Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

Ops corrigindo, primavera de 2012!

 

O final de Outubro foi ruim, em seguida, veio o verão, que não foi tão quente assim, lembrando que Dezembro/2012 e Janeiro/2013 ficou na média ou pouco abaixo a cidade de SP.

 

Para os que escreverem dizendo que a Argentina está com anomalias positivas, para nosso inverno a notícia é melhor do que imaginam, das últimas vezes que tiveram temperaturas acima da média na Argentina, no Brasil foi o oposto, centro-sul abaixo da média. Por enquanto os gauchos estão abaixo e de Santa Catarina pra cima, na média para um pouco acima. O estado de São Paulo esteve na média do centro para o sul do estado e no restante do estado, acima.

 

Sabe que eu já ouvi mesmo comentar de que temperaturas mais altas na Argentina significa mais frio no centro sul do BR. Mas achei que significava ausência de MPs já que elas costumam passar pelo país vizinho e por consequência deixando as temperaturas mais baixas!

 

Daniel essa é a graça da coisa! As frentes frias vem como sempre atravessando a Argentina. quando há bloqueio no Brasil, as massas polares (mesma força!) ficam represadas lá, por consequencia congelando os Hermanos por mais tempo. Sem bloqueio no Brasil, as frentes frias e massas polares (mesma força!) não ficam paradas lá embaixo. Resultado: frio intenso na Argentina, mas com menos dias de atuação das massas polares, e frio bom pra cá, já que o bloqueio não consegue impedir o avanço das massas polares.

 

Dá uma conferida no meu blog, e veja só como são muito parecidos os 7 primeiros dias de Junho deste ano e de 2000!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pelo GFS, em 192 h. teremos uma alta na Argentina (talvez bloqueada) e outra se aproximando do litoral do Chile, esta com mais de 1030.

 

Sei que tá loooonge ainda, mas dado o desânimo do cenário atual, talvez seja algo pra começarmos a monitorar.

 

Bom dia e abraços esperançosos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Piraquara e todo o planalto leste paranaense com céu nublado e nevoeiros em alguns setores.

12 graus, agora.

 

Instabilidades já atuam sobre o Paraná.

Chove fraco em algumas localidades do norte do Estado.

Trovoadas, na fronteira com o Paraguai..

 

(atualizando: Nuvens já se afastando do leste paranaense. Curitiba tem agora céu parcialmente nublado, com névoa úmida).

Link to comment
Share on other sites

Que estação é essa de Palmas que no dia 08 de maio deu -4,2..?? Pois na Estação do Simepar no mesmo dia deu 00,6..!!

 

http://www.iapar.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1838

Calma!

MICRO-CLIMA!

Assim como Curitiba!

Município de Palmas é amplo...

 

Carlos Campos, apenas houve um questionamento por parte do Carlos. Nada de excessos. Há de se pesar que essa estação do IAPAR seria um marco para que Palmas volte, definitivamente, para o merecido lugar de destaque de frio no país. A localização atual é uma lástima!

 

abs.

Link to comment
Share on other sites

Gamboa e demais, não creio em veranico. Aliás, não vejo ele no nosso horizonte. O que estamos tendo é um outono climático enorme, como há tempos não víamos! A menor estação do ano, que normalmente dura 1 mês e meio, esse ano iniciou em meados de março e vai até o final de junho! Mais de três meses de outono, em um padrão clássico, muito seco, fresco e com manhãs razoavelmente frias. Porto Alegre hj não deve passar dos 20C/21C (amanheceu 8C) e os próximos dias devem ser semelhantes. Não haverá calor.

É vero!! Fora alguns picos isolados de calor e do frio em maio, tivemos um padrão constante de outono. Para ter uma ideia, a última vez que bati os 25° foi no dia 14 de maio, quando deu 26,3°. Desde então não registro essa marca!!

 

Já a minha maior mínima desde o dia 14/5 foi de 15,7° dia 20/5! Todas as outras foram abaixo de 15°. Agora em junho tive a maior mínima de 12,0° dia 2, e a média mínima está em 10,3°. Muito bom!

 

Hoje tive mínima cravada em 10,0°. Agora faz 17,5° com 73%. Com o aumento das nuvens, é capaz de não chegar aos 20°.

 

Abraços outonais!

 

Como estou descalibrado nas análises, é um "feeling", somente isso. Vendo as projeções e observando que as temperaturas variariam de 12 a 25, poderia caracterizar um veranico. No entanto, vejo que a atmosfera está muito estável. Temperaturas com poucas variações. Na análise do Caio, é colocado frio fraco para o lado da Argentina. Porém, há influência menor do nino 1+2 por lá do que para cá. O que vejo é um marasmo. Um outono normal mas marasmático. Parece o clima da região andina da Bolivia e Peru, com exceção da temp mínima. Por pouco não fica bom para ter a melhor expectava de vida..hehe

Acredito que julho será bom. Na verdade, torço para um veranico antes de julho.Pois, um maio e junho frios, muitas, vezes, é compensado com um veranico em julho. Agosto eu nem falo...pois é mês doido por aqui!

Link to comment
Share on other sites

Que estação é essa de Palmas que no dia 08 de maio deu -4,2..?? Pois na Estação do Simepar no mesmo dia deu 00,6..!!

 

http://www.iapar.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1838

Calma!

MICRO-CLIMA!

Assim como Curitiba!

Município de Palmas é amplo...

 

Carlos Campos, apenas houve um questionamento por parte do Carlos. Nada de excessos. Há de se pesar que essa estação do IAPAR seria um marco para que Palmas volte, definitivamente, para o merecido lugar de destaque de frio no país. A localização atual é uma lástima!

 

abs.

Iapar já está em Palmas há mto tempo, porém só divulgam na mídia as mínimas do "Simepar-sempre-mal-localizado"!

Realmente uma lástima!

 

E não me excedi, não senhor!

Nem vem, Diego!

 

Abs...

Link to comment
Share on other sites

Junho - Médias parciais até ontem:

 

São José dos Ausentes (Corede/Aut): 09,9

Canela (PWS - Castelinho): 10,2

São José dos Ausentes (Inmet/Aut): 10,8

Farroupilha (PWS - Vicentina): 11,2

Santana do Livramento (PWS): 11,7

Canela (Inmet/Aut): 12,2

Bagé (Inmet/Aut): 13,0

Santana do Livramento (Inmet/Aut): 13,1

Porto Alegre (Inmet/Aut): 14,1

 

Urupema (PWS): 08,5

Morro da Igreja (Inmet/Aut): 09,3

São Joaquim (Inmet/Aut): 10,9

Caçador (Inmet/Aut): 12,2

Florianópolis (Inmet/Aut): 18,6

 

General Carneiro (Inmet/Aut): 12,4

Inacio Martins (Inmet/Aut): 12,9

Curitiba (Inmet/Aut): 15,2

 

Campos do Jordão (Horto): 10,8

Campos do Jordão (Inmet/Aut): 12,0

São Berrnardo do Campo (PWS - Riacho Grande): 17,3

São Paulo (Inmet/Aut - Mirante de Santana): 17,8

São Paulo (PWS - Vl Madalena): 18,3

 

Maria da Fé (PWS): 10,5

Monte Verde (Inmet/Aut): 12,0

Maria da Fé (Inmet/Aut): 13,2

Belo Horizonte (Inmet/Aut): 19,7

 

Parque do Itatiaia (estimada -0,6 MS): 07,2

Pico do Couto (Inmet/Aut): 11,9

Teresópolis (Inmet/Aut): 16,2

Resende (Inmet/Aut): 19,1

Rio de Janeiro (Inmet/Aut - Jacarep): 22,3

 

Não posso de deixar de ressaltar o desempenho desta estação do nosso amigo William.....ficando atrás apenas do PNI, Morro da Igreja, Urupema e Bom Jardim da Serra e Ausentes (Corede) e o Castelinho.

 

Impressionante este local em Maria da Fé, deixando pra trás comendo poeira, São Joaquim, Ausentes, General Carneiro e até o Horto de Campos do Jordão.

 

A outra novidade é o PNI ...assim como maio , mantendo a ponta com folga a média + fria do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Iapar já está em Palmas há mto tempo, porém só divulgam na mídia as mínimas do "Simepar-sempre-mal-localizado"!

Realmente uma lástima!

 

E não me excedi, não senhor!

Nem vem, Diego!

 

Abs...

 

Carlos Campos, acho que não me entendeste. O "nada de excessos" era referente ao que o Carlos Dias falou, não a tua resposta!

 

 

:good:

Link to comment
Share on other sites

Vou repetir..

 

Em Palmas PR que eu saiba existe apenas uma estação....que pertence ao Simepar, sobre o Iapar eles tem uma parceria , então entende-se que exista somente uma estação.

 

Minha duvida é se estes dados diferentes informados pelo Iapar ytrata-se de outra estação..Pois nunca ouvi falar que Palmas possua 2 estações...

Link to comment
Share on other sites

Vou repetir..

 

Em Palmas PR que eu saiba existe apenas uma estação....que pertence ao Simepar, sobre o Iapar eles tem uma parceria , então entende-se que exista somente uma estação.

 

Minha duvida é se estes dados diferentes informados pelo Iapar ytrata-se de outra estação..Pois nunca ouvi falar que Palmas possua 2 estações...

Bem, td q posso dizer d concreto é q os -4 estão na tabela do Iapar e 0,6 na do Simepar!

 

Então td leva a crer na existência d 2 estações no município...

Link to comment
Share on other sites

Vou repetir..

 

Em Palmas PR que eu saiba existe apenas uma estação....que pertence ao Simepar, sobre o Iapar eles tem uma parceria , então entende-se que exista somente uma estação.

 

Minha duvida é se estes dados diferentes informados pelo Iapar ytrata-se de outra estação..Pois nunca ouvi falar que Palmas possua 2 estações...

 

Carlos, acho que é o contrário: a estação de Palmas é do IAPAR mas o Simepar empresta os dados. Digo isso porque o Simepar só começou a instalar estações nos anos 1990 e a de Palmas é de 1979. Vejam no link a seguir:

 

http://www.iapar.br/arquivos/Image/monitoramento/Medias_Historicas/Palmas.htm

 

E para quem quiser ver os dados de outras estações (algumas já desativadas), ver nesse link:

 

http://www.iapar.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1070

 

Vinicius, legal você ter feito um levantamento parecido com o meu, percebe-se que para Matão a situação também está parecida com o ano de 2000. Obrigado ao Caio César e ao Mauro Silva pelos comentários!

 

Para Curitiba, baseado no histórico dos dados, acredito que teremos uma onda de frio entre os dias 15 e 25/06 e outra entre os dias 10 e 20/07. Apostas? Se eu acertar prometo jogar na loteria :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal...uma surpresa pra mim e talvez para todos.......

 

Acabei de falar no Iapar.....que por sinal foram muito atenciosos..

 

No dia 08 de maio o Simepar informa 00,6 de minima em Palmas, o Iapar informa -4,2.......

 

Explicação:

 

Trata-se de 2 estações...Simepar automatica e Iapar Convencional.......

 

Ou seja , os 4,2 negativos são verídicos...

 

Mandaram me retornar no fim da semana para informarem a localização desta convencional que não tem nada a ver com a automatica....

Link to comment
Share on other sites

Pessoal...uma surpresa pra mim e talvez para todos.......

 

Acabei de falar no Iapar.....que por sinal foram muito atenciosos..

 

No dia 08 de maio o Simepar informa 00,6 de minima em Palmas, o Iapar informa -4,2.......

 

Explicação:

 

Trata-se de 2 estações...Simepar automatica e Iapar Convencional.......

 

Ou seja , os 4,2 negativos são verídicos...

 

Mandaram me retornar no fim da semana para informarem a localização desta convencional que não tem nada a ver com a automatica....

 

Carlos, acho que uma vez me falaram (Geraldo) sobre essa estação. Eu acreditei piamente nestes dados, pois neste dia minha estação na VG registrou -5,2ºC.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal...uma surpresa pra mim e talvez para todos.......

 

Acabei de falar no Iapar.....que por sinal foram muito atenciosos..

 

No dia 08 de maio o Simepar informa 00,6 de minima em Palmas, o Iapar informa -4,2.......

 

Explicação:

 

Trata-se de 2 estações...Simepar automatica e Iapar Convencional.......

 

Ou seja , os 4,2 negativos são verídicos...

 

Mandaram me retornar no fim da semana para informarem a localização desta convencional que não tem nada a ver com a automatica....

BINGO!

Foi exatamente o q eu disse!

YEAH!!

Link to comment
Share on other sites

Sim, Carlos!

Muitas surpresas!

Amo Palmas e sabia q um dia a cidade iria voltar a brilhar e trazer orgulho para nós, paranaenses!

Tudo graças ao Iapar e sua convencional...

E à vc q foi atrás disso!

Agora é aguardar as fortes MP's..

 

Engraçado que qdo a mídia fala de Palmas em eventos de frio, foram divulgados os dados da automatica do Simepar..e não estes dados extremamente baixos da convencional...

Link to comment
Share on other sites

Sim, Carlos!

Muitas surpresas!

Amo Palmas e sabia q um dia a cidade iria voltar a brilhar e trazer orgulho para nós, paranaenses!

Tudo graças ao Iapar e sua convencional...

E à vc q foi atrás disso!

Agora é aguardar as fortes MP's..

 

Engraçado que qdo a mídia fala de Palmas em eventos de frio, foram divulgados os dados da automatica do Simepar..e não estes dados extremamente baixos da convencional...

Sim, mas citam a cidade pq tradicionalmente é considerada a mais fria do Estado e tbm pq é uma das primeiras a ser atingida pelas MP's...

Se fosse depender dos números da automática do Simepar, perderia para outras logo mais ao norte (GUARAPUAVA, etc)...

Link to comment
Share on other sites

Atualizando o TOP *10* - Maio13 (menores médias):

 

Início do Inverno climático 2013:

 

01-Resende RJ (Parque do Itatiaia RJ - BAZ): *07,5 (08,1 - MS)

02-Urupema SC (Ciram): 09,8

03-Morro da Igreja SC (Inmet): 10,0

04-Bom Jardim da Serra SC (Ciram): 10,1

05-Cruzeiro SC (Climaterra): 10,5

06-São José dos Ausentes RS (Corede): 10,9

07-Palmas PR (Simepar): 11,0

08-Campos do Jordão SP (Horto): 11,8

----Painel SC (Ciram): 11,8

10-Canela RS (Castelinho): 11,9

----São Joaquim SC (Aut/Inmet): 11,9

Link to comment
Share on other sites

Atualizando o TOP *10* - Maio13 (menores médias):

 

Início do Inverno climático 2013:

 

01-Resende RJ (Parque do Itatiaia RJ - BAZ): *07,5 (08,1 - MS)

02-Urupema SC (Ciram): 09,8

03-Morro da Igreja SC (Inmet): 10,0

04-Bom Jardim da Serra SC (Ciram): 10,1

05-Cruzeiro SC (Climaterra): 10,5

06-São José dos Ausentes RS (Corede): 10,9

07-Palmas PR (Iapar): 11,0

08-Campos do Jordão SP (Horto): 11,8

----Painel SC (Ciram): 11,8

10-Canela RS (Castelinho): 11,9

----São Joaquim SC (Aut/Inmet): 11,9

Palmas (IAPAR)

Link to comment
Share on other sites

Praia Grande na monotonia, sol e calor durante o dia e noite mais frescas, ontem fui em uma festa no pé da serra, incrível a diferença daqui de casa. Será que só eu gosto de meteorologia nesta cidade? Ontem eu comentei com algumas pessoas e elas pouco ligaram, me senti um estranho no ninho.

Link to comment
Share on other sites

Estes 10 primeiros dias de junho a excessão do RS...estão um fiasco...Floripa, Ctba, S Paulo..todas com mais de 1 graus acima da média...fica como esperança , ara quem gosta de frio no caso, a segunda quinzena pra zerar esta anomalia....

 

Aqui em SP o comentario é que o frio não chegou ainda....manhãs em torno de 15 graus ede dia chegando a 25 graus....um junho sem graça..pelo menos temos sol e dias bonitos..por aqui

Link to comment
Share on other sites

Sim, Carlos!

Muitas surpresas!

Amo Palmas e sabia q um dia a cidade iria voltar a brilhar e trazer orgulho para nós, paranaenses!

Tudo graças ao Iapar e sua convencional...

E à vc q foi atrás disso!

Agora é aguardar as fortes MP's..

 

Engraçado que qdo a mídia fala de Palmas em eventos de frio, foram divulgados os dados da automatica do Simepar..e não estes dados extremamente baixos da convencional...

Tempos atrás, acho que no ano passado, num dos posts do Simepar havia uma foto com essa convencional do IAPAR em Palmas-PR.

Toda a vizinhança, inclusive o gramado do cercado da estação, estavam cobertos por forte geada.

 

Foi aí que fiquei sabendo que existiam 2 estações na cidade.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Carlos, espera que o mês que vem o frio deve aparecer, ainda me surpreendo com a mínima absoluta do ano aqui na Praia Grande de 13,9°, podemos dizer que foi temperatura digna de julho. Quem sabe até o ano que vem não instalo uma DAVIS por aqui também.

 

Olha Troyano..ontem mesmo estava ai embaixo e vi todo mundo de short e camisa as 9 da noite com quase 23 graus em pleno Junho...E estes 13,9...desculpa..nada demais....se fosse uns 10 graus dai seria uma temperatura significativa para o litoral paulista.

 

Ontem Santos bateu 27 graus de máxima....tá muito fora..!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.