Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2016


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Projeção em alta definição do WRF, sugere algumas pancadas de chuva isoladas na região da RMSP entre o fim da noite e o começo da madrugada de hoje.

 

JUomkqz.png

 

Amanhã, alto potencial para temporais na RMSP e também em várias áreas do leste paulista, Sul de Minas, e do Rio de Janeiro (incluindo a Capital).

 

oKZcypY.png

zF0VHsx.png

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 993
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Projeção em alta definição do WRF, sugere algumas pancadas de chuva isoladas na região da RMSP entre o fim da noite e o começo da madrugada de hoje.

 

http://i.imgur.com/JUomkqz.png

 

Amanhã, alto potencial para temporais na RMSP e também em várias áreas do leste paulista, Sul de Minas, e do Rio de Janeiro (incluindo a Capital).

 

http://i.imgur.com/oKZcypY.png

http://i.imgur.com/zF0VHsx.png

 

Tomara!!!

Só choveu 31 mm esse mês, com média 192 mm :(

Link to comment
Share on other sites

Temos nesse momento céu limpo por aqui. O CGE continua fora do ar e então falarei a temperatura no aero de Congonhas que nesse momento é de 27 graus com o vento soprando de sul!

Que venha a chuva pra refrescar!

A primeira quinzena deste fevereiro pode estar sendo muito ruim, mas ainda sim continua BEM MELHOR do que a primeira quinzena de fevereiro de 2014.

Já a primeira quinzena de fevereiro de 2015 foi excelente, muita chuva.

Link to comment
Share on other sites

Tavares,

a finalidade principal dos radares meteorológicos da aeronáutica é ajudar na segurança dos aviões.

Os 3 radares citados por você cobrem uma área de grandes formações de Cumulus Nimbus em boa parte do ano, com grandes acumulados de chuva.

 

O Brasil não é só a região Sudeste e o estado de São Paulo.

Muito obrigado pelo esclarecimento. Só não fui claro, quis destacar o fato deles estarem instalados exatamente na linha de fronteira, sei que os radares são uma ferramenta que auxilia as aeronaves porém convenhamos que o Sul do Pará e Norte do Mato Grosso têm fluxo de aeronaves que não dispõem de radar instalado bem maior que a fronteira do Amazonas aliás locais esses onde já ocorreram acidentes aéreos por motivos meteorológicos.

PS: Só achei desnecessária e deselegante a segunda sentença.

 

Se não foi ironia, é uma afirmação preconceituosa...Sem conta que deixa de levar em conta que Apenas Belém e Manaus conta com aproximadamente 5 milhões de habitantes.

Não quis destacar essas regiões metropolitanas.

Não achei minha observação preconceituosa, não fiz desmerecer a região, muito pelo contrário, trabalho exatamente pra expor esse tipo de preconceito regional existente no país, muita coincidência. Não me apresentei formalmente a ti, portanto não me conheces e não deves especular o modo como penso. Quanto à ironia, sou irônico sim, bastante!

 

Beijos de luz a ambos!

Link to comment
Share on other sites

O céu por aqui ficou nublado devido a chegada da brisa marítima. Felizmente eu estava errado ao ter dito mais cedo que provavelmente ela não pegaria aqui na zona leste da cidade.

Que legal, o CGE voltou e apesar dessa infiltração marítima, ainda temos 25 graus na Mooca.

 

EDIT: GFS já indica uma máxima mais comportada por aqui nessa segunda, podendo bater nos 29 graus!

Link to comment
Share on other sites

Amanhecer quente com mínimas muito altas novamente e por aqui céu bem nublado:

 

Indaial: 23,9ºC

Blumenau: ~25,3ºC

Brusque topo: 23,6ºC

 

Parece que a cobertura de nuvens que impediu a redução da mínima se manterá e impedirá uma máxima alta e desagradável como ontem (assim espero)

 

Média parcial de Indaial: 22,4/30,6

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Fevereiro bem quente até o momento. Mas um quente 'comportado'. Contando as máximas até ontem e as mínimas até hoje, tenho o seguinte:

Mínimas: 20,4°C / +1,4 (18,6°C/21,8°C) - 6 mínimas abaixo de 20°C

Máximas: 32,5°C / +2,1 (28,4°C/35,7°C) - 2 máximas abaixo de 30°C

 

Comparado a fevereiro de 2010 e o impressionante fevereiro de 2014 este está sendo bem fácil de lidar. Deve fechar com 20/31,5.

 

Agora faz 27,5°C.

Link to comment
Share on other sites

Dia insuportável aqui porque a umidade está muito alta. Mínimas de 23/25, e agora faz apenas 26°C com umidade próxima dos 90%! A sensação é de ser um dos piores dias do verão.

 

Nascer: 06:59:11 (+00:00:42)

Por-do-sol: 19:59:59 (-00:00:47)

Duração do dia: 13:00:48 (-00:01:29)

Meio dia: 13:29:35 (-00:00:02)

 

Hoje pela primeira vez no ano, o sol se põe antes das 20 horas.

Link to comment
Share on other sites

O engraçado disso tudo, é que quando o mês de agosto fecha com anomalia positiva de +6 graus, dizem que é normal, pois o RS fica numa zona de "fronteira climática". Acontece que essa tese furada de "fronteira climática", só serve pro inverno, porque no verão ela nunca "funciona".

Agosto está para o inverno, como fevereiro está para o verão...então fica a pergunta: por que NUNCA um mês de verão fecha com anomalia negativa de -6ºC?

Nunca vi mínima de 5 graus ou máxima de 15 graus, no verão, aqui na região da campanha!!!!

 

Rafael, primeiro que ninguém disse ser normal uma anomalia de +6ºC, mesmo o RS estando de fato numa região de 'fronteira climática' (ou seja lá como queiram chamar). Foi uma bizarrice aquele mês, e tenho certeza que é consenso. A propósito, aqui em Pelotas a anomalia foi de +4ºC, ainda impressionante, mas bem distante desses +6ºC, que imagino sejam de Santana do Livramento. Ainda assim, mesmo com os +4ºC de anomalia, tivemos "apenas" 4 dias com mais de 30ºC e apenas 5 entre 25ºC e 30ºC. Enquanto abaixo de 20ºC foram 11 dias e mais 8 dias entre 20ºC e 22ºC. Não dá pra dizer que foi um mês desagradável (média compensada de 17ºC). Foi um outubro antecipado.

 

E não é nem preciso ir muito longe pra ver exemplo de meses com anomalias negativas consideráveis:

 

-2,5ºC em julho de 2007

-2,3ºC em julho de 2009

-2,0ºC em março de 2013

-2,0ºC en julho de 2012

-1,8ºC em agosto de 2007

 

Claro que nenhuma dessas anomalias foi tão considerável quanto os +4ºC de agosto, mas ainda assim... julho e agosto de 2007 por exemplo, foram dois meses seguidos com anomalias de -2,5 e -1,8. A meu ver mais impressionante do que os +4 de agosto de 2015.

 

O que não pode é querer que a atmosfera funcione como um 'reloginho' e compense exatamente os +4ºC com um -4ºC em qualquer outro mês. Se acontecer será coincidência. É muito mais provável que a atmosfera compense com 4 meses de anomalias de -1 cada, que passariam "batidos", mas que no final das contas compensaria os +4 de um único mês. E claro, não espere de maneira alguma que os -4ºC venham num mês de verão. É sabido que o desvio padrão é infinitamente maior nos meses de inverno. E culpe a nossa localização a 30ºS, que nos expõe abertamente a massas de ar quente ao longo do verão, mas que nos deixam no limite das massas frias e quentes no inverno. Basicamente isso explica a maior flutuação no inverno comparado ao verão.

Link to comment
Share on other sites

O que não pode é querer que a atmosfera funcione como um 'reloginho' e compense exatamente os +4ºC com um -4ºC em qualquer outro mês. Se acontecer será coincidência. É muito mais provável que a atmosfera compense com 4 meses de anomalias de -1 cada, que passariam "batidos", mas que no final das contas compensaria os +4 de um único mês. E claro, não espere de maneira alguma que os -4ºC venham num mês de verão. É sabido que o desvio padrão é infinitamente maior nos meses de inverno. E culpe a nossa localização a 30ºS, que nos expõe abertamente a massas de ar quente ao longo do verão, mas que nos deixam no limite das massas frias e quentes no inverno. Basicamente isso explica a maior flutuação no inverno comparado ao verão.

 

É óbvio que a atmosfera não é um relógio, e que podemos ter meses com anomalia negativa no inverno. Questionei os motivos de praticamente NUNCA termos anomalias negativas no verão. Pra mim a explicação não é a latitude, e sim um aquecimento regional, ao contrário do resto do planeta como um todo, que aos poucos está resfriando.

A sequência atual de verões escaldantes, é anormal!!!!

Link to comment
Share on other sites

O que não pode é querer que a atmosfera funcione como um 'reloginho' e compense exatamente os +4ºC com um -4ºC em qualquer outro mês. Se acontecer será coincidência. É muito mais provável que a atmosfera compense com 4 meses de anomalias de -1 cada, que passariam "batidos", mas que no final das contas compensaria os +4 de um único mês. E claro, não espere de maneira alguma que os -4ºC venham num mês de verão. É sabido que o desvio padrão é infinitamente maior nos meses de inverno. E culpe a nossa localização a 30ºS, que nos expõe abertamente a massas de ar quente ao longo do verão, mas que nos deixam no limite das massas frias e quentes no inverno. Basicamente isso explica a maior flutuação no inverno comparado ao verão.

 

É óbvio que a atmosfera não é um relógio, e que podemos ter meses com anomalia negativa no inverno. Questionei os motivos de praticamente NUNCA termos anomalias negativas no verão. Pra mim a explicação não é a latitude, e sim um aquecimento regional, ao contrário do resto do planeta como um todo, que aos poucos está resfriando.

A sequência atual de verões escaldantes, é anormal!!!!

 

Concordo plenamente. Os últimos verões tem sido escaldantes. Mesmo o atual, ainda que sem grandes extremos, está impressionando pela grande sequência de dias com temperaturas elevadas praticamente sem refresco algum. Já perdi as contas de quantas mínimas acima de 20ºC seguidas tivemos aqui neste 2016. Apenas hoje é que caiu pra 17ºC, mas de quarta em diante, pelo que indicam as previsões, retornam as mínimas sempre acima de 20ºC a perder de vista.

Como já disseram anteriormente, espero que seja apenas uma fase, e que as coisas retornem ao normal. Depois de um inverno quente como o de 2015 e de um verão com calor constante como tem sido neste 2016, eu não me surpreenderia se a atmosfera já nos 'recompensasse' neste inverno, com boas anomalias negativas por meses seguidos. Foi assim em 2007, 2009 e 2011.

Link to comment
Share on other sites

Concordo plenamente. Os últimos verões tem sido escaldantes. Mesmo o atual, ainda que sem grandes extremos, está impressionando pela grande sequência de dias com temperaturas elevadas praticamente sem refresco algum. Já perdi as contas de quantas mínimas acima de 20ºC seguidas tivemos aqui neste 2016. Apenas hoje é que caiu pra 17ºC, mas de quarta em diante, pelo que indicam as previsões, retornam as mínimas sempre acima de 20ºC a perder de vista.

Como já disseram anteriormente, espero que seja apenas uma fase, e que as coisas retornem ao normal. Depois de um inverno quente como o de 2015 e de um verão com calor constante como tem sido neste 2016, eu não me surpreenderia se a atmosfera já nos 'recompensasse' neste inverno, com boas anomalias negativas por meses seguidos. Foi assim em 2007, 2009 e 2011.

 

Torço pra que venha um inverno replay de 2007, mas naquele ano o Pacífico tava com a La Niña clássica.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Indaial mínima de 23,9°C (madrugada bem abafada esta última)

 

Por hora (15:30h) encostei nos 31°C com sol entre nuvens e aquele abafamento típico da região.

 

Tenho reparado que este verão de 2016 está sendo um pouco abaixo da média nas máximas, nos outros anos era super normal termos sequência de dias com temperaturas entre 35/38°C

 

Já este ano as máximas estão oscilando sempre entre 31/33°C, raros foram os dias em que ficaram entre 34/36°C

 

Uma característica da região é o abafamento e alta umidade, na maioria das vezes temos temperaturas na casa dos 30/32°C mas com sensação de estar 37/39°C :heat:

 

Já as mínimas estão se mantendo na média ou um pouco acima, sempre ficando entre 21/23°C, raramente ficando abaixo disso.

Link to comment
Share on other sites

Projeção em alta definição do WRF, sugere algumas pancadas de chuva isoladas na região da RMSP entre o fim da noite e o começo da de pontos de alagamento madrugada de hoje.

 

Amanhã, alto potencial para temporais na RMSP e também em várias áreas do leste paulista, Sul de Minas, e do Rio de Janeiro (incluindo a Capital).

 

http://i.imgur.com/oKZcypY.png

http://i.imgur.com/zF0VHsx.png

E chove bastante em várias áreas da capital paulista, com trovoadas.

Até o momento, os acumulados variam de 1,2 mm (Freguesia do Ó, zona norte, região onde choveu menos) até 70,4 mm (Vila Formosa, zona leste) (SAISP e CGE).

Apesar de muita chuva em vários bairros de Sampa, o nº de alagamentos intransitáveis até que foi baixo: por enquanto apenas 5, segundo o CGE.

 

Hoje fez calor mas sempre com quantidade variável de nuvens.

A automática do Mirante bateu nos 31,3°C (Ontem chegou nos 32,9°C).

A temperatura caiu de 28,6°C às 15h para 20,9°C às 16h, com as chuvas.

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi o primeiro dia de fevereiro em que tivemos temporais de forma mais generalizada aqui na Grande SP! Até então, as chuvas caiam de forma bem isoladas.

Já deu uma boa refrescada e temos 21 graus na Mooca. Ontem na mesma hora o valor ainda estava acima dos 30 graus. Enfim, um grande alívio!

Link to comment
Share on other sites

...

A automática do Mirante bateu nos 31,3°C (Ontem chegou nos 32,9°C).

A temperatura caiu de 28,6°C às 15h para 20,9°C às 16h, com as chuvas.

 

Apesar desse mês por enquanto estar sendo de predomínio do calor, ao menos as máximas absolutas estão no seu normal para fevereiro, ou seja, 32/33 graus. Bem diferente do que os 35/36 graus de 2014 e 2015. Espero que isso seja sinal de que as coisas estejam voltando aos eixos.

Link to comment
Share on other sites

E impressionante como a midia brasileira e focada em Sao Paulo.Nos EUA eventos significativos de qualquer ponto do pais sao sempre reportados, diferentemente do Brasil.Nao falam so da neve,chuva de Washington ou Nova York.

 

Falo isso de cidades como Brasilia e BH tiveram eventos muito piores inclusive com mortes que nem virou nota de jornal.

 

Pode dar um tornado no Sul, que a chuva de SP merece mais atencao. :hi:

 

A CLIMATEMPO nao da 1% da cobertura que faz pra SP pra outras cidades, como entrar com alerta ao vivo.

Link to comment
Share on other sites

Possivelmente passei por uma das tardes mais quentes da minha vida hoje, na parte da minha viagem entre Angra dos Reis-RJ e Duque de Caxias-RJ, antes de subir a serra fluminense, cruzar a divisa e chegar aqui em Juiz de Fora. A sensação térmica por volta das 14h na RM do Rio era sufocante, torpe, desumana. Aguardo os relatos dos amigos cariocas para comprovarem o que estou dizendo.

Link to comment
Share on other sites

Possivelmente passei por uma das tardes mais quentes da minha vida hoje, na parte da minha viagem entre Angra dos Reis-RJ e Duque de Caxias-RJ, antes de subir a serra fluminense, cruzar a divisa e chegar aqui em Juiz de Fora. A sensação térmica por volta das 14h na RM do Rio era sufocante, torpe, desumana. Aguardo os relatos dos amigos cariocas para comprovarem o que estou dizendo.

 

Hoje as 2 da tarde no aeroporto do campo dos afonsos na zona oeste do Rio, registrava-se 35° com umidade de 56%, resultando numa sensação de 43°. Diria que foi um dia de sensação térmica moderada na cidade. Realizo medições em casa desde janeiro de 2009 e desde então o recorde de sensação térmica nesse período foi de 57° em 2014, com 41° de temperatura e umidade em 49%

Link to comment
Share on other sites

A CLIMATEMPO nao da 1% da cobertura que faz pra SP pra outras cidades, como entrar com alerta ao vivo.

No caso da Climatempo, acho que a explicação é simples: fica em São Paulo.

Para ver a chuva aqui, basta olharem pela janela. :laugh:

Não sei se mantêm observadores em outras cidades/estados.

Pelo menos eu nunca soube.

 

Infelizmente, no Brasil, a midia é focada nos grandes centros mesmo.

Basta ver o destaque (Totalmente correto, ao meu ver) que dão às enchentes em SC, na serra fluminense, mesmo em MG, etc.

Há uns 2 ou 3 anos (4??), houve uma grande cheia no Maranhão que quase ninguém viu. :sarcastic: .

Mesmo as enchentes no vale do Ribeira, aqui no sul de SP (A região mais pobre do estado), não costumam ter grande destaque.

 

-----------------

Noite agradável em Sampa.

 

Ainda chove fraco em várias áreas da cidade.

Aeroportos entre 21 e 22°C.

Link to comment
Share on other sites

Possivelmente passei por uma das tardes mais quentes da minha vida hoje, na parte da minha viagem entre Angra dos Reis-RJ e Duque de Caxias-RJ, antes de subir a serra fluminense, cruzar a divisa e chegar aqui em Juiz de Fora. A sensação térmica por volta das 14h na RM do Rio era sufocante, torpe, desumana. Aguardo os relatos dos amigos cariocas para comprovarem o que estou dizendo.

 

Hoje as 2 da tarde no aeroporto do campo dos afonsos na zona oeste do Rio, registrava-se 35° com umidade de 56%, resultando numa sensação de 43°. Diria que foi um dia de sensação térmica moderada na cidade. Realizo medições em casa desde janeiro de 2009 e desde então o recorde de sensação térmica nesse período foi de 57° em 2014, com 41° de temperatura e umidade em 49%

 

Então está explicado porque senti tanto calor, Gabriel. Experimentei esse tipo de sensação térmica poucas vezes na vida. Fico a imaginar esse dia aí de 2014....

 

Voltando a relatar o tempo aqui: Uma pancada forte agora há pouco, agora temos relâmpagos e trovoadas. O radar mostra instabilidades significativas ao redor. Deve ser uma noite chuvosa.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos! Após uma semana de folia (volta, Carnaval!), estou de volta a Buenos Aires. Por aqui tudo igual: sol e muito calor. Ontem a temperatura variou entre 19,0ºC e 32,4ºC e hoje entre 21,9ºC e 33,4ºC, com sensação térmica de 36,3ºC. Agora continua pesadíssimo: 27,9ºC, com URA de 78% e sensação térmica de 31,7ºC, praticamente uma sauna ao ar livre. Buenos Aires está em alerta amarelo para ondas de calor. Continuamos com problemas de cortes de luz e, consequentemente, de água em vários pontos da cidade. No meu bairro os cortes tem sido muito frequentes, duas ou três vezes por dia, porém durando poucas horas no total, o que me parece melhor do que cortes do fim de dezembro, que levavam até 33 horas até reestabelecerem o serviço.

 

A atmosfera deve continuar muito úmida até quarta de manhã, com dias de muito calor, abafamento e sensação térmica nas alturas. Há possibilidade de chuvas isoladas por causa do calor e da umidade, e quem sabe isso ajude a aliviar um pouco, ainda que seja por alguns momentos. O SMN coloca para amanhã mínima de 23ºC e máxima de 34ºC. O sol nasce às 6h28 e se põe às 19h46 (e os dias já estão ficando dois minutos mais curtos em relação ao dia anterior).

Link to comment
Share on other sites

E Jundiaí acumulou ontem um total apreciável: 14 mm ''cravados''.

 

Antes da chuva a sensação térmica foi desagradável, a mínima ontem foi de 22,3° e a máxima de 33,8° C.

 

20,1° C de mínima hoje.

 

22,7° C às 10 h. Uns 8 graus a menos do que ontem no mesmo horário.

 

E o GFS ''promete'' mais chuva pra hoje, amanhã e depois. O céu totalmente nublado, a umidade elevada e a foto do satélite Goes no Inmet me parecem fazer crer que teremos essa chuva toda. Veremos.

 

Alguém reparou como ficou ''zoada'' a imagem do radar da Unesp? Parece que caiu um raio lá ontem...

 

Bom dia a todos nessa tri-milésima postagem do Melo. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

A CLIMATEMPO nao da 1% da cobertura que faz pra SP pra outras cidades, como entrar com alerta ao vivo.

No caso da Climatempo, acho que a explicação é simples: fica em São Paulo.

Para ver a chuva aqui, basta olharem pela janela. :laugh:

Não sei se mantêm observadores em outras cidades/estados.

Pelo menos eu nunca soube.

 

Infelizmente, no Brasil, a midia é focada nos grandes centros mesmo.

Basta ver o destaque (Totalmente correto, ao meu ver) que dão às enchentes em SC, na serra fluminense, mesmo em MG, etc.

Há uns 2 ou 3 anos (4??), houve uma grande cheia no Maranhão que quase ninguém viu. :sarcastic: .

Mesmo as enchentes no vale do Ribeira, aqui no sul de SP (A região mais pobre do estado), não costumam ter grande destaque.

 

-----------------

Noite agradável em Sampa.

 

Ainda chove fraco em várias áreas da cidade.

Aeroportos entre 21 e 22°C.

 

O Weather Channel fica em Atlanta e quase nunca falam so de la.

 

Talvez seja questao de ibope mesmo.

Link to comment
Share on other sites

O dia começou já com nebulosidade variada e no fim da manhã nublou, o que é ótimo, porque isso vai impedir um dia insuportavelmente abafado. Desde cedo temos vento oceânico.

 

Agora faz 28,4° com 63% e venta de ENE a 9,8 km/h. O sinal do meu sensor externo tem dado pau, e hoje é o segundo dia que perco a mínima. Quando acionei o sinal de manhã estava 22,9°.

Link to comment
Share on other sites

Tempo nublado, mas muito mais agradável que ontem no Vale do Itajaí. Domingo tivemos 36°C e não tivemos trovoada amanhecendo com 23/25 na segunda. Ontem fez apenas 30°C, mas a umidade estava alta e não havia qualquer vento.

 

Hoje já amanhecemos com 21/22 e já deu bastante diferença. De 24 para 22 é um degrau enorme! E ainda soprava algum ventinho hoje de manhã, aliviando mais a sensação. Poucos bazianos tem tão pouco vento como eu. Agora faz 27°C.

Link to comment
Share on other sites

Em Sampa, também o dia está menos quente hoje, com muitas nuvens e aberturas de sol.

 

Na automática do Mirante, as rajadas de ventos NO já chegaram nos 40 km/h.

A temperatura já bateu nos 26,8°C.

 

Aeroportos com a mesma faixa de temperatura, nos 27°C.

 

Por enquanto, sem sinal de chuva.

Link to comment
Share on other sites

Não é nada fácil fazer previsões, Rafael. O próprio nome já diz...é uma previsão, não uma certeza.

 

Além de tudo, para piorar ainda mais, a atmosfera está mais instável que de costume, graças ao El Niño.

 

Dia está sendo de muita nebulosidade em Juiz de Fora, várias aberturas de sol, pancadas de chuva de verão e calor normal para a época do ano. Enfim, de tudo um pouco hoje!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.