Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

MÍNIMAS DO DIA - 04/09 :

 

-00,5 - PNI FURNAS RJ (PWS)

02,0 - PNI MARCÃO MG (PWS)

03,1 - PNI MASSENA RJ (PWS)

 

 

Sempre falei que o centro do PNI era muito mais frio que o Marcão e sempre disse que o Massena seria decepcionante em virtude do frio da Mantiqueira ser de irradiação. Como acertei as duas, vou falar mais uma (acho que tenho moral :mosking: ): o centro do PNI - cerca de 1,5 km para dentro do Parque - é ainda mais frio que furnas. Bem mais.

 

Bom como acho que tenho ainda mais moral :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: concordo contigo, Bruno! Andando por lá, vimos geada perto do campo belo, enquanto tava 7 graus no Marcão...no mínimo tava uns 2 graus a temp no Campo Belo...pena que a estação não alcança o sinal...claro se alguem quiser doar um repetidor wireless solar da Davis (tá 500 reais fora), dou uma esticada lá pela 12ª vez em 1 ano e boto o treco pra funcionar!

 

Alguem se habilita? :friends: :friends:

 

Em Janeiro vou pra Havaí/Japão e posso tentar comprar. Se bobear até antes consigo encomendar, meu Pai viaja toda hora. Consegue me passar as especificações pra eu procurar na Amazon? VAMOS colocar a estação no "Ponto G" do PNI, é apenas uma questão de tempo!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

GVieira, essa umidade de 24% no PNI/Marcão faz parte das oscilações inesperadas do PNI, quanto a direção do vento, de sudeste, acredito que está errada, de uns dias pra cá, a estação PNI/Marcão está com ventos de Sudeste o tempo todo, deu algum defeito.

 

Quando sobe rápido a temperatura e a umidade despenca o vento deve ter mudado para norte/noroeste.

Se não voltar a negativar mais, não tem problema,a mínima de hoje foi de -1,4ºC por volta de 3 h 37 da madrugada,mas foi superada as 19 h 55 min com -3,3ºC.

Link to comment
Share on other sites

GVieira, essa umidade de 24% no PNI/Marcão faz parte das oscilações inesperadas do PNI, quanto a direção do vento, de sudeste, acredito que está errada, de uns dias pra cá, a estação PNI/Marcão está com ventos de Sudeste o tempo todo, deu algum defeito.

 

Quando sobe rápido a temperatura e a umidade despenca o vento deve ter mudado para norte/noroeste.

Se não voltar a negativar mais, não tem problema,a mínima de hoje foi de -1,4ºC por volta de 3 h 37 da madrugada,mas foi superada as 19 h 55 min com -3,3ºC.

 

Ah sim, tinha achado estranho a brusca mudança com o vento na mesma direção, ta explicado então :good2: .

Link to comment
Share on other sites

 

Em Janeiro vou pra Havaí/Japão e posso tentar comprar. Se bobear até antes consigo encomendar, meu Pai viaja toda hora. Consegue me passar as especificações pra eu procurar na Amazon? VAMOS colocar a estação no "Ponto G" do PNI, é apenas uma questão de tempo!

 

 

Luba fiz uma pesquisa a algum tempo olha é disso que precisamos

 

O alcance seria de 3,2km , acho que já foi discutido isso aqui , só nao sei o que que deu !

 

m_DAV-7654.gif

 

m_DAV-7654_1.gif

 

310Fn2OoL-L.jpg

 

http://www.ebay.com/itm/Brand-New-DAVIS-LONG-RANGE-REPEATER-SOLAR-POWERED-/331222334416?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4d1e63bbd0

 

http://www.skyview.co.uk/acatalog/DAV_7654OV.html

Link to comment
Share on other sites

Marcão-PNI chegou a -3,3 e agora disparou +4,2

Fico pensando aqui se em Furnas acontece essa variação

Para mim lá está negativa e assim ficará até amanhecer

 

Carlos tem como pegar dados das temperaturas durante a madrugada la de Furnas para ver se ele tem essa variação por conta dos ventos?

Link to comment
Share on other sites

Marcão-PNI chegou a -3,3 e agora disparou +4,2

Fico pensando aqui se em Furnas acontece essa variação

Para mim lá está negativa e assim ficará até amanhecer

 

Carlos tem como pegar dados das temperaturas durante a madrugada la de Furnas para ver se ele tem essa variação por conta dos ventos?

 

 

Vou ver se consigo pegar domingo mais acho que não só os extremos !

Link to comment
Share on other sites

Impressionando com esse frio no final de dezembro de 1990. Até pensei que o mês tinha sido caracterizado por bloqueios atmosférico já que uma vez foi ver o mapa de anomalias de chuva do CPTEC e constava que naquele mês daquele ano, os desvios de chuva ficaram bem abaixo de média no Brasil central.

 

Não me recordo do frio no final de1990 (tinha 5 anos apenas), mas um outro final de ano (dia 30, 31 também) que eu me lembro de ter feito temperaturas baixas em Sampa foi o de 1993.

Um refresco em torno do Natal e/ou do Ano Novo a cada 2/3/4 anos é tradicional em Sampa.

 

Alguns exemplos mais recentes (Mirante):

 

26/12/2012 - 18,5 / 21,1

 

02/01/2011 - 18,9 / 21,3

03/01/2011 - 18,5 / 21,9

 

26/12/2008 - 16,3 / 22,3

27/12/2008 - 16,2 / 21,7

 

27/12/2005 - 16,6 / 23,9

 

24/12/2003 - 16,5 / 20,3

25/12/2003 - 16,4 / 22,7

 

02/01/2004 - 15,7 / 19,5

 

26/12/2002 - 17,9 / 21,8

 

23/12/2001 - 16,8 / 22,9

24/12/2001 - 15,2 / 19,6

25/12/2001 - 15,7 / 23,4

26/12/2001 - 16,4 / 22,8

 

02/01/2000 - 17,6 / 20,8

Link to comment
Share on other sites

Riacho Grande SBC

Atual: 14.5 ºC

Máxima: 16.3 ºC

Mínima: 10.7 ºC

 

Vl Mariana Z - Sul

Atual: 16.7 ºC

Máxima: 21.6 ºC

Mínima: 12.2 ºC

 

Penha Z - Leste

Atual: 19.1 ºC

Máxima: 22.2 ºC

Mínima: 13.5 ºC

 

Lapa Z Oeste

Atual: 18.5 ºC

Máxima: 22.5 ºC

Mínima: 13.7 ºC

Mirante: 12,7°C / 22,2°C

IAG: 12,1°C / 21,0°C

Link to comment
Share on other sites

Só vou dizer mais uma vez: até qquando teremos que aguentar os comentários cheios de achismos e subjetivides do excelentíssimo João Nicolau???

 

A última pérola é que os natais eramais "fesquinhos" a 20 ou 25 anos atrás! Cadê os dados para provar?

 

Porque ao invés de falar isto você não pega os dados da véspera e do natal dos últimos 30 anos e veja o que ocorreu, falando baseado em dados e não nesse papo chato querendo dizer que o mundo nao está normal?

 

Sugiro que a moderação faça uma enqute perguntando quantos aqui ainda tem saco de ler essas baboseiras.

 

Benza Deus... :negative:

Link to comment
Share on other sites

Noite amena na R.M do Rio de Janeiro. Venta forte e por isso a temperatura não está caindo, céu aberto. Está uma noite bem fresca.

 

Xerém (Baixada Fluminense): 12,8°/ Rajadas: 5,4km/h / umid 97%

Marambaia (Zona Oeste/ Orla): 17,8° / Rajadas: 26,6km/h / umid: 64%

Forte de Copacabana (Zona Sul/ Orla): 18,4° / Rajadas: 18,7km/h / umid: 69%

Vila Militar (Zonas Norte e Oeste): 18,5° / Rajadas: 28,8 km/h / umid: 62%;

Link to comment
Share on other sites

Noite amena na R.M do Rio de Janeiro. Venta forte e por isso a temperatura não está caindo, céu aberto. Está uma noite bem fresca.

 

Forte de Copacabana (Zona Sul/ Orla): 18,4° / Rajadas: 18,7km/h / umid: 69%

Vila Militar (Zonas Norte e Oeste): 18,5° / Rajadas: 28,8 km/h / umid: 62%;

 

ZN mais quente que a ZS... :mosking:

-----------------------

Estações da GeoRio:

 

Alto da Boa Vista: 15,4°C

Jd Botânico: 18,6°C

Link to comment
Share on other sites

Um refresco em torno do Natal e/ou do Ano Novo a cada 2/3/4 anos é tradicional em Sampa.

 

Alguns exemplos mais recentes (Mirante):

 

26/12/2012 - 18,5 / 21,1

 

02/01/2011 - 18,9 / 21,3

03/01/2011 - 18,5 / 21,9

 

26/12/2008 - 16,3 / 22,3

27/12/2008 - 16,2 / 21,7

 

27/12/2005 - 16,6 / 23,9

 

24/12/2003 - 16,5 / 20,3

25/12/2003 - 16,4 / 22,7

 

02/01/2004 - 15,7 / 19,5

 

26/12/2002 - 17,9 / 21,8

 

23/12/2001 - 16,8 / 22,9

24/12/2001 - 15,2 / 19,6

25/12/2001 - 15,7 / 23,4

26/12/2001 - 16,4 / 22,8

 

02/01/2000 - 17,6 / 20,8

 

Vale destacar que os primeiros dias de 2011 foram amenos não por conta de alguma influência de MP, mas sim por causa da atuação de uma ZCAS (verão 2010 para 2011 excelente por sinal). Já os últimos dias de 2010, a Grande SP ficou sob influência da uma pós frontal, fazendo com que tivéssemos noites e madrugadas bem frescas e tardes não tão quentes.

 

======================================================================================

 

O que eu me recordo, é que até as NOITES DE NATAL há uns 20 ou 25 anos atrás eram mais fresquinhas e sem calorões exagerados. Mesmo que fizesse um dia quente, tínhamos um ar gostoso à noite em Porto Alegre. Peguem os últimos NATAIS e vejam que noites quentes estamos tendo nos últimos anos!

No NATAL de 2012 até luz faltou, pela quantidade de ares condicionados que estavam ligados e muitas casas tiveram suas ceias estragadas, pela falta de conservação dos alimentos. UM ABSURDO. Mas... ha quem ache tudo dentro da normalidade. Cada um tire suas conclusões.

Abraços e boa noite a todos!

 

Aqui em Sampa, eu creio que não mudou tanta coisa! Como o Aldo já postou, na década de 2000 tivemos alguns finais de anos com dias mais frescos. O verão 2003/2004 foi até friozinho tanto no Natal quanto no ano novo!

 

Lembro mesmo de calorão que fez em áreas do sul do Brasil no natal de 2012. Aqui em Sampa também fez muito calor nesse dia (dezembro de 2012 também foi bem quente por aqui).

Link to comment
Share on other sites

17,6°C na Davis do Leblon. É um massacre! :rofl:

 

XqBBEFQ.png

 

Vai rindo mesmo zie..., daqui a pouco para de ventar e o polo do frio da cidade do Rio de Janeiro vai jogar uma mínima brilhante na cara da sua ZS dos "congelantes" 17°C, rum... :onthequiet: #ochoroélivre #respeiteos9graus #aquié4grausaié17 . :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Só vou dizer mais uma vez: até qquando teremos que aguentar os comentários cheios de achismos e subjetivides do excelentíssimo João Nicolau???

 

A última pérola é que os natais eramais "fesquinhos" a 20 ou 25 anos atrás! Cadê os dados para provar?

 

Porque ao invés de falar isto você não pega os dados da véspera e do natal dos últimos 30 anos e veja o que ocorreu, falando baseado em dados e não nesse papo chato querendo dizer que o mundo nao está normal?

 

Sugiro que a moderação faça uma enqute perguntando quantos aqui ainda tem saco de ler essas baboseiras.

 

Benza Deus... :negative:

 

Haja saco!!! Sempre a mesma ladainha. Sugiro uma votação imediata.

 

Aliás, no Natal de 2011 quase nevou na Serra e Bagé teve dias invernais e depois no final do ano também, cujo até o "povo" comentou que estava um frio incomum.

 

Mas ele só fala bobagem pra ficar incomodando por aqui, isso é falta do que fazer.

Link to comment
Share on other sites

Predomina o tempo encoberto e com vento nesta madrugada em Juiz de Fora. Faz 12,6C aqui em casa

e 11,1C no INMET. Advecção ainda acontecendo, visto que o vento continua, mas desta vez ele é de LESTE.

 

Temperatura bem baixa por aí, se considerar o céu encoberto!

 

========================================================================

 

Aqui no Tatuapé temos céu limpo. Faz 13 graus nos postos do CGE mais próximos.

São Mateus e Parelheiros registram 10 graus e Capela do Socorro 9 graus.

Link to comment
Share on other sites

Do 8 ao 80 no Assunção!

 

A pouco, céu estrelado sem NENHUMA nuvem, e 11,3 graus...em seguida a temperatura disparou e foi a 11,7...e eis que agora o tempo fechou e começam a cair gotas GRANDES de chuva...isso que é temperamento forte :laugh: :laugh: :laugh:

 

E o Marcão tá 6,4, nada menos que 9 graus de diferença pros -3,3 a poucas horas! Creio que Furnas pode estar negativa desde a hora que negativou o Marcão... e são 300 metros entre uma estação e outra!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia galera!.

Durante a madrugada o vento cessou. Caimos de 17,4 para 14,1 na hora e atingimos a minima de 12,0 na zona norte do Rio. Em xerem na baixada a minima foi de 10,2 graus.

 

omdkw.jpg

 

Agora na zona norte do Rio 12,1 graus. Abraços aos que não acreditavam, não quero citar nomes, mas vou dar uma dica: o nome dele começa com Zie e termina com Mann :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Só vou dizer mais uma vez: até qquando teremos que aguentar os comentários cheios de achismos e subjetivides do excelentíssimo João Nicolau???

 

A última pérola é que os natais eramais "fesquinhos" a 20 ou 25 anos atrás! Cadê os dados para provar?

 

Porque ao invés de falar isto você não pega os dados da véspera e do natal dos últimos 30 anos e veja o que ocorreu, falando baseado em dados e não nesse papo chato querendo dizer que o mundo nao está normal?

 

Sugiro que a moderação faça uma enqute perguntando quantos aqui ainda tem saco de ler essas baboseiras.

 

Benza Deus... :negative:

 

Bom dia, Diego!

Tudo bem contigo?

Eu estou ótimo!

Seguinte: sugiro que faças tu mesmo! Pegues os NATAIS dos anos 80 e 90 e constate se não eram, de um modo geral (não todos claro) mais fresquinhos.

A última coisa que quero é te aborrecer. Portanto, amigo, sugiro que dê um IGNORE nas minhas mensagens. Há um sistema no BAZ que permite fazer isso.

Abraços e um excelente sábado pra ti!

AQUI EM PORTO ALEGRE , a chuva ainda não chegou, temos um pouco de sol e temperatura muito agradável. Acredito em alguma instabilidade na parte da tarde.

Abraços a todos.

Link to comment
Share on other sites

William, o vento atrapalhou uma mínima menor no sítio da Lage,somente 5,3ºC.

 

Lá na Vila Inglesa/Campos Jordão o vento parou, a mínima foi a 1,3ºC.

 

William, para a estação do bairro Reserva, ficar on-line, você tem que ir lá?

 

 

Não não , to conseguindo acessar ela pelo team viwe , só que ta aparecendo no programa erro de conexão , vou ver se consigo falar com o caseiro la pra ele verificar os cabos !

 

As minimas de hoje foram ruins por causa do vento , de manha fazia 5°C com rajadas de 30km/h e agora faz 13°C com rajadas de 30km/h , nos picos ao norte muita neblina !

 

PNI Marcão tem que subir a umidade , esperança de chegar la amanha com muita geada , vou amanhecer por la !

Link to comment
Share on other sites

JT sou 2 anos mais velho q vc e lembro q os natais das décadas 1970/1980 eram normalmente kentes.

Eu ACHO q atualmente estão até mais frescos! Meus conhecidos e amigos tbm ACHAM isso!

Mas enfim, opinião...

 

Quentes sempre foram, Carlos Campos. Afinal, é final de dezembro. O que eu quis dizer, e como sempre interpretam errado, é que as noites de Natal, normalmente, eram mais fresquinhas, sem calor tão opressivo como temos tido nos últimos anos. Minha referência é a PORTO ALEGRE especificamente. Façam uma aposta: peguem os dados das temperaturas em torno das 21h dos dias 24/12 e constatem. Simples. Vão se surpreender.

Abraços e um bom dia!

Link to comment
Share on other sites

PARANÁ - TEMPERATURA E VENTOS

 

13,3 Palmas NE 20 km/h

13.5 Pinhais NE 10 km/h

13,9 Curitiba NE 7 km/h

14,2 Ponta Grossa NE 18 km/h

16,9 Apucarana E 28 km/h rajadas 50 km/h

19,5 Cascavel NE 29 km/h rajadas 52 km/h durante a madrugada

19,6 Umuarama NE 25 km/h rajadas 43 km/h

20,9 Toledo NE 22 km/h rajadas 39 km/h

 

Na maior parte do Estado, ventos soprando moderados com rajadas ocasionais de NE, direcionadas para a instabilidade q avança.

 

+

 

Chuvas e chuviscos ainda foram verificados na Serra e litoral do Estado.

 

Alguns acumulados em 24h:

 

10,4 mm Porto de Cima (serra)

9,4 mm Salto do Meio (serra)

3,4 mm Guaricana

2,6 mm Morretes

1,6 mm Antonina

 

(Fonte: Simepar)

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 9,7ºC na Granja Viana. No momento, 17,5ºC. Chegaremos aos 24/25ºC hoje. A mínima do ano por aqui foi 5,5ºC; o pior resultado em mínimas pontuais desde que acompanho por aqui. No entanto, 2 semanas após o início da Copa, tivemos várias incursões polares (média de 1 x semana até agora), porém apenas moderadas e 2 fortes; nenhuma intensa.

 

Na expectativa de que seguiríamos o monumental inverno USA, me decepcionei. Uma hora vai "fechar" e ter alguma correlação (perdão Coutinho, não me contive. Respeito sua opinião, mas não concordo com o "PADRÃO USA" para nós.)

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

CACO, você andou sumido do BAZ, ainda bem que voltou.

 

 

Aqui em Laje do Muriaé, parecia que ia ser uma manhã de céu azul,mas o céu está quase que totalmente encoberto, estava limpo até 5 h 30 da madrugada.Os ventos de sudeste começaram agora a pouco, mantendo uma sensação de frio.

 

William, acredito que no amanhecer de amanhã, o PNI/Marcão e Furnas tenham geadas.

Link to comment
Share on other sites

JT sou 2 anos mais velho q vc e lembro q os natais das décadas 1970/1980 eram normalmente kentes.

Eu ACHO q atualmente estão até mais frescos! Meus conhecidos e amigos tbm ACHAM isso!

Mas enfim, opinião...

 

Quentes sempre foram, Carlos Campos. Afinal, é final de dezembro. O que eu quis dizer, e como sempre interpretam errado, é que as noites de Natal, normalmente, eram mais fresquinhas, sem calor tão opressivo como temos tido nos últimos anos. Minha referência é a PORTO ALEGRE especificamente. Façam uma aposta: peguem os dados das temperaturas em torno das 21h dos dias 24/12 e constatem. Simples. Vão se surpreender.

Abraços e um bom dia!

João

Vc mora em área urbana. A intensidade da circulação dos ventos foi alterada. É como se tivessem desligado o grande ventilador natural.

Eu moro no campo. Permanece tudo igual por aki. Algumas oscilações para mais ou para menos, dependendo da dinâmica no período em kestão.

Link to comment
Share on other sites

Nicolau, não fui em quem levantou a bola sobre natais mais frescos no passado. Eu nunca achei isto. Portanto esse trabalho é seu! Vá atrás dos dados! Prove o que diz.

 

Percebe como tu levanta umas baboseiras sem fundamentopara que alguém se dê ao trabalho de desmenti-lo?

 

Acho que vc deveria fazer uma introspecção.

 

De nada adianta falar um monte de M sem provar o que diz e depois dar uma risada para amenizar seu ponto de vista subjetivo; chamar todo mundo de amigo e ao final de cada frase colocar PAZ e HARMONIA na esperança de que as pessoas aceitem sua colocação.

 

Sobre o Add Foe serei obrigado a usar mesmo. Sempre parto do pressuposto de que as pessoas tem uma segunda chance de viver bem em um ambiente de fórum. Mas você teve VÁRIAS chances (lembre-se da tua trajetória no mínimo conturbada e controversa por aqui) e não muda seu jeito insistente de ser. E o pior, quer que todos se curvem as suas lamúrias sobre o clima "louco" que estamos vivendo.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.