Carlos Dias Posted September 10, 2014 at 07:10 PM Share Posted September 10, 2014 at 07:10 PM Desculpa Carlos mas aí já tem um certo grau de populismo na sua colocação, seu filho tem quantos anos? Ele é brasileiro ou canadense nato? Quanto tempo vive lá? É só ele ou o povo canadense está reclamando da "falta de neve em setembro" ? O brasileiro médio mal conhece o clima do próprio país quanto menos dizer o que é ou está normal ou não em outros países... 29 anos e nunca viu neve...ansiedade pura...tai a explicação.. :good: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aldo Santos Posted September 10, 2014 at 07:17 PM Share Posted September 10, 2014 at 07:17 PM 29 anos e nunca viu neve...ansiedade pura...tai a explicação.. :good: Carlão, desculpe o OFF mas não resisti. :laugh: Khujln6QGnY Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aldo Santos Posted September 10, 2014 at 07:23 PM Share Posted September 10, 2014 at 07:23 PM Gostaria de instalar uma PWS em Miracatu, faltam estações na região do Ribeira. Deve esquentar demais com vento norte descendo pela Serra e entrando no vale. E de minimas perto dos parques deve ser bom tambem em MP maritima. O CIIAGRO tem várias estações no vale do Ribeira, que podem ser acompanhadas: Cajati Iporanga Itaoca Itariri Jacupiranga Miracatu Pariquera Açu Registro Ribeira Sete Barras http://www.ciiagro.org.br/ema/index.php?id=5 http://www.ciiagro.sp.gov.br/meioambiente/chuva.asp Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted September 10, 2014 at 07:27 PM Share Posted September 10, 2014 at 07:27 PM Bom, Vicente, se tivesse lido corretamente meu texto, veria que falei "na frente das MP's" e não em frentes, que obviamente se originam no continente. :laugh: :laugh: :laugh: Sobre os Andes, quando entra mais ao sul a MP, pra ela chegar forte aqui precisa de um mecanismo chamado Poço dos Andes...já falei dele lá no passado, se não chegou a ler tá no histórico do site (que nem eu sei mais onde está) :laugh: :laugh: :laugh: Já sobre a America do Norte, as MPs tem duas origens conhecidas: vindas do Alasca e Vindas dos lados da Groelandia...não são continentais por assim dizer pq se originam no Ártico (que não é um continente), salvo quando se originam da Sibéria. E vem rasgando do lado das Apalaches pq não tem altitude barrando, isso é fato. Sobre as Rochosas, nos estados unidos Continental nenhum pico ultrapassa 5 mil metros de altitude. Como disse bem, não tem montanhas a 7000 mil nas MPS DEPENDENDO da trajetória...então sim, podem ter altitudes abaixo de 3 mil e acima de 6000. Não há uma precisão nos movimentos das mps como bem sabe. Agora, se a Mantiqueira com seus 2000 e poucos metros já segura a MP, como é possível vc afirmar que a mesma altitude nos andes não segura MPS? Segura sim!. Mas tem q ter um mecanismo poderoso (ciclones e anticiclones sincronizados) pra chegar com força aqui. :clapping: :good2: A parte técnica não é o meu forte, mas acredito que uma MP terá mais dificuldade de transpor a Mantiqueira com seus 2 mil e poucos de altitude numa latitude tropical do que altitudes bem maiores mas em latitudes temperadas. As Mps chegam nas serras do sudeste com os pneus estourados e motor quase fundido, enquanto lá embaixo é um veículo semi novo em todas as camadas. :clapping: :good2: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Artur Chiovitti Posted September 10, 2014 at 07:32 PM Share Posted September 10, 2014 at 07:32 PM Não conheço a América do Norte mas acho o seguinte: - Temos muita água e pouca terra no hemisfério sul. - A América do Norte e a Ásia são duas mega-massas continentais, terra pra ninguém botar defeito. Acho que aí reside parte da explicação. Na América do Sul, por mais continental que seja a MP, seu centro dificilmente estará a mais de 1.000 km do oceano. Já na América do Norte e na Ásia elas são mega-hiper-continentais, como colocado pelo J_Vicente. :clapping: :good2: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aldo Santos Posted September 10, 2014 at 07:34 PM Share Posted September 10, 2014 at 07:34 PM SP sem uma nuvem pra contar história. Congonhas e C. de Marte com 31°C. E muito seca... Às 16h, Mirante: 31,0°C, UR 14%, ventos NO a N com rajadas de até 45 km/h. Congonhas: 31°C, UR 15%, ventos NO com rajadas de até 44 km/h. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Dias Posted September 10, 2014 at 07:42 PM Share Posted September 10, 2014 at 07:42 PM Bariloche está com 5,3 de média este mês....isso dá +0,6 na sua 61/90 Link to comment Share on other sites More sharing options...
rafael_rigoni Posted September 10, 2014 at 07:42 PM Share Posted September 10, 2014 at 07:42 PM Às 16h, Mirante: 31,0°C, UR 14%, ventos NO a N com rajadas de até 45 km/h. Congonhas: 31°C, UR 15%, ventos NO com rajadas de até 44 km/h. Caramba, deve ser horrível, em Curitiba esta agora com 34% de UR relativa e a garganta já esta sofrendo, difícil de respirar tb ... por aqui, 28ºC Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ziemann Posted September 10, 2014 at 07:45 PM Share Posted September 10, 2014 at 07:45 PM A parte técnica não é o meu forte, mas acredito que uma MP terá mais dificuldade de transpor a Mantiqueira com seus 2 mil e poucos de altitude numa latitude tropical do que altitudes bem maiores mas em latitudes temperadas. As Mps chegam nas serras do sudeste com os pneus estourados e motor quase fundido, enquanto lá embaixo é um veículo semi novo em todas as camadas. Exagerou um pouco com este "semi novo". Eu diria que as MPs chegam no RS com a potência de um fusquinha pouco rodado. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno Posted September 10, 2014 at 07:52 PM Share Posted September 10, 2014 at 07:52 PM A latitude do Chuí no litoral americano (leste), fica em Charleston, Carolina do Sul. O mês mais frio ali é de 9,6 contra 12,x do Chuí. Em Janeiro deste ano fez 8 graus negativos...olha só que diferença. Mesmo se pegarmos o litoral da Georgia , já vi marcas de 8/9 negativos em Savanah por ex.. Tenho um bom histórico das extremas diárias de Savanah dos anos 1970/80 guardado em algum lugar no escritório de cs e lembro de já ter visto algumas máximas negativas entre novembro e fevereiro. Ñ é algo comum, mas mostra a diferença de intensidade e do alcance das MPs na ANorte em comparação com com o q ocorre por aki... nosso clima de terceiro mundo.. nhaa.. Chui tem média de 11C em julho Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno Posted September 10, 2014 at 07:59 PM Share Posted September 10, 2014 at 07:59 PM Vocês não devem conhecer então Brasilia e Anápolis. Brasilia se conta nos dedos da mão os dias que a temperatura chegar na casa dos 30° e sobram dedos. E nesses poucos dias que chegar tem uma combinação climática de ar extremamente seco e ventos que dar um sensação térmica super confortável. Já São Paulo e Belo Horizonte corriqueiramente tem temperaturas na casa dos 30° ano passado foram 70 dias em SP e 62 em BH com uma combinação de umidade o que aumenta a sensação de calor. Portanto Brasilia >>>>>>> All Hedsgpa, já morei em Brasília por dois anos. Clima AGRADABILÍSSIMO. Quando esquenta (para os padrões modestos da cidade), é seco. Quando é úmido, a temperatura máxima cai. Disputa pau-a-pau com SP. Acho que está até um pouco a frente. Tens um ponto. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Dias Posted September 10, 2014 at 08:08 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:08 PM Disputa pau-a-pau com SP. Acho que está até um pouco a frente. Tens um ponto. Brasília pau-a-pau com São Paulo diz na secura? Link to comment Share on other sites More sharing options...
VitorVM Posted September 10, 2014 at 08:13 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:13 PM Disputa pau-a-pau com SP. Acho que está até um pouco a frente. Tens um ponto. Brasília pau-a-pau com São Paulo diz na secura? Irônico, mas quem está com falta d'água é São Paulo. :mosking: Espero não tomar um tiroteio dps dessa, mas deixasse a bola quicando... Mas não fique preocupado que Bagé também têm seus momentos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Artur Chiovitti Posted September 10, 2014 at 08:16 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:16 PM Disputa pau-a-pau com SP. Acho que está até um pouco a frente. Tens um ponto. Brasília pau-a-pau com São Paulo diz na secura? Irônico, mas quem está com falta d'água é São Paulo. :mosking: Espero não tomar um tiroteio dps dessa, mas deixasse a bola quicando... Mas não fique preocupado que Bagé também têm seus momentos. Não tomará tiro não, não se preocupe...mas devo lhe avisar que a falta dágua em SP não é total...aqui sou abastecido pela represa Billings e não sei o que é racionamento...a represa está bem cheinha :laugh: :laugh: :laugh: Link to comment Share on other sites More sharing options...
AlanHoffmann Posted September 10, 2014 at 08:19 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:19 PM Curitiba hoje: 15,0º/27,6º (INMET) 15,5º/28,7º (SIMEPAR) 13º/28º (AFONSO PENA) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Troyano Posted September 10, 2014 at 08:20 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:20 PM Alguém pode fazer um resumo via ciiagro de como foi Registro? Meu celular não permite. agradecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Dias Posted September 10, 2014 at 08:22 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:22 PM Alguém pode fazer um resumo via ciiagro de como foi Registro? Meu celular não permite.agradecido. Foi quente..!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Dias Posted September 10, 2014 at 08:23 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:23 PM Estes malukinhos em SP (Av. Paulista)marcam qualidade do Ar (faixa verde), só não sei se são confiáveis...!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Dias Posted September 10, 2014 at 08:26 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:26 PM Alguém pode fazer um resumo via ciiagro de como foi Registro? Meu celular não permite.agradecido. Foi quente..!! 16,8 / 35,9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted September 10, 2014 at 08:30 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:30 PM Fim de tarde com céu 100% limpo aqui na zona leste de Sampa! Temos 29/30 graus nos postos do CGE, bem quente! Mas já é um alívio saber que à partir da tarde de amanhã finalmente teremos a entrada dos ventos marítimos! Link to comment Share on other sites More sharing options...
VitorVM Posted September 10, 2014 at 08:33 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:33 PM Acabou de cair granizo aqui por 3/5 minutos !!! Incrível, porque não há nenhuma tempestade, simplesmente está tão frio que a chuva virou pedra... :heart: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Troyano Posted September 10, 2014 at 08:35 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:35 PM Quentinho.. valeu. Indo para Sete Barras, amanhã, Eldorado, Cajati, Jacupiranga e Pariquera-açú. Retornando de noite para Praia Grande. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Dias Posted September 10, 2014 at 08:39 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:39 PM Brasília x Porto Alegre (1961/1990) Jan: Bra 21,6 x 24,6 Poa Fev: Bra 21,8 x 24,7 Poa Mar: Bra 22,0 x 23,1 Poa Dez: Bra 21,5 x 23,2 Poa Olha só , Poa leva laço em 33% do ano para Brasília...!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
William Siqueira Posted September 10, 2014 at 08:40 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:40 PM ETA OREMOS ! TA "BONHITU" Link to comment Share on other sites More sharing options...
VitorVM Posted September 10, 2014 at 08:46 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:46 PM Trovoadas contínuas neste momento... E radar sem funcionamento... Quem sabe vem outra pancada de granizo. 10.0ºC as 17:00... Link to comment Share on other sites More sharing options...
jayvillao Posted September 10, 2014 at 08:48 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:48 PM Aldo, obrigado pelo link, não conhecia estes dados online. Carlos, acho que são confiáveis os marcadores da qualidade do ar e temperatura. Hoje por exemplo, o ar poderia estar bom mesmo de manha pois o vento noroca forte de manhã tava varrendo bem a poluição. Em geral são coerentes com minha rinite :cray: . Estes novos pelo menos são bons. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno Posted September 10, 2014 at 08:50 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:50 PM Disputa pau-a-pau com SP. Acho que está até um pouco a frente. Tens um ponto. Brasília pau-a-pau com São Paulo diz na secura? Não, em termos de clima agradável, sem grandes extremos. Brasília é um parto para baixar de 13C e um parto para passar de 28C. Link to comment Share on other sites More sharing options...
William Siqueira Posted September 10, 2014 at 08:54 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:54 PM Trovoadas contínuas neste momento... E radar sem funcionamento... Quem sabe vem outra pancada de granizo. 10.0ºC as 17:00... PARAISO Link to comment Share on other sites More sharing options...
jayvillao Posted September 10, 2014 at 08:55 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:55 PM Disputa pau-a-pau com SP. Acho que está até um pouco a frente. Tens um ponto. Brasília pau-a-pau com São Paulo diz na secura? Não, em termos de clima agradável, sem grandes extremos. Brasília é um parto para baixar de 13C e um parto para passar de 28C. A vantangem de SP era a umidade, a desvantagem a poluição em dias de inversão. Isso faz parte do conforto climático Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno Posted September 10, 2014 at 08:57 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:57 PM Brasília x Porto Alegre (1961/1990) Jan: Bra 21,6 x 24,6 Poa Fev: Bra 21,8 x 24,7 Poa Mar: Bra 22,0 x 23,1 Poa Dez: Bra 21,5 x 23,2 Poa Olha só , Poa leva laço em 33% do ano para Brasília...!! NYC, idem. Carlos, desculpa a sinceridade, embora tenha plena noção que o verão brasiliense é hiper tranquilo, é esse tipo de comentário que vc faz que faz o BAZ ser cada vez mais um saco. É óbvio que Brasília é mais fresca no verão que POA. Todos sabem disso. O problema é que vc traz o dado para o BAZ com segundas intenções. Sei que vc vai se fazer de desentendido e tudo mais. E até vai ficar bravo comigo por ter escrito isso. Já está provisionado. Mas deixo aqui o recado. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Dias Posted September 10, 2014 at 08:58 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:58 PM Disputa pau-a-pau com SP. Acho que está até um pouco a frente. Tens um ponto. Brasília pau-a-pau com São Paulo diz na secura? Não, em termos de clima agradável, sem grandes extremos. Brasília é um parto para baixar de 13C e um parto para passar de 28C. A média das máximas em Setembro em BSL é de 28,3 (1961/1990) Tanto é que este mês está em 28,6 e já passou dos 28 em 67% dos dias neste mes!! Então não é um parto passar dos 28........ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno Posted September 10, 2014 at 08:59 PM Share Posted September 10, 2014 at 08:59 PM Carlos, setembro é o mês mais quente do ano em BSB... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Dias Posted September 10, 2014 at 09:00 PM Share Posted September 10, 2014 at 09:00 PM Isso que é um saco Bruno...!!! vc fala e provo ao contrário com argumentos reais e vc nao aceita...Isso que desgasta.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno Posted September 10, 2014 at 09:01 PM Share Posted September 10, 2014 at 09:01 PM Tá OK Link to comment Share on other sites More sharing options...
Deivid Becker Posted September 10, 2014 at 09:02 PM Share Posted September 10, 2014 at 09:02 PM 33C foi a maxima em Indaial hoje. Dia de verão hoje, todos andando na rua de camiseta e bermuda e vez ou outra se via alguem na sombra com um sorvete na mão. No momento 29C Link to comment Share on other sites More sharing options...
João Nicolau Posted September 10, 2014 at 09:02 PM Share Posted September 10, 2014 at 09:02 PM Amigos, Já estive em BRASILIA em setembro (época seca) e estive em janeiro (época chuvosa) também! Realmente, o clima de lá é muito bom. O verão de lá e o calor que faz é "frio" perto do nosso. No entanto, durante o dia, lembro de ter pego 29°c ou 30°c. O que deixa bem tranquilo e fresquinho, é o final de tarde e noite, isso sim. NUNCA se passa trabalho para dormir lá, como é o caso de POA no verão, por exemplo. Minha visão... Podem discordar, claro. Abraços! Link to comment Share on other sites More sharing options...
VitorVM Posted September 10, 2014 at 09:12 PM Share Posted September 10, 2014 at 09:12 PM A média das máximas em Setembro em BSL é de 28,3 (1961/1990) Tanto é que este mês está em 28,6 e já passou dos 28 em 67% dos dias neste mes!! Então não é um parto passar dos 28........ Amigos,Já estive em BRASILIA em setembro (época seca) e estive em janeiro (época chuvosa) também! Realmente, o clima de lá é muito bom. O verão de lá e o calor que faz é "frio" perto do nosso. No entanto, durante o dia, lembro de ter pego 29°c ou 30°c. O que deixa bem tranquilo e fresquinho, é o final de tarde e noite, isso sim. NUNCA se passa trabalho para dormir lá, como é o caso de POA no verão, por exemplo. Minha visão... Podem discordar, claro. Abraços! Prefiro confiar nos argumentos do JTur... Desculpa... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Juzinho Posted September 10, 2014 at 09:17 PM Share Posted September 10, 2014 at 09:17 PM Por isso que só relato o clima da minha cidade , nem das cidades vizinhas eu relato . Assim me esquivo tanto do bairrismo daqui , quanto o de outros lugares . Nesse momento aqui na cidade de SP pelas estações do Cge variando de 25 a 29 graus ... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted September 10, 2014 at 09:31 PM Share Posted September 10, 2014 at 09:31 PM Sobre o clima de Brasília, minha esposa nasceu lá e contou q no verão ela e a família costumavam viajar pra Salvador ou RJ pra fugir do clima frio e chuvoso. Segundo ela, kem tinha condições financeiras simplesmente abandonava a cidade em época de férias escolares ou trabalhistas. No inverno faziam o mesmo, devido ao clima seco. A época "fria" era justamente o verão. Link to comment Share on other sites More sharing options...
André Shimutz1515095408 Posted September 10, 2014 at 10:12 PM Share Posted September 10, 2014 at 10:12 PM 14:00HS - Urupema ganha sua 3a estação do Ciram..!! 09,9 - Urupema SC Morro de Urupema - Estação Ciram - 1064 (-27.55 -49.51) Alt 1725.0 mts 15,8 - Urupema SC - Estação Ciram - 2236 (-27.57 -49.53) Alt 1315.0 mts 20,6 - Urupema SC SDS - Estação Ciram - 2437 (-28.04 -50.02) Alt 1028.0 mts Colocaram esse numa fogueira hein ? :sarcastic: A cidade é pequena olha essa diferença ! Alguem sabe onde fica ? PERTO DA DIVISA COM S.J/PAINEL E PERTO DA SANTA ISABEL. :russian: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Melo Posted September 10, 2014 at 10:41 PM Share Posted September 10, 2014 at 10:41 PM Vocês não devem conhecer então Brasilia e Anápolis. Brasilia se conta nos dedos da mão os dias que a temperatura chegar na casa dos 30° e sobram dedos. E nesses poucos dias que chegar tem uma combinação climática de ar extremamente seco e ventos que dar um sensação térmica super confortável. Já São Paulo e Belo Horizonte corriqueiramente tem temperaturas na casa dos 30° ano passado foram 70 dias em SP e 62 em BH com uma combinação de umidade o que aumenta a sensação de calor. Portanto Brasilia >>>>>>> All Hedsgpa, já morei em Brasília por dois anos. Clima AGRADABILÍSSIMO. Quando esquenta (para os padrões modestos da cidade), é seco. Quando é úmido, a temperatura máxima cai. Disputa pau-a-pau com SP. Acho que está até um pouco a frente. Tens um ponto. Eu também morei em Brasília. O problema do clima de lá é a secura no inverno. É simplesmente horrível. E é pra mim um problema que compromete a amenidade que caracteriza o clima de lá. Pra quem tiver problema de ansiedade eu recomendo passar o inverno em BSB. O único risco é morrer, mas de tédio mesmo. Só isso. :dash1: Brasília nunca mais. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gvieira Posted September 10, 2014 at 11:20 PM Share Posted September 10, 2014 at 11:20 PM Eae moçada! Hoje tivemos um dia desértico por aqui, quente e seco. Variamos de 14,3° a 34,1° e a umidade bateu 15% no meio da tarde com ponto de orvalho de 3,3°!, o resultado foram várias queimadas por aqui. Pra quem tem problemas alérgicos estava um sufoco pra respirar. No final da tarde era nítida a camada de poluição. Agora na zona norte do Rio, 22,7°, mas aqui em casa sem dúvida está mais que isso, se formou uma baita onda de calor por aqui, o termômetro do carro do vizinho ainda indica 28°c, cenário totalmente pré-frontal a formação dessas ilhas de calor por aqui. Amanhã podemos chegar aos 37° :cray: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricardo P Graça Posted September 10, 2014 at 11:32 PM Share Posted September 10, 2014 at 11:32 PM Buenas noches... Dia de grande amplitude térmica, fresco de manhã e infernal à tarde. Tive mínima de 12.6C e máxima de 31.3C. Meu abrigo está péssimo para mínimas (próximo à parede, pouco espaço e péssima circulação de ar) e também para as máximas (quase não pega sol na parte da tarde). Tenho percebido diferenças significativas com o Inmet-Resende, na outra casa as mínimas eram idênticas e as máximas mais altas, pois tinha muito sol a tarde toda. Inmet-Resende hj (automática): 11.2C / 33.0C. Agora tenho céu claro, faz 22.5C. Sds., Link to comment Share on other sites More sharing options...
hedsgpa Posted September 10, 2014 at 11:50 PM Share Posted September 10, 2014 at 11:50 PM Como tem alguns mal-intencionados aqui e depois diz que sou eu quem gosta de tumultuar. O cara pegar o verão (que em Brasilia é o período chuvoso) e compara com Porto Alegre e mostra os dados cru...Depois eu quem sou o Troll Agora ele não diz que da mesma maneira que POA tem um dos verões mais quentes do centro-sul, a mesma cidade por diversas vezes tem o Inverno mais frio também e sem sombra de dúvidas o segundo lugar é garantido todos os anos de Abril a Setembro. Link to comment Share on other sites More sharing options...
LucianoD Posted September 10, 2014 at 11:52 PM Share Posted September 10, 2014 at 11:52 PM eu gosto do clima da minha região, no verão temos alguns dias típicos dos climas equatoriais :heart: e no inverno dias gelados com vento cortante, um clima bem variado que foge da mesmice. chuva leve por aqui e bem agradável 14,2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
hedsgpa Posted September 10, 2014 at 11:53 PM Share Posted September 10, 2014 at 11:53 PM E Brasilia é mais amena sim que São Paulo isso com os dados olhando apenas a temperatura. Como falei São poquissimos os dias que BSB passa de 30°. São Paulo são mais de 70 dias com temperaturas iguais ou acima dos 30° e isso como UMIDA que aumenta a sensação de calor. Quantas a vezes que dizeram que falam do ar seco de Brasilia certo, alguns podem gostar outros não. Mas o que não se pode discute que é um dado exato é que calor + tempo seco é mais agradável que calor + tempo úmido. E é isso que faz de BSB sem sombra de dúvida a mais amena no Brasil. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gvieira Posted September 10, 2014 at 11:56 PM Share Posted September 10, 2014 at 11:56 PM eu gosto do clima da minha região, no verão temos alguns dias típicos dos climas equatoriais :heart: e no inverno dias gelados com vento cortante, um clima bem variado que foge da mesmice. chuva leve por aqui e bem agradável 14,2 Mas isso que é o legal, você ter de tudo, deve ser chato você morar num lugar que é só calor, só frio ou só ameno a vida inteira... Link to comment Share on other sites More sharing options...
J_Vicente Posted September 11, 2014 at 12:02 AM Share Posted September 11, 2014 at 12:02 AM Não conheço a América do Norte mas acho o seguinte: - Temos muita água e pouca terra no hemisfério sul. - A América do Norte e a Ásia são duas mega-massas continentais, terra pra ninguém botar defeito. Acho que aí reside parte da explicação. Na América do Sul, por mais continental que seja a MP, seu centro dificilmente estará a mais de 1.000 km do oceano. Já na América do Norte e na Ásia elas são mega-hiper-continentais, como colocado pelo J_Vicente. :clapping: :good2: Obviamente que falei de trajetória continental. Nossas MPs vem de pacifico, assim como as do Alasca. Temos MPs continentais com trajetória marítima na Austrália... MP de origem e trajetória continental só as da Sibéria. Mas a trajetória das MPs que passam pelo Alasca e chegam no Sul dos EUA é totalmente continental, obrigatoriamente, mas muitas vezes são barradas por montanhas com mais de 4000 metros de altitude (parece que o privilégio do exagero deve ficar contigo)... Como já me ajudaram, passar 2500 metros em 45S é bem mais fácil por uma MP do que passar pela mesma altitude em 23S. O ar frio desce a medida que avança ao norte, empilhando ar quente em cima dele! Link to comment Share on other sites More sharing options...
J_Vicente Posted September 11, 2014 at 12:06 AM Share Posted September 11, 2014 at 12:06 AM A propósito, para fins deste tópico: GFS e ECMWF continuam muito diferentes com relação ao frio que fará em 120 horas.... :russian: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rodolfo Alves Posted September 11, 2014 at 12:47 AM Share Posted September 11, 2014 at 12:47 AM Extremos nesta Quinta em SP: O Confiável e altamente detalhado Cosmo 2km segue o GFS (e consequentemente a previsão de máxima da Climatempo), o que levará a uma situação de extremos amanhã em SP... Primeiramente amanhã, o dia vai amanhecer muito quente em toda a RMSP. O modelo sugere temperaturas entre 18 e 20C, em alguns locais bem isolados entre 16 e 18C por volta das 6h da manhã. Quem não acompanhar a previsão do tempo amanhã, ou se basear pela Climatempo, vai achar que amanhã será um dia todo de calor e sol, o que fará muita gente sair de casa pra trabalhar com roupas leves e sem blusas... Guardem isto... Por volta das 13 ou 14h, será registrada a máxima do dia na área central de SP... O efeito pré-frontal irá colaborar para a elevação brusca da temperatura entre o final da manhã e o começo da tarde... O Cosmo sugere algo entre 32 e 34C, compatível com o GFS, o que não torna a previsão da Climatempo tão irrealista assim quanto ao valor da máxima, ainda que acho díficil chegar em 34C. Agora, o que site da Climatempo NÃO EXPLICA (pelo menos não achei comentando no site) e vai acontecer, é uma virada brusca dos ventos durante a tarde. Por volta das 14h, o vento de Sul deverá começar a entrar na região da Serra do Mar, e por volta das 15h, já estaria se manifestando em boa parte da RMSP. Eles seriam moderados, atingindo os 10 nós. Com isso, já a partir das 15h, haverá um grande contraste de temperatura na RMSP, com temperaturas de 18 a 20C no extremo sul da cidade... E o ar frio de sul se espalhando pela RMSP. As 18h, quando a maioria das pessoas estiverem saindo do trabalho, as condições serão bem diferentes de manhã e começo da tarde, daí o fato de eu ter chamado a atenção para o vestuário. Haverá um vento predominante de sul de 10 a 15kts em toda a RMSP (o que é bem perceptível), e a temperatura irá estar por volta dos 18 a 20C na maior parte da cidade, e de 16 a 18 nas áreas mais frias... Ou seja haverá uma queda de mais de 10 GRAUS num espaço de 6h, isso sem contar que a temperatura das 18h de amanhã, será de 8 a 10C menor do que as 18h de hoje!! Portanto amanhã, vai ter gente se surpreendendo com a virada do vento, que a previsão errou, mas tudo está previsto, só não foi detalhado! :sarcastic: Por essas e outras que não olho mais a Climatempo :negative: Portanto amanhã, fortes emoções termodinamicas hehehe. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts