Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Caros, o que estamos observando agora no Itatiaia tem nome e sobrenome: Processo Adiabático Seco. Basicamente, de um lado da montanha (lado mineiro), o ar sobe, se expande e resfria de forma independente ao resto das parcelas de ar ao redor. Chega a subir numa razão perto de 1º C a cada 100 metros verticais. Tudo que sobe, uma hora desce. E ao descer, o faz de modo violento, dando a sensação de que o vento esquentou. O atrito do ar com a face da montanha faz com que o ar acelere sua descida, ao mesmo tempo que aquece o mesmo, pela ação do atrito. De um lado da montanha, temos o resfriamento adiabático acontecendo, e do outro lado, o processo oposto, o aquecimento adiabático.

 

Talves esse seja um dos primeiros processos adiabáticos de alta montanha documentados no Sudeste, com dados reais de temperatura corroborando a teoria que já imaginávamos deveria ser real no Itatiaia. Fiz um desenho sem vergonha pra ilustrar o que deve estar acontecendo agora no Itatiaia.

 

E porque o ar frio sobe do lado mineiro? O principal motivo é a direção dos ventos predominates do quadrante norte, basta olharem a direção do vento em Rezende pelo Inmet que entenderão de que lado está vindo o ar frio e para onde vai o ar quente.

 

Reporte Inmet 1 da madrugada (4 utc) direção 308º Rezende.

 

oH4q0mx.jpg

 

Abraços

 

Arthur, esse fato é realmente interessante e uma estação completa lá no Alto do Itatiaia vai nos mostrar com precisão o que você nos fala..

 

Realmente, aqui no Brasil, é mais fácil vermos casos de aquecimento adiabático entre a montanha e a planície, tal o caso das encostas da serra do mar desde RJ até o RJ (pelo menos); além da depressão central do RS (caso master de Santa Maria)...

Link to comment
Share on other sites

O que foi isso ? Ta completamente nublado e quase chovendo aqui , fez 2,5°C mesmo nublado agora 9,2°C nao se ve nada azul no céu ta bem carregado , de onde vieram tantas nuvens

kkkk

Coisas do clima!

Ontem à noite tava 1 grau aí...

Acordei as 3 da manhã e fui espiar: 3 graus! Pensei "William vai fc louco"!

 

Estranho é que mesmo nublado a temperatura se manteve entre 2°C e 3°C

Link to comment
Share on other sites

O que foi isso ? Ta completamente nublado e quase chovendo aqui , fez 2,5°C mesmo nublado agora 9,2°C nao se ve nada azul no céu ta bem carregado , de onde vieram tantas nuvens

kkkk

Coisas do clima!

Ontem à noite tava 1 grau aí...

Acordei as 3 da manhã e fui espiar: 3 graus! Pensei "William vai fc louco"!

 

Estranho é que mesmo nublado a temperatura se manteve entre 2°C e 3°C

Ar parado, ar frio pesado... Ficou acumulado na baixada...

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos, não sou nenhum físico, mas já li bastante sobre o fenômeno Föehn. O aquecimento adiabático não se dá pelo atrito do ar com a montanha, até pq esse atrito ocorre dos dois lados, na subida (resfriamento adiabático) e descida. O aquecimento, como próprio nome já diz, se dá pela compressão do ar. Ele é ADIABÁTICO. Assim, as moléculas de ar se agitam, causando atrito umas às outras (agora sim atrito), e se aquecem. Espero ter ajudado.

Link to comment
Share on other sites

SC - Minimas de hoje:

 

Urupema (Ciram): -2,7

Urupema (PWS): -2,4

Bom Jardim da Serra (Ciram): -1,5

Timbo Grande (PWS): 2,3

Herciliópolis (PWS): 2,9

Caçador (Inmet): 3,2

Itaiópolis (Ciram): 4,0

Rio Negrinho (Inmet): 4,3

São Joaquim (Chapada Bonita): 4,8

Major Vieira (Inmet): 5,1

Papanduva (Ciram): 5,2

Joaçaba (Inmet): 5,8

Campo Belo do Sul (Ciram): 6,5

Morro da Igreja (Inmet): 7,0

São Joaquim (Inmet): 7,0

Ararangua (Inmet): 7,1

Canoinhas (Ciram): 7,2

Lebon Régis (Ciram): 7,3

Alfredo Wagner (Ciram): 7,4

Porto União (Ciram): 7,4

Rio do Campo (Inmet): 7,4

Campo Alegre (Ciram): 7,6

Painel (Ciram): 7,6

Curitibanos (Inmet): 7,9

Antonio Carlos (Ciram): 8,0

São Joaquim (Cotia): 8,1

Urussanga (Inmet): 8,4

Itapoá (Inmet): 9,1

Água Doce (Ciram): 9,2

Campos Novos (Ciram): 9,7

Xanxerê (Inmet): 11,6

Indaial (Inmet): 12,9

Itajai (Inmet): 12,9

Dionisio Cerqueira (Inmet): 13,3

São Miguel do Oeste (Inmet): 13,6

Florianópolis (Inmet): 14,1

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos, não sou nenhum físico, mas já li bastante sobre o fenômeno Föehn. O aquecimento adiabático não se dá pelo atrito do ar com a montanha, até pq esse atrito ocorre dos dois lados, na subida (resfriamento adiabático) e descida. O aquecimento, como próprio nome já diz, se dá pela compressão do ar. Ele é ADIABÁTICO. Assim, as moléculas de ar se agitam, causando atrito umas às outras (agora sim atrito), e se aquecem. Espero ter ajudado.

Sim, Bruno! Eu sei..

Já li muito sobre os ventos q sobem e descem das Rochosas, Andes, e outras partes do mundo! Amo esses assuntos! Mas kem comentou sobre akecimento adiabático etc, foi o Diego...

Abraço

Link to comment
Share on other sites

São Paulo amanhecendo ensolarada como nas imagens da camera da Tv Globo na Marginal Tietê na Zona Norte, com temperatura em torno dos 18 graus. Só que como nem tudo é coisa boa, o ar está bem poluído, como mostra a faixa cinzenta ao fundo.

 

32839542.png

 

 

O amanhecer desta quinta, mostra nas imagens de satelite, um estado de São Paulo quase que limpo de nebulosidade. Um banco de nuvens baixas e nevoeiros é observado sobre boa parte de MG, enquanto já temos a nova frente fria avançando sobre o RS.

 

sath.png

 

O ar além de seco, o ar já está começando a ficar mais quente novamente no Sudeste. O canal voltado para definição de massas de ar do Eumetsat, que é uma combinação de imagens de Vapor D'água e Infravermelho, mostra isso.

 

sp2k.png

eumetsat.png

 

Próximos dias seguirão sem chuva significativa, temperaturas estáveis (agradável a tarde e frio a noite) e valores de umidade chegando perto de 30%, especialmente no decorrer da próxima semana.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos, não sou nenhum físico, mas já li bastante sobre o fenômeno Föehn. O aquecimento adiabático não se dá pelo atrito do ar com a montanha, até pq esse atrito ocorre dos dois lados, na subida (resfriamento adiabático) e descida. O aquecimento, como próprio nome já diz, se dá pela compressão do ar. Ele é ADIABÁTICO. Assim, as moléculas de ar se agitam, causando atrito umas às outras (agora sim atrito), e se aquecem. Espero ter ajudado.

Sim, Bruno! Eu sei..

Já li muito sobre os ventos q sobem e descem das Rochosas, Andes, e outras partes do mundo! Amo esses assuntos! Mas kem comentou sobre akecimento adiabático etc, foi o Diego...

Abraço

 

Na verdade foi o Arthur hehehe..

 

Eu apenas comentei que é um fato novo termos dados que comprovem o aquecimento adiabático em terras altas no Brasil, haja vista que geralmente ocorre entre a montanha e planície.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos, não sou nenhum físico, mas já li bastante sobre o fenômeno Föehn. O aquecimento adiabático não se dá pelo atrito do ar com a montanha, até pq esse atrito ocorre dos dois lados, na subida (resfriamento adiabático) e descida. O aquecimento, como próprio nome já diz, se dá pela compressão do ar. Ele é ADIABÁTICO. Assim, as moléculas de ar se agitam, causando atrito umas às outras (agora sim atrito), e se aquecem. Espero ter ajudado.

 

Bruno, depende da fonte que vc consulta. Alguns vao para a linha do atrito do ar sem interferencia externa, outros vão na linha de que o aquecimento se dá na parcela de ar que se desloca ao nivel do solo. O ADIABATICO que vc fala na verdade é que a parcela de ar que faz parte do processo não troca temperatura com as parcelas de ar em volta, por isso o A do ADIABATICO.

Sugiro a leitura de um artigo no link abaixo, da USP, sobre o que é o processo ADIABATICO:

http://www.leb.esalq.usp.br/aulas/lce200/termodinamica3_sergio.pdf

 

Já sobre o Foehn, sugiro ler também a materia da Metsul sobre o atrito causando aquecimento nos Andes sobre a Argentina (Zonda), principalmente a explicação ao final do texto:

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=28&cod_texto=76

 

http://www.aeroclubedefeira.com.br/manuais/meteorologia.pdf

Destaco o seguinte texto:

 

"Tipos de turbulência:: De montanha ou orográficas: provocado pelo atrito do ar com as encostas das montanhas, este que forma nuvens lenticulares no topo da montanha e também nuvens rotoras a sotavento. "

 

O atrito do ar com a montanha que formaria a zona de turbulencia (ventos) já é algo com que os pilotos de avião devem lidar desde Santos Dumont. A explicação técnica é que o ar, forçado a descer a encosta, sofre aceleração dinamica justamente, e esse processo de aceleração é o atrito do ar com objetos a seu redor, como uma encosta de montanha ou a face de um prédio, e o atrito das suas molédulas entre si, como já falado acima.

 

Ao falar de processo ADIABÁTICO, não devemos nos esquecer que a condição ideal seria obtida no ácuo, aí sim eu aceitaria a teoria das moléculas se atritando entre si sem NENHUMA interferencia, mas como o ideal não existe, os processos adiabáticos TODOS sofrem influencia do meio, em maior ou menor grau, isso quer dizer que sim, há o aumento da energia potencial de aquecimento do ar no caso de atrito em alta velocidade com a face da montanha. Quanto mais perto do solo, maior seu atrito com o meio e maior a temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Média das mínimas - Junho 2013 (até hoje)

 

Bom Jardim da Serra SC (Ciram): -00,9

Urupema SC (Ciram): 00,1

Pq do Itatiaia RJ (BAZ): 03,5

São José dos Ausentes RS (Corede): 03,9

Maria da Fé MG (PWS): 04,3

Farroupilha RS (PWS-Vicentina): 04,7

Água Doce SC (PWS - Herciliópolis): 04,9

Morro da Igreja SC (Inmet): 05,2

Vacaria RS (Inmet): 05,4

Caçador SC (Inmet): 05,5

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 05,7

Lages SC (Inmet): 05,7

General Carneiro PR (Inmet): 05,9

Santa Rosa RS (PWS): 05,9

Painel SC (Ciram): 06,0

São Joaquim SC (Aut): 06,0

Campos do Jordão SP (Horto Florestal): 06,1

Bom Jesus RS (Inmet): 06,4

Link to comment
Share on other sites

Sobre a média de Urupema (Ciram)

 

Vejam que interessante, a média de Urupema no mês passado usando a formula (min+max+09hs+21hs+21hs) deu 09,0 graus e usando o calculo 24hs deu 09,8

 

Ontem por exemplo a média do dia (apenas 05/06) em Urupema foi de 05,3 e somando as 24hs e dividindo deu 06,1.

 

O que me chama atenção é que esta formula (min+max+09hs+21hs+21hs) criada pela OMM , foi para aproximar ao máximo da média diaria e não pegarmos a Minima somando com a Maxima e dividindo apenas, resultado na média simples.

 

A difereça entre (min+max+09hs+21hs+21hs) e a média 24hs em 90% dos casos é de 0,1 , com diferenças de 0,2 é cerca de 9% e com 0,3 apenas 1% dos casos...Agora Urupema vem apresentando 0,8, um desvio mostruoso e isto talvez faça nos elucidar que para estações de baixada , onde há grandes amplitudes térmicas em curto espaço de tempo, esta regra de calculo da OMC não é apropriada, já que o objetivo da mesma é igualar-se ao máximo da média 24 horas.....Talvez seja por isso as estações do Inmet Convencionais, na maioria delas ficam em topo ou em um relevo intermediário e nunca numa baixada.

 

E isso tudo mostra que cada vez mais , as estações convencionais estão sendo substituidas por automaticas para termos valores com mais confiabilidade , resta saber se o Inmet está usando-as como base para elaboração na Normal climatológica 1991-2020.

Link to comment
Share on other sites

Andei bem desligado do BAZ nessa semana. Por aqui manhãs frias e tardes agradáveis.

 

Terça-feira de manhã tive mínima de 9,0°. Fui para Alvorada dar aula, e o relógio na entrada da cidade marcava 7°. Seguramente fez 6° por lá, ainda mais que a minha escola fica numa leve baixada. Incrível como um terreno plano faz uma bela diferença. Nos dias mais frios, marcas encostando no 0° é mais comum em POA do que a maioria imagina.

 

Esses são os dados dos meus últimos dias.

 

3/6 - 10,7°/19,3°

4/6 - 9,0°/21,1°

5/6 - 10,7°/24,3°

 

Hoje amanhecemos com nebulosidade e a mínima não baixou dos 14,3°. Agora faz 19,3° com 76% e nublado. Vento ONO a 8,7 km/h. Se chover, será muito, porque essa frente está bem mixuruca.

Link to comment
Share on other sites

CARLOS

 

A MÉDIA COMPENSADA DE URUPEMA /EPAGRI FOI 9,0°C

 

DE AGORA EM DIANTE, PODE TELEFONAR PARA ELES E PEGAR AS MÉDIAS, ESQUEÇA O QUE EU FAÇO E PUBLIQUE O QUE QUISER A VONTADE, NO FIM DO MÊS EU COLOCO O VALOR CERTO AOS USUÁRIOS,PS; BOM JARDIM DEU -1,7°C.

 

Sobre a média de Urupema (Ciram)

 

Vejam que interessante, a média de Urupema no mês passado usando a formula (min+max+09hs+21hs+21hs) deu 09,0 graus e usando o calculo 24hs deu 09,8.

 

Acho que vc não leu isso ACIMA..!!!

 

Sua ideia é boa...vc publica a compensada e eu publico a media 24hs....Dai os usuarios escolhem o que quiserem..!!

Link to comment
Share on other sites

NO FIM DO MÊS EU COLOCO O VALOR CERTO AOS USUÁRIOS

 

Como valor certo....A média 24hs entao é errada..??

 

O seu calculo é 99% certo, pois usa o calculo da media compensada..o meu é 100% certo, pois uso o calculo da media 24horas...

 

A média compensada foi criada justamente para igualar-se a 24hs...pergunte para qualquer meteorologista. O até o Inmet está utilizando-a já que temos as automaticas agora.

 

Temos que nos atualizar Ronaldo, pois esta compensada é coisa do passado, do anotador e das antigas convencionais...

Link to comment
Share on other sites

São Paulo já em situação pré-frontal, com maior intensificação dos ventos Noroeste agora.

 

Estação do CGE no Anhembi (zona norte) registrou perto do meio-dia, ventos de 28km/h (8 m/s).

 

Algumas nuvens Cumulus no céu já crescem e temperaturas em torno de 25 graus em média agora.

 

Amanhã com a passagem da frente fria no oceano, os ventos mudam para Sudeste, o que vai elevar menos os termômetros amanhã a tarde e deixar o amanhecer do sábado um pouco mais friozinho, mas nada que fuja ao padrão dos últimos dias. Chuva que é bom, nada :sad:

Link to comment
Share on other sites

Amanhã com a passagem da frente fria no oceano, os ventos mudam para Sudeste, o que vai elevar menos os termômetros amanhã a tarde e deixar o amanhecer do sábado um pouco mais friozinho, mas nada que fuja ao padrão dos últimos dias. Chuva que é bom, nada :sad:

 

Excelente! :clapping: :good2: :hi:

 

No momento, 20,8ºC em Itapevi, com vento e algumas nuvens. Como tenho compromisso para esse sábado, nada melhor que tempo bom.

Link to comment
Share on other sites

FRENTE AQUI EM S. JOAQUIM, NUBLADO E 13,7°C, 14,1 A MÁXIMA ATÉ AGORA, NADA DE CHUVA!

 

A Chuva tá escassa...é a menina que se manifesta de mangas curtas, ainda!

Na minha opinião, já temos seca!

Em Porto Alegre, se arma e nada de chover. Quando chove é uma brisa frarquinha.

Quando não vem algo bombástico e acumulado em pouco tempo.

comportamento diferente.

acredito que teremos muita geada. Não estou apostando muito em neve, mais uma vez. Seca de neve.

Link to comment
Share on other sites

Tenho usado tanto a média compensada quanto a 24h lá na minha estação. Mas a diferença

entre estes cálculos não costuma passar de 0,1C / 0,2C. Neste mês de Maio, a compensada

ficou em 17,5 e a 24h deu 17,7...

 

Talvez a grande diferença observada em Urupema seja pelo fato da Davis e a do CIRAN estarem

apresentando valores conflitantes nas temperaturas, especialmente nas mínimas.

 

Outro fator deve ser que Urupema registra temperaturas muito baixas principalmente de manhã e

à noite, sendo que o cálculo da compensada pega justamente estes horários mais frios, 9h e 21h (2x).

 

Sinceramente eu acho que a média 24h é ainda mais precisa que a compensada. Esta segunda é usada

pois não há como as estações convencionais terem registros horários.

 

Certamente a média compensada beneficia Urupema e qualquer outro local de baixada. Devo dizer,

no entanto, que tanto o Carlos quanto o Coutinho estão certos. Cada um com seu método de análise.

Link to comment
Share on other sites

FRENTE AQUI EM S. JOAQUIM, NUBLADO E 13,7°C, 14,1 A MÁXIMA ATÉ AGORA, NADA DE CHUVA!

 

Ronaldo, quando vai mudar este padrão de massas polares fracas e secas? Assim como você, também

acredito que teremos ao menos umas duas ondas de frio bem intensas, quem sabe se aproximando

de recordes.

 

É verdade que o topo da serra está com um incrível número de dias com negativas e geada, mas tudo

se deve ao ar seco de origem polar, porém nenhuma bomba de frio (que é o mais desejado neste momento).

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

o BAZ, às vezes, retorna discussões antigas, do século passado(ou quase...já que é de 2002 :crazy: ). São discussões conceituais de médias.

sempre acho que devemos comparar com a história. Mas, como comparar, neste caso, se Urupema não tinha observações anteriores?

E Quaraí, não existia ante no cenário climatológico?

Link to comment
Share on other sites

--A Média compensada T1+T2+T3+T4+T5.......só existe porque antigamente não havia leitura 24hs...!!!

 

--Para estações automaticas a média compensada torna-se dispensável, pq a mesma relata média 24 hs

 

--Para se definir a media mensal segundo o Congresso Brasileiro de Meteorologia é a média 24hs

 

--Usar médias compensadas em estações automáticas é errôneo e mostrará desvios desde 0,1 até 1 grau para menos.

 

Praticamente todos os dados,no mundo até algumas décadas atrás foram obtidas por meios convencionais e poucas estações operam em horário contínuo, durante as 24 horas do dia. Daí a necessidade de se fazerem os cálculos das temperaturas médias, utilizando apenas algumas informações durante o dia.

 

Pode-se concluir que a utilização de médias compensadas é uma prática utilizada em todo o mundo e

que os seus valores se aproximam dos valores calculados das 24 horas, mas não são iguais. Os dados

que se têm, praticamente, até os dias de hoje, na maioria dos lugares do mundo são provenientes de

dados convencionais, calculadas as temperaturas da forma acima, apresentando desvios. Poucas

meteorologistas se preocupam em ver as condições em que são obtidas as informações de

temperaturas, quais as condições técnicas dos recursos humanos que trabalham nessa área de

observação, mas utilizam os dados, tirando muitas conclusões errôneas, com relação ao aumento ou

não de temperatura.

 

Fonte : CBMET

Link to comment
Share on other sites

Contudo, para comparação com as normais, o correto é usar a compensada, afinal as normais foram calculadas com este método.

 

Bruno....100% das estações que possuem normais, no caso a ultima 61/90...são convencionais, portanto , media ponderada.

 

Para normais 91/20, nas automaticas são calculos 24hs, isto é fato..!!

 

Portanto usar media compensada em automaticas....seria como colocar um ventilador num carro comm ar-condicionado...mais ou menos isso....não faz sentido

Link to comment
Share on other sites

Daí, sim...

 

Existem duas correntes dentro WMO sobre como elaborar a normal 91/2020.

 

-Uma defende que seja mantido como está: Média simples nos EUA e Canadá e outros paises que adotam esse critério.

Média compensada onde esse critério é adotado (Brasil, Austrália e maioria dos paises europeus) e média 24h para as estações onde isso é possível. Resumindo fica tudo do jeito que está.

 

- A outra corrente propõe a utilização de todas as ferrementas disponíveis no período isso evidentemente significa a utilização de dados de satélites inclusive.

 

Eu não tenho opinião formada se uma mantém a sequência histórica a outra permite uma cobertura maior e uma melhor base para o futuro.

 

Assim,

 

Abraços nesses tempos interessantes

Link to comment
Share on other sites

E os modelos continuam indicando forte resfriamento em torno do dia 23/06, com rápido aquecimento. Depois nova queda forte por volta do dia 08/07, prolongando-se por +/- 1 semana, aquecimento curto e nova queda por volta do dia 25/07, aquecimento rápido e nova queda forte no dia 02/08. Na previsão extendida de hoje, projeta-se frio forte com várias incursões de ar frio no mês de agosto (5 ao total) e 3 incursões significativas em setembro, o que corresponde à correlação entre os invernos A. Norte e Brasil que o Coutinho tanto fala.

Claro que são previsões ainda bem distante, devendo-se ser olhado apenas a tendência e não a magnitude, o que só é confirmado poucos dias antes dos fatos. Vamos aguardar.

http://tempo.ruralbr.com.br/meteorologia-previsao-proximos-meses/passo-fundo-rs.html

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Antes peço encarecidamente a equipe de moderação e administração que,

 

Pelo amor considerem a possibilidade que os tópicos de Junho, julho e agosto sejam continuos.

 

Suponho que haverá algo entra 12000 e 15000 mensagens nesses tres meses.

 

E parece que alguns somente leem as última página desse tópico.

 

O fórum cresceu não é mais aquele desenho para vinte e cinco usuários e apenas 20 mensagens dia.

 

Assim parece estranho eu ficar replicando minhas próprias mensagens.

 

Obrigado se apreciarem.

 

O fórum mudou e o qualidade está ótimo acho um desperdício perder mensagens.

 

 

sobre Itatiaia, acho que se perdeu na discussão de maio ou abril....escrevi algo ou penso que escrevi.

Mensagempor Mafili » Seg Mai 27, 2013 4:54 pm

 

Mafili, esta lógica, m.relva= m.baixada no MI, se aplicaria tbm ao PNI?

 

 

 

Boa pergunta.

 

Em tese sim.

 

porém em tese também podemos levar um " toco" legal.

 

Sabemos que a região do estado fluminense é sensível a efeitos orográficos até o momento muito marcados pela precipitação orográfica que os amigos muito bem conhecem as recentes e antigas tragédias.

 

Aqui ficam os tres demônios a pertubarem,

 

vento dominante.

 

sotavento

 

barlavento

 

Felizmente, Carlos Campos não sei a resposta definitiva e o pior nem um bom palpite no momento.

 

Esse é o lado bom vamos aprender muito com a nova estação

 

Abraços

 

fatores-climaticos-5.GIF

 

Barlavento+e+sotavento+de+montanhas+2.jpg

 

: Monitoramento e Previsão Brasil - Abril 2013

 

Mensagem por Mafili » Ter Abr 23, 2013 1:35 pm

 

[quote name="Paulo Henrique" Pera aí um pouquinho' date=' quer dizer então q na tua opinião se der -15º no ar(abrigo) na relva estará a mesmaCara temperatura?Não entendi...

Cara onde der -15º no ar, sob ar seco e condições de alta pressão, a relva terá uns -19º ou -20º...[/quote]

 

 

 

 

 

Acho que você não entendeu.

 

Por partes você concorda que a temperatura próxima ao solo (relva) é menor que a registrada no abrigo?

 

Por partes você concorda que a baixada (buraco) é cercada por partes altas e lá em cima tem um topo ou beira da encosta, enfim o desenho da baixada?

 

POr partes com o cair da noite as partes altas e o fundo da baixada começam a perder calor por radiação. Uma noite de céu limpo e ar seco favorece e muito essa perda, concorda?

 

O ar no fundo da baixada eventualmente poderia até estar um cadinho mais frio por falta de insolação em um desenho específico da baixada porém isso não é importante.

 

O ar próximo ao solo como todo fluido tem velocidade próxima de zero e escoa em regime laminar.

 

Para que esse escoamento seja laminar é necessário que o ar acima dessa camada esteja com velocidade baixa o ideal seria a ausência de vento para não induzir um escoamento turbulento.

 

Agora, o que vai acontecer?

 

Esse ar frio "quase em repouso" vai lentamente escoando para o fundo da baixada (buraco).

 

Até que finalmente e atinge o sensor de temperatura.

 

E finalmente bingo.

 

A temperatura da relva de um ponto tocou a o sensor de temperatura.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

E os modelos continuam indicando forte resfriamento em torno do dia 23/06, com rápido aquecimento. Depois nova queda forte por volta do dia 08/07, prolongando-se por +/- 1 semana, aquecimento curto e nova queda por volta do dia 25/07, aquecimento rápido e nova queda forte no dia 02/08. Na previsão extendida de hoje, projeta-se frio forte com várias incursões de ar frio no mês de agosto (5 ao total) e 3 incursões significativas em setembro, o que corresponde à correlação entre os invernos A. Norte e Brasil que o Coutinho tanto fala.

Claro que são previsões ainda bem distante, devendo-se ser olhado apenas a tendência e não a magnitude, o que só é confirmado poucos dias antes dos fatos. Vamos aguardar.

http://tempo.ruralbr.com.br/meteorologia-previsao-proximos-meses/passo-fundo-rs.html

Abraços

 

Poxa, a previsão pra início de julho prevê máxima de 5ºC aqui. É comum ter máximas de 7/8ºC praticamente todos anos aqui mas de 5 é mais raro, por mais que tenha acontecido ainda em 2011, mas tomara.

 

Agora, as previsões para o mês de junho são desanimadoras em tudo que é lugar infelizmente, provavelmente só em julho teremos algo mais excitante.

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe informar se a estação convencional de Campos do Jordão mudou de lugar?

A informação que eu tenho é que a estação convencional do INMET em Campos do Jordão está, atualmente, no seu 3º local.

- Até mai/71 ficava no Horto Florestal, a 1.578 m

- De mai/71 a 1990, na entrada da cidade, a ?? m

- Atualmente, no bairro de Vila Jaguaribe, a 1.642 m.

 

Não sei se essas informações são corretas, não tenho confirmação "oficial"... O Carlos talvez saiba melhor...

Link to comment
Share on other sites

Hoje observou-se aumento de nuvens aqui na Capital SP e além disso, os ventos de noroeste estão soprando com mais força, devido à uma frente fria que está no sul do Brasil.

Temperatura máxima de 26.4 graus na Penha-CGE e mínima de 12.7 ºC. A madrugada dessa quinta foi um pouco mais fria que a da de quarta feira. Agora faz 23.5 ºC

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.