Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

VEJA O LADO BOM! SERÁ REGISTRADO, A TEMPERATURA MAIS ALTA NUMA MONTANHA DO BRASIL!!

 

Quem com fogo fere com fogo será ferido.

 

Imagine quantos raios terás a Climaterra quando o teu Carvalho ficar enorme ( eu disse Carvalho).

 

E você não vai poder cortar o carvalho nem um pouquinho, né.

 

Abraços

 

 

"TÁS DESATUALIZADO", O CARVALHO É NANICO PERTO DA METASSEQUÓIA!! 25/35 M E A OUTRA 60/80 M!

 

Um carvalho de 25...normal.

 

Agora a metassequóia de 80...animal.

 

Ronaldo são quase 30 andares...quanto demora para chegar a essa maturidade.

 

Depois pode-se fazer um estudo dendrologia daqui uns mil...dois mil anos.

 

Vai durar mais que qualquer estação.

 

Lindo

 

Parabéns pela livre iniciativa.

 

Saudade

Link to comment
Share on other sites

[

 

 

"TÁS DESATUALIZADO", O CARVALHO É NANICO PERTO DA METASSEQUÓIA!! 25/35 M E A OUTRA 60/80 M!

 

Um carvalho de 25...normal.

 

Agora a metassequóia de 80...animal.

 

Ronaldo são quase 30 andares...quanto demora para chegar a essa maturidade.

 

Depois pode-se fazer um estudo dendrologia daqui uns mil...dois mil anos.

 

Vai durar mais que qualquer estação.

 

Lindo

 

CRESCE ENTRE 1,0/1,5 M /ANO, É BEM RÁPIDO P/UMA CONÍFERA.

 

Parabéns pela livre iniciativa.

 

Saudade

Link to comment
Share on other sites

BOA TARDE!

Temperaturas entre 16°c e 18°c, em PORTO ALEGRE, segundo o monitoramento do METROCLIMA. Final de tarde agradável, sem frio, mas também sem calor.

Dia primaveril.

Abraços.

Entrou vento SE a partir do meio da tarde e a temperatura entrou em significativa queda! Tive máxima de 23,5°, mas agora tenho apenas 16,5° com 72%. E nem mesmo apareceram nuvens. Temos um final de tarde relativamente frio com sensação agravada pelo vento. Última rajada de ENE (predomina SE) a 4,0 km/h.

 

A MetSul dá máxima de 19° para amanhã.

 

Abraços invernais!

Link to comment
Share on other sites

Zé, Já lhe ocorreu que como diz a mocinha da TV '' aquela enorme massa de ar seco que cobre o Brasil Central'' tamb´em é consequência do bloqueio que até ontem estava perdido no meio do Pacífico Sul.

 

Abraços

 

Eu não tenho o hábito de monitorar o Pacífico Sul... Já percebi que o acúmulo de baixas subtropicais no lado de lá da Cordilheira é péssimo para a disposição das altas em cruzar os Andes nos 40S... Mas nunca reparei em 500 hpa. O gráfico do Vinicius (e antes alguns posts teus e do Ronaldo) é que me chamaram a atenção para isso...

 

O BLOQUEIO, QUE GERA A MASSA DE AR QUENTE NO BRASIL CENTRAL NÃO É AQUI É BEM LONGE, EM GERAL NO PACÍFICO 200/300 MB), NO BRASIL CENTRAL É A CONSEQUÊNCIA.

He he he.. A verdade é que tá tudo interligado... E nós não conseguimos precisar o que causa o que, apesar de conseguirmos identificar as correlações!

Link to comment
Share on other sites

BOA TARDE!

Temperaturas entre 16°c e 18°c, em PORTO ALEGRE, segundo o monitoramento do METROCLIMA. Final de tarde agradável, sem frio, mas também sem calor.

Dia primaveril.

Abraços.

Entrou vento SE a partir do meio da tarde e a temperatura entrou em significativa queda! Tive máxima de 23,5°, mas agora tenho apenas 16,5° com 72%. E nem mesmo apareceram nuvens. Temos um final de tarde relativamente frio com sensação agravada pelo vento. Última rajada de ENE (predomina SE) a 4,0 km/h.

 

A MetSul dá máxima de 19° para amanhã.

 

Abraços invernais!

 

É a alta no mar!

Link to comment
Share on other sites

Tempo bastante instável no leste paranaense nos últimos dias.

 

Máximas no aero Afonso Pena:

 

29/08: 14°

30/08: 23°

31/08: 15°

01/09: 27°

 

(à meu ver, estas condições são muito comuns à partir da segunda kinzena de setembro, qdo o ar kente avança do norte e tenta se instalar por aki, mas é repelido pelo ar frio q chega com o mesmo objetivo... fica então akela dança das massas de ar e grande contraste térmico ocorre nos 3 Estados, gerando às vzs tempestades severas)

 

 

Hj tivemos céu limpo na maior parte do período, com rápida elevação das temperaturas, q atingiram valores entre 26/27°C [ontem, ñ ultrapassaram os 15°C]

 

Por volta das 16h já era possível observar mudanças, com ventos soprando de NW/W nos níveis médios e aproximação de nuvens médias e altas.

Às 17h, céu bastante nublado, principalmente no NW, como mostra a imagem..

23°C

5a4e89784aaa2_2014-09-0117_53.36-1.jpg.619579d601c3591353481f9dbccae76b.jpg

Link to comment
Share on other sites

Amigos!

 

Dia quente, primaveril. Senti-me em Outubro. Eu achei foi muito bom, pois já estou satisfeito com este inverno que

vai se encerrando. Tive uma boa mínima absoluta, praticamente ausência de calor, inúmeros dias agradáveis / friozinhos.

Padrão nosso mesmo.

 

Teremos nesta semana uma nova alta polar no oceano, aliás marca registrada deste inverno. Foram muitas! Podemos

até fazer um levantamento depois. Entretanto, fica o inverno marcado pela falta de uma bomba polar. Desde que entrei

no BAZ em 2003, não me lembro de um inverno sem qualquer MP muito forte como foi este, falo principalmente de

valores que mostrem forte advecção polar, não apenas mínimas a 2m.

Link to comment
Share on other sites

Reparem como a MP que avança pelo mar a partir de amanhã leva a linha de 0oC a 850 hpa até o paralelo 25 sobre o Atlântico...

 

A grande meleca deste inverno foi este bloqueio sobre o Brasil Central em altos níveis. Ao invés do jato, é ele que tem reforçado os efeitos do ASAS e com isso impedindo que as MPs subam com trajetória continental. O incrível é que em várias ocasiões bastou o núcleo da alta alinhar continentalmente lá embaixo na AS que o ar frio já se infiltrava pelo Chaco, mas nada de avançar pelo sul do BR! Neste último episódio de frio, se não tivesse havido o ciclone teria sido mais um tiro na água. Mas mesmo com o ciclone, manteve-se o padrão de rápido escoamento do alta para o mar... O ar polar é repelido de cima do Brasil som uma fúria poucas vezes vista! :negative: Daí nosso inverno absolutamente XOXO e um feeling de que a primavera poderá ser quente, fazendo de 2014 provavelmente um dos anos mais quentes do histórico...

 

Zé, creio que você esteja se referindo a este sistema aqui, com núcleo bem em cima de Goiás?

 

tPQ1egu.png

 

Dá uma olhada na direção dos ventos deste sistema. Empurra tudo pra fora do Brasil, rs!

Link to comment
Share on other sites

Olha como está interessante esse primeiro dia de setembro no MT e também em áreas de GO e de MS!

 

Os núcleos de chuva se desenvolvem de tal forma que parece que parece mais outubro do que setembro!

 

aGHcxqW.jpg

 

Realmente, Daniel. A movimentação dos ventos em altitude tem favorecido a formação destes núcleos de chuva, seria

ótimo se continuasse assim.

Link to comment
Share on other sites

Modelos estão projetando um quadro SIGNIFICATIVO DE TEMPO SEVERO, começando a partir dessa madrugada,e se perdurando ao longo dessa terça-feira, sobre o RS e SC, e talvez no sul do PR.

 

Dentre os Ingredientes:

- Forte Convergência de Ventos em Baixos Níveis (JBN)

- Cavado em Médios e Altos Níveis (250/500hpas)

- Forte Divergência no Jato Subtropical.

 

Próprio GFS projeta valores extremos de instabilidade, com valores de CAPE passando os 3000, Lifted Index chegando -7, e Total Totals chegando a 58 em algumas áreas. São índices muito extremos!

 

Haverá shear na atmosfera também, que aliada a forte divergência em altos níveis, e a incursão de JBN, poderão criar condições propicias para formação de tornados isolados nos dois estados.

 

Há de se acompanhar a situação a partir dessa madrugada... Vigilância no Radar!

Link to comment
Share on other sites

Modelos estão projetando um quadro SIGNIFICATIVO DE TEMPO SEVERO, começando a partir dessa madrugada,e se perdurando ao longo dessa terça-feira, sobre o RS e SC, e talvez no sul do PR.

 

Dentre os Ingredientes:

- Forte Convergência de Ventos em Baixos Níveis (JBN)

- Cavado em Médios e Altos Níveis (250/500hpas)

- Forte Divergência no Jato Subtropical.

 

Próprio GFS projeta valores extremos de instabilidade, com valores de CAPE passando os 3000, Lifted Index chegando -7, e Total Totals chegando a 58 em algumas áreas. São índices muito extremos!

 

Haverá shear na atmosfera também, que aliada a forte divergência em altos níveis, e a incursão de JBN, poderão criar condições propicias para formação de tornados isolados nos dois estados.

 

Há de se acompanhar a situação a partir dessa madrugada... Vigilância no Radar!

 

E ...

 

10614358_10204483550989692_2319592569736301851_n.jpg

 

10625003_10204483552229723_7905698050001772595_n.jpg?oh=9b6085621c48b5a230549f0988b684e0&oe=546CA08F&__gda__=1417094890_b75652f97fb5e71d6452b2dd649b88ef

Link to comment
Share on other sites

NORMALMENTE quando projetam e "assustam" o povo com esses quadros de tempo severo, no final das contas acaba vindo uma instabilidade normal, corriqueira, quando vem! Não vou mais atrás dessas previsões.

A METSUL é um instituto que sempre alerta para tempo severo e tempestades (tudo bem, até entendo , com boa intenção de previnir as autoridades), mas normalmente nunca vem nem 50% do que prevêm. Pouquíssimas vezes essas previsões se confirmam.

Aqui em Porto Alegre temos entre 13°c e 15°c no momento. Nada que lembre tempo severo. Temperatura até baixou mais que o esperado.

Abraços e boa noite a todos!

Link to comment
Share on other sites

NORMALMENTE quando projetam e "assustam" o povo com esses quadros de tempo severo, no final das contas acaba vindo uma instabilidade normal, corriqueira, quando vem! Não vou mais atrás dessas previsões.

A METSUL é um instituto que sempre alerta para tempo severo e tempestades (tudo bem, até entendo , com boa intenção de previnir as autoridades), mas normalmente nunca vem nem 50% do que prevêm. Pouquíssimas vezes essas previsões se confirmam.

Aqui em Porto Alegre temos entre 13°c e 15°c no momento. Nada que lembre tempo severo. Temperatura até baixou mais que o esperado.

Abraços e boa noite a todos!

 

Meteorologia não é ciência exata. E discordo, sempre que alertam acontece. E se não acontecer como os modelos (não a METSUL) projetavam, pelo menos fez a sua parte em alertar.

Link to comment
Share on other sites

Eae galera!

 

Hoje tivemos um dia desagradavelmente morno, no fim da manhã tivemos nebulosidade baixa e a tarde limpou de novo. Variamos entre 19,9° a 32,0°, é nítido que a primavera vem ai e não é devido as flores, pois aqui as árvores ficam exatamente do mesmo jeito em todas as estações do ano e sim devido aos dias com sensação de calor úmido e mínimas altas, embora essa alta marítima deverá trazer um ultimo refresco para cá. Mas para nós esse inverno não foi totalmente ruim, com as marítimas tivemos vários dias com mínimas interessantes e agora é ficar na esperança que o inverno de 2015 seja um mix de 1955, 1975, 2000 e 2013 :mosking: .

 

Agora na zona norte do Rio, 20,7°.

Link to comment
Share on other sites

NORMALMENTE quando projetam e "assustam" o povo com esses quadros de tempo severo, no final das contas acaba vindo uma instabilidade normal, corriqueira, quando vem! Não vou mais atrás dessas previsões.

A METSUL é um instituto que sempre alerta para tempo severo e tempestades (tudo bem, até entendo , com boa intenção de previnir as autoridades), mas normalmente nunca vem nem 50% do que prevêm. Pouquíssimas vezes essas previsões se confirmam.

Aqui em Porto Alegre temos entre 13°c e 15°c no momento. Nada que lembre tempo severo. Temperatura até baixou mais que o esperado.

Abraços e boa noite a todos!

 

Meteorologia não é ciência exata. E discordo, sempre que alertam acontece. E se não acontecer como os modelos (não a METSUL) projetavam, pelo menos fez a sua parte em alertar.

 

Amigo,

Respeito tua opinião. Concordo também que intenção é boa em alertar, tanto que coloquei entre parênteses acima destacando. No entanto, podes observar, normalmente (não digo sempre, mas normalmente) não ocorre nem 30% do que previam. É muito alarde pra nada.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

João...

 

Eu entendo sua opinião, mas se nem nos EUA, o National Weather Service que tem o melhor aparelhamento de Radares, de dados, de corpo profissional do mundo, eles acertam em situações de tempo severo, tornados, etc, quiça aqui!!

 

Previsão de Tempo Severo, é MUITO COMPLEXA. Eu diria mais complexa que neve em algumas situações...

 

O que vale é que o alerta foi dado, e as pessoas tem de ter ciencia. Se não acontecer, ótimo! Se acontecer, já estão avisadas, e saberão como se precaver... Esse é o trabalho dos meteorologistas em conjunto com a Defesa Civil, antecipar uma POSSÍVEL situação de Tempo Severo.

 

Infelizmente como disse o Igor, a Meteorologia não é uma ciência exata, logo ela sempre poderá ter erros, mesmo que haja 99% de certeza de tal fenômeno.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

João...

 

Eu entendo sua opinião, mas se nem nos EUA, o National Weather Service que tem o melhor aparelhamento de Radares, de dados, de corpo profissional do mundo, eles acertam em situações de tempo severo, tornados, etc, quiça aqui!!

 

Previsão de Tempo Severo, é MUITO COMPLEXA. Eu diria mais complexa que neve em algumas situações...

 

O que vale é que o alerta foi dado, e as pessoas tem de ter ciencia. Se não acontecer, ótimo! Se acontecer, já estão avisadas, e saberão como se precaver... Esse é o trabalho dos meteorologistas em conjunto com a Defesa Civil, antecipar uma POSSÍVEL situação de Tempo Severo.

 

Infelizmente como disse o Igor, a Meteorologia não é uma ciência exata, logo ela sempre poderá ter erros, mesmo que haja 99% de certeza de tal fenômeno.

 

Abraços

 

Tens toda a razão, Rodolfo! Talvez eu tenha dito uma bobagem mesmo. Tempo severo é difícil de se prever.

Se nos EUA e na Europa não conseguem com exatidão, muito menos aqui!

Lembro em 2011 de um temporal que presenciei em Gênova na Itália! Tempo muito severo! Peguei o navio naquela linda cidade e, quando retornei do meu cruzeiro de 7 dias, quase não podemos atracar, pois a cidade estava devastada por uma tempestade! Triste de ver. Cidade linda, que é pouco falada turisticamente,mas que eu pessoalmente adoro. Ainda bem que logo recuperaram os estragos... Pois bem, realmente, previam chuva forte, mas nada comparado ao que aconteceu.

Realmente, prever tempo severo é muito difícil. Aqui no RS já houve episódios marcantes, uns com previsões e outros que nem eram previstos...

Abraços e uma boa noite!

Link to comment
Share on other sites

Pra quem é do Sudeste , Leste de MG , Mantiqueira -Leste SP - RJ não tem o que reclamar desse inverno , foi 100x melhor que o ano passado !

Pro leste de SP acho que foi pior...

É necessário analisar as médias direitinho mas tenho a impressão (Posso estar enganado) que aqui em Sampa foi mais ou menos a mesma "meia-boquice" (Considerando jun, jul e ago).

 

Ano passado na verdade só fez frio mesmo nos últimos 10 dias de julho, aqui em Sampa.

Foi uma semana realmente excepcional, com aquela máxima de 8,5°C no Mirante (É... o valor que saiu no BDMEP foi 8,5° e não 8,7°)

Este ano foi xoxo mas, para mim, foi aquela história: "tá ruim mas tá bão"... :laugh:

 

----------------

Hoje, como comentado, já esquentou na capital paulista.

Na rua, no sol, a sensação era de calor mesmo.

Mirante: 15,2°C / 26,2°C

IAG: 14,3°C / 26,9°C

 

Noite "morninha", cara de primavera...

A automática do Mirante registrava 20,1°C às 22h, céu limpo por aqui

Link to comment
Share on other sites

João...

 

Eu entendo sua opinião, mas se nem nos EUA, o National Weather Service que tem o melhor aparelhamento de Radares, de dados, de corpo profissional do mundo, eles acertam em situações de tempo severo, tornados, etc, quiça aqui!!

 

Previsão de Tempo Severo, é MUITO COMPLEXA. Eu diria mais complexa que neve em algumas situações...

 

O que vale é que o alerta foi dado, e as pessoas tem de ter ciencia. Se não acontecer, ótimo! Se acontecer, já estão avisadas, e saberão como se precaver... Esse é o trabalho dos meteorologistas em conjunto com a Defesa Civil, antecipar uma POSSÍVEL situação de Tempo Severo.

 

Infelizmente como disse o Igor, a Meteorologia não é uma ciência exata, logo ela sempre poderá ter erros, mesmo que haja 99% de certeza de tal fenômeno.

 

Abraços

 

Concordo. Acho que o mais importante é sinalizar a possibilidade de acontecer. Se vier só 30% do que previam, beleza, pelo menos o

aviso foi dado.

Link to comment
Share on other sites

Pra quem é do Sudeste , Leste de MG , Mantiqueira -Leste SP - RJ não tem o que reclamar desse inverno , foi 100x melhor que o ano passado !

 

Foi um inverno com Junho acima da média e Julho / Agosto na média. Nada de extraordinário, pois já tivemos os três meses bem frios, como em 88, 90 e

96 por exemplo.

 

Porém, nos dias de hoje, terminando na média ou um "pouquinho" acima já tá de bom tamanho, sabia? :prankster:

Link to comment
Share on other sites

O que salvou o inverno de 1995 foi uma grande onda de frio no início de agosto, mas adivinhem: ficou bloqueada. O mês foi tórrido no Sudeste. E obrigado, pessoal! :clapping:

 

Well done boy!

 

2014 está sendo o pior mapa. A climatologia não é uma ciência exata, muitas vezes uma média normal mascara um inverno ruim ou bom. Um verão tórrido de um verão ameno.

 

Esses mapas são médias de quais períodos? Imagino que 1981/2011?

Link to comment
Share on other sites

William, no verão temos vários dias de frio em Maria da Fé? Estou planejando ir para a Serra do Cipó e depois Maria da Fé, ir de avião até BH e depois alugar um carro.

 

Obs: Frio pra mim é 12 graus ou menos.

aqui no verão as mínimas ficam só redor de 10C ou menos chegando a 7C ou menos , as máximas ficam entre 25C e 27C , e é comum com os temporais da tarde as temperaturas caírem 10C a 15C em poucas horas , vem pra ca sim te recebo por aqui ! 3,8C reserva , 6,8C aqui !
Link to comment
Share on other sites

Muito bom Vinicius, parabens!!!

1995 teve um bom outono, e um evento de frio mais forte em Agosto!

Assim, talvez na m~edia do outono-inverno 2014 consiga seja pior de 1995.

 

Sds.

 

 

NEM DE LONGE!! 95 FOI SEM FRIO E COM CALOR, ESTE ANO FRIO E CALOR BEM COMPORTADOS, ATÉ ALGUNS DIAS DE FRIO FORTE. E PARA PIORAR, NEVOU NO DIA 20 E UMA BAITA GEADA NO DIA 21!! EM PALMAS O DIA MAIS FRIO FOI NO DIA 23 DE ABRIL, ESTAVA LÁ!

 

OUTRO ANO SEM INVERNO E COM FRIO FORTE NA PRIMAVERA;1986, OUTRO 1977.

 

ESTE TEVE INVERNO, NÃO O INVERNO DOS BAZIANOS E DAS MARIAS VAI COM AS OUTRAS.

 

Ainda bem que eu era criança em 1995, passar um inverno pior que o desse ia ser dose!

 

1990,91,92 e 93 foram invernos frios não? Com grandes nevadas, 1994 tbm teve aquele porrete. 1995 quente, 1996 frio, 1997 e 98 quentes, 99 e 2000 frios.

 

Os anos 90 foi uma gangorra. Já de 2001 até 2006 foram invernos ruins, de 2007 a 2011 invernos bons. E agora 2012, 2013 e 2014 estamos num novo ciclo de invernos ruins, o que esperar de 2015? Vai continuar a maré ruim ou vai quebrar o padrão?

Link to comment
Share on other sites

Simulação das 18z do GFS é um Forno ligado no grau máximo pro final da semana que vem!!

 

Temperatura chegaria a 24C em 850hpas... Com máximas que poderiam chegar a 34 ou 35 Graus na RMSP!!!

 

Como tá longe ainda, é bem suscetível a mudanças, mas a previsão inicial assusta!

 

http://i.imgur.com/AQpX1uW.png

 

Que tenebroso isso! Acho que na onda de calor de fevereiro desse ano não deve ter chegado a isso em 850 hpa.

 

==============================================================================

 

Fim de noite com céu limpo aqui no Tatuapé! Temperaturas entre 18 e 20 graus nos postos do CGE que ficam no começo da zona leste da cidade!

Link to comment
Share on other sites

William, no verão temos vários dias de frio em Maria da Fé? Estou planejando ir para a Serra do Cipó e depois Maria da Fé, ir de avião até BH e depois alugar um carro.

 

Obs: Frio pra mim é 12 graus ou menos.

aqui no verão as mínimas ficam só redor de 10C ou menos chegando a 7C ou menos , as máximas ficam entre 25C e 27C , e é comum com os temporais da tarde as temperaturas caírem 10C a 15C em poucas horas , vem pra ca sim te recebo por aqui ! 3,8C reserva , 6,8C aqui !

 

Show...Estou me programando para ir em janeiro.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

A partir de amanhã a noite, novas mudanças pra SP e Região.

 

O cavado em 500hpas que irá provocar intensas nas tempestades a partir das próximas 6/12h sobre o Sul do país, irá chegar a SP amanhã a noite, e com mais o avanço de um sistema frontal (que ainda irá se formar) em superfície, irão colaborar p/ deixar o tempo instável novamente sobre parte da região Sudeste.

 

sFDfxfy.png

 

Modelo WRF indica o grosso da chuva atingindo São Paulo entre o final da noite e o início da madrugada.

 

UopeqSL.png

 

Embora não se compare com a situação do Sul, o GFS sugere uma atmosfera bem instável amanhã a tarde pra SP, antes da chegada da chuva, com destaque para altíssimos valores de Total Totals (TT), chegando a 54. Altos valores de TT, sugerem grande amplitude térmica entre a baixa e a média troposfera, o que favorece a ocorrência de granizo.

 

sZzoier.png

 

No decorrer da quarta-feira, o avanço do cavado "deverá" trazer chuvas mais generalizadas (mas sem volumes grandes no geral) sobre a Serra da Mantiqueira e região da Zona da Mata Mineira, Sul de MG e RJ.

 

A0zQwgK.png

 

A partir de quinta, com o avanço do sistema frontal para o mar, e o avanço de uma Alta pelo oceano, teremos um breve "Cooler" para refrescar as condições, antes do possível veranico da semana que vem.

 

3buo1Qp.png

Link to comment
Share on other sites

O Inverno 2014 nas 2 capitais mais frias dos Brasil, ficaram assim:

 

Junho: Porto Alegre mais fria

 

Julho: Curitiba mais fria

 

Agosto: Empate

 

Quero os décimos mês a mês. Ano passado pegaram até os décimos. Por quê agora não está pegando?

 

Ano passado os 3 meses de inverno Porto Alegre foi a capital mais fria... Este ano empatou 1, e ganhou outro....

 

O interessante nesta historia é que norma climatológica das 2 cidades é uma avenida de diferença mesmo no meses de inverno...

 

Nas máximas dos últimos 12 anos, Porto Alegre teve menores máximas no inverno em 8 deles...

 

Está na hora de fazer normas climatologicas novas, porque essas que estão ai não condizem mais com a realidade.

Link to comment
Share on other sites

Ano passado os 3 meses de inverno Porto Alegre foi a capital mais fria... Este ano empatou 1, e ganhou outro....

 

O interessante nesta historia é que norma climatológica das 2 cidades é uma avenida de diferença mesmo no meses de inverno...

 

Nas máximas dos últimos 12 anos, Porto Alegre teve menores máximas no inverno em 8 deles...

 

Está na hora de fazer normas climatologicas novas, porque essas que estão ai não condizem mais com a realidade.

 

Então Porto Alegre perdeu é isso? :mosking: [MODERADO]

Link to comment
Share on other sites

Ano passado os 3 meses de inverno Porto Alegre foi a capital mais fria... Este ano empatou 1, e ganhou outro....

 

O interessante nesta historia é que norma climatológica das 2 cidades é uma avenida de diferença mesmo no meses de inverno...

 

Nas máximas dos últimos 12 anos, Porto Alegre teve menores máximas no inverno em 8 deles...

 

Está na hora de fazer normas climatologicas novas, porque essas que estão ai não condizem mais com a realidade.

 

Então Porto Alegre perdeu é isso? :mosking: [moderado]

 

Cara... [moderado] clima em si de Curitiba com Porto Alegre afinal são duas cidades relativamente próximas (menos de 700km) com uma diferença que uma está em media a 1.000mts de altitude e a outra a nível do Mar além de geografia diferente.

 

o que falei apenas se não conseguiu entender, é que a norma climatológica dessas 2 cidades estão muito defasadas... Essa norma climatológica oficial que remete a 30 anos ou mais em média não condiz quase nada com a realidade, alias condiz até um certo ponto com Porto Alegre que os meses de inverno ficaram quase sempre igual ou até mais frios...

 

Já Curitiba sabe se lá porque... Está completamente distorcida para a realidade de agora. Exemplo a média que eles dão pra cá no mês de Junho de minimas é de 7°... Algo que é difícil de acontecer até em Lages na Serra Catarinense...

Link to comment
Share on other sites

Cara... [moderado] de ficar comparando o clima em si de Curitiba com Porto Alegre afinal são duas cidades relativamente próximas (menos de 700km) com uma diferença que uma está em media a 1.000mts de altitude e a outra a nível do Mar além de geografia diferente.

 

[moderado]

[moderado] Não perguntei sobre normal... Perguntei sobre quem foi mais fria no JJA... Números?

Link to comment
Share on other sites

Cara... [moderado] de ficar comparando o clima em si de Curitiba com Porto Alegre afinal são duas cidades relativamente próximas (menos de 700km) com uma diferença que uma está em media a 1.000mts de altitude e a outra a nível do Mar além de geografia diferente.

 

[moderado]

[moderado] Não perguntei sobre normal... Perguntei sobre quem foi mais fria no JJA... Números?

 

 

Já postei acima. um mês para frio em cada cidade e Agosto com temperatura iguais.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.