Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2016


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Calor extremo nessa quarta feira de cinzas aqui no Rio! Após um carnaval todo bastante quente, hoje o calor é vulcânico: tenho 41,7°C no momento na zona norte carioca, após mínima de 28,5°C. Nas estações da Geo-Rio, faz entre 39 e 41°C nas zonas norte e oeste e 36°C na zona sul.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 993
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Calor extremo nessa quarta feira de cinzas aqui no Rio! Após um carnaval todo bastante quente, hoje o calor é vulcânico: tenho 41,7°C no momento na zona norte carioca, após mínima de 28,5°C. Nas estações da Geo-Rio, faz entre 39 e 41°C nas zonas norte e oeste e 36°C na zona sul.

 

Meu Deus!!! Como os cariocas sobrevivem sob tal calor opressor?

 

E JF está muito quente hoje também, faz 34 graus agora, cadê a tal chuva do GFS, William?

Link to comment
Share on other sites

Mínimas hoje em estações do Alerta-Rio da prefeitura da cidade Maravilhosa e bem quente.

 

28,4ºC Irajá

27,4ºC Barra/RioCentro

27,3ºC São Cristóvão

26,9ºC Jardim Botânico

25,9ºC Santa Cruz

25,3ºC Guaratiba

23,7ºC Alto da Boa Vista.

 

Estação de Guaratiba marcou 41,3ºC antes de 13 horas, vento virou e intensificou,fazendo a temperatura cair de 40 para 33 em meia-hora.

 

Pela informação do Troyano de mínima de 27,6ºC.

Foi uma madrugada e amanhecer abafados desde o litoral sul paulista até a cidade do Rio de Janeiro.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Calor extremo nessa quarta feira de cinzas aqui no Rio! Após um carnaval todo bastante quente, hoje o calor é vulcânico: tenho 41,7°C no momento na zona norte carioca, após mínima de 28,5°C. Nas estações da Geo-Rio, faz entre 39 e 41°C nas zonas norte e oeste e 36°C na zona sul.

 

Meu Deus!!! Como os cariocas sobrevivem sob tal calor opressor?

 

E JF está muito quente hoje também, faz 34 graus agora, cadê a tal chuva do GFS, William?

 

Tambem to esperando Renan aqui temos em torno de 50-60mm esse mes , ate nosso frio foi pras cucuias kkk , a sul de sp ja chove bem

 

IMG-20160210-WA0003.jpg.34899175d135f9e0db9f618898859954.jpg

Link to comment
Share on other sites

Calor extremo nessa quarta feira de cinzas aqui no Rio! Após um carnaval todo bastante quente, hoje o calor é vulcânico: tenho 41,7°C no momento na zona norte carioca, após mínima de 28,5°C. Nas estações da Geo-Rio, faz entre 39 e 41°C nas zonas norte e oeste e 36°C na zona sul.

Deuzulivre!!! Eu com 33,9° com 50% e achando um horror (e um saco, porque o calor voltou e fica esse marasmo quente).

Link to comment
Share on other sites

Calor extremo nessa quarta feira de cinzas aqui no Rio! Após um carnaval todo bastante quente, hoje o calor é vulcânico: tenho 41,7°C no momento na zona norte carioca, após mínima de 28,5°C. Nas estações da Geo-Rio, faz entre 39 e 41°C nas zonas norte e oeste e 36°C na zona sul.

Deuzulivre!!! Eu com 33,9° com 50% e achando um horror (e um saco, porque o calor voltou e fica esse marasmo quente).

 

 

Porto Alegre e Rio de Janeiro páreo duro para saber quem tem o calor mais insuportável do Brasil durante o verão. Aqui em Curitiba foi a 29º, mais agora a chuva já cai e ainda to morrendo de calor imagine se tivesse em PoA ou no Rio.

Link to comment
Share on other sites

Um 10 de fevereiro de grandes variações no estado fluminense.

 

4,5ºC de mínima no PNI/Furnas ás 5 h 45 e no bairro de Irajá/Rio mínima de 28,4ºC.

 

4,5ºC de mínima no PNI/Furnas e uma máxima de 41,3ºC ás 12 h 30 Guaratiba/Rio.

 

Uma variação 36,8ºC no estado fluminense num mesmo dia.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus!!! Como os cariocas sobrevivem sob tal calor opressor? VÁ A ÍNDIA E ELES PERGUNTARÃO....TEM VERÃO NO RJ? AGORA EM TERMOS DE BRASIL É MUITO DESAGRADÁVEL!

 

E JF está muito quente hoje também, faz 34 graus agora, cadê a tal chuva do GFS, William?

 

Tambem to esperando Renan aqui temos em torno de 50-60mm esse mes , ate nosso frio foi pras cucuias kkk , a sul de sp ja chove bem

 

[attachment=0]IMG-20160210-WA0003.jpg[/attachment]

Link to comment
Share on other sites

VÁ A ÍNDIA E ELES PERGUNTARÃO....TEM VERÃO NO RJ? AGORA EM TERMOS DE BRASIL É MUITO DESAGRADÁVEL!
:laugh:

A cidade de Jacobabad, no Paquistão, já registrou oficialmente 52,5°C. :shok: :heat:

 

Em junho de 2008 (Se não me engano, tenho anotado em algum lugar mas não estou achando...), a coisa foi assim lá:

Média das mínimas: 30,x°C :shok:

Média das máximas: 45,8°C :shok:

 

E eu reclamo do calor em Sampa... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Mínima hoje foi de 21,8° C.

 

Às 14 horas: 32,4° C.

 

Na verdade, já passamos de 33° C.

 

O gfs ''dá'' chuva pra cá hoje, mas as instabilidades estão concentradas no litoral sul do estado.

 

E nada daquele ''frio'' projetado nos últimos dias, apenas um breve refresco no calor.

 

Desagradável.

 

Só imagino o que estão passando os cariocas agora. Quem não tive ar condicionado em casa...

Link to comment
Share on other sites

Aqui o calor ainda continua forte. Faz 32c na Mooca. Mas já temos 24c em Parelheiros.

O bloqueio que a princípio era para durar 5 ou 6 dias, já está se caminhando para 12 dias. Triste!

O problema é que já estamos praticamente na metade de fevereiro.

 

Climatologicamente, deveríamos ter boas chuvas até o final de março.

Isto é, temos pouco mais de 45 dias.

 

Aqui em Sampa, normalmente, a quantidade de chuva já decresce bastante em abril.

 

---------------

 

Estamos "bem arrumados" por aqui: :sad: :negative:

- a convencional do Mirante não reporta dados nos fins de semana e, nos outros dias, só as mínimas.

- a automática não atualiza desde ontem.

 

Aeroportos também nos 32°C.

Link to comment
Share on other sites

Profeta da chuva diz que 'Nordeste terá um grande inverno' em 2016

 

Quixadá, no sertão cearense, sedia encontro anual dos 'profetas da chuva'

Previsão é baseada em observações de fenômenos da natureza.

 

http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/01/profeta-da-chuva-diz-que-nordeste-tera-um-grande-inverno-em-2016.html

 

 

Feliz em saber disso, se ele estiver certo e o nordeste ter um 'grande' inverno, o que dirá de nós aqui do Sul ? :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

17 horas:

 

30,9° C em Jundiaí,

 

24,1° C em Registro, com mais de 20 mm acumulados. A máxima lá ultrapassou os 35°C hoje.

 

Tempo nublado por aqui. Tomara que a chuva venha. O pior que pode acontecer é o céu ficar encoberto , aumentar a u.r.a. e atmosfera ficar com mais dificuldade ainda para arrefecer a temperatura por falta de chuva.

 

Veremos se o GFS acerta essa.

Link to comment
Share on other sites

Aqui o calor ainda continua forte. Faz 32c na Mooca. Mas já temos 24c em Parelheiros.

O bloqueio que a princípio era para durar 5 ou 6 dias, já está se caminhando para 12 dias. Triste!

O problema é que já estamos praticamente na metade de fevereiro.

 

Climatologicamente, deveríamos ter boas chuvas até o final de março.

Isto é, temos pouco mais de 45 dias.

 

Aqui em Sampa, normalmente, a quantidade de chuva já decresce bastante em abril.

 

Sim. Mas como temos o predomínio do bloqueio, daí as chuvas ficam mais isoladas!

Não creio que o estado de SP feche fevereiro com chuvas dentro ou acima da média.

 

------------------------------------

 

Por aqui tivemos uma chuva bem forte, inclusive com algumas rajadas de ventos. Agora a situação já está mais calma.

Infelizmente as chuvas ainda não caem de forma mais generalizada sobre a cidade.

 

Por causa da chuva que caiu aqui temos 23 graus na Mooca, contra 32 da mesma hora de ontem.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura voltou a subir por aqui e temos 26 graus na Mooca.

 

O jeito é torcer para que essa chuva no sul de SP atinja a Grande SP. Infelizmente aquela pancada que caiu mais cedo está indo em direção a leste.

 

Nem posso me queixar muito desse fevereiro, afinal isso ainda fevereiro de 2014 (primeira quinzena) foi muito pior.

Link to comment
Share on other sites

E O VERÃO 4°C ACIMA DA MÉDIA NO CENTRO-SUL DO BRASIL......JOGAM NO AR E DEPOIS NINGUÉM COBRA! BOA PARTE DO BRASIL C/JANEIRO AMENO....

 

Janeiro foi um mês "fora da caixinha".

 

Fevereiro parece que vai dá uma equilibrada em muitas áreas, mas longe dos 4ºC acima da média, felizmente!

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que tenho notado nos últimos anos...

 

Antigamente, sempre acontecia de uma ou mais frentes frias chegarem bastante ativas em SP no verão, descarregando "um caminhão" de chuva, principalmente no leste paulista e sul do RJ.

O contraste entre uma massa polar razoável para a época e o calor normal do verão era o combustível para acontecerem até estragos e transtornos.

 

Atualmente, parece que estamos tendo o mesmo efeito do inverno no verão: mesmo sem bloqueio (Que não é o caso presente), as MP's saem pro Atlântico já no Uruguai e as frentes passam ao largo do litoral sem alterar grande coisa por aqui. :sad:

Acabamos indo direto para uma situação pós-frontal sem praticamente ver a frente fria. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que tenho notado nos últimos anos...

 

Antigamente, sempre acontecia de uma ou mais frentes frias chegarem bastante ativas em SP no verão, descarregando "um caminhão" de chuva, principalmente no leste paulista e sul do RJ.

O contraste entre uma massa polar razoável para a época e o calor normal do verão era o combustível para acontecerem até estragos e transtornos.

 

Atualmente, parece que estamos tendo o mesmo efeito do inverno no verão: mesmo sem bloqueio (Que não é o caso presente), as MP's saem pro Atlântico já no Uruguai e as frentes passam ao largo do litoral sem alterar grande coisa por aqui. :sad:

Acabamos indo direto para uma situação pós-frontal sem praticamente ver a frente fria. :negative:

 

Sim! Você sempre comenta isso.

Eu percebo que essa situação tem sido bem mais frequente à partir de 2011.

Apesar disso, eu particularmente acho que na primavera do ano passado houve uma melhora e conseguimos ter algumas boas chuvas não só frontais, como também provocadas por instabilidades. Talvez isso se deva ao El Niño mais forte.

Link to comment
Share on other sites

GFS das 12Z prevendo bons acumulados de chuvas até dia 18 para centro-sul de Minas, região serrana luminense, Vale do Paraíba fluminense.Minha cidade ficaria na divisa entre boas chuvas e poucas chuvas.A última chuva foi dia 28, são 13 dias sem uma gota.

Região de Juiz de Fora onde choveria mais no estado mineiro.

Vamos ver se vai acontecer mesmo essas chuvas.

 

Hoje foi o 2º dia mais quente de 2016,perdendo para 1º de janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Bloqueio infernal não da trégua, acredito que hoje tenha sido o dia mais quente de 2016 na minha cidade, durante tarde a temperatura chegou nos 33ºC e agora as 22:00hrs no horário de verão ainda faz 25ºC, esta lembrando e muito o inferno que foi fevereiro de 2014, pelo GFS 18Z o alivio só vem na terça da semana que vem.

 

HahnNYI.png

Link to comment
Share on other sites

Bloqueio infernal não da trégua, acredito que hoje tenha sido o dia mais quente de 2016 na minha cidade, durante tarde a temperatura chegou nos 33ºC e agora as 22:00hrs no horário de verão ainda faz 25ºC, esta lembrando e muito o inferno que foi fevereiro de 2014, pelo GFS 18Z o alivio só vem na terça da semana que vem.

 

http://i.imgur.com/HahnNYI.png[/ig]

 

 

Pra mim a semelhança é na falta de chuva , em temperatura nada lembra , acho que essa nem se caracteriza onda de calor ainda , e sim algo normal pro mes , 17°C por aqui e muita chuva na divisa de MG com o vale do paraiba !

Link to comment
Share on other sites

Por aqui muitas nuvens no céu nesse momento. 24 graus na Mooca.

 

Infelizmente a linha de chuva que estava sobre o sul de SP perdeu força e assim, a chance de chover novamente na Grande SP nessa noite/madrugada é bem baixa.

 

Pela previsão, amanhã finalmente teremos uma máxima bem mais comportada, pela primeira vez nesse fevereiro de 2016. Valor estimado em 24/25 graus nas áreas mais ao norte da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Bloqueio infernal não da trégua, acredito que hoje tenha sido o dia mais quente de 2016 na minha cidade, durante tarde a temperatura chegou nos 33ºC e agora as 22:00hrs no horário de verão ainda faz 25ºC, esta lembrando e muito o inferno que foi fevereiro de 2014, pelo GFS 18Z o alivio só vem na terça da semana que vem.

 

HahnNYI.png

 

O GFS ta sendo mais generoso aki com 133,8mm: AO meu ver a FF vai passar rapido pelo sul de Minas e desacelerar no ES provocando mais chuva.

 

Outra coisa e que a AP vai meio que ser empurrada pra oeste e quem ta mais a leste pega mais chuva.

 

gfs.php?lat=-19.88&lon=-43.96&lang=en&type=graph&units=m

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!! Como escrevi faz uns dias, estou em São Paulo desde sábado. Cheguei sob chuva muito forte no aeroporto de Guarulhos às 19h, mas naquele dia quase não choveu aqui no Carrão, na zona leste. No domingo fez calor, mas no fim da tarde tivemos vento mais agradável. Segunda teve bastante sol e calor, mas com chuva forte e rápida onde eu estava (em Pinheiros), o que não atrapalhou muuuito os blocos de Carnaval por lá. Terça foi novamente insuportável e sem chuvas, com termômetros de rua ainda em 30 graus às 10 da noite. Já nesta quarta, calor com pancadas de chuva. Aqui na zona leste durou cerca de meia-hora e minha estação acumulou 29,7 mm. Amanhã a previsão indica pancadas de chuva novamente e temperatura mais agradável, entre 20 e 28ºC.

Link to comment
Share on other sites

Já em Buenos Aires, após janeiro ter sido o mês mais quente desde dezembro de 2013, fevereiro está conseguindo ser ainda pior. As mínimas e máximas deste mês estão assim lá:

 

1: 15,5ºC/26,9ºC

2: 20,3ºC/29,7ºC

3: 22,8ºC/30,8ºC

4: 22,4ºC/33,1ºC

5: 23,8ºC/34,0ºC

6: 24,4ºC/32,6ºC

7: 22,6ºC/32,0ºC

8: 22,6ºC/29,6ºC

9: 19,8ºC/35,6ºC

10: 22,9ºC/30,8ºC

 

Entre os dias 4 e 6 tivemos onda de calor, a segunda do verão e a primeira do ano, já que por três dias seguidos tivemos mínimas acima de 22,0ºC e máximas acima de 32,2ºC. No dia 9 a temperatura no Aeroparque foi a mais alta do ano, com 35,0ºC. A média simples de Buenos Aires este mês está em 26,6ºC, com média das mínimas de 21,7ºC e das máximas de 31,5ºC. Um horror!

Link to comment
Share on other sites

BEM-VINDO AO BRASIL

 

Deve ter 1 ou 2 radares meteorologicos funcionando normalmente hoje.

 

Radar Meteorológico Belém/ PA- inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico Cruzeiro do Sul/ AC- inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico Macapá/AP - Maxcappi inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico Manaus/ AM- inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico Morro da Igreja/ SC- inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico Natal/ RN- inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico Petrolina/PE inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico Santarém/PA- inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico São Luís/MA - inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico São Francisco/MG -inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico Tefé/AM - inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico Tabatinga/ AM- inoperante - sem previsão de restabelecimento.

Link to comment
Share on other sites

BEM-VINDO AO BRASIL

 

Deve ter 1 ou 2 radares meteorologicos funcionando normalmente hoje.

 

Radar Meteorológico Belém/ PA- inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico Cruzeiro do Sul/ AC- inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico Macapá/AP - Maxcappi inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico Manaus/ AM- inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico Morro da Igreja/ SC- inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico Natal/ RN- inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico Petrolina/PE inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico Santarém/PA- inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico São Luís/MA - inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico São Francisco/MG -inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico Tefé/AM - inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Radar Meteorológico Tabatinga/ AM- inoperante - sem previsão de restabelecimento.

 

Por isso admiro o Simepar. 02 Radares e com um excelente uptime.

Link to comment
Share on other sites

Nada de chuva no radar da Unesp.

 

Em compensação, a radiação solar diminuiu aqui nas últimas horas por causa do aumento da cobertura de nuvens.

 

E a temperatura sofreu ligeira queda, de 28,4° C ao meio dia para 27,6° C às 13 horas.

 

O sudeste também já sopra, ainda que com muita ''discrição''. Com certeza a noite nas cercanias da Serra do Japi será mais fresca, ou menos quente e mais ventosa.

 

Sobre o que o Aldo Santos teclou a respeito da diminuição das chuvas decorrentes da passagem de frentes frias, eu quero assinar embaixo.

 

Pode até ser que eu queime a língua e chova à noite, mas a realização desse evento de frente fria agora está completamente distinta do que veio sendo prognosticado a mais de uma semana.

Link to comment
Share on other sites

Lembram do bloqueio que citei há alguns dias? Pois os modelos apontam ele surgindo não paralelo à ASAS, mas sim paralelo à Baixa do Chaco, e nem deve durar tanto. A ASAS se mantém afastada do continente, ainda há predomínio de ar quente e úmido, mais seco em médios níveis, mas não vai impedir as convecções de se formarem à tarde. Isso a partir de 180h.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 21,8°C aqui em Indaial

 

Agora 12:10h já faz 29°C

Ganhei na mínima por 0,5°, mas já estou perdendo no calor, hehe. Agora 31,7° com 45%. Está mais seco do que ontem, e a boa notícia é que o vento virou: sopra de ESE a 5,3 km/h e temos as primeiras nuvens.

 

Por aqui cheguei nos 30°C agora. (13:50h)

 

Um dia que eu tiver bastante tempo de sobra e empenho, quero fazer uma comparação do clima ( Indaial x Porto alegre )

 

Acho o clima aqui da minha região muito co-relacionado com Porto Alegre.

 

Vejo sempre as mínimas e máximas que botas aqui e são sempre muito parecidas com as daqui, tanto pro calor quando pro frio.

 

Na verdade no inverno, acho que poa seja levemente mais fria do que Indaial, pequena diferença que deve ser ocasionada pela latitude, afinal poa está mais ao sul do que Indaial.

 

Sabes a mínima absoluta de Poa na onda de frio de 2000 ?

 

Por aqui foi -1,2°

Link to comment
Share on other sites

Dando uma de intrometido:

 

Porto Alegre ter média quase 2° C mais baixa é uma diferença expressiva.

 

Tudo bem que Porto Alegre seja ''ruim de frio'' no contexto do Rio Grande, mas a latitude e a posição da capital gaúcha, ''de cara'' para a planície - em que pese aquela água toda ao redor - têm que resultar em médias inferiores aos vales litorâneos de Santa Catarina.

 

Eu não vejo como poderia ser diferente.

Link to comment
Share on other sites

Nos extremos, acredito que Indaial x POA fiquem parecidas, mas na média como disse acima, acredito que Poa seja levemente mais fria.

 

Por exemplo na potente onda de frio de 2000.

 

Porto alegre teve mínima absoluta em 0°C cravados na estação do inmet.

 

Indaial teve -1,2°C no dia 14/07/2000 no mesmo dia que Poa teve sua mínima absoluta de 0°C cravados.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.