Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tuias retorna a presenta o mesmo problema tuiano... é uma baixada mais ventosa que o normal...problema que o Bairro Farroupilha não apresenta...a expectativa é grande para fazer o comparativo entre as duas:

-Altitude

Baixada Bairro Farroupilha 648m

Tuias 654m

-Continentalidade

B Bairro Farroupilha 13 km à oeste do Tuias

-Vento

B Farr. muito menos vento

Tuias mais vento

Infiltração de umidade e nevoeiros

Tuias mais nevoeiros e mais umidade

B Farr.mais seco e menos nevoeiro

Vejam o perfil de um traçado leste-oeste nas duas baixadas:

Bfarrperfil01.thumb.jpg.a53163ca9ee691ccaa4d968fde216781.jpg

Tuiasperfil01.thumb.jpg.c9be3eaf2ac5c8b384ba57f4b68874aa.jpg

Link to comment
Share on other sites

Tranquilo, Aldo :good:

 

A propósito, você acha que o Mirante vai abocanhar uma sub-10 esse mês?

Sei não, Renan, sei não...

Com esses ventos marítimos, estou achando difícil termos noites e madrugadas com céu limpo o tempo todo. :sad:

 

Se as máximas começarem a subir então, tanto pior...

Não deveremos ter umidade baixa o suficiente para grandes amplitudes térmicas.

 

Porém... aguardemos...

 

Com a palavra os universitários...

 

------------------

Sampa hoje,

Mirante: 12,1°C / 17,4°C

IAG: 12,0°C / 16,8°C

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, caso se confirme está chance de neve para o final de semana do dia 04/05 de julho, na próxima semana já vou dar aquela revisada no auto e sabado 6 da manhã to subindo pra SJ, Urupema e Bom Jardim, fazer um tour por estas cidades, a ultima vez que estive em urupema foi em 2012 em bom jardim e SJ 2013.

 

Afinal, ano passado não teve nenhuma boa chance de neve pra subir a serra, e rodar 280km só pra ver geada não da!

Link to comment
Share on other sites

Tranquilo, Aldo :good:

 

A propósito, você acha que o Mirante vai abocanhar uma sub-10 esse mês?

Sei não, Renan, sei não...

Com esses ventos marítimos, estou achando difícil termos noites e madrugadas com céu limpo o tempo todo. :sad:

 

Se as máximas começarem a subir então, tanto pior...

Não deveremos ter umidade baixa o suficiente para grandes amplitudes térmicas.

 

Porém... aguardemos...

 

Com a palavra os universitários...

 

------------------

Sampa hoje,

Mirante: 12,1°C / 17,4°C

IAG: 12,0°C / 16,8°C

 

Aqui na minha estação já deu sub-10 esse ano, mas lá no topão do INMET ainda não, está tipo o Mirante...bom, vamos torcer então!

 

JF hoje:

 

INMET: 11,7ºC / 15,3ºC (bela máxima!)

DAVIS: 13,5ºC / 17,7ºC

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, pessoal. Quinta-feira primaveril em Buenos Aires, com mínima de 12,9ºC à 0h e máxima de 19,1ºC às 17h25. Tivemos chuvinha fraca logo cedo e tempo nublado até por volta das 16h, quando abriu. Agora céu limpo e 15,0ºC. Amanhã o SMN prevê um dia com neblina, chance de chuva e temperatura entre 15 e 21ºC. Ou seja, aquele abafadinho com umidade muito alta que deixa o tempo meio pegajoso, pelo visto. Nesta sexta o sol nasce às 8h01 e se põe às 17h52.

Link to comment
Share on other sites

Tuias retorna a presenta o mesmo problema tuiano... é uma baixada mais ventosa que o normal...problema que o Bairro Farroupilha não apresenta...a expectativa é grande para fazer o comparativo entre as duas:

-Altitude

Baixada Bairro Farroupilha 648m

Tuias 654m

-Continentalidade

B Bairro Farroupilha 13 km à oeste do Tuias

-Vento

B Farr. muito menos vento

Tuias mais vento

Infiltração de umidade e nevoeiros

Tuias mais nevoeiros e mais umidade

B Farr.mais seco e menos nevoeiro

Vejam o perfil de um traçado leste-oeste nas duas baixadas:

 

 

:clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

 

Emocionado Paulo Henrique,

 

Consegue fazer em todas as direções.

 

Gostei e muiiiito do CUIDOGRAMA

 

Ciência acima de tudo,

 

Beijos :clapping:

Link to comment
Share on other sites

William, a temperatura no bairro Reserva esteve bem mais baixa do que no sítio da Lage por algumas horas, mas o vento aumentou no Reserva, foi ultrapassado.Parece que o vento parou no sítio da Lage e continua em 8km/h no Reserva, a temperatura do Reserva voltou a cair, se aproximando da mínima do dia.

 

O céu limpou totalmente de nuvens?

Acabei de ver a imagem das estrelas, o paredão de nuvens está indo para o Reserva, não é, fica a leste daí.

Link to comment
Share on other sites

Rafael Dable, diferentemente de vc, achei as rodadas do dia MUITO boas. Comecei a ficar esperançoso de que Julho interromperá a série de meses com anomalia positiva em Porto Alegre/INMET.

 

Julho não tem falhado por aqui. É o mês das anomalias negativas de Porto Alegre nos últimos anos. Pela semi normal 91/14, está com média de 13,9C, ou -0,6C em relação à anterior.

 

A rodada das 00Z do GFS foi muito boa, já a das 12Z foi horrível. O Global do INPE, coloca um frio normal, nada demais, bem comum.

Link to comment
Share on other sites

Aquele mapa que o Nazar mostrou do Europeu de 12UTC, mostra uma vírgula invertida verde em cima do Rio Grande do Sul, Uruguai.

Já li aqui no BAZ em mensagem do Coutinho que o formato da vírgula traz grande resfriamento para o sul do Brasil.

 

O Europeu meteu o pé no direito :) :prankster:

X68Ie9o.png

 

Exatamente...

 

A vírgula em questão é uma área de baixa pressão associado a sistema frontal, rente a costa, puxando muito ar frio... Cenário que geralmente leva neve para o RS/SC nas serras. Ronaldo Coutinho que o diga!

Link to comment
Share on other sites

William, a temperatura no bairro Reserva esteve bem mais baixa do que no sítio da Lage por algumas horas, mas o vento aumentou no Reserva, foi ultrapassado.Parece que o vento parou no sítio da Lage e continua em 8km/h no Reserva, a temperatura do Reserva voltou a cair, se aproximando da mínima do dia.

 

O céu limpou totalmente de nuvens?

Acabei de ver a imagem das estrelas, o paredão de nuvens está indo para o Reserva, não é, fica a leste daí.

 

Digo oeste ta ao contrario de la kk vlw estranho na Reserva pegando muito vento depois das nuvens deu uma limpada boa e o vento parou aqui e m casa agora 6,8C ja caindo bem , la algum vento ainda e 7,6C mais ta caindo !

Link to comment
Share on other sites

Realmente, não havia qualquer expectativa de madrugadas de céu limpo aqui no leste da Região Sudeste hoje ou nos próximos dias. Se vir a ocorrer em algum canto, será lucro.Pelo menos vai moderando as máximas...eu gosto mais que frio vampiro.

Aqui no Rio, muitas nuvens(mas umas pequenas aberturas) e garoa na zona norte com 18,8°C com vento gelado.

Na Geo-Rio, temos entre 15,4°C no Alto da Boa Vista e 19,4°C em São Cristóvão.

Link to comment
Share on other sites

R

Boa noite, tempo aqui na área urbana de Friburgo tb esta nublado com pequenas abertas. A mínima de 12,4C do inicio da manhã esta quase sendo batida, no momento faz 12,5C.

 

Enviado do meu Lumia 630 usando Tapatalk

Rafael, foi você que ontem postou as temperaturas atuais aqui do Rio com dados de bairros como Irajá?

Se foi, qual local você ver esses dados?

Link to comment
Share on other sites

R
Boa noite' date=' tempo aqui na área urbana de Friburgo tb esta nublado com pequenas abertas. A mínima de 12,4C do inicio da manhã esta quase sendo batida, no momento faz 12,5C.

 

Enviado do meu Lumia 630 usando Tapatalk[/quote']

Rafael, foi você que ontem postou as temperaturas atuais aqui do Rio com dados de bairros como Irajá?

Se foi, qual local você ver esses dados?

 

Aqui

Link to comment
Share on other sites

R
Boa noite' date=' tempo aqui na área urbana de Friburgo tb esta nublado com pequenas abertas. A mínima de 12,4C do inicio da manhã esta quase sendo batida, no momento faz 12,5C.

 

Enviado do meu Lumia 630 usando Tapatalk[/quote']

Rafael, foi você que ontem postou as temperaturas atuais aqui do Rio com dados de bairros como Irajá?

Se foi, qual local você ver esses dados?

 

Aqui

A noite eh dos cariocas, rs.. Rio sub20, pena q o tempo esta nublado ai, com certeza seria o dia mais frio do ano até o momento caso tivesse limpo, aqui em Friburgo idem.

Link to comment
Share on other sites

Ontem o dia foi com chuva fraca durante boa parte do período, com variação de 15,8°C / 20,8°C (máxima invertida), e chuva acumulada de 9 mm.

 

Tempo fechadão por aqui, com breve mormaço pelas 11hs da manhã. Tive a menor máxima do ano: 18,9°C :clapping:

Durante o fim da tarde, o céu chegou a apresentar algumas aberturas, mas voltou a ficar completamente nublado, conforme já era previsto.

Agora tenho 15,6°C e pressão em 1032 hpa na aut. do INMET!

Link to comment
Share on other sites

O lucro chegou: Abriu o tempo aqui na zona norte do Rio! Não sei se durará por muito tempo. De qualquer forma, a temperatura começa a cair bem pela cidade. 18,1°C por aqui(bairro da Abolição), 19,1°C em São Cristóvão(zs), 18,8°C na Barra (zo), 18,1°C em Irajá(zn), o mesmo em Santa Cruz(zo), 17,6°C no Jardim Botânico (zs), 16,6°C em Guaratiba (zo) e maravilhosos 14,4°C no Alto da Boa Vista (zn) ! Essa madrugada tá com cara de recorde do ano!!

Link to comment
Share on other sites

O lucro chegou: Abriu o tempo aqui na zona norte do Rio! Não sei se durará por muito tempo. De qualquer forma, a temperatura começa a cair bem pela cidade. 18,1°C por aqui(bairro da Abolição), 19,1°C em São Cristóvão(zs), 18,8°C na Barra (zo), 18,1°C em Irajá(zn), o mesmo em Santa Cruz(zo), 17,6°C no Jardim Botânico (zs), 16,6°C em Guaratiba (zo) e maravilhosos 14,4°C no Alto da Boa Vista (zn) ! Essa madrugada tá com cara de recorde do ano!!

 

 

Vai bater o recorde do Rio e se brincar os vergonhosos 12,1 de SP esse ano ...

Congonhas com a maior pressão atmosférica que já vi , variando de 1032 a 1033 hpa .

Quanto aos 14 graus registrados agora já vi até em Janeiro :negative:

Link to comment
Share on other sites

G Vieira, a Vila Militar ganhou do Alto da Boa Vista na mínima, agora não sei se é a menor mínima do ano na Vila Militar.

 

Despertei as 2 h com frio, fui olhar para ver o céu,estava todo estrelado, fui dormir de novo, agora 6 h 20 tinha pequenas nuvens espalhadas e bem frio.Vou olhar a mínima as 7 h 30.

Link to comment
Share on other sites

G Vieira, a Vila Militar ganhou do Alto da Boa Vista na mínima, agora não sei se é a menor mínima do ano na Vila Militar.

 

Despertei as 2 h com frio, fui olhar para ver o céu,estava todo estrelado, fui dormir de novo, agora 6 h 20 tinha pequenas nuvens espalhadas e bem frio.Vou olhar a mínima as 7 h 30.

Sim, esta é a minima do ano, até então era de 14,1. Frio chegando muito tardiamente...

 

Enviado de meu SM-G3502T usando Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

Sim! Parece que o céu limpou em boa parte do leste da nossa região, amigos! Porém, eu acho difícil não voltar a nublar ao longo

do dia...veremos...

 

Enfim, amanhecendo com 10,0ºC cravados aqui na minha estação e lá no INMET deu o recorde do ano até o momento, com 10,2ºC.

 

Boa ASAS! Essa é das boas!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.