assunção em São Bernardo do Campo mantenho uma estação digital de máxima e mínima, e um termometro analógico de máxima e mínima. Quando percebo que há algum problema no digital, sempre consulto o analógico, dependendo dos valores tiro uma média dos dois. Com relação a estações digitais, por isso vale a pena comprar uma de boa qualidade, cuja precisão seja a melhor possível para evitar desvios, mas manter uma analógica dá mais credibilidade ao que a digital acusar. Se tenho dúvidas nos meus dados, sempre dou uma consultada em pelo menos 3 estações mais próximas, no meu caso a do IAG, a do Carlos Dias e alguma da região do topo da serra, para ter certeza que meus dados estão o mais reais possíveis.

 

A maior vantagem das estações digitais é a maior cobertura de dados, que na analógica seria impossível de obter, dessa forma é possivel detectar que lugares com mesmas temperaturas extremas podem ter médias diferentes no decorrer do dia. A estação do Carlos dias, no Riacho Grande, é um exemplo disso, pois com os dados dela, é possível verificar que a região do RG recebe infiltração maritima muito mais cedo que no restante da grande SP, inclusive mais cedo que Parelheiros.

 

Mas sou adepto de que se temos uma estação que reporta dados 24 horas, não podemos fazer média compensada dela, e muito menos TIRAR temperatura, uma vez que a tolerancia de qualquer aparelho, repito, pode ser tanto negativa quanto positiva. Se fizermos a experiencia do Mafili de colocar duas estações exatamente iguais lado a lado, vai ser possível perceber que a tolerancia pode variar pra CIMA tb.

Extremas do dia 12/06 mínima 14,9 máxima 24,6 graus

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Buenas indiada,

 

E a neblina mega espessa continua desde ontem 21:00. O nevoeiro é do tipo de cortar com facão como um dos colegas disse por esses dias, não dá pra ver um palmo na frente do nariz...aeroporto com 12 vôos atrasados...

 

Tenho no momento 10,4ºC e pelo jeito só veremos um tímido sol à tarde.

 

Um bom dia a todos!

Link to comment
Share on other sites

Tive no começo da madugada 3,3mm de chuva com temperatura de 9°C nada mal , depois disso limpou completamente e a temperatura caiu a 4,7°C , começo de dia de céu limpo e nem uma nuvens 7,4°C agora

 

Então, as nuvens estão todas concentradas aqui no Vale. Tudo muito nublado por aqui. Temperatura em 18,9°C.

Link to comment
Share on other sites

Tive no começo da madugada 3,3mm de chuva com temperatura de 9°C nada mal , depois disso limpou completamente e a temperatura caiu a 4,7°C , começo de dia de céu limpo e nem uma nuvens 7,4°C agora

 

Então, as nuvens estão todas concentradas aqui no Vale. Tudo muito nublado por aqui. Temperatura em 18,9°C.

 

 

Aqui nao ta com cara que chove hoje nao ....

 

 

Céu limpo nenhuma nuvem e 21°C

Link to comment
Share on other sites

Estava olhando as estações online do Inmet, CGE e a do Carlos Dias no Riacho Grande.

 

Enquanto em RG faz 19,1 graus, a segunda estação mais fria do CGE e INMET somados é a de Parelheiros, com 19,4 graus. Todas as estações da cidade de São Paulo acusam de 3 a 6 graus acima do Riacho Grande, impressionante!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.