Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Monitoramento Sul do RS - Agosto 2014:

 

Média Mensal :

 

12,8 - Chuí (Aut/Inmet) Alt 7 mts Lat -33.74

13,2 - Santa Vitória do Palmar (Conv/Inmet) Alt 24 mts Lat -33.52

13,3 - Canguçu (Aut/Inmet) Alt 447 mts Lat -31.40

13,7 - Jaguarão (Aut/Inmet) Alt 31 mts Lat -32.54

14,1 - Bagé (Aut/Inmet) Alt 226 mets Lat -31.35

14,1 - Rio Grande - (Conv/Inmet) 2 mets Lat -32.03

14,2 - Bagé (Conv/Inmet) Alt 242mts Lat -31.33

14,3 - Rio Grande (Aut/Inmet) 5 mets Lat -32.08

14,5 - Dom Pedrito (Aut/Inmet) 157 mts Lat -30.99

 

Média Mínimas:

 

08,2 - Bagé (Aut/Inmet) Alt 226 mets Lat -31.35

08,2 - Jaguarão (Aut/Inmet) Alt 31 mts Lat -32.54

08,7 - Chuí (Aut/Inmet) Alt 7 mts Lat -33.74

08,8 - Dom Pedrito (Aut/Inmet) 157 mts Lat -30.99

09,1 - Canguçu (Aut/Inmet) Alt 447 mts Lat -31.40

10,0 - Bagé (Conv/Inmet) Alt 242mts Lat -31.33

10,0 - Santa Vitória do Palmar (Conv/Inmet) Alt 24 mts Lat -33.52

10,4 - Rio Grande (Aut/Inmet) 5 mets Lat -32.08

10,8 - Rio Grande (Conv/Inmet) 2 mets Lat -32.03

 

Média Máximas:

 

17,6- Chuí (Aut/Inmet) Alt 7 mts Lat -33.74

18,3 - Santa Vitória do Palmar (Conv/Inmet) Alt 24 mts Lat -33.52

18,7 - Canguçu (Aut/Inmet) Alt 447 mts Lat -31.40

18,9 - Rio Grande (Conv/Inmet) 2 mets Lat -32.03

18,9 - Rio Grande (Aut/Inmet) 5 mets Lat -32.08

19,3 - Jaguarão (Aut/Inmet) Alt 31 mts Lat -32.54

20,2 - Bagé (Aut/Inmet) Alt 226 mets Lat -31.35

20,3 - Bagé (Conv/Inmet) Alt 242mts Lat -31.33

20,6 - Dom Pedrito (Aut/Inmet) 157 mts Lat -30.99

 

Mínimas Absolutas:

 

-00,4 - Bagé (Aut/Inmet) Alt 226 mets Lat -31.35

01,3 - Canguçu (Aut/Inmet) Alt 447 mts Lat -31.40

01,7 - Dom Pedrito (Aut/Inmet) 157 mts Lat -30.99

02,0 - Bagé (Conv/Inmet) Alt 242mts Lat -31.33

02,0 - Jaguarão (Aut/Inmet) Alt 31 mts Lat -32.54

02,9- Chuí (Aut/Inmet) Alt 7 mts Lat -33.74

03,7 - Rio Grande (Conv/Inmet) 2 mets Lat -32.03

03,9 - Rio Grande (Aut/Inmet) 5 mets Lat -32.08

03,9 - Santa Vitória do Palmar (Conv/Inmet) Alt 24 mts Lat -33.52

 

Máximas Absolutas:

 

28,2 - Chuí (Aut/Inmet) Alt 7 mts Lat -33.74

28,5 - Canguçu (Aut/Inmet) Alt 447 mts Lat -31.40

28,9 - Santa Vitória do Palmar (Conv/Inmet) Alt 24 mts Lat -33.52

29,6 - Bagé (Conv/Inmet) Alt 242mts Lat -31.33

29,8 - Jaguarão (Aut/Inmet) Alt 31 mts Lat -32.54

29,9 - Rio Grande (Aut/Inmet) 5 mets Lat -32.08

30,0 - Bagé (Aut/Inmet) Alt 226 mets Lat -31.35

30,1 - Rio Grande (Conv/Inmet) 2 mets Lat -32.03

30,3 - Dom Pedrito (Aut/Inmet) 157 mts Lat -30.99

 

Chuva:

 

84,0 mm - Canguçu (Aut/Inmet) Alt 447 mts Lat -31.40

70,2 mm - Jaguarão (Aut/Inmet) Alt 31 mts Lat -32.54

66,4 mm - Bagé (Aut/Inmet) Alt 226 mets Lat -31.35

61,7 mm - Bagé (Conv/Inmet) Alt 242mts Lat -31.33

58,8 mm - Rio Grande (Aut/Inmet) 5 mets Lat -32.08

51,6 mm - Dom Pedrito (Aut/Inmet) 157 mts Lat -30.99

40,4 mm - Rio Grande (Conv/Inmet) 2 mets Lat -32.03

23,5 mm - Santa Vitória do Palmar (Conv/Inmet) Alt 24 mts Lat -33.52

23,4 mm - Chuí (Aut/Inmet) Alt 7 mts Lat -33.74

Link to comment
Share on other sites

Prefiro monitorar Herval.

 

Pena, contudo, que a estação que tem lá está eternamente offline e não podemos fazer calculos de médias...

 

Pinheiro Machado, topo, deve ser um pouco mais fria que Canguçu. Nas baixadas deve ser razoavelmente mais fria, pois é "menos marítima" e mais aberta.

 

Entendo. Mas mesmo a estação que tem em Herval não está bem localizada...

Link to comment
Share on other sites

Prefiro monitorar Herval.

 

Pena, contudo, que a estação que tem lá está eternamente offline e não podemos fazer calculos de médias...

 

Pinheiro Machado, topo, deve ser um pouco mais fria que Canguçu. Nas baixadas deve ser razoavelmente mais fria, pois é "menos marítima" e mais aberta.

 

É no limite expandido do clima temperado.

 

Uma estação em buraco de minhoca escolhido a dedo deve ser muito interessante.

 

Nesta concordo com o Bruno e o Diego o local fica ao critério de vocês infelizmente posso colaborar com pouco.

 

Em todo caso vale a pena tentar se o resultado for um desastre em 2015 pode-se mudar para outra localidade.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Bem...Não sabia deste potencial de frio em Pinheiro Machado mesmo sendo na mesma região de Canguçu e com mesma altitude inclusive ter tanta diferença em 2 graus na média como foi citado. Isso fará que Pinheiro Machado seja mais fria até que Bom Jesus pelas minha contas....enfim, vcs conhecem a região e sabem o que estão dizendo....

 

A diferença dessa região nem acho que seja dinamismo. Acho que seja um local propício a registrar mínimas baixas em regiões de baixada. As estações estão em topo.

 

A curiosidade recai sobre o que ocorre nos vales e baixadas da região, haja vista que é um local onde a frequência de MPs é maior que o resto do Brasil.

 

Carlos, eu falei em relação a Bagé, principalmente nas máximas. Sem dúvidas aquela região têm um clima interessante e consideravelmente frio. Minha dúvida é sobre uma baixada por lá. Se iria sofrer efeito da maritimidade. Se Pelotas chega a 0/2 anualmente e negativa com uma boa frequência ,mesmo sem altitude e perto do mar, creio que lá em Pinheiro Machado as máximas devem ser em média 2ºC abaixo da do INMET BAGÉ e as mínimas seriam a incógnita, porém com uma boa tendência a mínimas expressivas.

Link to comment
Share on other sites

Qto a Pinheiro Machado vendo os dados de Herval (200 mts mais baixa), acho que tem potencial para ser 1,0 / 1,5 mais fria de Canguçu na média......Mas qto a minima absoluta sei que Livramento já fez -4,4 numa davis este ano e quem sabe ali numa baixada não tenha potencial para rivalizar com Tuias ou Ausentes potreirinhos que ficaram na faixa do -7.....realmente é interessante mesmo...

Link to comment
Share on other sites

Artur e Carlos nunca tinha caido minha fixa , mais essa é a estrada chegando no Rebouças não é ?

 

1901958_844909328869267_118395708_n.jg?oh=389782aab1fadf9f0aa3f62b4dc68352&oe=54962738&__gda__=1417891659_b11d2d26e48cf1341b0255c90d5d3db0

 

Ta mais parecendo a estrada olhando na direção do Marcão...na direção do Rebouças é mais fechado de montanha.

 

Mas, Will o quê é esse negócio branco no chão?

 

Inventaram de lavar roupa no Marcão , com o vento fez espuma e ficou assim ! :heart:

Link to comment
Share on other sites

Média Máximas:

 

17,6- Chuí (Aut/Inmet) Alt 7 mts Lat -33.74

 

Às vezes não cai a ficha de como Chuí é uma realidade tão distante e distinta daqui. Nos 667 metros de altitude de Passo Fundo a média máxima foi 21,5ºC, simplesmente 3,9ºC a mais que Chuí no nível do mar.

Link to comment
Share on other sites

Média Máximas:

 

17,6- Chuí (Aut/Inmet) Alt 7 mts Lat -33.74

 

Às vezes não cai a ficha de como Chuí é uma realidade tão distante e distinta daqui. Nos 667 metros de altitude de Passo Fundo a média máxima foi 21,5ºC, simplesmente 3,9ºC a mais que Chuí no nível do mar.

 

Chuí RS - Identificação da Estação

 

*Código: 1020

Nome Rádio-Farol Chuí

*Tipo: Telemétrica Automática

*Classe: Costeira

Marca/Modelo: VAISALA –MAWS 301

Proprietário Centro de Hidrografia da Marinha (CHM)

Responsáveis 1T Aline Inocêncio Santana (CHM) / Patrícia Sunye (Epagri)

Observador SO Mario e SG Gilmar

Apoio Projeto RECOS/Instituto do Milênio, FURG

Características

*Latitude: 33º44´30S

*Longitude: 53º22´18W

*Altitude: 10 metros

Início da Atividade 01/10/2003

Vegetação ao redor da estação grama

 

Instrumentos

 

Datalogger QML102/MAWS301

Meio de Transmissão de Dados Telefonia fixa

Freqüência de transmissão Horária

* Tipo de sensor: Limites (max/min) Data Instalação Fabricante Modelo

Sensor de Precipitação 120 mm/h 01/10/03 Vaisala QMR 102

Sensor de Temperatura do ar - 40 + 60°C 01/10/03 Vaisala QMH 102

Sensor de Umidade Relativa 0 a 100% 01/10/03 Vaisala QMH 102

Sensor de Vento 0,5 a 60 m/s 01/10/03 Vaisala WAS 425A

Sensor de Pressão Atmosférica 600 a 1.100 hPa 01/10/03 Vaisala PMT 16A

 

chui.jpg

Link to comment
Share on other sites

2014 em Passo Fundo, até 31 de agosto, tá o seguinte

 

Média máxima 23,4 (+0,3)

Média mínima 13,2 (+0,2)

 

Curiosamente não está anormal, apesar de parecer estar. Ainda pode piorar muito :laugh:

 

Janeiro, fevereiro, abril, julho e agosto acima da média. Março, maio e junho abaixo. Acho que setembro vai para o primeiro grupo =/

Link to comment
Share on other sites

Fiquei um tempo sem olhar o BAZ.....

teses interessantes do período interglacial. :beach:

 

Para entender o gráfico abaixo Gamboa,

 

GISP=Greenland Ice Sheet Project

 

A cada ano a neve acumulada sobre o gelo vai se compactando e prende no gelo algumas coisas como CO2, Ar a própria água e outras coisistas.

 

Com a relação de isótopos de oxigênio é feita a datação da temperatura até a luz dos conhecimentos atuais a datação decadal é boa.

 

Algumas leituras simplificadas AQUI e AQUI

 

Assim consegue-se reconstruir ao menos na Groenlândia a temperatura dos últimos (bem ....depende da profundidade da amostra na Antártica chega-se aos últimos 400.000 anos aproximadamente)

 

Agora vou introduzir aquilo que eu penso que o Ronaldo quer dizer com 100[ 2000 anos não é nada em clima.

 

No gráfico abaixo temos a reconstrução do clima nos últimos 10.000 anos.

 

Observe a aproximadamente 8200 anos atrás.....é importante discutir este período outra hora.

 

b5kugy.png

Link to comment
Share on other sites

Finalmente um "refresco" em Jundiaí!

 

O tempo ficou ligeiramente encoberto pela manhã e agora entra com mais força um vento mais ameno de sudeste por aqui.

 

A temperatura continua elevada, só que bem mais contida do que ontem. Provavelmente Sampa está nublada agora.

 

26,4º C com 40% de ura.

 

Abraços gerais.

Link to comment
Share on other sites

Chuva dá uma trégua no Sul do país, mas as pancadas intensas retornam na quinta-feira

 

O tempo voltou a ficar firme sobre os três Estados do Sul do país nesta terça-feira, mas o período de tempo seco na região será curto. De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva retorna à região na quinta-feira devido à chegada de uma nova frente fria. Atenção, porque vai chover forte, com ventos intensos, trovoadas e até queda de granizo. O tempo continua instável entre o Paraná e Santa Catarina na sexta-feira. No Estado gaúcho, o tempo começa a abrir. A frente fria vai se afastar da região Sul ao longo da sexta-feira e avança para o Sudeste. “Teremos tempo aberto e com sol no Sul do país no fim de semana” - comenta a técnica em meteorologia, Patrícia Vieira. A primavera começa no próximo dia 22, e com a nova estação vem as chuvas mais regulares. Já em meados de quarta-feira, a expectativa é de retorno das precipitações para o Sul do país. O volume mais alto vai ficar concentrado sobre Santa Catarina, onde o acumulado pode chegar aos 70mm

 

Em 15 dias, volume de chuva em João Pessoa fica 350% acima do normal para todo mês

 

A primeira quinzena de setembro foi marcada pelas fortes chuvas no litoral do Nordeste, com destaque para as praias de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em João Pessoa, por exemplo, em 15 dias choveu 184mm, valor 350% acima do normal para todo o mês. Em Olinda, onde o volume normal de chuva é de 74mm para 30 dias, já choveu 200mm. O setor mais prejudicado pelas chuvas fora de época no litoral nordestino foi o turismo. Como setembro costuma ser um mês seco nessa região, os comerciantes consideram o feriado de 7 de setembro como o início do “verão”. Mas em Recife as praias estão vazias, já choveu 241mm, o dobro do que é esperado para o mês todo. A boa notícia é que a segunda quinzena de setembro será de tempo seco. Em Natal, a Somar Meteorologia prevê chuva fraca até quinta-feira. Depois desta data, o sol volta a predominar, com céu limpo e calor até o dia 30 de setembro. Em outubro, a chuva generalizada finalmente retorna para a região e fica acima da média na Bahia, Sergipe e sul do Maranhão e do Piauí. A tendência é de que a chuva da segunda quinzena seja mais intensa. As temperaturas ficarão mais altas do que o normal apenas no Estado maranhense

 

Tempo volta a ficar seco em SP hoje, as pancadas de chuva retornam na quinta-feira

 

O céu está meio fechado, com cara de que vai chover de novo. Mas isso não vai acontecer, a previsão da Somar Meteorologia é de tempo seco hoje. Ontem choveu na faixa sul do Estado, região sul da capital paulista e litoral. A chuva foi muito fraca e de baixo volume acumulado. E não caiu uma gota de água no Cantareira, que hoje está com apenas 8,9% de sua capacidade total. Choveu na capital ontem, mas não caiu uma gota de água no Cantareira. Choveu muito pouco no Cantareira nesta primeira quinzena do mês, o volume de chuva até agora é de 30,1mm. Já o normal é que chova 91,9mm em setembro. A expectativa é de chuva para o norte do Estado de São Paulo no próximo sábado. Vai voltar a chover na capital paulista na próxima quinta-feira (18). “As pancadas serão de fim de tarde devido ao calor” - afirma a meteorologista Olívia Nunes. Já na sexta-feira, uma nova frente fria vai chegar ao Estado de São Paulo e a chuva se torna mais abrangente. A chuva será mais forte e generalizada em São Paulo no próximo sábado. Chuva generalizada mesmo só no sábado. Segundo a Somar Meteorologia, o tempo vai ficar fechado e chuvoso em grande parte do Estado no próximo dia 20. Além da chuva, as temperaturas vão cair. Faltam 6 dias para a entrada da primavera, estação em que as chuvas começam a ficar mais regulares em São Paulo.

 

Somar

Link to comment
Share on other sites

MÉDIA INVERNO (JUN/JUL/AGO) - 2014

 

01-PNI POSTO MARCÃO MG: 06,6

02-PNI MORRO DO MASSENA RJ: 07,5

03-MORRO DA IGREJA SC: 08,5

04-MORRO DAS TORRES SC: 09,0

05-URUPEMA SC: 10,3

 

06-CAMPOS DO JORDÃO SP: 10,7

07-BOM JARDIM DA SERRA SC: 10,9

08-SÃO JOAQUIM SC: 11,0

09-SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS: 11,2

----BOM JESUS RS: 11,2

 

11-PICO DO COUTO RJ: 11,7

----PAINEL SC: 11,7

13-ÁGUA DOCE SC: 11,8

----CAMBARÁ DO SUL RS: 11,8

----VACARIA RS: 11,8

 

16-MONTE VERDE MG: 12,2

----LAGES SC: 12,2

18-SANTA CECÍLIA SC : 12,3

19-PALMAS PR: 12,5

----CANELA RS: 12,5

21-LEBON RÉGIS SC: 12,7

22-INACIO MARTINS PR: 13,1

Bom Jesus tão fria quanto Ausentes no inverno.

Acho que estou ficando louco. :hysteric: :hysteric:

Link to comment
Share on other sites

Qto a Pinheiro Machado vendo os dados de Herval (200 mts mais baixa), acho que tem potencial para ser 1,0 / 1,5 mais fria de Canguçu na média......Mas qto a minima absoluta sei que Livramento já fez -4,4 numa davis este ano e quem sabe ali numa baixada não tenha potencial para rivalizar com Tuias ou Ausentes potreirinhos que ficaram na faixa do -7.....realmente é interessante mesmo...

 

Em minima absoluta acho que chega a rivalizar com Tuias viu...

Link to comment
Share on other sites

Média Máximas:

 

17,6- Chuí (Aut/Inmet) Alt 7 mts Lat -33.74

 

Às vezes não cai a ficha de como Chuí é uma realidade tão distante e distinta daqui. Nos 667 metros de altitude de Passo Fundo a média máxima foi 21,5ºC, simplesmente 3,9ºC a mais que Chuí no nível do mar.

 

 

Sem conta a "ventania" que ocorre lá o dia todo...

Link to comment
Share on other sites

Estou arrasado!!!!

Eu fiquei na expectativa de um refresco e chuva aqui no Rio, mas..

 

A frente fria passou pelo Rio de Janeiro entre a noite de segunda-feira (15) e a madrugada de terça-feira (16). Trouxe um pouco de nuvens para o Estado do Rio de Janeiro e também sobre o Grande Rio. No entanto, as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) não registraram chuva.

 

As temperaturas mínimas também seguem mais altas, tanto pelos ventos de norte quanto pela nebulosidade entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça-feira.

 

Frente fria que não trouxe grandes mudanças

 

A passagem da frente fria não trouxe grandes alterações para o tempo no Rio de Janeiro. A temperatura volta a subir com o sol predominando desde o final da manhã de terça-feira. A circulação de umidade pode provocar pancadas de chuva de forma bem localizada ao longo da tarde e da noite. Ao longo da semana, novas áreas de instabilidade devem circular sobre o Estado do Rio de Janeiro e provocar pancadas de uma forma um pouco mais abrangente. Principalmente durante o sábado (20).

 

ClimaTempo

 

:hysteric: :heat: :sad: :negative: :shock:

Link to comment
Share on other sites

Médias parciais Setembro - 2014

 

08,6 - PNI MARCÃO MG

10,2 - PNI MASSENA RJ

12,2 - Morro de Urupema SC

13,0 - Pico do Couto RJ

13,1 - Campos do Jordão SP

13,6 - Urupema SC

13,9 - São José dos Ausentes RS

14,1 - Bom Jardim da Serra SC

14,4 - Canguçu RS

14,4 - Chuí RS

14,6 - São Joaquim SC

14,8 - Bom Jesus RS

14,8 - Painel SC

14,9 - Monte Verde MG

15,3 - Água Doce SC

Link to comment
Share on other sites

Bem...Não sabia deste potencial de frio em Pinheiro Machado mesmo sendo na mesma região de Canguçu e com mesma altitude inclusive ter tanta diferença em 2 graus na média como foi citado. Isso fará que Pinheiro Machado seja mais fria até que Bom Jesus pelas minha contas....enfim, vcs conhecem a região e sabem o que estão dizendo....

 

Carlos, realmente, Pinheiro Machado está numa posição diferenciada. Mas, não estou tão certo, assim, sobre se suas temperaturas são mais baixas que as de Canguçu. ela está levemente abaixo, e menos próxima do litoral, nem tão meridional, nem tão litorânea.

Link to comment
Share on other sites

Finalmente um "refresco" em Jundiaí!

O tempo ficou ligeiramente encoberto pela manhã e agora entra com mais força um vento mais ameno de sudeste por aqui.

A temperatura continua elevada, só que bem mais contida do que ontem. Provavelmente Sampa está nublada agora.

Durante a manhã, tivemos sol entre muitas nuvens aqui na zona norte de Sampa.

 

Agora,

Congonhas (Zona sul): 20°C, nublado.

Campo de Marte (Zona norte): 21°C, parcialmente nublado

Cumbica (Guarulhos): 21°C, poucas nuvens.

Nada de chuva aqui no meu bairro (Tucuruvi), na zona norte. :sad:

Link to comment
Share on other sites

Refresco ????

 

Taubaté está com quase 30°C.

 

Agora, definitivamente desisti do inverno 21014.

 

Joguei a toalha. :laugh:

 

 

Já mudou completamente , saimos do inverno frio e seco pra primavera quente e umida , porem não tenho do que reclamar esse ano INVERNO 10x melhor que o ano passado !

 

Pra mim esse inverno ficou entre bom e otimo ! AQUI NA MANTIQUEIRA

Link to comment
Share on other sites

por coutinho » Sex Abr 11, 2014 9:27 am

 

João Nicolau escreveu:

Coutinho,

Este ano temos chance de termos um veranico de maio prolongado aqui no Sul? Ou se ele vier será rápido? O que opinas sobre isso?

 

Abraços e um bom dia!

 

coutinho escreveu:

MANTENHO A MINHA TENDÊNCIA, FRIO NA MAIOR PARTE DO INVERNO.

 

Achei esta msg em 11 de abril deste ano....e deu zebra....FOI CALOR NA MAIOR PARTE DO INVERNO..!!

 

Mas normal, faz parte errar tambem pois não dá pra acertar todas...a não ser que ele esteja se referindo a mantiqueira..

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Máximas Absolutas:

 

28,2 - Chuí (Aut/Inmet) Alt 7 mts Lat -33.74

28,5 - Canguçu (Aut/Inmet) Alt 447 mts Lat -31.40

28,9 - Santa Vitória do Palmar (Conv/Inmet) Alt 24 mts Lat -33.52

29,6 - Bagé (Conv/Inmet) Alt 242mts Lat -31.33

29,8 - Jaguarão (Aut/Inmet) Alt 31 mts Lat -32.54

29,9 - Rio Grande (Aut/Inmet) 5 mets Lat -32.08

30,0 - Bagé (Aut/Inmet) Alt 226 mets Lat -31.35

30,1 - Rio Grande (Conv/Inmet) 2 mets Lat -32.03

30,3 - Dom Pedrito (Aut/Inmet) 157 mts Lat -30.99

 

Vi aqui existe algumas inconsistência em algum dos teus dados. Uma delas é que a temperatura máxima absoluta em Rio Grande não foi de 30,1° e sim 28,5°

Link to comment
Share on other sites

Pelo menos em Campos do Jordao se estiver +2 graus ou -2 graus em julho ou agosto, os hoteis estarão lotados...Penso que em Gramado tambem deve´ocorrer o mesmo, apesar que turistas daqui de SP vão ´para serrra gaucha falando em frio...é um pouco diferente..

 

Carlos,

 

Acho que só um especialista em Turismo pode elucidar esta questão.

 

Atenciosamente

 

Mafili

Link to comment
Share on other sites

Por isso digo..fazer uma previsão a longo prazo, torna-se território perigoso....previsões de 30/60 ou até 90 dias realmente são como jogar no preto ou no vermelho...A Climatempo por exemploestá falando em um verão acima da média e abaixo da média na chuva...Aqui no BAZ disseram frio no inverno ou abaixo da média e deu ao contrario.....Acho que hoje as previsoes com maiores graus de acerto são aquelas de 15 dias para baixo, mais que isso....acho um tiro no escuro..

Link to comment
Share on other sites

por coutinho » Sex Abr 11, 2014 9:27 am

 

João Nicolau escreveu:

Coutinho,

Este ano temos chance de termos um veranico de maio prolongado aqui no Sul? Ou se ele vier será rápido? O que opinas sobre isso?

 

Abraços e um bom dia!

 

coutinho escreveu:

MANTENHO A MINHA TENDÊNCIA, FRIO NA MAIOR PARTE DO INVERNO.

 

Achei esta msg em 11 de abril deste ano....e deu zebra....FOI CALOR NA MAIOR PARTE DO INVERNO..!!

 

Mas normal, faz parte errar tambem pois não dá pra acertar todas...a não ser que ele esteja se referindo a mantiqueira..

 

:mosking:

 

Amigo Carlos,

A CLIMATEMPO, site tão criticado por muitos aqui, tem acertado bastante sobre a tendência das estações, pode observar.

Já haviam previsto que o inverno (inverno???) pouco apareceria este ano.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Artur e Carlos nunca tinha caido minha fixa , mais essa é a estrada chegando no Rebouças não é ?

 

1901958_844909328869267_118395708_n.jpg?oh=389782aab1fadf9f0aa3f62b4dc68352&oe=54962738&__gda__=1417891659_b11d2d26e48cf1341b0255c90d5d3db0

 

Ta mais parecendo a estrada olhando na direção do Marcão...na direção do Rebouças é mais fechado de montanha.

 

Mas, Will o quê é esse negócio branco no chão?

 

Acho que é um negócio que dizem q não existe nas bandas de cá...tipo neve....

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.