Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2024


Recommended Posts

Em 17/06/2024 em 11:12, LeoP disse:

 

Oi, Augusto

 

acima da média o mundo inteiro está, de forma geral no médio/longo prazo. Mas a força de expressão que usei ("fervendo") é em relação a isso aqui, anomalias de +6. Tudo publicado no final de maio (para junho):

 

Repare que o mapa mostra algo significativamente diferente do que tem ocorrido até aqui (talvez mude algo até o fim do mês, mas difícil alterar o panorama geral):

 

As maiores anomalias ocorreriam do MS para cima, mas estão ocorrendo do MS para baixo. O oposto. O único ponto sob alguma anomalia negativa/neutralidade na América do Sul é justamente o centro do Brasil.

 

Pra vocês mais ao sul isso pode passar despercebido, mas pra gente esse tipo de situação - corriqueira - chama a atenção, ou melhor, é gritante. Você olha um mapa desses enquanto vive temperatura perto do normal. Não dá. 

 

 

 

Mas não faz o menor sentido dizer que só +6°C é considerado um período muito quente para o BR tropical. E isso do CFS é só um BUG conhecido, não tem pq usar isso de referência para ser torradeira ou não kkkkk

 

O que não falta são recordes sendo batidos ou quase igualados e médias BEM altas nesse junho na maioria das regiões, incluindo as de menor latitude. Para mim isso é sim torradeira.

 

E lembrando que em junho uma anomalia de +4 no RS vai ter mesmo peso que uma de +1/+2 nas regiões de menor latitude, questão de desvio padrão.

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2024 em 11:12, LeoP disse:

 

Oi, Augusto

 

acima da média o mundo inteiro está, de forma geral no médio/longo prazo. Mas a força de expressão que usei ("fervendo") é em relação a isso aqui, anomalias de +6. Tudo publicado no final de maio (para junho):

 

cfsjunho.png.776b69e7c242e3b4825891612edda4ce.thumb.png.f3cddb993efd74f2c4df949c9e7a77aa.png

 

Screenshot_20240531_134638_Facebook.jpg.5eace3232d72f1411b581783798b2d70.thumb.jpg.3026dbaaad8c8a11667b0b4777b587af.jpg

como a legenda já diz, isso não necessariamente é a previsão deles, mas é o que o modelo - ferramenta do previsor - mostra.

 

Repare que o mapa mostra algo significativamente diferente do que tem ocorrido até aqui (talvez mude algo até o fim do mês, mas difícil alterar o panorama geral):

 

As maiores anomalias ocorreriam do MS para cima, mas estão ocorrendo do MS para baixo. O oposto. O único ponto sob alguma anomalia negativa/neutralidade na América do Sul é justamente o centro do Brasil.

 

Pra vocês mais ao sul isso pode passar despercebido, mas pra gente esse tipo de situação - corriqueira - chama a atenção, ou melhor, é gritante. Você olha um mapa desses enquanto vive temperatura perto do normal. Não dá. 

 

-------------------

 

Há um aumento de nuvens aqui hoje, o que eu não esperava. Isso deve deixar a temperatura mais baixa que ontem. Pampulha tinha 22,6°C às 11 h.

 

Excelente seu ponto. Algumas anomalias que alguns modelos colocam o centro do país torrando. Ignoram que nas menores latitudes essas anomalias bizarras são raríssimas, quiçá inexistentes.

Se olhar o histórico de Goiânia, os desvios de temperatura raramente ultrapassam o +/- 1.5.

Como estou acompanhando os modelos tenho notado duas coisas: alguns são muiiiiiito melhores que outros e as previsões pra mais de 15 dias tem um acerto baixo.

  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2024 em 11:24, Caio César disse:

 

Ótima observação para avaliarmos o grau de degradação do nosso outono/inverno de 2024.

 

Um dos maiores senão o maior lixo climático já vivenciado neste período.

O RS ainda conseguiu reverter o forte calor do início de maio e fechou aquele mês na média. Já SC, PR e SP estão com fortes anomalias desde abril. 

A percepção de quem mora no Planalto central é de que ainda não teve frio (frente fria, alguma chuva e fresco a friozinho durante o dia), apenas algumas noites frias. Mas ninguém tá reclamando de calor.

Já pra quem mora em regiões que tem inverno mais pronunciado tá um terror sem fim.

  • Like 9
  • Thanks 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

O dono do pomar onde está a estação no horizonte, em Palmas-PR, veio me visitar e está em Goiás desde quinta-feira passada.

Ele estranhou a grande diferença de temperatura entre o dia e a noite aqui. 

Tanto que a esposa colocou um agasalho quando saímos a noite e dormiu todas as noites com manta.

Eles tinham a percepção de que aqui era sempre quente.

Por isso é importante viajar e vivenciar experiências, muitas vezes quebramos paradigmas e pré conceitos sobre coisas e lugares.

 

Instantâneas às 13h - Aeroportos:

 

Brasília 25°/38%

Goiânia 28°/30%

Campo Grande 30°/33%

Cuiabá 34°/30%

Edited by Rodrigo-GO
  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Em 16/06/2024 em 07:58, Edison Bocorny Jr disse:

 

Modelos cada vez piores para a previsão na América do Sul, e assim vai todo o mês de junho.

 

Dúvida: os modelos que geram essas previsões são de vários países, sendo os principais do Estados Unidos e da Europa. O Brasil possui tecnologia própria, modelo próprio de alta capacidade como estes? Senão poderia ser estudado um modelo em conjunto com os nosso vizinhos sulamericanos, principalmente se tratando das mudanças climáticas que arrombam nossas portas. Precisamos de um monitoramento cada vez mais assertivo e específico para a nossa região, para poder agir diante das intempéries. 

Aqui no RJ mais do mesmo. Copia e cola. Negócio impressionante.

  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Mongaguá, na Baixada Santista, litoral de São Paulo, tivemos mínima na casa dos 19 ºC e a temperatura subiu bem na parte da manhã, alcançando os 30 ºC por volta das 12:00. Continuou subindo até ultrapassar os 31,0 ºC. Porém, agora há pouco houve uma queda brusca, saindo dos 31 ºC e chegando os 25,3 ºC que está fazendo agora (13:56). Acredito fortemente que houve mudança de direção dos ventos. Está confortável para ficar parado usando roupas de verão.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde a todos.

 

Neste período de marasmo atmosférico estamos com jun/24  mais de meio grau mais quente que o esperado aqui no Alphaville JF

 

Médias do mês até agora:

Alphaville - topo, 900 m

13,5˚C/ 23,8˚C - 17,7˚C.

Extremos do mês até agora: 11,2˚C e 26,7˚C.

 

Enquanto isso na baixada rural de Rosário de Minas, município de Juiz de Fora, 775 m:

8,5˚C/ 25,4˚C - 15,1˚C

Extremos do mês até agora: 5,0˚C e 27,5˚C.

 

Vejam que temos cinco graus de diferença apenas na média das mínimas, evidenciando o forte resfriamento radiativo que tem ocorrido aqui.

Outro fato notável que hoje foi o sétimo dia consecutivo de sub-10 lá na baixada.

O mínimo absoluto registrado até agora, 5,0˚C, se aproxima do limiar de geada.  Isso sem nenhum avanço polar significativo na região.

 

Hoje temos ótima ilustração dos extremos topo/ baixada por inversão térmica.

Alphaville topo - mínima 14,2˚C.

Rosário baixada - mínima 6,0˚C.

 

Os nossos microclimas são um caso interessantíssimo de estudo, não acham?

  • Like 15
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Estou em S.C. de Bariloche - AR. Neste momento, uma baixa pressao se desloca do pacifico e cruza os andes , interagindo com ar extremamente gelado que cobre todo sul argentino, hoje tivemos -10C em Rio grande ba. Agora aqui neve misturada com chuva e 2C, previsao de muita neve nos próximos dias com chegada do ar gelado e frio intenso, -8C em 850hpa.

 

Impressiona a potencia do ar gelado no sul argentino, alguns modelos prevendo -15C em 850hpa nos proximos dias, atipico para junho. Infelizmente esse ar gelado ficara bloqueado e nao deve conseguir avancar muito pelo brasil pelas ultimas rodadas....

Edited by diogoperetti
  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2024 em 16:24, Daniel85 disse:

Felizmente a 12z do europeu devolveu ela.

 

Dia 26

SDeMpMe.png

 

 

Dia 27

VCkxtEX.png

 

Olha o ar frio no mar.

Meu Deus!

Que isto.

Desperdício absurdo de frio.

Nada a comemorar.

Só lamentar mesmo.

Que lástima.

 

OBS: Perdão pela reclamação, mas é que não deu pra resistir. Até porque acho pouquíssimo provável isto.

 

Edited by Maicon
  • Like 7
  • Thanks 1
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2024 em 18:20, Maicon disse:

 

Olha o ar frio no mar.

Meu Deus!

Que isto.

Desperdício absurdo de frio.

Nada a comemorar.

Só lamentar mesmo.

Que lástima.

Mas na atual conjuntura até um ar frio no mar que consiga influenciar ao menos o leste do pais já seria muitíssimo bem vindo... Isso para termos uma noção da grave situação que estamos presenciando... Claro, adoraria ver essa alta numa trajetória continental varrendo o interior do país com ar frio mas... Quem não tem cão... Só de saber que dia 23/24 o padrão muda já me dá uma injeçãozinha de serotonina kkkkkk

  • Like 6
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2024 em 09:57, LeoP disse:

 

Bom dia, Renan

 

Eu não gosto muito dessa forma de analisar o clima da América do Sul, fica parecendo que o Brasil central está sempre fervendo - o que não é verdade. Nesse momento, não há uma massa de ar quente e seca anômala no Brasil Central, muito pelo contrário, a massa quente está nas latitudes subtropicais/temperadas da América do Sul. Óbvio que o termo "quente" aqui é relativo à cada região. Acredito que os mapas loucos do CFS contribuam para essa sensação.

 

Conforme dito pelos colegas acima, Brasília - que podemos dizer estar no "coração do Brasil", pela localização muito central seria a expressão máxima do tal "Brasil central"- teve máxima ontem abaixo de 25 e mínima de 10 no inmet hoje, valores abaixo da média para o mês e muito típicos de inverno pleno. Olhei rapidamente o inmet deles nesse mês e a maior máxima está em 26,8°C (para uma média de 25,3) e a maior mínima de 16,2 (para uma média de 14,2). A anomalia lá está muito baixa ou quase inexistente. Isso no médio prazo, desde o começo do mês.

 

----------------------

 

Por aqui, depois de um final de semana sob aquecimento - ainda sob bom resfriamento noturno, começamos a semana com 13,7°C na Pampulha, para uma média de 14,4. Não deve esquentar ao longo da semana e um razoável resfriamento noturno seguirá ditando as regras.

 

Uma imagem de ontem na RMBH, num dia espetacular de céu azul:

 

original_0eb0d7c3-ba19-48de-ba57-aaa22d2a0ff5_IMG_20240616_155206.jpg.7710445f4a09dc4fdf4b1863ee82617f.jpg

 

Grande Léo ! Mas a temperatura média no BR central realmente está numa ascendente, além da mudança no albedo da superfície devido ao desmatamento do cerrado, fazendo expandir ainda mais a "bolha quente". Quando nos referimos a essa bolha de calor, não falamos de fatores microclimáticos que ajudam a amenizar as temperaturas noturnas em baixadas, mas sim da atmosfera livre do relevo, essa sim, sistematicamente acima da média neste outono todo no BR central. Isso vai fazer com que as pré-frontais sejam mais fortes lá no Sul, quando forem canalizadas pelos ciclones extratropicais. E a médio e longo prazo a tendência é isso ir aumentando, mesmo que tenhamos ainda alguns anos de um pouco mais de alívio.

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Buenos Aires ontem:

Mínima: 11,4°C
Máxima: 15,9°C

Madrugada de tempo aberto, dia nublado e noite de céu limpo. Vento constante de leste o tempo todo. Finalmente um dia mais friozinho. Chegamos a 40 máximas abaixo de 20°C este ano até agora.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2024 em 19:21, Renan disse:

De fato o ECMWF enxerga uma clara mudança de padrão pra cá. O operacional não está sozinho, vejam que o controle e mesmo a média também indica esse cenário de incursão de ar frio, além de possível chuva trazida pela frente fria.

 

image.png.6cfca760c93005de8cc0bbe5c03f4d4b.png

E o GFS continua ignorando solenemente. Até quando vamos tolerar isso?

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2024 em 19:35, Edison Bocorny Jr disse:

Não acredito nesta mp de trajetória incomum e bêbada.

Por essa rodada do europeu ela teria uma trajetória meio híbrida não? Começaria com uma tendência continental e ao se aproximar da Província de Buenos Aires desviaria sentido oceano atlântico... O GFS tbm corrobora para isso porém por este a alta ficaria afastada demais para conseguir influenciar o leste brasileiro...  Eu também seria muitíssimo mais o ECMWF...

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Noite de friozinho confortável (para roupas de verão) em Mongaguá, na Baixada Santista, litoral de São Paulo. Tenho 21,6 ºC. Interessante que na estação PWS do distrito do Butantã, lá em São Paulo capital está 21,8 ºC. Praticamente a mesma temperatura mesmo com os 760 metros de altitude de vantagem lá da capital.

  • Like 4
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

AMANHÃ TEM MAIS NEVASCAS NO CHILE. VALLE NEVADO SÃO ESPERADOS MAIS 1 METRO DE NEVE!

 

E HÁ PROJEÇÃO DE MAIS NEVASCAS, DE CERCA DE 1.5METROS NO VALLE NEVADO E CERCA DE 30CM EM BARILOCHE, NA QUINTA-FEIRA, ARGENTINA.

 

ISTO MESMO. DUAS NEVASCAS EM UMA SEMANA!

 

VIVA O INVERNO DE VERDADE!

 

Edited by Maicon
  • Like 7
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2024 em 21:57, Renan disse:

Quem acertar como foi o comportamento do tempo hoje por aqui, vai ganhar um picolé de melão japonês do bairro da Liberdade em SP.

 

Extremos no bairro Bandeirantes: 10,3°C / 26,7°C

 

 

Falando nisto, quando faremos o encontro BAZ -SÃO PAULO? Kkk

 

Sobre os modelos.

Europeu coloca uma frente fria oceânica muito duvidosa fim do mês.

Já GFS não coloca absolutamente nada. Só chuvas no sul e partes de SP e MS.

 

  • Like 5
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Apesar de ter devolvido o frio, a 12z de europeu infelizmente não devolveu toda a chuva que vinha sendo prevista no estado de SP na 12z de ontem.

Na rodada de hoje, as chuvas mais significativas ficariam concentradas no sul e sudoeste paulista, além da grande SP.

Grande parte do interior teria bem pouca chuva.

 

Vamos ver as próximas rodadas.

 

25/06

tmM7p0L.png

 

 

26/06

MOk7q3Z.png

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2024 em 22:05, Maicon disse:

Falando nisto, quando faremos o encontro BAZ -SÃO PAULO? Kkk

 

Sobre os modelos.

Europeu coloca uma frente fria oceânica muito duvidosa fim do mês.

Já GFS não coloca absolutamente nada. Só chuvas no sul e partes de SP e MS.

 

Eu sou de São Paulo capital e iria a um encontro do BAZ! Seria interessante! Lá pra outubro já vou fazer 4 anos de BAZ, e considero este como o melhor lugar da internet, pois me sinto bem aqui. Então, um encontro presencial seria interessante!

No monitoramento, tenho 20,7 ºC aqui em Mongaguá, na Baixada Santista. Creio que ficaremos com uma sub 18 amanhã. Ou pelo menos uma 18,5 ºC.

Edited by BrunoSaoPauloCapital
Temperatura atual é de 20,7 ºC
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal, sou novo por aqui no fórum e tentarei participar sempre que possível pois gosto de meteorologia, amante do tempo e levo como hobby, vou deixar algumas informações sobre minha cidade que infelizmente carece de dados meteorológicos, pois até onde sei não há nenhuma estação meteorológica por aqui pelos órgãos oficiais, então todos os dados que postarei daqui em diante são baseados no meu termômetro pessoal.

Arapoti Paraná faz parte da região dos Campos Gerais (Centro Oriental) que é a região demográfica de Ponta Grossa, Arapoti é vizinho de Jaguariaíva, Ventania e Wenceslau Braz. 

Arapoti está na latitude -24.1453 e possui uma altitude de 860 metros (Que eu considero alta) então quando temos massas de ar frio a temperatura tende a cair bem, por isso seria interessante uma estação meteorológica por qualquer órgão oficial, teria algumas temperaturas bem interessantes.

Infelizmente as temperaturas não tem sido boas por aqui ultimamente, está fazendo bastante calor, é aguardar até vir alguma massa de ar frio boa, no momento meu termômetro marca 19.4 (bem quente pra época). No mais acho que é isso, vou deixar uma foto da minha localização e da previsão próximos dias.

 

 

OxEjFc5.png

 

 

0mgVxqp.png

 

 

 

  • Like 21
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2024 em 22:05, Maicon disse:

Falando nisto, quando faremos o encontro BAZ -SÃO PAULO? Kkk

 

 

Em tempos de calor acima da média, melhor fazer o encontro em BH, aqui a sensação térmica é congelante o ano todo e faz jus ao fórum,  independente do contexto. 

 

Mas falando sério, apoio um encontro desse aí a nível nacional hein. Todos aqui temos rotinas apertadas, famílias, mas se marcasse com uns meses de antecedência, da pra todo mundo se organizar. Usem todo conhecimento empírico sobre meteorologia para agendar em uma data com alta probabilidade de frio, mesmo com meses de antecedência hehehe

Edited by RafaelBHZ
  • Like 1
  • Thanks 4
  • Haha 4
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2024 em 22:53, jaodeda disse:

Boa noite pessoal, sou novo por aqui no fórum e tentarei participar sempre que possível pois gosto de meteorologia, amante do tempo e levo como hobby, vou deixar algumas informações sobre minha cidade que infelizmente carece de dados meteorológicos, pois até onde sei não há nenhuma estação meteorológica por aqui pelos órgãos oficiais, então todos os dados que postarei daqui em diante são baseados no meu termômetro pessoal.

Arapoti Paraná faz parte da região dos Campos Gerais (Centro Oriental) que é a região demográfica de Ponta Grossa, Arapoti é vizinho de Jaguariaíva, Ventania e Wenceslau Braz. 

Arapoti está na latitude -24.1453 e possui uma altitude de 860 metros (Que eu considero alta) então quando temos massas de ar frio a temperatura tende a cair bem, por isso seria interessante uma estação meteorológica por qualquer órgão oficial, teria algumas temperaturas bem interessantes.

Infelizmente as temperaturas não tem sido boas por aqui ultimamente, está fazendo bastante calor, é aguardar até vir alguma massa de ar frio boa, no momento meu termômetro marca 19.4 (bem quente pra época). No mais acho que é isso, vou deixar uma foto da minha localização e da previsão próximos dias.

 

 

OxEjFc5.png

 

 

0mgVxqp.png

 

 

 

Bem-vindo ao BAZ. É sempre bom ter pessoas que gostam de meteorologia e que são de cidades menos conhecidas, pois nos deixa cientes da situação na região onde a pessoa mora. Eu também tenho um termômetro pessoal (na verdade, tenho dois, um de mercúrio e um digital), e estou morando numa latitude BEM PARECIDA com a da sua cidade: estou na latitude 24,11 S, aqui em Mongaguá, na Região Metropolitana da Baixada Santista, litoral de São Paulo. Eu também não conheço estações meteorológicas daqui, sem particulares, nem de órgãos oficiais.

Agora (00:27), tenho 20,2 ºC e tempo limpo.

Edited by BrunoSaoPauloCapital
Inclusão do monitoramento atual
  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Pra cá melhorou um pouco a previsão das mínimas a partir do dia 24, mas reduziu no final de junho onde apontava um frio mais forte:

 

M8DZyzb.jpeg

 

Chuva constante durante toda a madrugada. Temperatura em 11,3°C com 41 mm acumulados nas últimas 12 hrs.

Edited by Serrano
  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2024 em 22:53, jaodeda disse:

Boa noite pessoal, sou novo por aqui no fórum e tentarei participar sempre que possível pois gosto de meteorologia, amante do tempo e levo como hobby, vou deixar algumas informações sobre minha cidade que infelizmente carece de dados meteorológicos, pois até onde sei não há nenhuma estação meteorológica por aqui pelos órgãos oficiais, então todos os dados que postarei daqui em diante são baseados no meu termômetro pessoal.

Arapoti Paraná faz parte da região dos Campos Gerais (Centro Oriental) que é a região demográfica de Ponta Grossa, Arapoti é vizinho de Jaguariaíva, Ventania e Wenceslau Braz. 

Arapoti está na latitude -24.1453 e possui uma altitude de 860 metros (Que eu considero alta) então quando temos massas de ar frio a temperatura tende a cair bem, por isso seria interessante uma estação meteorológica por qualquer órgão oficial, teria algumas temperaturas bem interessantes.

Infelizmente as temperaturas não tem sido boas por aqui ultimamente, está fazendo bastante calor, é aguardar até vir alguma massa de ar frio boa, no momento meu termômetro marca 19.4 (bem quente pra época). No mais acho que é isso, vou deixar uma foto da minha localização e da previsão próximos dias.

 

 

OxEjFc5.png

 

 

0mgVxqp.png

 

 

 


Seja muito bem vindo ! Tenho certeza que fará bom uso do fórum e aprenderá muitas coisas importantes sobre essa ciência maravilhosa que é a meteorologia. 

  • Like 6
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

@BrunoSaoPauloCapital @RenanAgradeço!! Com certeza vou aprender muito por aqui



No momento tenho uma temperatura de 16.8, em uma época onde faz bastante frio aqui isso é bem ameno. Apesar de eu ser amante de frio, na atual situação em que estou eu sinceramente estaria satisfeito com qualquer frio que viesse, eu realmente só queria uma chuva boa, tem pelo menos umas 3 semanas que não chove por aqui e a chuva que está prevista já não vai ser grande coisa mas melhor isso do que nada, isso se vier.

 

 

A0vXDdK.png
 

Edited by jaodeda
  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 18/06/2024 em 07:48, Alberto Hanauer disse:

Bizarro!!

Região de prudente , dracena e arredores com máximas por volta de 34 c .

 

Caramba! É isto mesmo?

Acho que não é isto não eim!

Porque aqui noroeste paulista tem variado de 29°C a 31°C últimas tardes.

Minimas ficando em 14°C/15°C em Bonifácio.

Hoje o vento era menor, deu mínima de 12.8°C.

 

OBS: com vento mais calmo hoje, algumas baixadas destacaram. Como Ciiagro Borborema, que registrou 8.9°C

 

Edited by Maicon
  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Madrugada fria no Tocantins - 18/06/24
 

Temperaturas Mínimas (°C)

Mateiros: 12,9
Rio Sono: 13,7
Paranã: 13,9
Gurupi: 14,1
Almas: 14,4
Araguaçu: 14,9
Santa Rosa do TO: 15,1
Lagoa da Confusão: 16,3
Peixe: 17,1
 

Dados INMET
 

https://x.com/edsr97/status/1803019681109877105

Edited by edsr97
  • Like 11
  • Thanks 11
Link to comment
Share on other sites

Em 18/06/2024 em 07:48, Alberto Hanauer disse:

Bizarro!!

Região de prudente , dracena e arredores com máximas por volta de 34 c .

 

 

Vamos lá.

Pesquisando...

Temos aqui dados oficiais do INMET Lins, Dracena (mais quente) e Prudente.

E as máximas tem ficado entre 29°C e 32°C mesmo.

 

LINS: 

17/06: 30.7°C;

16/06: 31°C;

15/06: 31.7°C;

14/06: 30.9°C;

13/06: 29.7°C;

12/06: 31.2°C;

11/06: 30.4°C;

10/06: 31°C;

09/06: 30.4°C;

08/06: 29.7°C.

 

DRACENA (UMA DASMAIS QUENTE DENTRE AS CIIAGRO):

17/06: 32°C;

16/06: 32.5°C;

15/06: 33.5°C;

14/06: 32.3°C;

13/06: 31.2°C;

12/06: 31.2°C;

11/06: 32.7°C;

10/06: 32.5°C;

09/06: 31.4°C (dado horário);

08/06: 31.3°C (dado horário).

 

PRUDENTE (INMET):

17/06: 31°C;

16/06: 31.2°C;

15/06: 32.1°C;

14/06: 31.2°C;

13/06: 30.5°C;

12/06: 31.5°C;

11/06: 31.3°C;

10/06: 31.8°C;

09/06: 31°C;

08/06: 30.4°C.

 

OBS: FIZ QUESTÃO DE PEGAR DADOS INMETS URBANAS E CIIAGRO DAS MAIS QUENTES DA REGIÃO OESTE, PRA VER QUE É ISTO MESMO.

 

Outro dado muito importante.

RECORDE ABSOLUTO PRA LONGA SÉRIE HISTÓRICA DE REGISTROS EM PRUDENTE É DE 33.2°C, NUMA PRÉ-FRONTAL EM 2018.

 

Então. Não só não está fazendo 34°C, como nunca fez.

Cuidado pessoal com as informações...

 

DADOS DOS AEROPORTOS (METAR):

 

São José do Rio Preto:

17/06: 29°C;

16/06: 31°C;

15/06: 31°C;

14/06: 31°C;

13/06: 30°C;

12/06: 31°C;

11/06: 31°C;

10/06: 30°C;

09/06: 31°C;

08/06: 30°C.

 

Prudente:

17/06: 31°C;

16/06: 32°C;

15/06: 33°C (dia que quase quebrou recorde);

14/06: 31°C;

13/06: 31°C;

12/06: 32°C;

11/06: 31°C;

10/06: 32°C;

09/06: 31°C;

08/06: 31°C.

 

OBS: Estas temperaturas estão em +4°C, +5°C em relação ao normal.

 

 

Edited by Maicon
  • Like 10
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Madrugada mais fria aqui em Matão desde 5 de junho. Hoje a mínima foi de 12,9°C na Defesa Civil (dentro da cidade, na Prefeitura), e 13,1°C na Fazenda CSL, no distrito de São Lourenço do Turvo. Neste mês, as anomalias estão em +2,9/+5,0 por enquanto, e apenas 1 dia até agora teve mínima abaixo da média; nas máximas, todos até o momento tiveram, pelo menos, +2,5 de anomalia. 

 

No centro e nordeste do estado de SP, o vento soprou fraquinho de Nordeste/Leste, mas quase a noite toda. As baixadas mais protegidas ainda tiveram uma madrugada fria. As menores foram de 5,3°C em Terra Roxa, 5,5°C em Itirapina e 6,5°C em Limeira.

 

4m5t8tj.png

 

Os modelos ainda oscilam sobre um possível resfriamento mais acentuado a partir do dia 24, mas o modelo ECMWF por exemplo sequer enxerga anomalias negativas duradouras aqui (duraria apenas algumas horas). Pela 00Z, segue quente até o fim da grade, inclusive na saída de controle.

 

aaieY3d.png

 

O ensemble indica alguma queda no Sul e parte do Sudeste somente no início de julho. Vamos acompanhando.

 

  • Like 18
  • Thanks 8
Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso no RS, segue a atuação da "frente do dilúvio". 

 

WRF 24h (entre 15h de hoje até 15h de amanhã):

wrf_chuva_acum_rs_24h_00z_43.thumb.png.fd566c76f7e14b4ba1fccee7808a8357.png

 

Multimodels até que concordando com o WRF em relação ao posicionamento da chuva, apenas um pouco mais a sul:

multimodels_chuva_acum_24h_d02_00z_17.thumb.png.735d3fbf858563b3687b91682d5d21c2.png

 

O que é bom ficar atento, é que em todos os últimos eventos, a chuva tende a se posicionar mais a leste, pegando o sul de SC e as bacias do Taquari.

 

  • Like 5
  • Thanks 1
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

Em 18/06/2024 em 07:21, Juzinho disse:

Rip MP para o Sudeste nesse mês de Junho hehe ...

Os meus dois meses preferidos climaticamente no ano (Maio e Junho), foram decepcionantes. 

Por mim pode dar fim ao outono/inverno de 2024 .

 

Os meus preferidos sempre foram justamente julho e agosto. Acredito que agosto possa trazer boas surpresas agora julho continua me gerando dúvidas. Pode ser que tenhamos ainda  esse padrão de bloqueio que estamos tendo agora ou entao julho já comece a sentir no mínimo os efeitos de um pacífico equatorial neutro o que seria, imagino eu, muito mais favorável que sob efeito de águas mais quentes de El Ninõ... Sob efeito de La Ninã infelizmente descartado para julho... 

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

São Paulo vem tendo uma manhã com bastante sol.

 

Com isso, as temperaturas estão subindo e já temos entre 22 e 24 graus em toda a cidade nas estações do CGE.
As mínimas ficaram entre 7,4 graus na Capela do Socorro (baixada em uma área parcialmente urbanizada) e 17 graus nos locais mais quentes.

 

Assim como ontem, temos os ventos soprando com um pouco de força do continente com a velocidade ultrapassando os 20 km nas últimas 2 horas no aeroporto de Congonhas.

 

qS4zrFj.png

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 18/06/2024 em 10:02, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

Os meus preferidos sempre foram justamente julho e agosto. Acredito que agosto possa trazer boas surpresas agora julho continua me gerando dúvidas. Pode ser que tenhamos ainda  esse padrão de bloqueio que estamos tendo agora ou entao julho já comece a sentir no mínimo os efeitos de um pacífico equatorial neutro o que seria, imagino eu, muito mais favorável que sob efeito de águas mais quentes de El Ninõ... Sob efeito de La Ninã infelizmente descartado para julho... 

Quer apostar que setembro vem a onda de frio mais forte do ano?

🤡🤡🤡 Não duvido nem um pouco...

  • Like 3
  • Haha 6
Link to comment
Share on other sites

Em 18/06/2024 em 10:22, Maicon disse:

Quer apostar que setembro vem a onda de frio mais forte do ano?

🤡🤡🤡 Não duvido nem um pouco...

Setembro é meu aniversário, seria o melhor presente kkkkkkkkk... Setembro é um mês de extremos e pode ser que venha coisa boa sim principalmente já sob influência de La Ninã... Vou até salvar esse post kkkkkkkkkkkkk

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 18/06/2024 em 10:22, Maicon disse:

Quer apostar que setembro vem a onda de frio mais forte do ano?

🤡🤡🤡 Não duvido nem um pouco...


Eu aposto fortemente nessa possibilidade, viu. Esse ano tem cheio de padrão 2002, 2006, 2008…não pelas condições oceânicas , mas por esse padrão de bloqueio eterno no Sudeste que se rompeu justamente no fim do inverno. Para mim, o que vai acontecer é que vamos perder nossa melhor época de inclinação do sol e duração da noite, infelizmente, mas o frio mais forte já vai vir perto do equinócio (para ódio de muitos). 

  • Like 6
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.