Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Urupema SC - Apenas Setembro (ULT 5 ANOS)

 

13,8 - 2014

 

11,2 - 2013

 

12,2 - 2012

 

11,7 - 2011

 

10,1 - 2011

 

10,1 - 2009

 

Para o meu gosto....a mesma coisa no momento....daqui uns trinta anos...com certeza. (não importa como é calculada a média seja simples, compensada, 24 horas, aleatória, etc...etc...etc...interessa a anomalia sobre esta média).

 

 

 

2d2gyr.png

 

Muito preliminar é evidente mas aquece.....numa velocidade! assustadora.

 

ip2mme.png

 

Mafili, fico pensando como será o proximo verão.. A Climatempo já está dizendo que vai ser quente e seco...mais uma vez...Já chega o que houve jan e fev passado aqui..foi um horror..

Link to comment
Share on other sites

Urupema bateu 27,7 agora pouco neste finalzinho de inverno....são marcas impressionantes...fora que de Maio pra cá está tudo acima da média e ainda por cima nem neve tivemos..O Rafael Dable e o João Tur foram os unicos que se anteciparam em dizer que este ano iria ser um fiasco e que era pra pensar somente em 2015........e acertaram..!!

 

Portanto, parabens aos dois..!!

 

:good2:

 

Com base em que? Sorte ou modelos e análogos? Porque se foi baseado no tórrido verão que tivemos, me desculpem os três, mas não, não dá. Em 1984 o verão foi infernal e nevou amplamente no fim de agosto. Em 1955 fevereiro teve marcas históricas de calor, não superadas nem por 2014, e julho foi o mês mais frio da série histórica do aero de POA (além da bomba no fim do mês). Em 1956, o combo JFM foi tórrido, comparável a 2014, e MJJA tiveram JUNTOS até -2°C de anomalia. Em 1978 o verão foi bem quente, nada histórico, mas bem quente e constante... algumas cidades do PR tiveram quase recordes de frio no início de junho (para o mês), sem falar da grande bomba que veio na segunda semana de agosto. Ok, vou provocar a memória de mais curto prazo: 2011. Lembram do tórrido janeiro de 2011 em Porto Alegre? Pois é. Achismo em meteorologia não dá certo. :good:

 

---/---

 

Matão com 34,3°C, menos quente que ontem, mas bem seco: 12% de Umidade e não há uma nuvem no céu.

 

Eu não consigo entender como tu levou a sério o comentário do Carlos :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Grande Beto...tb tem uma coisa...acertar que o inverno iria ser acima da média é a mesma coisa que dizer que a Dilma e a Marina farão o segundo turno......ou seja...Não foi uma tarefa dificil...Dificil é acertar qual vai ser a anomalia para OUT/NOV/DEZ...no sul por ex...aliás poderíamos até bolar um topico com palpites aqui..só pra registro e ver que seria ao maior acertador...olha só..

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Urupema SC - Apenas Setembro (ULT 5 ANOS)

 

13,8 - 2014

 

11,2 - 2013

 

12,2 - 2012

 

11,7 - 2011

 

10,1 - 2011

 

10,1 - 2009

 

Para o meu gosto....a mesma coisa no momento....daqui uns trinta anos...com certeza. (não importa como é calculada a média seja simples, compensada, 24 horas, aleatória, etc...etc...etc...interessa a anomalia sobre esta média).

 

 

 

2d2gyr.png

 

Muito preliminar é evidente mas aquece.....numa velocidade! assustadora.

 

ip2mme.png

 

Mafili, fico pensando como será o proximo verão.. A Climatempo já está dizendo que vai ser quente e seco...mais uma vez...Já chega o que houve jan e fev passado aqui..foi um horror..

 

Confesso que estava contando com uma primavera de normal a fria, pois é a estação que menos me decepciona, set/out de 2012/13 tivemos frios muito bons!

 

Já larguei a toalha pra essa primavera, meu último desejo para esse 2014 é que novembro e dez não sejam tórridos!

 

Difícil não se manter pessimista com essa dinâmica climática atual. No caso de SP já é melhor se planejar agora pelo que pode ser esse verão.

Link to comment
Share on other sites

Grande Beto...tb tem uma coisa...acertar que o inverno iria ser acima da média é a mesma coisa que dizer que a Dilma e a Marina farão o segundo turno......ou seja...Não foi uma tarefa dificil...Dificil é acertar qual vai ser a anomalia para OUT/NOV/DEZ...no sul por ex...aliás poderíamos até bolar um topico com palpites aqui..só pra registro e ver que seria ao maior acertador...olha só..

 

abraço

 

Eu apoio e participaria :good:

Link to comment
Share on other sites

Urupema SC - Apenas Setembro (ULT 5 ANOS)

 

13,8 - 2014

 

11,2 - 2013

 

12,2 - 2012

 

11,7 - 2011

 

10,1 - 2011

 

10,1 - 2009

 

Para o meu gosto....a mesma coisa no momento....daqui uns trinta anos...com certeza. (não importa como é calculada a média seja simples, compensada, 24 horas, aleatória, etc...etc...etc...interessa a anomalia sobre esta média).

 

 

 

2d2gyr.png

 

Muito preliminar é evidente mas aquece.....numa velocidade! assustadora.

 

ip2mme.png

 

Mafili, fico pensando como será o proximo verão.. A Climatempo já está dizendo que vai ser quente e seco...mais uma vez...Já chega o que houve jan e fev passado aqui..foi um horror..

 

Carlos, no final de outubro de 2013. Eu disse ao Ronaldo que o sul pagaria com juros e correção....agora a situação inverteu....DJF vem ameno para o sul. Porém 2014 ainda corre risco de ser o ano mais quente em várias estaçõe

............

 

Onde cada dia que passa meu desânimo aumenta....já vi elogios para institutos que postaram saída do MBAR...e não choveu nem um terço. .mesmo assim elogios. Se em 2014 ocorresse ( vai que) um evento da abrangência de 2013 certamente eu massacraria (palavras) o João e o Rafael. ...Ambos davam o inverno como perdido em MAIO. ...Sei quando sou o perdedor.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Dia de maior máxima do inverno até agora em Curitiba:

 

13,7º/28,7º (INMET)

 

13,3º/ 29,8º (SIMEPAR)

 

14º/28º (AFONSO PENA)

 

Amanhã um possível 30º

Muito calor hj em todo o Estado.

Novamente o litoral foi onde as temperaturas estiveram mais amenas, graças à brisa e nebulosidade q afetam ainda a região.

Sim...amanhã possivelmente teremos o recorde curitibano deste inverno!

Link to comment
Share on other sites

O bom desses últimos dias aqui na cidade de São Paulo está sendo a entrada dos ventos marítimos à tarde, refrescando bem a noite.

 

Mirante: 14,3°C / 29,2°C

IAG: 12,7°C / 28,8°C

 

A umidade chegou a 14% na automática do Mirante, o ponto de orvalho bateu em -1,5°C.

 

Agora, temperaturas entre 17 e 18°C nos aeroportos.

Congonhas (Zona sul) reportando muitas nuvens, aqui na zona norte ainda temos céu limpo.

Ventos marítimos dando uma sensação de friozinho na rua.

 

Quanto às previsões climáticas para o verão, não estou nem lendo.

Já vi muitos "furos" no passado por isso apenas espero o verão chegar para ver o que acontece.

Link to comment
Share on other sites

Eae galera!!

 

Hoje tivemos um dia quentinho, nada absurdo e a umidade ficou em níveis confortáveis, variamos de 18,1° a 28,8° e a umidade mínima foi de 40%. O dia inteiro ficou parcialmente nublado e no final da tarde o céu ficou bem limpo e segue assim até agora. Pela R.M do Rio de Janeiro temos uma noite amena:

 

Forte de Copacabana (Zona sul/ Orla): 20,0°

Marambaia (Zona oeste/ Orla): 19,4°

Vila Militar (Zonas norte e oeste): 18,4°

Xerém (baixada fluminense): 17,9°

Seropédica (baixada fluminense): 17,1°

Link to comment
Share on other sites

Eae galera!!

 

Hoje tivemos um dia quentinho, nada absurdo e a umidade ficou em níveis confortáveis, variamos de 18,1° a 28,8° e a umidade mínima foi de 40%. O dia inteiro ficou parcialmente nublado e no final da tarde o céu ficou bem limpo e segue assim até agora. Pela R.M do Rio de Janeiro temos uma noite amena:

 

Forte de Copacabana (Zona sul/ Orla): 20,0°

Marambaia (Zona oeste/ Orla): 19,4°

Vila Militar (Zonas norte e oeste): 18,4°

Xerém (baixada fluminense): 17,9°

Seropédica (baixada fluminense): 17,1°

 

Em Joinville temos 20,2ºC....Realmente está ameno para o RJ.

Link to comment
Share on other sites

O bom desses últimos dias aqui na cidade de São Paulo está sendo a entrada dos ventos marítimos à tarde, refrescando bem a noite.

 

Mirante: 14,3°C / 29,2°C

IAG: 12,7°C / 28,8°C

 

A umidade chegou a 14% na automática do Mirante, o ponto de orvalho bateu em -1,5°C.

 

Agora, temperaturas entre 17 e 18°C nos aeroportos.

Congonhas (Zona sul) reportando muitas nuvens, aqui na zona norte ainda temos céu limpo.

Ventos marítimos dando uma sensação de friozinho na rua.

 

Quanto às previsões climáticas para o verão, não estou nem lendo.

Já vi muitos "furos" no passado por isso apenas espero o verão chegar para ver o que acontece.

 

Aldo, o que mais vejo são erros nestas previsões... Não crucifico ninguém, pois os modelos tem uma percentual de erro muito grande a longo prazo.

Podemos usar como estimativa apenas, no meu ponto de vista. Quem sabe algum dia a gente tenha a mesma precisão que temos para 5 dias. Como a gente sempre acompanha o Coutinho dizer, "vem frio para a próxima semana", e realmente vem aquilo que ele disse. O que muda apenas é a interpretação, uns dizem que vem mais frio e outros menos frio.

Link to comment
Share on other sites

A cidade de Canguçu tem media de temperaturas máximas mais baixa que São José dos Ausentes que é a cidade citada usualmente como a mais fria do Rio Grande do Sul em Agosto e continua em Setembro, e ali do lado tem Pinheiro Machado que é mais fria que Canguçu. Pra mim aquela região Canguçu-Pinheiro Machado é um dos climas mais interessantes do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Essas picuinhas estão acabando com o fórum... Por isso muitos estão deixando de postar.

Eu mesmo estou cada vez mais desanimado, pois o pessoal adora uma briguinha boba e acaba desvirtuando do assunto do tópico.

 

Fernando, não acho que brigas sejam desnecessárias. Muitas vezes é das brigas que saem assuntos interessantes, e mesmo os brigões também contribuem com o site. Veja a mensagem do Hedgsgpapspspa, informando que Caxias do Sul é maior que Florianópolis...acho que é assim, quem gosta de brigar tem que gostar de contribuir, senão melhor cair fora...e quem gosta de sempre postar "ah a picuinha""ah muita gente saiu""ah eu desanimei""ah aqui é muito mimimi", seria legal contribuir também! :friends:

 

Não vejo tanta gente assim saindo...na verdade vejo o crescimento do fórum. O pessoal do RJ é um exemplo, começaram a aparecer em grande número. Então espero que entenda na boa, com todo respeito...o crescimento é saudável e pode gerar atritos sim, super normal.

 

Abraços crescentes!

 

Bom, pelo menos nos dois últimos dias vejo que pararam as provocações entre a turma do sul x sudeste. Tomara que continue neste clima civilizado de agora em diante.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Passou despercebido mais uma negativa na Mantiqueira hein os -1,1°C de Maria da Fé / Reserva hoje , recebi até as fotos da geada !

 

Agora continua um friozinho bom todo mundo bem "encapotado" na rua , faz 5°C aqui em casa , e com vento e Ura baixa Reserva tem 9,5°C !

 

Pode postar algumas fotos da geada?

Link to comment
Share on other sites

Passou despercebido mais uma negativa na Mantiqueira hein os -1,1°C de Maria da Fé / Reserva hoje , recebi até as fotos da geada !

 

Agora continua um friozinho bom todo mundo bem "encapotado" na rua , faz 5°C aqui em casa , e com vento e Ura baixa Reserva tem 9,5°C !

 

Pode postar algumas fotos da geada?

 

Me mandaram essa

 

UXLlDSV.jpg

 

Por la agora a noite chegou a 15°C com Ura em 28% , começou a cair depois que o vento parou agora a Ura sobe rapido faz 7°C por la

Link to comment
Share on other sites

Me mandaram essa

 

UXLlDSV.jpg

 

Por la agora a noite chegou a 15°C com Ura em 28% , começou a cair depois que o vento parou agora a Ura sobe rapido faz 7°C por la

 

Uma coisa que me chama muito atenção analisando os gráficos (temperatura x hora) das suas estações além das quedas bruscas a noite é o aquecimento quase em linha reta nas primeiras horas da manhã, indo de 5° a 20° muito rapidamente.

Link to comment
Share on other sites

Me mandaram essa

 

UXLlDSV.jp

 

Por la agora a noite chegou a 15°C com Ura em 28% , começou a cair depois que o vento parou agora a Ura sobe rapido faz 7°C por la

 

Uma coisa que me chama muito atenção analisando os gráficos (temperatura x hora) das suas estações além das quedas bruscas a noite é o aquecimento quase em linha reta nas primeiras horas da manhã, indo de 5° a 20° muito rapidamente.

 

 

Efeito de baixada muito forte , mesmo tempo que esfria muito a noite aquece muito de manha , a altitude aqui não é tanta pra segurar o frio durante o dia como CDJ , mesmo esquenta rapido uma hora a temperatura estabiliza , se voce olhar a maxima no Bairro Reserva foi mais de 1°C mais fria que Campos do Jordão Vila Inglesa hoje ! Tanto a queda como o aquecimento se dão muito rapido depois estabilizam bastante !

Link to comment
Share on other sites

A cidade de Canguçu tem media de temperaturas máximas mais baixa que São José dos Ausentes que é a cidade citada usualmente como a mais fria do Rio Grande do Sul em Agosto e continua em Setembro, e ali do lado tem Pinheiro Machado que é mais fria que Canguçu. Pra mim aquela região Canguçu-Pinheiro Machado é um dos climas mais interessantes do Brasil.

Ñ acho q médias máximas baixas tornem o clima de um local interessante!

Há diversos outros fatores q tornam o clima atraente ou ñ pra kem gosta de observar os fenômenos ou mesmo estudá-los..

Média Máxima baixa pra mim só seria interessante se ñ houvesse influência oceânica.

 

Sobre as máximas em JJA:

 

17,0-17,2-18,2 -Piratini

16,8-16,8-17,7 -Canguçú

16,3-16,4-17,3 -São Francisco de Paula

16,2-16,5-17,9 -Painel

15,2-16,0-17,0 -BJSerra

14,9-15,8-17,1 -SJoaquim

15,1-15,7-17,0 -Urupema

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Olha..pode ter sido achismo...vou deixar eles responderem....mas temos que lembrar que tivemos muitos achimos pro lado do frio..tb...e erraram...portanto nao estou colocando aqui como acertaram. ..so estou dizendo q acertaram...e me sinto na obrigação de se fazer este registro. ..nao importando qual a maneira utilizada. ..

 

Aqui na horrorosa Riacho Grande a neblina ja está a caminho...kkkk

 

Olha, acho que o problema é o achismo :laugh: :laugh: :laugh:

 

Sobre os tais análogos com o inverno dos EUA, temos de ter em mente que não se limitam à fronteira do Brasil ou a alguma cidade específica. Olhem a anomalia de JJA no continente sul americano:

 

BXFDgZZ.jpg

 

Observem atentamente o litoral até SC, como a anomalia de temperatura do ar ao nivel do mar coincide perfeitamente com a anomalia de aquecimento das águas do atlântico, conforme mapa abaixo do mesmo período - JJA

 

xClaLL0.jpg

 

Reflitam ai se não temos uma clara correlação com o frio Chileno e o "calor que não arde" do centro-sul abaixo de SP.

Link to comment
Share on other sites

Quanto às previsões climáticas para o verão, não estou nem lendo.

Já vi muitos "furos" no passado por isso apenas espero o verão chegar para ver o que acontece.

 

Eu também nem estou vendo essas previsões a longo prazo, mas o Rodolfo postou no tópico ENSO a previsão do CFS indicando um janeiro com chuvas acima da média sobre boa parte do SE brasileiro!

 

======================================================================

 

Madrugada com céu limpo e névoa úmida aqui no Tatuapé! Como bem disse o Aldo, ainda estamos contando com os ventos marítimos pra trazer uma alívio. Mas pressinto que nesse domingo não contaremos com ele por conta da chegada da pré frontal!

 

18 graus nos postos do CGE!

Link to comment
Share on other sites

Daniel, de fato há uma tendência de chuvas acima da média para boa parte do Sudeste em Janeiro. Quem sabe algo

semelhante a 2007?

 

Particularmente espero que seja algo parecido com 2004, pois foi acima da média em todo o sudeste não só janeiro como também fevereiro e março!

Em 2007, apesar do janeiro chuvoso, fevereiro e março foram de chuvas mais irregulares no sudeste. Março daquele ano tivemos a atuação de um bloqueio sobre o centro do Brasil!

Link to comment
Share on other sites

William, foi uma boa mínima 2,4ºC, poderia cair mais, mas os ventos moderados voltaram, teve uma rajada de 30 km/h, no meio da madrugada.

 

O modelo GFS, está indicando chuvas para Minas e Rio de 14 a 21/9 e no outro período de 22 a 30/9, as chuvas ficariam concentradas entre São Paulo e o sul de minas.

Link to comment
Share on other sites

Eae rapaziada

Esta madrugada ficamos dentro da normalidade para a época, céu aberto e tempo fresco, as mínimas foram

 

Xerém (baixada fluminense): 13,3°

Vila Militar (zonas norte e oeste): 14,8°

Seropédica (baixada fluminense): 14,9°

Marambaia ( zona oeste/ orla): 16,4°

Forte de Copacabana (zona sul/ orla): 19,3°

 

No momento temos um dia lindo de sol e temperatura em elevação.

 

208cjmt.jpg

 

Agora na zona norte do Rio 27,2°

Link to comment
Share on other sites

Nas áreas frias do oeste, centro e planalto sul, mínimas abaixo dos 10°C, as menores; 1,3°C Urupema*, 2,8°C B.Jardim*, 5,1°C S.Joaquim*, 7,9°C Painel*, 8,6°C Climaterra, 8,8°C Água Doce/DSoares, 8,9°C Fraiburgo e 9,3°C Lebon Régias, as mais baixas hoje em SC.* Estações/Epagri, Tivemos geada em S.Joaquim, cidade e interior, Urupema, Bom Jardim e Interior de Urubicí. Agora no fim da manhã já passa dos 22°C!!

Link to comment
Share on other sites

URUPEMA ATÉ ONTEM; 13,3°C E 14,1 B.JARDIM

 

MÉDIA MÍNIMA ATÉ HOJE; 8,1 E 8,6 B.JARDIM

 

NÚMEROS

 

B.JARDIM AGOSTO

 

MÉDIA MÍNIMA E NEGATIVAS EM AG E ATÉ O DIA 14 DE SET.

 

2012; 5,4 2/22

2013; 3,4 6/39

2014; 3,3 10/25 RECORDE DE MÉDIA; MIN E MÁX

 

URUPEMA

 

2010; 3,1 6/--

2011; 5,1 4/39

2012; 6,6 2/28

2013; 3,4 9/51

2014; 2,9 9/28 RECORDE DE MÉDIA; MIN E MÁX

 

CLIMATERRA SÓ NEGATIVA/ANO ATÉ 14 SET. 13 É A MÉDIA.

 

2011; 22

2012; 13

2013; 13

2014; 13

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mínimas - Domingo:

 

01,3 - Urupema SC

02,8 - Bom Jardim da Serra SC

08,0 - Painel SC

08,9 - Fraiburgo SC

09,3 - Lebon Régis SC

09,4 - Santa Cecília SC

10,3 - Lages SC

11,3 - Urupema SC - Morro das Torres

14,4 - São Joaquim SC

14,9 - Florianópolis SC

 

9,3ºC - Bom Jardim da Serra/Fazenda Santa Rita... As baixadas reinando absolutas!

Link to comment
Share on other sites

Manaus essa semana teve 37° com sensação térmica de 53°

 

:clapping: Incrível

 

Tenso mesmo está em Oiapoque-AP:

13UTC: 29,8°C/87%/39°C

14UTC: 31,0°C/83%/42°C

15UTC: 32,1°C/77%/43°C

16UTC: 33,2°C/70%/44°C

17UTC: 33,4°C/63%/42°C

 

E por lá tem sido frequente nos últimos dias a temperatura passar dos 32°C com umidade na casa dos 80%! Isso é desumano. Manaus tá tranquila com seus 35,6°C, 40% e sensação de 38°C. A calculadora que usei foi essa: http://www.hpc.ncep.noaa.gov/html/heatindex.shtml

 

De qualquer forma, mesmo odiando tempo seco, prefiro meus 35,1°C com 16% de agora, com a mesma sensação :laugh: .

 

Na tua calculadora deu 54° de sensação térmica.

 

Manaus estava com 35° com 76% de umidade.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.