Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Uma das melhores matérias explicando a seca na região central do Brasil que é influênciada pelo desmatamento na Amazônia Brasileira. Vale a pena assistir.

 

http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/t/edicoes/v/veja-o-que-as-queimadas-na-amazonia-tem-a-ver-com-a-seca-em-sao-paulo/3599395/

 

NÃO FOI O DESMATAMENTO, SIM UMA MUDANÇA DO PADRÃO DE ESCOAMENTO DA UMIDADE QUE AINDA CONTINUA VINDO, POREM EM OUTRO CAMINHO EM 2013, MAS É BOM QUE ASSOCIE A ISTO. VAI CHEGAR A UM PONTO, % DE DESMATADO, QUE AÍ SIM, IRÁ OCASIONAR UMA MUDANÇA TOTAL, O QTO É ESTE% NÃO SABEMOS.

 

AGORA TUDO QUE ACONTECE É MUDANÇA CLIMÁTICA, FALTA MUITA VONTADE DE LER LIVROS E CONHECER A CLIMATOLOGIA DO LOCAL.

 

ATÉ EU FIQUEI SURPRESO DE VER 10 ANOS COM INVERNOS "RUINS" A TANTO TEMPO ATRÁS, AGORA IMAGINEM ISTO ACONTECENDO HOJE.

 

Já que se comenta a respeito dos ciclos, no tópico "temas gerais" eu postei dentro do tema seca em SP um link sobre um ciclo do qual nunca tinha ouvido falar. E que não tem nada absolutamente nada a ver com o desmatamento da Amazônia (cuja taxa de desmatamento caiu 70% nos últimos anos):

 

Efeito José' pode trazer longa seca ao Cantareira

 

Tesão de imagem

 

VEJA QUE LINDO AQUI

 

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/08/1508507-efeito-jose-pode-trazer-longa-seca-ao-cantareira.shtml

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS DO DIA - 04/09 :

 

-00,5 - PNI FURNAS RJ (PWS)

02,0 - PNI MARCÃO MG (PWS)

03,1 - PNI MASSENA RJ (PWS)

 

05,2 - MORRO DAS TORRES SC (CIRAM)

05,2 - SÃO JOAQUIM SC (CONV/INMET)

05,9 - SÃO JOAQUIM SC (AUT/INMET)

 

06,1 - BOM JARDIM DA SERRA SC (PWS)

06,2 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - CHAPADA SECA)

06,4 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - TRENTO)

06,7 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS (PWS - POTREIRINHOS)

06,8 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS (INMET)

06,9 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - STA ISABEL)

06,9 - URUPEMA SC (CIRAM)

 

07,2 - BOM JARDIM DA SERRA SC (CIRAM)

07,6 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - BOAVA)

07,6 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - DESPRAIADO)

07,8 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - CHAPADA BONITA)

07,9 - LAGES SC (CIRAM)

07,9 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - BENTINHO)

 

08,0 - BOM JESUS RS (CIRAM)

08,1 - MARIA DA FÉ MG (INMET)

08,2 - BOM JESUS RS (INMET)

08,2 - PAINEL SC (CIRAM - PINHEIROS ALTO)

08,2 - VACARIA RS (CIRAM)

08,2 - VACARIA RS (INMET)

08,3 - VACARIA RS (UCS)

08,4 - ITARARÉ SP (CIIAGRO)

08,5 - PICO DO COUTO RJ (INMET)

08,6 - MARIA DA FÉ MG (PWS - RESERVA)

08,7 - ÁGUA DOCE SC (CIRAM)

08,7 - LAGES SC - (INMET)

08,8 - CAMPOS DO JORDÃO SP (CONV/INMET)

08,9 - TEUTONIA RS (PWS - WELP)

 

09,0 - CALDAS MG (INMET)

09,0 - POÇOS DE CALDAS MG (AERO)

09,1 - VACARIA RS (FEPAGRO)

09,4 - CAMPOS DO JORDÃO SP (AUT/INMET)

09,5 - CAMPOS DO JORDÃO SP (HORTO)

09,6 - FRAIBURGO SC (CIRAM - FERTILIDADE)

09,7 - MONTE VERDE MG (INMET)

09,8 - INACIO MARTINS PR (INMET)

09,8 - MONTE ALEGRE DOS CAMPOS RS (COREDE)

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS DO DIA - 04/09 :

 

-00,5 - PNI FURNAS RJ (PWS)

02,0 - PNI MARCÃO MG (PWS)

03,1 - PNI MASSENA RJ (PWS)

 

05,2 - MORRO DAS TORRES SC (CIRAM)

05,2 - SÃO JOAQUIM SC (CONV/INMET)

05,9 - SÃO JOAQUIM SC (AUT/INMET)

 

06,1 - BOM JARDIM DA SERRA SC (PWS)

06,2 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - CHAPADA SECA)

06,4 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - TRENTO)

06,7 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS (PWS - POTREIRINHOS)

06,8 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS (INMET)

06,9 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - STA ISABEL)

06,9 - URUPEMA SC (CIRAM)

 

07,2 - BOM JARDIM DA SERRA SC (CIRAM)

07,6 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - BOAVA)

07,6 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - DESPRAIADO)

07,8 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - CHAPADA BONITA)

07,9 - LAGES SC (CIRAM)

07,9 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - BENTINHO)

 

08,0 - BOM JESUS RS (CIRAM)

08,1 - MARIA DA FÉ MG (INMET)

08,2 - BOM JESUS RS (INMET)

08,2 - PAINEL SC (CIRAM - PINHEIROS ALTO)

08,2 - VACARIA RS (CIRAM)

08,2 - VACARIA RS (INMET)

08,3 - VACARIA RS (UCS)

08,4 - ITARARÉ SP (CIIAGRO)

08,5 - PICO DO COUTO RJ (INMET)

08,6 - MARIA DA FÉ MG (PWS - RESERVA)

08,7 - ÁGUA DOCE SC (CIRAM)

08,7 - LAGES SC - (INMET)

08,8 - CAMPOS DO JORDÃO SP (CONV/INMET)

08,9 - TEUTONIA RS (PWS - WELP)

 

09,0 - CALDAS MG (INMET)

09,0 - POÇOS DE CALDAS MG (AERO)

09,1 - VACARIA RS (FEPAGRO)

09,4 - CAMPOS DO JORDÃO SP (AUT/INMET)

09,5 - CAMPOS DO JORDÃO SP (HORTO)

09,6 - FRAIBURGO SC (CIRAM - FERTILIDADE)

09,7 - MONTE VERDE MG (INMET)

09,8 - INACIO MARTINS PR (INMET)

09,8 - MONTE ALEGRE DOS CAMPOS RS (COREDE)

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos, após uma ausência por causa do trabalho, voltamos a ativa no fórum. Agora, nessa transição inverno-primavera, as atenções se voltam para os quadros de tempo severo. E querem saber? Estou gostando dessa dinâmica. No meu caso, que tenho filhos pequenos, o frio dificulta bastante as coisas. Esse tempo mais ameno nos ajuda bastante com a criançada. E é bonito acompanhar os quadros de tempo severo (desde que não tenham estragos). Fim de semana em Canguçu deu até pra tomar um sorvetinho com os pequenos, he he. :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

 

 

Nossa, nunca vi tanta baboseira, em todo a minha vida. Sou leiga no assunto CLIMA, mas acompanho verdadeiros cientistas, já li diversos materiais e sei que nada disso faz sentido. Basta pensar nas plantações de café existentes aqui no PR com força total e, que hoje, após geadas severas, praticamente nada sobrou. Ainda assim, trata-se de um evento até simplista se comparado à magnitude e complexidade do clima. O planeta terra possui ciclos e há milênios atrás já mais quente ou mais fria que hoje. Outra questão, o próprio professor Luiz Carlos Molion afirmou que se tivéssemos um aquecimento, de fato, isso não traria grandes problemas, mas o que vem vindo por aí é um RESFRIAMENTO e, neste caso, ele falou que seremos, sim, muito afetados negativamente.

 

Acho que fica de reflexão. É preciso um pensamento muito crítico antes de falar sobre o clima.

Link to comment
Share on other sites

 

Rir ou chorar?

Cada um acredite no que quiser. Eu tenho medo de que o povo chore e muito. Fecham os olhos para questões sérias como essa. Mas tudo bem...

No entanto, discordo totalmente de ti nessa questão. A realidade já começou a se mostrar e fazem alguns anos...

A ONU é um órgão sério e JAMAIS se pronunciaria se a situação não fosse de extrema seriedade.

Abraços e desculpe. Com todo respeito que tenho por ti.

 

A ONU é um órgão mentiroso. Tem muita gente ganhando dinheiro com esta história de aquecimento global, basta acompanhar as notícias. Ninguém fala abertamente, mas todos sabemos.

Link to comment
Share on other sites

Amanhecendo com ventania e 16,0ºC! A temperatura não é baixa, mas o vento traz uma agradável sensação térmica.

 

 

Idem as minimas aqui ficaram entre 8° e 10°C porem com rajadas maiores que 30km/h , no momento sol e apenas 14°C otimo !

 

Quero ver a ultima geada do ano no PNI , torcendo ! Alguem querendo subir la domingo ?

 

William, não apostaria se fosse vc q será a última geada do ano! A estação de Furnas tá numa baixada do topo da estrada, se andar mais pra frente até o Campo Belo...sei não...se hj fez -0,5 no Furnas, qto não terá ido o Campo Belo? -2, -3? Vcs não fazem idéia de como é mais frio o interior do parque...e não to falando de uns 100 metros de terreno, to falando de uma faixa superior a 1 km de extensão com possibilidade de ser mais fria que Marcão e Furnas.

 

Faz uma experiencia, vá andando até o km 14 e verá do que to falando! :friends:

Link to comment
Share on other sites

Em especial atenção ao João tur,

 

Anomalias das máximas segundo um dos modelos do IPCC (acho que tenho todos) rodado no cenário AB1

 

Porto Alegre e região.

 

Ainda não dá para plantar café....alguns casacos serão aposentados e não haverá mais campanha do agasalho talvez haja campanha do bikini,,,,,mas não tem praia.

 

Aqui não está computado o efeito UHI (ilha de calor urbano) que em breve chegará na bucólica estação do Jardim Botânico

 

icmip5_tasmax_Amon_modmean_rcp26_-3077-310E_-325--30N_n_5lan__20102050a_zps373c4ca9.png

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas variando entre 15 e 19°C na zona urbana de Sampa, nas estações do CGE...

 

Carlos, não é muita diferença para um dia de muito vento, muitas nuvens e pouco sol, como hoje? :russian:

 

Se fosse numa madrugada de céu limpo e sem vento, a diferença poderia ser de até 10°C.

Mas num dia como hoje? :russian:

Estou achando estranho...

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas variando entre 15 e 19°C na zona urbana de Sampa, nas estações do CGE...

 

Carlos, não é muita diferença para um dia de muito vento, muitas nuvens e pouco sol, como hoje? :russian:

 

Se fosse numa madrugada de céu limpo e sem vento, a diferença poderia ser de até 10°C.

Mas num dia como hoje? :russian:

Estou achando estranho...

 

Aldo aqui no extremo sul temos garoa as vezes mais forte , ora mais fraca e umidade a quase 100 % , Parelheiros tem 13 graus e 100% de umidade .

Olhando a estação CGE Pirituba com 67 % de umidade agora e 18 graus , acredito que está com sol entre nuvens , acho que aí mora essa diferença grande .

 

Esse exemplo abaixo não é para o dia de hoje , mas sim aqueles dias em que Santos fica mais fria que São Paulo.

 

Aquela explicação que você sempre nos deu referente a nebulosidade no litoral paulista entre final de agosto e começo de novembro as vezes e em menor grau atinge o extremo sul da capital nessa época você pode ver as máximas em Parelheiros sendo bem mais baixa do que a região norte por exemplo , devido e diferença de nebulosidade entre as regiões . Se você não teve chance de ver isso pode notar daqui para a frente ...

Não consigo ser tão claro como você em suas explicações , mais tentei :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Em especial atenção ao João tur,

 

Anomalias das máximas segundo um dos modelos do IPCC (acho que tenho todos) rodado no cenário AB1

 

Porto Alegre e região.

 

Ainda não dá para plantar café....alguns casacos serão aposentados e não haverá mais campanha do agasalho talvez haja campanha do bikini,,,,,mas não tem praia.

 

Aqui não está computado o efeito UHI (ilha de calor urbano) que em breve chegará na bucólica estação do Jardim Botânico

 

icmip5_tasmax_Amon_modmean_rcp26_-3077-310E_-325--30N_n_5lan__20102050a_zps373c4ca9.png

 

Tempos interessantes mesmo... os dados são mensais? Em caso afirmativo, que ano e mês é aquele após 2015 com valor baixo destacado?

 

Não sei se nos próximos dias teremos muita chuva ou frio, mas os formigueiros estão a mil aqui em Curitiba. De ontem para hoje apareceram muitos nos gramados... é algo que observo rotineiramente pois passeio com o cachorro duas vezes ao dia aqui pelo bairro, e normalmente ocorrem nessas situações.

Link to comment
Share on other sites

Tempos interessantes mesmo... os dados são mensais? Em caso afirmativo, que ano e mês é aquele após 2015 com valor baixo destacado?

 

Não sei se nos próximos dias teremos muita chuva ou frio, mas os formigueiros estão a mil aqui em Curitiba. De ontem para hoje apareceram muitos nos gramados... é algo que observo rotineiramente pois passeio com o cachorro duas vezes ao dia aqui pelo bairro, e normalmente ocorrem nessas situações.

 

Flávio, eu postei estes gráficos com a intenção de demonstra que expressões como a ONU diz, cientistas dizem, acabam doendo aos ouvidos. Na verdade é um conjunto de modelos numéricos.

 

Para a região 30S 32S 50W 52W

 

Até que o modelo não foi tão ruim (aparentemente compatível com São Joaquim)....mas ele só '''''acerta''''''' para cima.

2014.4166 0.585510 junho

2014.5000 0.494598 julho

2014.5834 0.439911 agosto

 

A anomalia negativa que você referiu felizmente é o distante janeiro de 2017.

Ainda bem que janeiro, né. Já que reclamam tanto do verão.

 

Abraços...olho nas formigas (onde elas estavam até ontem?).

Link to comment
Share on other sites

Há exatos 8 anos nevou uma paraguaia aqui em algum momento do dia, mas nevou, e em boa parte de todo estado. Em Porto Alegre foi melhor.

 

Lembro bem. O ano de 2006 teve um inverno médio, com pouco frio, mas melhor que este de 2014 em termos de frio. Este ano foi um fracasso total.

Eu estava em Buenos Aires na ocasião, de 02 a 06/09. Fez um frio danado por lá, com muito vento gelado e noites gélidas depois, "con heladas por la mañana".

Telefonei para Porto Alegre e meu pai falou do frio que estava fazendo aqui dia 04/09, com neve granular em diversas cidades, inclusive na Grande Porto Alegre.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.