Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O CFS trouxe a sua rodada mais forte do ano para uma erupção polar a atingir o Cone Sul agora na 00Z. Apostando em anomalias baixas entre 03 e 08 de junho, com o frio se estendendo bem até o dia 11, e chegando a pegar também o Sudeste do Brasil, embora as últimas rodadas tenham mostrado um pouco de bloqueio e maritimização da alta pressão.

 

Captura%20de%20Tela%202015-06-26%20agraves%2007.27.10_zpsp0d6vych.png

Link to comment
Share on other sites

Sim! Parece que o céu limpou em boa parte do leste da nossa região, amigos! Porém, eu acho difícil não voltar a nublar ao longo

do dia...veremos...

 

Enfim, amanhecendo com 10,0ºC cravados aqui na minha estação e lá no INMET deu o recorde do ano até o momento, com 10,2ºC.

 

Boa ASAS! Essa é das boas!

 

Aqui em Governador Valadares amanheceu com céu limpo também, muito difícil da máxima ficar só em 23 C , uma pena esse ano está difícil ter um friozinho Bom. :negative:

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS 24 HS - JUNHO (25 DIAS)

 

07,2 - PNI FURNAS (PWS)

08,8 - MORRO DA IGREJA SC (INMET)

08,9 - URUPEMA SC (EPAGRI)

09,4 - MORRO DAS TORRES SC (EPAGRI)

 

10,0 - BOM JARDIM DA SERRA SC (EPAGRI)

10,5 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS (INMET)

10,7 - BOM JESUS RS (EPAGRI)

10,9 - SÃO JOAQUIM SC (INMET)

10,9 - SÃO JOAQUIM SC (EPAGRI - ST ISABEL)

 

11,0 - OTACÍLIO COSTA SC (EPAGRI)

11.1 - RIO RUFINO SC (EPAGRI)

11,2 - VACARIA RS (INMET)

11,3 - PAINEL SC (EPAGRI)

11,3 - PONTE ALTA DO NORTE SC (EPAGRI)

11,5 - BOM RETIRO SC (EPAGRI)

11,6 - LAGES SC (INMET)

11,7 - MARIA DA FÉ MG (PWS - RESERVA)

11,8 - VARGEM SC (EPAGRI)

11,9 - ÁGUA DOCE SC (EPAGRI)

 

12,0 - CANELA RS (INMET)

12,0 - CANGUÇU RS (INMET)

12,0 - RIO DAS ANTAS SC (EPAGRI)

12,0 - TANGARÁ SC (EPAGRI)

12,2 - BRUNÓPOLIS SC (EPAGRI)

12,2 - CAXIAS DO SUL RS (EPAGRI)

12,2 - PAPANDUVA SC (EPGARI - RODEIZINHO)

12,2 - PINHAL DA SERRA RS (EPAGRI)

12,3 - CAÇADOR SC (EPAGRI - LINHA BUGRE)

12,3 - CHUÍ RS (INMET)

12,3 - LEBLON RÉGIS SC (EPAGRI - FERTILIDADE)

12,3 - MONTE CASTELO SC (EPAGRI)

12,4 - ABDON BASTISTA SC (EPAGRI)

12,4 - JAGUARÃO RS (INMET)

12,4 - ITAIÓPOLIS SC (EPAGRI)

12,4 - PICO DO COUTO RJ (INMET)

12,5 - MONTE CARLO SC (EPAGRI)

12,6 - CAMPO BELO DO SUL SC (EPAGRI)

12,6 - INIREÓPOLIS SC (EPAGRI)

12,6 - MAJOR VIEIRA SC (INMET)

12,6 - MATOS COSTA SC (EPAGRI)

12,7 - ALFREDO WAGNER SC (EPAGRI)

12,7 - CAMPOS DO JORDÃO SP (INMET)

12,7 - CURITIBANOS SC (INMET)

12,7 - GENERAL CARNEIRO PR (EPAGRI)

12,8 - MONTE VERDE MG (INMET)

12,9 - FRAIBURGO SC (EPAGRI - LIBERATA)

Link to comment
Share on other sites

O CFS trouxe a sua rodada mais forte do ano para uma erupção polar a atingir o Cone Sul agora na 00Z. Apostando em anomalias baixas entre 03 e 08 de junho, com o frio se estendendo bem até o dia 11, e chegando a pegar também o Sudeste do Brasil, embora as últimas rodadas tenham mostrado um pouco de bloqueio e maritimização da alta pressão.

 

Captura%20de%20Tela%202015-06-26%20agraves%2007.27.10_zpsp0d6vych.png

 

O Global inicia dia 02 e vai até o dia 8 com força.

Link to comment
Share on other sites

Belo Horizonte, no momento, tem 14,5º C, com céu nublado. Hoje variei entre 14,3º C e 19,1º C (máxima mais baixa do ano).

 

Não sei por que mas eu imaginava que BH fosse mais fria, até tendo máximas sub-15 com certa frequência, haha. Coisas da minha cabeça.

 

 

BH é mais quente que Brasilia. Brasilia que o diga que é a 5ª capital mais amena no Brasil atrás apenas das 3 capitais do Sul e São Paulo

Link to comment
Share on other sites

Mais uma noite brochante até o INMET batendo o Bairro Reserva ...

 

1,6°C Casa

 

3,4°C INMET

 

4,3°C Reserva

 

Vamos torcer pro tempo permanecer limpo hoje !

 

 

Nao aguento mais minha vó falando que esse anos nao vamos ter geada forte que nem da pra ver geada direito que nao faz frio como antigamente parece que ja ouvi essa ladainha ! kkkkkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Pressão em 1033 hPa e temperatura estável nos 12°C durante toda a madrugada é de chorar!!

O q temos aki é nada menos q um quadro meteorológico detestável!

Desde q essa maldita Alta chegou aki no leste do Paraná tenho sentido "mal estar" frequentemente, principalmente tonturas.

Vento, garoa, nuvens baixas e às vezes um sol tímido é o q temos. Começou na quarta-feira e deve se prolongar até domingo pra minha tristeza.

Sinceramente eu preferia uma continental de 1020...

 

Arco-íris na garoa hj cedo:

11059577_380032448861064_3170420141573335713_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

11416336_380032245527751_3059085334190902566_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

Inveja dos uruguaios, com seus -8°C desta semana!

Inveja dos "new-zeelandeses" com -21°C (Omarama) tbm nesta semana...

Vejam a Ilha Sul da Nova Zelândia, praticamente coberta pela neve, na quarta-feira:

 

11665418_870497279691273_1694690997770368353_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=5c9a3661c1f63eb23ef1092400e84e3e&oe=56330820&__gda__=1441508265_815c5250a16bd214ec1dd2c2c566c630

 

Isso parece bom:

11659454_1608539486070223_5436746568631317394_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=c57d267e1e08542ee76571b6535da208&oe=56231168&__gda__=1446132055_31766c7c5dad5f086cb285e9a52349c5

Link to comment
Share on other sites

Ontem na baixada de NF bateu 20,1ºC de AT (maior do ano), variou dos 13,2ºC ~ 33,3ºC e UR atingiu 24% a tarde.

 

Em nível estadual, a mínima só perdi pra convencional de Poxoréo, e na UR perdi apenas pra aut de Cuiabá..

 

Nessa madrugada o gfs acertou bem como vinha colocando a 2 dias atrás, bastaste umidade em médios níveis, que foi o que estragou a mínima hoje, uma faixa de nuvens baixas sambou durante algumas horas na minha cara e caiu a passos de tartaruga. Mínima de 15,0ºC as 06h04.

Link to comment
Share on other sites

Sim! Parece que o céu limpou em boa parte do leste da nossa região, amigos! Porém, eu acho difícil não voltar a nublar ao longo

do dia...veremos...

 

Enfim, amanhecendo com 10,0ºC cravados aqui na minha estação e lá no INMET deu o recorde do ano até o momento, com 10,2ºC.

 

Boa ASAS! Essa é das boas!

 

Aqui em Governador Valadares amanheceu com céu limpo também, muito difícil da máxima ficar só em 23 C , uma pena esse ano está difícil ter um friozinho Bom. :negative:

 

Mas o normal é GV não fazer muito frio, aí é quente pacas, hehehe.

 

O tempo nublou , conforme eu esperava. 16,6C agora!

Link to comment
Share on other sites

Sim! Parece que o céu limpou em boa parte do leste da nossa região, amigos! Porém, eu acho difícil não voltar a nublar ao longo

do dia...veremos...

 

Enfim, amanhecendo com 10,0ºC cravados aqui na minha estação e lá no INMET deu o recorde do ano até o momento, com 10,2ºC.

 

Boa ASAS! Essa é das boas!

 

Aqui em Governador Valadares amanheceu com céu limpo também, muito difícil da máxima ficar só em 23 C , uma pena esse ano está difícil ter um friozinho Bom. :negative:

 

Mas o normal é GV não fazer muito frio, aí é quente pacas, hehehe.

 

O tempo nublou , conforme eu esperava. 16,6C agora!

 

 

Parece que pra as chances do tempo ficar mais firme hoje sao maiores

 

sp4Kvi10.jpg

Link to comment
Share on other sites

Sim! Parece que o céu limpou em boa parte do leste da nossa região, amigos! Porém, eu acho difícil não voltar a nublar ao longo

do dia...veremos...

 

Enfim, amanhecendo com 10,0ºC cravados aqui na minha estação e lá no INMET deu o recorde do ano até o momento, com 10,2ºC.

 

Boa ASAS! Essa é das boas!

 

Aqui em Governador Valadares amanheceu com céu limpo também, muito difícil da máxima ficar só em 23 C , uma pena esse ano está difícil ter um friozinho Bom. :negative:

 

Mas o normal é GV não fazer muito frio, aí é quente pacas, hehehe.

 

O tempo nublou , conforme eu esperava. 16,6C agora!

 

A cidade está numa altitude média de 200 m, uma das cidades mais baixas de minas, ai é calorão kkkk

 

E sobre o tempo não é que nublou também :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Pior é saber que Vitória da Conquista está mais fria que todas as capitais do sudeste.

A minima de lá este ano é de 8 graus.

 

A cidade de VC tem 923 m de altitude.

 

Não há nada de espantoso nessa mínima.

 

Mas pelo menos São Paulo deveria ter batido esses 8 graus, isso mostra que o frio do sudeste está vindo muito tarde

Link to comment
Share on other sites

Pior é saber que Vitória da Conquista está mais fria que todas as capitais do sudeste.

A minima de lá este ano é de 8 graus.

 

A cidade de VC tem 923 m de altitude.

 

Não há nada de espantoso nessa mínima.

 

Mas pelo menos São Paulo deveria ter batido esses 8 graus, isso mostra que o frio do sudeste está vindo muito tarde

 

Mas VC tem mais altitude que SP e não tem ilha de calor.

Link to comment
Share on other sites

Estado de São Paulo - SP (MIN DE HOJE)

 

3,5 - Campos do Jordão (Horto Florestal)

4,0 - Campos do Jordão (INPE)

4,6 - Campos do Jordão (Conv/Inmet)

5,0 - Campos do Jordão (Aut/Inmet)

5,6 - São José do Barreiro (PWS)

7,3 - Descalvado (Ciiagro)

7,7 - Monte Alegre do Sul (Ciiagro)

7,8 - São Pedro (Ciiagro)

8,0 - Tambaú (Ciiagro)

8,2 - Piracicaba (Ciiagro)

8,7 - Itararé (Ciiagro)

9,0 - Amparo (Ciiagro)

9,0 - Capivari (Ciiagro)

9,0 - Piquete (INPE)

9,3 - Sumaré (Ciiagro)

9,3 - Vargem (Ciiagro)

9,4 - Itapetininga (Ciiagro)

9,5 - São Paulo (CGE - S Mateus)

9,6 - Casa Branca (Ciiagro)

9,8 - Jaguariúna (Ciiagro)

9,8 - Palmital (Ciiagro)

9,8 - São José do Rio Pardo (Ciiagro)

Link to comment
Share on other sites

Hoje está melhor do que ontem, por volta de 7 horas ficou azul, nublou depois, abriu de novo, agora está nublado.Pressão hoje em 1032Hpa.

 

O frio este ano está tardio sim, esta madrugada foi a primeira em que cobri com meu cobertor de lã.Acordei ás 2 horas com frio, olhei pela janela do quintal o céu limpíssimo com as estrelas bem nítidas.

 

Ano passado apesar do inverno fraco, cobri com o cobertor de lã pela 1ª vez na noite de 28 de abril até a noite de 2 de maio, foi quando entrou aquela massa polar que esfriou muito Minas, Rio e Espírito Santo.

Quando o Posto Marcão marcou -4,9 no final de abril e a estação convencional de São Lourenço-MG marcou 4,2ºC no dia 29/04, foi a menor mínima de abril em São Lourenço desde o ano de 1968. E aqui em Laje do Muriaé, registrei as duas menores mínimas de abril desde 1979.

Link to comment
Share on other sites

Pior é saber que Vitória da Conquista está mais fria que todas as capitais do sudeste.

A minima de lá este ano é de 8 graus.

 

A cidade de VC tem 923 m de altitude.

 

Não há nada de espantoso nessa mínima.

 

Mas pelo menos São Paulo deveria ter batido esses 8 graus, isso mostra que o frio do sudeste está vindo muito tarde

"Victory of Conquest" é uma espécie de "Curitiba" baiana hahahh

Porém pouco extremada devido a latitude.

Se parece mais com Curitiba nas temperaturas de verão: máximas amenas e mínimas suportáveis.

Ventos do mar e garoas tbm fazem parte do cotidiano da cidade, assim como aki!

SAMPA não registrou 8°C ainda este ano devido a urbanização mas nos arredores da capital já teve 6/7°C.

 

Link to comment
Share on other sites

Se bobear a sensação de frio em Vitória da Conquista é maior que em SP... :girlwitch:

E claro que tem ilha de calor a cidade é enorme, tem 13km de extensão por 9 de largura...e mais ao norte altitudes muito elevadas...

 

13 por 9? Muito mais que isso! Aliás, Porto Alegre tem mais que isso.

 

São Paulo é praticamente 50 por 50 km

Link to comment
Share on other sites

Piatã na Bahia é mais alta é mais fria que Vitória da Conquista, por lá já fez 4°C, assim como no Distrito de Mato grosso no município de Rio das Contas situado à 1450 metros de altitude.

Até em Roraima na cidade serrana de Pacaraima fronteira com Venezuela já teve geada e mínima de 2°C em 24 de abril de 1994. Pois ela está situada à 950 metros acima do nível do mar e suas montanhas no interior ultrapassam os 1.000 metros.

Link to comment
Share on other sites

Se bobear a sensação de frio em Vitória da Conquista é maior que em SP... :girlwitch:

E claro que tem ilha de calor a cidade é enorme, tem 13km de extensão por 9 de largura...e mais ao norte altitudes muito elevadas...

 

13 por 9? Muito mais que isso! Aliás, Porto Alegre tem mais que isso.

 

São Paulo é praticamente 50 por 50 km

Porto Alegre deve ter 50 Km de norte á sul e uns 15 Km de leste à Oeste.

Link to comment
Share on other sites

Se bobear a sensação de frio em Vitória da Conquista é maior que em SP... :girlwitch:

E claro que tem ilha de calor a cidade é enorme, tem 13km de extensão por 9 de largura...e mais ao norte altitudes muito elevadas...

 

13 por 9? Muito mais que isso! Aliás, Porto Alegre tem mais que isso.

 

São Paulo é praticamente 50 por 50 km

É só medir no GE...

Qualquer área urbanizada que tenha mais de 3km,4 km de extensão tem ilha de calor por menor que seja...

Soledade tem ilha de calor, Passo Fundo, Lages, Caxias...só não têm ilha de calor cidades com características quase rurais, tipo Urupema...Mormaço...Itapuca...Cambará do Sul...

Link to comment
Share on other sites

Se bobear a sensação de frio em Vitória da Conquista é maior que em SP... :girlwitch:

E claro que tem ilha de calor a cidade é enorme, tem 13km de extensão por 9 de largura...e mais ao norte altitudes muito elevadas...

 

13 por 9? Muito mais que isso! Aliás, Porto Alegre tem mais que isso.

 

São Paulo é praticamente 50 por 50 km

Porto Alegre deve ter 50 Km de norte à sul e uns 15 Km de leste à Oeste.

Link to comment
Share on other sites

VC está a 14 graus de latitude, SP a 23 graus. Nunca que a diferença de altitude compensa. A diferença é na infiltração marítima. Se SP tivesse noites sem infiltração marítima já teria pelo menos uns 8, 9 em áreas urbanizadas, uns 5,6 lá em Marsilac.

 

VC está a 200 km do mar, o que ajuda. Estivesse mais a leste, na mesma distância que SP do mar, talvez não tivesse nem sub-10. Em compensação, isso aniquila as máximas baixas. Máxima sub-20 são raras.

 

VC é extremada por causa da longitude, não da latitude.

 

Menor máxima absoluta de inverno, perde para várias cidades ao nível do mar.

Link to comment
Share on other sites

Se bobear a sensação de frio em Vitória da Conquista é maior que em SP... :girlwitch:

E claro que tem ilha de calor a cidade é enorme, tem 13km de extensão por 9 de largura...e mais ao norte altitudes muito elevadas...

 

13 por 9? Muito mais que isso! Aliás, Porto Alegre tem mais que isso.

 

São Paulo é praticamente 50 por 50 km

 

13x9km de área urbana? em sp?

distância minha casa/trabalho são 10 km (linha reta), pela marginal 13 km... e isso tudo sem sair da zona oeste...

Link to comment
Share on other sites

Se bobear a sensação de frio em Vitória da Conquista é maior que em SP... :girlwitch:

E claro que tem ilha de calor a cidade é enorme, tem 13km de extensão por 9 de largura...e mais ao norte altitudes muito elevadas...

 

13 por 9? Muito mais que isso! Aliás, Porto Alegre tem mais que isso.

 

São Paulo é praticamente 50 por 50 km

 

13x9km de área urbana? em sp?

distância minha casa/trabalho são 10 km (linha reta), pela marginal 13 km... e isso tudo sem sair da zona oeste...

Ele deve teter dado as dimensões de VC e não de SAMPA...

Link to comment
Share on other sites

Antes de esfriar, os modelos seguem indicando forte aquecimento na semana que vem.

 

http://i.imgur.com/zRk8pQ6.jpg

 

E eu indo pra Gramado pegar um veranico. Eita sorte...

 

Já eu chego em Lages no dia 3 e em Canela no dia 4. :good2:

 

A não ser que tenha alta possibilidade de neve em Santa Catarina no dia 4, nesse caso uma ''esticada'' a São Joca não está descartada. Ou Europema, quem sabe. :heart:

Link to comment
Share on other sites

Acabou de cair uma garoa grossa.

Minha cidade Laje do Muriaé-RJ tem apenas 5.600 habitantes, mas nas noites de céu limpo e sem vento, medi algumas vezes uma diferença no amanhecer de 3,5ºC para uma baixada em área rural que fica na saída sul, RJ-116 para Rio,Niterói.

Onde resido também é baixada, fica 6 metros acima do nível do rio Muriaé.No meu entendimento uma interferência pequena da urbanização.

Já medi ano passado no horário entre 18 h 30 e 19 horas uma diferença de 6,5ºC.Coloquei o termômetro/higrômetro num arbusto, voltei para casa de carro, dei uma volta pela cidade, esperei uns dez minutos, do lado de fora, subiu de 11,8 ºC na baixada rural, para 18,3ºC em frente de casa.Ao longo da noite a diferença diminui, para 3,5ºC.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.