Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 08/30/22 in all areas

  1. Pessoal, se setembro for um mês ameno e mais chuvoso em relação aos anos anteriores, agradeçam a mim! A responsabilidade é toda minha! Eu explico: Na Sexta-feira eu comprei um climatizador enorme para colocar aqui em casa, já esperando um calor daqueles, porém, foi só eu comprar que pelo visto meu investimento não vai ser tão utilizado a princípio. A bolha de ar quente arregou, ficou com medinho agora que eu to preparado! 😎
    19 points
  2. Pra não perder o costume: Ansioso pra sentir -30ºC em breve. Moscou é aqui e Urupema que se cuide.
    17 points
  3. Mapas das temperaturas das 12z do GFS para os próximos 15 dias mostra uma situação diferente do que aquela que vem sendo observada nos últimos finais de agosto/início de setembro, ou seja, temperaturas médias mais baixas. No segundo mapa, nota-se a pouca abrangência daquela mancha com tons de cinza no centro norte do país, atingindo mais o TO.
    17 points
  4. Início de noite gelada na porção mais ao leste do sudeste. No condomínio Aldeia da Serra (Santana do Parnaíba RMSP), 6,4°C agora. A máxima foi pela manhã mnha com 13.0°C. Durante a tarde temperaturas variaram entre 9 e 11°C. Em Londrina entre 12 e 13,5°C. Vento frio e baixa ST. Em Varginha, no miolo do Sul de MG, a mesma temperatura com vento. Em Maria da Fé e terras altas da mantiqueira em breve teremos alguns locais sub-5°C. Evidentemente o Charco em Delfim Moreira já está abaixo disso há algum tempo.
    16 points
  5. Rajadas Máximas: 100,44 km/h no Morro da Igreja 77,4 km/h em Laguna/Cabo de Santa Marta 70,4 km/h em São Francisco do Sul/Ilha da Paz > Máximas poderosa no Morro da Igreja hoje. Salvo engano, é o segundo menor valor do ano, e o menor valor do inverno.
    15 points
  6. Noite chegando ao fim com temperaturas bem baixas em São Paulo. Extremo sul, com sub-10 (em noite de céu encoberto). Imagem da câmera desse momento.
    14 points
  7. voltando ao tópico, seguimos com o tempo frio aqui as 11h marcando 16.6°c no INMET forte Copacabana.
    12 points
  8. Sobre isso de sensação térmica, aqui no Rio acontece algo interessante, com essas incursões polares, nas áreas mais continentais da região metropolitana, é comum a temperatura cair até os 16° C por volta das 23h, como não sou mentiroso e confesso que gosto da boemia, Eu costumo sair muito durante a noite/madrugada, chega ser INACREDITÁVEL como as pessoas literalmente saem pelados de casa igual no verão, e passam um FRIO DA POR@@ mas não botam um casaco ou um tênis/bota, é bizarro pra mim numa noite ventosa e fria (para nossos padrões abaixo dos 19°/18°c), alguém sair de Sandália e camisa, e ir embora depois de pouco tempo reclamando do "frio", a ponto de muitas amigas já terem pedido meu casaco emprestado. Aqui no RJ geralmente são as meninas que saem assim, os homens no mínimo de Frio, já querem puxar um casaco Megazord do armário.
    12 points
  9. Amanhecer de sábado (27/08) foi gelado por aqui. Estação automática de São Gonçalo-PB, a oeste, teve mínima de 16,8°C, e hoje ela também registrou uma boa mínima, 17,6°C. São bons valores se tratando de fins de agosto. Nessa época do ano isso é o máximo de reporte de condições de tempo que trago do sertão, já que não ocorre nada. Ainda tenho que postar os resumos mensais que estou devendo desde março daqui, farei isso até o final da semana.
    12 points
  10. Como eu gostaria q pelo menos 30% dos meus contatos do whatsapp escrevessem assim como vc... Tudinho numa "carreira" só! 🙂✅ Mas não... 95% deles escreve Frases de Duas ou 3 palavras e eu fico Louco da vida Com isso Porque recebo 50 msgs Que caberiam numa única msg apenas 😠 Eu concordo com o teu raciocínio. É uma chatice carregar casaco o dia inteiro só pq precisou durante 10 min pela manhã. Em Curitiba é um pouco mais útil, pois geralmente está frio (17°C com vento me incomoda). É bem complicado mas ainda assim é melhor do q a época em q vivíamos no Paleolítico e tínhamos q matar um urso pra usar a pele (fedorenta) como casaco. Ou nas guerras na idade média com armaduras q nunca saíam do corpo da pessoa. Nós somos muito frouxos, essa é a verdade. É só um casaco! 🙈
    11 points
  11. Aqui na cidade de São Paulo há um fato curioso que não sei se ocorre em outros locais. Em dias de frio mais ou menos fraco, as pessoas se vestem mais pela "cara" do tempo do que pela temperatura. Por exemplo, numa manhã ensolarada de céu limpo com 12/13°C se vê muita gente de mangas curtas, mulheres de saia/vestido, etc. Se amanhecer 17/18°C com céu nublado, a grande maioria está com algum agasalho, leve que seja. Outra coisa aqui em Sampa que é complicado são os dias com muita variação térmica, geralmente em final de agosto e setembro. Por exemplo, sair de casa cedinho com 8°C e durante o dia chegar a 22/23°C. Começa algo que o pessoal aqui geralmente detesta e costuma chamar de "efeito cebola", isto é, ter que ir tirando as roupas conforme vai esquentando. Alguns/algumas, por não ter que ficar carregando, acabam ficando com algum agasalho mesmo durante o dia. Neste último caso, quem é de fora e vê... não entende nada. Aí, chega no final da tarde, vem a "viração": a temperatura despenca de 23/24°C para 16/15°C, às vezes em menos de 2 horas com a entrada da brisa marítima. O céu fica rapidamente encoberto, a umidade sobe de 25/30% para 80/85%. Acho que não existe um morador de Sampa que nunca foi pego nesta situação sem agasalho. E aí passa frio mesmo. É bom observar que esta mudança do final de tarde é típica dos planaltos lestes, próximo ao litoral e à serra do Mar, do RJ ao RS. Não é exclusividade paulistana. Para mim, é bem mais fácil de administrar o que as pessoas vestir num dia inteiro frio do que num dia com essas variações térmicas. ------------------ Para não fugir do monitoramento, Sampa teve noite e madrugada com muitas nuvens a nublada, com garoas que iam e voltavam. Principalmente nas áreas mais ao sul, mais próximas da serra do Mar. Os ventos marítimos não cessaram o tempo todo. Por esse motivo, as mínimas foram bem parelhas, Mirante: 9,7°C Interlagos: 9,6°C IAG: 9,2°C CGE-Marsilac: 8,4°C
    11 points
  12. 29/08/2022 - Mínimas ❄️🌧️ 15,1°C - Ecologia Agrícola/Seropédica 15,2°C - Jacarepaguá/Rio de Janeiro 15,3°C - Xerém/Duque de Caxias 15,5°C - Vila Militar/Rio de Janeiro 15,6°C - Silva Jardim 15,8°C - Forte de Copacabana/Rio de Janeiro 16,2°C - Marambaia/Rio de Janeiro 16,2°C - Barreto/Niterói 17,3°C - Arraial do Cabo INMET
    11 points
  13. Isso de fato acontece e o contrário também. Tem um fator que não foi mencionado mas que pelos relatos dos outros e pela minha própria experiência é o preponderante. Roupas de frio incomodam e incomodam tanto mais quando a pessoa não está acostumada com elas ou quando elas são inadequadas ou pouco práticas. Em locais onde o frio constante praticamente inexiste como aqui, esse comportamento é muito comum. A pessoa está num ambiente interno ainda quente e sabe que durante o dia vai esquentar, mesmo que de manhã esteja frio, então ela prefere suportar o frio, se ele não for muito forte, a ter que carregar uma blusa o dia inteiro ou passar um pouco de frio a se dar ao trabalho de colocar uma blusa para ir e voltar da padaria e ter que tirar de novo quando voltar para casa. Sou, ou era desses até que tive que morar em SP kkk. No começo segui com o mesmo raciocínio e comportamento até que quase adoeci e me dei conta do know how dos locais para lidar com os dias frios que continuam frios e não esquentam. Uma blusa fina por cima da camisa, uma casaco mais grosso, outro de meia estação etc e infinitas combinações para lidar com dias mais e menos frios, com ambientes mais ou menos aquecidos e com dia que começam frios e terminam quentes e vice-versa, tudo isso acompanhado de um guarda chuva porque ao contrário daqui vc pode se deparar com um dia frio e chuvoso ou garoento, coisa rara aqui no interior. Mesmo assim eu usava menos blusas que os locais pq preferia passar frio entre o trabalho e a estação de metrô a passar calor dentro do trem. E aqui tenho ocasião de falar do contrário que também ocorre. Assim como tinha gente que se encapotava com a primeira lufada de ar frio e depois ia se acostumando e usando menos blusas mesmo quando estava frio de verdade, também haviam aquelas pessoas que esqueciam de tirar as blusas uma semana depois de ter esquentado. Pessoas a serem evitadas nos vagões do metrô, pq tem cheiro de mendigo mesmo não sendo um.
    11 points
  14. Aqui somos mais comedidos.. Isso q estava 10°C com muito vento!
    11 points
  15. Mínimas região de Londrina: • Rolândia - Sitio Tapir (baixada zona rural/622m): 5,9°C. • Londrina - Distrito de Lerroville (encosta/ zona rural 734m): 6,2°C. • Arapongas (encosta zona urbana 778m): 7,2°C. • Londrina - Fornarolli Ciência Agrícola (Topo/ limite zona rural vs urbana 583m): 7,7°C. • Londrina - Bairro Inglaterra (ebcosta zona urbana 580m): 9,1°C • Londrina - Fazenda Alto Alegre (458m): 10,3°C • Sertanópolis - Fazenda Santa Terezinha (baixada 377m): 10,8°C. No Iap/Simepar não consegui confirmar, mas ficou na casa de 9.0/9,5°C se não engano.
    11 points
  16. Aqui eu tenho 2 máximas abaixo de 20°C no ano 😎 O ar frio começa a influenciar a RMBH. Nesse momento (23h50), faz 15°C em BH, que é a mínima (invertida) do dia e aproximadamente 7 graus a menos que ontem no mesmo horário.
    11 points
  17. Boa noite a todos! Chego em casa do trabalho agora e sou presenteado com a seguinte leitura de minha estação meteorológica Sim, é isso mesmo... Temperatura de 11,3˚C o que representa exatos 11,3˚C de queda em relação a ontem neste mesmo horário, que , pelas contas, marcava 22,6˚C. Peculiaridades deste inverno de 2022. Extremos de hoje até agora: 11,3˚C/ 19,2˚C. A mínima do dia tem sido renovada desde as 15h50min, mostrando a forte advecção de ar frio em curso. Vejamos até quanto baixa até a meia noite.
    11 points
  18. Agora sim, pessoal. Advecção polar (carinhosamente também chamada de “Advequistão”) bombando por aqui, e pela madrugada chegaremos aos 4/5 graus em 850hpa. Demorou um pouco para o ar polar chegar efetivamente, fato que gerou uma máxima morna de 21,8C na minha estação e 19,2C no Alphaville. Mas a partir das 15h o frio ganhou força e o vento aumentou, agora já estamos com 13,7C na baixada e 11,2C no topo, com sensação menor devido ao vento (mas com certeza não se equipara aos -20C de sensação que a gélida BH experimenta em toda entrada de ar frio). Expectativa de boa máxima amanhã , caso as nuvens consigam segurar a insolação.
    11 points
  19. Infelizmente acho que não mudou nada...ao menos não fiquei sabendo se mudou. Hoje o frio foi forte nas partes mais baixas, 2,2ºC lá no Wolfgang e 2,8ºC na Epagri em Itapiranga. Aqui (Iporã do Oeste), a Linha Taquarussu teve 1,1ºC hoje, a meros 310m de altitude. Essa MP surpreendeu na baixitude aqui, ontem de noite e hoje de madrugada tinha vento leste moderado, 30-40km/h de rajada aqui no alto, esses vales fundos do rio uruguai gostam disso, pois não forma nevoeiro, ou demora bem mais pra formar. Entardecer ontem... 00z do euro para o dia 4
    10 points
  20. Aqui não costumo carregar casaco. Isso pode acontecer nos dias de sol e geada, quando ocorre uma grande amplitude térmica. No começo da tarde você começa a sentir calor todo encapotado, mas não dura muito, no final da tarde o frio volta com força.
    10 points
  21. Eita ! Conheço todos três: 2 de Teresina e o mais magro de Fortaleza...kkk
    10 points
  22. A mínima foi de 11,7°C durante o início da madrugada em Eldorado. A chuva se mostrou presente neste início de manhã, ontem foram 0,6 mm e hoje, até agora, foram 1 mm. Neste momento temos sol entre nuvens e faz 18,7°C | 83,7%. Na região, nenhum destaque nas mínimas, em geral, todas ficaram na faixa dos 8°C - 10°C. As que mais se sobressaíram foram Barra do Chapéu (862 m | CIIAGRO) com 6,1°C e Itapirapuã Paulista (~576 m | CIIAGRO) com 6,6°C.
    10 points
  23. Tipo digo assim , o primeiro frio do ano lá pra abril maio quando faz 10 C todo mundo sente . Já agora no fim do inverno por já ter feito mais dias de frios ,a impressão que passa que os 6 C de hj são superiores aos 12 C do começo do inverno. Pode ser maluquice minha , mas tenho essa percepção. É mesma coisa que fazer 12 C em dezembro , todo mundo estranha . Não sei se fui claro .
    10 points
  24. Aguarde a próxima MP, a sensação de -50°C virá ! Bom, nenhuma cidade brasileira se aproxima da sensação térmica absurda de BH, mas até que a manhã por aqui tem sido fria também. Tivemos boas mínimas de 08,7°C no INMET, 09°C no Alphaville e 11,4°C no Bandeirantes, sempre com vento. A estação de Ibitipoca acusou 08°C e sensação térmica média de 6°C durante a madrugada. Bom frio de ADVEQUISTÃO.
    10 points
  25. Frio também foi destaque nesta manhã por aqui com apenas 5.9°C mas o vento junto aumentou essa sensação de frio. Realmente agosto vem se destacando por manhãs frias, são 18 mínimas sub 10°C e com poucos dias de calor mais intenso. No momento temos 15°C e segue o vento frio predominando.
    10 points
  26. Já estive em cidades bem frias para padrões brasileiros, como Bariloche, e a população lá se agasalha muito bem, mesmo numa tarde de sol e temperatura máxima chegando aos 17ºC em um dos dias que estive lá. Fazendo uma comparação, na onda de frio de maio desse ano, tive aqui dias bem parecidos com o que vivi lá (variação de 6C a 17ºC) percebi que eles se agasalharam até mais que nós - provavelmente por terem roupas mais apropriadas. . . Apesar da mudança mais suave em relação a áreas mais ao sul, a temperatura caiu e o amanhecer de hoje teve sensação térmica bem diferente do de ontem. Mínimas pela cidade: 12,6C Pampulha (850 m) 12,2C centro (915 m) 9,3C Buritis (1200 m) Essas temperaturas vieram com rajadas de vento de até 42km/h na Pampulha e 91km/h nos bairros serranos da capital agora de manhã.
    10 points
  27. Isso foi cogitado em dado momento histórico, por incrível que pareça. Quando houve o boom do café em SP na segunda metade do século XIX a capital, Santos e Campinas tinham quase a mesma população com vantagem das duas últimas, uma porque era o porto que escoava essa riqueza e a outra porque estava no centro da zona de expansão do café, sobrando para São Paulo apenas a vantagem de ser a capital do estado. Porém houve uma epidemia de febre amarela e nessa a capital se deu bem porque o clima mais frio era menos favorável ao mosquito vetor da doença e foi nesse época que o grandes capitalistas do estado se concentraram lá em busca de um clima mais salubre. Não há consenso entre os historiadores mas esse evento contribuiu para que a capital de SP se tornasse o que é pois a concentração do capital ali permitiu que num segundo momento, com a chegada dos imigrantes estrangeiros e o seu know how, houvesse o surto de industrialização autóctone que transformaria SP no maior centro industrial do hemisfério. Esse fato, curiosamente, havia sido predito por um visitante estrangeiro quase um século antes, pois segundo ele, o clima mais ameno do planalto era mais favorável ao trabalho pesado da indústria. Verdade ou não o fato é que com a industrialização e o entusiasmo crescente da elite paulista no começo do século passado, quando a ferrovia Santos-Jundiaí já dava sinais de saturação, houve quem propusesse trazer o porto até São Paulo!!! mediante a construção de um canal que, por meio de um sistema de eclusas serra acima, se conectaria com um anel hidroviário no entorno da capital. Dessa idéia desvairada, que poderia até ser exequível do ponto de vista da engenharia mas que certamente seria anti-econômica, restou como lembrança apenas um farol, sim um farol, no alto de um morro no Jaguaré, em plena zona oeste de SP. É off mas não deixa de ser interessante constatar como o clima também teve sua influência para que a nossa maior cidade fosse SP e não Santos ou Campinas.
    9 points
  28. Aqui no meu estado chega a ser engraçado, basta qualquer friagem chegar e algumas pessoas se vestem como se tivesse na serra catarinense, gaúcha. Inclusive até nas friagens mais fracas. Outra curiosidade é ver algumas pessoas usando moletom e japona nas invernadas que ocorrem na estação chuvosa, já vi muitos usarem na capital, Chapada e cidades do interior.
    9 points
  29. Frio no Rio de Janeiro, após uma madrugada com chuvisco tempo melhorando, agora chove moderado no meier, às 6h tínhamos apenas 14 graus aqui no bairro de Inhaúma, agora são 8h40 chove e meu termometro acusa 16 graus com ar úmido a sensação térmica e de apenas 13 graus, hoje já vi várias pessoas de gorro luva e tudo mais kkkkk ao vim do trabalho, até aquela funacinha na boca tava saindo, o que se falava frio e mais frio na rua kkkk
    9 points
  30. Actualmente tenemos una noche fria y despejada, pero no tan fria como ayer, 6,1°C en la estacion Melilla, 7,7°C en la estacion Prado a la medianoche:
    9 points
  31. Las temperaturas extremas del dia lunes fueron las siguientes en la estacion Melilla de Montevideo: En la estacion Prado se registraron extremos de 13,7°C y 4°C. Madrugada y mañana muy fria, con heladas en las zonas menos densas de la ciudad. Posteriormente tuvimos una jornada soleada, seca, absolutamente despejada,con cielo celeste turquesa, muy agradable y estimulante para disfrutar al sol.
    9 points
  32. O ponto de congelamento do gelo (0˚C) é maior que o das células vegetais (algo abaixo de zero). Então o gelo protege a planta de um mal maior, que seria o congelamento de seus tecidos, que é ao menos postergado com a proteção do gelo. Em suma, o gelo permite um resfriamento mais lento das plantas, evitando muitos graus abaixo de zero no tecido celular, o que pode ser fatal para a planta (=geada negra).
    9 points
  33. A capa de gelo não deixa a temperatura do caule descer na mesma proporção q a temperatura do ar. Mesma coisa com a proteção dos Iglus (casinhas de gelo no Ártico). Lá dentro é até quentinho (não acredito muito nisso kk)
    9 points
  34. Sim, as 3 capitais mais frias do Brasil são: 1 - Curitiba / PR 2 - Porto Alegre / RS 3 - São Paulo / SP
    8 points
  35. É sério? Por aqui o pessoal (os homens) se agasalha bastante também. Nunca ouvi ninguém comentar sobre não se agasalhar ser sinal de virilidade kk acho que pq talvez os invernos sejam mais longos o pessoal se acostuma, sei lá, e desde criança a somos ensinados a nos agasalharmos bem.
    8 points
  36. Eu já entre nesse tópico, e um forista da serra catarinense também. Mesmo o cidadão pobre de Maringá tem suas roupas de inverno, é impossível viver lá sem. É uma questão cultural, o sujeito se sente até mais "macho" mostrando para os outros que não se sente frio (mas congelando na verdade), pode ver que tem bem menos mulheres que fazem isso. Tem o fator da ignorância também, enfim.
    8 points
  37. Acho que o que mais altera a sensação de frio no fim do inverno é que os dias já estão perceptivelmente mais longos. Por aqui o sol nasceu às 6h42m hoje. Em Junho o sol nascia às 7h19m. Ou seja, para quem sai de casa às 8h no fim de Agosto/Setembro, o sol já terá nascido há uns 40 minutos a mais do que no mesmo horário em Junho e início de Julho. Dá pra perceber o sol mais alto. Aí, dependendo da velocidade do aquecimento após o nascer do sol, uma mínima baixa pode não ser tão bem sentida nesta época do ano como seria a mesma mínima no auge dos dias curtos do inverno.
    8 points
  38. Excelente mínima para Maringá, deu até um pouco de inveja. Em relaçao as pessoas, não é costume, é falta de noção mesmo. Mesmo em países frios, com uma temperatura assim, o cidadão usaria calça e ao menos uma jaqueta leve, hahaha.
    8 points
  39. Ótimo número de máximas sub-20. Na Argentina, Buenos Aires deve ser considerada uma cidade amena, mas para nossos padrões estes números seriam de algumas das cidades mais frias do Brasil. Por curiosidade, calculei a quantidade de máximas sub-20 na capital brasileira mais próxima, Porto Alegre, e contei 61 máximas. Nada mal, mas é uma considerável diferença. E agora que Setembro se aproxima, os números não devem aumentar muito mais do que isso, ao menos não em Porto Alegre, se chegar a 70 sub-20 no ano tá ótimo.
    8 points
  40. Um quadro nada incomum por lá: a região do Morro da Igreja é açoitada por rajadas úmidas (100 km/h) e fica com céu totalmente encoberto. No Morro das Torres, bem mais afastado do costão, céu limpo e geada severa pela manhã.
    8 points
  41. Chegamos a 6,7 C em Maringá , o frio surpreendeu. Tem um porém esses 7 C, são diferentes no fim inverno ,.por estarmos mais acostumados , está bem de boa. Tinha gente de bermuda e camiseta com essa temperatura na rua hoje cedo.
    8 points
  42. Aqui chegou a 7.9 ainda antes da noite, nublou tudo e a temperatura ficou "congelada" por horas. Agora tenho 8.3, aos poucos subiu uns décimos, mas creio que noite adentro volte a cair em ritmo conta-gotas.
    8 points
  43. Eita...oq aconteceu para essa maxima tao diferente no morro da igreja e morro das torres
    8 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.