Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Campos do Jordão com céu predominantemente azul, de vez em quando passam algumas nuvens. Vento gelado e 15/16°C de temperatura.

 

Bem agradável.

 

Qto deu na sua casa..??

 

Estado de São Paulo - SP (MIN DE HOJE)

 

3,5 - Campos do Jordão (Horto Florestal)

4,0 - Campos do Jordão (INPE)

4,6 - Campos do Jordão (Conv/Inmet)

5,0 - Campos do Jordão (Aut/Inmet)

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Após uma boa mínima de 10 graus, o tempo está parcialmente nublado agora à tarde e a temperatura não sobe muito. Agora está 17,6 graus na minha estação e 15,7 lá no Inmet. Ou seja, é frio constante em Juiz de Fora desde a tarde de Quarta-feira. Isso é muito bom para os padrões da cidade!

 

Inverno por enquanto tem sido bom na minha região...esta com temperaturas dentro da média. Nos dias de hoje, eu considero isso bom!

Link to comment
Share on other sites

Well,

 

mapaengenheiromarsilac.jpg

 

Gente... fico imaginando a dureza que é rodar 60 km pra chegar ao trabalho, faculdade...

 

5 km, eu já acho muito.

 

Ziemann por sorte só moram 8500 pessoas em Marsilac , é um bairro completamente rural e sem ilhas de calor . Mas mesmo lá esse ano não baixou de 9 graus , ano passado se não me engano em junho fez 1,5 grau ...

Link to comment
Share on other sites

SP deu 45 x 38 de área urbana

RJ deu 20 x 42

CWB deu 25 x 17

POA deu 26 x 14

 

SP: 1.525 km²

RJ: 1.197 km²

CWB: 435 km²

PoA: 496 km²

 

Mafilli, 60 km de carro, em linha reta dá uns 40... pelo GE

 

Fonte: GE e Wikipedia

 

Moretão,

 

Sinceramente não sei.

 

Mafili, a conta de cima ai do cidadão está equivocada. SP tem 968,3 km2 de área URBANA. A medição distorcida acima como área urbana (45 x 38) é a área total do município...deu 1710 km2 a conta, mais que o total da área. SP capital tem 1523 km2. Talvez se o cidadão acima colocasse que são as distancias extremas e não a área urbana, estaria certo...mas...

 

Segundo ponto: Marcilaq há fontes que citam 40, outras citam 55 e mesmo 60 km de distancia. Há uma cachoeira, a Cachoeira do Marcilac, que se encontra a exatos 49 km do centro de SP, creio eu que por ser uma distancia em linha reta por GPS, esteja mais precisa, o que colocaria Marcilac a 40 km do centro, pois a trilha pra essa cachoeira tem 8,9 km de extensão.

 

Por estrada, dá 51,4 km e mais de uma hora de carro.

Link to comment
Share on other sites

SÃO PAULO - O distrito de Marsilac, no extremo da Zona Sul de São Paulo, é a região mais violenta da cidade, segundo o estudo “Mapa da Desigualdade” elaborado pelo movimento Rede Nossa São Paulo e divulgado nesta terça-feira. Marsilac teve a maior quantidade de homicídios a cada 10 mil habitantes e também a taxa mais alta de mortes de jovens entre 14 e 29 anos em 2014.

 

Distante cerca de 60 quilômetros do centro de São Paulo, Marsilac não conta com o sistema de abastecimento de água da Sabesp e sofre com a falta de transporte público, fazendo com que moradores tenham que percorrer dezenas de quilômetros a pé todos os dias. O movimento Luta do Transporte no Extremo Sul, formado após os protestos de junho de 2013, organiza na região, com dinheiro arrecadado em rifas, bingos e festas nas comunidades, uma linha popular gratuita para atender a população.

 

G1

Link to comment
Share on other sites

Pelo jeito nem com 1042 perto da costa o mirante vai beliscar uma sub-10

 

5kq8t5.jpg

 

Essa alta semelhante em junho de 2010(imagem abaixo), provocou noites bem mais geladas no sudeste, e sub-10 inclusive no mirante. Sera que foi a formação de uma baixa ao norte, que provocou uma injeção maior de ar frio?

 

1z39j78.jpg

Link to comment
Share on other sites

SÃO PAULO - O distrito de Marsilac, no extremo da Zona Sul de São Paulo, é a região mais violenta da cidade, segundo o estudo “Mapa da Desigualdade” elaborado pelo movimento Rede Nossa São Paulo e divulgado nesta terça-feira. Marsilac teve a maior quantidade de homicídios a cada 10 mil habitantes e também a taxa mais alta de mortes de jovens entre 14 e 29 anos em 2014.

 

Distante cerca de 60 quilômetros do centro de São Paulo, Marsilac não conta com o sistema de abastecimento de água da Sabesp e sofre com a falta de transporte público, fazendo com que moradores tenham que percorrer dezenas de quilômetros a pé todos os dias. O movimento Luta do Transporte no Extremo Sul, formado após os protestos de junho de 2013, organiza na região, com dinheiro arrecadado em rifas, bingos e festas nas comunidades, uma linha popular gratuita para atender a população.

 

G1

 

Se um cidadão que mora lá, quiser para Zona Leste, quanto tempo demora de carro? 4 horas?

Link to comment
Share on other sites

SÃO PAULO - O distrito de Marsilac, no extremo da Zona Sul de São Paulo, é a região mais violenta da cidade, segundo o estudo “Mapa da Desigualdade” elaborado pelo movimento Rede Nossa São Paulo e divulgado nesta terça-feira. Marsilac teve a maior quantidade de homicídios a cada 10 mil habitantes e também a taxa mais alta de mortes de jovens entre 14 e 29 anos em 2014.

 

Distante cerca de 60 quilômetros do centro de São Paulo, Marsilac não conta com o sistema de abastecimento de água da Sabesp e sofre com a falta de transporte público, fazendo com que moradores tenham que percorrer dezenas de quilômetros a pé todos os dias. O movimento Luta do Transporte no Extremo Sul, formado após os protestos de junho de 2013, organiza na região, com dinheiro arrecadado em rifas, bingos e festas nas comunidades, uma linha popular gratuita para atender a população.

 

G1

 

Se um cidadão que mora lá, quiser para Zona Leste, quanto tempo demora de carro? 4 horas?

 

De carro não ...mas de transporte público sim .

Marsilac - Praça da Sé 60 km + Praça da Sé - Cid Tiradentes 40km = 100 km

Link to comment
Share on other sites

 

14h40 - Lages

 

 

ATÉ O DIA 25

 

11,3 LAGES/+0,3

 

A Matemática de Lages....

 

O Coutinho achou 11,3 na formula compensada utilizando a estação automática (00:00UTC / 00:00UTC). Eu utilizando a convencional e aplicando as regras de horário do Inmet que são diferentes e já citadas aqui....achei 11,2.....e a média 24 horas da automática achei 11,6.

 

A explicação do calculo do Coutinho ter ficado mais próximo ao valor mais preciso da média mensal 24 horas de Lages, no meu entender, deve-se ao ter utilizado a mesma regra de horário minha e não do Inmet que ficou mais distante.

 

Minha curiosidade fica na leitura da automática com 144 leituras ou de 15min em 15 min....Normalmente ela dá 0,1 pra baixo da média 24 horas....e se trata da média mais precisa que existe atualmente , pena que não está disponível , mas posso tentar fazer um pedido ao Inmet para verficar o desvio.....

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

SÃO PAULO - O distrito de Marsilac, no extremo da Zona Sul de São Paulo, é a região mais violenta da cidade, segundo o estudo “Mapa da Desigualdade” elaborado pelo movimento Rede Nossa São Paulo e divulgado nesta terça-feira. Marsilac teve a maior quantidade de homicídios a cada 10 mil habitantes e também a taxa mais alta de mortes de jovens entre 14 e 29 anos em 2014.

 

Distante cerca de 60 quilômetros do centro de São Paulo, Marsilac não conta com o sistema de abastecimento de água da Sabesp e sofre com a falta de transporte público, fazendo com que moradores tenham que percorrer dezenas de quilômetros a pé todos os dias. O movimento Luta do Transporte no Extremo Sul, formado após os protestos de junho de 2013, organiza na região, com dinheiro arrecadado em rifas, bingos e festas nas comunidades, uma linha popular gratuita para atender a população.

 

G1

 

Deveria se separar do Mun de SP. Daí sim..

 

Lages 14h20

 

nublado, vento e 13ºC anomalia em +0.2. Baixandooo

Link to comment
Share on other sites

 

14h40 - Lages

 

 

ATÉ O DIA 25

 

11,3 LAGES/+0,3

 

A Matemática de Lages....

 

O Coutinho achou 11,3 na formula compensada utilizando a estação automática (00:00UTC / 00:00UTC). Eu utilizando a convencional e aplicando as regras de horário do Inmet que são diferentes e já citadas aqui....achei 11,2.....e a média 24 horas da automática achei 11,6.

 

A explicação do calculo do Coutinho ter ficado mais próximo ao valor mais preciso da média mensal 24 horas de Lages, no meu entender, deve-se ao ter utilizado a mesma regra de horário minha e não do Inmet que ficou mais distante.

 

Minha curiosidade fica na leitura da automática com 144 leituras ou de 15min em 15 min....Normalmente ela dá 0,1 pra baixo da média 24 horas....e se trata da média mais precisa que existe atualmente , pena que não está disponível , mas posso tentar fazer um pedido ao Inmet para verficar o desvio.....

 

Interessantíssimo.

 

A média de junho até agora, é de 11,2ºC para Lages.

 

Agora estou de cara quanto a estes dados de 15 em 15 min.

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão com céu predominantemente azul, de vez em quando passam algumas nuvens. Vento gelado e 15/16°C de temperatura.

 

Bem agradável.

 

Qto deu na sua casa..??

 

Estado de São Paulo - SP (MIN DE HOJE)

 

3,5 - Campos do Jordão (Horto Florestal)

4,0 - Campos do Jordão (INPE)

4,6 - Campos do Jordão (Conv/Inmet)

5,0 - Campos do Jordão (Aut/Inmet)

 

Carlos, em casa registrei 4,5°C. Eu tenho um aparelho da Oregon com sensor externo.

 

A temperatura que tinha chegado aos 16,8°C, caiu nessa última hora para 12,7°C. Aumentou a quantidade de nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Boa parte do sudeste está com mínimas bem acima do normal, acompanho a estação automática de Monte Verde desde 2005, todo ano fica com mais de uma negativa em jun, jul e ago, com exceção de 2005, em que a menor mínima foi de 0,5ºC. Este ano 2015, a menor mínima de Monte Verde foi de 3,6ºC.

Link to comment
Share on other sites

Boa parte do sudeste está com mínimas bem acima do normal, acompanho a estação automática de Monte Verde desde 2005, todo ano fica com mais de uma negativa em jun, jul e ago, com exceção de 2005, em que a menor mínima foi de 0,5ºC. Este ano 2015, a menor mínima de Monte Verde foi de 3,6ºC.

 

Minha menor minima é +0,6C na estação do bairro Reserva ! Hoje no INMET fez 3,4C , acho que é menor que Campos do Jordão INMET tambem !

 

Hoje esta mais limpo vamos ver como se comportam as minimas amanha !

Link to comment
Share on other sites

William, não sei como está a umidade em suas estações, consulto geralmente depois de 16 horas, mas no PNI/Furnas a umidade chegou a 54%(as 13 h 26), uns minutos atrás estava 73%,os ventos estão fracos, a pressão depois de registrar 1035,7 Hpa, desceu agora pouco para 1032,5 Hpa. São indicativos de grande queda ao anoitecer,meu prognóstico é esse, vamos aguardar logo.

Aqui está bem mais firme do que ontem.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias,

acabei de consultar o Weatherlink de Furnas, máxima de hoje foi de 11,3ºC e máxima dentro de 19,7ºC. Esta máxima dentro, é onde fica o console no posto Marcão?

Se for, a temperatura lá dentro sofre uma grande variação com tempo aberto, mínima de 7,4º e máxima de 19,7ºC

 

Sim , a maxima é de dentro do posto , la pega sol na parte da manha o que esquenta o ambiente , a parede la é termica tem quase um palmo de espessura ..

 

Ou pode ser nosso amigo que entrou la hoje e deu um abraço no console ..

 

 

11209700_1161388640554666_7189605885447948129_n.jpg?oh=3c5aa2dfb05a1b144c893a5f82f30eac&oe=56277AA6&__gda__=1445627079_622c9503a126297603e39afc4d8087bd

 

11666245_1161388570554673_531483267426392378_n.jpg?oh=daa6d12b7ffb62b6878360d51e714e8f&oe=5619B2C8

 

 

 

Fotos C.C

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias,

acabei de consultar o Weatherlink de Furnas, máxima de hoje foi de 11,3ºC e máxima dentro de 19,7ºC. Esta máxima dentro, é onde fica o console no posto Marcão?

Se for, a temperatura lá dentro sofre uma grande variação com tempo aberto, mínima de 7,4º e máxima de 19,7ºC

 

Sim , este console está dentro do posto..mas na frente em uma sala revestida de madeira e menos protegida...

Link to comment
Share on other sites

Estado de São Paulo - SP (MIN DE HOJE)

 

3,5 - Campos do Jordão (Horto Florestal)

4,0 - Campos do Jordão (INPE)

4,6 - Campos do Jordão (Conv/Inmet)

5,0 - Campos do Jordão (Aut/Inmet)

5,6 - São José do Barreiro (PWS)

7,3 - Descalvado (Ciiagro)

7,7 - Monte Alegre do Sul (Ciiagro)

7,8 - São Pedro (Ciiagro)

8,0 - Tambaú (Ciiagro)

8,2 - Piracicaba (Ciiagro)

8,7 - Itararé (Ciiagro)

9,0 - Amparo (Ciiagro)

9,0 - Capivari (Ciiagro)

9,0 - Piquete (INPE)

9,3 - Sumaré (Ciiagro)

9,3 - Vargem (Ciiagro)

9,4 - Itapetininga (Ciiagro)

9,5 - São Paulo (CGE - S Mateus)

9,6 - Casa Branca (Ciiagro)

9,8 - Jaguariúna (Ciiagro)

9,8 - Palmital (Ciiagro)

9,8 - São José do Rio Pardo (Ciiagro)

 

Bela mínima em Monte Alegre do Sul!!

Link to comment
Share on other sites

Tarde de sol, poucas nuvens, bastante vento e sensação de frio aqui na zona norte do Rio. Apesar da máxima de 23,4°C no começo da tarde, a temperatura já está em queda e faz apenas 21,6°C no momento, mesmo com bastante sol e pouca nebulosidade. A mínima por aqui ficou em 17,2°C não tendo sido a menor do ano(ontem fez menos, 16,7°C), mas em grande parte da cidade foi sim a menor, na Vila Militar fez apenas 13,0°C(menor de toda a cidade este ano), no Alto da Boa Vista e em Guaratiba fez 13,5°C(menores em ambos também), Santa Cruz teve 14,9°C(menor do ano) e o restante da cidade ficou na faixa dos 16-17°C. Essa noite se não nublar pode cair mais, talvez não por causa dos ventos.

Link to comment
Share on other sites

O céu está bem limpo aqui no Rio de Janeiro, mas esse vento marítimo pode trazer nebulosidade a noite para nós. Caso isso não aconteça, poderemos ter mais um recorde de frio aqui no Rio.

Agora a tarde aqui em casa marca 19 graus com sol gostoso e venta, sensação de mais frio

Espero que pare de ventar e a noite seja estrelado. Poderemos ter uma mínima de 11 graus na capital,e zerar na região serrana, sem contar com mais uma negativa no PNI

Link to comment
Share on other sites

SÃO PAULO - O distrito de Marsilac, no extremo da Zona Sul de São Paulo, é a região mais violenta da cidade, segundo o estudo “Mapa da Desigualdade” elaborado pelo movimento Rede Nossa São Paulo e divulgado nesta terça-feira. Marsilac teve a maior quantidade de homicídios a cada 10 mil habitantes e também a taxa mais alta de mortes de jovens entre 14 e 29 anos em 2014.

 

Distante cerca de 60 quilômetros do centro de São Paulo, Marsilac não conta com o sistema de abastecimento de água da Sabesp e sofre com a falta de transporte público, fazendo com que moradores tenham que percorrer dezenas de quilômetros a pé todos os dias. O movimento Luta do Transporte no Extremo Sul, formado após os protestos de junho de 2013, organiza na região, com dinheiro arrecadado em rifas, bingos e festas nas comunidades, uma linha popular gratuita para atender a população.

 

G1

Uai... :russian:

 

A linha 6089 (Santo Amaro-Marsilac) não existe mais?? :wacko:

Link to comment
Share on other sites

Mafili, a conta de cima ai do cidadão está equivocada. SP tem 968,3 km2 de área URBANA. A medição distorcida acima como área urbana (45 x 38) é a área total do município...deu 1710 km2 a conta, mais que o total da área. SP capital tem 1523 km2. Talvez se o cidadão acima colocasse que são as distancias extremas e não a área urbana, estaria certo...mas...

 

Segundo ponto: Marcilaq há fontes que citam 40, outras citam 55 e mesmo 60 km de distancia. Há uma cachoeira, a Cachoeira do Marcilac, que se encontra a exatos 49 km do centro de SP, creio eu que por ser uma distancia em linha reta por GPS, esteja mais precisa, o que colocaria Marcilac a 40 km do centro, pois a trilha pra essa cachoeira tem 8,9 km de extensão.

Acho que 1.500 km² é toda a mancha urbana contínua da região metropolitana (Sampa + Guarulhos + Osasco + ABCD + Mauá + Poá + Mogi das Cruzes + Embu + Taboão da Serra + etc, etc, etc).

 

Segundo informações da SPTrans (Orgão que gerencia o transporte coletivo urbano em Sampa), a linha 6089 - Santo Amaro-Marsilac percorre 38 km só de ida.

O ponto final é no centro de Marsilac.

Link to comment
Share on other sites

SÃO PAULO - O distrito de Marsilac, no extremo da Zona Sul de São Paulo, é a região mais violenta da cidade, segundo o estudo “Mapa da Desigualdade” elaborado pelo movimento Rede Nossa São Paulo e divulgado nesta terça-feira. Marsilac teve a maior quantidade de homicídios a cada 10 mil habitantes e também a taxa mais alta de mortes de jovens entre 14 e 29 anos em 2014.

 

Distante cerca de 60 quilômetros do centro de São Paulo, Marsilac não conta com o sistema de abastecimento de água da Sabesp e sofre com a falta de transporte público, fazendo com que moradores tenham que percorrer dezenas de quilômetros a pé todos os dias. O movimento Luta do Transporte no Extremo Sul, formado após os protestos de junho de 2013, organiza na região, com dinheiro arrecadado em rifas, bingos e festas nas comunidades, uma linha popular gratuita para atender a população.

 

G1

Uai... :russian:

 

A linha 6089 (Santo Amaro-Marsilac) não existe mais?? :wacko:

 

Aldo a reivindicação são dos moradores dos bairros Mambú , Ponte Seca e Evangelista de Souza , bairros que ficam a até 10 km do centrinho de Marsilac onde se encontra a única linha da região a 6l01 Marsilac - Term. Varginha ...

 

Aqui na região sul , todos os sintomas de mais uma noite nublada , portanto , zero de expectativa :lazy:

Link to comment
Share on other sites

Mafili, a conta de cima ai do cidadão está equivocada. SP tem 968,3 km2 de área URBANA. A medição distorcida acima como área urbana (45 x 38) é a área total do município...deu 1710 km2 a conta, mais que o total da área. SP capital tem 1523 km2. Talvez se o cidadão acima colocasse que são as distancias extremas e não a área urbana, estaria certo...mas...

 

Segundo ponto: Marcilaq há fontes que citam 40, outras citam 55 e mesmo 60 km de distancia. Há uma cachoeira, a Cachoeira do Marcilac, que se encontra a exatos 49 km do centro de SP, creio eu que por ser uma distancia em linha reta por GPS, esteja mais precisa, o que colocaria Marcilac a 40 km do centro, pois a trilha pra essa cachoeira tem 8,9 km de extensão.

Acho que 1.500 km² é toda a mancha urbana contínua da região metropolitana (Sampa + Guarulhos + Osasco + ABCD + Mauá + Poá + Mogi das Cruzes + Embu + Taboão da Serra + etc, etc, etc).

 

Segundo informações da SPTrans (Orgão que gerencia o transporte coletivo urbano em Sampa), a linha 6089 - Santo Amaro-Marsilac percorre 38 km só de ida.

O ponto final é no centro de Marsilac.

 

Aldo a linha 6089 não existe mais há 10 anos ...

Segundo um ranking que apareceu no Skyscrapercity há um tempo atrás a mancha urbana da capital tem 948 km quadrado e a metropolitana 2240 km .

Link to comment
Share on other sites

Serra da Bocaina :

 

24-06 Min 7,5C Max 10,9C

 

25-06 Min 6,3C Max 9,3C

 

26-06 Min 5,6C Max 8,6C

 

Este local é fantástico hein William !

 

Ai com certeza deve ter um maior índice de precipitação de neve em invernos anteriores né.

 

Afinal, o clima parece ser muito propício...

 

Tens os extremos deste local nos dias 23/24 de julho de 2013 ?

Link to comment
Share on other sites

Dia bem ameno por aqui, com sol entre muitas nuvens durante a manhã e início da tarde, com melhora significativa durante a tarde.

 

Mínima de 13,7°C na aut do INMET, e 13,6°C em casa

Máxima de 21,8°C no INMET e 22,1°C em casa

 

Agora o céu limpou quase por completo, e faz apenas 18,5°C no quintal

Link to comment
Share on other sites

Serra da Bocaina :

 

24-06 Min 7,5C Max 10,9C

 

25-06 Min 6,3C Max 9,3C

 

26-06 Min 5,6C Max 8,6C

 

Este local é fantástico hein William !

 

Ai com certeza deve ter um maior índice de precipitação de neve em invernos anteriores né.

 

Afinal, o clima parece ser muito propício...

 

Tens os extremos deste local nos dias 23/24 de julho de 2013 ?

 

A estação fica num morro a 1739 metros. Está a pouco tempo online.

 

A neve na região não depende apenas da umidade, e sim da espessura do frio que chega na região em todas as camadas acima dos 1700...

Link to comment
Share on other sites

Serra da Bocaina :

 

24-06 Min 7,5C Max 10,9C

 

25-06 Min 6,3C Max 9,3C

 

26-06 Min 5,6C Max 8,6C

 

Este local é fantástico hein William !

 

Ai com certeza deve ter um maior índice de precipitação de neve em invernos anteriores né.

 

Afinal, o clima parece ser muito propício...

 

Tens os extremos deste local nos dias 23/24 de julho de 2013 ?

 

A estação fica num morro a 1739 metros. Está a pouco tempo online.

 

A neve na região não depende apenas da umidade, e sim da espessura do frio que chega na região em todas as camadas acima dos 1700...

 

Compreendido Diego :good:

 

Mas é que em fortes massas polares, como 2013 por exemplo o clima deve ficar "bacana" por lá, visto que no momento não tem nada muto forte na região e denota estes belos valores!

Link to comment
Share on other sites

Aldo a reivindicação são dos moradores dos bairros Mambú , Ponte Seca e Evangelista de Souza , bairros que ficam a até 10 km do centrinho de Marsilac onde se encontra a única linha da região a 6l01 Marsilac - Term. Varginha ...

Era a informação que eu tinha.

Moradores de bairros afastados do centro de Marsilac.

 

Aldo a linha 6089 não existe mais há 10 anos ...

Nossa!

Estou desatualizado mesmo a respeito da zona sul. :mosking:

É que fui muitas vezes para essa região e utilizei bastante esta linha.

Mas... faz realmente um bocado de tempo.

 

---------------

 

Aqui em Sampa, depois de um dia ensolarado com quantidade variável de nuvens, acho que nos encaminhamos para mais uma noite nublada, como bem disse o Juzinho.

Aliás, acho que Sampa está entre as recordistas brasileiras em nº de noites nubladas. :sad:

 

Mirante: 12,0°C / 20,2°C

IAG: 11,0°C / 21,1°C

 

Ventos marítimos continuam firme e fortes.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.