Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

Renan, já que mencionou o ano de 2005, o único ano em que a estação automática de Monte Verde não registrou mínima negativa, foi em 2005, a mínima foi de 1.2ºC no dia 12 de agosto de 2005.

 

O ano de 2014 está com a terceira pior mínima absoluta com -0,6ºC dia 7 de agosto de Monte Verde,ganhando da menor mínima de 2012 que foi de -0,5ºC em 14 de julho de 2012.

 

Hoje, Coronel Pacheco marcou 10,0ºC cravados, aqui perto de Laje, uns 45 km em linha reta na direção sul/sudoeste fez 13,6 na automática de Cambuci-RJ que fica numa altitude de 60 metros.Madrugada do frio seco e de baixadonas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Renan, já que mencionou o ano de 2005, o único ano em que a estação automática de Monte Verde não registrou mínima negativa, foi em 2005, a mínima foi de 0,5ºC.

 

Hoje, Coronel Pacheco marcou 10,0ºC cravados, aqui perto de Laje, uns 45 km em linha reta na direção sul/sudoeste fez 13,6 na automática de Cambuci-RJ que fica numa altitude de 60 metros.Madrugada do frio seco e de baixadonas.

 

Mínima de 10,0ºC e máxima de 32,2ºC. Nada mal essa variação heim?

 

2005 foi terrível, lembro-me que foi praticamente um ano sem inverno! Teve uma MP forte que causou um pequeno episódio de

neve em SJ, se não me engano o Zé Vicente e o Caio estiveram nessa queda de neve.

Link to comment
Share on other sites

 

Renan, esse clima que vc está sentindo e presenciando agora é o que nós aqui do sul estamos sentindo na pele o inverno todo. Nosso Junho/Julho/Agosto foi acima da média, se setembro tambem for não vai ser nada espantoso.

Já vocês vão estranhar, pois tiveram um JJA bem "agradável"

 

Fala, parceiro! :good:

 

Pois é, desde que eu entrei no BAZ, em 2003, só me lembro de 1 inverno no Sul que foi pior que este de 2014, que é o famigerado 2005.

Mesmo em 2002 ou 2006, houve alguma forte incursão polar que causou os fenômenos invernais marcantes. Neste inverno tivemos apenas

uma pequena acumulação na região dos campos de Santa Bárbara, e só!

 

Atentem que estou me referindo mais às ondas de frio. Em termos de MÉDIAS, 2014 ainda é melhor que 2002, 2005 e 2006 no Sul, ou estou

equivocado?

 

Já aqui no Sudeste, Deivid, este inverno teve temperaturas acima da média em SP e dentro da média nos demais estados. Abraços!

 

Tens razão Renan. Esse ano não tivemos "calor excessivo" no inverno, pórem não tivemos varios dias com minimas expressivas, especialmente o aqui no nordeste/vale do itajaí onde moro pode se dizer que não houve inverno, houve apenas uma sub 5 e não sei se chegou a ter umas sete sub10. Tivemos um ou outro evento até que expressivo na serra, na ocasião que bateu os -8,4Ce outra que bateu os -5,9C mas todo esse frio que chegou até lá não chegou nas demais regiões, e outra, fazia -8,4C e durante o dia a temperatura quase chega a 20C. Aqui em Indaial pode se dizer que 80% do inverno a temperatura ficou entre 13C e 28C, sem calor excessivo, mas tambem sem dias gélidos.

 

É torcer pra 2015 fazer bonito!

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

William, para a estação do Reserva, voltar a marcar temperaturas menores do que no sítio da Lage, o vento tem que cair para menos de 5 km/h, de 20 horas pra cá, o bairro Reserva, já registrou rajadas de até 17 km/h, uns minutos passados rajadas de 12 km/h, tem que estabilizar o ar frio por lá.

Link to comment
Share on other sites

William, para a estação do Reserva, voltar a marcar temperaturas menores do que no sítio da Lage, o vento tem que cair para menos de 5 km/h, de 20 horas pra cá, o bairro Reserva, já registrou rajadas de até 17 km/h, uns minutos passados rajadas de 12 km/h, tem que estabilizar o ar frio por lá.

 

Nani percebi que voce acompanha bastante la , legal :good:

 

Esse ano

 

Tinhamos o Marcão que era gelado apareceu furnas quebrando tudo

 

Tinhamos Lage gelado apareceu Reserva quebrando tudo

 

Faltou frio , mais não faltou força de vontade pra achar lugares gelado !

Link to comment
Share on other sites

-5,8 - PNI FURNAS

 

-2,4 - PNI MARCÃO

 

A Mantiqueira acho que se dá melhor com ar MUITO SECO dá velhíssima MP muitas vezes do que com sistemas frontais.

 

Um fio de esperança... :russian: Um argumento que faz sentido! :good: Me surpreendi ao ler que fez -5oC sem MP.... :shok: Alguém até que enfim salvou a lavoura... Se fizesse -5oC sem MP essa seria uma mínima lá normal no verão.... Eu pago pra ver -5oC no verão lá em cima... -5oC só nesta época, caros bazianos, só com uma MP velha e absurdamente seca em 700 hpa....

 

Lembrando que ocorreu negativa no PNI Marcão no verão... Em PNI Furnas e na futura PNI Vale certamente ocorrem negativas interessantes na época mais quente do ano! Ainda temos MUITO a aprender sobre o PNI!

 

Altitude é tudo!

Link to comment
Share on other sites

-5,8 - PNI FURNAS

 

-2,4 - PNI MARCÃO

 

A Mantiqueira acho que se dá melhor com ar MUITO SECO dá velhíssima MP muitas vezes do que com sistemas frontais.

 

Um fio de esperança... :russian: Um argumento que faz sentido! :good: Me surpreendi ao ler que fez -5oC sem MP.... :shok: Alguém até que enfim salvou a lavoura... Se fizesse -5oC sem MP essa seria uma mínima lá normal no verão.... Eu pago pra ver -5oC no verão lá em cima... -5oC só nesta época, caros bazianos, só com uma MP velha e absurdamente seca em 700 hpa....

 

Opa, claro, afinal a única diferença entre inverno e verão são as latitudes que as MPs alcançam...

Link to comment
Share on other sites

Acho uma maldade muito grande chamar uma MP afastada do continente com pressão central em 1024 de MP forte. O posicionamento dela esta semana foi ao largo do sudeste, então sim, houve influencia da MP velha no continente. Isso não to negando.

 

MAs o calor sentido hoje no Sudeste nem de longe é por causa de uma MP seca, tava mais pra um calor do tipo ME (massa equatorial), mas sem a umidade dessa.

 

O quadro que tivemos é o já famoso e conhecido PRÉ-FRONTAL, onde o calor do interior do continente é sugado pelo avanço da frente fria na frente dela, obviamente um quadro desses quebra a influencia da MP, isso q vcs precisam entender. e como estávamos numa situação de forte pré-frontal desde ontem, creio que há uma confusão que creio possa ser consertada:

 

Lendo o texto do Major Aviador da Força aérea Brasileira sr Alexander Coelho Simão, formado pelo ITA como mestre em segurança do voo (ITA dispensa comentários...lá estão os FODOES :laugh: :laugh: ), vejo que o assunto abordado pelo mesmo é a Tesoura de Vento (Windshear).

 

Trata-se de um fenomeno onde a velocidade e direção do vento subitamente mudam , a baixas e médias altitudes, podendo derrubar aviões. Extraio as palavras exatas do texto dele:

 

"Pesquisas conduzidas pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO, 2005) demonstraram que entre 1964 e 1983, tesouras de vento à baixa altura causaram pelo menos 28 desastres aéreos em todo o mundo"

 

Aleluiaaaa quem procura acha! A verdade é que o estudo dele foi feito após a queda de um avião em Dallas em 1985 (131 mts de altitude), onde uma tesoura de vento fez a velocidade do vento duplicar quase instantaneamente, além de mudar repentinamente a direção do vento, da proa pra cauda. Praticamente freou o avião em pleno ar, tirando mais de 70 nós da velocidade de aproximação.

 

Qual era a condição do tempo predominante? Pré-frontal. Destaquei em negrito uma parte do texto acima pra que fique bem claro: A influencia do pré-frontal se dá a baixas altitudes, onde o efeito imediato sentido é a abrupta mudança de ventos. No caso do Brasil, os ventos passam a vir do interior do continente para fora, onde o que vem nesses ventos é o calor do interior.

 

Isso explica o porque o litoral e baixadas junto as serras, em baixas altitudes (Vale do Ribeira, vale do Itajaí) torraram hoje, RJ torrou tb, por causa da faixa de impacto do pré-frontal, BAIXAS ALTITUDES. Enquanto isso, a 700 hpa, o efeito não era sentido, por isso a MP fez estragos na altitude em termos de frio e a Pré-frontal fez estragos nos vales e baixadas em termos de calor.

 

Tentei explicar da maneira mais simples, creio que ficaria complicado eu tentar explicar o mecanismo do windshear no tequiniques. O material segue no link abaixo:

 

http://inseer.ibict.br/sipaer/index.php/sipaer/article/viewFile/240/258

Link to comment
Share on other sites

35,0ºC de máxima hoje aqui em Londrina pelo INMET, temperatura que não tínhamos desde o começo de fevereiro. Só abri as janelas de casa perto da meia-noite, porque aqui dentro ainda estava "só" 26º (que falta faz um ar-condicionado). Talvez refresque 1 ou 2º com essa pseudo-brisa que tá circulando...

Link to comment
Share on other sites

A Mantiqueira acho que se dá melhor com ar MUITO SECO dá velhíssima MP muitas vezes do que com sistemas frontais.

 

Um fio de esperança... :russian: Um argumento que faz sentido! :good: Me surpreendi ao ler que fez -5oC sem MP.... :shok: Alguém até que enfim salvou a lavoura... Se fizesse -5oC sem MP essa seria uma mínima lá normal no verão.... Eu pago pra ver -5oC no verão lá em cima... -5oC só nesta época, caros bazianos, só com uma MP velha e absurdamente seca em 700 hpa....

 

 

ESTA SEMPRE FOI A MINHA "BRIGA" COM O AAA E OUTROS QUE NÃO ENTENDEM.

 

ESTANDO A LESTE E NESTA LATITUDE AS MPS FICAM MUITO MAIS TEMPO ATUANDO QUE NO SUL ONDE A DINÂMICA É MAIS VOLÁTIL, COLOQUE A MANTIQUEIRA A 300 KM A OESTE E NÃO TERIA ESTE COMPORTAMENTO, NO SUL A MP ATUA POR 2/6 DIAS, RARAMENTE PASSA DISTO E NA MANTIQUEIRA POR DIAS A FIO ALIADO A ALTITUDE.

 

AQUI TEMOS A GEOGRAFIA QUE FAZ COM QUE O NORDESTE/NORTE PERCA AS CARACTERÍSTICAS DA MP VELHA, ESPECIALMENTE O OESTE DA REGIÃO E MAIS AINDA O RS. POR ISSO O RESFRIAMENTO E AQUECIMENTO SÃO MUITO RÁPIDOS EM RELAÇÃO AO LESTE DO SUDESTE. ASSIM COMO O TOPO DA SERRA TEM ESTA CARACTERÍSTICA TAMBÉM. AINDA TEM O FEITO DA "ONDA", ALGUÉM JÁ FICOU VENDO UMA ONDA SOBRE UMA PEDRA RELATIVAMENTE PLANA? ENTÃO VÃO A PRAIA E OLHEM, APÓS ELA AVANÇAR E RECUAR FICAM VÁRIOS PONTOS DE ÁGUA ACUMULADA ATÉ SECAR TOTALMENTE, O MESMO ACONTECE COMAS MPS, O ÚLTIMO SUSPIRO SERÃO AS BAIXADAS E, ESPECIALMENTE AS BAIXADAS ALTAS.

 

EM INVERNOS COM ENTRADAS FREQUENTES DE MPS, URUPEMA E TOPO DA SERRA TERÃO MÉDIAS MÍNIMAS NEGATIVAS E MÉDIAS MAIS BAIXAS QUE A MANTIQUEIRA, ASSIM COMO M.I E MT. DARÃO UMA "SURRA" NOS VALORES DA MANTIQUEIRA QUE ALTAMENTE DEPENDENTE DA DINÂMICA DAS MPS VELHAS, PORÉM EM INVERNOS BONS PARA O SUL PODEREMOS TER MÁXIMAS PERTO DE ZERO OU NEGATIVAS POIS A ESPESSURA TAMBÉM SERÁ BAIXA A MUITO BAIXA NA MANTIQUEIRA, A DIFERENÇA SERÁ A DURAÇÃO.

 

CLIMA SÃO DÉCADAS DE ANOS DIFERENTES, ASSIM COMO TIVEMOS 10 ANOS "SEM INVERNO" NO ANTIGAMENTE, PODEMOS TER ANOS A FIO COM ESTA SITUAÇÃO E DEPOIS INVERTER POR OUTROS ANOS A FIO.

 

OLHANDO A DINÂMCIA ATUAL, UM QUE PODERIA ATÉ ULTRAPASSAR O PNI SERIA O BANDEIRA, RECEBE POR MAIS TEMPO O AR FRIO DA MP VELHA E ESTÁ A QUASE 2900 M.

 

CADA ANO É UMA ANO A FICAR NA MEMÓRIA.

 

ARTUR, NO BRASIL NÃO TEMOS ME SECA, O QUE ESTÁ AGORA ATUANDO É TROPICAL CONTINENTAL E URUPEMA NÃO ESTAVA SOBRE PRÉ, SIM UMA BRIGA ENTRE A TC E MPM, ESTAMOS SIM COM UMA BELA FRENTE QUENTE E UMA BELA ONDA DE CALOR QUE IRÁ DOMINAR DE HOJE ATÉ PARTE DE SEGUNDA EM SC.

 

OUTRO DETALHE DESDE 1998 QUE NÃO VEJO, OU NÃO TINHA VISTO ATÉ HOJE, O FRIO QUE ESTÁ FAZENDO NA AM.NORTE E A AUSÊNCIA DAS CAVALARES ONDA DE CALOR NA AM. DO NORTE E BOA PARTE DA EUROPA, É UM BOM INDICATIVO OU RUIM, PARA 2015.

 

HOJE FUJI A REGRA, POIS ESTÁ UM SACO ESTA BRIGA E ESPETADAS DE UM LADO OU DE OUTRO, MUITOS ESTÃO INDO DEVIDO A ISTO .

Link to comment
Share on other sites

....HOJE FUJI A REGRA, POIS ESTÁ UM SACO ESTA BRIGA E ESPETADAS DE UM LADO OU DE OUTRO, MUITOS ESTÃO INDO DEVIDO A ISTO .

 

Li com atenção o teu precioso comentário ....é ótimo para explicar nevoeiro em São Bento do Sul.

 

Agora -5,8ºC ser solenemente ignorado por ampla maioria do fórum...só posso classificar como esculacho.

 

Sendo assim teremos espetadas....e serão espetos ....digamos a gaúcha....temo várias churrascarias aqui em São Paulo onde se consome a excelente carne argentina a melhor do mundo superior a qualquer imitação nacional.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

....HOJE FUJI A REGRA, POIS ESTÁ UM SACO ESTA BRIGA E ESPETADAS DE UM LADO OU DE OUTRO, MUITOS ESTÃO INDO DEVIDO A ISTO .

 

Li com atenção o teu precioso comentário ....é ótimo para explicar nevoeiro em São Bento do Sul.

 

Agora -5,8ºC ser solenemente ignorado por ampla maioria do fórum...só posso classificar como esculacho.

 

Sendo assim teremos espetadas....e serão espetos ....digamos a gaúcha....temo várias churrascarias aqui em São Paulo onde se consome a excelente carne argentina a melhor do mundo superior a qualquer imitação nacional.

 

Abraços

 

Comentário mais escroto do dia. Mesmo ele apenas começando...

 

Ademais, o dado do PNI é sensacional mas não preciso ficar babando ovo a todo momento só para satisfazer um cara que até outro dia detestava frio e adorava calor e que declaradamente odeia o sul e agora se regozija por ter achado um ponto muito frio na sua querida região.

 

Pena você ter levado para esse lado rançoso. O PNI é brasileiro e eu como sulista acho interessantíssima a região. Sempre apoiei a instalação e sempre quis conhecer o local. E olha que pela letargia que lhe é peculiar eu devo conhecer essa magnífica região brasileira antes mesmo de você.

Link to comment
Share on other sites

Quando pensei que não poderia piorar eis que acordo e acho que estou no inferno , estamos com temperaturas na casa dos 24°C as 9:00 da manha , isso é surreal mesmo no verão !

 

As minimas surpreendem mais ainda porque foram baixas

 

Reserva 1,5°C

 

Lage 3,9°C

 

Reserva tinha incriveis 18°C as 00:00 e caiu nada mais que 17°C em 6h e subiu mais 23°C em 1h :shok:

 

 

Carlos ja te passo vou pegar aqui nas estaçoes !

Link to comment
Share on other sites

BOM DIA, AMIGOS!

PORTO ALEGRE amanheceu com muita chuva ainda. A impressão que temos, é que não vai parar mais. Já está chato.

No momento, segundo o METROCLIMA, as temperaturas estão entre 14,7°c e 15,2 na cidade.

Parece que a estação do Lami está normal novamente, pois a temperatura está muito parecida com as demais. Tomara.

Uma excelente sexta-feira a todos, com muita paz, saúde e prosperidade!

Link to comment
Share on other sites

Carlos pelos dados do Cumulus

 

Est Reserva 1490 Metros

 

Media 1 Minuto 12,5°C

 

Media Min + Max 12,9°C

 

Wunderground Media 13,4°C

 

Media Min 3,6°C

 

Media Max 22,0°C

 

Est Lage 1317 Metros

 

Media 1 Minuto 14,6°C

 

Media Min + Max 15,5°C

 

Wunderground Media 14,9°C

 

Media Min 6,1°C

 

Media Max 24,9°C

Link to comment
Share on other sites

Médias Setembro parciais :

 

07,7 - PNI Marcão MG

09,6 - PNI Massena RJ

 

11,5 - Morro das Torres SC

12,2 - Pico do Couto RJ

12,5 - Maria da Fé - Reserva MG

12,8 - Campos do Jordão SP

 

13,3 - São José dos Ausentes RS

13,4 - Urupema SC

13,6 - Bom Jardim da Serra SC

13,7 - São Joaquim SC

 

14,3 - Bom Jesus RS

14,3 - Canguçu RS

14,4 - Monte Verde MG

14,5 - Painel SC

14,6 - Chuí RS

14,6 - Maria da Fé Lage MG

14,8 - Canela RS

14,8 - Caxias do Sul RS

15,1 - Vacaria RS

15,4 - Lages SC

15,7 - Bagé RS

16,9 - Inacio Martins PR

17,0 - Soledade Tuias RS

 

Capitais - Aut :

 

17,3 - Curitiba PR

17,8 - Porto Alegre RS

19,4 - Florianópolis SC

20,3 - São Paulo SP

20,6 - Belo Horizonte MG - PA

22,2 - Brasília DF

22,2 - Vitória ES

22,3 - Rio de Janeiro RJ - VM

23,8 - Salvador BA

24,8 - Goiania GO

26,2 - Campo Grande MS

 

Argentina - Médias Setembro Parciais :

 

05,1 - Bariloche

05,4 - Rio Gallegos

05,4 - Ushuaia

06,5 - El Calafate

 

10,5 - La Quiaca

12,0 - Mar del Plata

14,8 - Mendoza

15,9 - Cordoba

16,1 - Buenos Aires

16,5 - Rosario

Link to comment
Share on other sites

....HOJE FUJI A REGRA, POIS ESTÁ UM SACO ESTA BRIGA E ESPETADAS DE UM LADO OU DE OUTRO, MUITOS ESTÃO INDO DEVIDO A ISTO .

 

Li com atenção o teu precioso comentário ....é ótimo para explicar nevoeiro em São Bento do Sul.

 

Agora -5,8ºC ser solenemente ignorado por ampla maioria do fórum...só posso classificar como esculacho.

 

Sendo assim teremos espetadas....e serão espetos ....digamos a gaúcha....temo várias churrascarias aqui em São Paulo onde se consome a excelente carne argentina a melhor do mundo superior a qualquer imitação nacional.

 

Abraços

 

A inveja mata! :mosking:

 

Aliás, que cometario mais pequeno...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A Mantiqueira acho que se dá melhor com ar MUITO SECO dá velhíssima MP muitas vezes do que com sistemas frontais.

 

 

 

ESTANDO A LESTE E NESTA LATITUDE AS MPS FICAM MUITO MAIS TEMPO ATUANDO QUE NO SUL ONDE A DINÂMICA É MAIS VOLÁTIL, COLOQUE A MANTIQUEIRA A 300 KM A OESTE E NÃO TERIA ESTE COMPORTAMENTO, NO SUL A MP ATUA POR 2/6 DIAS, RARAMENTE PASSA DISTO E NA MANTIQUEIRA POR DIAS A FIO ALIADO A ALTITUDE.

 

ARTUR, NO BRASIL NÃO TEMOS ME SECA, O QUE ESTÁ AGORA ATUANDO É TROPICAL CONTINENTAL E URUPEMA NÃO ESTAVA SOBRE PRÉ, SIM UMA BRIGA ENTRE A TC E MPM, ESTAMOS SIM COM UMA BELA FRENTE QUENTE E UMA BELA ONDA DE CALOR QUE IRÁ DOMINAR DE HOJE ATÉ PARTE DE SEGUNDA EM SC.

 

 

Mas Coutinho, eu não afirmei que temos ME seca, apenas quis demonstrar que o efeito do calor com ar seco é como se fosse uma ME sem umidade, hipoteticamente. Sobre o pré, se ler meu texto vai ver que toquei no assunto pro Sudeste, que sim estava com pré-frontal.

 

A sondagem do Galeão dia 10 foi emblemática. O vento tinha direção predominante de Noroeste até 1100 mts de altitude, com rajadas de vento de até 23 nós. Dos 1100 até os 3000 metros, ventos do quadrante sul e sem inversão dos 1400 metros em diante. Aí está o ponto que toquei, o pré-frontal estava forte em baixas e médias altitudes, e inexistente dos 1100 mts pra cima. Não a toa, o Furnas fez -5,8 na madrugada seguinte.

 

Sobre Florianópolis, tem razão quando afirmava que não tinha pré-frontal, pois em todas as faixas de altitude na sondagem do dia 10 o vento era Noroeste, claramente indicando que o predominio eram os ventos do interior, por isso a origem de uma frente quente agora. Mas dia 09, a sondagem indicou variação de ventos na altitude em Floripa, ou seja, houve sim condições de pré-frontal.

 

Agora em floripa, a última sondagem mostra o contrário: ar frio e umido em baixas altitudes e ar ficando mais seco e quente (ventos noroeste) em altitudes elevadas, sinal claro do avanço da frente quente sobre a região.

Link to comment
Share on other sites

quem nao gosta de nomes dados aos fenômenos, não adianta. Enchente de S.Miguel se avizinha.

chuva e chuva em Porto Alegre.

Temperatura relativamente baixa

 

O BAZ já tá ficando velho. Encontrei um post da Metsul falando em enchente em Porto Alegre lá em 2007

 

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=61&cod_texto=914

 

quer dizer, 7 anos que se foram num flash.

 

Não tenho ranço com o Sudeste. No RS, na região noroeste, muitos municípios foram fundados por paulistas. Há relatos antigos a respeito.

 

atenhamo-nos ao fator meteorológico, aí os ranços e bairrismos descerão a ladeira.

Link to comment
Share on other sites

Um fato curioso no PNI no passado foi que em 2011... o nosso amigo morador da casa de Furnas relatou -13 no seu termometro de mercurio naquele ano. Interessante que Campos do Jordão deu -5,2 neste mesmo inverno. Sei que não tem validade esta informação , mas fica a título de curiosidade...

 

Carlão, acho que furnas já bateu -10 no passado e acho que a "geladeira" Campo Belo já fez até -12 no passado...resta colocarmos estação lá no Campo Belo pra tirar a prova dos 9...agora esses -5,8...continuo surpreso até agora! :clapping: :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Coutinho

 

ESTANDO A LESTE E NESTA LATITUDE AS MPS FICAM MUITO MAIS TEMPO ATUANDO QUE NO SUL ONDE A DINÂMICA É MAIS VOLÁTIL, COLOQUE A MANTIQUEIRA A 300 KM A OESTE E NÃO TERIA ESTE COMPORTAMENTO, NO SUL A MP ATUA POR 2/6 DIAS, RARAMENTE PASSA DISTO E NA MANTIQUEIRA POR DIAS A FIO ALIADO A ALTITUDE.

 

AQUI TEMOS A GEOGRAFIA QUE FAZ COM QUE O NORDESTE/NORTE PERCA AS CARACTERÍSTICAS DA MP VELHA, ESPECIALMENTE O OESTE DA REGIÃO E MAIS AINDA O RS. POR ISSO O RESFRIAMENTO E AQUECIMENTO SÃO MUITO RÁPIDOS EM RELAÇÃO AO LESTE DO SUDESTE. ASSIM COMO O TOPO DA SERRA TEM ESTA CARACTERÍSTICA TAMBÉM. AINDA TEM O FEITO DA "ONDA", ALGUÉM JÁ FICOU VENDO UMA ONDA SOBRE UMA PEDRA RELATIVAMENTE PLANA? ENTÃO VÃO A PRAIA E OLHEM, APÓS ELA AVANÇAR E RECUAR FICAM VÁRIOS PONTOS DE ÁGUA ACUMULADA ATÉ SECAR TOTALMENTE, O MESMO ACONTECE COMAS MPS, O ÚLTIMO SUSPIRO SERÃO AS BAIXADAS E, ESPECIALMENTE AS BAIXADAS ALTAS.

 

EM INVERNOS COM ENTRADAS FREQUENTES DE MPS, URUPEMA E TOPO DA SERRA TERÃO MÉDIAS MÍNIMAS NEGATIVAS E MÉDIAS MAIS BAIXAS QUE A MANTIQUEIRA, ASSIM COMO M.I E MT. DARÃO UMA "SURRA" NOS VALORES DA MANTIQUEIRA QUE ALTAMENTE DEPENDENTE DA DINÂMICA DAS MPS VELHAS, PORÉM EM INVERNOS BONS PARA O SUL PODEREMOS TER MÁXIMAS PERTO DE ZERO OU NEGATIVAS POIS A ESPESSURA TAMBÉM SERÁ BAIXA A MUITO BAIXA NA MANTIQUEIRA, A DIFERENÇA SERÁ A DURAÇÃO.

 

CLIMA SÃO DÉCADAS DE ANOS DIFERENTES, ASSIM COMO TIVEMOS 10 ANOS "SEM INVERNO" NO ANTIGAMENTE, PODEMOS TER ANOS A FIO COM ESTA SITUAÇÃO E DEPOIS INVERTER POR OUTROS ANOS A FIO.

 

òtimo post, sem churumelas e metáforas incompreensíveis.

é com linguagem simples que se explica o complexo.

grifei a permanência das Mps no sul. Eis a diferença. o sudeste sofre a ação de Mps nas Asas, tem a ver com a altitude.

a permanencenia de Mps no sul 2/6 dias, explica as grandes variações que temos. Dificilmente o inverno tem uma Mp atrás da outra. E dura, o frio, 20 dias, talvez tenha durado, historicamente, mais que isso. Que eu tenha visto, é o máximo.

Não dá para forçar a natureza. nosso clima sulista é de gangorra, mesmo.

 

Parabéns pelo post, Ronaldo!

Link to comment
Share on other sites

....HOJE FUJI A REGRA, POIS ESTÁ UM SACO ESTA BRIGA E ESPETADAS DE UM LADO OU DE OUTRO, MUITOS ESTÃO INDO DEVIDO A ISTO .

 

Li com atenção o teu precioso comentário ....é ótimo para explicar nevoeiro em São Bento do Sul.

 

Agora -5,8ºC ser solenemente ignorado por ampla maioria do fórum...só posso classificar como esculacho.

 

Sendo assim teremos espetadas....e serão espetos ....digamos a gaúcha....temo várias churrascarias aqui em São Paulo onde se consome a excelente carne argentina a melhor do mundo superior a qualquer imitação nacional.

 

Abraços

 

Nunca me manifesto nestas brigas, mas..péssimo comentário!

Nos meus curtos dois meses como usuário e muitos mais só acompanhando, percebi que o PNI é o assunto mais discutido nesse lugar, não é ignorado um único dia.

A mínima onde está a estação de Furnas foi incrível, mas cada um reage a sua maneira

Uma mínima dessa isolada em São Joaquim, igualmente, provocaria menos alvoroço do que dezenas de cidades negativando no sul ao mesmo tempo,

Talvez explique o "ignorar", ou não

Link to comment
Share on other sites

Que coisa chata, todo mundo tem o direito de ignorar a informação, eu particularmente não dou muita atenção para um -5°C nas serras do Sul, não sou de lá, dou mais atenção para um -7°C na serra ou um -5°C em Soledade pela novidade de estação.

 

Sobre o PNI eu já esperava e achei muito dentro do normal para minha imaginação.

 

Agora estas briguinhas só vai apurrinhando todos os outros, acho que tem que fazer uma nova separação.

 

- Monitoramento Nacional.

 

- Briguinhas infantis e discussões chatas sobre o PNI.

Link to comment
Share on other sites

A semana farroupilha começa com chuva em boa parte do Estado gaúcho

 

O tempo vai ficar mais aberto em todo o Rio Grande do Sul na manhã do sábado. As temperaturas voltam a subir no Estado e boa parte do dia fica mais aproveitável para atividades ao ar livre, mas o tempo muda novamente até o final do dia. De acordo com a Somar Meteorologia, uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e vai provocar chuva com trovoadas no oeste, sul, lagoa dos Patos (chegando até Porto Alegre) e Campanha. “Como este sistema vem com contraste térmico novamente, as chuvas podem ser fortes com ventania e granizo, especialmente na faixa sul” - comenta a técnica em meteorologia, Patrícia Vieira. O tempo seco ainda predomina no norte do Estado.Volume de chuva vai ultrapassar os 50mm no sul do Estado nos próximos dias. Os maiores acumulados ficam concentrados na faixa sul gaúcha, acima dos 70mm, especialmente a partir do fim de semana. A semana especial de culto às tradições gaúchas vai começar com chuva, mas tudo indica que o tempo volta a ficar firme a partir de terça-feira.

 

Somar

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.