Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

Gamboa e demais, não creio em veranico. Aliás, não vejo ele no nosso horizonte. O que estamos tendo é um outono climático enorme, como há tempos não víamos! A menor estação do ano, que normalmente dura 1 mês e meio, esse ano iniciou em meados de março e vai até o final de junho! Mais de três meses de outono, em um padrão clássico, muito seco, fresco e com manhãs razoavelmente frias. Porto Alegre hj não deve passar dos 20C/21C (amanheceu 8C) e os próximos dias devem ser semelhantes. Não haverá calor.
:good:

 

Seria bom tentar identificar historicamente em que outros anos houveram outonos assim e como foi o inverno depois.

Ok, sabemos que o passado nao se repete exatamente igual, mas serve uma referencia.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Parque do Itatiaia RJ:

 

01/06: 02,1 / 15,2

02/06: 06,8 / 15,2

03/06: 07,1 / 10,0

04/06: -00,3 / 09,8

05/06: -00,7 / 15,6

06/06: 05,9 / 12,4

07/06: 01,9 / 13,4

08/06: -01,3 / 14,1

09/06: -01,5 /

 

07,7 (02,2 / 13,2)

 

Med comp 07,1 - estimada

 

 

Dados impressionantes, ainda mais se considerarmos que não está no melhor lugar para as menores mínimas!

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 1,3°C na Potreirinhos em Ausentes. A relva chegou a -1,1°C. Hoje não foi um bom dia para avaliar a estação, muitos momentos com nevoerio, nuvens e vento.

Não sei se esses foram os valores mínimos pois muitos dados forma perdidos devido ao sinal com problemas que estou enfrentando. Dentro de alguns dias estará resolvido.

Dados de Ausentes de hoje, até às 13:00;

Corede 4,5 15,2

INMET 4,6 15,7

Potreirinhos 1,3 16,6

 

Potreirinhos ONLINE

http://www.anselmi.com.br/potreirinhos/

Link to comment
Share on other sites

Essa é para a turma que anseia por dias melhores (digo, frios)! Tive o trabalho de organizar num gráfico as temperaturas diárias de Curitiba comparando o ano de 2000 e 2013, a partir de 01/04 até hoje. Percebam como o comportamento da temperatura é muito parecido, principalmente nos dias que destaquei com as setas (confesso que me impressionei com algumas semelhanças).

 

A princípio, parece-me que, se brincarmos com os análogos, era para termos um bom frio no final de maio/início de junho que não se concretizou. No entanto, no período do solstício existe novamente essa possibilidade.

 

O que quero mostrar na verdade é a semelhança de um ano considerado histórico para o frio (2000) com o ano atual, destacando que até a famosa baleia polar o inverno não parecia tão fantástico. Também quero destacar que após o famoso frio de 2000, o inverno não teve nada de espetacular (pelo menos para Curitiba).

 

Apreciem e comentem/critiquem a vontade, abraço!

 

CWB.jpg

Link to comment
Share on other sites

20130608_120501.jpg

 

Lindo lugar, Anselmi! Tem as coordenadas para xeretearmos no Google Earth?

 

Que beleza de lugar Anselmi :good: :clapping:

 

Aqui a nebulosidade predominou durante todo o domingo e assim a variação de temperatura foi pequena. Em Vila Nova do Sul mínima de 11,9°C e máxima de 19,3°C.

Link to comment
Share on other sites

Hoje posso dizer que senti um friozinho , sai de casa as 14 horas com 20°C como estava calor sai de bermuda camiseta e chinelo , porem a hora passou e só fui vir embora agora com os mesmo trajes , resultado extremidades roxas pelo frio e to indo direto pra um banho quente faz 3,1°C em casa no momento

 

Meu Deus William, que sonho! Você não sabe quanta sorte você tem de morar num lugar assim. Me deixa mais angustiado ainda para vir minha aposentadoria e procurar por um sítio na serra de SC!

Link to comment
Share on other sites

Hije posso dizer que senti um friozinho , sai de casa as 14 horas com 20°C como estava calor sai de bermuda camiseta e chinelo , porem a hora passou e só fui vir embora agora com os mesmo trajes , resultado extremidades roxas pelo frio e to indo direto pra um banho quente faz 3,1°C em casa no momento

 

Meu Deus William, que sonho! Você não sabe quanta sorte você tem de morar num lugar assim. Me deixa mais angustiado ainda para vir minha aposentadoria e procurar por um sítio na serra de SC!

 

 

Uma beleza , aquele fumaçao saindo da boca e eu tremendo kkk , espero nunca sair daqui e se sair pra um lugar perto e mais frio ainda

Link to comment
Share on other sites

Essa é para a turma que anseia por dias melhores (digo, frios)! Tive o trabalho de organizar num gráfico as temperaturas diárias de Curitiba comparando o ano de 2000 e 2013, a partir de 01/04 até hoje. Percebam como o comportamento da temperatura é muito parecido, principalmente nos dias que destaquei com as setas (confesso que me impressionei com algumas semelhanças).

 

A princípio, parece-me que, se brincarmos com os análogos, era para termos um bom frio no final de maio/início de junho que não se concretizou. No entanto, no período do solstício existe novamente essa possibilidade.

 

O que quero mostrar na verdade é a semelhança de um ano considerado histórico para o frio (2000) com o ano atual, destacando que até a famosa baleia polar o inverno não parecia tão fantástico. Também quero destacar que após o famoso frio de 2000, o inverno não teve nada de espetacular (pelo menos para Curitiba).

 

Apreciem e comentem/critiquem a vontade, abraço!

 

CWB.jpg

 

Muito interessante, Flávio. Incrível a semelhança com 2000 em Curitiba, só espero que sem os veranicos fortíssimos que ocorreram em junho e início de julho.

 

Pra aumentar as coincidências tivemos o pacífico em modo frio, especialmente Nino 1+2 que teve o seu auge em 12/07 com -1,2oC. Na última semana fomos a -2,1oC, mas não estamos sob La Nina como estávamos naquele ano.

 

E o pior de tudo, ou melhor, é que se a AAO cair há chances da porta do freezer se abrir e algo potente ocorrer. Será que algo alá 2000?

Link to comment
Share on other sites

Onde a google se baseia pra mostrar a temperatura ?

 

 

Ta muito identico ao mostrado pela minha estaçao se arredondar pra cima e a URA exatamente igual

 

 

 

iKwgfbC.jpg

 

 

 

INMET com 7,9°C

 

William a temperatura apontada pelo Google é estimada pelo The Weather Channel, agora como está estimativa é tão ''real'' não sei informar.

Link to comment
Share on other sites

Onde a google se baseia pra mostrar a temperatura ?

 

 

Ta muito identico ao mostrado pela minha estaçao se arredondar pra cima e a URA exatamente igual

 

 

 

iKwgfbC.jpg

 

 

 

INMET com 7,9°C

Po

William a temperatura apontada pelo Google é estimada pelo The Weather Channel, agora como está estimativa é tão ''real'' não sei informar.

Poise Murilo ura vento e temo exatamente igual estranho ...
Link to comment
Share on other sites

20130608_120501.jpg

 

Lindo lugar, Anselmi! Tem as coordenadas para xeretearmos no Google Earth?

 

Que beleza de lugar Anselmi :good: :clapping:

 

Aqui a nebulosidade predominou durante todo o domingo e assim a variação de temperatura foi pequena. Em Vila Nova do Sul mínima de 11,9°C e máxima de 19,3°C.

Essa imagem foi feita pelo meu celular enquanto instalava a estação. O lugar traduz muito bem a beleza dos Campos de Cima da Serra.

Em breve vou instalar uma Webcam com essa vista!

Agora na Fazenda Potreirinhos, faz 7,8°C com céu encoberto e relva de 6,7°C

http://www.anselmi.com.br/potreirinhos/

Link to comment
Share on other sites

Período de chuva atípico em partes do RS, SC, PR sul de MS e partes de SP. Previsão de chuva para os próximos 15 dias (Climatempo):

 

chuva15_su.jpg

 

Para quem ama frio, essa é uma notícia ruim. Como a Climatmepo mesmo já falou, será um bloqueio que causarão essas chuvas!

 

Mas pelo que vi no mapa, a Grande SP poderá ter um acumulado razoável de chuva nos próximos 15 dias, apesar que infelizmente ultimamente, não tem caído nem 40% daquilo que foi previsto (o período de instabilidade da semana retrasada que o diga).

Link to comment
Share on other sites

Renan achei um comentário seu do frio de maio/junho de 1979 no sudeste em reanálises no dia 6 fev de 2013.

Vamos as menores temperaturas em Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Maria da Fé -6,4

Poços de Caldas -5,5

São Lourenço -2,5

Caparaó -2,0

Lavras -1,4

Machado -1,3

Patrocínio -1,2

Bambuí -1,2

Oliveira 0,0

Barbacena 0,3

Pompeu 0,3

Araxá 0,5

Pirapora 0,5 (incrível norte de minas)

Ouro Branco 1,2

Viçosa 1,2

Contagem 1,4

Patos de Minas 1,9

Sete Lagoas 2,4

Capinópolis 2,6

Belo Horizonte 3,1

Juiz de Fora 3,3

João Monlevade 3,5

Unaí 4,2

Caratinga 4,2

Cataguases 5,7

Na cidade de Ibirité pode ter marcado 0ºC, a estação deve ficar em baixada,o recorde de Ibirité é -1,2 (22/06/1963).

As geadas devem ter sido generalizadas em áreas de baixadas numa grande área de Minas Gerais.

 

A menor de Juiz de Fora dessa estação no topo você conhece 3,1(09/06/1985) mês gelado em Minas Gerais, um ou dois dias antes o Parque de Itatiaia registrou aquela nevada histórica junho 1985.

Mas a menor mínima de Juiz de Fora foi de 0,4ºC dia 09 de junho de 1933.Na antiga estação desativada,que foi a estação mais antiga de Minas Gerais fundada em 1º de janeiro de 1910.

Fontes de minha pesquisa, normais do INMET e dados publicados num anuário estatístico de Minas Gerais nos anos de 1993,1994 ou 1995 não tenho certeza do ano.Você pode pesquisar em alguma biblioteca de Juiz de Fora vai tomar conhecimento das menores mínimas,máximas e chuvas de 24 horas de 68 estações de Minas Gerais.

 

Algumas cidades do Rio de Janeiro próximas a Juiz de Fora

Vassouras 0,3

Piraí 0,8

Friburgo 1,2

Resende 1,4

Cordeiro 2,1

Carmo 2,4

Na área rural de Friburgo distrito de Campo do Coelho mediram até -3 e -4 negativos dados "extra oficiais" deviam ser termômetros não abrigados, reportagem do jornal o Fluminense de Niterói com fotos da geada generalizada na área rural de Friburgo.

Link to comment
Share on other sites

Essa é para a turma que anseia por dias melhores (digo, frios)! Tive o trabalho de organizar num gráfico as temperaturas diárias de Curitiba comparando o ano de 2000 e 2013, a partir de 01/04 até hoje. Percebam como o comportamento da temperatura é muito parecido, principalmente nos dias que destaquei com as setas (confesso que me impressionei com algumas semelhanças).

 

A princípio, parece-me que, se brincarmos com os análogos, era para termos um bom frio no final de maio/início de junho que não se concretizou. No entanto, no período do solstício existe novamente essa possibilidade.

 

O que quero mostrar na verdade é a semelhança de um ano considerado histórico para o frio (2000) com o ano atual, destacando que até a famosa baleia polar o inverno não parecia tão fantástico. Também quero destacar que após o famoso frio de 2000, o inverno não teve nada de espetacular (pelo menos para Curitiba).

 

Apreciem e comentem/critiquem a vontade, abraço!

 

Muito interessante, Flávio. Incrível a semelhança com 2000 em Curitiba, só espero que sem os veranicos fortíssimos que ocorreram em junho e início de julho.

 

Pra aumentar as coincidências tivemos o pacífico em modo frio, especialmente Nino 1+2 que teve o seu auge em 12/07 com -1,2oC. Na última semana fomos a -2,1oC, mas não estamos sob La Nina como estávamos naquele ano.

 

E o pior de tudo, ou melhor, é que se a AAO cair há chances da porta do freezer se abrir e algo potente ocorrer. Será que algo alá 2000?

 

Como disse o Caio Cesar, realmente muito interessante Prof. Flavio!

Este grafico deixa claro que em termos de temperatura as coisas estao normais. O que esta faltando eh uma incursao polar forte e intensa, para marcar o periodo.

Vamos ver o que nos aguarda. Segundo o grafico, no meio de julho eh que aconteceram os fatos relevantes em 2000.

Aguardemos!

Link to comment
Share on other sites

Depois de pegar um friozinho bacana em CDJ, de volta à realidade e ao calor...

Aqui em Itatiaia os últimos dias foram assim:

07/06: 13.0C/27.5C

08/06: 16.0C/26.4C

09/06: 16.4C/26.0C

No momento faz 19.4C e muitas nuvens, pra variar!

Sds.,

 

Fiz o caminho inverso... desci até Paraty e senti na pele o tempo quente e úmido típico do nosso litoral:

 

17,5ºC / 26,1ºC (08/06) - INMET

 

Engraçado foi ter visto isso aqui dentro da pousada em que fiquei... o habitat natural dela fica nas montanhas 30km acima, em Cunha. :mosking:

 

969976_10201455084564201_1738707983_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

Estou achando este longo outono MUITO CHATO! Não sou muito exigente com frio mas até agora não deu nenhum frio de respeito ou digno de nota. Essas mínimas pontuais baixas até agora não representaram nada para mim. Tardes onde me obrigaram a estar de manga longa ou agasalhado até agora só foram umas 2/3 +/-, de resto não houve frio vespertino.

 

Nos invernos anteriores foram péssimos para mínimas e ótimos para máximas. Este está inverso, ótimo para mínimas e péssimo para dias inteiramente frios, ou seja, nas máximas!

 

Daqui a pouco vou criar uma campanha: Procura-se inverno, desaparecido desde 2011.

Link to comment
Share on other sites

Muito interessantes estes dados, Nani! Desde 1973 que a estação do INMET em Juiz de Fora está em topo, então não sabemos ao certo

quanto deu em 75, 79, 85 ou 94 nas baixadas. Creio que em ao menos algum destes eventos a temperatura de 0,4ºC (a mínima absoluta

na antiga estação) possa ter sido alcançada ou superada, caso a estação ainda estivesse no vale.

 

Mas um dos locais mais frios da cidade é onde se localiza a UFJF, uma baixada a 860m. Lá teve geada boa em 94 e 2000, além de geadas

menores em 2004 e 2007. Temperaturas negativas já devem ter ocorrido.

Link to comment
Share on other sites

Ano passado os extremos foram sem dúvidas os melhores, tanto em máximas quanto em mínimas, vide aquela onda de frio de 6/7 de junho. Até agora está sendo como já comentaram, um eterno outono. Que uma baleia apareça para mudar esse quadro logo.

 

 

Uma pena que nós do Sudeste não podemos dizer o mesmo de 2012!

Link to comment
Share on other sites

Céu limpo na Capital SP nesse início de madrugada!

Temos 17 graus na Penha (CGE). Por conta da ausência de nuvens, eu acredito que a mínima será mais baixa (nesse domingo ficou aos 16 graus).

 

Em relação a uma massa de ar frio mais intensa no centro sul do BR, a situação está mesmo um pouco complicada. Mas eu tenho notado que na Argentina o final de outono parece estar sendo mais "quente" (para eles) já que já faz um bom tempo que aquele mapa semanal do modelo GFS (http://wxmaps.org/pix/temp8.html) insiste em prever anomalias positivas de temperatura por lá, além de já terem postado por aqui de que maio teve locais com variações bem positivas lá no país vizinho!

 

EDIT 01:01: Bom, mas eu não sei se temperatura mais alta lá para os nossos hermanos significa falta de MPs!

Link to comment
Share on other sites

Vinicius,

 

A primavera de 2013 também foi histórica, se as portas do freezer não abriram pro Sudeste, a porta do inferno veio pra todo mundo! São Paulo igualou a maior temperatura já registrada no Mirante de Santana.

 

Seria 2012? hehe

Mas foi terrível mesmo! Após um inverno seco e quente, ainda tivemos que suportar aquela onda de calor assustadora no final de outubro e temperaturas bem altas em dezembro!

 

Mas foi também na primavera de 2012 que tivemos aquela potente MP que fez com que as temperaturas ficassem em 11 graus na Capital SP em 26/09 e isso ainda algumas aparições do Sol!

Link to comment
Share on other sites

Ops corrigindo, primavera de 2012!

 

O final de Outubro foi ruim, em seguida, veio o verão, que não foi tão quente assim, lembrando que Dezembro/2012 e Janeiro/2013 ficou na média ou pouco abaixo a cidade de SP.

 

Para os que escreverem dizendo que a Argentina está com anomalias positivas, para nosso inverno a notícia é melhor do que imaginam, das últimas vezes que tiveram temperaturas acima da média na Argentina, no Brasil foi o oposto, centro-sul abaixo da média. Por enquanto os gauchos estão abaixo e de Santa Catarina pra cima, na média para um pouco acima. O estado de São Paulo esteve na média do centro para o sul do estado e no restante do estado, acima.

Link to comment
Share on other sites

Ops corrigindo, primavera de 2012!

 

O final de Outubro foi ruim, em seguida, veio o verão, que não foi tão quente assim, lembrando que Dezembro/2012 e Janeiro/2013 ficou na média ou pouco abaixo a cidade de SP.

 

Para os que escreverem dizendo que a Argentina está com anomalias positivas, para nosso inverno a notícia é melhor do que imaginam, das últimas vezes que tiveram temperaturas acima da média na Argentina, no Brasil foi o oposto, centro-sul abaixo da média. Por enquanto os gauchos estão abaixo e de Santa Catarina pra cima, na média para um pouco acima. O estado de São Paulo esteve na média do centro para o sul do estado e no restante do estado, acima.

 

Sabe que eu já ouvi mesmo comentar de que temperaturas mais altas na Argentina significa mais frio no centro sul do BR. Mas achei que significava ausência de MPs já que elas costumam passar pelo país vizinho e por consequência deixando as temperaturas mais baixas!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.