Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2015


Recommended Posts

Choveu em várias áreas da capital paulista, principalmente na zona norte, a partir do início da tarde.

Chuva sem vento nem trovões por aqui.

 

O pluviômetro do CEMADEN, aqui perto, registra 62,0 mm desde as 13h20.

A automática do Mirante somou (Por enquanto) 36,6 mm.

 

Existem áreas da cidade, principalmente nas zonas sul e oeste, onde não choveu.

 

A automática do Mirante chegou a registrar um pico mínimo de 18,7°C na hora da chuva.

Subiu para 20,5°C às 16h.

 

Sampa, zona norte, 6h30 da manhã

SPoVL8q.jpg

 

Sampa, zona norte, 12h

BM4juhQ.jpg

 

Sampa, zona norte, 16h

yruhOoD.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

Ixi! Acho que não percebi já que ficava mais focado ao ver as chuvas acumuladas e o campo de pressão em SP e sul do Brasil.

 

Gabriel. Creio que isso não deva ter muito a ver com esse cavado. Acredito que esse cavado seja mais por causa da frente fria que ontem estava no litoral de SP e hoje está mais para o litoral de RJ.

Link to comment
Share on other sites

Gabriel Cassol, obrigado pelas informações. Mas não acredito que você esteja torcendo para ficar tanto tempo assim sem chuva, moço.

 

Rodolfo, o que é essa formação no ES? VCAN? Mini furacão? Hehehe

 

Na minha avaliação, é uma área de baixa pressão simétrica (sem frentes associadas) bem fraquinha, que por algumas horas, gerou uma limitada e rápida convectividade. Infelizmente o ASCAT (o satélite que mede os ventos) não passou pelo ES essa manhã, portanto não dá pra saber se esse sistema chegou a evoluir em algo a mais ou não (como uma tempestade subtropical ou tropical), e como aqui não tem nada pra monitorar, então fica muito difícil falar.

 

A julgar pelas imagens, eu acredito em talvez uma depressão subtropical, ou mais remotamente numa depressão tropical.

Link to comment
Share on other sites

 

Ixi! Acho que não percebi já que ficava mais focado ao ver as chuvas acumuladas e o campo de pressão em SP e sul do Brasil.

 

Gabriel. Creio que isso não deva ter muito a ver com esse cavado. Acredito que esse cavado seja mais por causa da frente fria que ontem estava no litoral de SP e hoje está mais para o litoral de RJ.

 

Exatamente Daniel, acabei me equivocando.. É apenas um vórtice de superfície por conta das águas muito quentes do oceano, tanto que nos outros níveis não tem nada demais. :good2:

 

cA07M4kl.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Os modelos mostram um inverno acima da média na região sul e sudeste para JJA, mas e para o PNI? Penso que o que vai fazer a diferença mesmo será na questão de umidade e cobertura de nuvens.....Se tivermos um inverno dentro do padrão normal no sudeste na questão de pluviosidade com pouca nebulosidade, o PNI vai ser imune a esta anomalia , mesmo que Campos do Jordão fique + 2,0 por exemplo...

 

Percebi que o PNI tem variação nas máximas maior que nas mínimas, se o tempo está aberto vai a 20, 22, se está fechado as vezes não passa de 12 a 15, nas mínimas tempo fechado 4 a 7, tempo aberto 0 a 3, não é tanta diferença assim. A média na verdade é derrubada quando há muita umidade na região no decorrer do ano, favorecendo máximas baixas. Claro que estou falando de PNI, para cada altitude e região a dinamica varia.

Link to comment
Share on other sites

Gabriel Cassol, obrigado pelas informações. Mas não acredito que você esteja torcendo para ficar tanto tempo assim sem chuva, moço.

 

Rodolfo, o que é essa formação no ES? VCAN? Mini furacão? Hehehe

 

Na minha avaliação, é uma área de baixa pressão simétrica (sem frentes associadas) bem fraquinha, que por algumas horas, gerou uma limitada e rápida convectividade. Infelizmente o ASCAT (o satélite que mede os ventos) não passou pelo ES essa manhã, portanto não dá pra saber se esse sistema chegou a evoluir em algo a mais ou não (como uma tempestade subtropical ou tropical), e como aqui não tem nada pra monitorar, então fica muito difícil falar.

 

A julgar pelas imagens, eu acredito em talvez uma depressão subtropical, ou mais remotamente numa depressão tropical.

 

Interessante e surpreendente. Mas não parece ter muita sustentação, então acho que amanhã já veremos o sistema enfraquecido. Valeu pelas imagens!

Link to comment
Share on other sites

Bom, quem está se divertindo aqui no BAZ é o nosso colega do Mato Grosso. Porque com esses prognósticos de longo prazo o resto só pode chorar, além do que não há nada interessante acontecendo em termos de temperatura.

 

Aqui tive máxima de 25,4° com bastante variação de nuvens. A pouco fazia 21,9° e venta moderadamente.

 

Depois faço alguns comentários sobre o tempo que peguei no Rio. Só sol e calor bom.

Link to comment
Share on other sites

Há 16 anos se iniciava uma das maiores e mais amplas ondas de frio já registradas no mês de abril, com algumas das geadas mais precoces já vistas em terras paulistas. No dia 18/04/1999, todo o Centro-Sul do Brasil amanhecia com cara de inverno, e em SP pontos isolados em todo o estado, e de forma mais ampla no sul paulista, a geada deu as caras. 18 de abril, nem 1 mês completado do outono astronômico. A sinopse, que segue, era de onda de frio forte de inverno:

6afmYo6.png

Xyux9Mn.png

CMylGqc.png

bo72NHk.png

1scz47A.png

pmpkSVt.png

SHxuYJM.png

Link to comment
Share on other sites

 

Interessante e surpreendente. Mas não parece ter muita sustentação, então acho que amanhã já veremos o sistema enfraquecido. Valeu pelas imagens!

 

E já enfraqueceu de vez Renan! No momento é um simples cavado em superfície. Interessante e curioso de fato, mas não passou disso.

 

rnl2qYi.png

 

Rodolfo, esse cavado teve alguma coisa haver com a formação do vórtice?

Link to comment
Share on other sites

Gabriel. Creio que isso não deva ter muito a ver com esse cavado. Acredito que esse cavado seja mais por causa da frente fria que ontem estava no litoral de SP e hoje está mais para o litoral de RJ.

 

 

Rodolfo, esse cavado teve alguma coisa haver com a formação do vórtice?

 

Sim... O Vórtice está diretamente ligado ao Cavado.

 

Daniel... Me equivoquei ao me equivocar então kkk

 

Quando vi o cavado nas modelagens foi o que me veio na cabeça com ligação a essa formação no mar.

 

Mas enfim, mistério resolvido! Thanks Rodolfo.

Link to comment
Share on other sites

Várias áreas de neblina estão se desenvolvendo agora entre o leste do Uruguai, Costa da região Sul e litoral de SP

 

http://i.imgur.com/GNCndut.png

 

Pelo visto poderemos ter novamente nevoeiro nessa próxima madrugada por aqui, assim como aconteceu na anterior.

 

No momento céu parcialmente limpo e faz 19 graus na Mooca-CGE

Link to comment
Share on other sites

Já na Argentina, linha organizada de trovoadas se aproxima agora de Buenos Aires

 

Aeroparque de Buenos Aires acaba de registrar uma rajada de vento de 115km/h

 

http://i.imgur.com/BP0tpa2.png

 

Bela ventania essa!

 

Uma pena que o Fábio de Nittis tem estado ausente aqui no BAZ ultimamente, pois seria bem interessante ele relatando esse tempo severo na capital da Argentina.

Link to comment
Share on other sites

 

Relembrando do frio de ABRIL/1999

 

A estação do Mirante, em Sampa, registrou:

8,6°C (18/04/1999)

8,3°C (18/04/1999)

 

A antiga (E desativada) estação do INMET no Horto Florestal, zona norte da capital paulista, registrou 4,8°C no dia 18.

 

No IAG:

5,2°C em 18/04

7,3°C em 19/04.

 

Curitiba (INMET):

2,5°C (17/04/1999)

2,5°C (18/04)

5,1°C (19/04)

 

Há exatamente 16 anos registrei na minha estação, em Piraquara:

 

17/04: 2,9° / 13,4°

18/04: 2,1° / 16,2° Geada

19/04: 3,3° / 20,0° Geada

20/04: 5,7° / 20,9°

 

Sem dúvida, um grande evento!

Link to comment
Share on other sites

Curitiba (INMET):

2,5°C (17/04/1999)

2,5°C (18/04)

5,1°C (19/04)

 

Há exatamente 16 anos registrei na minha estação, em Piraquara:

 

17/04: 2,9° / 13,4°

18/04: 2,1° / 16,2° Geada

19/04: 3,3° / 20,0° Geada

20/04: 5,7° / 20,9°

 

Sem dúvida, um grande evento!

 

 

NA CLIMATERRA/***INMET

 

16; 16,1/0,4 NEVE DE NOITE ***14,4/-0,2

17; 7,6/-0,4 NEVE DE MADRUGADA/AMANHECER ***06,6/-1,2

18; 10,0/1,0 ***08,0/0,0

19; 14,2/5,6 ***12,0/4,5

20; 18,2/3,4 GEADA ***16,0/4,4

21; 21,3/2,2 GEADA ***20,0/7,0

22; 23,1/5,4 GEADA ***22,0/10,0

Link to comment
Share on other sites

Esse evento de abril/99 também está muito bem guardado em minha memória; é um "clássico". E deu uma ideia do que seria o outono/inverno fabuloso, contínuo, regular e com uma MP monstro (agosto) de 1999; um dos melhores outonos/invernos que me recordo; mais pela regularidade e também com a cereja do bolo: a MP monstro de agosto. Ou seja; teve de TUDO!

 

Mínima de 16,3ºC na Granja Viana nesta 6ª feira, que começa parcial nublada. No momento, 21ºC.

 

Praticamente certo que vou à praia neste sábadão! (faz 2 anos e pouco que não vou ao litoral!) Só não sei ao certo se volto no próprio sábado no início da noite ou se estico até domingo até o início da tarde, pois quero assistir ao jogo do TRICOLOR pelas SEMIS contra os Lambaris às 18:30 na TV fechada.

 

Tricolor quase na próxima fase da Liberta! Obrigado Corinthians por segurar o empate ontem com o San Lorenzo. Só uma catástrofe nos tira a vaga agora!

Link to comment
Share on other sites

16,6º C de mínima aqui.

 

Ontem variamos de 17,3º C a 27,8º C.

 

Decepcionado com a pouca chuva neste mês. Dia 15 tivemos 5,8mm, uma pancada forte e de curtíssima duração.

 

E o GFS tirou do Sul o frio mais forte previsto para o dia 23 em diante. Ao menos agora mantém uma previsão de ''frescor prolongado''.

 

E as previsões de longo prazo do Global Acoplado vão ficando cada vez piores.

 

Nada otimista com esse período outono-inverno.

 

"Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança..."

Link to comment
Share on other sites

Esse evento de abril/99 também está muito bem guardado em minha memória; é um "clássico". E deu uma ideia do que seria o outono/inverno fabuloso, contínuo, regular e com uma MP monstro (agosto) de 1999; um dos melhores outonos/invernos que me recordo; mais pela regularidade e também com a cereja do bolo: a MP monstro de agosto. Ou seja; teve de TUDO!

 

Em 1999 o inverno foi antecipado para o outono, que foi excepcional. Tiveram mais dois episódios de neve em maio e acho que outro em junho. Julho foi meia-boca (se me recordo bem), e agosto foi escaldante até o dia 12/13, depois teve aquela onda histórica.

 

No cômputo geral foi excelente.

 

Ah, e para não esquecer:

 

07JUL1999 Nino1+2: -1.7 Nino3: -0.6 Nino3.4: -0.6 Nino4: -0.5

 

Vista da Climaterra em 17/04/1999 - Maior acerto do Coutinho de todos os tempos juntamente com o Furacão Catarina!

 

1999.jpg

 

1999a.jpg

 

 

Mero acaso.

Link to comment
Share on other sites

99 NEVOU;

 

16/17 ABRIL

18 MAIO

13/14/15/16 AGOSTO

15 SET

3 DE OUTUBRO

8 OU 9 DE NOVEMBRO EXTRA-OFICIAL NO TOPO DA SERRA DO RIO DO RASTRO.

 

FOI UM INVERNO FRIO E LONGO, APENAS ENTRE FINAL DE AGOSTO E PRIMEIROS 7/8 DIAS DE SETEMBRO É QUE TEVE FORTE CALOR, MÉDIA DE JANEIRO! O INVERNO/CLIMA ACABOU EM 10 DE NOVEMBRO. FOI A PRIMAVERA MAIS FRIA JÁ REGISTADA (OUT/NOV)

 

NA PREVISÃO DA NEVE, FIZ COM 6 DIAS DE ANTECEDÊNCIA, ERREI POR 30 MINUTOS O INÍCIO E FECHOU A ALTURA, ERA ENTRE 2/4 CM, DEU 3 CM. ERA PARA COMEÇAR AS 22 H, COMEÇOU AS 21:30.

 

HOJE NÃO SEI SE FARIA ESTA LOUCURA!

Link to comment
Share on other sites

Granja Viana, parc. nublado e 24ºC.

 

Tava pensando na primeira MP mais forte que nos pegará semana que vem para fazer uma classificação em relação à intensidade das MP´s para fazermos um exercício sobre qual a real intensidade desta MP que se avizinha de nós.

 

A primeira grande classificação da intensidade das MP´s seria: fraca, moderada e forte. As subdivisões: Forte, Muito Forte, Fortíssima ("Puro-Sangue") e Baleia/monstro polar.; Moderada (é 50% mesmo!); Fraca (Muito Fraca e Fraquíssima). [highlight=yellow]Então, temos, numa ordem crescente, 8 intensidades:[/highlight] fraquíssima, muito fraca, fraca, moderada, forte, muito forte, fortíssima ("puro sangue) e "baleia/monstro polar".

 

A que chega entre 4ª/5ª feira seria o quê? Para mim, numa análise de agora, entre moderada a forte. Moderada num geralzão, porém forte para época.

 

O que acham?

Link to comment
Share on other sites

99 NEVOU;

 

16/17 ABRIL

18 MAIO

13/14/15/16 AGOSTO

15 SET

3 DE OUTUBRO

8 OU 9 DE NOVEMBRO EXTRA-OFICIAL NO TOPO DA SERRA DO RIO DO RASTRO.

 

FOI UM INVERNO FRIO E LONGO, APENAS ENTRE FINAL DE AGOSTO E PRIMEIROS 7/8 DIAS DE SETEMBRO É QUE TEVE FORTE CALOR, MÉDIA DE JANEIRO! O INVERNO/CLIMA ACABOU EM 10 DE NOVEMBRO. FOI A PRIMAVERA MAIS FRIA JÁ REGISTADA (OUT/NOV)

 

NA PREVISÃO DA NEVE, FIZ COM 6 DIAS DE ANTECEDÊNCIA, ERREI POR 30 MINUTOS O INÍCIO E FECHOU A ALTURA, ERA ENTRE 2/4 CM, DEU 3 CM. ERA PARA COMEÇAR AS 22 H, COMEÇOU AS 21:30.

 

HOJE NÃO SEI SE FARIA ESTA LOUCURA!

 

Concluímos que o "miolo", filé mignon do inverno não houve nada demais então? Por aí a gente vê que tudo é relativo... e NADA ESTÁ PERDIDO... JÁ QUE A MEMÓRIA DO INVERNO DE 99 É QUE FOI EXCELENTE, e, na verdade BOM MESMO, FOI ABRIL, MAIO, AGOSTO, E A PARTIR DE MEADOS DE SETEMBRO. Não foi o "miolo" quem "mandou ver".

Link to comment
Share on other sites

[

 

Concluímos que o "miolo", filé mignon do inverno não houve nada demais então? Por aí a gente vê que tudo é relativo... e NADA ESTÁ PERDIDO... JÁ QUE A MEMÓRIA DO INVERNO DE 99 É QUE FOI EXCELENTE, e, na verdade BOM MESMO, FOI ABRIL, MAIO, AGOSTO, E A PARTIR DE MEADOS DE SETEMBRO. Não foi o "miolo" quem "mandou ver".

 

O MIOLO FOI BEM FRIO, APENAS NÃO TEVE NEVE.

Link to comment
Share on other sites

Tempo deu uma boa mudada nas ultimas 24hrs por aqui. Deu uma secada, talvez hoje ocorra apenas algumas pancadas isoladas na região!

 

A 06Z do GFS deu uma bela diminuída das precipitações dos próximos dias, talvez eu possa ter uma noite de tempo mais seco entre o dia 20 e 21.

 

SEH0W5z.png

 

Condições atuais aqui: 30,9ºC 60% NNE 7km/h

 

NW

LOOFABx.jpg

 

SW

Y1DOSGm.jpg

 

FDB7JFe.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O inverno de 1999 foi uma das maiores decepções da minha vida. Foi o ano em que peguei o trauma da MM: várias manhãs em POA amanhecia com 12° e Santa Maria com 3°; o sol aparecia e o tempo limpava. Isso era quase rotina. Foi um inverno de dias frios e ventosos, muitas vezes nublados. O marcante mesmo foi o frio de abril e minha mínima mensal de 8,8° NO MEIO DA TARDE do dia 16!

 

A porrada de agosto foi uma decepção monstruosa: variação de 5° a 13°/14° enquanto que quase a totalidade do Sul não atingia 10° e estava mais frio no litoral de SC do que aqui. Nunca me esqueço da manhã de domingo, enquanto a serra estava coberta de neve, o Sul e parte do Sudeste congelados e nós amanhecemos... chovendo com 7,3°. No dia seguinte a mínima foi 8,1° com tempo chapado e TUDO zerado ou negativo no interior. Horrível. A mínima absoluta em 1999 no INMET foi 4,0° na madrugada ventosa de sábado, a segunda maior mínima absoluta de nosso histórico ficando atrás do nada saudoso 1998 com 4,8°.

 

Hoje tive mínima de 19,4°. Agora faz 27,6° com 60%. Mais um dia morno nesse abril morno.

Link to comment
Share on other sites

Granja Viana, parc. nublado e 24ºC.

 

Tava pensando na primeira MP mais forte que nos pegará semana que vem para fazer uma classificação em relação à intensidade das MP´s para fazermos um exercício sobre qual a real intensidade desta MP que se avizinha de nós.

 

A primeira grande classificação da intensidade das MP´s seria: fraca, moderada e forte. As subdivisões: Forte, Muito Forte, Fortíssima ("Puro-Sangue") e Baleia/monstro polar.; Moderada (é 50% mesmo!); Fraca (Muito Fraca e Fraquíssima). [highlight=yellow]Então, temos, numa ordem crescente, 8 intensidades:[/highlight] fraquíssima, muito fraca, fraca, moderada, forte, muito forte, fortíssima ("puro sangue) e "baleia/monstro polar".

 

A que chega entre 4ª/5ª feira seria o quê? Para mim, numa análise de agora, entre moderada a forte. Moderada num geralzão, porém forte para época.

 

O que acham?

 

Acho muito complexo determinar a intensidade de um MP visto que irá gerar classificações diferentes em locais diferentes (como exemplo que o Marcos acabou de citar).

 

O que seria interessante a nível de documentação é classificar por números as frentes frias conforme elas chegam ( o serviço meteorológico mexicano trabalha assim).

Link to comment
Share on other sites

Granja Viana, parc. nublado e 24ºC.

 

Tava pensando na primeira MP mais forte que nos pegará semana que vem para fazer uma classificação em relação à intensidade das MP´s para fazermos um exercício sobre qual a real intensidade desta MP que se avizinha de nós.

 

A primeira grande classificação da intensidade das MP´s seria: fraca, moderada e forte. As subdivisões: Forte, Muito Forte, Fortíssima ("Puro-Sangue") e Baleia/monstro polar.; Moderada (é 50% mesmo!); Fraca (Muito Fraca e Fraquíssima). [highlight=yellow]Então, temos, numa ordem crescente, 8 intensidades:[/highlight] fraquíssima, muito fraca, fraca, moderada, forte, muito forte, fortíssima ("puro sangue) e "baleia/monstro polar".

 

A que chega entre 4ª/5ª feira seria o quê? Para mim, numa análise de agora, entre moderada a forte. Moderada num geralzão, porém forte para época.

 

O que acham?

 

Acho muito complexo determinar a intensidade de um MP visto que irá gerar classificações diferentes em locais diferentes (como exemplo que o Marcos acabou de citar).

 

O que seria interessante a nível de documentação é classificar por números as frentes frias conforme elas chegam ( o serviço meteorológico mexicano trabalha assim).

 

Não sei como é q tá hj, mas por um bom tempo o relatório climático mensal do Grec-Usp analisava quantidade e alcance das ff´s no mês. Se não era ali, era no Cptec.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.