Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
ricardosilva

Monitoramento e previsão Europa - 2020

Topic will be automatically locked at 02:00 AM

Recommended Posts

Janeiro inicia-se com um dia tipicamente londrino aqui em Paris. Neblina constante desde cedo com traços de garoa inapreciavel. A mínima ficou em torno de 0°C na cidade e ainda não passou de 4°C nessa tarde.

Mesmo assim os turistas (e alguns franceses também) estão nas ruas e nos jardins, como o de Luxemburgo (foto abaixo), de onde falo agora.

IMG_20200101_161718.thumb.jpg.bb098e4c1653e2fd456340e8558e058d.jpg

• Like 8
  • Thanks 1

Dias de inverno bem fracos em Moscou pela frente. Serão várias positivas e mínimas que ficarão até 4ºC acima da média histórica das máximas:

2107065059_Semttulo.png.50135085b3d1f05dd211d71432cb6b8d.png

• Like 1
  • Thanks 1
  • Sad 1

Segue bem fraco também o inverno aqui em Londres, as máximas nos últimos dias ficaram entre 8 e 12 e nenhuma mínima baixou de 4, tendo dia com amanhecer com 11°C (poderia ser um amanhecer de inverno no Rio de Janeiro!), para os próximos dias pode fazer até 14°C por aqui, ou fevereiro vai compensar ou esse vai ser um dos invernos mais fracos da capital britânica

• Like 1
  • Sad 1

Olá pessoal, eu já tinha uma conta aqui no fórum mas desde que deixei o Brasil em 2016 eu acessava o fórum algumas vezes só como visitante.

Pois bem, esse inverno aqui em Bratislava está sendo relativamente "quente" comparado aos últimos 3 invernos que passei aqui. Até agora só tivemos 1 episódio de neve em dezembro e ontem acredito que tenha sido o dia mais frio do ano (em média) em que a máxima ficou em -2°C com uma neblina densa na maior parte do dia proporcionando imagens muito bonitas da vegetação congelada, mas hoje a temperatura durante o dia já alcançou 8°C e tem previsão de chuva para esta noite. Este inverno está sendo assim, uma gangorra nas temperaturas. O pessoal aqui está comentando bastante sobre esse inverno atípico e muitos já me disseram para me preparar que alguma hora o frio vai ter que compensar. Veremos...

Vou deixar aqui uma foto que tirei ontem 

IMG_0697.JPG

• Like 14
  • Sad 1

Posted (edited)

Como foi 2019 em Moscou:

20200104_213324.jpg

E 2020 já não começou muito bem: a capital russa já registrou máximas positivas nos cinco primeiros dias do ano(a máxima até o momento é de +2°C em duas ocasiões). As mínimas, entretanto, foram todas negativas(a menor até o momento é -3°C).

Edited by Darley
  • Like 1

14 horas atrás, Lucas Borges disse:

Olá pessoal, eu já tinha uma conta aqui no fórum mas desde que deixei o Brasil em 2016 eu acessava o fórum algumas vezes só como visitante.

Pois bem, esse inverno aqui em Bratislava está sendo relativamente "quente" comparado aos últimos 3 invernos que passei aqui. Até agora só tivemos 1 episódio de neve em dezembro e ontem acredito que tenha sido o dia mais frio do ano (em média) em que a máxima ficou em -2°C com uma neblina densa na maior parte do dia proporcionando imagens muito bonitas da vegetação congelada, mas hoje a temperatura durante o dia já alcançou 8°C e tem previsão de chuva para esta noite. Este inverno está sendo assim, uma gangorra nas temperaturas. O pessoal aqui está comentando bastante sobre esse inverno atípico e muitos já me disseram para me preparar que alguma hora o frio vai ter que compensar. Veremos...

Vou deixar aqui uma foto que tirei ontem 

IMG_0697.JPG

Eu estive em Bratislava no final de 2017, eu amei a cidade, que bom vê-la no fórum. Nos dois dias que estive, o primeiro variou de 0°C a 4°C e o segundo já esquentou mais, chegando a 10°C a tarde, mas logo esfriando. Peguei um céu azul muito bonito.

• Like 2

5 horas atrás, Guto Cesar disse:

Eu estive em Bratislava no final de 2017, eu amei a cidade, que bom vê-la no fórum. Nos dois dias que estive, o primeiro variou de 0°C a 4°C e o segundo já esquentou mais, chegando a 10°C a tarde, mas logo esfriando. Peguei um céu azul muito bonito.

Eu lembro bem do inverno 2017/18. A primeira quinzena de dezembro foi relativamente fria mas a época do natal e ano novo foi bem ameno, inclusive a temperatura chegou a 14°C no dia do natal e continuou assim sem graça por um bom tempo, o fato mais marcante daquele inverno foi em fevereiro quando o chamado "beast of the east" atingiu a europa e se não me engano tivemos dias em que a máxima ficou na casa de -10°C. 

Inclusive no dia 5 de Janeiro de 2019 a exatos um ano atrás tivemos uma noite com bastante neve trazendo um pouco de caos para a cidade na manhã do dia seguinte.

• Like 1

2 horas atrás, Lucas Borges disse:

Eu lembro bem do inverno 2017/18. A primeira quinzena de dezembro foi relativamente fria mas a época do natal e ano novo foi bem ameno, inclusive a temperatura chegou a 14°C no dia do natal e continuou assim sem graça por um bom tempo, o fato mais marcante daquele inverno foi em fevereiro quando o chamado "beast of the east" atingiu a europa e se não me engano tivemos dias em que a máxima ficou na casa de -10°C. 

Inclusive no dia 5 de Janeiro de 2019 a exatos um ano atrás tivemos uma noite com bastante neve trazendo um pouco de caos para a cidade na manhã do dia seguinte.

Sim, o inverno foi xoxo, mas melhor que esse de agora. Eu passei os dias 26/12 e 27/12 aí. Eu consegui pegar neve bem fraca só uma noite em Dublin, e dois dias depois que fui embora caiu uma tempestade de neve lá em março de 2018, algo nada comum pra cidade, tipo essa aí do vídeo.

Imagem

• Like 1

Janeiro de 2020 segue com temperaturas acima da média da França, e também no restante da Europa de um modo geral.  Nos próximos dias a temperatura vai ficar mais próxima da média na França, mas semana que vem volta a esquentar, e ainda não há uma onda de frio no horizonte de previsibilidade razoável.  Isso depois de um dezembro que registrou uma anomalia nacional de +2,4ºc, e foi o quinto mais quente desde 1899 no país (dezembro de 2015, com + 3,9ºc de anomalia, foi o mais quente).

O ano de 2019 foi o terceiro mais quente desde 1899, com anomalia nacional de +1,1ºc, ficando atrás apenas de 2018 (+1,4ºc) e 2014 (+1,2ºc).  Janeiro (-0,3ºc) e maio (-1,1ºc) foram os únicos meses de 2019 que ficaram abaixo da média na França, sendo a anomalia de janeiro desprezível.  Olhando para cada estação principal da França, todas registraram anomalias positivas de temperatura em 2019, variando entre +0,5ºc (Brest, Biarritz e Lorient) e +1,7ºc (Langres).

A chuva ficou dentro da média em 2019 na França (anomalia nacional de apenas + 1%), mas isto esconde meses muito secos (junho e julho) e chuvosos (outubro e novembro), sendo que no final os extremos se anularam.  Nas principais cidades do país, o volume acumulado no ano variou entre 400 mm (Montpellier) e 1790 mm (Biarritz).

O grande destaque do ano foram as ondas de calor de junho no sul/sudeste francês (46ºc em Vérargues, novo recorde nacional), e a de julho no centro-norte (42ºc em Paris, vários recordes absolutos na França e países vizinhos).

Abaixo: 1- Médias de dezembro desde 1899.  2 – anomalias térmicas do ano de 2019 nas estações principais da França.

plus doux.png

moyenne annuelle.png

Resumos completos:

12/2019http://www.meteo-paris.com/actualites-meteo/bilan-de-decembre-2019-pluvieux-mais-particulierement-doux-03-janvier-2020.html

2019http://www.meteo-paris.com/actualites-meteo/bilan-climatique-de-2019-3e-annee-la-plus-chaude-en-france-03-janvier-2020.html

Edited by Wallace Rezende
  • Like 8

Anteontem tivemos 13°C de máxima aqui em Londres, completamente atípico para a época. Já ontem a temperatura ficou um pouco mais próxima da média, com máxima de 8°C e mínima de 6°C aqui na região de Willesden/ Kensal Green, noroeste londrino . No momento já faz 10°C, nem nove e meia da manhã e o dia já está acima da média. Nos próximos dias pode fazer até 14°C 

• Like 2

O que pode estar causando esse inverno tão ruim na Europa ? Será que teremos alguma compensação mais pra frente ? Veremos.

1 hora atrás, Breno Coimbra disse:

Anteontem tivemos 13°C de máxima aqui em Londres, completamente atípico para a época. Já ontem a temperatura ficou um pouco mais próxima da média, com máxima de 8°C e mínima de 6°C aqui na região de Willesden/ Kensal Green, noroeste londrino . No momento já faz 10°C, nem nove e meia da manhã e o dia já está acima da média. Nos próximos dias pode fazer até 14°C 

Pelo menos tu tá em londres e ainda tem frio, eu sou obrigado a esperar maio para começar a ter uma migalha de frio.

• Thanks 1
  • Haha 1

2019 foi o ano mais quente na Sérvia desde 1951 com média de 12,3 ° C superando 2018 com 12,0 ° C.  

Foi o ano mais quente em Belgrado desde 1888 com média de 14.8ºC, superando 2018 que tinha média de 14.6ºC.  

O mês de Novembro e outono de 2019 foram os mais quentes já registrados.

13 de 15 dos anos mais quentes ocorreram desde 2000.

Imagem

Edited by Felipe F
  • Like 4
  • Sad 1

Em 11/01/2020 em 08:33, Matheus Vinicius disse:

Pelo menos tu tá em londres e ainda tem frio, eu sou obrigado a esperar maio para começar a ter uma migalha de frio.

Cara, abre um tópico só pra se lamentar pq tá meio repetitivo isso já...difícil ouvir um Curitibano reclamar de falta de frio (imagina alguém que mora em Teresina ouvindo isso). Ademais aceite que no Brasil as coisas são assim.

• Like 3

Agora, ricardosilva disse:

Cara, abre um tópico só pra se lamentar pq tá meio repetitivo isso já...difícil ouvir um Curitibano reclamar de falta de frio (imagina alguém que mora em Teresina ouvindo isso). Ademais aceite que no Brasil as coisas são assim.

Acontece que isso não foi uma reclamação, foi uma realidade, a única migalha de frio começa em maio.

Só disse que pelo menos ele está em Londres, eu preferia estar lá do que aqui.

Edited by Matheus Vinicius

Aqui em Bratislava diria que estamos em uma monotonia climática, as temperaturas não estão muito fora do padrão (max 2ºC min -3ºC pra essa época) porém está muito seco, por enquanto em Janeiro só choveu 7,4mm e a média é 45,7mm e as previsões pelo menos pros próximos 10 dias não indicam nada de precipitação, nem chuva e nem neve o que está sendo muito estranho pois nos últimos anos ocorreram vários episódios de neve durante Janeiro e até agora nada, espero que fevereiro reserve alguma surpresa pra nós. 

IMG_2033.PNG

• Like 1

Frio muito fraco para os padrões europeus, várias cidades estão com variação de temperatura facilmente observada no sul do Brasil (inclusive perde para algumas cidades serranas) e que não são nada de outro mundo mesmo aqui para o sudeste:

475596388_Semttulo.png.82298e9abd2a341dd925a64ef72164f0.png

Moscou, na Rússia, continua lutando pra ter sequer uma máxima negativa e, pelos próximos 10 dias, as mínimas continuarão acima da média das máximas. Bem bizarro esse padrão por tanto tempo.

• Like 3

Em dezembro de 2019, Moscou teve apenas 8 horas de sol. Um número muito baixo, mas ainda bem acima dos 0,1 horas(6 minutos) de dezembro de 2017.

https://www.m24.ru/amp/news/obshchestvo/16012020/103776

Só teremos apenas 1 evento de frio significativa em Moscou até o dia 29.

20200119_234234.jpg

Se continuar assim, Moscou terá o janeiro mais quente de sua história. Aliás irá DESTRUIR o atual recorde. Atualmente o recorde de média compensada de janeiro pertence a 2007(-1,6°C). Até o momento estamos com +0,4°C de compensada. Se continuar assim, Moscou terá seu primeiro janeiro em 241 anos de medições com temperatura média compensada positiva.

Espero que fevereiro tenha o frio que Moscou não teve em janeiro. Vamos aguardar.

Edited by Darley
  • Like 1
  • Sad 1

Em 09/01/2020 em 23:14, Wallace Rezende disse:

Janeiro de 2020 segue com temperaturas acima da média da França, e também no restante da Europa de um modo geral.  Nos próximos dias a temperatura vai ficar mais próxima da média na França, mas semana que vem volta a esquentar, e ainda não há uma onda de frio no horizonte de previsibilidade razoável.  Isso depois de um dezembro que registrou uma anomalia nacional de +2,4ºc, e foi o quinto mais quente desde 1899 no país (dezembro de 2015, com + 3,9ºc de anomalia, foi o mais quente).

O ano de 2019 foi o terceiro mais quente desde 1899, com anomalia nacional de +1,1ºc, ficando atrás apenas de 2018 (+1,4ºc) e 2014 (+1,2ºc).  Janeiro (-0,3ºc) e maio (-1,1ºc) foram os únicos meses de 2019 que ficaram abaixo da média na França, sendo a anomalia de janeiro desprezível.  Olhando para cada estação principal da França, todas registraram anomalias positivas de temperatura em 2019, variando entre +0,5ºc (Brest, Biarritz e Lorient) e +1,7ºc (Langres).

A chuva ficou dentro da média em 2019 na França (anomalia nacional de apenas + 1%), mas isto esconde meses muito secos (junho e julho) e chuvosos (outubro e novembro), sendo que no final os extremos se anularam.  Nas principais cidades do país, o volume acumulado no ano variou entre 400 mm (Montpellier) e 1790 mm (Biarritz).

O grande destaque do ano foram as ondas de calor de junho no sul/sudeste francês (46ºc em Vérargues, novo recorde nacional), e a de julho no centro-norte (42ºc em Paris, vários recordes absolutos na França e países vizinhos).

Abaixo: 1- Médias de dezembro desde 1899.  2 – anomalias térmicas do ano de 2019 nas estações principais da França.

plus doux.png

moyenne annuelle.png

Resumos completos:

12/2019http://www.meteo-paris.com/actualites-meteo/bilan-de-decembre-2019-pluvieux-mais-particulierement-doux-03-janvier-2020.html

2019http://www.meteo-paris.com/actualites-meteo/bilan-climatique-de-2019-3e-annee-la-plus-chaude-en-france-03-janvier-2020.html

Já ouvi falar de correlação entre os invernos do Brasil e dos EUA, mas será que tem também correlação com a Europa Ocidental? O dezembro mais frio dessa sequência na França é justamente o de 1933, ano em que Cuiabá teve sua mínima absoluta histórica de 1,2 C, além de temperatura negativa de - 2 C próximo da atual Primavera do Leste, 1933 foi marcado por ondas de frio fortes no Centro-Sul brasileiro, agora o dezembro mais quente da França foi o de 2015, que podemos chamar de o ano sem inverno no Brasil, decorrente do Super El Niño, naquele ano não caiu um floco de neve na Região Sul, Cuiabá não teve sub-15 e Sampa não teve sub-10 no Mirante, ano passado Cuiabá e Paris empataram com o recorde de 42,6 C, por curiosidade Cuiabá fazia frio no dia do recorde parisiense. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 1

Hoje a capital russa teve sua menor temperatura do ano até o momento, "quentes" -6,8°C(normalmente a mínima do ano por lá costuma ficar em torno de -20°C). Ontem teve a sua menor máxima do ano de -1,1°C.

Previsão para os próximos dias em Moscou: parece que o bloqueio que se instaurou por lá finalmente irá se desfazer aos poucos. Previsão é que o frio deve aumentar a partir da semana que vem. Acho difícil baixar de -10 até o final do mês.

20200124_235413.jpg

Edited by Darley
  • Like 2
  • Thanks 1
  • Sad 2