Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2016


Rafael D
 Share

Recommended Posts

  • Replies 993
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Não é em um topo Aldo, mas é ligeiramente elevada da calha do rio, e neste curso o rio tem bastante vazão (descida).

 

Em breve pretendo agendar uma visita a (Cidasc) local onde se situa a estação do Inmet, para conhecer melhor o local e bater algumas fotos :good:

Tira umas fotos mesmo. :good2:

É interessante conhecer os locais das estações meteorológicas.

 

----------------

 

Aliás, em Sampa, para que ainda não viu:

 

Estação do INMET (Mirante de Santana) => viewtopic.php?f=125&t=15199

Estação do IAG => viewtopic.php?f=139&t=15262

Link to comment
Share on other sites

35°C cravado as 18h e 50% de umidade da estação do Inmet.

 

Fazia tempo que não tinha uma tarde com uma sensação de abafamento tão grande como hoje.

Na estação de um amigo que fica na área central da cidade as 17h estava 36,8C°

(A estação do inmet fica em uma área mais ''rural'' e com 0% de asfalto/prédios ao redor, apenas mata e o rio itajaí-açu que passa a uns 70 metros da estação)

 

:heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat:

 

Deivid Indaial é mais quente que Blumenau? Sempre teve a fama no Vale do Itajaí, inclusive em Blumenau... E o INMET fica perto do rio que deve amenizar os extremos.

Link to comment
Share on other sites

Aqui os últimos dias bons foram no início de dezembro (dia 07 tivemos 12,0/23,6 com vento). Depois até tivemos alguns dias agradáveis na segunda quinzena de dezembro, mas de maneira geral o calorão se estabeleceu definitivamente. Janeiro e Fevereiro com calor constante.

 

E aqui agora as 21h, com 25ºC e 90%. Abafado.

Link to comment
Share on other sites

Dito e feito.

Aquele refresco que "viria" no fim do mês, sumiu dos prognósticos antes do que eu imaginava.

Eu nem vou colocar a previsão atualizada do Metroclima (feita pela MetSul) aqui nós fórum, senão bato no computador. A previsão piorou MUITO!!! Veja por si mesmo. Será uma semana de terror, a mais abafada deste verão.

 

Vontade de pegar um caiaque e remar até Ushuaia.

 

Agora 24,1°. Noite "fresca". Se não abrir não baixa dos 23° nem pagando penitência.

Link to comment
Share on other sites

Aqui a temperatura também não baixa de jeito nenhum. Agora ainda faz 27,7ºC, clima equatorial, não quero mais verão. :heat: :heat:

 

Ta difícil de ter otimismo climático já que as tempestades nem se formam já se desfazem e as temperaturas nesse mês sequer baixaram dos 20 até agora. :negative:

 

A mínima deve ficar nos 25ºC(com otimismo 24) seguindo o padrão de calor de fevereiro. O consolo tem sido as máximas normais (o que será resolvido nessa semana com bastante calor)

Link to comment
Share on other sites

Dito e feito.

Aquele refresco que "viria" no fim do mês, sumiu dos prognósticos antes do que eu imaginava.

Eu nem vou colocar a previsão atualizada do Metroclima (feita pela MetSul) aqui nós fórum, senão bato no computador. A previsão piorou MUITO!!! Veja por si mesmo. Será uma semana de terror, a mais abafada deste verão.

 

Vontade de pegar um caiaque e remar até Ushuaia.

 

Agora 24,1°. Noite "fresca". Se não abrir não baixa dos 23° nem pagando penitência.

 

 

CFS pros proximos 15 dias , anomalias bem altas por ai

 

iM664NI.gif

Link to comment
Share on other sites

35°C cravado as 18h e 50% de umidade da estação do Inmet.

 

Fazia tempo que não tinha uma tarde com uma sensação de abafamento tão grande como hoje.

Na estação de um amigo que fica na área central da cidade as 17h estava 36,8C°

(A estação do inmet fica em uma área mais ''rural'' e com 0% de asfalto/prédios ao redor, apenas mata e o rio itajaí-açu que passa a uns 70 metros da estação)

 

:heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat:

 

Deivid Indaial é mais quente que Blumenau? Sempre teve a fama no Vale do Itajaí, inclusive em Blumenau... E o INMET fica perto do rio que deve amenizar os extremos.

 

Olha Moretão, cresci escutando isso do ''povo'' a minha vida inteira, até ouvia coisas do tipo ''Ah tu é de Indaial ? Dizem que é a cidade mais quente de SC né'' :laugh:

 

Que de fato é uma DAS mais quentes, eu até acredito que seja, mas com certeza não a mais quente.

 

Respondendo a tua pergunta, eu acho Indaial e Blumenau praticamente iguais, só acho que o relevo de Blumenau é um pouco mais acidentado. Acredito que possa ter algum local em Blumenau que aqueça mais facilmente, assim passando a impressão de ser muito mais quente, ou vice e versa, mas de modo geral acho as 2 cidades muito parecidas.

 

Futuramente, quero investir em uma estação onde eu moro, a região central da cidade e onde eu moro são ligeiramente mais quentes que o local onde fica a estação do Inmet aqui, eu acredito que na região central e onde eu moro chegue a uns 2°C de diferença pra lá, mas isto só conseguirei afirmar e provar quando tiver dados consistentes em mãos.

 

Por aqui máxima de 35°C cravados.

No momento (23:12) tenho abafados 26°C

Link to comment
Share on other sites

Eu nem vou colocar a previsão atualizada do Metroclima (feita pela MetSul) aqui nós fórum, senão bato no computador. A previsão piorou MUITO!!! Veja por si mesmo. Será uma semana de terror, a mais abafada deste verão.

 

Vontade de pegar um caiaque e remar até Ushuaia.

 

Agora 24,1°. Noite "fresca". Se não abrir não baixa dos 23° nem pagando penitência.

CFS pros proximos 15 dias , anomalias bem altas por ai

:punish: :punish: :punish: :punish: :punish: :punish: :punish: :punish: :punish: :punish: :punish: :punish:

 

Agora 24,2°.

Link to comment
Share on other sites

Como comentado pelo Daniel, as máximas estão dentro do normal: 29 a 32°C, com 2 picos nos 33°C.

Mas não estamos tendo nenhum refresco.

 

Felizmente, não bateremos o recorde de "maior menor máxima" do mês... :wacko:

Explicando: a menor máxima de fevereiro de 1977 foi 28,6°C.

Foi o mês em que a menor máxima foi mais alta na estação do INMET (Mirante de Santana).

Ontem, a máxima na convencional até 18h UTC (16h verão) foi 27,5°C.

 

Exatamente isso, não estamos tendo nenhum refresco e sim uma constância dessas máximas.

Por aqui esse fevereiro por enquanto lembra bem fevereiro de 2011, onde na primeira quinzena tínhamos vários dias com máximas em torno dos 32/33 graus e com pancadas isoladas e na segunda quinzena, máximas mais comportadas (ainda sim, com dias abafados) e temporais mais generalizados.

 

Sobre 1977, esse foi outro fevereiro caracterizado pela atuação constante de bloqueios atmosféricos, o que explica a maior menor máxima para o mês.

Teve locais aqui no sudeste que sequer registraram chuvas.

Fevereiro de 2014 pode ter tido aquele terror todo, mas ao menos a situação melhorou bem à partir do dia 14 e creio que no geral ficou melhor do que 77 e também 84.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Em Buenos Aires a madrugada começou insuportável. Às 2h ainda tínhamos quase 30ºC e com sensação térmica acima de 33ºC. Pouco depois deste horário enfim chegaram as chuvas à capital argentina, que deixaram 40 mm e fizeram a temperatura desabar em pouco tempo, tanto que a mínima de hoje foi de apenas 19,7ºC. Porém, ainda de manhã o tempo abriu, o sol reapareceu e tivemos outro dia de muito calor, com máxima de 31,4ºC e sensação térmica de 34,0ºC. Agora faz 24,3ºC.

 

Para amanhã a previsão é de um dia com sol, aumento de nuvens à noite e muito calor e abafamento. A temperatura deve variar entre 22 e 33ºC, com alta sensação térmica (eu acredito que cheguei a pelo menos 36-37ºC a sensação). Devido ao calor intenso e contínuo, há muitos problemas no sistema energético. Há bairros (e estou falando de local de classe média e não tão distante do centro da cidade) que estão há seis dias sem serviço. Amanhã e sexta o Ministério de Energia determinou cortes programados de luz entre 13 e 16h, de aproximadamente 5% da transmissão de energia. A medida poderia continuar na semana que vem se permanecermos com temperaturas muito acima do normal.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

 

Ontem no final da tarde caíram um dos piores temporais de fim de tarde dos últimos anos. As rajadas intensas fizeram com que dezenas de árvores próximas de casa fossem arrancadas do chão ou quebradas no caule, muitos galhos estão espelhados pelas ruas. Alguns vizinhos tiveram seus telhados arrancados (estrutura + telhas), foram literalmente para o ar. Muitos objetos voaram, desde tampas de caixas d'Água até grandes galhos de árvores. Lá em casa sem energia elétrica desde o temporal, na parte da tarde.

 

9268b8051f75daa87315d3c49fd99a31.jpg

 

Agora na zona norte do Rio, sol entre nuvens e 27 graus, chance alta para temporais com raios e granizo no final da tarde de hoje.

Link to comment
Share on other sites

Dito e feito.

Aquele refresco que "viria" no fim do mês, sumiu dos prognósticos antes do que eu imaginava.

 

Verdade Rafael, mas ainda mantem o refresco no final de fevereiro. Melhor do que nada.

 

É, nada decidido... a 0Z do GFS mantem o refresco após dia 25 e voltou a apontar a entrada do ar frio, dessa vez mais adiantado, para o dia 29/02 (0z):

 

inkC1dm.png

 

E um brinde no dia 04/03 (0z):

 

mghIz89.png

 

E toda essa sequência, caso ocorra mesmo, já fará uma grande diferença na média:

 

ysdEJsw.png

 

Sairíamos de médias 24-30ºC no RS para 18-24ºC.

Seguimos acompanhando e torcendo! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Dito e feito.

Aquele refresco que "viria" no fim do mês, sumiu dos prognósticos antes do que eu imaginava.

 

Verdade Rafael, mas ainda mantem o refresco no final de fevereiro. Melhor do que nada.

 

É, nada decidido... a 0Z do GFS mantem o refresco após dia 25 e voltou a apontar a entrada do ar frio, dessa vez mais adiantado, para o dia 29/02 (0z):

 

inkC1dm.png

 

E um brinde no dia 04/03 (0z):

 

mghIz89.png

 

E toda essa sequência, caso ocorra mesmo, já fará uma grande diferença na média:

 

ysdEJsw.png

 

Sairíamos de médias 24-30ºC no RS para 18-24ºC.

Seguimos acompanhando e torcendo! :good2:

 

 

Nao sei da onde saíram essas anomalias azuis em MG sendo que tá previsto um calor infernal nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

 

Verdade Rafael, mas ainda mantem o refresco no final de fevereiro. Melhor do que nada.

 

É, nada decidido... a 0Z do GFS mantem o refresco após dia 25 e voltou a apontar a entrada do ar frio, dessa vez mais adiantado, para o dia 29/02 (0z):

 

inkC1dm.png

 

E um brinde no dia 04/03 (0z):

 

mghIz89.png

 

E toda essa sequência, caso ocorra mesmo, já fará uma grande diferença na média:

 

ysdEJsw.png

 

Sairíamos de médias 24-30ºC no RS para 18-24ºC.

Seguimos acompanhando e torcendo! :good2:

 

 

Nao sei da onde saíram essas anomalias azuis em MG sendo que tá previsto um calor infernal nos próximos dias.

 

 

Hoje dia bem estranho aqui Ura em 100% e muita neblina desde cedo nao se enxerga a 100m 18C agora , choveu forte a noite !

Link to comment
Share on other sites

Nao sei da onde saíram essas anomalias azuis em MG sendo que tá previsto um calor infernal nos próximos dias.

 

Henrique, eu já reparei que essa anomalia está quase sempre ali, independente do quão quente esteja em MG. Acredito que eles desconsiderem o relevo nessa avaliação, pois a maior parte dos Andes sempre aparece com anomalias negativas, bem como o Planalto das Guianas.

Link to comment
Share on other sites

MG merece mesmo ter alguém como Ruibran dos Reis como destaque da meteorologia no Estado...o cara previu máxima de 25c pra hj , isso falou de manhã, já tá fazendo 26c. :laugh:

 

Assim como ontem, o Cptec tinha previsto máxima de 27 pra Sampa e... bingo! Máximas entre 31 e 32. :heat: :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Ontem novamente temporais atingiram parte do Rio de Janeiro, com registro novamente de granizo em cidades da Baixada Fluminense e também bairros do extremo norte da cidade. Aqui na região do Grande Méier novamente não houve granizo mas sim chuva muito forte com 20mm em apenas 15 minutos, além de forte convecção e ventania. Ontem estive na rua horas após o temporal e o cenário era de destruição, com diversos galhos e mesmo árvores inteiras pelo chão, placas de sinalização torcidas e telhas quebradas pelas ruas. Diversos bairros da cidade ficaram sem luz, e alguns estão até o momento(felizmente aqui não faltou nenhum dos últimos 3 dias de temporal de verão). Hoje vamos tendo mais um começo de tarde com muito sol e calor, 33°C no momento após mínima de 24,6°C, ainda há condições para temporais isolados no fim da tarde e noite mas ao que parece essas condições vão diminuindo nos próximos dias até voltarem a aumentar no final da próxima semana.

Link to comment
Share on other sites

Verdade Rafael, mas ainda mantem o refresco no final de fevereiro. Melhor do que nada.

 

É, nada decidido... a 0Z do GFS mantem o refresco após dia 25 e voltou a apontar a entrada do ar frio, dessa vez mais adiantado, para o dia 29/02 (0z):

 

inkC1dm.png

 

E um brinde no dia 04/03 (0z):

 

mghIz89.png

 

E toda essa sequência, caso ocorra mesmo, já fará uma grande diferença na média:

 

ysdEJsw.png

 

Sairíamos de médias 24-30ºC no RS para 18-24ºC.

Seguimos acompanhando e torcendo! :good2:

 

Quando os modelos ficam postergando, é porque não vem nada.

De qualquer forma vou torcer. Não é possível uma estação inteira passar, e nenhuma massa de ar frio se fazer presente, mesmo sendo verão.

Link to comment
Share on other sites

 

Por aqui esse fevereiro por enquanto lembra bem fevereiro de 2011, onde na primeira quinzena tínhamos vários dias com máximas em torno dos 32/33 graus e com pancadas isoladas e na segunda quinzena, máximas mais comportadas (ainda sim, com dias abafados) e temporais mais generalizados.

 

233mm só na última semana de fevereiro de 2011 para se ter uma ideia do que aconteceu nesse mês.

 

Agora neste momento vários trovões. Quero saber quais foram os maiores acumulados de chuva esta semana na Grande São Paulo segundo o Cemaden.

Link to comment
Share on other sites

Em Sampa, depois de mais um dia de muito sol e calor, com máxima de 31,9°C na automática do Mirante, o tempo começa a mudar.

 

Já chove na maior parte da cidade.

 

Aqui na zona norte (Tucuruvi) por enquanto só trovoada e "meia dúzia" de pingos.

 

---------------------

 

O INMET deu uma atualizada nos dados da convencional do Mirante (Só de fevereiro. :sad: )

 

Dei uma calculada nas médias do mês até hoje, 18/02 (Entre parênteses, a normal 1981-2010):

 

Chuva: 99,1 mm (247,2 mm => choveu apenas 40% da média até a manhã de hoje)

Média das máximas: 31,0°C (28,7°C => +2,3°C)

Média das mínimas: 21,1°C (19,5°C => +1,6°C)

 

A maior temperatura foi 33,6°C no dia 14.

Embora seja um valor "dentro da casinha", as médias mostram que o calor tem sido constante, como já comentado.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Vendo pela televisão a chuva forte em Taboão da Serra, lá tá um caos. Em apenas uma hora choveu 70mm!!!! :shok:

Para quem eventualmente não sabe, Taboão da Serra faz divisa com Sampa a SO.

É uma cidade totalmente "emendada" com a capital paulista.

 

Tem pluviômetro do CEMADEN que já totaliza 80,8 mm lá.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui tivemos máxima de 31,2ºC com UR em torno dos 60% à tarde e céu com poucas nuvens. Bem menos desagradável comparado a ontem. Agora as 18h temos 30,0ºC e 65% com céu limpo. Previsão para esta próxima madrugada é de mínimas em torno de 16-18ºC em Pelotas. Interessante neste fevereiro tórrido.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.