Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2019


Aldo Santos
 Share

Recommended Posts

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Manhã começando fria por aki...

O céu limpou ao anoitecer de ontem e a temperatura despencou.

Hoje às 5h40 a temperatura estava em 9,4°C na área mais baixa da vila, enquanto em casa 11,5°C.

 

WipeOut40_18_2019_064045.439000.jpg

 

Vento L atrapalhou um pouco essa noite, trazendo nebulosidade variável. Ainda assim, Colombo INMET registrou 8,8ºC. Certamente foi menos afetada pelas nuvens. Curitiba INMET conseguiu chegar a 12,7ºC. Na estação da minha casa, no Pilarzinho, registrei 11,3ºC.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Tarde mais fria do mês parece que se confirmará hoje. O INMET pode ter uma máxima sub-20. Nesse momento está muito nublado e com garoa quase imperceptível, temperatura variando dos 18C a 20C pela cidade, dependendo da altitude. Ontem (17/11) já foi um dia quase invernal nos topos da cidade, e hoje não será diferente. Agora Novembro encaixou nos trilhos !

  • Like 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Em Buenos Aires temos uma manha de sol, céu parcialmente nublado e bastante calor. Inclusive já passamos da máxima prevista pelo SMN para hoje, que era de 30°C. Já faz 31°C, com sensacao de 31,4°C, sendo 11h18 ainda. Há chuvas passando pelo sul/sudoeste da cidade agora, nao deve chegar aqui. Vamos ver se se formam novas áreas de chuva ou se pelo menos o tempo fica mais nublado e segura um pouco a máxima.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Fábio De Nittis disse:

Bom dia! Em Buenos Aires temos uma manha de sol, céu parcialmente nublado e bastante calor. Inclusive já passamos da máxima prevista pelo SMN para hoje, que era de 30°C. Já faz 31°C, com sensacao de 31,4°C, sendo 11h18 ainda. Há chuvas passando pelo sul/sudoeste da cidade agora, nao deve chegar aqui. Vamos ver se se formam novas áreas de chuva ou se pelo menos o tempo fica mais nublado e segura um pouco a máxima.

 

Campanha gaúcha com a mesma dinâmica daí, com calor e tempo seco. Sempre anti-correlacionada com o Sudeste e principalmente com o leste do Sudeste. Interessante.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, stankevecz1 disse:

 

Vento L atrapalhou um pouco essa noite, trazendo nebulosidade variável. Ainda assim, Colombo INMET registrou 8,8ºC. Certamente foi menos afetada pelas nuvens. Curitiba INMET conseguiu chegar a 12,7ºC. Na estação da minha casa, no Pilarzinho, registrei 11,3ºC.

Gosto da estação do Pilarzinho e geralmente confiro os dados qdo cito nos posts Curitiba, pq é bem padronizada. Não sabia q tbm era tua.. parabéns!!

Aki esfriou bem com a dispersão da nebulosidade, por isso, 9°C cedo e por isso tbm, 23°C agora.

Está um dia incrível 😳

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

5 hours ago, Carlos Campos said:

Bom dia!

Aí está um lugar q eu pretendo conhecer em breve...

As temperaturas de inverno provavelmente são muito baixas, principalmente as máximas, já q o local além de serrano fica localizado mais a leste do q as principais cidades frias da região.

 

Boa tarde!

 

Vale a pena, Maromba é a última e também mais alta vila da região. Uma moradora local me disse que no inverno realmente é comum temperaturas próximas ou menores a zero grau. Dali parte uma trilha de mais ou menos 6 horas para alcançar o cume das Agulhas Negras.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Gosto da estação do Pilarzinho e geralmente confiro os dados qdo cito nos posts Curitiba, pq é bem padronizada. Não sabia q tbm era tua.. parabéns!!

Aki esfriou bem com a dispersão da nebulosidade, por isso, 9°C cedo e por isso tbm, 23°C agora.

Está um dia incrível 😳

 

 

Faço o possível para deixar os dados confiáveis. O espaço do terreno é pequeno, não consigo afastar muito do muro. E o local é uma baixada grande. Minha casa está a 925m, mas ao lado tem o morro das torres de TV que chega em 995m. Prejudica a medição da direção do vento. Porém, a condição do relevo propicia bons extremos de frio e de calor. Essa ano variei de -1,5ºC a 35,5ºC dentro da área urbana da cidade.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, stankevecz1 disse:

 

Faço o possível para deixar os dados confiáveis. O espaço do terreno é pequeno, não consigo afastar muito do muro. E o local é uma baixada grande. Minha casa está a 925m, mas ao lado tem o morro das torres de TV que chega em 995m. Prejudica a medição da direção do vento. Porém, a condição do relevo propicia bons extremos de frio e de calor. Essa ano variei de -1,5ºC a 35,5ºC dentro da área urbana da cidade.

Dados incríveis 🤗

Melhores do q a maioria das estações curitibanas.

Vc já morava aí em 2003?

Eu fui até o local da torre de TV em julho dakele ano fotografar o granizo.

Fui 2 dias após a tempestade e havia bastante gelo..

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Dados incríveis 🤗

Melhores do q a maioria das estações curitibanas.

Vc já morava aí em 2003?

Eu fui até o local da torre de TV em julho dakele ano fotografar o granizo.

Fui 2 dias após a tempestade e havia bastante gelo..

Não, em 2003 morava em outro bairro. Minha estação no Pilarzinho é recente, tenho 3 anos de dados. Na verdade, tenho 2 lado a lado para fazer testes. A que está online no wunderground é a Ambient Weather 2902. E a que está online no weatherlink e Windy é a Davis Vue.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Aqui 23°, mas bem quente.

Ensolarado e famoso sol ardido. 

Eu esperava uma mínima bem baixa, mas acordei e já estava 15, dormi sem camisa mesmo, não deu pra sentir nem 1 pingo de frio...

Boa tarde, a "mínima bem baixa" aconteceu às 6h da manhã... Pelo menos aki...

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em Belo Horizonte também teremos hoje a menor máxima do mês. O dia é completamente encoberto, com chuvas intermitentes e temperatura máxima entre 19 e 22°C na cidade, dependendo do bairro.

 

Às 14:50, o dia virou noite:316859436_Screenshot_2019-11-18-14-54-522.png.137a2483bad969851e6e8d42dfe84085.png

 

Faz 19°C na Pampulha e 17°C na região sul da cidade.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

33,2°C já em Buenos Aires, mas nublando. No sul da Grande Buenos Aires há pouco houve uma potente célula de tempestades e já houve granizo inclusive:

image.png.b00a77253fd84c839d1293fdd7943bde.png

 

Há áreas de chuva do lado oeste-sudoeste também, pode ser que alguma chegue até aqui ou que se formem novas:

image.png.86d4165335c38c4f07dc2c02038f59ab.png

 

 

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Renan disse:

Tarde mais fria do mês parece que se confirmará hoje. O INMET pode ter uma máxima sub-20. Nesse momento está muito nublado e com garoa quase imperceptível, temperatura variando dos 18C a 20C pela cidade, dependendo da altitude. Ontem (17/11) já foi um dia quase invernal nos topos da cidade, e hoje não será diferente. Agora Novembro encaixou nos trilhos !

Dependendo do tipo de teto e direção dos ventos poderia tanto ser um dia agradável qto poderia ser extremamente desagradável.

Céu encoberto, frio com chuva inapreciável e ventos continentais me deixam muito deprimido. Dá uma sensação de vazio...por outro lado,  céu encoberto, frio e chuva constante me deixam animado...

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Amigos alguém notou o que aconteceu com a estação do simepar de Londrina ?

 

Normalmente Maringá e Londrina são próximas quantos a temperaturas .. sempre Londrina tem mínimas menores.  As Máximas são sempre próximas ..

 

Mas nos últimos dias tenho notado a estação de londrina , muito mais muitos mais quente que Maringá . Agora mesmo está 31 em Maringá e 35 em Londrina... .

 

OBS A estação do simepar de Maringá estava a vários dias em manutenção... Mas chama muito atenção , Londrina está mais quente até que Cambará no norte pioneiro e Loanda no Noroeste .. 

 

Alguém notou???

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Temperatura encostou nos 34ºC em Fortaleza hoje. 

E2C7DC7A-6417-4A24-8BDF-21D567811D7D.jpeg
 

A última imagem do Radar de Quixeramobim já mostrava algumas áreas de chuva próximas ao litoral do Ceará. Junto com as imagens de satélite mostrando áreas de instabilidade por perto, temos um situação bastante curiosa para novembro. 
 

4E033B28-DD43-4CF5-9A6E-11C03A9B7AA1.thumb.png.127623e631a8907654bd0e8964cfd564.png

Edited by Pedro Victor P.
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, LeoP disse:

Em Belo Horizonte também teremos hoje a menor máxima do mês. O dia é completamente encoberto, com chuvas intermitentes e temperatura máxima entre 19 e 22°C na cidade, dependendo do bairro.

 

Às 14:50, o dia virou noite:316859436_Screenshot_2019-11-18-14-54-522.png.137a2483bad969851e6e8d42dfe84085.png

 

Faz 19°C na Pampulha e 17°C na região sul da cidade.

 

Hoje é um dia frio típico de Novembro, da mesma forma que também é normal alguns dias de sol e calor. Anormal é fazer 5 / 7 dias seguidos de calor em Novembro como foi no início do mês, agora as coisas estão equilibradas -tanto é que a média de temperatura ainda está um pouco acima da média por aqui, pra verem como estava bizarro antes-.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, EvandroPR disse:

Amigos alguém notou o que aconteceu com a estação do simepar de Londrina ?

 

Normalmente Maringá e Londrina são próximas quantos a temperaturas .. sempre Londrina tem mínimas menores.  As Máximas são sempre próximas ..

 

Mas nos últimos dias tenho notado a estação de londrina , muito mais muitos mais quente que Maringá . Agora mesmo está 31 em Maringá e 35 em Londrina... .

 

OBS A estação do simepar de Maringá estava a vários dias em manutenção... Mas chama muito atenção , Londrina está mais quente até que Cambará no norte pioneiro e Loanda no Noroeste .. 

 

Alguém notou???

 

Eu tenho notado isso também, está bem fora do aceitável. Capaz de demorarem alguns meses pra arrumar 🙄

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Hoje aqui em Curitiba máxima +/- de 24°

Mas um calor, um calor digno de verão, suor, e queimação. O sol enquanto eu estava indo para o curso lá pra 16:30 nem se fala, bem forte.

Depois não me entendem quando eu digo que queria morar em um lugar que fizesse -20, -30

Com máximas de 1 a 5 

Porque qualquer coisinha acima de 15 se tiver sol, já é suficiente pra tu torrar 

Edited by Matheus Vinicius
  • Haha 2
  • Confused 6
Link to comment
Share on other sites

Os finais de tarde desta parte do ano é a que eu acho mais interessante, os cantos longos e distantes dos cigarrões, e os cantos das cigarras normais dão um toque diferente à atmosfera

 

 

Variação de 22-35°, e com a umidade baixa à tarde, chegando aos 25%, parece q o pesadelo que foi Outubro está voltando, cada vez q eu vejo as previsões do clima colocam chuva mais ao longe

 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Dia chuvoso em Conselheiro Lafaiete, garoa pela manhã e chuva mais encorpada à tarde. 

Pouquíssima variação de temperatura, mínima de 18° e máxima de 20°

CEMADEN registra nas ultimas 12 horas de 10mm a 20mm na cidade.

A previsão para os próximos dias segue com temperaturas amenas e o bacana é que aumentou bem a previsão de volume de chuva

Agora, chuviscos e 19 graus

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Matheus Vinicius disse:

Aqui 23°, mas bem quente.

Ensolarado e famoso sol ardido. 

Eu esperava uma mínima bem baixa, mas acordei e já estava 15, dormi sem camisa mesmo, não deu pra sentir nem 1 pingo de frio...

Tenho a impressão que este seria o clima perfeito para vc, seria bom vc ir pra lá e ver se realmente vc acharia agradável passar anos à fio abaixo de 20°

kredarica.png.9d637ba0b70cca41ecaf1df4e7443d0b.png

  • Like 1
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Fábio De Nittis disse:

33,2°C já em Buenos Aires, mas nublando. No sul da Grande Buenos Aires há pouco houve uma potente célula de tempestades e já houve granizo inclusive:

image.png.b00a77253fd84c839d1293fdd7943bde.png

 

Há áreas de chuva do lado oeste-sudoeste também, pode ser que alguma chegue até aqui ou que se formem novas:

image.png.86d4165335c38c4f07dc2c02038f59ab.png

 

 

Um dia muito aproveitável para os caçadores de tempestade!

Formação ao norte de BAires 👇

IMG_20191118_191257.thumb.jpg.d36a01d4e83606951fc82b282aca3860.jpg

(Tormentas Argentinas)

Nuvem funil ao sul de BAires 👇AirBrush_20191118191221.jpg.d22615349e3e836a89f718438486fea6.jpg77242775_2739979082708444_8248798417854136320_n.jpg.d3872f0ec823dec5e7c65aba8d34fe4d.jpg

(Gustfront)

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

30 minutos atrás, Felipe S Monteiro disse:

Tenho a impressão que este seria o clima perfeito para vc, seria bom vc ir pra lá e ver se realmente vc acharia agradável passar anos à fio abaixo de 20°

kredarica.png.9d637ba0b70cca41ecaf1df4e7443d0b.png

Que sonho de lugar.

Imagina transportar esse clima pra Curitiba.

Um clima que acho curioso é o de Grise Fiord em Nunavut, que faz 0° no verão e ainda neva.

Pena que lá não tem nada, só nativo...

Podia transferir pra cá também o clima, que já é uma cidade.

Só não gostei dessas máximas absolutas, quase chegam a 20...

O lugar perfeito mal passaria de 10 pra mim

Edited by Matheus Vinicius
  • Like 1
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Um dia muito aproveitável para os caçadores de tempestade!

Formação ao norte de BAires 👇

Nuvem funil ao sul de BAires 👇77242775_2739979082708444_8248798417854136320_n.jpg.d3872f0ec823dec5e7c65aba8d34fe4d.jpg

(Gustfront)

Mas gente! A resolução desse radar consegue ser pior que o do AlertaRio.

Edited by Tavares
  • Haha 5
Link to comment
Share on other sites

26 minutos atrás, Felipe S Monteiro disse:

Tenho a impressão que este seria o clima perfeito para vc, seria bom vc ir pra lá e ver se realmente vc acharia agradável passar anos à fio abaixo de 20°

kredarica.png.9d637ba0b70cca41ecaf1df4e7443d0b.png

Triglavski dom na Kredarici - Kredarica é sem dúvida o pesadelo climático!!

Vc foi sugerir um dos piores climas do planeta pro Matheus e como já era previsível ele ker trazer esse clima horrendo pra cá...agora aguenta!

😡

  • Haha 7
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2019 em 09:31, CloudCb disse:

 

Olha ele aqui👇, no oceano, logo ao norte de Noronha.

Screenshot_20191117-092823.png.6f646b68b73f79b2714bcd1a0999ca47.png

 

Destaque também pra aquela instabilidade no sul do PI. Deve ter chovido no @Tstorm mais cedo.

Não, infelizmente não choveu, nem nessa instabilidade de ontem cedo, nem nas de ontem e de noite.

Na verdade, durante a noite de ontem choveu em praticamente todo o município, mas na cidade ficou apenas em chuviscos.

Pelo que foi observado nas imagens de radar, estimo que na maior parte do município choveu entre 5 e 22 mm.

 

Foto que tirei da chuva na tarde de ontem na zona rural de Queimada Nova:

 

IMG_20191117_145611629_HDR.thumb.jpg.6e3d1a911d6e00a76627302b3d1ac1fd.jpg

 

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Última saída do GFS para dezembro indica uma boa notícia para MS, quase todo o estado de SP, sul do MT e de GO, noroeste do PR, maior parte do RJ e áreas isoladas de MG e ES...

A década vai terminar de forma digna nessas regiões segundo o GFS, com temperaturas abaixo da média. Essa área entre o interior de SP e o MS onde a anomalia negativa prevista é maior, até aumentou em relação a saída anterior.

Graças a Deus, pois esses últimos anos(especialmente depois de 2012) foram um horror na maioria das vezes, com calor nunca visto antes.

 

image.thumb.png.15ea26b6c8457e6bc8201919d154f03a.png

  • Like 2
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Darley disse:

Última saída do GFS para dezembro indica uma boa notícia para MS, quase todo o estado de SP, sul do MT e de GO, noroeste do PR, maior parte do RJ e áreas isoladas de MG e ES...

A década vai terminar de forma digna nessas regiões segundo o GFS, com temperaturas abaixo da média. Essa área entre o interior de SP e o MS onde a anomalia negativa prevista é maior, até aumentou em relação a saída anterior.

Graças a Deus, pois esses últimos anos(especialmente depois de 2012) foram um horror na maioria das vezes, com calor nunca visto antes.

 

image.thumb.png.15ea26b6c8457e6bc8201919d154f03a.png

Eu apostaria 50 reais que no final do mês o noroeste do Paraná vai fechar com anomalia positiva

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
59 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Triglavski dom na Kredarici - Kredarica é sem dúvida o pesadelo climático!!

Vc foi sugerir um dos piores climas do planeta pro Matheus e como já era previsível ele ker trazer esse clima horrendo pra cá...agora aguenta!

😡

Mas, justiça seja feita, a pequena Eslovênia tem um clima muito bom, com estações bem definidas, precipitação moderada/abundante, e períodos de calor e frio mais intensos de curta duração apenas na maioria das cidades.  Kredarica é nada mais nada menos que um cume, o pico mais alto do país, e a estação fica numa encosta bem elevada desta montanha, ao lado do "lodge" que aparece na foto (é possível ver a estação na foto).

 

Então, este lugar é tão representativo das temperaturas sentidas pela população eslovena quanto as encostas da Pedra da Mina e do Pico das Agulhas Negras representam as temperaturas sentidas pelos habitantes dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.  De acordo com as normais oficiais do serviço de meteorologia local, a temperatura chegou a 21,6ºc em julho de 1983 (única vez acima da 20ºc), e a mínima absoluta foi de -28,3ºc em janeiro (por ser um baita cume não tem mínimas tão espetaculares assim, embora a sensação seja muito mais baixa por ventar horrores).  Os -33ºc de dezembro postados aqui são um dado suspeito, não validado pelos eslovenos.  Mesmo assim, a estação registrou um apreciável aumento da temperatura média a partir do final dos anos 80, como praticamente todos os cumes monitorados do mundo (ver no link as médias desde 1961).

https://meteo.arso.gov.si/uploads/probase/www/climate/table/en/by_location/kredarica/climate-normals_81-10_Kredarica_eng.pdf

 

Já a capital Ljubljana representa as temperaturas sentidas por grande parte da população da Eslovênia:  

https://meteo.arso.gov.si/uploads/probase/www/climate/table/en/by_location/ljubljana/climate-normals_81-10_Ljubljana_eng.pdf

 

Estou respondendo aqui só para seguir a conversa, para não deixar que este país tão bonito (pesquisem por "Lake Bled" na internet, um dos cartões-postais do país) fique com a fama de ter um clima inóspito, mas sei que esta mensagem pertence ao tópico europeu ou de normais.

 

Triglavski_dom_na_Kredarici.jpg

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Agora, Darley disse:

Última saída do GFS para dezembro indica uma boa notícia para MS, quase todo o estado de SP, sul do MT e de GO, noroeste do PR, maior parte do RJ e áreas isoladas de MG e ES...

A década vai terminar de forma digna nessas regiões segundo o GFS, com temperaturas abaixo da média. Essa área entre o interior de SP e o MS onde a anomalia negativa prevista é maior, até aumentou em relação a saída anterior.

Graças a Deus, pois esses últimos anos(especialmente depois de 2012) foram um horror na maioria das vezes, com calor nunca visto antes.

 

image.thumb.png.15ea26b6c8457e6bc8201919d154f03a.png

Mapa lindo, só podia estar azulzão para cá, na verdade, imagina uma anomalia roxa pra cá, de -13 abaixo da média.

Seria ótimo

Link to comment
Share on other sites

Agora, Wallace Rezende disse:

Mas, justiça seja feita, a pequena Eslovênia tem um clima muito bom, com estações bem definidas, precipitação moderada/abundante, e períodos de calor e frio mais intensos de curta duração apenas na maioria das cidades.  Kredarica é nada mais nada menos que um cume, o pico mais alto do país, e a estação fica numa encosta bem elevada desta montanha, ao lado do "lodge" que aparece na foto (é possível ver a estação na foto).

 

Então, este lugar é tão representativo das temperaturas sentidas pela população eslovena quanto as encostas da Pedra da Mina e do Pico das Agulhas Negras representam as temperaturas sentidas pelos habitantes dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.  De acordo com as normais oficiais do serviço de meteorologia local, a temperatura chegou a 21,6ºc em julho de 1983 (única vez acima da 20ºc), e a mínima absoluta foi de -28,3ºc em janeiro (por ser um baita cume não tem mínimas tão espetaculares assim, embora a sensação seja muito mais baixa por ventar horrores).  Os -33ºc de dezembro postados aqui são um dado suspeito, não validado pelos eslovenos.  Mesmo assim, a estação registrou um apreciável aumento da temperatura média a partir do final dos anos 80, como praticamente todos os cumes monitorados do mundo (ver no link as médias desde 1961).

https://meteo.arso.gov.si/uploads/probase/www/climate/table/en/by_location/kredarica/climate-normals_81-10_Kredarica_eng.pdf

 

Já a capital Ljubljana representa as temperaturas sentidas por grande parte da população da Eslovênia:  

https://meteo.arso.gov.si/uploads/probase/www/climate/table/en/by_location/ljubljana/climate-normals_81-10_Ljubljana_eng.pdf

 

Estou respondendo aqui só para seguir a conversa, para não deixar que este país tão bonito (pesquisem por "Lake Bled" na internet, um dos cartões-postais do país) fique com a fama de ter um clima inóspito, mas sei que esta mensagem pertence ao tópico europeu ou de normais.

 

Triglavski_dom_na_Kredarici.jpg

Apreciável aumento de média?

Que triste...

Até os picos sendo afetados?

Realmente triste.

Tomara que o frio nunca deixe de existir.

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
23 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Apreciável aumento de média?

Que triste...

Até os picos sendo afetados?

Realmente triste.

Tomara que o frio nunca deixe de existir.

Se um dia deixar de existir, já estaremos mortos há muito tempo, fique tranquilo. 😂

 

Mas o gráfico no topo do primeiro link mostra que a temperatura subiu, de um pouco menos de -1,5ºc (média anual) para décimos abaixo de 0ºc, e já foram registrados alguns anos com média anual positiva (acima de 0ºc mas abaixo de 1ºc) na década atual.  Neste ritmo demora muuuito para o frio desaparecer dali, e existem cumes muito mais altos e frios por aí (mas não tantos com um monitoramento, estações climatológicas de montanha são muito importantes). 

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Matheus Vinicius disse:

Hoje aqui em Curitiba máxima +/- de 24°

Mas um calor, um calor digno de verão, suor, e queimação. O sol enquanto eu estava indo para o curso lá pra 16:30 nem se fala, bem forte.

Depois não me entendem quando eu digo que queria morar em um lugar que fizesse -20, -30

Com máximas de 1 a 5 

Porque qualquer coisinha acima de 15 se tiver sol, já é suficiente pra tu torrar 

 

Desse jeito, vc vai inundar o fórum com reclamações pelos próximos 180 dias, pois a média máxima em Curitiba é igual ou superior a 24C de novembro a abril, beliscando os 27C em janeiro e fevereiro. Acho melhor repensar a forma como lida com esse "calor insuportável", se não quem vai fritar são seus miolos.

 

 

Aqui em BH, dia chuvoso com variação de 18/22,7C. Nos bairros elevados, a máxima pouco passou de 19 e a mínima chegou a 17C.

Edited by LeoP
  • Thanks 2
  • Haha 4
Link to comment
Share on other sites

Agora, LeoP disse:

 

Desse jeito, vc vai inundar o fórum com reclamações pelos próximos 180 dias, pois a média máxima em Curitiba é igual ou superior a 24C de novembro a abril, beliscando os 27C em janeiro e fevereiro. Acho melhor repensar a forma como lida com esse "calor insuportável", se não vai fritar é seus miolos.

 

 

Aqui em BH, dia chuvoso com máxima de 22,7C. Nos bairros elevados, a máxima pouco passou de 19 e a mínima chegou a 17C.

Quem dera se Curitiba seguisse a média.

A média em dezembro e janeiro ao menos poderiam ser cerca de 14/15 para as mínimas

25/15 já seria uma média tolerável

Melhor 20/15

Edited by Matheus Vinicius
Link to comment
Share on other sites

17 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Quem dera se Curitiba seguisse a média.

As médias máximas de Curitiba na normal 1931/1960 eram NOV 24,0°C - DEZ 25,3°C - JAN 26,8°C - FEV 26,2°C -MAR 24,8°C (vc já estaria inundando o fórum (com cartas 🤔) de reclamações nakela época) 

Isso há 70/80 anos atrás. Não tem como melhorar... 

(Ouvi dizer q as normais máximas de verão no período1560/1591 ficavam em torno dos 18,4°C e a mínima absoluta de Novembro de 1543 atingiu  -4,5°C...mas é um dado duvidoso... 😳)

Voltando ao presente: mude o horário do curso e procure dormir entre às 10 e às 17h 😳

Vai te (nos) fazer bem 😳

Edited by Carlos Campos
  • Haha 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, Carlos Campos disse:

As médias máximas de Curitiba na normal 1931/1960 eram NOV 24,0°C - DEZ 25,3°C - JAN 26,8°C - FEV 26,2°C -MAR 24,8°C (vc já estaria inundando o fórum (com cartas 🤔) de reclamações nakela época) 

Isso há 70/80 anos atrás. Não tem como melhorar... 

(Ouvi dizer q as normais máximas de verão no período1560/1591 ficavam em torno dos 18,4°C e a mínima absoluta de Novembro de 1543 atingiu  -4,5°C...mas é um dado duvidoso... 😳)

Voltando ao presente: mude o horário do curso e procure dormir entre às 10 e às 17h 😳

Vai te fazer bem 😳

Aonde essa informação do ano 1500?

  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.