Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2015


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Ziemann e G. Vieira, a estação automática de Marambaia está funcionando perfeitamente, deve ter como calcular a sensação térmica por ela. Nos dias de vento norte/noroeste a temperatura dispara em Marambaia, acho que as estações ficam perto uma da outra.

 

Realmente, as estações são vizinhas.

 

No momento, a URA está bem mais baixa na estação do Inmet.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Dia de nebulosidade variável e chuva pela manhã e início da tarde aqui em Matão. Além disso, ventou muito de N/NW durante toda a tarde. O sol apareceu com força após as 14h, sempre acompanhado de muitas nuvens baixas com rápido deslocamento NW>SE. Devido ao vento constante, mesmo na presença de sol a tarde foi muito agradável e em nenhum momento houve sensação de calor ou abafamento. A máxima foi de apenas 24,6°C. Agora o céu tem poucas nuvens e faz 22,0°C.

 

Realmente o padrão é outro. Ano passado era inimaginável dias com sol aparecendo com máximas abaixo dos 29/30°C. Com o fortalecimento da ASAS no fim da semana eu não espero máximas acima dos 33°C por aqui. ESSE é o normal. Mas né, sempre fica aquele trauma.

Link to comment
Share on other sites

Este são os 20 municípios + populosos do Estado de SP , agora vejam que possui estação do Inmet:

01 São Paulo - Automatica e Convencional

02 Guarulhos - Não tem

03 Campinas - Não tem

04 São Bernardo do Campo - Não tem

05 Santo André - Não tem

06 Osasco - Não tem

07 São José dos Campos - Não tem

08 Ribeirão Preto - Não tem

09 Sorocaba - Automatica e Convencional

10 Santos - Não tem

11 Mauá - Não tem

12 São José do Rio Preto - Não tem

13 Mogi das Cruzes - Não tem

14 Diadema - Não tem

15 Jundiaí - Não tem

16 Carapicuíba - Não tem

17 Piracicaba - Automatica

18 Bauru - Automatica

19 São Vicente - Não tem

20 Itaquaquecetuba - Não tem

 

realmente a cobertura em SP do Inmet é muito ruim.....

 

Continuando com a lista, mas, em vez das 20 maiores cidades, vamos às 40 maiores cidades do estado de SP:

 

21 Franca - Automática

22 Guarujá - Não tem

23 Taubaté - Automática

24 Limeira - Não tem

25 Suzano - Não tem

26 Praia Grande - Não tem

27 Taboão da Serra - Não tem

28 Sumaré - Não tem

29 Barueri - Automática

30 Embu das Artes - Não tem

31 São Carlos - Automática

32 Marília - Não tem

33 Jacareí - Não tem

34 Americana - Não tem

35 Araraquara - Não tem

36 Presidente Prudente - Automática

37 Indaiatuba - Não tem

38 Cotia - Não tem

39 Itapevi - Não tem

40 Hortolândia - Não tem

Link to comment
Share on other sites

Continuando com a lista, mas, em vez das 20 maiores cidades, vamos às 40 maiores cidades do estado de SP:

 

21 Franca - Automática

22 Guarujá - Não tem

23 Taubaté - Automática

24 Limeira - Não tem

25 Suzano - Não tem

26 Praia Grande - Não tem

27 Taboão da Serra - Não tem

28 Sumaré - Não tem

29 Barueri - Automática

30 Embu das Artes - Não tem

31 São Carlos - Automática

32 Marília - Não tem

33 Jacareí - Não tem

34 Americana - Não tem

35 Araraquara - Não tem

36 Presidente Prudente - Automática

37 Indaiatuba - Não tem

38 Cotia - Não tem

39 Itapevi - Não tem

40 Hortolândia - Não tem

A título de curiosidade:

 

Franca e São Carlos têm convencional também.

 

Já tiveram estações convencionais do INMET:

Limeira

Suzano

Cotia

Taubaté

Presidente Prudente

Link to comment
Share on other sites

A automática de Sobral-CE vem marcando acima de 42, 43°C há semanas.

Quando olhamos a convencional, fez 35, 36, 37°C.

 

O pessoal "mete o pau" nas convencionais do INMET, que são sujeitas a erro humano, etc, etc.

 

Mas, como eu sempre digo, de nada adianta ter automáticas se a manutenção deixa a desejar.

Desconfio que um dos motivos seja a falta de equipes em número suficiente.

Certa vez, um passarinho me contou :mosking: que os salários do INMET são baixíssimos e o pessoal se manda na 1ª oportunidade.

 

Quando a gente olha o mapa das automáticas do INMET, tem sempre mais de 20 fora de operação. :sad:

 

Por isso, eu sou mais uma convencional operante do que uma automática que fica fora com frequência. :mosking:

 

A convencional é confiável. O problema reside no observador. Um observador atento percebe fácil um erro. Eu já imaginava que o nível de atenção/preocupação dos observadores do INMET não era grande, aí tu vem dizer que o pessoal ganha mal ainda por cima! Ou seja: observador desinteressado/desqualificado/mal pago. Prato cheio para erros!

 

Quem acompanha temperatura diariamente percebe facilmente quando há erro. Se ainda assim um eventual erro não fosse notado, era só colocar mais um termômetro de cada no abrigo, aí o observador só não perceberia por má fé.

 

É de se pensar sobre as automáticas. Porque até onde sei, no caso do Inmet, elas eram Vaisala e vinham da Finlândia, custando algo em torno de 60/70 mil, as peças de reposição vinham de lá e o modelo deles, estava caindo em desuso. Para vir peça tem que ser só com Brasília. As equipes de manutenção das automáticas, eram mais ou menos assim, uma equipe, para cada região... do país!

 

Agora pense: problema na estação X, é preciso a equipe se deslocar 700 km para ir até a estação, avião, depois uma estrada ruim, procura-se a peça com problema, retorna-se ao ponto "base" da região, ou despacha a peça para Brasília de lá mesmo, aguarda a outra chegar... Não resolve nunca!

 

Pergunta 1: Pra quê tanta estação cara se não consegue manter decentemente?

Pergunta 2: Quantas convencionais pagam uma automática desta?

 

--

 

Ninguém previu uma chuva paulistana como esta. Acumulados entre 60 e 80 mm no Centro-Norte da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Caras, eu fico empolgado com o padrão voltando ao normal!

 

Esse aqui não é verão:

6o1sn11.png

 

ISSO SIM é o verão no estado de SP:

dOWPc2d.png

 

No atacado realmente jan/15 é pra esquecer (ou lembrar de maneira traumática hehe). Mas no varejo teve um ponto de corte bacana em 21/1... e outro ainda mais cortante em 4/2, mas não creio que a situação camarada das 2 últimas semanas vá er a tônica do mês inteiro, deve voltar (ainda que de maneira pouco duradoura) ao padrão dos dias 21/1 a 3/2.

Link to comment
Share on other sites

Luciano, os modelos apontam que a próxima situação de bloqueio (calma crianças, é fraquinho esse) não deve durar mais do que 5 dias, com máximas entre 32 e 34°C. Depois o ECMWF e o GFS concordam com um período mais chuvoso, mas com temperaturas levemente mais altas que o atual, máximas entre 26 e 29°C. O restante de março eu ainda não vi.

Link to comment
Share on other sites

A convencional é confiável. O problema reside no observador. Um observador atento percebe fácil um erro. Eu já imaginava que o nível de atenção/preocupação dos observadores do INMET não era grande, aí tu vem dizer que o pessoal ganha mal ainda por cima! Ou seja: observador desinteressado/desqualificado/mal pago. Prato cheio para erros!

 

Quem acompanha temperatura diariamente percebe facilmente quando há erro. Se ainda assim um eventual erro não fosse notado, era só colocar mais um termômetro de cada no abrigo, aí o observador só não perceberia por má fé.

Eu sei que a estação do INMET no Horto Florestal, zona norte de Sampa, fechou porque o observador se aposentou e não havia substituto.

Isto na capital do estado e maior cidade do país.

Imagine por esses "Brasis" afora...

 

No BDMEP a gente vê várias estações faltando dados de 1 mês no ano.

O observador(a) entra em férias e não há quem o(a) substitua naquele mês.

Aconteceu recentemente com a convencional de Catanduva-SP (E lá não tem automática).

 

Pergunta 1: Pra quê tanta estação cara se não consegue manter decentemente?

Pergunta 2: Quantas convencionais pagam uma automática desta?

Boas perguntas.

 

Pergunta de leigo: as estações usadas pelo Simepar, CIRAM, CIIAGRO não são mais baratas e funcionam do mesmo jeito?

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, dia típico de ZCAS, com muitas nuvens, e chuvas pela tarde

A mínima ficou em 21,2°, e a máxima em 29,2° (devido ao sol aparecer no início da tarde...)

Agora cai uma chuva de moderada intensidade que dura desde às 18hs, e faz 20,7°...

O acumulado de fevereiro está em 224,8 mm

 

Na verdade estou impressionado com o acumulado de chuvas em Barra do Piraí, Andoni. Penso que a precipitação

normal de Fevereiro por aí deve ser na casa dos 200mm, muito parecido com Juiz de Fora, mas aqui em minha

cidade a chuva é de apenas 104mm. Parece que estar um pouquinho mais a nordeste está fazendo toda a diferença

até o momento.

 

Enfim, gosto de fazer essas comparações entre as duas cidades porque se não me engano o clima mais parecido

que tem com o de JF aqui no BAZ é o de Barra do Piraí. Vou continuar fazendo comparações durante o inverno, hehehe.

Link to comment
Share on other sites

As temperaturas subiram ao longo do dia, aki no leste. A máxima atingiu 25,1° em casa.

Ontem, mal chegou aos 20,2°C.

Com o calor e a grande disponibilidade de umidade em baixos e médios níveis, núcleos convectivos se formaram ao longo da tarde, produzindo chuvas fortes e trovoadas em setores isolados.

Um desses núcleos se formou ao leste de Cwb e avançou sobre Pinhais e Piraquara.

O acumulado na minha estação alcançou os 30 mm em apenas alguns minutos de precipitação forte e calma.

 

Curitiba, vista para leste às 18h..

1466270_333812356816407_7688917724305255489_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=e10353193aef98e3536ce6a2882057d1&oe=5549971F&__gda__=1435562593_c76862bd39cd38b6d6cf73ce90e8827e

 

Grande formação ao sul, na divisa com Santa Catarina, ao entardecer..

16179_333816176816025_2502065210985136616_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=c23bd108a51a518eb42d890eaf61ac2a&oe=55889B25&__gda__=1435218298_6bd404ad4007d1c237eb3f4336f293e4

 

Outra formação de Cb à SW..

11001894_333818233482486_955784831935881967_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=e9ec37a9fad2927ac4762e52b2996b60&oe=558BCE2D&__gda__=1435619965_4af30c27f7a97ec9eba36871ac7b55b7

 

Aki, o núcleo q atingiu Piraquara, já sobre a Serra do Mar e em fase de desintegração, ao pôr do sol..

551525_333818356815807_2945207949012474762_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=07bbd2fdf7c0ac1bc37ac67b0c68ea5d&oe=5583623F&__gda__=1431290557_c4569cef92c4cc3fc47ab757a69ecf1f

11006481_333814520149524_3097071031503757171_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=d0ff036368e2c7f0a631dfabe21a9859&oe=5556FEB8&__gda__=1434874929_3fd6781aa0e04a0f0bed1c5543b7c79d

 

Voltou a chover após às 22h.

Link to comment
Share on other sites

Por causa dessa chuva que tem caído desde domingo, esse feriado de carnaval lembra um pouco o carnaval de 2004. Só que a diferença é que naquela ocasião o sol sequer aparecia e as máximas eram ainda mais baixas.

 

No momento algumas nuvens no céu e faz 22 graus na Mooca-CGE. Vendo os radares, deu pra notar que o canal de umidade se deslocou um pouco mais pra norte.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, dia típico de ZCAS, com muitas nuvens, e chuvas pela tarde

A mínima ficou em 21,2°, e a máxima em 29,2° (devido ao sol aparecer no início da tarde...)

Agora cai uma chuva de moderada intensidade que dura desde às 18hs, e faz 20,7°...

O acumulado de fevereiro está em 224,8 mm

 

Na verdade estou impressionado com o acumulado de chuvas em Barra do Piraí, Andoni. Penso que a precipitação

normal de Fevereiro por aí deve ser na casa dos 200mm, muito parecido com Juiz de Fora, mas aqui em minha

cidade a chuva é de apenas 104mm. Parece que estar um pouquinho mais a nordeste está fazendo toda a diferença

até o momento.

 

Enfim, gosto de fazer essas comparações entre as duas cidades porque se não me engano o clima mais parecido

que tem com o de JF aqui no BAZ é o de Barra do Piraí. Vou continuar fazendo comparações durante o inverno, hehehe.

 

É por aí mesmo, Renan...

A propósito, qual é a mínima absoluta anual por aí? :russian:

 

 

Eu fiz um gráfico, com as médias de chuvas (61 - 90) registradas na Elevatória de Santa Cecília.

Peguei os dados no site da ANA (Agência Nacional de Águas) http://hidroweb.ana.gov.br/

 

lr7IU7K.png

Link to comment
Share on other sites

No momento, 21ºC na Granja Viana agora à 00:50. Bem agradável. Bastante úmido. Global do Inpe pegando bom frio a partir do final da próxima semana; bem duradouro!. Vamos começar a monitorar!

 

Estava me lembrando de uma mensagem do Renan lá para meados de janeiro "tirando uma" com a previsão da Climatempo a longo prazo de chuvas, que indicava precipitação abaixo da média para fevereiro. Pois bem... Já há 13 dias o Cantareira tem subido sistematicamente e consecutivamente; hoje creio que esteja com uns 8,7% de sua capacidade. Aqui em Sampa, ontem ultrapassamos a média do mês (199 mm). Estamos já com uns 210 mm acumulados neste fevereiro com a chuva de hoje. O solo já está úmido com esta chuva intensa deste mês; ou seja, o que chover agora, acumula, o que é um bom sinal. Mesmo assim a situação ainda é precária haja vista que estamos caminhando para o final do período final do período chuvoso (até final de março; oxalá início de abril). Demorará mais uns dois anos até a situação se normalizar; contem com isso! O racionamento é iminente! Questão de tempo; estamos com os dias contados. Lembro-me do Coutinho falar há um mês atrás que lá para fins de maio, início de junho ficaríamos sem água em São Paulo. O racionamento é irreversível.. Mas, essa chuvarada de fevereiro serviu para umedecer o solo. Estou curioso para saber em quanto fecharemos este mês. Alguém arrisca um palpite? Já passamos com folga da média; isso é bom. Minha grnade crítica vai para a incompetente (mais uma vez!) previsão da Climatempo. Como eles são terríveis em previsões a longo prazo, Jesus! E não é um erro por alguma margem; o erro é diametralmente o oposto!!! Incrível a incompetência! O Renan cantou a bola antes: "Legal que a Climatempo está prevendo chuva abaixo da média em fevereiro(...) quer dizer que choverá acima da média!" Ele já sabia!!

 

Vou dormir, FUI!!!

Link to comment
Share on other sites

Oi Caco. Que bom que você voltou a postar.

É! Estamos tendo um fevereiro completamente diferente do que foi o ano passado, sem aquele calor extremo. Apesar disso, até tivemos ASAS na semana passada, só que essa sim foi pangaré. A duração foi tão pouca, que nem chegou a ser um bloqueio.

Espero que além do frio, o Global esteja indicando também chuva, essa mistura vai fazer o nível do Cantareira (e outras represas) dar mais um bom up.

E falando nisso, agora está nos 8,9%. Eu confesso que esse grande acréscimo superou bem as minhas expectativas. Eu arrisco que o mês feche com uns 11%, finalmente retornando a primeira cota do volume morto. Enfim, a chuvarada tá servindo para adiar o inevitável (ou seja, racionamento). Acredito que com o solo mais úmido, já nem deve mais estar havendo aquelas terras rachadas.

Quanto a Climatempo, parece que vão novamente errar a previsão para março. Eles dizem que choverá abaixo da média no sudeste, enquanto o CFS insiste em prever o contrário (ou seja, chuvas acima da média em boa parte da região). Ao menos o período chuvoso parece que não vai terminar de forma precoce como chegou-se a cogitar no final de 2014 e ainda bem. Eu não acredito mais na previsão de longo prazo deles, boto muito mais fé no CFS.

Fevereiro de 2015 tá sendo o que a Climatempo previa para janeiro desse ano e março de 2014.

Link to comment
Share on other sites

Caco, meu amigo, que bom te ver de novo! :friends:

 

Não precisei ser nenhum expert para prever este Fevereiro com mais chuva do que Janeiro, Caco...na dúvida entre CFS e Climatempo, SEMPRE escolha a primeira opção!

 

Pois bem, mínima de agradáveis 18,3 hoje cedo, com chuviscos de madrugada. Agora estamos com céu nublado e 20C cravados. Bom dia!

Link to comment
Share on other sites

Continuando com a lista, mas, em vez das 20 maiores cidades, vamos às 40 maiores cidades do estado de SP:

 

Evandro...este seu levantamento estendendo para 40 cidades no estado de SP, só reforça o fato. O numero de automáticas é realmente baixo, vista outros estados...Qdo vc fala com inmet, o primeiro motivo sobre isso é a falta de segurança...Eita paizinho esse onde se rouba de tudo...!!

Link to comment
Share on other sites

 

É por aí mesmo, Renan...

A propósito, qual é a mínima absoluta anual por aí? :russian:

 

 

Eu fiz um gráfico, com as médias de chuvas (61 - 90) registradas na Elevatória de Santa Cecília.

Peguei os dados no site da ANA (Agência Nacional de Águas) http://hidroweb.ana.gov.br/

 

lr7IU7K.png

 

Legal o gráfico! É realmente muito parecido com aqui, a diferença é que JF tem mais chuvas em Novembro e Março. Fevereiro, muitas vezes, tem pouca chuva, graças à atuação da ASAS.

 

Quanto à mínima absoluta em Juiz de Fora, aí depende da estação climatológica. A estação oficial (INMET) da cidade, que fica no topo de um morro e funciona desde 1973, acusou 03,1C em Junho de 1985 e esta é a mínima absoluta da série. No entanto, em 1994 uma estação da CEMIG registrou 00,5C, está localizada em baixada.

 

O INMET, na verdade, faz registros do clima de Juiz de Fora desde 1930, mas infelizmente não tenho os dados desde aquela época. Só tenho de 1960 em diante.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Médias parciais - Fevereiro 2015:

 

11,8 - Parque do Itatiaia RJ

14,1 - Morro da Igreja SC

16,3 - Campos do Jordão SP

17,2 - São Joaquim SC

17,2 - São José dos Ausentes RS

17,3 - Monte Verde MG

17,7 - Bom Jardim da Serra SC

17,7 - Urupema SC

18,1 - Água Doce SC

18,7 - Lebon Régis SC

18,7 - Painel SC

18,8 - Inácio Martins PR

19,0 - Palmas PR

19,1 - Caçador SC

19,1 - Cambará do Sul RS

19,2 - Bom Jesus RS

19,2 - Maria da Fé MG

19,4 - Vacaria RS

19,8 - Canela RS

19,8 - Papanduva SC

19,9 - Campo Alegre SC

19,9 - Nova Friburgo RJ

Link to comment
Share on other sites

Excelentes fotos Troyano e Carlos Campos!

 

Mais um dia úmido nesse belo mês que nada tem de FERVEreiro. Fechado, com alguma pancada passageira vez ou outra. Já vamos para uma semana desse jeito!

Linha de tempestade avança pela fronteira Oeste agora e deve instabilizar o tempo nesta tarde ainda mais.

Link to comment
Share on other sites

Legal o gráfico! É realmente muito parecido com aqui, a diferença é que JF tem mais chuvas em Novembro e Março. Fevereiro, muitas vezes, tem pouca chuva, graças à atuação da ASAS.

 

Quanto à mínima absoluta em Juiz de Fora, aí depende da estação climatológica. A estação oficial (INMET) da cidade, que fica no topo de um morro e funciona desde 1973, acusou 03,1C em Junho de 1985 e esta é a mínima absoluta da série. No entanto, em 1994 uma estação da CEMIG registrou 00,5C, está localizada em baixada.

 

O INMET, na verdade, faz registros do clima de Juiz de Fora desde 1930, mas infelizmente não tenho os dados desde aquela época. Só tenho de 1960 em diante.

 

Abraços

Muito obrigado!

Por aqui, o INMET registrou em Vassouras 0,3C, e em Piraí 0,8C, ambas no dia 01/06/1979.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Este verão de 2014/2015 por enquanto está apresentando fases bem distintas.

 

Aqui o verão climático mesmo só começou pra valer no começo de dezembro, no mês de novembro intercalávamos entre um clima primaveril e de verão.

 

Depois do natal e até a data presente a chuva tem sido um fator constante, foram muito poucos dias que não choveu, nem que fosse 0,5mm.

 

Depois do natal até o dia 29 janeiro o calor foi infernal, fomos salvos pelas trovoadas e por alguns dias com a presenta de 1 MP. Se não teria sido que nem ano passado.

 

Do dia 30 de janeiro em diante estamos num padrão normal de verão.

 

Ainda acho esse verão semelhante ao de 2012/13.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, pessoal. Ontem em Buenos Aires tivemos pancadas de chuva pela manhã, sol e muitas nuvens com abafamento à tarde e novas pancadas de chuva a partir das 6 da tarde, com forte intensidade em um primeiro momento, depois seguindo moderada por horas. A mínima foi de 19,5ºC e a máxima de 28,6ºC.

 

Após as chuvas, tivemos a entrada do ar frio e a mínima hoje foi de apenas 16,2ºC às 7h18. Neste momento temos muitas nuvens, temperatura de 22,0ºC, URA de 61%, pressão em 1008,5 hpa e vento sudeste a 9 km/h. A máxima prevista para hoje é de apenas 24ºC. Seguiremos com temperatura agradável até pelo menos domingo.

Link to comment
Share on other sites

O canal de umidade realmente parece estar posicionado mais ao norte hoje. Por isso, quem sabe não rolam chuvas mais generalizadas sobre MG e RJ hoje? Por enquanto, o radar mostra poucas instabilidades significativas. Faz 28,8C e a sensação é de abafamento.

 

 

Aqui ja ta com carta de que limpar , céu ficando azul , mesmo com garoa desde a madrugada , faz 20°C , espero que chova bastante ai !

Link to comment
Share on other sites

Média bimestral - 2015:

 

11,8 - Parque do Itatiaia RJ

15,1 - Morro da Igreja SC

17,1 - Campos do Jordão SP

17,7 - São Joaquim SC

17,8 - São José dos Ausentes RS

18,2 - Monte Verde MG

18,3 - Urupema SC

18,5 - Bom Jardim da Serra SC

18,6 - Água Doce SC

18,9 - Lebon Régis SC

19,1 - Painel SC

19,6 - Palmas PR

19,7 - Inácio Martins PR

Link to comment
Share on other sites

P N I

 

Data / Min / Max / Med / CH

 

01/fev: 07,2 / 20,1 / 12,9 / 0

02/fev: 08,3 / 20,0 / 13,4 / 0

03/fev: 06,7 / 18,3 / 11,7 / 6,5

04/fev: 06,7 / 15,6 / 10,4 / 15,4

05/fev: 07,7 / 11,5 / 9,8 / 19,7

06/fev: 09,1 / 12,2 / 10,0 / 4,1

07/fev: 06,7 / 14,4 / 10,3 / 23,9

08/fev: 08,4 / 17,3 / 12,1 / 0,5

09/fev: 10,7 / 18,4 / 12,7 / 3,1

10/fev: 10,6 / 17,4 / 13,0 / 7,1

11/fev: 07,4 / 18,8 / 13,2 / 6,6

12/fev: 09,9 / 18,2 / 13,2 / 0,3

13/fev: 07,2 / 17,6 / 12,6 / 14,5

14/fev: 08,7 / 17,2 / 12,2 / 7,1

15/fev: 10,3 / 17,8 / 12,3 / 2,3

16/fev: 09,6 / 14,0 / 11,2 / 0,5

17/fev: 10,2 / 15,7 / 11,4 / 20,8

18/fev: 09,5 / 11,6 / 10,7 / 25,8

19/fev: 09,0 / 12,0

 

MED: 8,6 / 16,2 / 11,8 / 158,2

Link to comment
Share on other sites

Fevereiro até o dia 18 em Passo Fundo está próximo do normal. Média mínima de 17,4ºC (sem desvio) e média máxima de 27,9ºC, que é um desvio de +0,2 apenas. Mínima de 14,4ºC no dia 7.

 

O que chama atenção é a máxima de 30,4ºC no dia 2 que ainda não foi superada e aparentemente nem vai ser.

 

Para verem como é atípico, comparo as máximas absolutas de DJF em 2013/14 com 2014/15.

 

Em 2013/14 foram 35,9/33,9/35 respectivamente. Em 2014/15 está sendo 33,9/31,2/30,4. Definitivamente é um verão muito mais ameno que o anterior.

Link to comment
Share on other sites

Fevereiro até o dia 18 em Passo Fundo está próximo do normal. Média mínima de 17,4ºC (sem desvio) e média máxima de 27,9ºC, que é um desvio de +0,2 apenas. Mínima de 14,4ºC no dia 7.

 

O que chama atenção é a máxima de 30,4ºC no dia 2 que ainda não foi superada e aparentemente nem vai ser. .

 

Eduardo...fiz a média da convencional de Passo Fundo....até ontem deu 21,9 para o mês. Isso dá exatamente anomalia ZERO .....ou seja...tudo normal..!!

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

De fato, a impressão geral da nação baziana é de um Fevereiro bem mais ameno do que de costume. Também pudera, nossos últimos meses de Fevereiro têm sido tórridos, então vem um desse jeito e a gente até estranha.

 

Mas o fato é que estamos com um mês com temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média em boa parte do país. Quer dizer, estávamos MAL ACOSTUMADOS ao padrão normal para este mês.

 

Que nosso período atual seja o indicativo para um 2015 bem melhor do que foi 2014, e que o mês passado tenha sido o fim de um ciclo dos horrores.

 

Abraços esperançosos

Link to comment
Share on other sites

Na hora passada, deu uma clareada no tempo momentânea e a temperatura chegou aos 19 C; depois, voltou a cair uma garoa forte e a temperatura caiu para 17 C agora.

 

Em Taubaté, já chegou aos 30 C.

 

Ou seja, são 13 C de diferença.

 

São os milagres da altitude......O PNI está 4,5 graus + frio que Campos do Jordão este mês. Isto dá 1 grau a cada 182 metros. As duas estações estão há 2.470 mts e 1.650 mts respectivamente.

Link to comment
Share on other sites

Evandro...este seu levantamento estendendo para 40 cidades no estado de SP, só reforça o fato. O numero de automáticas é realmente baixo, vista outros estados...Qdo vc fala com inmet, o primeiro motivo sobre isso é a falta de segurança...Eita paizinho esse onde se rouba de tudo...!!

Às vezes eu fico espantado com a estação do Mirante.

Fica numa praça, aberta a todos, protegida apenas pela tela de arame do cercado, em São Paulo :mosking: e, até onde eu saiba, nunca roubaram nada.

É verdade que é uma área residencial tranqüila, mas está a poucas quadras de ruas comerciais movimentadas.

Além de ser rota de fuga do trânsito nos horários de pico.

Eu mesmo passo frequentemente por lá.

 

--------------

Aqui em Sampa, depois do período de sol comentado pelo Bazooka, houve aumento de nuvens entre o final da manhã e início da tarde, com chuvas leves rápidas.

A partir do meio da tarde, o sol voltou forte mas ainda com alguns cumulus mais desenvolvidos aqui na zona norte.

Aeroportos marcando entre 27 e 28°C.

 

O que me espantou é que estamos com ventos de NO a N com rajadas de até 37 km/h na automática do Mirante e 44 km/h em Congonhas.

Parece situação pré-frontal.

Mas a frente ainda está lá no sul... ou não?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.