Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

Contudo, para comparação com as normais, o correto é usar a compensada, afinal as normais foram calculadas com este método.

 

Bruno....100% das estações que possuem normais, no caso a ultima 61/90...são convencionais, portanto , media ponderada.

 

 

Interessante, Carlos.

 

Fará uma tabelão de cidades baseado em médias compensadas misturadas com horárias?

 

:prankster:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Poxa, a previsão pra início de julho prevê máxima de 5ºC aqui. É comum ter máximas de 7/8ºC praticamente todos anos aqui mas de 5 é mais raro, por mais que tenha acontecido ainda em 2011, mas tomara.

 

Agora, as previsões para o mês de junho são desanimadoras em tudo que é lugar infelizmente, provavelmente só em julho teremos algo mais excitante.

 

Se acontecer da forma prevista pelo modelo na data de HOJE, repetiríamos o padrão americano, como o Coutinho fala. Inclusive o mesmo está preocupado com a possibilidade desse frio tardio, que afetaria os produtores rurais. Pelo andar da carruagem teremos algo mais forte por volta do início do inverno climático e um julho bom. Se agosto será excelente (em termos de frio) vamos aguardar.

Link to comment
Share on other sites

Nao...Shima...continuará tudo juntos convencionais(ponderadas), e automaticas (24hs)...

 

Lembro uma vez alguem aqui dizer que a media mais perfeita seria a por min...seriam 43, 2 mil dados por mes..Mas penso que a com base em horas x minutos, mão haverá desvio ao final do mês..

 

Continuará tudo junto?

 

P. Exemplo: Lages só tem dados padrão OMM. Não é certo comparar com outra cidade que tenha automática 24h, por conta do "efeito Urupema": (OMM)9º X (24h)9,8ºC.

 

Vejam que interessante, a média de Urupema no mês passado usando a formula (min+max+09hs+21hs+21hs) deu 09,0 graus e usando o calculo 24hs deu 09,8.

 

Qual é correto?

 

Opino:

 

Usa-se o método que quiser, desde que não se compare cidades com métodos diferentes.

 

Claro que o bom seria min. a min. MAs isso não é possível. Agora, precisamos tomar cuidado com comparações. Eu já acho errado comparar cidades com estações em topo com as de baixada. Não tem nada a ver...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe informar se a estação convencional de Campos do Jordão mudou de lugar?

A informação que eu tenho é que a estação convencional do INMET em Campos do Jordão está, atualmente, no seu 3º local.

- Até mai/71 ficava no Horto Florestal, a 1.578 m

- De mai/71 a 1990, na entrada da cidade, a ?? m

- Atualmente, no bairro de Vila Jaguaribe, a 1.642 m.

 

Não sei se essas informações são corretas, não tenho confirmação "oficial"... O Carlos talvez saiba melhor...

 

Na coleta da normal climatológica 1961-1990, a medição foi de Jan61 / Mai71 no Parque estadual do Horto Florestal a 1579,00 m de altitude , onde a estação do Inmet de encontrava.

 

De mai/71 a 1990 a estação foi para Abernesia , na entrada da cidade a 1622 m de altitude e anos depois foi mudada novamente para o Jaguaribe no terreno da Sabesp onde se encontra hoje a 1.642m.

Link to comment
Share on other sites

Interessante, Carlos.

Fará uma tabelão de cidades baseado em médias compensadas misturadas com horárias?

 

:prankster:

 

:laugh: :laugh:

 

André, não vou meter a mão nessa combuca, não.

 

Como sou quase um pitagórico não o sou por completo pois me falta dois ingredientes básicos a discrição e o misticismo característico.

 

Porém meu apreço pelos números tem origem em Samos mesmo.

 

Assim, se as coisas possuem formas e eu posso descrever as formas com os números então, se os números podem descrever as coisas eles são os portais para o conhecimento.

 

Dessa forma você pode ler e ver essa imagem na tela do teu computador baseado em somento dois números 1 e zero.

 

e se você pode até se irritar ou sentir profunda tranquilidade ao se divertir ao ler essas mensagens ou ouvindo música talvez uns filminhos interessantes etc. etc.

 

Logo, minha mente, o sujeito oculto, de "penso, logo existo" pode ser tocada emocionalmente pelos números.

 

Estabelecendo uma conexão emotiva entre mim e as formas.

 

AH! quanto as médias, a média é um número sintético e artificial que pretende ser o representante de um conjunto de dados.

 

Como a forma física da temperatura é um tanto nebulosa, pois parece que afeta nossos sentidos e emoções de formas diversas.

 

A média será um número que reflete essa nebulosidade (entenda aqui como uma forma não perfeitamente definida)

 

E continuaremos a eterna dança das emoções humanas.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

[

 

P. Exemplo: Lages só tem dados padrão OMM. Não é certo comparar com outra cidade que tenha automática 24h, por conta do "efeito Urupema": (OMM)9º X (24h)9,8ºC.

 

Vejam que interessante, a média de Urupema no mês passado usando a formula (min+max+09hs+21hs+21hs) deu 09,0 graus e usando o calculo 24hs deu 09,8.

 

Qual é correto?

 

Opino:

 

Usa-se o método que quiser, desde que não se compare cidades com métodos diferentes....

 

Shimutz..Lages leva vantagem sim contra, Campo Belo do Sul ou Curitibanos por exemplo...pois se Lages tivesse no mesmo local da convencional uma automatica , teria a media 0,5 ou até 0,8 acima...e se igualaria as outras...

 

Mas qdo vc diz, use o metodo que quiser...não é bem assim...Aut (24hs), Conv (comp)....e ponto..!!

Link to comment
Share on other sites

 

Acredito que em Itapevi deve ter rolado alguma geada no início desta manhã... minha mãe disse que por aqui não teve neblina e que o frio foi bem forte.

 

Hoje geada fraquinha aqui em Caucaia do Alto.

 

Justo aqui.

 

Considerei um sinal dos céus. Eu que venho adiando minha mudança para Ribeirão Preto, e como a cruz de Constantino, encontro gelo, imagina gelo, literalmente no meu quintal.

 

E para não ter um dia paulohenriquiano,

 

Os meus celulares estão descarregados, aqui não tem sinal. Aprecei em chamar o vizinho mais próximo coisa de 800 m e o celular deste estava com a camera quebrada.

 

Aí, Pensei. Justo comigo senhor!

 

E a multidão começou a se aglomerar ao redor daqueles fiapos brancos .

 

Os relatos começaram a chegar de outros sítios vizinhos que relataram coisas semelhantes.]

 

Finalmente fui salvo pelo motorista Valdir que é tio de um dos meninos presentes na algazarra que se formou.

 

Assim fica nomeada:

A BAIXADA DO TIO VALDIR.

2zollzr.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

Shimutz..Lages leva vantagem sim contra, Campo Belo do Sul ou Curitibanos por exemplo...pois se Lages tivesse no mesmo local da convencional uma automatica , teria a media 0,5 ou até 0,8 acima...e se igualaria as outras...

 

Mas qdo vc diz, use o metodo que quiser...não é bem assim...Aut (24hs), Conv (comp)....e ponto..!!

 

Vantagem, vantagem... Por que ser mais fria é ser vantajoso? :russian:

 

Não senhor, use o método que quiser sem misturar os métodos com a lista de cidades...

 

Ou só OMM ou só 24h. Se há diferenças, que ficam entre si, todos se beneficiam/prejudicam. O que não pode é misturar tudo.. Entendeu?

Link to comment
Share on other sites

 

AH! quanto as médias, a média é um número sintético e artificial que pretende ser o representante de um conjunto de dados.

 

 

Uma média com manteiga e um pingado, ia bem agora... :sarcastic:

 

Considerando que o pingado é coisa que tem forma nebulosa e portanto segue a emoção humana do usuário o que sugere que proporção ou ponderação das medidas de café e leite seguem a predileção do usuário.

 

Assim a média é definida pela proporção do café e do leite imposta pelo usuário.

 

A manteiga eu prefiro a Aviação,

 

Evidente que em lojas de convwniências principalmente àquelas que funcionam 24 horas a tua opção é pequena, pois a média é imposta pelo fornecedor sendo a tua opção limitada aO _Adoçante ou Açúcar, senhor?

 

Realmente, uma média com manteiga e um pingado, ia bem agora.

 

Obrigado pelo convite será aceito em breve.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

GEADA HOJE EM CAUCAIA DO ALTO HOJE A APENAS 45 KM DA PRAÇA DA SÉ

 

Que azar o meu, justo no meu quintal.

 

Lamentável

 

Hahahaha, bem feito! :laugh:

 

Por aqui variamos de 11,2º C a 25,1º C.

 

Às 18 horas: 20,6º C

 

Belo dia, para o nosso padrão, é claro.

Link to comment
Share on other sites

GEADA HOJE EM CAUCAIA DO ALTO HOJE A APENAS 45 KM DA PRAÇA DA SÉ

 

Que azar o meu, justo no meu quintal.

 

Lamentável

 

Hahahaha, bem feito! :laugh:

 

Por aqui variamos de 11,2º C a 25,1º C.

 

Às 18 horas: 20,6º C

 

Belo dia, para o nosso padrão, é claro.

 

Melo, espero que dê para ver a data no visor da calculadora.

 

Ponderando melhor cheguei a conclusão que é um sinal dos céus, talvez,eu ouça uma voz tenebrosa dizendo: _Mude o mais rápido possível.

GEADA NA BAIXADA DO TIO VALDIR

 

2r221j7.jpg

Link to comment
Share on other sites

Renan, tu atiçou minha curiosidade quanto a neve aqui em Teutônia, mais especificamente na Lagoa da Harmonia.

Falei com o filho do proprietário hoje a tarde, pedindo se havia alguma foto ou filmagem, mas infelizmente ele disse que não. Porém me relatou que em 1984 acumulou de 20 a 30 cm lá. Fico aqui, só imaginando se um dia verei isso novamente lá...

Link to comment
Share on other sites

Agora, precisamos tomar cuidado com comparações. Eu já acho errado comparar cidades com estações em topo com as de baixada. Não tem nada a ver...

 

Concordo e não concordo.

 

Comparar estações é uma coisa.

 

Estações em competições é outra.

 

Como disse o Gamboa, estão ressuscitando coisas do passado e coisas danosas.

 

Só que o fórum hoje está em outra realidade.

 

Estações em competições sem dúvida levará e elevará as discussões a superarem o limite da cordialidade.

 

Vou ao berço, tomarei meu toddynho e um cobertozinho bem quentinho,

 

Fiquem em paz.

 

E por favor sem geada (mesmo que fraquinha) no meu quintal.

Link to comment
Share on other sites

Mafili com geada no quintal. Geada para mim é que nem chuva. Em Bagé variava de 8 a 40, dependendo do inverno.

Rodrigo-GO, 120 dias é algo muito longo para se prever. Como tendência, tudo bem. Este site já está em meus favoritos, eu não tinha.

Aqui o frio chegou forte. Nada de chuva. Eu repito:SECA!

tá perigosa a falta de chuvas por aqui. Os reservatórios já estão ficando vazios. A chuva torrencial se perde, não ajuda.

Melhor a chuva contínua, nem que seja murrunhenta.

13.4°C no meu cebolão do lado de fora do AP, no segundo andar.

pelo visto teremos gangorra no clima ao longo do inverno climático calor, frio,calor, frio, com calores curtos.

saudações coloradas e instáveis(na forma de jogar)!

Link to comment
Share on other sites

Renan, tu atiçou minha curiosidade quanto a neve aqui em Teutônia, mais especificamente na Lagoa da Harmonia.

Falei com o filho do proprietário hoje a tarde, pedindo se havia alguma foto ou filmagem, mas infelizmente ele disse que não. Porém me relatou que em 1984 acumulou de 20 a 30 cm lá. Fico aqui, só imaginando se um dia verei isso novamente lá...

 

1984 foi histórico no RS em termos de neve. Foi uma das maiores precipitações já registradas em POA, então fico me perguntando o "estrago" que foi nos morros

da redondeza como é o caso aí da lagoa. Não se preocupe, voltará a acontecer, mas sendo um evento muito raro talvez ainda demore...nesta época de vacas magras,

uma paraguaia já te deixaria feliz né, rsrs.

Link to comment
Share on other sites

GEADA HOJE EM CAUCAIA DO ALTO HOJE A APENAS 45 KM DA PRAÇA DA SÉ

 

Que azar o meu, justo no meu quintal.

 

Lamentável

 

Hahahaha, bem feito! :laugh:

 

Por aqui variamos de 11,2º C a 25,1º C.

 

Às 18 horas: 20,6º C

 

Belo dia, para o nosso padrão, é claro.

 

 

Aqui na roça vizinha de Caucaia do Alto (êta lugar bão pá friu!), mínima de 06,6ºC e máxima de 22,5ºC hoje. Não descarto geada em locais bem isolados...

 

No momento, 13,3ºC.

Link to comment
Share on other sites

7,1°C deu uma limpada , cade o frio de verdade ? Nem modelos a longo prazo nos animam :x

 

Existe uma esperança para o dia 15/06, William. Europeu aponta algo forte para este dia no Sudeste, o que é um bom sinal. Ainda

faltam 9 dias, mas pode começar a comemorar se o modelo insistir nesta previsão por mais uns 3/4 dias, afinal o ECMWF costuma

ser mais consistente em seus indicativos. O GFS, se bobear, só vai começar a indicar esta erupção faltando poucos dias para o

evento, caso este se concretize.

Link to comment
Share on other sites

Baita diferença de Temperatura entre São Paulo e Barueri nesse momento

 

São Paulo (mirante de Santana) 20ºC

Barueri 16.4ºC

 

Diferença dentro de São Paulo mesmo em bairros

Sé 20ºC

Mooca 20ºC

Butantã 15ºC

São mateus 14ºC

Capela do socorro 12ºC

Hoje:

Mirante: 13,1°C / 25,4°C

IAG: 11,0°C / 25,6°C

 

Céu limpo por aqui, zona norte de Sampa, sem vento.

 

 

Às 22h:

Mirante: 19,4°C (Topo, 792 m)

Campo de Marte: 16°C (A apenas ~2,5 km do Mirante, várzea, 722 m)

Cumbica: 15°C (Baixada)

Congonhas: 19°C (Área super-urbanizada, topo)

Link to comment
Share on other sites

Apesar dos ânimos acirrados, o assunto cálculos de médias é um baita assunto a ser discutido, e merece um tópico exclusivo para isso. Sugiro aos moderadores que abram um tópico e movam o que foi discutido hoje para ele.

 

Com relação a dados, na minha opinião, vejam bem,OPINIÃO - isento da intenção de ofender ou causar mais polemica (nao to a fim de ser espancado, creiam! :laugh: :laugh: :laugh: ) - todo equipamento eletronico de medição vem de fábrica, pelo menos os bons instrumentos, informando o desvio da medição, ou seja quanto de tolerância há, e não conheço NENHUM instrumento cuja tolerancia seja sempre negativa, seja um termometro, uma televisão, um carro, a tolerância vai para faixas entre o POSITIVO e o NEGATIVO. Oras, considerando a tolerância de 0,8 grau numa estação meteorológica de qualidade, creio que podemos compreender que qualquer medição feita com ela teria a tolerância tanto positiva como negativa.

Link to comment
Share on other sites

7,1°C deu uma limpada , cade o frio de verdade ? Nem modelos a longo prazo nos animam :x

 

Existe uma esperança para o dia 15/06, William. Europeu aponta algo forte para este dia no Sudeste, o que é um bom sinal. Ainda

faltam 9 dias, mas pode começar a comemorar se o modelo insistir nesta previsão por mais uns 3/4 dias, afinal o ECMWF costuma

ser mais consistente em seus indicativos. O GFS, se bobear, só vai começar a indicar esta erupção faltando poucos dias para o

evento, caso este se concretize.

 

Vamos ver se o padrão americano vai acertar "na mosca". Dezembro foi acima da média em boa parte dos EUA, menos no oeste, porém, teve uma sequência de frio bem abrangente na última semana do mês. A segunda quinzena de junho é historicamente muito favorável ao frio.

Meu receio é o Ronaldo acertar na mosca! :sad:

Caso isso ocorra, o destaque do inverno será agosto/setembro, consequentemente com junho/julho acima da média...

 

Tomara que o Ronaldo erre feio! :mosking: ... no bom sentido, claro!

 

Sds,

Link to comment
Share on other sites

Céu limpo com mp nova e sem vento. Amanhã teremos um amanhecer bem frio! Agora cravo 10,0° com 85%. Tive máxima de 19,6° num dia bem cinzento, e passamos quase toda a tarde em 15°.

 

Fecho com o Gamboa: estamos com falta de uma boa chuva por aqui. No mês passado, minha estação fechou com 64,2 mm. É pouco. E é o segundo mês com precipitação bem abaixo da média.

Link to comment
Share on other sites

Luba posta os videos pra ca por favor na outra pagina nao conseguir ver

 

Deve ser esse local mesmo , lembro na reportagem falaram em Itamonte mais deve ser nesse lugar que voce correu mesmo

 

14°C aqui com muito sol e céu azul

 

O Parque de Itatiaia, se não me engano, pega os municípios de Resende, Itatiaia e Itamonte. A entrada da parque baixa é por Itatiaia e na parte alta por Itamonte.

 

Você que mora perto precisa conhecer essa região belíssima e dar uma corridinha a 2.500m de altitude, sentindo os efeitos do ar rarefeito no corpo! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Mafili com geada no quintal. Geada para mim é que nem chuva. Em Bagé variava de 8 a 40, dependendo do inverno.

Rodrigo-GO, 120 dias é algo muito longo para se prever. Como tendência, tudo bem. Este site já está em meus favoritos, eu não tinha.

Aqui o frio chegou forte. Nada de chuva. Eu repito:SECA!

tá perigosa a falta de chuvas por aqui. Os reservatórios já estão ficando vazios. A chuva torrencial se perde, não ajuda.

Melhor a chuva contínua, nem que seja murrunhenta.

13.4°C no meu cebolão do lado de fora do AP, no segundo andar.

pelo visto teremos gangorra no clima ao longo do inverno climático calor, frio,calor, frio, com calores curtos.

saudações coloradas e instáveis(na forma de jogar)!

 

Gamboa, o modelo serve como tendência apenas, pois realmente o prazo é muito longo. Vamos acompanhando.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

De volta a ativa!

 

Aqui em SJP tive hoje uma boa mínima de 4,1ºC com geadas nas baixadas.

O aero cravou nos 5ºC.

 

Poxa por aqui na Serra Dona Francisca a mínima estancou em 5,4ºC durante a madrugada e nem geada isolada deve ter dado...

 

Veja no satélite as nuvens pegando o nordeste Catarinense..

 

S11235232_201306071030.jpg

Link to comment
Share on other sites

Luba posta os videos pra ca por favor na outra pagina nao conseguir ver

 

Deve ser esse local mesmo , lembro na reportagem falaram em Itamonte mais deve ser nesse lugar que voce correu mesmo

 

14°C aqui com muito sol e céu azul

 

O Parque de Itatiaia, se não me engano, pega os municípios de Resende, Itatiaia e Itamonte. A entrada da parque baixa é por Itatiaia e na parte alta por Itamonte.

 

Você que mora perto precisa conhecer essa região belíssima e dar uma corridinha a 2.500m de altitude, sentindo os efeitos do ar rarefeito no corpo! :good2:

 

 

 

Vou conhecer o mais rapido possivel , andei olhando pelo Mapa é bem perto nao sabia o quanto era perto , quando a estaçao estiver la vou dar um pulo

 

 

K31w4lr.jpg

Link to comment
Share on other sites

De volta a ativa!

 

Aqui em SJP tive hoje uma boa mínima de 4,1ºC com geadas nas baixadas.

O aero cravou nos 5ºC.

Giulliano, boa mínima próxima da minha estação em Piraquara!

Como saí às 6h d cs e ainda faltando 1h pro nascer do Sol, acredito q a mínima aki foi parecida! Estava 5,7 e com início d geada na baixada. Só vou poder confirmar a mínima de tarde, qdo voltar.

Bom ter alguém tão próximo aki no BAZ!

Abraço

Link to comment
Share on other sites

De volta a ativa!

 

Aqui em SJP tive hoje uma boa mínima de 4,1ºC com geadas nas baixadas.

O aero cravou nos 5ºC.

 

Poxa por aqui na Serra Dona Francisca a mínima estancou em 5,4ºC durante a madrugada e nem geada isolada deve ter dado...

 

Veja no satélite as nuvens pegando o nordeste Catarinense..

 

S11235232_201306071030.jpg

 

pois é e olhe que a serra D. Francisca muito próximo daqui!

 

Essa banda de nebulosidade vai passar tangenciando o PR, as alterações no tempo aqui serão muito pequenas.

Link to comment
Share on other sites

De volta a ativa!

 

Aqui em SJP tive hoje uma boa mínima de 4,1ºC com geadas nas baixadas.

O aero cravou nos 5ºC.

Giulliano, boa mínima próxima da minha estação em Piraquara!

Como saí às 6h d cs e ainda faltando 1h pro nascer do Sol, acredito q a mínima aki foi parecida! Estava 5,7 e com início d geada na baixada. Só vou poder confirmar a mínima de tarde, qdo voltar.

Bom ter alguém tão próximo aki no BAZ!

Abraço

 

fala guri!

 

Piraquara é uma cidade bastante fria, creio que até mais que SJP, pois está mais longe dos centros urbanos e a cidade é essencialmente rural.

 

Quando vou a Piraquara gosto de visitar o caminho Trentino e parar naqueles restaurantes que vendem Truta fresca e comprar uns vinhos produzidos localmente.

São vários os criadouros de Truta por lá!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

De volta a ativa!

 

Aqui em SJP tive hoje uma boa mínima de 4,1ºC com geadas nas baixadas.

O aero cravou nos 5ºC.

Giulliano, boa mínima próxima da minha estação em Piraquara!

Como saí às 6h d cs e ainda faltando 1h pro nascer do Sol, acredito q a mínima aki foi parecida! Estava 5,7 e com início d geada na baixada. Só vou poder confirmar a mínima de tarde, qdo voltar.

Bom ter alguém tão próximo aki no BAZ!

Abraço

 

fala guri!

 

Piraquara é uma cidade bastante fria, creio que até mais que SJP, pois está mais longe dos centros urbanos e a cidade é essencialmente rural.

 

Quando vou a Piraquara gosto de visitar o caminho Trentino e parar naqueles restaurantes que vendem Truta fresca e comprar uns vinhos produzidos localmente.

São vários os criadouros de Truta por lá!

 

Abraços

Então!

Tem uma vila chamada Nova Tyrol fundada à muitas e muitas décadas q é um encanto! Araucárias centenárias e ao fundo os paredões da Serra do Mar. Neste local tem baixadas incríveis onde já houve registro d geada em dezembro!

O clima é único!

Imagino a região durante a nevada d 1975... Mas só imagino, pq fotos nc vi... O povo não tinha costume d fotografar ou nem possuía cameras fotográficas na época. Uma pena msm! As geadas cobrem d branco até o topo das árvores em certas ocasiões...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.