Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

Depois de 5 meses, São Paulo volta a registrar volume significativo de chuva

 

A notícia é ótima, choveu na capital paulista e também no Sistema Cantareira, finalmente. Vale salientar que não é porque chove na região metropolitana é que chove no Cantareira. As pessoas se enganam quando vê água caindo na cidade de São Paulo e logo escutamos o comentário que bom, está chovendo no Cantareira, e não é bem assim. O Sistema Cantareira fica localizado no interior de São Paulo, mais precisamente ao norte paulista e também no sus de Minas Gerais. Vamos ao que interessa, a chuva que começou ontem a noite em diversas cidades acumulou entre 20 a 30mm espalhados por praticamente todo o Estado. Na capital paulista foram 17mm segundo dados do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia. Não chovia assim desde o dia 16 de abril.Nível do Cantareira não caiu de ontem para hoje devido à chuva. Chuva atingiu o Sistema Cantareira, que hoje se mantem nos 10,7% de sua capacidade total. A chuva que caiu nesta última madrugada conseguiu pelo menos manter o nível. Ontem, o volume também era de 10,7% na bacia. Em setembro, o normal é que chova 91,9mm E nestes 3 primeiros dias do mês, a chuva acumulou 29,9mm.Ventos ultrapassaram os 60km/h em grande parte do Estado na noite de ontem.Além da chuva, veio o vento. As rajadas passaram dos 70km/h em diversas cidades, como por exemplo em Barretos, Casa Branca e Pradópolis, e acima dos 60km/h em Barra Bonita, Barueri, Itapeva, Ituverava, Jales, Rancharia, São Carlos e São Miguel Arcanjo nesta madrugada.Quarta-feira será de chuva, inclusive no Sistema Cantareira. As chuvas se espalham mais hoje e vai beneficiar as áreas agrícolas e de abastecimento. De acordo com os meteorologistas da Somar, a precipitação vem acompanhada de trovoadas e ocorre intercaladas com períodos de melhoria, o que permite mais um dia abafado. As temperaturas seguem altas em todo os Estado, com máxima de 28ºC na capital, 30ºC em Campinas e 34ºC em Ribeirão Preto.

 

Somar

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Capital e Grd São Paulo - Chuva Acumulada (24 hs):

 

30,4 mm - Barueri

29,3 mm - Parelheiros

28,5 mm - Tremembé

27,0 mm - Mauá

26,5 mm - Pirituba

24,0 mm - Riacho Grande

23,5 mm - Vl Prudente

22,6 mm - Capela do Socorro

22,6 mm - Vl Mariana

22,2 mm - Sistema Cantareira

21,6 mm - São Mateus

21,4 mm - Lapa

21,0 mm - Butantã

19,8 mm - Freguesia do Ó

19,2 mm - Sistema Rio Grande

18,8 mm - Sé

18,3 mm - Tucuruvi

18,2 mm - Itaquera

18,2 mm - Vl Formosa

17,6 mm - Mirante de Santana

16,2 mm - Anhembi

16,2 mm - Itaim Paulista

15,6 mm - Ipiranga

15,6 mm - Perus

15,4 mm - Mooca

15,0 mm - Santana do Parnaíba

15,0 mm - Sto Amaro

14,5 mm - Sistema Alto Tiête

12,8 mm - Campo Limpo

11,8 mm - Sistema Alto Cotia

11,2 mm - Vl Maria

10,2 mm - M Boi Mirim

10,2 mm - Sistema Guarapiranga

09,0 mm - Penha

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com a tempestade de ontem e os fortes ventos, os Ipês continuam exuberantes.

Curiosamente havia uma placa pregada em um deles, perguntando pelo FRIO, e juro q ñ fui eu kem colocou ela alí !

 

Carlos, isso é sobre aquela campanha de doação de casacos que aconteceu esse ano

Tem até o lugar ali para pendurar

 

Começou no RS se não me engano!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, isso é sobre aquela campanha de doação de casacos que aconteceu esse ano

Tem até o lugar ali para pendurar

 

Começou no RS se não me engano!

 

É sério mesmo que o recolhimento de casacos é feito assim?. Pendurados no meio da rua?. Ninguém mal-intencionado pega os casacos ?

Eu já ví alguns casacos pendurados alí.

 

*

 

Alan, eu sabia kkkk

A placa caiu como luva já q o q nos move aki é frio...

 

Abraços, keridos !

Link to comment
Share on other sites

Capital e Grd São Paulo - Chuva Acumulada (24 hs):

 

30,4 mm - Barueri

29,3 mm - Parelheiros

28,5 mm - Tremembé

27,0 mm - Mauá

26,5 mm - Pirituba

24,0 mm - Riacho Grande

23,5 mm - Vl Prudente

22,6 mm - Capela do Socorro

22,6 mm - Vl Mariana

22,2 mm - Sistema Cantareira

21,6 mm - São Mateus

21,4 mm - Lapa

21,0 mm - Butantã

19,8 mm - Freguesia do Ó

19,2 mm - Sistema Rio Grande

18,8 mm - Sé

18,3 mm - Tucuruvi

18,2 mm - Itaquera

18,2 mm - Vl Formosa

17,6 mm - Mirante de Santana

16,2 mm - Anhembi

16,2 mm - Itaim Paulista

15,6 mm - Ipiranga

15,6 mm - Perus

15,4 mm - Mooca

15,0 mm - Santana do Parnaíba

15,0 mm - Sto Amaro

14,5 mm - Sistema Alto Tiête

12,8 mm - Campo Limpo

11,8 mm - Sistema Alto Cotia

11,2 mm - Vl Maria

10,2 mm - M Boi Mirim

10,2 mm - Sistema Guarapiranga

09,0 mm - Penha

 

 

Acrescentando mais algumas estações , segundo o site Cemaden ...

 

16,3 mm Pedreira

19,0 mm Bairro do Limão

19,3 mm Cidade Tiradentes

20,9 mm Caucaia do Alto ( Cotia )

21,2 mm Jd Aricanduva

23,2 mm Centro de Osasco

26,8 mm Vila Louro ( Embu Guaçu ) .

39,4 Jd dos Álamos ( Parelheiros ) .

44,2 mm Paranapiacaba .

Link to comment
Share on other sites

A chuva chegou aqui na zona norte do Rio com a força de uma criança, bem de leve, a rajada máxima foi de apenas 33km/h e o acumulado de chuva foi de apenas 5,2mm, entretanto algumas áreas da R.M foram mais atingidas pelos ventos e pela chuva:

 

Forte de Copacabana(zona sul /orla): Rajada máxima de 97km/h / 2,8mm

Xerém (baixada fluminense): Rajada máxima de 88km/h / 13,2mm

Marambaia (zona oeste /orla): Rajada máxima de 86km/h / 1,6mm

Seropédica (baixada fluminense: Rajada máxima de 58km/h / 7,6mm

 

Ou seja, essa tempestade serviu mais para sujar a rua com as folhas das árvores do que pra molhar.

 

Nem com o mundo caindo conseguimos ter uma boa chuva, né Ziemann :laugh:

 

Chuva? Que chuva? Foi só uma garoa! :mosking:

 

Impressionante essa ventania em Copa. A estação de Arraial do Cabo registrou rajadas de 102 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Climatempo colocando para os próximos dias uma sequencia de deias com temperaturas acima de 30° e CPTEC colocando pico de 33° em 10/09. Eu não quero acreditar em tal coisa...

 

Em pleno inicio Setembro e ares de Verão. To com medo do que pode está vindo por ai.

 

E eu acho que vem mesmo, para fechar com "chave de ouro" este inverninho mequetrefe... KKKKK

Se vai dar essa temperatura em Curitiba, imagina aqui em Porto Alegre, que não temos altitude para melhorar um pouco os efeitos do calor! Que ano este 2014.

Sem comentários...

Abraços, amigo!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, isso é sobre aquela campanha de doação de casacos que aconteceu esse ano

Tem até o lugar ali para pendurar

 

Começou no RS se não me engano!

 

É sério mesmo que o recolhimento de casacos é feito assim?. Pendurados no meio da rua?. Ninguém mal-intencionado pega os casacos ?

 

Gvieira, todos os anos existe a campanha do agasalho que recolhe e distribui as roupas

 

Essa do cabide nas ruas surgiu de forma mais independente (com maior foco em moradores de rua).

A ideia foi deixar os casacos disponíveis para quem estivesse passando e precisando, sem recolhimento e distribuição

Parece que funcionou bem!

 

Carlos, to meio lerdo hoje :laugh:

Abs

Link to comment
Share on other sites

O tornado em Taquarituba foi no final de setembro de 2013 por volta do dia 20. Me lembro porque estava em Andradas e o campeonato de parapente foi cancelado devido a volatilidade absurda na atmosfera. Voltamos pra SP tomamos granizo no caminho, e quando chegamos já haviam videos nas redes sociais.

 

Essa noite descobri que existe alguma infiltração no telhado.. :russian: pinga ni mim hahahahaahah

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Gvieira, todos os anos existe a campanha do agasalho que recolhe e distribui as roupas

 

Essa do cabide nas ruas surgiu de forma mais independente (com maior foco em moradores de rua).

A ideia foi deixar os casacos disponíveis para quem estivesse passando e precisando, sem recolhimento e distribuição

Parece que funcionou bem!

 

Entendi, pensei que era que nem aqui, uma instituição recolhe e depois distribui. Mas nada impede que alguém pegue os casacos para vender numa feira...

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde amigos...

Acordei hoje às 5:40h com chuva e rajadas fortíssimas de vento, pensei que ficaria sem telhado...rs.

Segundo a automática do Inmet-Resende, às 9UTC tive rajadas de 49km/h. Aqui em casa deve ter passado dos 70km/h, seguramente.

Choveu pouco, uns 6mm apenas.

Agora está bem quente, mais de 30.0C, acredito.

Espero que realmente venha um refresco a partir de amanhã.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Temporais vão atingir novamente o Rio Grande do Sul a partir de amanhã

 

A semana começou com temporal acompanhado de granizo no Sul do país, ontem, mais de 500 casas ficaram destelhadas em Santiago, na região central. Os ventos chegaram aos 55km/h na última madrugada na região de Canguçu, Mostardas e Rio Grande. A chuva de ontem acumulou 77mm em Lagoa Vermelha, o volume alcançou a metade do esperado para o mês inteiro. A chuva forte passou e o tempo abriu nesta quarta-feira, mas vem temporal novamente por aí. De acordo com a Somar meteorologia, já na próxima madrugada, a expectativa é de chuva forte principalmente na faixa oeste e Missões. “Os maiores volumes acumulados ficam concentrados na fronteira com a Argentina” – comenta a técnica em meteorologia, Patrícia Vieira. Vale salientar que a faixa leste e região metropolitana serão menos atingidas que as outras partes. A chuva se espalha por todo o Estado na sexta-feira. O dia já começa chuvoso e as temperaturas já não sobem tanto e ficam mais amenas no período da tarde. Na Serra, a sensação de frio aumenta.

 

Somar

Link to comment
Share on other sites

Pelo o mapa que o William postou, choveu em torno de 30 mm aqui em CDJ.

Nada mal.

27,0 mm na convencional do INMET.

 

Tenho minhas dúvidas se no verão passado tivemos um dia com uma chuva dessa.

 

Fazia tempo que eu não via poças de água nas ruas. :prankster:

 

Pena que as chuvas prevista para hoje, creio eu, não irão cair. Se acumulasse mais uns trintinha, seria excelente.

 

Lá fora agora, 17°C com vento.

Link to comment
Share on other sites

Não é possível...os índices de possibilidade de eventos tornádicos, como K e J, helicidade, todos apontavam para um possível oubreak ontem a noite...não é possível que não houve um tornado sequer! Não tem vídeos, nada!!! Tem dados de Ribeirão Preto e Santos na net, mais nada!

 

 

O que eu presenciei ontem de noite queria que fosse durante o dia para poder ver mais, o vento estava muito desordenado, estava de um jeito, virava e vinha forte, calmaria e outras "porradas" de ventania.

 

O maior problema com certeza foi o horário, uma das coisas ruins destes eventos no sudeste, vem sempre de noite.

Link to comment
Share on other sites

calor moderado:.

 

Isto que é ADM.

 

Moderando o calor.

 

==========

 

94ACD906E6335ADD9CBBBB3317FA2_h480_w622_m2_q80_cpJoPGsKs.jpg

 

Todo produto, dos menores aos maiores, passa por testes antes de entrar em produção. Quando falamos dos gigantescos, esses testes são de acordo com sua magnitude. Já pensou como a marinha dos EUA determina se o projeto de um navio de guerra, novo torpedo ou porta-aviões é viável? Pois bem, eles usam uma piscina enorme – ou uma miniatura do oceano, o que você preferir.

 

O Centro de Guerra de Superfície Naval, no subúrbio de Maryland, em Washington DC, abriga uma grande piscina, do tamanho de um campo de futebol e com 45 milhões de litros d’água. Ela conta, ainda, com 216 placas de ondas de última geração controladas por motores que, por sua vez, são sincronizados via software.

 

http://tecnologia.br.msn.com/noticias/o-piscin%C3%A3o-high-tech-que-a-marinha-dos-eua-usa-para-simular-o-oceano

 

E a parte útil do comentário

 

Variação da anomalia da SSTa no Atlântico Sul em 20 : 30 S e 30 : 50 W

 

Fica claro que a alta correlação demonstrada desde o início das medições por satélites com as temperaturas na área do meu interesse.

 

Com a atualização desta semana refarei as continhas.

 

Abraços

 

CTEST140977308814005_zps689c8526.png

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Tatuapé já temos ventos soprando com força do mar e esses ventos já trazem nuvens mais baixas. Acredito que já seja o sinal do deslocamento da forte MP em alto mar.

 

19 graus nos postos do CGE!

 

=============================================

 

Em relação ao mapa de chuva acumulada prevista, eu percebi que a previsão era das 00UTC de hoje até 00UTC de amanhã (o que na verdade seria 21 horas de ontem até as 21 horas de hoje). Portanto a chuva volumosa indicada era justamente a que caiu durante a noite de ontem a madrugada de hoje.

Link to comment
Share on other sites

Temporais vão atingir novamente o Rio Grande do Sul a partir de amanhã

 

A semana começou com temporal acompanhado de granizo no Sul do país, ontem, mais de 500 casas ficaram destelhadas em Santiago, na região central. Os ventos chegaram aos 55km/h na última madrugada na região de Canguçu, Mostardas e Rio Grande. A chuva de ontem acumulou 77mm em Lagoa Vermelha, o volume alcançou a metade do esperado para o mês inteiro. A chuva forte passou e o tempo abriu nesta quarta-feira, mas vem temporal novamente por aí. De acordo com a Somar meteorologia, já na próxima madrugada, a expectativa é de chuva forte principalmente na faixa oeste e Missões. “Os maiores volumes acumulados ficam concentrados na fronteira com a Argentina” – comenta a técnica em meteorologia, Patrícia Vieira. Vale salientar que a faixa leste e região metropolitana serão menos atingidas que as outras partes. A chuva se espalha por todo o Estado na sexta-feira. O dia já começa chuvoso e as temperaturas já não sobem tanto e ficam mais amenas no período da tarde. Na Serra, a sensação de frio aumenta.

 

Somar

 

Amigo Carlos,

Aqui em Porto Alegre eu nem levo em consideração essas previsões. Geralmente, o que vem é uma chuva forte, um pouco de vento e nada demais...

Pode ser até que no interior venha algo mais forte, acontece. No entanto, na maioria das vezes, pode observar, há um certo exagero na previsão do tal "tempo severo".

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.