Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

Europeu aposta em um calorão pro Sudeste na próxima semana... Tudo culpa dela, isso mesmo, aquela alta em 500 hpa(Ô bichin insistente :mosking: )...

 

http://i.imgur.com/3PXEjlD.gif

 

http://i.imgur.com/VfVSPjX.gif

 

Quadro ainda pode mudar.

.

 

Global e GFS seguem a mesma linha.

 

Na minha visão é Altíssima, a chance desse calorão se confirmar.

 

É bom já preparamos o nosso psicológico para daqui a 1 semana!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

William...então vai limpar a noite...pois a tendencia é dissipar e não nublar tudo...se realmente acontecer , teremos negativas novamente na região... Lembrando que Setembro de 2013 o Marcão bateu -4,9 graus e agora temos Furnas na parada....vamos acompanhando..

 

abraço

 

 

 

Que pegue uma sequencia com uns 3 dias assim então :sarcastic:

 

Maria da Fé

 

13,9°C Reserva - SOL

 

20°C Lage - Sol

Link to comment
Share on other sites

Tempos interessantes mesmo... os dados são mensais? Em caso afirmativo, que ano e mês é aquele após 2015 com valor baixo destacado?

 

Não sei se nos próximos dias teremos muita chuva ou frio, mas os formigueiros estão a mil aqui em Curitiba. De ontem para hoje apareceram muitos nos gramados... é algo que observo rotineiramente pois passeio com o cachorro duas vezes ao dia aqui pelo bairro, e normalmente ocorrem nessas situações.

 

Flávio, eu postei estes gráficos com a intenção de demonstra que expressões como a ONU diz, cientistas dizem, acabam doendo aos ouvidos. Na verdade é um conjunto de modelos numéricos.

 

Para a região 30S 32S 50W 52W

 

Até que o modelo não foi tão ruim (aparentemente compatível com São Joaquim)....mas ele só '''''acerta''''''' para cima.

2014.4166 0.585510 junho

2014.5000 0.494598 julho

2014.5834 0.439911 agosto

 

A anomalia negativa que você referiu felizmente é o distante janeiro de 2017.

Ainda bem que janeiro, né. Já que reclamam tanto do verão.

 

Abraços...olho nas formigas (onde elas estavam até ontem?).

 

Sim, é aquilo que comentei contigo no tópico de ENSO... os modelos sempre tendem ao aquecimento. E todos sabem que a ONU é fortemente movido por interesses político-econômicos (vide o EUA passar por cima para atacar o Iraque e ninguém fazer nada). Quanto às formigas, possivelmente estavam quietinhas na parte sub-superficial dos formigueiros, mas por algum motivo resolveram sair e trabalhar, pois ergueram "cumes".

 

Enfim... abraço!

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo...tá dificil de limpar , né.? Acho que só pra sabado..

 

Por enquanto tá difícil.

 

Na próxima madrugada, esquece. Projeção do WRF em Alta Resolução, sugere um céu mais encoberto do que aberto na RMSP.

 

TkFFeBF.png

 

Na madrugada de sex/sáb, o céu limpa mais, mais ainda poderiamos ter de 2 a 5 oitavos de nuvens baixas na Serra do Mar...

 

12xXonC.png

 

Pelo menos até o sábado o posicionamento do Anticiclone, joga umidade pra costa...

 

UOyF4NS.png

Link to comment
Share on other sites

Para a próxima semana, em especial após quarta-feira, como já dito pelo Vitor, teremos o fortalecimento do Anticiclone em 500hpas, com características de bloqueio sobre Sudeste do país.

 

Em junção ao fortalecimento deste sistema, teríamos um novo sistema frontal avançando sobre o Cone Sul. O avanço desse sistema, irá forçar uma circulação de convergência em baixos níveis (JBN), o que irá trazer ar muito quente vindo do Centro-Oeste/Norte do país. E para ajudar, os modelos estão cogitando a possibilidade do anticiclone ganhar força, o que pode barrar a frente fria no sul, deixando a estacionária por lá, o que poderia amplificar a circulação por mais de 1 ou 2 dias.

 

Por ora, parece certo que a partir de quarta ou quinta-feira deveremos ter uma situação bem desconfortante, com os termômetros disparando... Modelos cogitam temperaturas entre 20-22°C em 850hpas, talvez mais do que isso. Em superfície (na prática), poderemos ter máximas de 32/33 graus na RMSP. Além de quente, o ar estará muito seco. A umidade novamente deverá cair drasticamente, para valores de menos de 20-25%, o que decreta Estado de Alerta.

 

Por ora, a maioria dos modelos concordam que esse "veranico" dure entre quarta/quinta e sexta-feira, mas esse prazo pode ser esticado até, dependendo da evolução dos sistemas, que é divergente dentre os modelos nesse momento.

 

De qualquer forma, o negócio deve ficar feio na próxima semana... Aguardando a evolução dos modelos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, primeiramente obg...penso entao que para noite de sabado teremos um frio razoavel numa noite de ceu limpo, prometendo mínimas interessantes no domingo para a faixa leste do estado e mantiqueira...abs!

 

Sim Sim... Sáb/Dom serão dois dias pra se olhar... Torcendo também por mínimas interessantes!

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Acho que a Foto do nosso amigo Ricardo Pontes mata a charada :sarcastic:

 

10419416_10201746934674813_8383499658715159994_n.jpg?oh=77fcfb24acc69e2c3074db31361908f3&oe=54748264&__gda__=1415326491_aedeae9b1037275fb97745a613121ad0

 

kkkkkkkkkkk, verdade William!

Espero um dia abrir a janela do quarto e ver o pico branquinho, tipo 1985... quem sabe... se não enfartar, largo tudo e subo na hora...rs.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

É! Acredito que realmente teremos o veranico indicado pelos modelos! Mas acredito que esse calorão de setembro possa ser benéfico mais pra frente (ou seja, trazer chuvas).

Tenho notado que já faz algumas rodadas que o GFS sinalizada o retorno da chuva pra parte do sudeste à partir da segunda quinzena do mês!

 

==============================================================================

 

Muitas nuvens baixas no momento aqui no Tatuapé!

 

Temos 16 graus nos postos do CGE

 

==============================================================================

 

Carlos dias, MP pra você :good:

Link to comment
Share on other sites

02,8C no Massena, fora o vento! Sensação térmica muito baixa realmente.

 

Por aqui a ventania ganhou força agora à noite, faz 17,2C e segue caindo. Uma delícia de temperatura!

 

Destaco a tarde gelada na região serrana do Rio. O eixo Petrópolis-Teresópolis-Friburgo mais uma vez com

máximas baixas no dia de hoje e chuva.

Link to comment
Share on other sites

Aldo aqui no extremo sul temos garoa as vezes mais forte , ora mais fraca e umidade a quase 100 % , Parelheiros tem 13 graus e 100% de umidade .

Olhando a estação CGE Pirituba com 67 % de umidade agora e 18 graus , acredito que está com sol entre nuvens , acho que aí mora essa diferença grande .

 

Esse exemplo abaixo não é para o dia de hoje , mas sim aqueles dias em que Santos fica mais fria que São Paulo.

 

Aquela explicação que você sempre nos deu referente a nebulosidade no litoral paulista entre final de agosto e começo de novembro as vezes e em menor grau atinge o extremo sul da capital nessa época você pode ver as máximas em Parelheiros sendo bem mais baixa do que a região norte por exemplo , devido e diferença de nebulosidade entre as regiões . Se você não teve chance de ver isso pode notar daqui para a frente ...

Não consigo ser tão claro como você em suas explicações , mais tentei :mosking:

:good2:

 

1. Quanto a Parelheiros, tudo bem.

Já notei sim.

Certa vez, há muitos anos, fui a um churrasco no final da Estrada da Riviera, ao sul da represa de Guarapiranga.

Lá choveu o dia todo, enquanto que aqui na zona norte, segundo meu pessoal, apenas garoava de vez em quando.

Mas o que me chamou a atenção foram diferenças entre estações relativamente próximas, como Vila Formosa e Penha, que tinham 3°C de diferença naquela hora (16 e 19°C).

 

2. Aqui na zona norte (Tucuruvi), fez sol na maior parte do dia mas sempre entre muitas nuvens e sempre ventando.

Também houve vários períodos nublados, com garoa.

Por volta de 14-14h30, garoou forte por aqui, quase uma chuva leve, que molhou bem o asfalto.

Tinha gente de guarda-chuva. :laugh:

 

3. Mas é possível que em outros bairros tenha feito mais sol.

 

-------------

Mirante: 14,1°C / 18,7°C

IAG: 13,3°C / 17,2°C

 

Agora, vento marítimo incômodo e muitas nuvens mas sem fechar totalmente o céu (Por enquanto), aqui na zona norte.

Mirante: 14,6°C

IAG: 13,6°C

Link to comment
Share on other sites

Eae galera!

 

Hoje tivemos um dia muito agradável no Rio de Janeiro, o dia todo com sol entre muitas nuvens, algumas muito carregadas. No meio da tarde o grosso do ar frio entrou pela cidade causando um grande contraste térmico se comparado com o final da manhã. Variamos entre 18,6° e 23,6°. Agora na zona norte do Rio 18°, chove fraco raramente. Definitivamente esse não é o ano das chuvas pra cá...

Link to comment
Share on other sites

Foi numa dessas que deu sincelo no PNI em 2013...

Vai entender...

 

Foi em 2012 e pelo menos no sul ela foi continental.

 

Aquela grande MP de Setembro de 2012 começou continental e depois maritimizou-se aos poucos,

mas ainda chegou ao Sudeste com características continentais. As melhores MPs para nossa região

são justamente as que fazem esse trajeto de hibridização.

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS DO DIA - 04/09 :

 

-00,5 - PNI FURNAS RJ (PWS)

02,0 - PNI MARCÃO MG (PWS)

03,1 - PNI MASSENA RJ (PWS)

 

 

Sempre falei que o centro do PNI era muito mais frio que o Marcão e sempre disse que o Massena seria decepcionante em virtude do frio da Mantiqueira ser de irradiação. Como acertei as duas, vou falar mais uma (acho que tenho moral :mosking: ): o centro do PNI - cerca de 1,5 km para dentro do Parque - é ainda mais frio que furnas. Bem mais.

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS DO DIA - 04/09 :

 

-00,5 - PNI FURNAS RJ (PWS)

02,0 - PNI MARCÃO MG (PWS)

03,1 - PNI MASSENA RJ (PWS)

 

 

Sempre falei que o centro do PNI era muito mais frio que o Marcão e sempre disse que o Massena seria decepcionante em virtude do frio da Mantiqueira ser de irradiação. Como acertei as duas, vou falar mais uma (acho que tenho moral :mosking: ): o centro do PNI - cerca de 1,5 km para dentro do Parque - é ainda mais frio que furnas. Bem mais.

 

 

Ainda vamos instalar uma estação no "ponto g" do PNI!

Link to comment
Share on other sites

ATENÇÃO PNI!!!!! Tá 3,9 lá no Massena e 4,3 Marcão, céu nublado!!!! Só falta dar uma garoa por lá e nevar!

 

Não neva no PNI com MP marítima...

 

 

Espero que leve na esportiva :sarcastic: :sarcastic: ...se tivesse pesquisado 2 minuto no google, acharia a data da neve de 1988 no Itatiaia (13 de Julho), entraria no NCEP e faria a reanálise...a de temperaturas em 850 foi suficiente...e acho que não foi continental :laugh: :laugh: :laugh:

 

KndFAJq.png

 

Mesmo a de 1985, não foi inteiramente continental, pois uma parte da MP se desviou para o mar na altura de SP perto do dia do evento...

Link to comment
Share on other sites

ATENÇÃO PNI!!!!! Tá 3,9 lá no Massena e 4,3 Marcão, céu nublado!!!! Só falta dar uma garoa por lá e nevar!

 

Não neva no PNI com MP marítima...

 

 

Espero que leve na esportiva :sarcastic: :sarcastic: ...se tivesse pesquisado 2 minuto no google, acharia a data da neve de 1988 no Itatiaia (13 de Julho), entraria no NCEP e faria a reanálise...a de temperaturas em 850 foi suficiente...e acho que não foi continental :laugh: :laugh: :laugh:

 

KndFAJq.png

 

Mesmo a de 1985, não foi inteiramente continental, pois uma parte da MP se desviou para o mar na altura de SP perto do dia do evento...

 

Se isto aí é uma MP MARÍTIMA eu que irei me retirar... :laugh: :laugh: :laugh:

 

Eu não sabia que poderia resfriar até o Acre. :mosking:

 

Agora compare com a MP atual, totalmente marítima.

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS DO DIA - 04/09 :

 

-00,5 - PNI FURNAS RJ (PWS)

02,0 - PNI MARCÃO MG (PWS)

03,1 - PNI MASSENA RJ (PWS)

 

 

Sempre falei que o centro do PNI era muito mais frio que o Marcão e sempre disse que o Massena seria decepcionante em virtude do frio da Mantiqueira ser de irradiação. Como acertei as duas, vou falar mais uma (acho que tenho moral :mosking: ): o centro do PNI - cerca de 1,5 km para dentro do Parque - é ainda mais frio que furnas. Bem mais.

 

Bom como acho que tenho ainda mais moral :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: concordo contigo, Bruno! Andando por lá, vimos geada perto do campo belo, enquanto tava 7 graus no Marcão...no mínimo tava uns 2 graus a temp no Campo Belo...pena que a estação não alcança o sinal...claro se alguem quiser doar um repetidor wireless solar da Davis (tá 500 reais fora), dou uma esticada lá pela 12ª vez em 1 ano e boto o treco pra funcionar!

 

Alguem se habilita? :friends: :friends:

Link to comment
Share on other sites

Vitor, observe o centro do frio...tá seguindo caminho maritimo! Creio que deve ter havido algum fenomeno de Poço dos Andes, mas com certeza o caminho principal da MP não foi continental...

 

Agora se tá com problemas de visão e acha que o Acre tava mais frio...olha recomendo um oculista :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Vitor, observe o centro do frio...tá seguindo caminho maritimo! Creio que deve ter havido algum fenomeno de Poço dos Andes, mas com certeza o caminho principal da MP não foi continental...

 

Agora se tá com problemas de visão e acha que o Acre tava mais frio...olha recomendo um oculista :laugh: :laugh: :laugh:

 

Tu estás distorcendo o que falei... "No Acre esfriou" é diferente de que estava mais frio...

 

Agora te apresento uma MP marítima (quadro atual).

 

mFeiBZ8.png

 

Agora vai falar que essa MP causou resfriamento no MS?? :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Claro, como sabia que vc Vitor e um outro cara iam botar em duvida o que eu escrevo, nada melhor q gastar mais 2 min e gerar um mapa de anomalia de pressao a 700 hpa, assim não ia ter duvida da trajetória da MP...que pena que não vejo MP continental...juro que até gostaria pra te dar moral... :laugh: :laugh: :laugh:

 

sg7JVD3.jpg

 

Espero que não se ofenda, foi uma simples brincadeira inocente :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Claro, como sabia que vc Vitor e um outro cara iam botar em duvida o que eu escrevo, nada melhor q gastar mais 2 min e gerar um mapa de anomalia de pressao a 700 hpa, assim não ia ter duvida da trajetória da MP...que pena que não vejo MP continental...juro que até gostaria pra te dar moral... :laugh: :laugh: :laugh:

 

sg7JVD3.jpg

 

Espero que não se ofenda, foi uma simples brincadeira inocente :laugh: :laugh: :laugh:

 

Vai dizer que foi marítima ?? :laugh: :laugh:

 

Então temos uma visão totalmente diferente do que é marítima ou continental. Claramente essa MP teve o seu centro passando pelo RS.

 

Então... Agora me mostre uma com o centro totalmente no mar, como esta que estamos tendo agora!! Onde nem no Oeste do RS esfriou.

Link to comment
Share on other sites

Sobre MP maritima, ela não tem que seguir exatamente o mesmo caminho que a atual??? Ela pode se aproximar mais do continente sem no entanto deixar de ser maritima...não é uma coisa exata como quer fazer que creiamos...MP não é maritima ou continental, ela se maritimiza ou continentaliza.

 

Só pq passou no RS, não significa nada, desculpe. As demais MPS maritimas, se não passaram pelo RS, passaram por uruguai e Argentina...esqueçeu-se de que movem em ondas, não linearmente? Leia sobre trem de onda, Madden-Julian, te recomendo materiais que inclusive o Coutinho ajudou a revisar (Pezza, Marengo, entre outros)

 

Acho que está teimando com algo que sequer domina...desculpe :hi:

Link to comment
Share on other sites

Sobre MP maritima, ela não tem que seguir exatamente o mesmo caminho que a atual??? Ela pode se aproximar mais do continente sem no entanto deixar de ser maritima...não é uma coisa exata como quer fazer que creiamos...MP não é maritima ou continental, ela se maritimiza ou continentaliza.

 

Só pq passou no RS, não significa nada, desculpe. As demais MPS maritimas, se não passaram pelo RS, passaram por uruguai e Argentina...esqueçeu-se de que movem em ondas, não linearmente? Leia sobre trem de onda, Madden-Julian, te recomendo materiais que inclusive o Coutinho ajudou a revisar (Pezza, Marengo, entre outros)

 

Acho que está teimando com algo que sequer domina...desculpe :hi:

 

Sim, me dê um exemplo de MP marítima como está que estamos tendo e paro por aqui..

 

No próprio vídeo da neve de 1988 o jornalista cita o resfriamento no Sul do País:

 

?v=QmbaKmDiFVQ

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.