Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O que impressiona nesta lista de Municipios, é a Palmas que estava esquecida aqui no Forum...Ficando a frente de varias gigantes do frio.Inclusive temos que ressaltar que em Julho de 1975 fez -11,5 graus, marca esta sendo recorde de frio no estado do Parana até hoje..

 

Exato Arthur..este é o raciocio..seguindo a norma do institutos de Meteorologia, que é a correta. Mas coloquei PNI como titulo de curiosidade , pois ainda não temos uma automatica lá...mas mesmo sua meida simples é extremamente baixa.

Link to comment
Share on other sites

O que impressiona nesta lista de Municipios, é a Palmas que estava esquecida aqui no Forum...Ficando a frente de varias gigantes do frio.Inclusive temos que ressaltar que em Julho de 1975 fez -11,5 graus, marca esta sendo recorde de frio no estado do Parana até hoje..

 

Exato Arthur..este é o raciocio..seguindo a norma do institutos de Meteorologia, que é a correta. Mas coloquei PNI como titulo de curiosidade , pois ainda não temos uma automatica lá...mas mesmo sua meida simples é extremamente baixa.

 

Haha PNI é covardia! quando tiver a automática a pleno vapor lá, não vai ter pra ninguem oficialmente no Brasil...A não ser que algum Baziano maluco consiga instalar uma automática no vale do Ruah, no topo do Pico Paraná (certo Carlos Campos?), no topo do pico da Bandeira...desafios que um dia talvez sejam superados!

 

Mas em termos de local habitado, o posto Marcão com certeza vai ser (já é) a estação meteorológica mais fria na média do Brasil, não esqueçamos que vivem e trabalham pessoas lá no PNI, mesmo que poucas, mas tem! Em termos de locais remotos, minha sincera opinião é que o vale do Ruah deve ser ainda mais frio que o posto Marcão, mas lá não vive ninguem, então o Ruah entraria como o "ponto mais frio do Brasil".

 

Em termos de mínimas absolutas, creio que as cidades das serras Gaucha e Catarinense, e as cidades do planalto de Palmas, no Paraná, além dos picos da região, com certeza disputariam o titulo de "lugar com as menores mínimas do Brasil".

Link to comment
Share on other sites

Grande Artur! Teu raciocínio complementa muito bem o meu.

 

Só finalizando...Falei hoje com o Inmet e qto as médias calculadas, caso o objetivo seja para verificar desvios ou anomalias, a formula usada é a compensada , seja em estações convencionais ou automaticas.

 

Agora, para se verificar de maneira correta ou 100% precisa a média em determinado local no presente , sem a finalidade de se obter desvios em normais passadas, usa-se a média 24 horas, pois é a mais real ou precisa comparando com a compensada que gera desvios de 0,1 a 1,0.

 

Diante disso não faz sentido por ex calcular-se em Urupema usando a média compensada, pois a mesma nem possue a 61/90 e muito menos estação convencional.. fica sem sentido, sem falar que a media acaba sendo distorcida ou com erro ainda mais sendo uma estação de baixada onde os desvios são maiores ainda...

 

O objetivo do uso do calculo da media compensada é somente para mostrar os desvios 61/90 ou 31/60. Fora disso usa-se a 24hs, que é 100% precisa , pegando todas as variações do dia , ponto que as convencionais e no calculos das médias compensadas não conseguem..

Link to comment
Share on other sites

Carlos, pelos dados históricos das estações existentes antes da década de 1990, nenhuma localidade do Rio Grande do Sul havia conseguido bater o recorde absoluto de -11,5 registrado em Palmas, aki no Paraná em 18julho75. Pelo q eu sei, Bom Jesus teve -9,8 graus (não lembro do ano). Claro q nakelas décadas passadas não haviam estações em muitas áreas da serra gaúcha, onde, sabe-se hj, apresentam frio bem mais expressivo.

Independente disso, os históricos não deixam dúvidas do potencial para frio extremo existente no Paraná. Em Santa Catarina, a história é outra. Acredito até em -13 na área d Urupema, BJS, SJoaquim e -12 em Herciliópolis.

Sobre o Pico Paraná, citado pelo Artur, acredito ser ele um bom páreo para as montanhas altas da Mantiqueira, inclusive do PNI, uma vez q MP's são mais intensas aki em 25Sul.

Link to comment
Share on other sites

Até onde eu vi, 12Z DO GFS INCRÍVEL! ALEGRIA NOS QUATRO CANTOS DO BAZ!!

 

Vinicius é muito cedo ainda pois está no limite de confiança na tendência do modelo, mas ano passado aquela poderosa onda de frio sempre foi mostrada com forte intensidade.

 

-9°C em 850hPa sobre a Argentina:

m8GAwph.png

 

YfSaTSM.png

 

UMG6kFA.png

 

E por falar na onda de frio do ano passado, confiram:

 

http://tempoeclimasg.blogspot.com.br/2013/06/a-historica-onda-de-frio-de-2012.html

Link to comment
Share on other sites

Bom, o cenário está desenhado para uma boa sequencia de frio, resta saber qual será a intensidade, o GFS está generoso na sua ultima rodada. Ccom relação a neve, é de difícil previsão, ainda mais se considerarmos que nem nos lugares mais frios do mundo conseguem ter uma boa idéia se vai nevar ou não. Normalmente zonas de transição climática já tem um grau a mais de dificuldade, mas vale a pena acompanhar, está interessante o negócio! :good: :good: :good:

Link to comment
Share on other sites

Já vi esta situação inúmeras vezes, então fiquemos com um pé atrás. É sempre um prazer

ver rodadas incríveis como esta 12Z do GFS, mas quero ver isso faltando 3 dias para o evento.

 

Entretanto, já podemos afirmar que a segunda quinzena do mês, DE FATO, será mais fria,

talvez BEM MAIS FRIA, que esta primeira quinzena xoxa.

Link to comment
Share on other sites

E por falar na onda de frio do ano passado, confiram:

 

http://tempoeclimasg.blogspot.com.br/2013/06/a-historica-onda-de-frio-de-2012.html

 

Murilo, acreditas que o avanço desta onda de frio foi medíocre sobre EXCLUSIVAMENTE o nordeste de SC??

 

Da janela do meu apartamento via tempo aberto ao sul, e apenas minha região ficou com nebulosidade farta e com mínima medíocre na casa dos 10ºC! Um belo desperdício para nossa região, infelizmente...

Link to comment
Share on other sites

E por falar na onda de frio do ano passado, confiram:

 

http://tempoeclimasg.blogspot.com.br/2013/06/a-historica-onda-de-frio-de-2012.html

 

Murilo, acreditas que o avanço desta onda de frio foi medíocre sobre EXCLUSIVAMENTE o nordeste de SC??

 

Da janela do meu apartamento via tempo aberto ao sul, e apenas minha região ficou com nebulosidade farta e com mínima medíocre na casa dos 10ºC! Um belo desperdício para nossa região, infelizmente...

Aí é de cair os butiá do bolso DSoares. :cray:

Link to comment
Share on other sites

Aí é de cair os butiá do bolso DSoares. :cray:

 

Murilo, foi a maior decepção climática desde que entrei no BAZ e uma das maiores da minha vida...a nebulosidade sobre uma pequeníssima área, justamente sobre Joinville. Para se ter ideia, em 2012 a mínima absoluta nem foi registrada neste dia pela região. E pensar que 50 km ao sul o tempo permaneceu aberto e temperaturas na casa dos 4 graus foram registradas...

 

Triste realidade do fatídico ano de 2012...

Link to comment
Share on other sites

 

Murilo, foi a maior decepção climática desde que entrei no BAZ e uma das maiores da minha vida...a nebulosidade sobre uma pequeníssima área, justamente sobre Joinville. Para se ter ideia, em 2012 a mínima absoluta nem foi registrada neste dia pela região. E pensar que 50 km ao sul o tempo permaneceu aberto e temperaturas na casa dos 4 graus foram registradas...

 

Triste realidade do fatídico ano de 2012...

 

 

É verdade Diego, foi triste acompanhar essa onda de frio, eu nem estava em Joinville, e fiquei acompanhando com ansiedade diante das previsões que tínhamos! Mas tivemos medíocres 10 graus, enquanto o resto de Santa Catarina congelava :cray: Foi triste e decepcionante!

Link to comment
Share on other sites

 

Murilo, foi a maior decepção climática desde que entrei no BAZ e uma das maiores da minha vida...a nebulosidade sobre uma pequeníssima área, justamente sobre Joinville. Para se ter ideia, em 2012 a mínima absoluta nem foi registrada neste dia pela região. E pensar que 50 km ao sul o tempo permaneceu aberto e temperaturas na casa dos 4 graus foram registradas...

 

Triste realidade do fatídico ano de 2012...

 

 

É verdade Diego, foi triste acompanhar essa onda de frio, eu nem estava em Joinville, e fiquei acompanhando com ansiedade diante das previsões que tínhamos! Mas tivemos medíocres 10 graus, enquanto o resto de Santa Catarina congelava :cray: Foi triste e decepcionante!

Pior do q houve em 2002 aki, com certeza não foi!

Qker hora kero descrever minha decepção...

Vai se chamar "A DECEPÇÃO DE CARLOS CAMPOS E O TRISTE JUNHO DE 2002"!

kkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Pelo q eu sei, Bom Jesus teve -9,8 graus (não lembro do ano).
01/08/1955.

 

 

Digo para Sampa o mesmo que o Vinicius disse ontem: não fosse pelas temperaturas, diria que estamos no verão hoje. :shok:

Vários cúmulus escuros por aqui ("Mais que congestos...") e já ouvi alguns trovões.

 

Ainda temos sol entre várias nuvens escuras.

Já houve pancadas de chuva na zona sul, divisa com S. Bernardo do Campo.

Link to comment
Share on other sites

Sim, Vinicius! Cidades e vilarejos da Argentina soterrados pela neve!

E até São Joaquim teve -7,4 (geada)... Aki sabe qto? 10 graus!!

kkkk

 

Bota decepção nisso, estão na lista das maiores decepções climáticas da história!! hehe

 

 

:laugh: :laugh:

 

Não posso reclamar pois consegui registrar -5,7°C em Vila Nova do Sul .

Link to comment
Share on other sites

Empate técnico entre baixada de Farroupilha e baixada de Canela,revela equilíbrio...E se eu colocar estação em Arvorezinha, Ilópolis será muito semelhante, a vantagem fica mesmo com as baixadas peladas entre Soledade, Fontoura Xavier, Barros Cassal e Itapuca...

Esta semana vou levar um termômetro incoterm dos bons para colocar na baixada mais elevada de região de Itapuca, 745m no fundo do vale cercada de coxilhas de 800m...

O grande teste para decifrar finalmente as baixadas daqui, detalhe, é uma baixada mista, metade peluda, metade pelada... :good:

Link to comment
Share on other sites

Tarde de fortes pancadas de chuva com algumas trovoadas aqui na zona leste da Capital SP! Agora parou de chover e temos no céu a presença de nuvens mais baixas vindas do mar.

Mínima de 16.6 graus e máxima de 26.7 graus no posto CGE da Penha. Agora faz 18.6 graus. Por lá, essa pancada chegou a acumular 5.5 mm!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, de dia dos namorados ganhei uma estação sem fio com sensor pra colocar lá fora na varanda. Não é demais?

 

Nem me aguento...

 

Por aqui tivemos uma pancada localizada de chuva, inclusive com granizo em áreas centrais da cidade.

 

Variamos de 15º C a 24,1º C. Naquela modorra e à espera de emoções mais fortes...

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Previsão de muuuuuita chuva pra hoje no Paraná. Mas, onde ela está? Nada, nem isolada. Tivemos sol com poucas nuvens e máxima de 26,0ºC. Mínima de 16,3ºC na minha estação e 14,9ºC no Simepar. Diante desta furada de hoje, vou esperar até domingo para levar a sério essa previsão do GFS.

Link to comment
Share on other sites

Maurício, o GFS e o ECMWF realmente convergem para o evento, e ambos indicam algo muito forte (o cenário proposto pelo GFS chega a ser extremo na minha opinião). O que difere nos dois é a trajetória do ar frio. Enquanto o centro do anticiclone ficaria entre o sul do Paraguai e o noroeste do RS pelo europeu, o mesmo estaria na fronteira oeste do Paraguai com a Bolívia, com 1036hPa. O ar frio escoa mais fortemente pelo interior do continente pelo GFS. O ECMWF propõe algo mais maritimizado, enquanto o GFS mostra um cenário de frio democrático e forte friagem. Tá interessante! E vai ficar ainda mais!

 

Muito interessante! Pena que ainda faltam quase 10 dias para isso realmente ocorrer, muuuuuuuuita coisa muda ainda...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.