Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2019

Topic will be automatically locked at 02:00 AM

Recommended Posts

Chuva forte na zona sul de SP, 65mm até agora e contando.

image.png.0cef4ec8936e5c48aaa936b9f2520715.png

Edited by luizfbonfim
  • Like 3

4 minutos atrás, Tavares disse:

Assustadora a quantidade de curto circuitos que observo nesse instante no horizonte sentido SBC. Não sei se devido ao vento ou se a queda de raios na rede faz com que transformadores explodam.

Penetração de água e raios podem causar explosões nos transformadores...Aqui na ZN também vi um explodindo.

Agora a noite a temperatura tá variando bastante na cidade, dependendo de onde está chovendo ou não.

23h CGE:

Penha 25,5º

S. Miguel Paulista 24,9º

Marsilac 23,0º

Sé 21,8º

Pirituba 20,4º

Santo Amaro 18,2º

• Like 1

12z de hoje do europeu melhorou bem o acumulado de chuva previsto para os próximos 10 dias.

O problema é se isso se manterá nas rodadas seguintes.

wnyw93q.png

• Like 3

Fiquei surpreso com essa chuva que ocorreu em parte da cidade. Tem alguns bairros que acumularam mais de 50mm especialmente na Zona Sul (um desses bairros da ZS choveu mais de 50mm em  apenas 1 hora, um dilúvio).

Mas aqui na Zona Norte, no bairro onde eu moro, nem sinal de chuva(apenas aumento de nuvens).

1 hora atrás, ricardosilva disse:

Penetração de água e raios podem causar explosões nos transformadores...Aqui na ZN também vi um explodindo.

Falando nisso, a cidade de São Paulo não está preparada para receber tantos raios. A estrutura no Brasil (e também na República Democrática do Congo) não aguenta uma descarga elétrica; cidades como Hong Kong, Singapura, Tóquio são cidades muito bem preparadas para isso. 

A incidência de raios na cidade de São Paulo (por número total anual) é maior que a de alguns países (especialmente da Europa). E Lima (Peru) não há essa incidência (porque tem um detalhe: combinação de calor e umidade em Lima não é sinônimo de chuva porque a corrente de Humboldt não deixa formar as temidas nuvens Cumulonimbus).

Edited by Darley
  • Like 1

Nesta quinta dia 10 foi a PRIMEIRA tempestade digna de nota desde que começou o calorão, ao menos na região central de Blumenau e a primeira que realmente trouxe um alívio.

A coisa ta tão M que 23ºC que é a média da temp mínima faz parecer que está bem agradável.

Mais uma noite muito abafada por aqui. Só molhou o chão de manhã e de tarde, e tivemos relâmpagos agora à noite.

Tenho 25,7° com 75%. POA é o ponto mais quente da totalidade da Região Sul. Tudo dentro da normalidade, portanto.

Aqui tive 24,0 a 34,7 das 0h às 24h, horário de Brasília.

Com a chuva razoável, por volta de 1h da manhã, chegou a 22,5.

740 metros de altitude desperdiçados com sucesso! \o/

5 horas atrás, LuluBros disse:

Aqui tive 24,0 a 34,7 das 0h às 24h, horário de Brasília.

Com a chuva razoável, por volta de 1h da manhã, chegou a 22,5.

740 metros de altitude desperdiçados com sucesso! \o/

Também , vc mede a temperatura de dentro da garagem kkkk .

Não generalizando, mas é bem o que eu penso...hehehe

Só não concordo com o verão do hemisfério  norte. Deveria ser grandão tb...kkk

50091219_1873534139442675_6101248940890390528_n.jpg

Edited by Luciano
  • Like 4
  • Haha 5
  • Sad 1

Em 10/01/2019 em 14:04, Felipe Backendorf disse:

Ah sim, até que é normalzinho bater o recorde de mais de 100 anos por mais de 1 grau 😂

Meu querido, meu querido tu não tens noção do que diz....Vamos lá....

Se do dia 09/12 até ontem fosse um mês fechado aqui em Curitiba seria o mês mais quente da historia. Porém quem quer esse recorde aqui em Curitiba pode manter as esperanças porque pelas temperaturas nesses últimos 11 dias e a tendencia para os próximos 20 é que PODEMOS TER NESSE MÊS DE JANEIRO o mês mais quente da história de Curitiba...

E isso seria muito significativo do que Curitiba chegar isoladamente um dia ou outro aos 36º.

É, meu filho... Isso que nossas máximas têm sido bem mais comportadas do que o previsto. Vários prognósticos davam 34°/35° de máxima, e no dia anterior baixavam para 30°. 

Com mínimas sempre bem acima dos 20°, será MUITO difícil aproximar janeiro da normal. Hoje mesmo não baixei dos 23,1°.

Como comentei já no dia 1º: que venha fevereiro.

JANEIRO.jpg

• Like 5

18 horas atrás, jean10lj disse:

https://www.peperi.com.br/noticias/10-01-2019-temporal-causa-estragos-em-ipora-do-oeste/

Imagens fortes após o temporal aqui...!!! :D. Teve destelhamentos, mas felizmente foi isolado.

sdggsddsggsdgdss.thumb.png.e09c0e3bdcc7de1b61eec6d1022f00c3.png

O Inter não pode ver um evento que já quer um rebaixamento. Felizmente pela sua fala, não parece ter havido maiores danos.

• Thanks 1
  • Haha 2

6 minutos atrás, Moretão disse:

O Inter não pode ver um evento que já quer um rebaixamento. Felizmente pela sua fala, não parece ter havido maiores danos.

Se fosse o Grêmio ... Seria um Bi-rebaixamento.

Teve chuva forte na zona sul e sudeste de São Paulo, conforme se vê na imagem do radar:

image.thumb.png.15daae52da1b0149ada9339b534b1d5d.png

Teve muito granizo onde meu amigo mora, bem embaixo do vermelho do radar:

image.png.ad11516b2884cf05af1172c975bdf600.png

image.png.3f2c020912e9ad98036d2574dc2a2572.png

• Like 6

Ontem as chuvas refrescaram quase toda SC. Nem choveu muito em Brusque, mas ventou bastante e depois da chuva continuou ventando de S/SO.

Na automática de Indaial a mínima foi de 20,9°C. Apenas dois décimos acima da normal. Em Brusque as mínimas variaram entre 19/21. Primeira sub-20 do ano no município. Na Serra, Urupema teve mínima de 12,85°C.

Mas agora segue o calor absurdo. Não há previsão de refresco, sendo que os primeiros 20 dias muito provavelmente fecharão sendo recordes. 

• Sad 2

49 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Se do dia 09/12 até ontem fosse um mês fechado aqui em Curitiba seria o mês mais quente da historia. Porém quem quer esse recorde aqui em Curitiba pode manter as esperanças porque pelas temperaturas nesses últimos 11 dias e a tendencia para os próximos 20 é que PODEMOS TER NESSE MÊS DE JANEIRO o mês mais quente da história de Curitiba...

E isso seria muito significativo do que Curitiba chegar isoladamente um dia ou outro aos 36º.

Mas em Floripa também é o recorde de mês mais quente disparado, não dá pra menosprezar a historicidade desse mês no leste de SC. Ah, Floripa bateu tanto o recorde de máxima absoluta quanto de maior mínima da série, só se os últimos 10 dias forem frios escapa de ter o mês mais quente dos mais de 100 anos.

• Like 9
  • Thanks 2

1730918875_ScreenShot2019-01-11at16_42_32.thumb.png.4c90b13ade881bac769c6dca6107aeb6.png

A diferença de previsão entre o Europeu e GFS a partir do dia 17 de Janeiro é surreal para São Paulo em que a máxima do Europeu dá quase a mínima para o GFS, aliás, comparando superficialmente as diferenças de temperaturas previstas pelo Europeu e GFS nos últimos dias me deram a sensação que o GFS tem acertado mais (o que causa bastante MEDO) Europeu sempre fica com previsão entre 2 a 3 graus a menos das temperaturas oficiais. Se acontecer o que o GFS colocou teremos uma semana infernal em Sampa a partir de alguns dias (principalmente em relação as mínimas). Torcendo pelo Europeu, Torcendo muito pelo Europeu...

Edited by victorgn
  • Sad 3

Há um Distúrbio de Leste (DOL) próximo à costa leste do Nordeste no momento. A imagem do satélite goes 14 das 15h15 local mostra o sistema em destaque, com Cbs presente.

625678313_distrbio.png.a61b3618936c4d475f10de80840676a4.png

Espera-se que ele atinja a costa na madrugada/manhã do sábado (12/01).

• Like 5

18 horas atrás, fernandosant disse:

Com o atlântico quente assim é possível pensar em furacões?

Se o cisalhamento de vento cair....

2 horas atrás, Marcos disse:

É, meu filho... Isso que nossas máximas têm sido bem mais comportadas do que o previsto. Vários prognósticos davam 34°/35° de máxima, e no dia anterior baixavam para 30°. 

Com mínimas sempre bem acima dos 20°, será MUITO difícil aproximar janeiro da normal. Hoje mesmo não baixei dos 23,1°.

Como comentei já no dia 1º: que venha fevereiro.

JANEIRO.jpg

Maldito pós-2000, com quase todos os Janeiros acima da média.

• Like 1

2 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Lucas, Curitiba com mais um dia com máxima sob-32 hoje. Que verão arrasador !

• Sad 1

1 hora atrás, Renan disse:

Lucas, Curitiba com mais um dia com máxima sob-32 hoje. Que verão arrasador !

tenor.gif

• Haha 2

Nessa época, as anomalias no Brasil correspondem às precipitações. Para os próximos 7 dias, o cenário não é nada bom para o Sudeste. SP deve ter anomalias de até +3°.

JANEIRO.jpg

• Like 3
  • Sad 2

5 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Florianópolis deverá registrar o mes mais quente de toda sua história e ainda com recordes ABSOLUTOS de máxima e mínima(série de 108 anos). E recordes absolutos de média mínima e máxima. Isso é extremamente histórico e não um dia isolado. 

• Like 1