Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Boa tarde chegando em casa agora, por incrivel que pareça peguei cota de geada na altitude de 2000 Metros , mais pra cima por tava morno ! Mas mesmo assim boas minimas !

 

As 6h

 

Furnas -3,4°C E -7°C Relva

 

Marcão 0,9°C E -3°C Relva

 

Seu Carlos anota Furnas

 

06/09 -3,3°C

 

05/09 -4,4°C

 

Depois vejo o resto !

Link to comment
Share on other sites

O radar de Bauru pega uma boca chuva no oeste paulista e que bom isso.

Quem sabe possa ter uma chuvinha aqui na Grande SP, mesmo o GFS não apontando isso.

Alguns acumulados de hoje no oeste paulista até 14h (INMET e CIIAGRO):

 

Teodoro Sampaio: 21,9 mm

Dracena: 13,1 mm

Presidente Prudente: 4,4 mm

Adamantina: 3,8 mm

Pedrinhas Paulista: 3,5 mm

Assis: 3,3 mm

Link to comment
Share on other sites

William, chegou a andar até o Campo Belo? Viu como estava o vale a esquerda da estrada (sentido Rebouças)?

 

Significativa diferença entre Marcão e Furnas!

 

Pouca geada por la mais no fundo da baixada mesmo , porem mesmo com sol ja , o lado direito onde nasce o campo belo tava congelado Digo que la ficou ou igual ou um pouco abaixo de furnas !

Link to comment
Share on other sites

As baixadas ainda mostraram uma certa força hoje em CDJ.

 

Na Vila Inglesa a mínima ficou em 2,3°C.

 

Em casa, foi de 6,3

 

O ar seco da MP "velha" ajuda muito a Mantiqueira. Acho que esse deve ter sido um bom ano nas Mantiqueira. Em termos de temperaturas baixas médias, acho que no Marcão é o ponto mais frio do Brasil. Porém, em termos de dinâmica e mínima absolutas, a serra catarinense comanda, além da neve. Mas no Marcão deve haver maior quantidade de geadas que na serra catarinense, não?

 

Máxima alta por aqui: 29ºC! No momento, 28,8ºC

Link to comment
Share on other sites

William, chegou a andar até o Campo Belo? Viu como estava o vale a esquerda da estrada (sentido Rebouças)?

 

Significativa diferença entre Marcão e Furnas!

 

Pouca geada por la mais no fundo da baixada mesmo , porem mesmo com sol ja , o lado direito onde nasce o campo belo tava congelado Digo que la ficou ou igual ou um pouco abaixo de furnas !

 

Chegou a fazer alguma medição? Pelo teu relato, então realmente a nascente do Campo Belo é provavelmente o ponto mais frio do parque, como eu e o Frost pudemos constatar tb.

 

Sobre teu relato de mais geada na cota dos 2000 mts, eu e o Frost tb achamos isso, vimos geada pouco antes da cota de 2200 metros e o Marcão tava em 7 graus! Creio que talvez a baixada do Brejo da Lapa rivalize com Campo Belo em frio ou empate com Furnas.

Link to comment
Share on other sites

William, chegou a andar até o Campo Belo? Viu como estava o vale a esquerda da estrada (sentido Rebouças)?

 

Significativa diferença entre Marcão e Furnas!

 

Pouca geada por la mais no fundo da baixada mesmo , porem mesmo com sol ja , o lado direito onde nasce o campo belo tava congelado Digo que la ficou ou igual ou um pouco abaixo de furnas !

 

Chegou a fazer alguma medição? Pelo teu relato, então realmente a nascente do Campo Belo é provavelmente o ponto mais frio do parque, como eu e o Frost pudemos constatar tb.

 

Sobre teu relato de mais geada na cota dos 2000 mts, eu e o Frost tb achamos isso, vimos geada pouco antes da cota de 2200 metros e o Marcão tava em 7 graus! Creio que talvez a baixada do Brejo da Lapa rivalize com Campo Belo em frio ou empate com Furnas.

 

 

La no brejo tava branquinho e grossa a geada , subindo se sentia um ar menos gelado !

 

Levei meu termo de maxima e minima com cabo , deixei 10 minutos no marcão e 10 em Furnas

 

Na relva

 

Furnas -7°C

 

Marcão -3°C

 

O Vigia tava comigo , sobre o Marcão tava como problemas na direção do vento agora ta ook , consegui corrigir lá !

 

Qual a altitude que o pessoal la passou de furnas ?

Link to comment
Share on other sites

Bem baixa, essa temperatura de -7ºC na relva em Furnas.

 

As diferenças de mínimas do dia 5 e 6 do Marcão e Furnas, parece que foi pouca.

 

noite do dia 5 Marcão -3,3ºC, em Furnas foi -4.4ºC

 

noite do dia 6 Marcão -2,3ºC, em Furnas foi -3,3ºC

 

Agora a de hoje 7/09, muita diferença, 0,9ºC no Marcão e em Furnas -3,4ºC.

:clapping:

Link to comment
Share on other sites

Finalmente a brisa marítima sopra trazendo um ar mais fresquinho e úmido, tava um inferno essa umidade abaixo dos 30%, agora pela R.M:

 

Vila Militar (Zonas Norte/ Oeste): 26,7° / umid: 39%

Marambaia (Zona Oeste/ Orla): 22,1° / umid: 62%

Forte de Copacabana (Zona Sul/ Orla): 20,7° / umid: 67%

Seropédica (baixada fluminense): 23,7° / umid: 56%

Xerém (baixada fluminense): 26,9° / umid: 43%

Aeroporto Santos Dumont (Centro/ Orla): 25° / umid: 54%

Base Aerea de Santa Cruz (Zona Oeste): 23° / umid: 61%

Link to comment
Share on other sites

BOA NOITE!

O dia foi predominantemente nublado em Porto Alegre, mas aos poucos, mais para o final da tarde, o tempo abriu e o sol apareceu, praticamente limpando o céu até o final do dia!

Teremos manhã um pouco fria/fresquinha amanhã, mas na parte da tarde já aquece muito, chegando a 27°c o 28°c. Na terça-feira, a temperatura prevista é de 31°c na capital dos gaúchos.

Abraços e um excelente final de domingo a todos! :good:

Link to comment
Share on other sites

Previsão para a semana (CLIMATEMPO)

 

Segunda-feira – 8 de setembro

 

- a preocupação é com a instabilidade persistente na costa leste do Nordeste: muita chuva na região de João Pessoa e de Recife.

- a secura do ar no Sudeste, em Goiás, região de Brasília e em parte do interior do Nordeste volta a chamar atenção.

 

Terça-feira – 9 de setembro

 

- ar muito seco no Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste

- nova frente fria e temporais no Rio Grande do Sul.

 

Quarta-feira – 10 de setembro

 

- calor, calor e mais calor; a secura vai incomodar

- radares ligados para acompanhar os temporais sobre o Rio Grande do Sul

 

Quinta-feira – 11 de setembro

 

- dia tenso, muito complicado: nova frente fria entra na Argentina com forte massa polar e começa a influenciar o Sul do Brasil; temporais começam a avançar para Santa Catarina e Paraná, além do Paraguai e do sul e oeste de Mato Grosso do Sul

- calor demais no Sudeste e Centro-Oeste, mas a temperatura começa a baixar em áreas do Rio Grande do Sul

 

Sexta-feira – 12 de setembro

 

- ainda bem que não é “sexta 13” porque os céus vão ficar raivosos: frente fria ganha força e avança para São Paulo (dia tenso) e Mato Grosso do Sul; dia de ventania, de muita chuva no Sul e muito frio também

- surpresinha: ar polar é continental e começa a entrar pela Bolívia; Argentina e Uruguai gelados.

 

Sábado – 13 de setembro

 

- frio intenso e risco de geada no Sul; ar polar pode provocar friagem moderada em parte de Mato Grosso, Rondônia a Acre

- a temperatura despencada em São Paulo, Rio de Janeiro e em Mato Grosso do Sul

Link to comment
Share on other sites

Sexta-feira – 12 de setembro

 

- ainda bem que não é “sexta 13” porque os céus vão ficar raivosos: frente fria ganha força e avança para São Paulo (dia tenso) e Mato Grosso do Sul; dia de ventania, de muita chuva no Sul e muito frio também

- surpresinha: ar polar é continental e começa a entrar pela Bolívia; Argentina e Uruguai gelados.

 

Sábado – 13 de setembro

 

- frio intenso e risco de geada no Sul; ar polar pode provocar friagem moderada em parte de Mato Grosso, Rondônia a Acre

- a temperatura despencada em São Paulo, Rio de Janeiro e em Mato Grosso do Sul

 

A previsão eu acredito que foi baseada nas 00z de hoje do modelo GFS e a rodada indicava uma forte massa de ar polar. Só que as outras rodadas deram uma enfraquecida nessa MP e também mostram ela bem mais marítima. Além disso, o EWF continua a insistir na continuidade do bloqueio!

Link to comment
Share on other sites

Sexta-feira – 12 de setembro

 

- ainda bem que não é “sexta 13” porque os céus vão ficar raivosos: frente fria ganha força e avança para São Paulo (dia tenso) e Mato Grosso do Sul; dia de ventania, de muita chuva no Sul e muito frio também

- surpresinha: ar polar é continental e começa a entrar pela Bolívia; Argentina e Uruguai gelados.

 

Sábado – 13 de setembro

 

- frio intenso e risco de geada no Sul; ar polar pode provocar friagem moderada em parte de Mato Grosso, Rondônia a Acre

- a temperatura despencada em São Paulo, Rio de Janeiro e em Mato Grosso do Sul

 

A previsão eu acredito que foi baseada nas 00z de hoje do modelo GFS e a rodada indicava uma forte massa de ar polar. Só que as outras rodadas deram uma enfraquecida nessa MP e também mostram ela bem mais marítima. Além disso, o EWF continua a insistir na continuidade do bloqueio!

 

Exatamente, Dani. O ECMWF projeta uma semana flamejante.

 

11/09

TLNGf5i.png

 

13/09

57aWIB6.png

Link to comment
Share on other sites

Exatamente, Dani. O ECMWF projeta uma semana flamejante.

 

11/09

http://i.imgur.com/TLNGf5i.png

 

13/09

http://i.imgur.com/57aWIB6.png

 

Essa divergência me deixa meio angustiado. O GFS em algumas rodadas chegou a seguir o europeu. Foram elas:

 

12z de sábado 06/09;

06z de domingo 07/09;

 

O GFS tá começando a sugerir uma nova rodada de ASAS depois da passagem da frente fria!

Link to comment
Share on other sites

Olha só que coisa:

 

tenho 15,8 agora lá fora, e estou a 810 mts de altitude.

 

CDJ tem 9,0 na Vila Inglesa... a 100 km mais ao Norte daqui e a 1646 mts de Altitude...mais de 800 acima de meu ponto.

 

E o Posto Marcão...300 km mais ao Norte e a 2451 mts de altitude...praticamente mais 800 metros pra cima de Campos do Jordão...e com 3,3 graus! Logo, está já desproporcional, pois está mais ao norte...Para vcs verem como a altitude consegue ser mais forte que a própria localização geográfica.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas pelo país (08/09) - INMET:

 

Curitibanos - SC: 13,8°;

Caçador - SC: 13,5°;

Bagé - RS: 12,9°

Canela - RS: 12,8°

Indaial - SC: 16,0°

Guarapuava - PR: 13,5°

Foz do Iguaçu - PR: 16,3°

Campos do Jordão - SP: 10,6°

Barueri - SP: 15,6°

Presidente Prudente - SP: 17,7°

Nova Friburgo - RJ: 4,3°

Rio de Janeiro - RJ (Copacabana): 18,0°

Manhuaçu - MG: 10,0°

Monte Verde - MG: 12,3°

Linhares - ES: 17,0°

Ponta Porã - MS: 17,1°

Brasília - DF: 14,1°

Cuiabá - MT: 24,6°

Epitaciolândia - AC: 19,2°

Vilhena - RO: 21,2°

Piatã - BA: 11,8°

Porto Seguro - BA: 15,6°

Vitoria da Conquista - BA: 12,4°

Garanhuns - PE: 16,0°

João Pessoa - PB: 22,0°

Manaus - AM: 26,1°

Belém - PA: 23,1°

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.