Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

De qualquer forma, mesmo odiando tempo seco, prefiro meus 35,1°C com 16% de agora, com a mesma sensação :laugh: .

 

Na tua calculadora deu 54° de sensação térmica.

 

Manaus estava com 35° com 76% de umidade.

 

Sim :shok:

Sorte deles que hoje está mais susse. Não sei se aguentaria esse calor amazônico.

 

E eu morrendo de calor aqui com 28° seco aqui em Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

Capitais centro-sul 16:00 (INMET):

 

Cuiabá: 36,5° / umid. 24%

Campo Grande: 36,3° / umid. 17%

Goiânia: 35,1% / umid. 19%

Porto Alegre: 32,2° / umid. 48%

São Paulo: 32,2° / umid. 19%

Rio (vila militar): 31,8° / umid: 31%

Brasília: 30,2° / umid: 22%

Curitiba (SIMEPAR): 28,2° / umid 29%

Belo Horizonte (pampulha): 28,0° / umid 27%

Vitória: 27,3° / umid. 52%

Florianópolis: 23,7° umid. 66%

Link to comment
Share on other sites

Como está quente no Brasil central!

 

A situação só vai melhorar quando voltarem as chuvas...e em boa parte do Sudeste a necessidade de

chuva é enorme. Porém, a previsão é de que acumulados com chance de serem significativos podem ocorrer

entre os dias 20/21, com a chegada de uma frente fria. GFS e EUropeu concordam com esta tendência.

 

Tudo isso acompanhado de uma massa polar no oceano, que é até bem forte pelo GFS.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite galera!

 

Hoje tivemos um dia típico de setembro, manhã fresca e tarde moderadamente quente, variamos de 14,8° a 32,2° e a umidade atingiu 23% a tarde, triste para respirar, mas um alívio para a sensação térmica. Amanhã a previsão é que o dia seja de muito sol e calor devido o pré-frontal, devemos ficar na casa dos 34°/35° e a umidade volta a cair a tarde podendo ficar na casa dos 20%!. Depois disso as instabilidades chegam, na terça feira e a previsão é de chuva nos dias 16, 17 , 19, 20, 21, 22 e 23, não serão grandes acumulados, mas já vai servir para dar um "ânimo" nos acumulados de setembro que por aqui não atingiram os 20mm.

 

No momento vamos tendo um início de noite abafado, temperatura de 28,0° e umidade de 43%.

Link to comment
Share on other sites

Isso é em Piraquara, Carlos?

Lindas fotos

Sim! Bem perto da antiga estação do Iapar, divisa Piraquara/Pinhais/Quatro Barras.

É uma lavoura de trigo. A cor amarelada é devido ao Sol quase se pondo, pq ainda estão esverdeados.

 

Obrigado!

 

Máxima chegou aos 27,4 e ao contrário das previsões, sem nuvens no céu.

Um belo final de tarde..

 

Deslumbrantes as suas fotos, parabens !!

Muito obrigado!

A paisagem contribui bastante... mas temos lugares muito feios tbm... as áreas urbanas e algumas vilas, por exemplo.

É kestão de escolha: o q eu kero mostrar?

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

A paisagem contribui bastante... mas temos lugares muito feios tbm... as áreas urbanas e algumas vilas, por exemplo.

É kestão de escolha: o q eu kero mostrar?

 

Abraço

 

Sei bem como é... Pelo menos você tem a natureza próxima de casa, já aqui é um sacrifício tirar alguma foto boa, uma região super urbanizada, se eu aponto a câmera para um lado tem vários prédios, se aponto pra outro tem um monte de favelas, pra outro tem um monte de casas, assim não tem foto que saia boa :mosking: , por isso que quando chego em um lugar com muitas árvores, montanhas ou em alguma praia faço a festa com a câmera...

Link to comment
Share on other sites

De qualquer forma, mesmo odiando tempo seco, prefiro meus 35,1°C com 16% de agora, com a mesma sensação :laugh: .

 

Na tua calculadora deu 54° de sensação térmica.

 

Manaus estava com 35° com 76% de umidade.

 

Sim :shok:

Sorte deles que hoje está mais susse. Não sei se aguentaria esse calor amazônico.

 

E eu morrendo de calor aqui com 28° seco aqui em Curitiba.

Heder e Vini.....

Peço perdão. ...Sei que meus últimos comentários são irritantes à maioria dos membros do fórum.

 

Eu vejo a humanização do clima como um mote indesejável para o entendimento racional do planrta.

 

É claro, repito, torna-se amargo, talvez eu diria , insuportável qualquer comentário meu.

 

Penso:

 

Como fazer pessoas que até gosto entenderem que 2 graus a mais ou a menos em Manaus é a diferença entre uma era glacial e um ótimo climático.

 

Quando vejo comentários do tipo abafado, sufocante, sensação, gélido ....são apenas impressões tolas quando referidas a clima Equatorial o mais dinâmico do planeta....infelizmente não plenamente na escala temporal da vida humana.

 

Novamente peço perdão por ter uma interpretacao diferente climática da maioria.

 

Como não ser agressivo em um espaço que por natureza deveria ser científico onde lido e sou odiado maior parte do tempo justamente por trazer informações.

 

ABRAÇOS

Link to comment
Share on other sites

O que seria humanização do clima?

As grandes classificações climáticas.....são calcadas em temperaturas, vegetação, precipitação e mais algumas coisas. ...menos a humanidade e suas idiotices como Paulistas ou catarinas....Não. ....para o planeta essas divisões são tolices. ...e comentários ou não comentários....serão causas de tolos comentários e irritantes da minha parte.

 

Beijos

Link to comment
Share on other sites

BOA NOITE!

O dia hoje parecia janeiro ou fevereiro. Calorão na parte da tarde em Porto Alegre, "torrando" ao sol.

Ainda bem que amanhã o calor perde força e teremos até uma noite fresquinha na terça-feira.

Que ano este 2014... Sem comentários!

Abraços a todos e um excelente final de domingo!

 

 

32° em Porto Alegre no mês de Setembro não é nenhuma hecatombe.

Link to comment
Share on other sites

Sei bem como é... Pelo menos você tem a natureza próxima de casa, já aqui é um sacrifício tirar alguma foto boa, uma região super urbanizada, se eu aponto a câmera para um lado tem vários prédios, se aponto pra outro tem um monte de favelas, pra outro tem um monte de casas, assim não tem foto que saia boa :mosking: , por isso que quando chego em um lugar com muitas árvores, montanhas ou em alguma praia faço a festa com a câmera...

Penso q se eu morasse em área urbana, ñ estaria aki hj contribuindo com um fórum de meteorologia, pq a relação entre o clima e a natureza sempre foi e ainda é o q mantém meu interesse pelo assunto. Ñ consigo separar as coisas. Muitas vzs caminho bastante pra encontrar o melhor lugar, mas caminhar faz parte do meu dia-a-dia. E eu gosto de explorar os lugares.

 

Vc pode fzr boas fotos enquadrando o céu e as nuvens (q são do nosso interesse, naturalmente), com apenas uma pekena parte da paisagem local. Pode tbm cortar na horizontal pra q ñ fike um grande quadrado vazio (céu sem nuvens, por exemplo). Outra coisa legal: nuvens são belas tanto no campo qto na cidade.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Boa noite meus amigos!

Mais um dia típico por aqui hoje... fresco pela manhã e tórrido à tarde.

Tive mínima de 12.7C e máxima de 31.4C.

Pelo Inmet-Resende a U.R. chegou nos 18% às 17h e a máxima lá passou dos 33.0C.

Agora tenho céu claro e uma brisa refrescante lá fora, faz 23.5C.

Tô achando que essa chuva não fará nem cócegas por aqui... :cray:

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Vc pode fzr boas fotos enquadrando o céu e as nuvens (q são do nosso interesse, naturalmente), com apenas uma pekena parte da paisagem local. Pode tbm cortar na horizontal pra q ñ fike um grande quadrado vazio (céu sem nuvens, por exemplo). Outra coisa legal: nuvens são belas tanto no campo qto na cidade.

 

Abraço

 

Sim, é o meu foco quando estou por aqui, enquadrar, por exemplo, o céu com as nuvens e algumas árvores (mostrar a natureza do modo como consigo neste cenário tão urbano) ... Curto muito tirar fotos nas cidades, mas com intenção mesmo de mostrar o cotidiano da vida urbana, ângulos despercebidos pela maioria das pessoas, ou o quão pode ser belo o brilho noturno das metrópoles, etc..., ou seja, nada de cunho meteorológico. Entretanto, particularmente acho que em dias de nevoeiro o cenário urbano rende ótimas fotos que servem para ambos os casos, mas para o meu desprazer, esses dias aqui são raros...

Link to comment
Share on other sites

BOA NOITE!

O dia hoje parecia janeiro ou fevereiro. Calorão na parte da tarde em Porto Alegre, "torrando" ao sol.

Ainda bem que amanhã o calor perde força e teremos até uma noite fresquinha na terça-feira.

Que ano este 2014... Sem comentários!

Abraços a todos e um excelente final de domingo!

 

 

32° em Porto Alegre no mês de Setembro não é nenhuma hecatombe.

 

Não é mesmo. Já ocorreu algumas vezes, concordo. O que ocorre, é que uma parte da tarde eu caminhei ao sol. Ao sol praticamente todos os termômetros marcavam uns 35°c. Calor digno de janeiro ou fevereiro. Para mim essa temperatura é SEMPRE UMA HECATOMBE, pois odeio calor.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Depois da máxima de 29,0° ontem, hoje foi um dia muito quente por aqui. Tive variação de 18,1° a 32,7°, sendo que estava 22° em torno da 1 h da manhã. Mas a u.r. não baixou dos 42%. Não estava tão seco.

 

Agora faz 20,7° com 78% e vento de SSE. Fomos salvos por esse vento, que começou por aqui em torno das 17 h. E temos chuva a uns 80 km/h a SO daqui. Há também uma forte linha de instabilidade chegando agora em Santa Maria.

 

Esse final de inverno está trágico. Péssimo. Na medida em que ele vai acabando, também vai piorando. Ao menos teremos um refresco desde já até metade da semana que vem.

Link to comment
Share on other sites

Depois da máxima de 29,0° ontem, hoje foi um dia muito quente por aqui. Tive variação de 18,1° a 32,7°, sendo que estava 22° em torno da 1 h da manhã. Mas a u.r. não baixou dos 42%. Não estava tão seco.

 

Agora faz 20,7° com 78% e vento de SSE. Fomos salvos por esse vento, que começou por aqui em torno das 17 h. E temos chuva a uns 80 km/h a SO daqui. Há também uma forte linha de instabilidade chegando agora em Santa Maria.

 

Esse final de inverno está trágico. Péssimo. Na medida em que ele vai acabando, também vai piorando. Ao menos teremos um refresco desde já até metade da semana que vem.

 

Concordo, amigo! Agora é aguardar por 2015, não tem jeito. KKKK

Abraços e um excelente final de domingo pra ti! :good:

Link to comment
Share on other sites

Caxias do Sul com minima de 19 graus hoje é bizarro...mais quente que Santos....alias bateu 30 graus lá na serra gaucha neste fim de inverno...Urupema tb não fica atrás...18 graus neste horario....Interessante que Campos do Jordao mesmo fritando durante o dia , tem 9 graus nesta noite....ou seja...o frio lá é garantido...

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, o pau vai quebrando em metade do RS. Bom Jesus nesta tarde teve forte vendaval, segundo um amigo que mora na cidade. Bom Jesus está sem luz, segundo ele. Confere ECWMF?

Aqui em Canela, pré-frontal bonito, escapamos de uma instabilidade que "correu" para o vale do Paranhana hoje a tarde. Mas as trovoadas logo virão, segundo o monitoramento do ELAT.

Sobre o clima de Canguçu e Pinheiro Machado, sem dúvida, é um clima muito interessante. Canguçu é um "oásis" no verão, no fim de tarde sempre sopra uma brisa fresquinha da Lagoa dos Patos. Não é raro termos temperaturas amenas no core do verão. Isso sem falar na neve, que de vez em quando dá as caras...

Link to comment
Share on other sites

Caxias do Sul com minima de 19 graus hoje é bizarro...mais quente que Santos....alias bateu 30 graus lá na serra gaucha neste fim de inverno...Urupema tb não fica atrás...18 graus neste horario....Interessante que Campos do Jordao mesmo fritando durante o dia , tem 9 graus nesta noite....ou seja...o frio lá é garantido...

 

Aqui depois dos 27°C tenho 9°C no centro da cidade , 8,8°C em casa e apenas 5,8°C Reserva, mesmo com calor durante o dia a noite temos que usar blusa se não vamos passar frio !

Link to comment
Share on other sites

Caxias do Sul com minima de 19 graus hoje é bizarro...mais quente que Santos....alias bateu 30 graus lá na serra gaucha neste fim de inverno...Urupema tb não fica atrás...18 graus neste horario....Interessante que Campos do Jordao mesmo fritando durante o dia , tem 9 graus nesta noite....ou seja...o frio lá é garantido...

 

E no topo de CDJ ??

Link to comment
Share on other sites

Parece que já estamos sob influência do pré-frontal, a ilha de calor que se forma em noites de pré-frontal parece que já atua sobre o Rio de Janeiro, temos no momento 24,9° na zona norte da cidade (26° no term. da estrada) enquanto Xerém, na baixada fluminense que não está inserida na mancha urbana do Rio de Janeiro já tem uma noite bem mais fresca, por la faz 19,0°, quase 6° de diferença, em noites sem influência de pré-frontal ou ventos fortes as duas estações apresentam temperaturas bem próximas, como por exemplo no dia da mínima absoluta da cidade (9,4° na zona norte e 8,9° em Xerém).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

BOA NOITE!

O dia hoje parecia janeiro ou fevereiro. Calorão na parte da tarde em Porto Alegre, "torrando" ao sol.

Ainda bem que amanhã o calor perde força e teremos até uma noite fresquinha na terça-feira.

Que ano este 2014... Sem comentários!

Abraços a todos e um excelente final de domingo!

 

 

32° em Porto Alegre no mês de Setembro não é nenhuma hecatombe.

 

Não é mesmo. Já ocorreu algumas vezes, concordo. O que ocorre, é que uma parte da tarde eu caminhei ao sol. Ao sol praticamente todos os termômetros marcavam uns 35°c. Calor digno de janeiro ou fevereiro. Para mim essa temperatura é SEMPRE UMA HECATOMBE, pois odeio calor.

Abraços.

 

Tanto no passado quanto atualmente os 32ºC sentidos em Setembro os termômetros de rua marcariam 35.

 

Por aqui máxima de 19,4ºC e desde o final da tarde cai uma chuva fraca contínua. Já os próximos dias serão típicos de Outono na cidade.

Link to comment
Share on other sites

Caxias do Sul com minima de 19 graus hoje é bizarro...mais quente que Santos....alias bateu 30 graus lá na serra gaucha neste fim de inverno...Urupema tb não fica atrás...18 graus neste horario....Interessante que Campos do Jordao mesmo fritando durante o dia , tem 9 graus nesta noite....ou seja...o frio lá é garantido...

 

E no topo de CDJ ??

 

13°C

Link to comment
Share on other sites

Chove moderada a forte do centro para o leste do RS e em parte do oeste. Aqui em POA começou a gotejar e o chão começa a ficar molhado. Faz 20,7° com 81% e vento SSE a 2,9 km/h. Tá bom.

 

A melhor notícia é que teremos uma semana fresca. De acordo com a MetSul teremos máxima de 25° na 5º-feira, quando já pode haver instabilidade. Espero que não fique um tempo muito feio, porque vou para SC na 6ª-feira e volto domingo.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, mais um dia de muito sol, pouquíssimas nuvens e calor.

 

Mirante: 15,3°C / 32,1°C, com a umidade batendo nos 17% na automática

IAG: 12,2°C / 31,9°C

 

A partir do meio da tarde, o vento marítimo entrou mais uma vez, com boa queda nas temperaturas.

 

Céu limpo por aqui, com névoa.

Congonhas: 21°C

Campo de Marte: 20°C

Cumbica: 18°C

 

Deveremos ter alguma chuva entre amanhã e 3ª feira mas parece que não deve ser grande coisa.

Aguardemos...

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, mais um dia de muito sol, pouquíssimas nuvens e calor.

 

Mirante: 15,3°C / 32,1°C, com a umidade batendo nos 17% na automática

IAG: 12,2°C / 31,9°C

 

A partir do meio da tarde, o vento marítimo entrou mais uma vez, com boa queda nas temperaturas.

 

Céu limpo por aqui, com névoa.

Congonhas: 21°C

Campo de Marte: 20°C

Cumbica: 18°C

 

Deveremos ter alguma chuva entre amanhã e 3ª feira mas parece que não deve ser grande coisa.

Aguardemos...

 

Depois do verão tórrido, Sampa teve um inverno xoxo e agora o calorão já voltou de novo. QUE FAAAAAAAASE!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.