Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

[moderado]

 

Bom dia, Diego!

Tudo bem contigo?

Eu estou ótimo!

Seguinte: [moderado] Pegues os NATAIS dos anos 80 e 90 e constate se não eram, de um modo geral (não todos claro) mais fresquinhos.

[moderado]

Abraços e um excelente sábado pra ti!

AQUI EM PORTO ALEGRE , a chuva ainda não chegou, temos um pouco de sol e temperatura muito agradável. Acredito em alguma instabilidade na parte da tarde.

[moderado]

Lembro na década de 80 e 90 que os natais não eram tão quentes de fato como nos últimos 15 anos. Apenas em 2011 se não estou enganado tivemos uma noite de natal com 16°C/17°C na hora da ceia e 14°C ao amanhecer aqui na região metropolitana.

 

EDISON B,

OBRIGADO por confirmar o que todos nós, moradores da região metropolitana de Porto Alegre, estamos sentindo há alguns anos.

[moderado]

OBRIGADO COUTINHO por postar dados da tua região que provam isso, apesar de eu ter me referido a Porto Alegre.

[moderado]

AQUI EM PORTO ALEGRE, no momento, muita chuva! ELA CUSTOU a chegar, mas chegou. Chove sem parar e vai longe... AMANHÃ o tempo já começa a dar sinais de melhoras.

[moderado] :good:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

William, a máxima da estação Reserva foi bem amena, apenas 18,5ºC, umidade foi até 36%, o ponto de orvalho baixo,se o vento na madrugada parar, vai ter uma bela mínima.

 

Ricardo Bianchi, muito bonita essa foto de Mogi das Cruzes.Observei três guindastes usados em construção de prédios, parece que a "crise econômica" ainda não chegou aí, tem gente dizendo na internet, que o Brasil está parado.

:laugh: :laugh:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

[MODERADO]

 

E quero que alguém desprovê isto que eu vou falar : No passado as viradas de Ano novo eram bem mais quentes que as atuais.

 

Por exemplo, em 01/01/1943 Bagé teve 41ºC (Maior temperatura da história).

Mas foi coincidência, poderia ter sido qualquer outro dia de dezembro, janeiro ou fevereiro.

Exagero dizer que quase nevou no natal de 2011, quando chovia em SJoaquim e S.J. Ausentes com 9°C e 7 no Morro da Igreja, se no inverno não é fácil nevar por lá, geralmente à situação fica bem próxima do limite atmosférico.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

14:00HS - Urupema ganha sua 3a estação do Ciram..!!

 

09,9 - Urupema SC Morro de Urupema - Estação Ciram - 1064 (-27.55 -49.51) Alt 1725.0 mts

 

15,8 - Urupema SC - Estação Ciram - 2236 (-27.57 -49.53) Alt 1315.0 mts

 

20,6 - Urupema SC SDS - Estação Ciram - 2437 (-28.04 -50.02) Alt 1028.0 mts

 

Colocaram esse numa fogueira hein ? :sarcastic:

 

A cidade é pequena olha essa diferença ! Alguem sabe onde fica ?

 

PERTO DA DIVISA COM S.J/PAINEL E PERTO DA SANTA ISABEL.

Link to comment
Share on other sites

A umidade no PNI/Marcão começou a cair, foi de 59% para 52%, entrou vento que não é de sul/sudeste, vai voltar a subir a temperatura,que pena.

 

William, a temperatura já esteve em 5,9ºC no Reserva as 19 h 15 min, mas subiu para 6,7ºC,uns dois minutos atrás, o vento aumentou um pouco.

Link to comment
Share on other sites

Nicolau, não fui em quem levantou a bola sobre natais mais frescos no passado. Eu nunca achei isto. Portanto esse trabalho é seu! Vá atrás dos dados! [moderado]

 

[moderado]

 

[moderado]

 

[moderado] Sempre parto do pressuposto de que as pessoas tem uma segunda chance de viver bem em um ambiente de fórum. [moderado]

 

Eu não acho baboseira.

Seria similar ao dizer que Curitiba e São Paulo não tivessem aquecimento nas décadas de 90 em diante, pois basta ver em todas estações.

 

A taxa de aquecimento em POA em dezembro é uma das maiores do mundo

 

Que o senhor conserve assim....orando para que seja todos os meses. Até o momento sendo atendido.

 

Ho ho ho ho ho

Link to comment
Share on other sites

A primeira metade de junho foi um horror, com excessão do início de mês que foi bonzinho. Finalzinho de junho até seu final foi "bonzinho". Julho não foi "bom", mas até que satisfatório. Agosto foi também bem meia boca. Gostei de sucessivas MP´s do final de junho até dias atrás. Aqui em São Paulo, como todas as estações, também retardaram. Até 20 de agosto ainda estávamos no inverno (assim como demoramos para a transição verão-outono - foi de meados de março até 20/abril, e o próprio estabelecimento do outono lá para depois do dia 20 abril, quando começa religiosamente a partir d 2ª quinzena. Faltou uma MP generosa por aqui; minha mínima absoluta foi de sofríveis 5,5ºC A partir daí entramos em Sampa num mix de inverno com primavera (com dinâmica mais de inverno, porém o aumento do sol já sugere indícios de primavera, com as flotes e árvores ( o Ipê está lindo em casa, e o plátano já está começando a florescer nas partes dais altas. Essa semana será quente. Lá para o final de semana parece-me que uma FF chega com MP na retaguarda, oceânica, o que sugere que meados de setembro bem legal.

 

Aguardo ainda "a MP" por aqui, mas mais na base do "querer" e menos pela razão. Alguns anos de setembro (2008 e 2012) têm trazido boas novas, inclusive até o finalzinho do mês. A partir do finalzinho de setembro nunca vi nenhuma MP muito intensa.

 

Para mim, este outono/inverno só foi melhor do que 2002,2005 e 2012. Empate técnico com 2006 e 2010, e pior do que 2007/2008/2009/2011 e 2013, além de 2003 e 2004. O ideal seria um outono e início de inverno de junho a la 2011, julho e agosto de 2013.

 

Estamos vivendo extremos nos último dois anos: calor fenomenal em outubro e dezembro em 2012, frio recorde em julho e agosto /2013 e agora a pior estiagem desde 60 anos atrás. Moro em São Paulo e nunca passei mal pela "secura" do ar nesta época, agosto até meados de setembro. Entretanto uns 3 dias senti a garganta seca, o nariz ressecado. Realmente horrível. Imagino BH e, principalmente BSB nessa época do ano.

 

No aguardo da MP do final se semana; vamos ver se vem algo forte!

 

O bom

Link to comment
Share on other sites

 

Eu não acho baboseira.

Seria similar ao dizer que Curitiba e São Paulo não tivessem aquecimento nas décadas de 90 em diante, pois basta ver em todas estações.

 

A taxa de aquecimento em POA em dezembro é uma das maiores do mundo

 

Que o senhor conserve assim....orando para que seja todos os meses. Até o momento sendo atendido.

 

Ho ho ho ho ho

 

rsrsrsrs

Link to comment
Share on other sites

Olá Galerinha !

 

Hoje tivemos um dia deveras agradável no Rio de Janeiro. Variamos de 12,0° a 27,0°, a máxima da tarde foi alta, entretanto estava agradável devido a umidade de 30% e os ventos de 21km/h.

No momento temos céu aberto e temperatura agradável, faz 15,9° na zona norte do Rio a umidade ainda é baixa para o horário, 61%. Ventos cessando.

Link to comment
Share on other sites

JT sou 2 anos mais velho q vc e lembro q os natais das décadas 1970/1980 eram normalmente kentes.

Eu ACHO q atualmente estão até mais frescos! Meus conhecidos e amigos tbm ACHAM isso!

Mas enfim, opinião...

 

Quentes sempre foram, Carlos Campos. Afinal, é final de dezembro. O que eu quis dizer, [moderado] é que as noites de Natal, normalmente, eram mais fresquinhas, sem calor tão opressivo como temos tido nos últimos anos. Minha referência é a PORTO ALEGRE especificamente. Façam uma aposta: peguem os dados das temperaturas em torno das 21h dos dias 24/12 e constatem. Simples. Vão se surpreender.

Abraços e um bom dia!

 

Eu fiz um trabalho de pesquisa com o universo cidade de SP e olhando no passado, foi sempre numa batida q ia dos 14 aos 20 de mínima e de 25 a 33 de máxima...a verdade é que ir por data específica (NATAL) dá a entender que tudo se resume a isso...mas veja, 2014 começou torrando o ano e o natal de 2013 foi fresquinho. Volto a dizer, tem que analisar o contexto todo, aí fica mais fácil de se entender se os ANOS se aqueceram, fica bem menos subjetivo que os NATAIS esquentaram. Como vc afirmou que quentes sempre foram (universo POA), entendo que vc mesmo concorda que a variação é pequena se comparado ao alarmismo do Aquecimento Global.

 

E verdade seja dita, de Curitiba e SP pra cima, o aquecimento foi muito mais notável que em Porto Alegre a um nível de circulação regional de ventos, e mesmo assim os natais ficaram numa média que em nenhum momento destoou em exagero pra mais e pra menos.

Link to comment
Share on other sites

Alguem sabe qual foi a mínima de Furnas na última madrugada? Carlos?

 

Resta o William confirmar no console. ..

Bom dia #partiu PNi infelizmente não faz tanto frio como eu queria mais deve ter alguma geada ! Abraços até mais tarde !

 

William...o que aconteceu com a estação do Marcão...está fora do ar..?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.