Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

Aqui em São Paulo tem feito um clima agradável, ainda que as mínimas pudessem ser mais baixas. Meu grau de conforto em meu termômetro de pele é sair pra almoçar e não voltar transpirando. Aos poucos fui notando que o que afeta esta sensação de conforto em meu termômetro de pele não é a temperatura em si, mas principalmente a umidade elevada que atrapalha o corpo realizar o processo de resfriamento por transpiração.

 

Quem já teve a oportunidade de ir para Belém do Pará sabe bem o que eu estou falando. Não existe clima mais desagradável que o de Belém. Alto calor com muita umidade.

 

Acho importante comentar que o clima de São Paulo, apesar de MUITO longe do ideal, por não ser de extremos, deve ser o clima de capital brasileira com maior conforto térmico. Porto Alegre, por outro lado, tem verões amazônicos (quem já esteve de terno aí no verão sofre!) e invernos gelados. Ressalto que não estou falando se acho melhor ter mais frio ou mais calor, apenas que São Paulo tem um razoável conforto climático.

 

Onde será que está o maior conforto climático do Brasil? Será que nas Serras do Nordeste?

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Onde será que está o maior conforto climático do Brasil? Será que nas Serras do Nordeste?

 

Isso é extremamente subjetivo, mas supondo que estamos falando de temperaturas quase sempre abaixo de 25 e acima de 15 talvez bons candidatos seriam:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_do_Sol

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_do_Barbado

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_das_Almas

 

:good2:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Passagem de uma frente de rajada despencou a temperatura de 26ºC para 17ºC em questão de minutos !!!

 

Mas mesmo assim frente fria não chegou, no Chuí já choveu bastante e por lá fazem 10ºC e chove e com rajadas de vento acima de 80km/h !!! Coitado do pessoal que vive por lá...

 

Enquanto isto o resto do Estado vai tendo uma noite amazônica!!

Link to comment
Share on other sites

Onde será que está o maior conforto climático do Brasil? Será que nas Serras do Nordeste?

 

Isso é extremamente subjetivo, mas supondo que estamos falando de temperaturas quase sempre abaixo de 25 e acima de 15 talvez bons candidatos seriam:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_do_Sol

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_do_Barbado

 

:good2:

 

 

Frost,

 

Acho que é mais ou menos isso que você falou, temperaturas entre 15 e 25 com média umidade do ar. :good:

Link to comment
Share on other sites

Onde será que está o maior conforto climático do Brasil? Será que nas Serras do Nordeste?

 

Se as cidades da serra do nordeste não possuem os climas mais confortáveis no país, sem dúvidas está entre um dos mais agradáveis, temos como exemplo:

 

Vitória da Conquista:

 

Temperatura mínima registrada: 6,0°

Mínima Média do Mês mais frio: 11,2°

Máxima Média do Mês mais quente: 29,3°

Temperatura máxima registrada: 34,9

 

Parece ser uma cidade de clima muito ameno, difcilmente indo abaixo de 10° e muito acima dos 30°.

 

Outra cidade que considero muito amena é Garanhuns - PE, na qual a menor temperatura registrada foi de 10° e a máxima de 34,8°.

 

Mesmo no verão são cidades que você consegue andar tranquilo nas ruas sem muito sofrimento com o calor como acontece por aqui.

Link to comment
Share on other sites

GFS e Europeu continuam ABSURDAMENTE diferentes em 140 horas. ECMWF coloca uma MP de respeito avançando bem até o PR (Curitiba teria um bom frio) e refrescando legal o sudeste. Já pelo GFS o frio só chegaria ao sul de SC até a MP ir pro mar e refrescar de leve o litoral do Sul e do SE. Espero que o Europeu leve de novo, mas acho difícil pelo histórico desse ano...

Link to comment
Share on other sites

GFS e Europeu continuam ABSURDAMENTE diferentes em 140 horas. ECMWF coloca uma MP de respeito avançando bem até o PR (Curitiba teria um bom frio) e refrescando legal o sudeste. Já pelo GFS o frio só chegaria ao sul de SC até a MP ir pro mar e refrescar de leve o litoral do Sul e do SE. Espero que o Europeu leve de novo, mas acho difícil pelo histórico desse ano...

 

Mesmo assim o frio do Europeu é mais uma pequena pausa no bloqueio do que a quebra do padrão!!

 

Tanto que em 192/216 horas ele coloca o anticiclone em 500 hpa no litoral do Sudeste retornando... É o resumo de 2014... Bloqueio.

Link to comment
Share on other sites

São Paulo variando nesse momento de 17,3 graus em Parelheiros a 25 graus na Mooca ...segundo o CGE .

 

Congonhas ainda "fritando" com 26°C.

 

Ziemann

O aeroporto de Congonhas consegue ser mais quente ainda do que a Mooca que é um dos bairros mais áridos da capital . Sinceramente não entendo o aero de Congonhas ...Existe um limite para as ilhas de calor , e ele supera todas :laugh:

 

Nesse momento pelo CGE temperaturas de 13,7 graus na Capela do Socorro a 24 graus no Anhembi ...

Link to comment
Share on other sites

Congonhas ainda "fritando" com 26°C.

Ziemann

O aeroporto de Congonhas consegue ser mais quente ainda do que a Mooca que é um dos bairros mais áridos da capital . Sinceramente não entendo o aero de Congonhas ...Existe um limite para as ilhas de calor , e ele supera todas :laugh:

Congonhas, além de ficar numa área totalmente urbanizada, sem verde, ainda é um topão.

 

Acho que aí está pelo menos parte do problema, embora a estação do Mirante também seja um super-topo.

Link to comment
Share on other sites

Onde será que está o maior conforto climático do Brasil? Será que nas Serras do Nordeste?

 

Isso é extremamente subjetivo, mas supondo que estamos falando de temperaturas quase sempre abaixo de 25 e acima de 15 talvez bons candidatos seriam:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_do_Sol

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_do_Barbado

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_das_Almas

 

:good2:

 

São Paulo se enquadra bem nesse quesito, excluindo 2014.

Link to comment
Share on other sites

Nem Capela do Socorro, nem Parelheiros, nem São Mateus.

 

A Estação mais fria agora do CGE é a de Santana do Parnaiba, com 12C... Escolheram a dedo o lugar pra instalar pelo visto!

 

Aliás enorme contraste térmico agora na RMSP... As temperaturas vão de 12C em Santana do Parnaiba a 23C na Sé nesse início de madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Nem Capela do Socorro, nem Parelheiros, nem São Mateus.

 

A Estação mais fria agora do CGE é a de Santana do Parnaiba, com 12C... Escolheram a dedo o lugar pra instalar pelo visto!

 

Aliás enorme contraste térmico agora na RMSP... As temperaturas vão de 12C em Santana do Parnaiba a 23C na Sé nesse início de madrugada.

 

Santana do Parnaíba (Alphaville) é uma região bem mais fria que a chapa de concreto de São Paulo!

Link to comment
Share on other sites

Eaee gente boa!

 

Estamos tendo um dia muito quente no Rio, a tarde foi infernal, variamos entre 13,8° e 32,2, a umidade caiu para 27%. No momento temos céu limpo e temperatura alta, 22,5°, está muito abafado.

Hoje a natureza deu um recado por aqui dizendo que a primavera está chegando, ao anoitecer estava muito abafado e os postes nas ruas estavam tomados daqueles insetos que ficam voando próximos as lampadas, esse é um dos indicativos que o inverno se despediu por aqui, eles "surgem" todos os anos na época em que a atmosfera está se aquecendo.

 

Amanhã devemos chegar aos 35° :prankster:

 

Já aqui em SP é o Siriri o sinal do final do inverno. Semana passada já saiu uma revoada deles lá pros lados da Marginal Pinheiros e hoje também começaram a voar na região. Mas enquanto de noite a temperatura ainda desabar por causa da MP velha no oceano, fica sob controle os bichos...mas amanhã promete ser o dia dos Siriris!

Link to comment
Share on other sites

Onde será que está o maior conforto climático do Brasil? Será que nas Serras do Nordeste?

 

Isso é extremamente subjetivo, mas supondo que estamos falando de temperaturas quase sempre abaixo de 25 e acima de 15 talvez bons candidatos seriam:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_do_Sol

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_do_Barbado

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_das_Almas

 

:good2:

 

São Paulo se enquadra bem nesse quesito, excluindo 2014.

 

São Paulo capital deve ser a capital com o clima mais ameno no Brasil, Belo Horizonte deve vir logo atrás imagino eu.

 

Curitiba a capital mais fria e POA a capital com o clima mais variado de todas. Manaus deve ser a capita com o clima mais mórbido do Brasil, talvez Belém fique logo atrás.

Link to comment
Share on other sites

OBS; EM 2013 FORAM 123 DIAS COM GEADA NA REGIÃO DE S.JOAQUIM, NOVO RECORDE (103 DIAS EM 1999 O ANTERIOR) E 40 DIAS ACIMA DA MÉDIA (83 DIAS/ANO).

 

EM 2014 JÁ FORAM 70 DIAS COM GEADA NA REGIÃO DE SÃO JOAQUIM, SENDO 51 DIAS NA CLIMATERRA. (83 DIAS/ANO É A MÉDIA)

 

Informações acima retiradas da Climaterra, acho que isso já diz tudo o quão foi ruim nosso inverno!

 

Eu teria curiosidade para saber o número de dias com geada em SJ de 2005 até 2014, para saber se o meu julgamento do que foi um inverno bom ou ruim está de acordo.

Link to comment
Share on other sites

BOM DIA!

Temperaturas entre 16°c e 18°c em Porto Alegre, segundo o METROCLIMA. Tempo começa a mudar e a temperatura também!

Levando em consideração o calorão que tivemos ontem, amanhã será um dia frio, mesmo que não seja um frio significativo, pois a queda da temperatura será muito acentuada

Abraços a todos e uma excelente quarta-feira, com paz e saúde!

Link to comment
Share on other sites

Tivemos keda expressiva de temperatura durante a madrugada, com a mínima chegando à 10,7 (ontem, máxima de 27,2).

Às 6h da manhã ainda havia nevoeiros nas baixadas, q logo se dissiparam... os ventos começaram a soprar do norte, a temperatura disparou a subir.

Situação tipicamente pré-frontal, mas q ñ resultará em chuvas..

20140910_072040-1.jpg.2a9eb24c318976190e615ccd97590ee4.jpg

20140910_071411-1.jpg.0511a315bc3edf5cc6fa6e81057feb41.jpg

20140910_070707-1.jpg.b27abb07ce5b7240b81e373480e18ca9.jpg

20140910_065424-1.jpg.8e7ffbabc57ee38503bcf8752f4f6e88.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

OBS; EM 2013 FORAM 123 DIAS COM GEADA NA REGIÃO DE S.JOAQUIM, NOVO RECORDE (103 DIAS EM 1999 O ANTERIOR) E 40 DIAS ACIMA DA MÉDIA (83 DIAS/ANO).

 

EM 2014 JÁ FORAM 70 DIAS COM GEADA NA REGIÃO DE SÃO JOAQUIM, SENDO 51 DIAS NA CLIMATERRA. (83 DIAS/ANO É A MÉDIA)

 

Informações acima retiradas da Climaterra, acho que isso já diz tudo o quão foi ruim nosso inverno!

 

Eu teria curiosidade para saber o número de dias com geada em SJ de 2005 até 2014, para saber se o meu julgamento do que foi um inverno bom ou ruim está de acordo.

 

GEADA NÃO É UM BOM PARÂMETRO, BOA PARTE DESTA DIFERENÇA FOI A SECURA EM 2013 E A UMIDADE EM 2014, EXAGEROU P/OS DOIS LADOS.

 

EM HORAS DE FRIO;

 

URUPEMA

 

1264 CONTRA 807

 

S.J/TOPO

 

730 CONTRA 628

 

JÁ NAS UNIDADES DE FRIO, CAPTA O CALOR DA TARDE, FICOU DE NORMAL A ACIMA DA MÉDIA.

 

NO GERAL O INVERNO FICOU ACIMA DA MÉDIA, MAS SEM O EXAGERO DE MUITOS AQUI.

 

11,1/10,4/9,9/11,7= 10,8 1 DIA DE NEVE E 3 DE SINCELO. PORÉM PODEREI TER O PRIMEIRO INVERNO SEM NEVE NO QUINTAL EM 16 ANOS.

 

NORMAL

 

11,1/9,7/9,6/10,8 = 10,3

Link to comment
Share on other sites

Vampiroes a solta por aqui BuAhaAHaahahah :vampire: :vampire: :vampire: :vampire: :vampire:

 

Mais uma geada no ano , perdi as contas , em torno de 60 - 70 Geadas

 

Minimas hoje :

 

RESERVA 0,7°C

 

LAGE 3,1°C

 

Porem só viu geada quem madrugou , agora á faz em tornos dos 16°C , mais uma tarde quente a caminho !

Link to comment
Share on other sites

Vampiroes a solta por aqui BuAhaAHaahahah :vampire: :vampire: :vampire: :vampire: :vampire:

 

Mais uma geada no ano , perdi as contas , em torno de 60 - 70 Geadas

 

Minimas hoje :

 

RESERVA 0,7°C

 

LAGE 3,1°C

 

Porem só viu geada quem madrugou , agora á faz em tornos dos 16°C , mais uma tarde quente a caminho !

 

 

ISTO QUE PEDI PARA ANOTAR....AGORA IMAGINEM O SETOR PÚBLICO....

Link to comment
Share on other sites

O dia amanheceu fresquinho aqui por Registro no Vale do Ribeira, próximo ao rio Ribeira de Iguape.

 

 

O dia promete ferver e muito por aqui hoje, espero enfrentar algo em torno dos 36°C durante a tarde.

 

Durante a tarde devo enfrentar este calorão mas aí já me encaminhando para Sete Barras.

 

Por não estar com termômetro não consigo fazer nenhum registro aqui em Registro.

Link to comment
Share on other sites

MORRO DAS TORRES SC - EST CIRAM 1064 (1.725 MTS)

 

[tabela]L=Dia&Média Diária&Temp Mínima&Temp Máxima&

 

L=01/09&12,5&09,2&17,6&

L=02/09&10,3&09,2&12,1&

L=03/09&09,9&07,0&14,2&

L=04/09&06,7&05,2&08,2&

L=05/09&06,8&05,8&08,0&

L=06/09&08,3&05,3&10,5&

L=07/09&12,3&08,9&16,9&

L=08/09&13,5&09,6&17,5&

L=09/09&15,6&12,2&18,4&

L=10/09&&14,8&&

L=MÉDIA&10,6&08,7&13,7&[/tabela]

 

URUPEMA SC - EST CIRAM 2236 (1.315 MTS)

 

[tabela]L=Dia&Média Diária&Temp Mínima&Temp Máxima&

 

L=01/09&12,4&04,2&21,3&

L=02/09&11,9&06,3&15,2&

L=03/09&13,0&09,4&18,9&

L=04/09&09,9&06,9&14,0&

L=05/09&09,1&08,1&11,2&

L=06/09&11,5&08,3&15,8&

L=07/09&13,2&08,2&20,0&

L=08/09&14,0&03,8&22,1&

L=09/09&17,9&11,2&23,1&

L=10/09&&16,4&&&

L=MÉDIA&12,5&08,3&18,2&[/tabela]

Link to comment
Share on other sites

Vampiroes a solta por aqui BuAhaAHaahahah :vampire: :vampire: :vampire: :vampire: :vampire:

 

Mais uma geada no ano , perdi as contas , em torno de 60 - 70 Geadas

 

Minimas hoje :

 

RESERVA 0,7°C

 

LAGE 3,1°C

 

Porem só viu geada quem madrugou , agora á faz em tornos dos 16°C , mais uma tarde quente a caminho !

 

 

ISTO QUE PEDI PARA ANOTAR....AGORA IMAGINEM O SETOR PÚBLICO....

 

Eu anotei e minha mae excluiu minha planilha kkkkk

 

Mais tenhos os dados no programa da estação fim do mes fecho a conta e coloco aqui ! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

0,7 - PNI FURNAS

 

0,9 - PNI MARCÃO

 

8,2 - PNI MASSENA

 

Acho que foi a menor diferença até agora entre Furnas x Marcão...

 

Mas já é possível afirmar, Furnas é bem melhor para o frio que o Marcão. Acredito que deve ganhar em 80% dos dias na mínima...isso pq é uma baixadinha sem vergonha de TOPO...não dá pra subestimar o frio lá do PNI, é algo impensável em termos de BRASIL.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

 

Manhã de rápido aquecimento na capital carioca, a mínima foi de 14,3° as 6 da manhã e agora já temos 30,1° com umidade de 28%!, já é possível observar aquele vapor (em que dá a impressão que o ar fica meio trêmulo) saindo do chão da rua, telhas de amianto e teto dos carros.

 

4ui7au.jpg

Link to comment
Share on other sites

Morro do Massena RJ (2.590m) - LAT -22.37

 

DISTÂNCIA DO OCEANO - 75KM

 

[tabela]L=Mês&Med Mensal&Mín Med&Máx Med&Mín Abs&Máx Abs

 

L=Jun14&08,0&05,6&11,8&02,1&16,7&

L=Jul14&06,0&03,8&09,4&01,1&13,9&&

L=Ago14&08,5&05,4&13,0&01,2&17,3&

L=Set14&09,2&06,0&13,6&00,5&16,7&&

L=&&&&&&&

L=Média&07,9&05,2&12,0&&&&[/tabela]

 

Morro das Torres SC (1.725m) - LAT -27.55

 

DISTÂNCIA DO OCEANO - 123KM

 

[tabela]L=Mês&Med Mensal&Mín Med&Máx Med&Mín Abs&Máx Abs

 

L=Jun14&08,8&06,3&12,0&-00,7&17,6&

L=Jul14&08,3&05,7&11,7&-00,5&19,5&&

L=Ago14&09,9&07,4&13,2&-&-&

L=Set14&10,6&08,7&13,7&05,2&18,4&&

L=&&&&&&&

L=Média&09,4&07,0&12,7&&&&[/tabela]

Link to comment
Share on other sites

0,7 - PNI FURNAS

 

0,9 - PNI MARCÃO

 

8,2 - PNI MASSENA

 

Acho que foi a menor diferença até agora entre Furnas x Marcão...

 

Mas já é possível afirmar, Furnas é bem melhor para o frio que o Marcão. Acredito que deve ganhar em 80% dos dias na mínima...isso pq é uma baixadinha sem vergonha de TOPO...não dá pra subestimar o frio lá do PNI, é algo impensável em termos de BRASIL.

 

Artur impensável em termos de constância eu concordo, em extremos eu esperava mais. Algo como ao menos 1 ou 2 máximas negativas por ano ou recordes de mínimas que não é o caso.

 

Se pegarmos cidades da grande Buenos Aires ou até mesmo cidades ao norte do estado da Flórida todos ao ao nível mar já bateram com folga qualquer mínima apresentada pelos PIN.

 

Porém vivemos em uma outra realidade, acredito que em décadas passadas mais frias lá poderia apresentar temperaturas extremas mais acentuadas tanto pra cima quanto pra baixo.

Link to comment
Share on other sites

Médias Parciais - (Setembro - 9 dias)

 

18,2 (+1,4) - Porto Alegre RS

 

19,2 (+1,7) - Florianópolis SC

 

16,4 (+1,1) - Curitiba PR

 

19,3 (+0,9) - São Paulo SP

 

20,5 - (-0,5) - Belo Horizonte MG

 

Já me acostumei de ver essas parciais em vermelho neste 2014 :sad:

 

Betão, sem drama homi! O que cansei de ler sobre a questão do cobertor curto...se há lugares positivos, os há negativos também. BH foi um belo exemplo. Se a coisa anda de norte para sul, estou vendo ventos de mudança, logo poderemos ver BH aquecida e SP ou Curitiba abaixo da média...é esperar pra ver...e depois podemos ver POA abaixo da média e Curitiba acima...olhas as correlações mafilianas a todo vapor! Só não vê quem não quer. :good2: :friends:

Link to comment
Share on other sites

 

Artur impensável em termos de constância eu concordo, em extremos eu esperava mais. Algo como ao menos 1 ou 2 máximas negativas por ano ou recordes de mínimas que não é o caso.

 

Se pegarmos cidades da grande Buenos Aires ou até mesmo cidades ao norte do estado da Flórida todos ao ao nível mar já bateram com folga qualquer mínima apresentada pelos PIN.

 

Porém vivemos em uma outra realidade, acredito que em décadas passadas mais frias lá poderia apresentar temperaturas extremas mais acentuadas tanto pra cima quanto pra baixo.

 

Betão, valioso teu comentário, poderia imprimir e o guardar num quadro por tamanha assertividade. Você acabou de afirmar com todas as letras que o parametro de mais frio que o PNI está fora do Brasil, em latitudes abaixo de 28 sul ou acima de 27 norte.

 

Obviamente concordo com tudo que escreveu, lá para essas latitudes fora do Brasil, são os locais a partir do qual o PNI possa ser batido independente de altitude.

 

 

sobre frustração...não vejo com tanto pessimismo, oras não sabiamos a realidade do frio no PNI, agora sabemos...e creio que mesmo em invernos mais frios, dificilmente uma máxima negativa pode ocorrer ali. Talvez o topo do Agulhas Negras uma vez a cada 2 ou 3 anos possa ter máximas negativas, e olha lá.

 

Aqui no Sudeste, creio que será mais fácil ver máximas negativas mais ao sul da mantiqueira...talvez a Pedra da Mina e o conjunto Marins-Itaguaré consigam com pouco mais de facilidade que o Agulhas Negras...essa é a realidade de momento.

Link to comment
Share on other sites

São Paulo capital deve ser a capital com o clima mais ameno no Brasil, Belo Horizonte deve vir logo atrás imagino eu.

 

BH tem média anual de 21,1° pela normal 61-90) com média máxima de 28,8° no mês mais quente já São Paulo tem média no mês mais quente de 28,0° e ambas compartilham o recorde de 37° de temperatura máxima, então em termos de calor parecem ser bem semelhantes. Já São Paulo faz mais frio que BH no inverno, BH possui um inverno bem ameno se comparada a São Paulo. Com calor parecido e São Paulo sendo mais fria no inverno, creio que BH tenha um clima mais ameno, pois no SP no frio distoa muito na zona de conforto térmico, o que não acontece tanto com BH, principalmente em 2013 e 14 a cidade praticamente não foi beneficiada pelas ondas de frio.

Aliás estive em BH no início de dezembro de 2013 e achei o clima da cidade uma delícia, a tarde fazia 32° e ventava muito, no final da tarde caia um pé d'agua e por volta de 00:00 os termômetros na rua ficavam na casa dos 16°/17°, deu até depressão quando cheguei no Rio de volta, pois fazia 39,2° naquela tarde...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

OBS; EM 2013 FORAM 123 DIAS COM GEADA NA REGIÃO DE S.JOAQUIM, NOVO RECORDE (103 DIAS EM 1999 O ANTERIOR) E 40 DIAS ACIMA DA MÉDIA (83 DIAS/ANO).

 

EM 2014 JÁ FORAM 70 DIAS COM GEADA NA REGIÃO DE SÃO JOAQUIM, SENDO 51 DIAS NA CLIMATERRA. (83 DIAS/ANO É A MÉDIA)

 

Informações acima retiradas da Climaterra, acho que isso já diz tudo o quão foi ruim nosso inverno!

 

Eu teria curiosidade para saber o número de dias com geada em SJ de 2005 até 2014, para saber se o meu julgamento do que foi um inverno bom ou ruim está de acordo.

 

GEADA NÃO É UM BOM PARÂMETRO, BOA PARTE DESTA DIFERENÇA FOI A SECURA EM 2013 E A UMIDADE EM 2014, EXAGEROU P/OS DOIS LADOS.

 

EM HORAS DE FRIO;

 

URUPEMA

 

1264 CONTRA 807

 

S.J/TOPO

 

730 CONTRA 628

 

JÁ NAS UNIDADES DE FRIO, CAPTA O CALOR DA TARDE, FICOU DE NORMAL A ACIMA DA MÉDIA.

 

NO GERAL O INVERNO FICOU ACIMA DA MÉDIA, MAS SEM O EXAGERO DE MUITOS AQUI.

 

11,1/10,4/9,9/11,7= 10,8 1 DIA DE NEVE E 3 DE SINCELO. PORÉM PODEREI TER O PRIMEIRO INVERNO SEM NEVE NO QUINTAL EM 16 ANOS.

 

NORMAL

 

11,1/9,7/9,6/10,8 = 10,3

 

Coutinho sempre tem os exagerados mas desde o dueto 2005/2006 não sabíamos mais o que era um inverno REALMENTE ruim. Por isso não crucifico quem fica pregando que nem tivemos inverno esse ano, até tivemos uns picos de frio forte, mas foram muito curtos e logo seguidos por temperaturas agradáveis.

 

Julho/agosto/setembro do ano passado senti muito mas muitooo mais frio que este ano, simplesmente isso, é o tal termômetro de pele que o João fala.

 

Setembro do ano passado foi um típico setembro, tivemos um pequeno período quente, muita chuva com direito a uma mini enchente e alguns dias de frio invernal.

 

Desde aquele bloqueio atmosférico absurdo de fevereiro parece que a nossa atmosfera ainda não se recuperou daquele padrão.

Link to comment
Share on other sites

O problema é que temos como referencia no Vale do PNI o Marcão que se trata de uns dos lugares + quentes do Vale do PNI (não considerando os topos) em sua extensão de 4km.....Ele está apenas cerca de 30 metros dentro do vale. Esta estação de Furnas pelo que vi (270 mts dentro do vale), tem potencial sim de mínimas de -9/-10 pelo menos 2 vezes por ano e na média 1 grau abaixo do Marcão. O que está faltando mesmo são máximas negativas que aliás não acontece todos os anos no Brasil....e a neve que tb não é frequente..O Vale do PNI acredito em médias entre 4/5 graus no inverno e 12 graus no verão, tendo uma média anual na casa dos 9 graus, algo inédito no País, pois a média mais baixa anual até então estava sendo no Morro da Igreja com 10,8 em sua mini-normal de 7 anos.

Link to comment
Share on other sites

 

Artur impensável em termos de constância eu concordo, em extremos eu esperava mais. Algo como ao menos 1 ou 2 máximas negativas por ano ou recordes de mínimas que não é o caso.

 

Se pegarmos cidades da grande Buenos Aires ou até mesmo cidades ao norte do estado da Flórida todos ao ao nível mar já bateram com folga qualquer mínima apresentada pelos PIN.

 

Porém vivemos em uma outra realidade, acredito que em décadas passadas mais frias lá poderia apresentar temperaturas extremas mais acentuadas tanto pra cima quanto pra baixo.

 

Beto, concordo em muito.

 

Creio que a máxima negativa para não dizer impossível suponho ser altamente improvável.

 

Mínimas absolutas é questão de tempo superar os normais -7ºC, mínimas negativas de dois dígitos são raridades em todas paragens do território nacional.

 

Fiquei contente com a inclusão do norte da Flórida....já é um começo...para a maioria que mora nas Miamis tupiniquins.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Fiquei contente com a inclusão do norte da Flórida....já é um começo...para a maioria que mora nas Miamis tupiniquins.

 

Jacksonville na Florida , paralelo 30...tem 11 graus de média no seu mes mais frio...contra 14 de Poa...

 

E olha que eu suponho que tem um grande lago...só 3 grauzinhos de diferença.

 

(Mas é que.....em 5,4,3,2,1)

Link to comment
Share on other sites

Ontem, sol e tarde acima de 30ºC... Hoje chove, venta de Sul e faz 8ºC !!!!

 

Basicamente por isso que falo que Maria da Fé a pessoa nunca irá passar frio de verdade!!! Já que está acostumada sempre com uma faixa de temperatura.

 

E houve bastante estragos em Santa Maria devido as tempestades.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.