Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2015


Recommended Posts

No final da década de 1980 um F3 atingiu o norte de Curitiba (Almirante Tamandaré) matando 6 pessoas.

Destruiu vários quarteirões da cidade. Foi inclusive decretado "luto" no município.

Em 1998 outro, mas F2 atingiu o leste da cidade de Curitiba, matando uma mulher e percorreu um trajeto de kms, sentido São José dos Pinhais.

Algumas casas de alvenaria ficaram só com os pisos intactos.

Ambos ocorrerem à noite/madrugada.

Em 1990 vi com meus próprios olhos as ruinas de 2 casas em São Joaquim, destruidas no tornado do ano anterior. Ambas de alvenaria.

Em 2004 (10/janeiro) fotografei um F0 perto de casa, em Piraquara.

Link to comment
Share on other sites

Noite absurdamente quente na Granja Viana; pode ser que dê uma madrugada tropical, pois noite tropical já estamos tendo. No momento, 22,6ºC; extremamente abafado; horrendo!

 

Esta FF desta semana perdeu gás. Retiro minhas palavras que poderia ser a mais forte do ano. Na realidade, não sei mais de nada, tá tudo muito oscilante; nada se define. A MP da próxima semana também, a cada dia atrasa um pouco mais. Tá difícil a coisa!

 

Máxima de 29,4ºC hoje na Granja Viana. Sol escaldante o dia inteiro; às vezes, mormaço. No centrão, no Anhangabaú, também muito calor e sol. Sofrendo bastante com esse calor de noite; usando camiseta regata agora, janela escancarada e bermuda. Porém não venta NADICA! Ar estático! Pré frontal eterna e brabíssima!

Link to comment
Share on other sites

Lamento por Xanxerê (e inúmeras outras cidades brasileiras) não contarem com sistema de alerta de tornados. Sabemos que esse tipo de fenômeno é pouco frequente dentro do nosso território, mas acontece.

 

 

PNI - Nº visitantes (parte alta) :

 

18/04: 259

19/04: 503

20/04: 271

 

Até que teve um bom movimento lá em cima neste feriado....

 

Cara, mais de 1000 visitantes em 3 dias! Nada mau! Imagina quando fizer -10 lá?

 

 

Até que teve um bom movimento lá em cima neste feriado...

 

Isso num lugar que não fornece estrutura alguma para o turista. Imagina se a parte alta do PNI tivesse a mesma estrutura que o parque estadual do Ibitipoca possui? Para quem não sabe, Ibitipoca é uma área de conservação aqui perto de JF e que recebe turistas de todo o Sudeste, são milhares de pessoas que sobem pra lá a cada feriado que tem.

 

Não conheço Ibitipoca, mas garanto que, se a estrada que leva até a parte alta do PNI fosse asfaltada até o Posto Marcão, e se reativassem a Pousada Alsene, com uma grande reforma para deixar o local com padrão duas ou três estrelas (além de concessão para a iniciativa privada), o número de visitantes iria subir de forma monstruosa.

 

Porém, o ideal mesmo seriam três pousadas no entorno com acesso asfaltado. Além da Pousada dos Lobos, poderia ser construída mais uma logo no início da estrada.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bem...considerando que já estamos na terceira parte de Abril e a dinâmica está mais parecida com verão do que com outono, eu já não sei

de nada...acreditar nos modelos: Só com 3 dias de antecedências ao evento.

 

Exatamente Renan. Nunca vi os modelos estarem tão instáveis para depois das 96 horas como tem estado nessas últimas semanas!

 

==================================================

 

Nossa Kim. Choveu apenas 5 mm por aí nesses 20 dias de abril? :-o

Link to comment
Share on other sites

Noite absurdamente quente na Granja Viana; pode ser que dê uma madrugada tropical, pois noite tropical já estamos tendo. No momento, 22,6ºC; extremamente abafado; horrendo!

 

Esta FF desta semana perdeu gás. Retiro minhas palavras que poderia ser a mais forte do ano. Na realidade, não sei mais de nada, tá tudo muito oscilante; nada se define. A MP da próxima semana também, a cada dia atrasa um pouco mais. Tá difícil a coisa!

 

Máxima de 29,4ºC hoje na Granja Viana. Sol escaldante o dia inteiro; às vezes, mormaço. No centrão, no Anhangabaú, também muito calor e sol. Sofrendo bastante com esse calor de noite; usando camiseta regata agora, janela escancarada e bermuda. Porém não venta NADICA! Ar estático! Pré frontal eterna e brabíssima!

 

Não é só aí que a noite está abafada... aqui na roça também: 20,3ºC agora.

Mínima de 17,4ºC hoje cedo. Considero quente para essa época do ano. :negative:

Link to comment
Share on other sites

No final da década de 1980 um F3 atingiu o norte de Curitiba (Almirante Tamandaré) matando 6 pessoas.

Destruiu vários quarteirões da cidade. Foi inclusive decretado "luto" no município.

Em 1998 outro, mas F2 atingiu o leste da cidade de Curitiba, matando uma mulher e percorreu um trajeto de kms, sentido São José dos Pinhais.

Algumas casas de alvenaria ficaram só com os pisos intactos.

Ambos ocorrerem à noite/madrugada.

Em 1990 vi com meus próprios olhos as ruinas de 2 casas em São Joaquim, destruidas no tornado do ano anterior. Ambas de alvenaria.

Em 2004 (10/janeiro) fotografei um F0 perto de casa, em Piraquara.

Falando em Paraná... Teve um tornado em Nova Laranjeiras - PR em 1997 que eu ouvi falar muito quando eu era guri. Ninguém nunca lembra dele, mas se eu não me engano foram foi mais de uma dezena de mortos e a faixa de destruição causada assemelha-se muito a de tornados F4 ou EF4 no limite pra um EF-5 (veja as imagens aéreas perto de 27 min no vídeo), com árvores depenadas e casas de alvenaria niveladas. A largura da faixa de destruição indica que o tornado tinha centenas de metros de diâmetro.

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]
Link to comment
Share on other sites

Acabou de dar no Jornal da globo a notícia sobre Xanxerê. Entre outros absurdos, que o vento não passou de 88 km/h, que se tratou apenas de um vendaval e que os meteorologistas ainda não sabem o que aconteceu.

 

Que medo a mídia tem de falar a verdade ou apurar os fatos com quem entende! Já tem vídeo circulando na internet mostrando o próprio tornado! Querem esconder o óbvio, que aqui dá tornado! Gente morreu nesse episódio e a mídia continua cega!

 

Sobre o calor atual, é pré-frontal puro! Vai vir sim a Frente fria e será a mais forte do ano até o momento! E outras mais fortes se sucederão! Tem que separar as coisas, calor não quer dizer nem sempre tropicalização ou apenas que o vento virou de direção (pra nordeste, oras!), e sim que pode haver fatores climáticos interligados desencadeando o calor. Isso não é uma coisa aleatória, apesar da aleatoriedade do clima.

Link to comment
Share on other sites

Falando em Paraná... Teve um tornado em Nova Laranjeiras - PR em 1997 que eu ouvi falar muito quando eu era guri. Ninguém nunca lembra dele, mas se eu não me engano foram foi mais de uma dezena de mortos e a faixa de destruição causada assemelha-se muito a de tornados F4 ou EF4 no limite pra um EF-5 (veja as imagens aéreas perto de 27 min no vídeo), com árvores depenadas e casas de alvenaria niveladas. A largura da faixa de destruição indica que o tornado tinha centenas de metros de diâmetro.

 

Caramba! Que achado esse vídeo! Claramente um tornado.

Link to comment
Share on other sites

O M.A.Silva Dias (alô Carlos Dias! Familia famosa hein?) realizou um estudo em que tenta provar a possível ocorrencia de tornados nos municípios de Franco da Rocha e São Bernardo do Campo. Pois bem, este 26 de Abril de 1991 eu me lembro bem, pois quando o vento apertou, se escondeu debaixo da mesa da cozinha eu, meu pai e meus dois irmãos. O barulho parecia de um trem desgovernado, as paredes que davam para uma oficina mecanica tremiam, as telhas de barro foram metade arrancadas do telhado, uma parede no clube da Volkswagem desabou, no Montanhão, entre dezenas de antenas quebradas na vizinhança, dezenas de danos materiais. Ao final de 15 minutos, fomos para a rua ver o estrago, e praticamente todos os vizinhos de olhos esbugalhados tentando entender o que se passou.

Fora o granizo, que veio em dois dias seguidos. Neste dia, foi bem forte e com pedras bem grandes, coisa que eu nunca vi antes e nem depois. E o granizo do dia seguinte também igualmente veio em tamanhos grandes. Lembro que nestes dois dias as nuvens ficaram tão negras que sinceramente vi assim poucos dias da minha vida.

 

Recomendno lerem o estudo "A possível ocorrencia de tornados em São Bernardo do Campo", do M.A. Silva Dias. Talvez um dos primeiros estudos sérios sobre tornados no Brasil. :hi:

Link to comment
Share on other sites

Em relação ainda ao tornado, um estudo publicado por um geografo, Daniel Candido, mostra que a chance de um tornado atingir a região de Xanxarê é de 8 a 10%.

 

Isso levando em conta: Relevo + Climatologia + Historico

 

v5Qjlby.png

 

 

Em relação ao Outono-Inverno.... Segue a última previsão do CFS (média de 7 dias) para o próximo trimestre...Nadinha boa!

 

KTt9i46.png

Link to comment
Share on other sites

Consegui algumas imagens de Radar, porém não são as melhores e nem as mais precisas!

 

Essa imagem do Radar de Cascavel+Teixeira Soares do Simepar é das 14h15... Há 30/45 minutos antes de chegar a Xanxarê. Notem o núcleo bem intenso bem embaixo!

 

9BZ9ox7.png

 

Já essa imagem é de 15 minutos (14h35-14h45) antes da célula atingir a cidade, feita pelo Radar de Santiago, mostrando um célula muito intensa, atingindo 45-50Dbz de refletividade, há uma distância de quase 400km do Radar!!!

 

FRtcVWx.png

 

Vale lembrar que quanto mais distante do Radar, menos eco ele consegue captar, logo a refletividade mostrada, tende a ser mais forte na prática. Entre 350-400km de distância por exemplo, um Radar normalmente só consegue enxergar células que possuam entre 10-15km de altitude no mínimo!

 

DVWahzg.png

Link to comment
Share on other sites

Noite absurdamente quente na Granja Viana; pode ser que dê uma madrugada tropical, pois noite tropical já estamos tendo. No momento, 22,6ºC; extremamente abafado; horrendo!

Máxima de 29,4ºC hoje na Granja Viana. Sol escaldante o dia inteiro; às vezes, mormaço. No centrão, no Anhangabaú, também muito calor e sol. Sofrendo bastante com esse calor de noite; usando camiseta regata agora, janela escancarada e bermuda. Porém não venta NADICA! Ar estático! Pré frontal eterna e brabíssima!

Mirante: 19,3°C / 29,2°C

IAG: 18,3°C / 29,8°C

 

Realmente, noite quente para um mês de abril em Sampa. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Simplesmente vergonhosa a cobertura da Globo.

 

Agora me preocupa muito ambos, o CFSv2 e o CEMWF indicando Nino 3.4 com +1.7oC e +1.6oC de anomalia em JJA respectivamente. Isso tudo com o Atlântico Sul batendo recordes e o Constructed Analog da SST Global indicando 2014 e 2012 como os maiores análogos do cenário atual. Trágico.

 

Abril vem mostrando do que os modelos poderão ser capazes neste ano, jogando belas incursões em 144h/168h para fora da grade rodadas após rodadas. A predominância da umidade e da influência marítima aqui em SC, com ventos quentes do quadrante nordeste, leste e sudeste, favorecendo dias mornos e encobertos.

 

Não quero ser pessimista, mas as projeções de todos os lados, com uma única exceção (o modelo Japonês) indicam JJA entre acima a muito acima da média.

 

Meu último fio de esperança reside na previsão da Climaterra de "um inverno com médias em torno do normal (maio a setembro), marcado por 4 a 6 ondas de frio de forte intensidade (podendo extrapolar os valores normais da estação)" e de que mais impressionante ainda: "possibilidades também são grandes de pelo menos um mês ficar bem abaixo da média e o inverno tende a começar no período normal de cada região, podendo avançar um pouco na primavera". O que já seria a salvação da lavoura com muito lucro em um ano de perspectivas tão ruins na minha opinião.

 

Ou seja, mesmo que os modelos não animem muito, há fios de esperança a se segurar.

Link to comment
Share on other sites

Esse gráfico é revelador:

 

 

Anomalia JJA nos anos em que tivemos expressivas anomalias positivas em Nino 1+2 e Nino 3.4:

 

JFfheYJ.png

 

 

Se incluirmos o fantástico e anômalo 2009, que foi muito frio no Cone Sul, o gráfico fica menos pior:

 

Ge6upcX.png

 

 

JJA nos anos com expressivas anomalias negativas em Nino 1+2 e Nino 3.4:

 

MdXuIXo.png

 

Nada mais a declarar sobre a influência de AMBOS Nino 1+2 e Nino 3.4

Link to comment
Share on other sites

Ainda segundo o mesmo estudo, nota-se que Abril não é um mês favorável para ocorrência de tornados no Sul!

 

Apenas 2% aproximadamente dos tornados se formaram neste mês no período de 60 anos.

 

9p5ExEc.png

 

Rodolfo, vale ressaltar o envolvimento de pesquisa do Daniel em fazer este artigo. Porém, fica nisso.

Ao meu ver o pior, é o registro das ocorrências que mascara e altera muito a climatologia real de tornados no Brasil. Já me dei ao trabalho de olhar caso a caso que ele cita lá, inclusive as fontes e os vídeos que ele coloca como endereço de referência na internet e te garanto que tem muita coisa embutida ali de nuvem-funil e micro-explosão, tornados mal localizados, classificações errôneas de intensidade e número de afetados (chequei alguns dados com a Defesa Civil). São algumas das coisas que mudam o panorama geral do estudo, nem vou falar de métodos, pois não tenho entendimento o suficiente para sobre, mas conheço gente que sim.

Pelo que se desenha, não vou afirmar, o sul tem registrados vários e alguns bem interessantes tornados em abril e setembro. Como são dois meses bem de transição, não é de se estranhar. Neles temos o ingresso de ar mais quente e úmido com o JBN, que favorece o cisalhamento raso e o CAPE e ainda uma baroclínia interessante que intensifica as correntes em níveis mais altos da atmosfera, aumentando o cisalhamento profundo. Isto garante um bom suporte para supercélulas e tornados.

Link to comment
Share on other sites

A mínima registrada aqui não foi tão ruim: 18,4º C.

 

Mas esse registro foi um ''pico'' isolado, já que tanto às 6 h como às 6:20 h o Ciiagro registrou 19,9º C.

 

E com a ausência completa de vento, realmente está desconfortável agora. Apesar de não ter tido qualquer problema para dormir à noite.

 

26,2º C às 10 h.

 

A respeito desse outono/inverno parece que vou acabar entrando para o ''clube do Dante".

 

"Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança..."

 

Melhor assim e não sofrer com eventuais decepções.

Link to comment
Share on other sites

Diversos CB's passando ao sul daqui, céu bem carregado e 25ºC. Choveu muito pouco na madrugada. Assis Chateaubriand já tem 52 mm, segundo o SIMEPAR.

 

Sobre o tornado em Xanxerê, já vi diversas vezes o Simepar dedicando tempo a outros casos fora do estado e em que o raio de alcance dos seus radares tem influência. Creio que logo divulgarão alguma análise mais aprofundada com seu radar de Cascavel.

Link to comment
Share on other sites

Falando em Paraná... Teve um tornado em Nova Laranjeiras - PR em 1997 que eu ouvi falar muito quando eu era guri. Ninguém nunca lembra dele, mas se eu não me engano foram foi mais de uma dezena de mortos e a faixa de destruição causada assemelha-se muito a de tornados F4 ou EF4 no limite pra um EF-5 (veja as imagens aéreas perto de 27 min no vídeo), com árvores depenadas e casas de alvenaria niveladas. A largura da faixa de destruição indica que o tornado tinha centenas de metros de diâmetro.

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

Belo achado! Me lembro muito bem desse dia, inclusive por um fato curioso que aconteceu aqui. Durante a noite pedras grandes começaram a cair, sem chuva. Foi assustador, mas breve.

Link to comment
Share on other sites

Os gráficos mostrados pelo Caio permitem concluir que:

2015 NÃO terá inverno frio

2015 poderá ter eventos extremos de neve (vide 57 e 65)

2015 poderá ter bombas polares (vide 94)

Vai começar a temporada de caça à neve. Uns frustrados por neve no meio da semana e outros mais afortunados.

Geada como sempre garantida nas áreas de sempre.

O resto será sorte.

Link to comment
Share on other sites

Simplesmente vergonhosa a cobertura da Globo.

Achei que foi uma cobertura correta. O repórter ou o editor que são responsáveis matéria devem apenas se basear em relatos apurados a até o fechamento da reportagem que a globo veiculou nenhum consultor meteorológico do veículo havia confirmado que tinha ocorrido um tornado em Xanxeré, os próprios moradores da cidade citavam na reportagem, ou "o vento ou o redemoinho". Vi uma entrevista com o âncora da ABC News uma vez em que ele diz que tinha certeza desde o primeiro momento que soube da colisão de um avião em um prédio de NY que se tratava de um atentado terrorista e, mesmo depois da colisão de um segundo avião ele relutava em informar até que agencias federais confirmassem que a América estava sob ataque. Isso a gente aprende na faculdade de jornalismo, que inclusive, no brasil tem disciplinas de ciências naturais.

Hoje o portal Gê Um deu um grande destaque ao evento na página nacional:

O33SaJa.png

Link to comment
Share on other sites

Não quero ser pessimista, mas as projeções de todos os lados, com uma única exceção (o modelo Japonês) indicam JJA entre acima a muito acima da média.

 

Realmente as projeções do CFS são muito ruins para o Outono e Inverno.

 

Junho:

 

KUVM5vM.gif

 

Julho:

 

9sZgcoK.gif

 

E olha que vai ganhar força mais pra cima...

 

zCibeTe.gif

 

Com isso o padrão de Junho-Julho poderá ser este: Frentes paradas sobre o sul, a ASAS predominando acima, e o ar polar lá embaixo.

 

NSs5JQ6.png

 

A esperança pode vir (só) em Agosto... Refletindo a previsão do JMA também.

 

Tb0UzCp.gif

Link to comment
Share on other sites

Os gráficos mostrados pelo Caio permitem concluir que:

2015 NÃO terá inverno frio

2015 poderá ter eventos extremos de neve (vide 57 e 65)

2015 poderá ter bombas polares (vide 94)

Vai começar a temporada de caça à neve. Uns frustrados por neve no meio da semana e outros mais afortunados.

Geada como sempre garantida nas áreas de sempre.

O resto será sorte.

 

Rodrigo, Concordo com a tua expectativa , porém, não pelo dados postados pelo Caio. Explico.

 

Os dados de ENSO são baseados na ERSST v3b. Inicialmente essa reconstrução tinha apenas aplicação científica e depois passou pela necessidade de provar que ENSO é um jogo de soma zero, este ponto é interessante: Veja, a reconstrução neste caso a reconstrução é de "trás pra frente" assim, são tomados dados da Área da Baía de São Francisco e Los Angeles tanto temperatura e precipitação para "reconstruir" ENSO e outras áreas com algumas correlação com ENSO (precipitação na Amazônia, temperaturas em Lima, Peru etc,,,etc,,,etc.). Tempera-se tudo isso com a correlação com a SOI com a parte EN de ENSO).

 

Neste ponto a NOAA encontra um problema: a incoerência , com a soma zero e o aquecimento efetivo dos oceanos e a solução, simples, alterar periodicamente a normal das temperaturas de ENSO.

 

O ponto; As medições sistemáticas começam em 1957 ( ano geofísico internacional), porém, são ainda precárias tanto no alcance como nos métodos (ex, alguns navio lançavam bolsas para capturar a água e depois fazer a leitura com termômetro outros utilizavam a temperatura de entrada da água de resfriamento essas hoje padronizadas em 6m de profundidade.

 

Os dados em escala global de temperatura superficial dos oceanos (percebam que a própria definição de superfície de oceano já é por si algo complicado....pense que a água nunca está parada)...Então somente a partir de 1982 ´é que os dados de satélites passam a serem confiáveis e mesmo assim é algo complicado considerando dois fatores:

 

a- Cada satélite só garante duas passagens ao dia e sem horário definido...(o fantástico essa média aleatória é tão precisa quanto uma média 24 horas)

 

b- A nebulosidade atrapalha um cadinho e lembre-se algo como 60% do planeta está coberta com algum tipo de nuvem.

 

Resumindo, Os dados confiáveis são da série Reynolds OI v2. Só que estes dados divergem em até 0,3ºC em relação a ERSST v.3b.

 

Aqui temos um problema uma difernça de até 0,3ºC é uma enormidade para algo em os limites são 0,5ºC.

 

Não tenho o menor interesse em retomar alguma polêmica ou criar novas, sobre essas análises e devo considerar qualquer contribuição sobre este estéril tema como trabalho exaustivo de abnegados sobre o assunto e são poucos em escala mundial e raros, extremamente raros em língua portuguesa.

 

Abraços e em especial ao Caio César pela grande contrinuição prestada.

 

Espero que os dados abaixo de Niño 1+2 não ultrapassem o número de caracteres de uma mensagem

 

 

 

# SSTA normalized to 1971-2000

# plotdat anomal 1971 2000 ersst_nino12.dat

# SST [C] from NCDC Extended Reconstructed SST v3b

 

 

 

1854.0000 -0.457624

1854.0834 -0.423630

1854.1666 -0.782774

1854.2500 -0.995538

1854.3334 -1.05691

1854.4166 0.247904

1854.5000 -0.231979

1854.5834 -0.336378

1854.6666 -0.321288

1854.7500 0.364378

1854.8334 0.188837

1854.9166 -0.245689

1855.0000 -0.614443

1855.0834 -0.319270

1855.1666 -0.694534

1855.2500 -0.542252

1855.3334 0.199108

1855.4166 -0.174796

1855.5000 -0.521509

1855.5834 -0.659818

1855.6666 -0.562494E-01

1855.7500 1.35996

1855.8334 0.552177

1855.9166 0.180330

1856.0000 0.954607

1856.0834 -1.02736

1856.1666 -0.966924

1856.2500 -1.29343

1856.3334 -1.84892

1856.4166 -1.48140

1856.5000 -1.19256

1856.5834 -0.794356

1856.6666 -0.637288

1856.7500 0.189530

1856.8334 0.497516

1856.9166 0.161421

1857.0000 -0.765006

1857.0834 -0.455220

1857.1666 -1.19027

1857.2500 -1.23301

1857.3334 -1.32962

1857.4166 -1.43998

1857.5000 -1.46658

1857.5834 1.12923

1857.6666 -0.302104E-01

1857.7500 0.315449

1857.8334 -1.01005

1857.9166 -1.14965

1858.0000 -1.08539

1858.0834 -2.33532

1858.1666 -2.42926

1858.2500 -2.16455

1858.3334 -0.750645

1858.4166 -0.466495

1858.5000 -0.469959

1858.5834 -0.204858

1858.6666 -0.373699

1858.7500 -0.526981

1858.8334 -0.663594

1858.9166 -0.342270

1859.0000 -0.555553

1859.0834 -0.866815

1859.1666 -1.04755

1859.2500 -0.948568

1859.3334 -0.605455

1859.4166 -0.631646

1859.5000 -0.144878

1859.5834 -0.355049

1859.6666 -0.351409

1859.7500 -0.678001

1859.8334 -0.680417E-02

1859.9166 0.894211

1860.0000 0.109196

1860.0834 0.486570

1860.1666 -0.154931E-01

1860.2500 -0.894838

1860.3334 -0.572555

1860.4166 -0.835196

1860.5000 -0.242248

1860.5834 -0.439090E-01

1860.6666 0.984616E-01

1860.7500 0.353539

1860.8334 0.560337

1860.9166 0.462280

1861.0000 0.543747

1861.0834 0.476409

1861.1666 0.552416

1861.2500 0.657328

1861.3334 0.742949

1861.4166 0.749395

1861.5000 0.710141

1861.5834 0.583533

1861.6666 0.633820

1861.7500 0.589610

1861.8334 0.597627

1861.9166 0.657780

1862.0000 0.406176

1862.0834 0.308568

1862.1666 0.296787

1862.2500 0.403719

1862.3334 0.527428

1862.4166 0.622514

1862.5000 0.583981

1862.5834 0.437512

1862.6666 0.372672

1862.7500 0.372288

1862.8334 0.352756

1862.9166 0.370242

1863.0000 0.128237

1863.0834 0.830699E-01

1863.1666 0.132177

1863.2500 0.230299

1863.3334 0.293988

1863.4166 0.337104

1863.5000 0.285582

1863.5834 0.197182

1863.6666 0.162550

1863.7500 0.170960

1863.8334 0.183887

1863.9166 0.261620

1864.0000 0.203546

1864.0834 0.665699E-01

1864.1666 0.136507

1864.2500 0.242178

1864.3334 0.327288

1864.4166 0.331755

1864.5000 0.329300

1864.5834 0.194611

1864.6666 0.963216E-01

1864.7500 0.123280

1864.8334 0.104917

1864.9166 0.193981

1865.0000 -0.688933E-01

1865.0834 -0.299801E-01

1865.1666 0.306569E-01

1865.2500 0.167507

1865.3334 0.215838

1865.4166 0.235674

1865.5000 0.219622

1865.5834 0.109192

1865.6666 0.703296E-01

1865.7500 0.792789E-01

1865.8334 0.735568E-01

1865.9166 0.127140

1866.0000 -0.249732E-01

1866.0834 -0.967701E-01

1866.1666 -0.514531E-01

1866.2500 0.841182E-01

1866.3334 0.123539

1866.4166 0.173384

1866.5000 0.158822

1866.5834 0.118771

1866.6666 0.493606E-01

1866.7500 0.163389E-01

1866.8334 0.815668E-01

1866.9166 0.476114E-01

1867.0000 -0.637532E-01

1867.0834 -0.138880

1867.1666 -0.730631E-01

1867.2500 0.331972E-01

1867.3334 0.113938

1867.4166 0.148055

1867.5000 0.996309E-01

1867.5834 0.303096E-02

1867.6666 -0.315094E-01

1867.7500 -0.754109E-02

1867.8334 0.964683E-02

1867.9166 0.202414E-01

1868.0000 -0.170454

1868.0834 -0.226260

1868.1666 -0.159283

1868.2500 -0.408518E-01

1868.3334 0.104758

1868.4166 0.261204

1868.5000 0.375040

1868.5834 0.733033

1868.6666 1.34512

1868.7500 1.71367

1868.8334 1.82759

1868.9166 2.77325

1869.0000 0.942097

1869.0834 0.539430

1869.1666 0.189096

1869.2500 0.116379

1869.3334 0.985586E-01

1869.4166 0.334335E-01

1869.5000 -0.436591E-01

1869.5834 -0.178468

1869.6666 -0.334209

1869.7500 -0.581451

1869.8334 -1.06757

1869.9166 -1.03518

1870.0000 -0.735416

1870.0834 -0.692471

1870.1666 -0.492283

1870.2500 -0.382742

1870.3334 -0.265232

1870.4166 -0.105964

1870.5000 -0.119298

1870.5834 -0.408128

1870.6666 -0.778811

1870.7500 -1.21357

1870.8334 -0.673992

1870.9166 -0.445030

1871.0000 -0.328542E-01

1871.0834 0.710948

1871.1666 1.08166

1871.2500 1.21929

1871.3334 0.727549

1871.4166 0.556604

1871.5000 0.289172

1871.5834 0.908110E-01

1871.6666 0.110396E-01

1871.7500 -0.494611E-01

1871.8334 -0.289563

1871.9166 -0.645460

1872.0000 -0.472824

1872.0834 -0.526530

1872.1666 -1.74677

1872.2500 -1.91908

1872.3334 -2.04908

1872.4166 -1.40370

1872.5000 -1.10777

1872.5834 -0.602968

1872.6666 -0.526390

1872.7500 -0.703590

1872.8334 -1.09600

1872.9166 -0.862077

1873.0000 -0.836266

1873.0834 -0.680350

1873.1666 -0.580334

1873.2500 -0.364492

1873.3334 -0.343221

1873.4166 -0.513945

1873.5000 -0.464338

1873.5834 -0.456348

1873.6666 -1.38146

1873.7500 -1.39761

1873.8334 -0.759158

1873.9166 -0.868178

1874.0000 -1.37025

1874.0834 -2.21559

1874.1666 -1.70607

1874.2500 -0.856628

1874.3334 -0.425531

1874.4166 -0.328975

1874.5000 -0.170209

1874.5834 -0.117757

1874.6666 -0.360540

1874.7500 -0.525791

1874.8334 -0.775058

1874.9166 -0.144720

1875.0000 -0.216534

1875.0834 0.166768

1875.1666 -0.383764

1875.2500 -1.35567

1875.3334 -1.40494

1875.4166 -1.48707

1875.5000 -0.953840

1875.5834 -0.885996

1875.6666 -0.573518

1875.7500 -0.461481

1875.8334 -0.661772

1875.9166 -1.58678

1876.0000 -2.01411

1876.0834 -1.54835

1876.1666 -0.528063

1876.2500 -0.932658

1876.3334 -0.402551

1876.4166 -0.370346

1876.5000 -0.481088

1876.5834 -0.729719

1876.6666 -0.959094E-01

1876.7500 1.03690

1876.8334 1.39256

1876.9166 1.09102

1877.0000 0.944056

1877.0834 0.794490

1877.1666 0.896156

1877.2500 0.807478

1877.3334 0.761338

1877.4166 0.754296

1877.5000 0.658261

1877.5834 0.697441

1877.6666 0.689240

1877.7500 0.856400

1877.8334 0.689228

1877.9166 1.51132

1878.0000 3.72188

1878.0834 3.65076

1878.1666 2.86236

1878.2500 1.34611

1878.3334 0.723069

1878.4166 0.663824

1878.5000 0.275502

1878.5834 0.560822

1878.6666 0.344620

1878.7500 0.376149

1878.8334 0.258096

1878.9166 0.136141

1879.0000 -0.211454

1879.0834 -0.327231

1879.1666 -0.440643

1879.2500 -0.234053

1879.3334 -0.347631

1879.4166 0.214955

1879.5000 0.716401

1879.5834 0.855221

1879.6666 0.524920

1879.7500 0.270508

1879.8334 0.247238

1879.9166 0.136751

1880.0000 -1.14827

1880.0834 -0.693890

1880.1666 0.762146

1880.2500 1.12634

1880.3334 0.795548

1880.4166 0.693165

1880.5000 0.443261

1880.5834 0.430663

1880.6666 0.519742

1880.7500 0.737149

1880.8334 0.680977

1880.9166 0.694660

1881.0000 0.818747

1881.0834 0.953929

1881.1666 1.55910

1881.2500 1.12890

1881.3334 1.48593

1881.4166 0.439144

1881.5000 0.276681

1881.5834 -0.457468

1881.6666 -0.691148

1881.7500 -1.21636

1881.8334 -1.14751

1881.9166 -0.939677

1882.0000 -0.488674

1882.0834 -0.229371

1882.1666 -0.203524

1882.2500 -0.410143

1882.3334 -0.638795

1882.4166 -1.78454

1882.5000 -1.21565

1882.5834 -1.27499

1882.6666 -0.916081

1882.7500 -0.199361

1882.8334 -0.212782

1882.9166 0.100380

1883.0000 -0.425832E-01

1883.0834 -0.526201E-01

1883.1666 0.497469E-01

1883.2500 0.162119

1883.3334 0.427286E-01

1883.4166 0.412975

1883.5000 0.360682

1883.5834 0.348720E-01

1883.6666 0.419560

1883.7500 1.02209

1883.8334 0.905277

1883.9166 -0.398369

1884.0000 0.216076

1884.0834 0.449079

1884.1666 1.03715

1884.2500 0.950197

1884.3334 0.839486E-01

1884.4166 0.259856

1884.5000 0.139752

1884.5834 0.425972

1884.6666 0.542262

1884.7500 0.355118

1884.8334 0.539257

1884.9166 1.06069

1885.0000 0.538767

1885.0834 -0.229781

1885.1666 -0.987441E-01

1885.2500 -0.845938

1885.3334 -1.12205

1885.4166 -1.66063

1885.5000 -1.04496

1885.5834 -0.328308

1885.6666 -0.396494E-01

1885.7500 0.236079

1885.8334 0.836267

1885.9166 0.537731

1886.0000 0.195125

1886.0834 -0.724801

1886.1666 -1.04876

1886.2500 -1.23221

1886.3334 -1.42339

1886.4166 -1.30116

1886.5000 -1.29555

1886.5834 -1.47387

1886.6666 -0.106988

1886.7500 -0.361150

1886.8334 -0.476033

1886.9166 -0.393539

1887.0000 -0.255323

1887.0834 0.150089

1887.1666 0.311336

1887.2500 -0.279423

1887.3334 -0.536225

1887.4166 -0.458885

1887.5000 0.343419E-01

1887.5834 0.339503

1887.6666 0.226896E-01

1887.7500 0.351699E-01

1887.8334 0.212726

1887.9166 0.642200

1888.0000 0.493946

1888.0834 0.515140

1888.1666 0.872417

1888.2500 1.32308

1888.3334 1.88599

1888.4166 1.79235

1888.5000 1.81236

1888.5834 1.91095

1888.6666 2.07019

1888.7500 2.08498

1888.8334 2.26075

1888.9166 2.07631

1889.0000 1.90616

1889.0834 1.81043

1889.1666 1.32827

1889.2500 0.927008

1889.3334 0.548876E-01

1889.4166 0.283045E-01

1889.5000 -0.231939

1889.5834 -0.542968

1889.6666 -0.545259

1889.7500 -0.393640

1889.8334 -0.417384

1889.9166 -0.475140

1890.0000 -0.179874

1890.0834 -0.396941

1890.1666 -1.64246

1890.2500 -0.764668

1890.3334 -0.590275

1890.4166 0.192635

1890.5000 -0.818970

1890.5834 -0.899646

1890.6666 -0.750289

1890.7500 -0.780244

1890.8334 -1.06039

1890.9166 -0.760597

1891.0000 0.915658E-01

1891.0834 0.770009

1891.1666 1.32165

1891.2500 1.96470

1891.3334 1.76579

1891.4166 1.58629

1891.5000 1.15118

1891.5834 0.712712

1891.6666 0.202961

1891.7500 0.484579E-01

1891.8334 0.444587

1891.9166 0.701550

1892.0000 0.597067

1892.0834 0.504369

1892.1666 -0.754004

1892.2500 -1.56047

1892.3334 -1.57554

1892.4166 -2.47928

1892.5000 -1.48988

1892.5834 -1.36381

1892.6666 -1.36160

1892.7500 -1.45658

1892.8334 -1.34324

1892.9166 -1.30386

1893.0000 -1.13705

1893.0834 -1.27871

1893.1666 -0.615814

1893.2500 -0.958088

1893.3334 -0.816625

1893.4166 -1.21880

1893.5000 -0.677400

1893.5834 -0.631717

1893.6666 -0.504129

1893.7500 -0.537141

1893.8334 -0.220784

1893.9166 0.895904E-01

1894.0000 -0.230673

1894.0834 -0.279181

1894.1666 -0.112934

1894.2500 0.915492E-01

1894.3334 0.153878

1894.4166 0.279734

1894.5000 0.299450

1894.5834 -0.155391E-01

1894.6666 0.246990

1894.7500 0.126870

1894.8334 -0.216242

1894.9166 0.134451

1895.0000 0.120127

1895.0834 -0.922301E-01

1895.1666 -1.00561

1895.2500 0.158197

1895.3334 0.221108

1895.4166 0.252825

1895.5000 0.422572

1895.5834 1.01343

1895.6666 0.908961

1895.7500 0.739439

1895.8334 0.743137

1895.9166 0.742140

1896.0000 0.464127

1896.0834 0.461790

1896.1666 0.677347

1896.2500 0.490877

1896.3334 -0.280922

1896.4166 0.216694

1896.5000 0.794362

1896.5834 1.64769

1896.6666 1.68793

1896.7500 1.60609

1896.8334 2.31576

1896.9166 2.46881

1897.0000 1.85319

1897.0834 1.43532

1897.1666 0.834867

1897.2500 0.870058

1897.3334 0.506998

1897.4166 0.606236

1897.5000 0.418431

1897.5834 0.641001

1897.6666 0.513470

1897.7500 0.596428

1897.8334 -0.223221E-01

1897.9166 -0.147289

1898.0000 -0.219632E-01

1898.0834 -0.114430

1898.1666 -0.243694

1898.2500 -0.966938

1898.3334 -1.01130

1898.4166 -1.05265

1898.5000 0.711919E-01

1898.5834 -0.151828

1898.6666 -0.407400

1898.7500 0.495530

1898.8334 0.241127

1898.9166 -0.664386E-01

1899.0000 -0.465013

1899.0834 -0.298140

1899.1666 0.650827

1899.2500 0.942629

1899.3334 1.39093

1899.4166 0.848644

1899.5000 0.878701

1899.5834 1.16883

1899.6666 2.00635

1899.7500 2.21676

1899.8334 2.49997

1899.9166 1.28451

1900.0000 0.901276

1900.0834 0.825448

1900.1666 1.21224

1900.2500 1.05799

1900.3334 0.477617

1900.4166 0.465235

1900.5000 0.313761

1900.5834 0.200611

1900.6666 0.854516E-01

1900.7500 0.240170

1900.8334 0.150217

1900.9166 -0.838956E-02

1901.0000 -0.138153

1901.0834 -0.374011

1901.1666 -0.492703

1901.2500 -0.182682

1901.3334 -0.474201

1901.4166 -0.748457

1901.5000 -0.664090

1901.5834 -0.595298

1901.6666 -0.413389

1901.7500 -0.133211E-01

1901.8334 0.710678

1901.9166 0.907570

1902.0000 0.512907

1902.0834 -0.478942

1902.1666 -0.302134

1902.2500 0.404459

1902.3334 1.36163

1902.4166 1.50132

1902.5000 1.46272

1902.5834 1.37513

1902.6666 1.11969

1902.7500 0.956040

1902.8334 1.09044

1902.9166 0.610950

1903.0000 0.225767E-01

1903.0834 -0.655560

1903.1666 -0.711184

1903.2500 -0.916998

1903.3334 -0.965745

1903.4166 -0.906696

1903.5000 -0.945080

1903.5834 -1.11803

1903.6666 -0.944191

1903.7500 -1.13519

1903.8334 -1.36508

1903.9166 -1.42936

1904.0000 -0.899176

1904.0834 -0.963945

1904.1666 -1.55532

1904.2500 -1.16051

1904.3334 0.131268

1904.4166 0.403614

1904.5000 0.872231

1904.5834 1.29456

1904.6666 1.65086

1904.7500 1.09118

1904.8334 0.398567

1904.9166 0.111170

1905.0000 -0.145073

1905.0834 -0.417491

1905.1666 -0.134714

1905.2500 0.475477

1905.3334 1.06536

1905.4166 1.05964

1905.5000 1.05835

1905.5834 0.812022

1905.6666 0.632651

1905.7500 0.894598

1905.8334 0.670646

1905.9166 0.402192

1906.0000 0.487816

1906.0834 0.665759

1906.1666 0.197176

1906.2500 -0.786318

1906.3334 -1.28536

1906.4166 -1.14845

1906.5000 -1.11929

1906.5834 -1.10415

1906.6666 -1.10624

1906.7500 -1.29475

1906.8334 -1.42083

1906.9166 -1.53540

1907.0000 -1.04240

1907.0834 -0.517741

1907.1666 -0.766764

1907.2500 -0.798348

1907.3334 -1.36450

1907.4166 -1.54559

1907.5000 -0.929050

1907.5834 -0.624498

1907.6666 -0.706279

1907.7500 -1.00349

1907.8334 -0.602482

1907.9166 -1.06304

1908.0000 -1.40317

1908.0834 -1.46893

1908.1666 -1.77411

1908.2500 -1.93538

1908.3334 -1.72001

1908.4166 -1.47464

1908.5000 -1.49894

1908.5834 -1.40060

1908.6666 -1.00799

1908.7500 -0.935744

1908.8334 -1.04112

1908.9166 -0.992478

1909.0000 -1.47542

1909.0834 -1.91141

1909.1666 -1.60029

1909.2500 -1.58339

1909.3334 -1.36253

1909.4166 -1.45072

1909.5000 -1.39052

1909.5834 -1.32533

1909.6666 -1.22923

1909.7500 -1.39934

1909.8334 -2.64710

1909.9166 -2.27472

1910.0000 -1.42749

1910.0834 -0.934055

1910.1666 -2.55527

1910.2500 -2.31499

1910.3334 -1.86941

1910.4166 -1.30356

1910.5000 -1.01424

1910.5834 -0.644928

1910.6666 -0.422929

1910.7500 -0.761234

1910.8334 -1.31697

1910.9166 -1.28804

1911.0000 -1.18103

1911.0834 -1.49450

1911.1666 -1.79679

1911.2500 -1.84838

1911.3334 -0.772285

1911.4166 0.651553E-02

1911.5000 0.250309E-01

1911.5834 0.155022

1911.6666 0.566901

1911.7500 0.690468

1911.8334 1.00484

1911.9166 1.18185

1912.0000 1.09159

1912.0834 0.748390

1912.1666 0.740057

1912.2500 0.469938

1912.3334 -0.425632

1912.4166 -0.650366

1912.5000 -0.824070

1912.5834 -0.533708

1912.6666 -0.943484E-01

1912.7500 -0.250270

1912.8334 -0.715594

1912.9166 -0.660107

1913.0000 0.291367E-01

1913.0834 -0.274331

1913.1666 -0.639072

1913.2500 -0.952038

1913.3334 -0.807985

1913.4166 -0.302296

1913.5000 -0.617381E-01

1913.5834 0.360672

1913.6666 0.425440

1913.7500 0.937079

1913.8334 1.19564

1913.9166 1.24333

1914.0000 1.11482

1914.0834 -0.482911E-01

1914.1666 0.107246

1914.2500 -0.489971

1914.3334 -0.749115

1914.4166 -0.565756

1914.5000 -0.397619

1914.5834 -0.170618

1914.6666 -0.306794E-01

1914.7500 -0.847111E-01

1914.8334 0.543168E-01

1914.9166 0.638361

1915.0000 0.595577

1915.0834 0.461420

1915.1666 0.623876

1915.2500 0.773409

1915.3334 0.718268

1915.4166 0.658755

1915.5000 0.554091

1915.5834 0.832430E-01

1915.6666 0.235006E-01

1915.7500 -0.328220

1915.8334 -0.860818

1915.9166 -1.43115

1916.0000 -0.960836

1916.0834 -0.911985

1916.1666 -0.918294

1916.2500 -0.971568

1916.3334 -1.08348

1916.4166 -1.50368

1916.5000 -2.09288

1916.5834 -2.23349

1916.6666 -1.65878

1916.7500 -1.85114

1916.8334 -1.56763

1916.9166 -1.52144

1917.0000 -1.35549

1917.0834 -1.08341

1917.1666 -0.141543

1917.2500 0.589082E-01

1917.3334 -0.766124E-01

1917.4166 0.172705

1917.5000 0.505930

1917.5834 0.236012

1917.6666 -0.854051

1917.7500 -0.552511

1917.8334 -1.03257

1917.9166 -1.65045

1918.0000 -1.16245

1918.0834 -0.788095

1918.1666 0.235037

1918.2500 0.482227

1918.3334 1.18666

1918.4166 1.67012

1918.5000 1.72167

1918.5834 2.21805

1918.6666 1.94356

1918.7500 1.50231

1918.8334 2.57545

1918.9166 1.16089

1919.0000 1.09834

1919.0834 1.05454

1919.1666 1.48237

1919.2500 0.424877

1919.3334 -0.124422

1919.4166 0.664255E-01

1919.5000 0.828119E-01

1919.5834 -0.139148

1919.6666 -0.116989

1919.7500 0.264319

1919.8334 -0.680804

1919.9166 -0.637030

1920.0000 -0.233044

1920.0834 0.437099E-01

1920.1666 0.143007

1920.2500 -0.307192

1920.3334 -0.352802

1920.4166 -1.02908

1920.5000 -0.912300

1920.5834 -0.567798

1920.6666 -0.433799

1920.7500 -0.558672

1920.8334 -0.110632

1920.9166 -0.161589

1921.0000 -0.518833

1921.0834 -0.731310

1921.1666 -1.22117

1921.2500 -1.18741

1921.3334 -0.664545

1921.4166 -0.816387

1921.5000 -0.824360

1921.5834 -0.642128

1921.6666 -0.867461

1921.7500 -0.534132

1921.8334 -0.602312

1921.9166 -0.941707

1922.0000 -1.44721

1922.0834 -0.613551

1922.1666 -0.768494

1922.2500 -1.02099

1922.3334 -0.923535

1922.4166 -0.846796

1922.5000 -0.496698

1922.5834 -0.883266

1922.6666 -1.22845

1922.7500 -1.14005

1922.8334 -1.33583

1922.9166 -1.25052

1923.0000 -0.618124

1923.0834 -0.497592

1923.1666 -0.783484

1923.2500 0.713482E-01

1923.3334 0.390808

1923.4166 0.604414

1923.5000 0.658822

1923.5834 0.601620E-01

1923.6666 0.790716E-01

1923.7500 -0.382560

1923.8334 -0.539072

1923.9166 -0.660118

1924.0000 -0.980906

1924.0834 -1.06473

1924.1666 -1.34914

1924.2500 -1.35733

1924.3334 -1.53019

1924.4166 -1.50619

1924.5000 -1.19694

1924.5834 -1.27598

1924.6666 -1.06585

1924.7500 -0.748741

1924.8334 -1.22077

1924.9166 -1.13918

1925.0000 -0.598324

1925.0834 0.181958

1925.1666 0.623997

1925.2500 0.630148

1925.3334 0.526817

1925.4166 0.836625

1925.5000 0.854371

1925.5834 1.00970

1925.6666 0.992970

1925.7500 0.586628

1925.8334 0.577186

1925.9166 0.683371

1926.0000 0.854267

1926.0834 0.514230

1926.1666 0.574547

1926.2500 0.657337

1926.3334 0.324929

1926.4166 -0.371206

1926.5000 -0.642080

1926.5834 -0.500337

1926.6666 -0.573690

1926.7500 -0.460300

1926.8334 -0.447882

1926.9166 -0.454090

1927.0000 -0.135923

1927.0834 -0.329720

1927.1666 -0.403112

1927.2500 -0.639348

1927.3334 -0.590605

1927.4166 -0.786776

1927.5000 -0.423578

1927.5834 -0.195509

1927.6666 -0.319728

1927.7500 -0.526170

1927.8334 0.133379E-01

1927.9166 -0.390860

1928.0000 -0.734196

1928.0834 -0.422711

1928.1666 -0.335133

1928.2500 -0.349512

1928.3334 -0.499881

1928.4166 -0.833836

1928.5000 -0.992770

1928.5834 -0.926456

1928.6666 -0.776941

1928.7500 -0.701860

1928.8334 -0.671423

1928.9166 -0.814558

1929.0000 -1.05877

1929.0834 -0.250960

1929.1666 0.197136

1929.2500 0.276117

1929.3334 0.147658

1929.4166 0.329815

1929.5000 0.269461

1929.5834 0.354903

1929.6666 0.101632

1929.7500 -0.347690

1929.8334 -0.165333

1929.9166 -0.511850

1930.0000 -1.04629

1930.0834 -0.633540

1930.1666 -0.423143

1930.2500 0.167639

1930.3334 0.707859E-02

1930.4166 0.133444

1930.5000 0.715602

1930.5834 0.794001

1930.6666 0.976191

1930.7500 1.42423

1930.8334 1.79902

1930.9166 1.69058

1931.0000 1.58414

1931.0834 0.794700

1931.1666 0.542107

1931.2500 0.801338

1931.3334 -0.403242

1931.4166 -0.646365E-01

1931.5000 -0.327981E-01

1931.5834 -0.208208

1931.6666 -0.315460

1931.7500 -0.348032

1931.8334 -0.727003

1931.9166 -0.288689

1932.0000 0.404377

1932.0834 0.476600

1932.1666 0.616547

1932.2500 0.920559

1932.3334 1.29346

1932.4166 1.02707

1932.5000 0.284812

1932.5834 0.746197E-02

1932.6666 -0.422284E-01

1932.7500 -0.116630

1932.8334 -0.164532

1932.9166 -0.512720

1933.0000 -0.358774

1933.0834 -0.660121E-03

1933.1666 -0.167683

1933.2500 -0.385342

1933.3334 -0.703435

1933.4166 -0.639196

1933.5000 -0.727090

1933.5834 -0.302658

1933.6666 -0.459468

1933.7500 -0.473020

1933.8334 -0.124922

1933.9166 -0.142029

1934.0000 -0.675423

1934.0834 -0.580041

1934.1666 -0.295923

1934.2500 -0.331562

1934.3334 -0.740975

1934.4166 0.175234

1934.5000 0.771999E-01

1934.5834 0.938210E-01

1934.6666 0.474796E-01

1934.7500 -0.823644

1934.8334 -1.03412

1934.9166 -1.22298

1935.0000 -1.44792

1935.0834 -1.73281

1935.1666 -0.883314

1935.2500 0.297758

1935.3334 0.259119

1935.4166 -0.232556

1935.5000 -0.898791E-01

1935.5834 -0.844781E-01

1935.6666 -0.398090

1935.7500 -0.199041

1935.8334 -0.742232E-01

1935.9166 -0.363289

1936.0000 -0.909026

1936.0834 -0.158200

1936.1666 -0.190813

1936.2500 0.806368

1936.3334 -0.373824E-01

1936.4166 -0.678016

1936.5000 -0.651500

1936.5834 -0.459407

1936.6666 -0.327089

1936.7500 -0.368360

1936.8334 -0.483933

1936.9166 -1.38007

1937.0000 -1.11747

1937.0834 -0.181830

1937.1666 -0.399341E-01

1937.2500 0.135458

1937.3334 -0.453712

1937.4166 -0.392626

1937.5000 -0.744491E-01

1937.5834 0.156422

1937.6666 -0.417959

1937.7500 -0.475031

1937.8334 -0.557213

1937.9166 -0.484470

1938.0000 -0.591474

1938.0834 -0.366101

1938.1666 -0.312954

1938.2500 -1.05367

1938.3334 -1.09065

1938.4166 -1.49733

1938.5000 -1.09573

1938.5834 -0.868916

1938.6666 -1.03959

1938.7500 -0.804914

1938.8334 -0.869138

1938.9166 -0.821808

1939.0000 -0.363813

1939.0834 0.253879

1939.1666 0.471626

1939.2500 1.16618

1939.3334 0.917488

1939.4166 1.16257

1939.5000 1.11010

1939.5834 1.25500

1939.6666 1.80581

1939.7500 1.25454

1939.8334 0.622358

1939.9166 1.27950

1940.0000 1.11196

1940.0834 0.621620

1940.1666 0.697927

1940.2500 1.03910

1940.3334 1.15012

1940.4166 0.884865

1940.5000 0.507392

1940.5834 0.193192

1940.6666 0.153750

1940.7500 0.591750

1940.8334 0.866438

1940.9166 0.804581

1941.0000 1.06174

1941.0834 1.09716

1941.1666 1.42374

1941.2500 1.69389

1941.3334 1.72130

1941.4166 1.27606

1941.5000 0.646092

1941.5834 0.282683

1941.6666 0.726151

1941.7500 1.04084

1941.8334 1.07616

1941.9166 1.30846

1942.0000 0.798336

1942.0834 0.662489E-01

1942.1666 -0.463564

1942.2500 -0.946108

1942.3334 -1.03050

1942.4166 -1.44889

1942.5000 -1.08944

1942.5834 -0.987536

1942.6666 -0.464929

1942.7500 -0.822054

1942.8334 -0.698902

1942.9166 -0.215319

1943.0000 1.03313

1943.0834 0.760730

1943.1666 0.409986

1943.2500 0.557749

1943.3334 0.567608

1943.4166 0.820024

1943.5000 1.00798

1943.5834 0.780503

1943.6666 0.495431

1943.7500 0.460619

1943.8334 0.140487

1943.9166 -0.272060

1944.0000 -0.120434

1944.0834 0.217179E-01

1944.1666 0.554886

1944.2500 0.792467

1944.3334 0.605849

1944.4166 0.654854

1944.5000 0.604672

1944.5834 0.609602

1944.6666 -0.253450

1944.7500 -0.826484

1944.8334 -0.795848

1944.9166 -0.847767

1945.0000 0.718447

1945.0834 0.951049

1945.1666 0.740316

1945.2500 0.452618

1945.3334 0.254588

1945.4166 -0.247355

1945.5000 0.209382

1945.5834 0.151383

1945.6666 0.467242

1945.7500 0.533959

1945.8334 0.960107

1945.9166 0.518209

1946.0000 0.695217

1946.0834 -0.205611

1946.1666 -0.884244

1946.2500 -0.590181

1946.3334 -0.588715

1946.4166 -0.630156

1946.5000 -0.578439

1946.5834 -0.679058

1946.6666 0.448561

1946.7500 -0.181202

1946.8334 0.128017

1946.9166 0.248070

1947.0000 -0.158483

1947.0834 -0.651901E-01

1947.1666 -0.194674

1947.2500 -0.295702

1947.3334 -0.918525

1947.4166 -0.779247

1947.5000 -0.622130

1947.5834 -0.777476

1947.6666 -0.730729

1947.7500 0.245879

1947.8334 -0.106743

1947.9166 -0.522890

1948.0000 -0.351494

1948.0834 0.484985E-02

1948.1666 0.294569E-01

1948.2500 0.327189

1948.3334 0.351738

1948.4166 -0.239105

1948.5000 -0.742650

1948.5834 -0.308178

1948.6666 -0.660730

1948.7500 -0.235382

1948.8334 -0.603934

1948.9166 -0.839658

1949.0000 -0.317404

1949.0834 0.249269

1949.1666 0.460737

1949.2500 0.181877

1949.3334 -0.184972

1949.4166 -0.334495

1949.5000 -0.897260

1949.5834 -0.917036

1949.6666 -1.24022

1949.7500 -1.47716

1949.8334 -1.00121

1949.9166 -0.370920

1950.0000 -1.09244

1950.0834 -1.40864

1950.1666 -0.684554

1950.2500 -1.30874

1950.3334 -0.902575

1950.4166 -1.00699

1950.5000 -0.899860

1950.5834 -0.569759

1950.6666 -0.810831

1950.7500 -0.784724

1950.8334 -1.38079

1950.9166 -0.727947

1951.0000 -0.492342E-01

1951.0834 -0.377360

1951.1666 -0.461783

1951.2500 0.168568

1951.3334 0.796938

1951.4166 2.00307

1951.5000 2.18942

1951.5834 1.52992

1951.6666 0.899830

1951.7500 0.935929

1951.8334 0.857618

1951.9166 0.327780

1952.0000 0.257557

1952.0834 0.498180

1952.1666 0.322897

1952.2500 -0.435633

1952.3334 -0.208982

1952.4166 -0.244576

1952.5000 -0.623700

1952.5834 -0.641288

1952.6666 -0.780961

1952.7500 -0.368400

1952.8334 -0.636704

1952.9166 -0.188690

1953.0000 -0.109754

1953.0834 0.650419

1953.1666 1.23830

1953.2500 1.77576

1953.3334 1.45785

1953.4166 0.876194

1953.5000 0.631821

1953.5834 0.698632

1953.6666 0.719151

1953.7500 0.112568

1953.8334 0.130577

1953.9166 -0.914096E-01

1954.0000 -1.17146

1954.0834 -0.622441

1954.1666 -0.677904

1954.2500 -2.10222

1954.3334 -2.07931

1954.4166 -1.73879

1954.5000 -1.96316

1954.5834 -1.35119

1954.6666 -1.51478

1954.7500 -1.68624

1954.8334 -1.16922

1954.9166 -1.25871

1955.0000 -0.525453

1955.0834 -0.858745

1955.1666 -0.921144

1955.2500 -0.992088

1955.3334 -1.72993

1955.4166 -1.36211

1955.5000 -1.06563

1955.5834 -1.06494

1955.6666 -1.21834

1955.7500 -1.59411

1955.8334 -1.53710

1955.9166 -1.31577

1956.0000 -0.979176

1956.0834 -0.893495

1956.1666 -0.156983

1956.2500 -0.513842

1956.3334 -0.751655

1956.4166 -0.508855

1956.5000 -0.101509

1956.5834 -0.144418

1956.6666 -0.599590

1956.7500 -1.12463

1956.8334 -0.859088

1956.9166 -0.947088

1957.0000 -1.13822

1957.0834 0.542270

1957.1666 1.48894

1957.2500 1.85856

1957.3334 2.66940

1957.4166 2.35235

1957.5000 2.18145

1957.5834 1.55894

1957.6666 1.25226

1957.7500 0.969599

1957.8334 0.910337

1957.9166 1.08802

1958.0000 0.616417

1958.0834 0.894029

1958.1666 1.02865

1958.2500 1.17490

1958.3334 0.777478

1958.4166 0.674875

1958.5000 0.735982

1958.5834 0.161946E-03

1958.6666 0.155442

1958.7500 0.249390

1958.8334 0.710368E-01

1958.9166 -0.307896E-01

1959.0000 -0.258724

1959.0834 0.217180

1959.1666 0.857626

1959.2500 0.627058

1959.3334 0.275868

1959.4166 -0.354465E-01

1959.5000 -0.729881E-01

1959.5834 -0.583738

1959.6666 -0.292200

1959.7500 0.907892E-02

1959.8334 0.381267

1959.9166 -0.191855E-02

1960.0000 0.149086

1960.0834 -0.472111E-01

1960.1666 -0.819409E-02

1960.2500 -0.475002

1960.3334 -0.324131

1960.4166 -0.712017

1960.5000 -0.787780

1960.5834 -0.621578

1960.6666 0.582196E-01

1960.7500 -0.506410

1960.8334 -0.512842

1960.9166 0.160271

1961.0000 0.318916

1961.0834 0.966470

1961.1666 -0.886231E-01

1961.2500 -0.529283E-02

1961.3334 -0.324512

1961.4166 -0.235904

1961.5000 -1.02284

1961.5834 -0.746326

1961.6666 -0.776611

1961.7500 -0.732221

1961.8334 -0.350863

1961.9166 -0.428589

1962.0000 -0.215313

1962.0834 -0.326411

1962.1666 -1.50878

1962.2500 -1.64881

1962.3334 -0.836025

1962.4166 -0.745126

1962.5000 -0.928590

1962.5834 -0.542127

1962.6666 -0.464029

1962.7500 -0.658081

1962.8334 -0.451344

1962.9166 -0.715878

1963.0000 -0.397053

1963.0834 -0.267321

1963.1666 -0.147041E-01

1963.2500 -0.497072

1963.3334 0.332886E-01

1963.4166 -0.196926

1963.5000 0.201691

1963.5834 0.530953

1963.6666 0.447121

1963.7500 0.292090

1963.8334 0.153827

1963.9166 0.184146E-02

1964.0000 -0.824132E-01

1964.0834 -0.536021

1964.1666 -0.689134

1964.2500 -0.561012

1964.3334 -1.95585

1964.4166 -1.10544

1964.5000 -1.27474

1964.5834 -1.20833

1964.6666 -0.792421

1964.7500 -0.963314

1964.8334 -0.534813

1964.9166 -0.711707

1965.0000 -0.397432E-01

1965.0834 0.507360

1965.1666 0.645967

1965.2500 1.72476

1965.3334 2.06494

1965.4166 1.93332

1965.5000 1.63399

1965.5834 1.69168

1965.6666 0.687392

1965.7500 0.723608

1965.8334 0.768198

1965.9166 0.771330

1966.0000 0.859186

1966.0834 0.233049

1966.1666 -0.649803

1966.2500 -0.870538

1966.3334 -0.941885

1966.4166 -0.791856

1966.5000 -0.684610

1966.5834 -0.510578

1966.6666 -0.427019

1966.7500 -0.303152

1966.8334 -0.406933

1966.9166 -0.305040

1967.0000 -0.563513

1967.0834 -0.114800

1967.1666 -0.524073

1967.2500 -0.223572

1967.3334 -0.173011

1967.4166 -0.568837

1967.5000 -0.470268

1967.5834 -0.871846

1967.6666 -1.36557

1967.7500 -1.28918

1967.8334 -1.23237

1967.9166 -1.23865

1968.0000 -1.04587

1968.0834 -0.769155

1968.1666 -0.893644

1968.2500 -1.15196

1968.3334 -1.42826

1968.4166 -0.882086

1968.5000 -0.335868

1968.5834 0.169512

1968.6666 0.641871

1968.7500 0.207520

1968.8334 0.167457

1968.9166 0.592760

1969.0000 0.394737

1969.0834 -0.121350

1969.1666 1.02501

1969.2500 1.41720

1969.3334 2.05810

1969.4166 1.73454

1969.5000 0.870211

1969.5834 0.282181

1969.6666 0.342541

1969.7500 0.871819

1969.8334 0.966947

1969.9166 0.984680

1970.0000 0.746346

1970.0834 0.109519

1970.1666 -0.480904

1970.2500 -0.378372

1970.3334 -0.924475

1970.4166 -1.23355

1970.5000 -1.76785

1970.5834 -1.41253

1970.6666 -0.966151

1970.7500 -0.665062

1970.8334 -0.838548

1970.9166 -0.766438

1971.0000 -0.917456

1971.0834 -1.03513

1971.1666 -0.767144

1971.2500 -0.237713

1971.3334 -0.623055

1971.4166 -0.973247

1971.5000 -0.549718

1971.5834 -0.765616

1971.6666 -0.780981

1971.7500 -0.945904

1971.8334 -0.538122

1971.9166 -0.586740

1972.0000 0.222397

1972.0834 0.951320

1972.1666 0.980627

1972.2500 0.996658

1972.3334 1.42059

1972.4166 2.27900

1972.5000 2.42032

1972.5834 2.54725

1972.6666 1.53629

1972.7500 1.64275

1972.8334 1.72927

1972.9166 2.20589

1973.0000 1.70410

1973.0834 0.807289

1973.1666 0.262546

1973.2500 -0.232641

1973.3334 -0.450122

1973.4166 -0.783917

1973.5000 -0.696840

1973.5834 -1.20266

1973.6666 -0.966371

1973.7500 -0.990834

1973.8334 -0.721234

1973.9166 -0.787428

1974.0000 -0.931866

1974.0834 -0.764565

1974.1666 -0.381344

1974.2500 0.465092E-01

1974.3334 0.354388

1974.4166 -0.147054

1974.5000 -0.335991E-01

1974.5834 -0.587780E-01

1974.6666 -0.347438

1974.7500 -0.942994

1974.8334 -0.776628

1974.9166 -1.09876

1975.0000 -0.689033

1975.0834 -0.684710

1975.1666 -0.150311E-02

1975.2500 0.290777

1975.3334 -0.253551

1975.4166 -0.736196

1975.5000 -0.522729

1975.5834 -0.773526

1975.6666 -1.31716

1975.7500 -1.59343

1975.8334 -1.97328

1975.9166 -1.46147

1976.0000 -0.741306

1976.0834 -0.327900

1976.1666 -0.200483

1976.2500 0.492968

1976.3334 1.08185

1976.4166 1.74486

1976.5000 1.60558

1976.5834 1.07538

1976.6666 0.955330

1976.7500 0.817559

1976.8334 0.644188

1976.9166 0.699560

1977.0000 0.650396

1977.0834 0.122989

1977.1666 0.703369E-01

1977.2500 0.799482E-01

1977.3334 -0.495324E-01

1977.4166 0.114815

1977.5000 0.445009E-01

1977.5834 -0.482729

1977.6666 -0.697318

1977.7500 -0.241630

1977.8334 -0.171242

1977.9166 -0.897196E-01

1978.0000 0.821758E-01

1978.0834 0.117559

1978.1666 -0.580654

1978.2500 -0.402851

1978.3334 -0.729635

1978.4166 -0.664296

1978.5000 -0.526359

1978.5834 -1.01865

1978.6666 -0.509448

1978.7500 -0.584451

1978.8334 0.143127

1978.9166 0.329550

1979.0000 0.434816

1979.0834 -0.454811E-01

1979.1666 -0.973741E-01

1979.2500 0.371187

1979.3334 0.577219

1979.4166 0.666584

1979.5000 0.221642

1979.5834 0.278952

1979.6666 0.586892

1979.7500 0.559380

1979.8334 0.456888

1979.9166 0.408301

1980.0000 0.114836

1980.0834 0.692989E-01

1980.1666 0.398397

1980.2500 0.493788

1980.3334 0.533388

1980.4166 0.294865

1980.5000 -0.285589

1980.5834 -0.127008

1980.6666 -0.585194E-01

1980.7500 -0.373602

1980.8334 -0.236773

1980.9166 -0.231670

1981.0000 -1.23909

1981.0834 -0.716881

1981.1666 -0.710431E-01

1981.2500 -0.262503

1981.3334 -0.356925E-01

1981.4166 -0.142255E-01

1981.5000 -0.423438

1981.5834 -0.660987

1981.6666 -0.394088

1981.7500 -0.233520

1981.8334 -0.204943

1981.9166 0.397615E-01

1982.0000 0.106426

1982.0834 -0.207242

1982.1666 -0.614124

1982.2500 -0.217411

1982.3334 0.259688

1982.4166 0.714365

1982.5000 0.869542

1982.5834 1.07903

1982.6666 1.43778

1982.7500 1.94314

1982.8334 2.94645

1982.9166 3.18520

1983.0000 2.88428

1983.0834 2.53071

1983.1666 2.78237

1983.2500 3.57818

1983.3334 4.32275

1983.4166 4.67965

1983.5000 4.08031

1983.5834 3.07247

1983.6666 1.72770

1983.7500 1.38133

1983.8334 0.754217

1983.9166 0.635101

1984.0000 0.974368E-01

1984.0834 -0.463481

1984.1666 -0.217283

1984.2500 0.260227

1984.3334 -0.284311

1984.4166 -0.230766

1984.5000 -0.137191E-01

1984.5834 -0.894490E-01

1984.6666 0.192911

1984.7500 -0.191631

1984.8334 0.246107

1984.9166 -0.456195E-01

1985.0000 -0.414654

1985.0834 -0.788605

1985.1666 -0.450403

1985.2500 -0.859118

1985.3334 -1.18985

1985.4166 -0.707267

1985.5000 -0.773610

1985.5834 -0.793816

1985.6666 -0.617589

1985.7500 -0.566301

1985.8334 -0.480963

1985.9166 -0.611496E-01

1986.0000 0.462458E-01

1986.0834 0.225059

1986.1666 -0.254953

1986.2500 -0.322043

1986.3334 -0.569365

1986.4166 -0.538397

1986.5000 0.658019E-01

1986.5834 0.315422

1986.6666 0.562911

1986.7500 0.579548

1986.8334 0.679336

1986.9166 0.942621

1987.0000 1.32477

1987.0834 1.33390

1987.1666 1.83785

1987.2500 1.73873

1987.3334 1.96869

1987.4166 1.44147

1987.5000 1.41214

1987.5834 1.13920

1987.6666 1.44493

1987.7500 1.69101

1987.8334 1.34078

1987.9166 0.956291

1988.0000 0.507776

1988.0834 0.113899

1988.1666 -0.307133

1988.2500 -0.439583

1988.3334 -0.635875

1988.4166 -0.792957

1988.5000 -0.856360

1988.5834 -1.00245

1988.6666 -0.983161

1988.7500 -0.913464

1988.8334 -0.449263

1988.9166 -0.273149

1989.0000 0.984668E-01

1989.0834 0.317430

1989.1666 0.132826

1989.2500 0.300737

1989.3334 -0.549365

1989.4166 -0.447425

1989.5000 -0.279638

1989.5834 0.103503

1989.6666 -0.331689

1989.7500 -0.252540

1989.8334 -0.774217E-02

1989.9166 0.528705E-01

1990.0000 -0.188432E-01

1990.0834 0.508539

1990.1666 0.103617

1990.2500 -0.260118E-01

1990.3334 0.211369

1990.4166 0.201785

1990.5000 -0.154788

1990.5834 -0.314291E-01

1990.6666 -0.212919

1990.7500 -0.394041

1990.8334 -0.245882

1990.9166 -0.219400

1991.0000 -0.244863

1991.0834 -0.441311E-01

1991.1666 0.278597

1991.2500 -0.343908E-01

1991.3334 0.491438

1991.4166 0.651955

1991.5000 0.801671

1991.5834 0.643992

1991.6666 0.704362

1991.7500 0.901389

1991.8334 0.893226

1991.9166 1.13770

1992.0000 0.740957

1992.0834 0.961379

1992.1666 1.63558

1992.2500 2.33359

1992.3334 2.42921

1992.4166 1.24946

1992.5000 0.322472

1992.5834 0.178921

1992.6666 0.343130

1992.7500 0.355830

1992.8334 0.399137

1992.9166 0.263821

1993.0000 0.438027

1993.0834 0.810510

1993.1666 0.995768

1993.2500 1.59610

1993.3334 1.60133

1993.4166 1.47512

1993.5000 1.02474

1993.5834 0.871281

1993.6666 0.563561

1993.7500 0.848729

1993.8334 0.597467

1993.9166 0.321610

1994.0000 0.312866

1994.0834 0.217038

1994.1666 -0.258673

1994.2500 -0.630388

1994.3334 -0.376251

1994.4166 -0.252294

1994.5000 -0.370649

1994.5834 -0.470708

1994.6666 0.151951

1994.7500 1.16841

1994.8334 0.765087

1994.9166 1.14028

1995.0000 1.16930

1995.0834 0.572519

1995.1666 0.570959E-01

1995.2500 -0.782268

1995.3334 -0.496282

1995.4166 -0.125185

1995.5000 -0.128478

1995.5834 -0.216278

1995.6666 0.130996E-01

1995.7500 -0.147211

1995.8334 0.366068E-01

1995.9166 -0.477640

1996.0000 -0.396753

1996.0834 -0.903401E-01

1996.1666 0.270777

1996.2500 -1.09534

1996.3334 -0.750745

1996.4166 -0.906787

1996.5000 -0.805150

1996.5834 -0.492199

1996.6666 -0.781894E-01

1996.7500 -0.283710

1996.8334 -0.671482

1996.9166 -0.830858

1997.0000 -0.519573

1997.0834 0.448900

1997.1666 1.10440

1997.2500 1.50157

1997.3334 2.73049

1997.4166 3.40318

1997.5000 3.84215

1997.5834 4.03457

1997.6666 3.97658

1997.7500 3.65624

1997.8334 4.20467

1997.9166 4.36203

1998.0000 3.74209

1998.0834 3.14221

1998.1666 3.15692

1998.2500 3.23071

1998.3334 3.38319

1998.4166 2.57289

1998.5000 2.02917

1998.5834 1.53002

1998.6666 0.802031

1998.7500 0.574419

1998.8334 0.163967

1998.9166 0.297291

1999.0000 0.444358E-01

1999.0834 0.124990

1999.1666 0.432836

1999.2500 -0.610071

1999.3334 -0.263481

1999.4166 -0.477516

1999.5000 -0.203508

1999.5834 -0.421670E-01

1999.6666 -0.371269

1999.7500 -0.285270

1999.8334 -0.760978

1999.9166 -0.998286E-01

2000.0000 -0.232593

2000.0834 -0.268370

2000.1666 -0.388653

2000.2500 0.283327

2000.3334 0.309168

2000.4166 0.312134

2000.5000 -0.119459

2000.5834 -0.639898

2000.6666 0.110831

2000.7500 0.974579E-01

2000.8334 -0.726233

2000.9166 -0.452600

2001.0000 -0.481424E-02

2001.0834 0.418209

2001.1666 0.800066

2001.2500 0.776977

2001.3334 0.162886E-01

2001.4166 0.808845E-01

2001.5000 -0.103229

2001.5834 -0.493938

2001.6666 -0.757011

2001.7500 -0.653381

2001.8334 -0.769458

2001.9166 -0.805987

2002.0000 -0.142784

2002.0834 0.570079

2002.1666 1.30220

2002.2500 1.18005

2002.3334 1.29773

2002.4166 0.634785

2002.5000 0.619819E-01

2002.5834 0.552502

2002.6666 0.888680

2002.7500 1.00117

2002.8334 1.32574

2002.9166 1.42955

2003.0000 0.709177

2003.0834 0.592658

2003.1666 0.845066

2003.2500 0.243948

2003.3334 -0.641895

2003.4166 -0.422716

2003.5000 -0.114349

2003.5834 0.481982

2003.6666 0.235050

2003.7500 0.855158

2003.8334 0.863107

2003.9166 1.00153

2004.0000 0.833836

2004.0834 0.839479

2004.1666 0.518969E-01

2004.2500 0.117939

2004.3334 -0.396961

2004.4166 -0.362665E-01

2004.5000 -0.319528

2004.5834 0.460230E-01

2004.6666 0.344080

2004.7500 0.739970

2004.8334 1.35195

2004.9166 0.815250

2005.0000 0.375856

2005.0834 -0.510411

2005.1666 -0.674534

2005.2500 0.894682E-01

2005.3334 0.411669

2005.4166 0.349635E-01

2005.5000 0.449187E-02

2005.5834 -0.256689

2005.6666 -0.494720

2005.7500 -0.913924

2005.8334 -0.809808

2005.9166 -0.334719

2006.0000 0.482386

2006.0834 0.828439

2006.1666 0.179747

2006.2500 -0.843688

2006.3334 -0.619414E-01

2006.4166 0.201106

2006.5000 0.562501

2006.5834 1.08176

2006.6666 1.35665

2006.7500 1.58426

2006.8334 1.13211

2006.9166 1.63491

2007.0000 1.59485

2007.0834 1.21313

2007.1666 0.344307

2007.2500 -0.297071

2007.3334 -0.801975

2007.4166 -0.908467

2007.5000 -0.512248

2007.5834 -1.06498

2007.6666 -0.671930

2007.7500 -1.45042

2007.8334 -1.54405

2007.9166 -1.32222

2008.0000 0.109676E-02

2008.0834 0.717090

2008.1666 0.807447

2008.2500 0.447758

2008.3334 0.442709

2008.4166 0.572554

2008.5000 1.37317

2008.5834 1.33357

2008.6666 1.05383

2008.7500 0.553460

2008.8334 0.168787

2008.9166 0.821304E-01

2009.0000 0.145068E-01

2009.0834 -0.195370

2009.1666 -0.401354

2009.2500 0.746658

2009.3334 0.978918

2009.4166 1.41343

2009.5000 1.52773

2009.5834 1.16910

2009.6666 0.894690

2009.7500 0.626009

2009.8334 0.634906

2009.9166 0.626331

2010.0000 0.467516

2010.0834 0.607229

2010.1666 0.618776

2010.2500 0.892578

2010.3334 0.805529

2010.4166 0.542145

2010.5000 -0.456378

2010.5834 -1.32738

2010.6666 -1.01740

2010.7500 -0.928514

2010.8334 -0.925628

2010.9166 -0.371220

2011.0000 -0.304425E-02

2011.0834 0.345069

2011.1666 -0.316544

2011.2500 0.129108

2011.3334 0.435348

2011.4166 0.557024

2011.5000 0.516800

2011.5834 0.161682

2011.6666 -0.350839

2011.7500 -0.698291

2011.8334 -0.380034

2011.9166 -0.280750

2012.0000 0.101917

2012.0834 0.780130

2012.1666 0.714556

2012.2500 1.22711

2012.3334 1.61477

2012.4166 1.81709

2012.5000 0.604651

2012.5834 0.376803

2012.6666 0.429741

2012.7500 -0.109911

2012.8334 -0.195572

2012.9166 -0.282019

2013.0000 0.145568E-01

2013.0834 0.119989E-01

2013.1666 -0.156374

2013.2500 -0.817418

2013.3334 -0.786675

2013.4166 -1.25325

2013.5000 -1.12570

2013.5834 -0.655298

2013.6666 -0.405950

2013.7500 -0.347070

2013.8334 0.738178E-01

2013.9166 0.121590

2014.0000 0.261976

2014.0834 -0.304181

2014.1666 -0.108831E-01

2014.2500 0.966592E-01

2014.3334 1.10137

2014.4166 1.87744

2014.5000 1.60350

2014.5834 1.26769

2014.6666 0.949820

2014.7500 0.816880

2014.8334 0.916628

2014.9166 0.788860

2015.0000 0.518396

2015.0834 0.202508

2015.1666 0.591177

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa também tivemos noite quente, com mínima de 21,4°C na convencional do Mirante.

Pelos dados da automática, esta mínima deve ter sido registrada por volta de 13h UTC (10h da manhã) de ontem pois nesta última noite não baixou de 22,3°C.

 

A manhã foi muito quente, com sol, poucas nuvens baixas de várias altas (Cirrus, cirrocumulus...).

A automática do Mirante bateu nos 29,4°C :heat: (Aguardemos a máxima da convencional).

 

Agora, já chove em várias áreas da cidade.

A quase totalidade dos postos do SAISP e estações do CGE (Com exceção de 2) registram acumulados inferiores a 10 mm.

 

Aqui na zona norte, céu nublado por enquanto, choveu fraco há pouco, a automática do Mirante registrava 24,5°C às 13h.

Link to comment
Share on other sites

@simeparpr

Veja em primeiro mão: o tornado de Xanxerê visto pelo radar meteorológico do Simepar de Cascavel

 

Pelo que se desenha, não vou afirmar, o sul tem registrados vários e alguns bem interessantes tornados em abril e setembro. Como são dois meses bem de transição, não é de se estranhar. Neles temos o ingresso de ar mais quente e úmido com o JBN, que favorece o cisalhamento raso e o CAPE e ainda uma baroclínia interessante que intensifica as correntes em níveis mais altos da atmosfera, aumentando o cisalhamento profundo. Isto garante um bom suporte para supercélulas e tornados.

 

 

Na minha opinião: Célula com formato de Hook Echo pelo Radar!

 

Ela avança de oeste para leste, com rotação ANTI-CICLÔNICA, e apresenta claro formato de gancho sobre Xanxarê. Uma regra citada pelo Prof. Ernani é seguida a risca, que é o gancho na parte traseira da célula!!

 

Outro fator interessante, é que o pico de refletividade visto próximo a cidade, pode ser uma Debris Ball (Bola de detritos levantada pelo tornado).

 

O Hook Echo só não é mais evidente, porque o Radar de Cascavel (que é de altíssima tecnologia) está a 240km da região, logo ele não pode ver o que está acontecendo próximo a superfície, aonde ocorre a formação mesociclônica.

 

E ae Murilo, o que acha??

 

YdfCz0H.gif

 

A9KV26z.png

 

 

Rodolfo, é sério que não há como termos imagens do radar arquivadas? ÇÇ

 

Arranjaram rapidinho! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Os ultimos dias tem sido bem quentes por aqui, devido as noites nubladas, e dias ensolarados.

Domingo a variação ficou em 20,3C / 32,8C :heat:

Ontem variei de 22,3C / 30,8C :heat:

Hoje a mínima ficou em 21,5C

 

Por volta das 12:30 hs, áreas de instabilidades formaram no sul do estado

 

direção norte

OfgEzpc.jpg?1

 

direção leste

ZihP6P4.jpg?1

 

outro núcleo vindo de sudoeste

3ZqJgGY.jpg?1

 

Finalmente depois de 12 dias, volta a chover em Barra do Piraí

Link to comment
Share on other sites

Dia típico de verão pleno em Juiz de Fora. Amanheceu bem abafado, mínima elevadíssima para a época, 19,8ºC. Depois, muito calor até às 13h,

quando atingimos 31 graus e muita umidade.

 

Depois, o tempo fechou e uma célula avançou sobre a cidade, trazendo uma forte, porém rápida pancada de chuva. Agora está trovejando sem

parar.

Link to comment
Share on other sites

Pelos relatos de reportagens e internet, estabeleci (de modo bem geral e inexato) a área mais afetada em termos materiais e humanos (óbitos e feridos), do bairro Esportes (o que mais tem imagens) ao Primo Tacca.

 

01.jpg.986850f77986c8b061ebb245931092a0.jpg

 

Percebe-se que a região é central urbana em Xanxerê.

 

02.thumb.jpg.f13cc5fc6f3dd209921f1cade6a270b6.jpg

 

Radar de Santiago (creio que uns 15/30 minutos antes dos relatos do tornado).

 

03.jpg.dc1bb1452117f3e76afe4b5a16b5f908.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.