Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2015


Recommended Posts

Rodada de HOJE do CFS com a média dos últimos 7 dias (não muito animadoras em termos de frio) para o Brasil no próximo trimestre...

 

Este é um dos invernos que nutro as menores expectativas desde que me conheço como admirador de meteorologia.

 

O que não anula a minha esperança para um ou outro evento surpreendente.

Link to comment
Share on other sites

Este é um dos invernos que nutro as menores expectativas desde que me conheço como admirador de meteorologia.

 

O que não anula a minha esperança para um ou outro evento surpreendente.

 

Soma-se ainda ao fato que o CFS não tem previsões muito confiáveis pós 30/60 dias... Então concordo perfeitamente, que ainda é cedo (muito até) pra jogar a toalha...

 

Vamos acompanhando...

Link to comment
Share on other sites

Eu joguei todas as toalhas possíveis para esse inverno.

Abril está sendo e será uma vergonha. É só calor e solaço, o verão segue à pleno vapor. Não tem NENHUMA luz no fim do túnel. E esse mapa do CFS corrobora com o que digo a meses: o outono/inverno 2015 entrará para a história como um dos piores (talvez o pior) desde o início do BAZ.

Aguardando 2016 desde já....

Link to comment
Share on other sites

Eu joguei todas as toalhas possíveis para esse inverno.

Abril está sendo e será uma vergonha. É só calor e solaço, o verão segue à pleno vapor. Não tem NENHUMA luz no fim do túnel. E esse mapa do CFS corrobora com o que digo a meses: o outono/inverno 2015 entrará para a história como um dos piores (talvez o pior) desde o início do BAZ.

Aguardando 2016 desde já....

 

 

Ehehehe vai chegando o inverno e os pessimistas de plantão começam a agourar...lembro de 2013 e o inverno foi o que foi...bom sinal!

Link to comment
Share on other sites

Rafael, você jogou a toalha já em abril em 2014, 2013 (e veja só), 2012, 2011, 2010, e 2009 hahaha. O jeito é: esperar o melhor, se preparar para o pior. Assim, se houver frustração, a decepção não será tão grande. Eu ainda não vou falar das minhas expectativas pessoais para esse inverno (tenho minhas apostas, mas ainda estão muito jogadas e subjetivas) pois considero cedo demais. Lembrando que em 2013 não havia luz no fim do túnel até metade de julho...

 

Injeção de ânimo, pessoal!

Link to comment
Share on other sites

Se esse outono/inverno for marcado mais por maximas baixas, por causa de chuvas acima da média, do que por mInímas; já ficarei satisfeito. Agora, que é muito cedo para dizer que 2015 será uma porcaria em termos de frio, isso é.

 

Taubaté amanhecendo com muita névoa e neblina nos pontos mais altos. Temperatura na casa dos 18°C.

Link to comment
Share on other sites

Eu joguei todas as toalhas possíveis para esse inverno.

Abril está sendo e será uma vergonha. É só calor e solaço, o verão segue à pleno vapor. Não tem NENHUMA luz no fim do túnel. E esse mapa do CFS corrobora com o que digo a meses: o outono/inverno 2015 entrará para a história como um dos piores (talvez o pior) desde o início do BAZ.

Aguardando 2016 desde já....

 

Na verdade existe uma luz no fim do túnel sim... GFS na rodada das 6z aponta boas chances de sub-10 aqui em Blumenau. Evidentemente está longe, mas já é algo. Pra Livramento, mostra 5ºC. Resta torcer para que continue assim, porque todos conhecem o "jeito GFS de ser" :laugh:

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Estou vendo que não dá para esperarmos um inverno de 1996 neste ano. Tudo bem, pois estou mais focado nas chuvas desta vez, e as projeções de chuva estão interessantes.

 

O fato é que, mais uma vez, temos a tendência de um final de Abril frio aqui no Sudeste, a exemplo do que ocorreu nos últimos dois anos. O resfriamento acentuado começaria +- daqui a 1 semana. Nesse interim, também chegaria uma frente fria bastante ativa, trazendo chuvas generalizadas. Isso é o que estou mais no aguardo.

Link to comment
Share on other sites

Eu joguei todas as toalhas possíveis para esse inverno.

Abril está sendo e será uma vergonha. É só calor e solaço, o verão segue à pleno vapor. Não tem NENHUMA luz no fim do túnel. E esse mapa do CFS corrobora com o que digo a meses: o outono/inverno 2015 entrará para a história como um dos piores (talvez o pior) desde o início do BAZ.

Aguardando 2016 desde já....

 

 

Ehehehe vai chegando o inverno e os pessimistas de plantão começam a agourar...lembro de 2013 e o inverno foi o que foi...bom sinal!

 

- Abril está sendo bom nas temps aqui na RMSP, à parte a aridez extrema, que lembra mai-set.

- Em 2000, fora um ou outro pulso de ar frio, a coisa tava entre mediana e trágica até a madrugada de quarta, 12/7, quando começou a advecção fria em Cwb.

- Porém, estou vacinado em ter expectativas. Meu negócio é previsão pros próximos 7 dias, vendo as previsões pra mais adiante como uma mera curiosidade. Em 2002 cansei de ver previsões de frio no final de grades de 14 dias, e que insistiam em ser frustradas. E a frustração eterna foi de abril a junho.

Link to comment
Share on other sites

Coloque o sensor na relva.

 

E acaba todos os mistérios do PNI. [quase]

 

Grato

 

Mafili poderia me dar detalhes desta sua teoria? Não acredito muito nela. O vento não influenciaria?

 

--

 

Eu acho que o CEOPS desativou as estações de Blumenau. As únicas estações em baixada, e que davam para ter um pouco mais de noção dos extremos da região. Lamentável. Agora só tem uma na Velha, no Parque. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, o céu permaneceu limpo no começo da noite até a hora que fui dormir lá pelas 22h, e após isso nublou, tanto que a temp tava caindo bem, só pra vcs terem a noção do quanto que foi trágico, a mínima foi registrada a exata 00h00 de 22,8° depois disso só subindo... A pior coisa disso tudo é que nublou e não caiu uma gota de água, nem em casa, nem aqui na fazenda!

 

Agora faz tá tudo mormaçado e quase sem vento, tá com cara de que vem chuva mais tarde por aqui!

 

Condições atuais: 30,8°C 67% ENE 2km/h ST 36,1°C

 

C1VXNZS.jpg

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, Troy pai já relatou chuva forte em Cubatão com trovoadas, aqui em Praia Grande nublado e abafadão.

 

Detalhe, na hora em que falava com meu pai chovia forte por lá, porém, quando acessei o radar não constava esta chuva por lá.

 

Ele está em uma região próxima a Paranapiacaba e pelo relevo a chuva orográfica sempre se faz presente por lá.

Link to comment
Share on other sites

Hje já é possível mesmo perceber uma atmosfera maus instável aqui em Sampa. Ainda não choveu por aqui no Tatuapé, mas quem sabe a chuva chegue mais tarde.

 

Coloca uma Davis ai Daniel....seria bem interessante para compararmos com as estações do CGE, Mooca ou Vl Maria por exemplo..Cheguei estudar alemão no Yazigi na Praça do Bom Parto, não sei se conhece...

Link to comment
Share on other sites

 

Este é um dos invernos que nutro as menores expectativas desde que me conheço como admirador de meteorologia.

 

O que não anula a minha esperança para um ou outro evento surpreendente.

 

2,

 

Estava comentando algo com Evandro no Bate Papo sobre o projeto Argos,

 

Apesar do pequeno aquecimento entre 0 / 2000 m nos oceanos.

 

Uma antiga mancha me salta aos olhos nas paragens Atlânticas.

 

nwx7xx.jpg

Link to comment
Share on other sites

Hje já é possível mesmo perceber uma atmosfera maus instável aqui em Sampa. Ainda não choveu por aqui no Tatuapé, mas quem sabe a chuva chegue mais tarde.

 

Coloca uma Davis ai Daniel....seria bem interessante para compararmos com as estações do CGE, Mooca ou Vl Maria por exemplo..Cheguei estudar alemão no Yazigi na Praça do Bom Parto, não sei se conhece...

 

Bem que eu queira rs mas agora tá difícil.

Conheço sim essa região. Mas eu moro na parte baixa do bairro, nas proximidades do parque do piqueri. Daí tenho usado a Mooca como referência já que ela fica bem próxima (uns 2 km mais ou menos de onde eu moro e numa altitide parecida).

Link to comment
Share on other sites

Hje já é possível mesmo perceber uma atmosfera maus instável aqui em Sampa. Ainda não choveu por aqui no Tatuapé, mas quem sabe a chuva chegue mais tarde.

 

Coloca uma Davis ai Daniel....seria bem interessante para compararmos com as estações do CGE, Mooca ou Vl Maria por exemplo..Cheguei estudar alemão no Yazigi na Praça do Bom Parto, não sei se conhece...

 

Bem que eu queira rs mas agora tá difícil.

Conheço sim essa região. Mas eu moro na parte baixa do bairro, nas proximidades do parque do piqueri. Daí tenho usado a Mooca como referência já que ela fica bem próxima (uns 2 km mais ou menos de onde eu moro e numa altitide parecida).

 

Naquele post do Rodolfo com a localização e fotos das estações de São Paulo [não acho a mensagem] suponho que a estação Penha ou Carrão (CGE) fica na Radial ao lado da linha do Metrô.

Link to comment
Share on other sites

 

Este é um dos invernos que nutro as menores expectativas desde que me conheço como admirador de meteorologia.

 

O que não anula a minha esperança para um ou outro evento surpreendente.

 

2,

 

Estava comentando algo com Evandro no Bate Papo sobre o projeto Argos,

 

Apesar do pequeno aquecimento entre 0 / 2000 m nos oceanos.

 

Uma antiga mancha me salta aos olhos nas paragens Atlânticas.

 

nwx7xx.jpg

Pois é Mafili.

Fui pescar em Mostardas/Tavares entre sexta e domingo (150 km ao sul de Tramandaí) e a água do mar estava morna em torno de 23°/24°C, bastante para aquela região em plena metade de abril.

abraço.

Link to comment
Share on other sites

 

Apesar do pequeno aquecimento entre 0 / 2000 m nos oceanos.

 

Uma antiga mancha me salta aos olhos nas paragens Atlânticas.

 

nwx7xx.jpg

Pois é Mafili.

Fui pescar em Mostardas/Tavares entre sexta e domingo (150 km ao sul de Tramandaí) e a água do mar estava morna em torno de 23°/24°C, bastante para aquela região em plena metade de abril.

abraço.

 

Edison,

 

Que bom que apareceu. Estão precisando de um radioamador lá no tópico das montanhas para transmitir o sinal da Estação Campo Belo.

 

E por falar em anomalia do Atlântico.

 

A coisa está pavorosa em 20/35S e 30/50W

 

Veja os dados não dá refresco {nenhum} isto não quer dizer que o trimestre JJA será escaldante e com ausência total de frio, podemos ter eventos fortes e até generalizados e quem sabe algo histórico o que posso afirmar é que na atual condição mesmo que venha coisa boa esta poderia um cadinho melhor.

 

2vjr5m8.png

 

Para quem prefere em números,

 

2014 JAN 0,9636

FEV 1,2269

MAR 0,8656

ABR 0,8322

MAI 0,4391

JUN 0,5842

JUL 0,7595

AGO 0,4158

SET 0,1927

OUT 0,5934

NOV 0,7997

DEZ 0,8984

2015 JAN 1,1471

FEV 0,7135

MAR 0,7596

Link to comment
Share on other sites

Por aqui mais cedo chegou até a cair alguns pingos grossos, mas agora a chuva parou.

Temos muitas nuvens e faz 25 graus na Mooca-CGE. Abafado!

 

Esse semana está sendo mais com cara de verão-outono (seguindo o padrão Caco de estações climáticas) do que outono mesmo, como foi observado na semana passada.

Link to comment
Share on other sites

Uma bela LI se formou no centro sul do MT, e segue intensificando!

 

http://i.imgur.com/sr2DJwW.jpg

 

Interessante. Uma dessas no centro oeste americano faria uns belos de uns estragos!

 

Seria interessante que houvesse mais monitoramento de TORNADOS por ai. Talvez São Paulo possa ser desbancado.

 

:good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.