Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2015


Recommended Posts

Hoje foi mais um dia com bastante nebulosidade aqui em Mogi das Cruzes, com algumas aberturas de Sol. As temperaturas subiram mais um pouco, chegando aos 27ºC. Tivemos até agora duas pancadas moderadas de chuva, uma às 16:30 e outra às 18:00, durando cerca de 10 minutos cada, ambas acompanhadas de trovoadas.

 

[bbvideo=640,360]

[/bbvideo]
Link to comment
Share on other sites

Hoje foi mais um dia com bastante nebulosidade aqui em Mogi das Cruzes, com algumas aberturas de Sol. As temperaturas subiram mais um pouco, chegando aos 27ºC. Tivemos até agora duas pancadas moderadas de chuva, uma às 16:30 e outra às 18:00, durando cerca de 10 minutos cada, ambas acompanhadas de trovoadas.

Variação de nuvens igual a Sampa.

 

MIrante: 18,5°C / 27,4°C

IAG: 16,5°C / 28,0°C

 

Pancadas de chuva por toda a cidade agora no início da noite.

Embora boa parte dos postos SAISP e estações do CGE registrem menos de 10 mm, há pontos com até 46,8 mm na Penha, zona leste.

 

Aqui no meu bairro na zona norte, tivemos uns 5 minutos de chuva forte, agora seguimos com chuva leve.

A estação do CEMADEN aqui próximo de casa registra 21,8 mm.

Na automática do Mirante: 23,8 mm

Barueri: 24,0 mm

 

Aeroportos marcando de 19°C a 21°C.

Link to comment
Share on other sites

Que belêêê...

 

Média das últimas saídas CFS:

 

 

Por esses mapas (ainda podem mudar) esse seria o inverno das máximas baixas. E também dá-lhe água no eixo SP - PR - MS.

 

Mas, 2013 foi a prova de que nada estará perdido até que tenha acabado. Portanto, chororôs antes de 01/08/2015 não farão sentido, afinal, moramos no Brasil.

 

 

Choveu forte e com muitos raios no início da noite. Agradáveis 21ºC agora. Máxima de 27ºC.

Link to comment
Share on other sites

Bahhhh!!! :rtfm:

Não entendo como ainda ficam otimista com o inverno desse ano, depois desses mapas postados pelo Caio.

É a tragédia climática baziana elevada na décima potência!!!!!!

Pra piorar, a minha região seria a mais prejudicada, com as maiores anomalias positivas do Brasil.

É foda ser brasileiro, no pior sentido da palavra!!!! :dash1: :hunter:

 

Meus sais, por favor, meus sais!!! :bubaphone: :wacko2: :hysteric:

Link to comment
Share on other sites

Bahhhh!!! :rtfm:

Não entendo como ainda ficam otimista com o inverno desse ano, depois desses mapas postados pelo Caio.

É a tragédia climática baziana elevada na décima potência!!!!!!

Pra piorar, a minha região seria a mais prejudicada, com as maiores anomalias positivas do Brasil.

É foda ser brasileiro, no pior sentido da palavra!!!! :dash1: :hunter:

 

Meus sais, por favor, meus sais!!! :bubaphone: :wacko2: :hysteric:

 

Eita fera, não fique assim , não vale apena sofrer antecipadamente, deixa acontecer.

Vai que tenhamos algumas surpresas.

Alem do mais, previsões acertam 80% para baixo

Link to comment
Share on other sites

Quanto aos mapas do CFS, agosto ainda foi melhorzinho. Já o resto, tenebroso. Parece que um grande bloqueio se instalaria no centro sul do Brasil. Como já comentaram antes, acho difícil de termos uma anomalia alta de temperatura com umidade (o que o CFS insiste em prever)

 

=======================================

 

Por aqui tivemos uma chuva de respeito mais ou menos umas 17 horas. Mas depois parou e agora o tempo está até aberto. 20 graus na Mooca-CGE

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo tivemos uma excelente chuva de verão hoje. Ela foi bem abrangente, atingindo praticamente todos os pluviômetros. Alguns tiveram acumulados superiores a 50 mm. A chuva chegou inclusive ao Cantareira, mas ficou restrita às represas menores, já próximas a capital. A barragem Águas Claras recebeu 12.6 mm e a Paiva Castro 13.4 mm.

 

Honestamente, se o padrão verão voltar mesmo (calorzinho durante o dia, e pancadas de chuva à tarde) estarei plenamente satisfeito com esse outono 2015. As ondas de frio podem ficar para o inverno.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo tivemos uma excelente chuva de verão hoje. Ela foi bem abrangente, atingindo praticamente todos os pluviômetros. Alguns tiveram acumulados superiores a 50 mm. A chuva chegou inclusive ao Cantareira, mas ficou restrita às represas menores, já próximas a capital. A barragem Águas Claras recebeu 12.6 mm e a Paiva Castro 13.4 mm.

 

Honestamente, se o padrão verão voltar mesmo (calorzinho durante o dia, e pancadas de chuva à tarde) estarei plenamente satisfeito com esse outono 2015. As ondas de frio podem ficar para o inverno.

 

Hoje foi mesmo um dia com cara de verão, coisa que há mais de 3 semanas não ocorria por aqui!

O Jeito é torcer pra que a FF do feriado possa trazer bastante chuva e que fica estacionada! Eu queria mesmo que a segunda quinzena de abril toda fosse úmida.

O que tá salvando esse mês de abril por enquanto está sendo os dias com temperaturas mais amenas e umidade de ar mais alta, que impede uma maior evaporação não só das represas como do solo ao redor delas.

Link to comment
Share on other sites

Rodada de HOJE do CFS com a média dos últimos 7 dias (não muito animadoras em termos de frio) para o Brasil no próximo trimestre...

 

Este é um dos invernos que nutro as menores expectativas desde que me conheço como admirador de meteorologia.

 

O que não anula a minha esperança para um ou outro evento surpreendente.

 

Idem

Link to comment
Share on other sites

Sobre invernos.

 

Já nutri tanta esperança para termos algo no nivel de 2000 ou 1975, que já desisti de esperar. Portanto prefiro deixar rolar do que jogar a toalha ou sair dando pulos de alegria. Se fizer -12 no PNI, em Urupema, ou na baixada do Mario, já estou feliz!

 

Se fizer -14 então em algum lugar do Brasil...seria a realização de um feito a ser lembrado por muitos anos!

Link to comment
Share on other sites

Abril indicando ser mais um mês de anomalia positiva em Porto Alegre. Desde o nivoso agosto de 2013 que não temos anomalia negativa por aqui.

 

Bruno, parece que o clima está acompanhando o cenário político/econômico do país, cara não tem uma notícia que preste, dai pra completar o Caio vem e posta estes maravilhosos mapas de anomalias positivas, desanimante :/

Link to comment
Share on other sites

Peguei dois pés d`água dos bons no início da noite na Fa Lima enquanto rolava uma manifestação contra a Terceirização. Abril começou bom, mas está ficando "xoxo", como postei há uns 3 dias, E permanecerá xoxo até a última semana.

 

Quanto aos mapas postados pelo Caio, são apenas projeções, cenários futuros, porém desanimadores. Espero, sinceramente que não concretize, senão o inverno 2015 será outro fiasco!

 

Há muito tempo, chegou-se a comentar que este outono seria mais úmido no Sudeste, com chuvas acima da média. Hoje, durante estes dois pés d`água fique com a sensação que poderíamos estar entrando num período mais úmido por aqui; aqueles outonos/início de invernos mais chuvosos, que "seguram" as máximas, entretanto há falta de MP´s fortes, ou seja, "xoxo".

Link to comment
Share on other sites

Assim como o CFS, o modelo Japonês também aposta em Pacífico aquecido e o Prata/Atlântico Sul também acima da média, ou até muito acima da média na costa argentina

 

ssta.glob.JJA2015.1mar2015.gif

 

Mas ao contrário do modelo americano e, apesar do cenário da SST muito desfavorável, o modelo Japonês continua apostando em anomalia NEGATIVA para o Sul do Brasil em JJA. E inclusive até intensificou a intensidade desta anomalia no período em relação ao prognóstico de fevereiro.

 

6o4PSdV.png

 

 

Prognóstico JJA em fevereiro:

 

MlF2l7r.png

 

Maaaaaassssssss...

 

O "Constructed Analog", que tem como base o análogo na SST global prevê um MJJ e JJA trágicos, corroborando o CFS:

 

ZjKoTK5.gif

 

bUSeaLH.gif

Link to comment
Share on other sites

Medias 1a quinzena - Abril 2015

 

09,5 - Pq do Itatiaia RJ (PWS - Furnas)

 

11,4 - Morro da Igreja SC (Aut/Inmet)

 

12,2 - Morro das Torres SC (Aut/Ciram)

 

14,0 - Urupema SC (Aut/Ciram)

14,3 - Bom Jardim da Serra SC (Aut/Ciram)

14,3 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

14,5 - São José dos Ausentes RS (Aut/Inmet)

14,7 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

 

15,1 - Maria da Fé MG (PWS - Reserva)

Link to comment
Share on other sites

Coloque o sensor na relva.

 

E acaba todos os mistérios do PNI. [quase]

 

Grato

 

Mafili poderia me dar detalhes desta sua teoria? Não acredito muito nela. O vento não influenciaria?

 

 

Ok,

 

A ideia é simples.

 

Para que haja uma baixada é necessário que exista um topo.

 

Entenda o ar como fluido {que realmente é]

 

Jogue água morro abaixo. Ela vai escoar e acumular no buraco lá embaixo no buraco, isto é baixada.

 

Com o ar ocorre a mesma coisa.

 

Agora, o solo perde energia durante o dia e à noite [cuidado com a expressão perda por radiação noturna]

 

Tanto que acima de 40 e pouco de latitude no inverno o fluxo é negativo [perde mais energia do que ganha].

 

Olha, o solo está emitindo infravermelho e no período noturno vai resfriando.[ perceba que se estiver nublado a água da nuvens [sic], poeira ou aerosóis refletem a luz infravermelha para o solo, ao menos uma parte, reaquecendo o solo novamente]. Este é o caso típico da nebulosidade que atrapalhou a previsão ou a antiga MM do querido Marcos.

 

O ar , moléculas em movimento, no caso Oxigênio, Nitrogênio, Água, um tequinho de Hélio e uma coisinha de nada de CO2. perde energia por condução [ no momento do choque com o solo].

 

A água, A quantidade de água dissolvida no ar é proporcional a pressão de vapor desta, expressa de modo usual como umidade relativa, se a umidade relativa é alta com a queda da temperatura haverá condensação de água sobre a superfície [gelo] oras, o gelo vai atuar de duas formas distintas;

 

a- Uma barreira eficiente para a luz infravermelha [alguns milimetro de gelo é suficiente para que o sistema torna-se opaco] como consequência o solo não perde energia.

 

b- O ar não se choca com o solo e sim com o gelo como consequência óbvia menor queda de temperatura.

 

E finalmente, este ar escoa para o fundo do buraco [baixada] e vai acumulando até alcançar a altura do sensor da estação e registrar uma mínima ''espetacular" lembrando que o escoamento deve ser no regime laminar e neste caso a velocidade de escoamento junto ao solo é zero. Creio que não seja necessário mencionar se o escoamento for turbulento o resultado não é satisfatório e há reclamação do vento. Importante ressaltar que é necessário uma proteção contra ventos, por exemplo, o PNI é pouco protegido de modo que qualquer vento faz a temperatura das estações baixar atingir a temperatura do topo. eventualmente dependendo da configuração da baixada ela consegue em alguns dias ser um cadinho mais fria que a relva do topo [exemplo, quando a insolação na baixada termina um cadinho antes do topo desta forma ela consegue ser coisa de 0,5º a 1,0ºC mais fria que a relva do topo.

 

Não esquecendo também o tipo de vegetação. A ausência de vegetação certamente tem uma emissividade maior por outro lado menor proteção contra turbulência.

 

Well, em 2012 eu e o Ronaldo testamos o dito acima com os dados da T relva do Topo São Joaquim [inmet] contra as duas estações de Urupema e o resultado foi um coeficiente de correlação de Pearson igual a 0,93 resultado amplamente satisfatório.

 

Devo ter esquecido alguma coisa.

 

Ah!se Davis que está no Massena fosse minha: eu desmontava, cortaria os fio o termômetro interno, emendaria outros tres cabos de compensação e colocaria online o termômetro de relva.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Instabilidade que atinge no norte do MT despejando muita água. Em Guarantã do Norte já chove por 10hrs, acumulados passam dos 70mm!

 

IEIIQKV.png

 

Aqui na minha região os acumulados observados até agora beiram os 40mm em alguns pontos. Aqui na fazenda no local onde eu trabalho acumulou 37,5mm (e segue garoando), lá em casa ficou nos 25,9mm na davis, no analógico deve ter dado um pouco mais.

 

Agora céu nublado e garoando faz 21,9ºC 96% NE 6km/h.

 

ntQ6oH5.png

 

ishC7xkl.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Os modelos mostram um inverno acima da média na região sul e sudeste para JJA, mas e para o PNI? Penso que o que vai fazer a diferença mesmo será na questão de umidade e cobertura de nuvens.....Se tivermos um inverno dentro do padrão normal no sudeste na questão de pluviosidade com pouca nebulosidade, o PNI vai ser imune a esta anomalia , mesmo que Campos do Jordão fique + 2,0 por exemplo...

Link to comment
Share on other sites

Gabriel Cassol,

 

Já não era época para a chuva parar aí no MT?

 

Renan, parar totalmente ainda não. Agora em abril as chuvas diminuem pela metade, tanto que a média climatológica aqui é de 169,9mm. Já em maio é que o trem diminui mais ainda, com média climatológica de 61mm, apenas aquelas chuvas de pancadas mais isoladas, ano passado as chuvas cortaram de vez depois do dia 20/05 o que é digamos que normal.

 

Ano passado eu acompanhei de perto a previsão a longo prazo do Accuweather e ele acertou nessa correlação das chuvas. Esse ano até agora ele está colocando que as chuvas vão cortar bem mais cedo em comparação ao ano passado! E as análises das últimas corridas do CFS estão indo no mesmo rumo, espero que isso se confirme mesmo, e que venhamos a bater o recorde de 2014, 112 dias sem uma gota.

 

OItNHor.png

 

HvgFQzV.png

Link to comment
Share on other sites

Em Guaianases caiu um pancadão desgranido ontem. Um córrego que tem cerca de 3 metros de largura, e um leito com cerca de 2 metros de fundura até chegar na superfície da água, subiu 1 metro ontem. Ou seja, ficou a meio caminho de transbordar. E isso que uns 10 anos atrás foi feito um piscinão por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Abraços

 

Não sei se eu peguei tudo.

 

A questão sobre o vento, é a de o vento influenciar a temperatura de relva do topo, não da baixada. Além de haver enormes variações de velocidade no topo, também há de direção... A questão da insolação também me deixa em dúvidas. Como vai "precisar", se cada buraco tem variações grandes de insolação?? Topos também, já que a Terra não é esférica. A vegetação, todo topo tem variação de vegetação, o que seria suficiente para trazer alterações no termômetro. Tem outras que estou pensando ainda...

 

0,9 é muito alto, mas tenho minhas dúvidas, se não pode ter sido sorte com tantas variáveis envolvidas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Abraços

 

Não sei se eu peguei tudo.

 

A questão sobre o vento, é a de o vento influenciar a temperatura de relva do topo, não da baixada. Além de haver enormes variações de velocidade no topo, também há de direção... A questão da insolação também me deixa em dúvidas. Como vai "precisar", se cada buraco tem variações grandes de insolação?? Topos também, já que a Terra não é esférica. A vegetação, todo topo tem variação de vegetação, o que seria suficiente para trazer alterações no termômetro. Tem outras que estou pensando ainda...

 

0,9 é muito alto, mas tenho minhas dúvidas, se não pode ter sido sorte com tantas variáveis envolvidas.

 

Acho que entendi a tua questão,

 

Vou matutar um cadinho....já volto.

 

Lugar de estação é no TOPO,

 

 

A “Teoria do Caos”, assim denominada pelo físico norte-americano James Yorke, teve seu início nos estudos do meteorólogo, também norte-americano, Edward Lorenz, do Massachussets Institute of Technology (M.I.T.), sobre previsões climáticas. Ele conseguiu mostrar que com equações envolvendo apenas [highlight=yellow]três variáveis – temperatura, pressão atmosférica e velocidade dos ventos[/highlight]– era possível fazer previsões do tempo, e comprovou que pequenas causas podem provocar grandes efeitos, independentes do espaço e do tempo....

 

http://www.juliotorres.ws/teoria-do-caos.html

 

[bBvideo=[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.