Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

Essas picuinhas estão acabando com o fórum... Por isso muitos estão deixando de postar.

Eu mesmo estou cada vez mais desanimado, pois o pessoal adora uma briguinha boba e acaba desvirtuando do assunto do tópico.

 

Quem sabe uma estação em Ponte Serrada? É de se pensar..

 

Olha Fernando , o forum pra mim nunca esteve tão bem..enxurradas de informações todos os dias....estes que pararam de postar ou cansaram ou não gostam realmente do assunto .Não vai ser por causa de 2 ou 3 rixinhas aqui no forum que vou me chatear...já tenho meus filhos pra chamar atenção , imagina eu chamar aqui com marmanjos...

 

Qto a estação Ponte Serrada, claro que tenho a informação. Ela é do Ciram e tenho acesso inclusive...e quem permanecer aqui vai ver os dados da respectiva...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Depois de ter ficando indeciso, o GFS há uns 3 dias segue firme e forte em indicar que a frente fria no começo da próxima semana trará chuvas não só na Grande SP como também no interior paulista! :yahoo:

 

kL0kpJL.png

 

5hjJuEZ.png

 

Por aqui a chuva deve começar a cair no dia 16, estamos precisando muito, não temos nem 20mm esse mês ainda...

Link to comment
Share on other sites

Vale do Jordão em Guarapuava.

Mínima em 2011 foi à -6,1, mas obtida fora do vale propriamente dito.

Região com grande potencial de frio recorde no Estado.

 

Foto: André U. De Salis

 

Essa foto é simplesmente fantástica!

Tenho ela salva desde o evento, uma das minhas preferidas!

Junto com Lages, Caxias do Sul, uma das cidades médias (100.000+) com maior potencial de negativas:

 

Guarapuava-PR (SIMEPAR):

 

11/07/00 13,1/ 3,4

12/07/00 5,3/ -1,1

13/07/00 8,2/ -2,3

14/07/00 18,6/ -2,6

15/07/00 12,5/ 4,5

16/07/00 7,7/ -2,1

17/07/00 11,3/ -6,1

18/07/00 14,5/-2,0

19/07/00 11,9/ -0,5

20/07/00 15,0/ -5,8

21/07/00 19,2/ -2,6

22/07/00 14,8/ 10,6

23/07/00 10,6/ -0,1

24/07/00 18,6/ -3,6

25/07/00 18,6/ 1,2

26/07/00 21,8/ 2,6

 

 

13/07/10 13,2/ 0,1

14/07/10 14,0/ -4,3

15/07/10 8,2/ 3,8

16/07/10 9,5/ 7,3

17/07/10 13,1/ 7,8

 

 

Os dados são interessantes. A comparação Lages e Guarapuava é justo. Mais coloca Caxias do Sul no meio não....

 

Caxias do Sul já é outro patamar... Caxias tem que se comparar com Florianópolis, que é menor diga-se de passagem, Joinville ou Londrina que tem população parecidas mas com Lages e Guarapuava nem rola.

 

Lages - 158 mil habitantes

 

Guarapuava - 176 mil habitantes

 

Florianópolis - 461 mil habitantes.

Caxias do Sul: 470 mil Habitantes

Link to comment
Share on other sites

Quando vi hoje de manhã, a mínima de 0,3ºC no PNI/Marcão apostava que a estação Furnas tinha descido até uns -2,0ºC,mas não, foi a 1,6ºC.

 

 

William, a temperatura na estação do Reserva começou a despencar, vinte minutos depois que você informou 14ºC e umidade em 20%, a temperatura caiu para 10,6ºC e 40% de umidade.

 

Vai Reserva, afunda na temperatura mínima, até o fim da madrugada.

 

Falei com o Carlos, pode ter sido erro de leitura do guarda de plantão...como vou para lá, tiro a prova dos 9 pessoalmente. Mas sim, pode ser que dependendo do vento, Marcão ganhe uma noite ou outra... do misterioso PNI, pode acontecer de tudo...agora descobrimos o vale dos Dinossauros, quer dizer que não há só o vale do Campo Belo acima de 2400 metros na região.

Link to comment
Share on other sites

Os dados são interessantes. A comparação Lages e Guarapuava é justo. Mais coloca Caxias do Sul no meio não....

 

Caxias do Sul já é outro patamar... Caxias tem que se comparar com Florianópolis, que é menor diga-se de passagem, Joinville ou Londrina que tem população parecidas mas com Lages e Guarapuava nem rola.

 

Lages - 158 mil habitantes

 

Guarapuava - 176 mil habitantes

 

Florianópolis - 461 mil habitantes.

Caxias do Sul: 470 mil Habitantes

 

Ah sim, Caxias é bem maior, é a segunda maior do RS? ou Pelotas?

Mas em potência de frio (urbano) tbm não dá pra comparar com Floripa, Joinville e muito menos com Londrina

Só acho interessante cidades médias/grandes que são frias (pros padrões), que volta e meia negativam e até a neve aparece

Lages e Caxias do Sul é mais comum

Alias, ano passado nevou em toda a area urbana de Caxias do Sul? de acumular? Deve ser fantastico viver a dinamica de uma cidade com quase meio milhão de pessoas coberta de neve por 1, 2 dias

Guarapuava negativar é comum, nevar nem tanto

Passo Fundo é outra bem interessante, Chapecó... e por ai vai

Link to comment
Share on other sites

Essas picuinhas estão acabando com o fórum... Por isso muitos estão deixando de postar.

Eu mesmo estou cada vez mais desanimado, pois o pessoal adora uma briguinha boba e acaba desvirtuando do assunto do tópico.

 

Fernando, não acho que brigas sejam desnecessárias. Muitas vezes é das brigas que saem assuntos interessantes, e mesmo os brigões também contribuem com o site. Veja a mensagem do Hedgsgpapspspa, informando que Caxias do Sul é maior que Florianópolis...acho que é assim, quem gosta de brigar tem que gostar de contribuir, senão melhor cair fora...e quem gosta de sempre postar "ah a picuinha""ah muita gente saiu""ah eu desanimei""ah aqui é muito mimimi", seria legal contribuir também! :friends:

 

Não vejo tanta gente assim saindo...na verdade vejo o crescimento do fórum. O pessoal do RJ é um exemplo, começaram a aparecer em grande número. Então espero que entenda na boa, com todo respeito...o crescimento é saudável e pode gerar atritos sim, super normal.

 

Abraços crescentes!

Link to comment
Share on other sites

Estas lindas paisagens rurais de Bom Jesus, são extremante parecidas com algumas partes da Serra do Botucaraí(campos de Itapuca, Passo da Taipa,Boa União,Cerca Velha, Barros Cassal, Rincão dos Silvanos, São Tomé,)regiões onde a pecuária é atividade principal e a lavoura ainda não chegou com força.

Link to comment
Share on other sites

Eu disse que quando o vento parar a Est Reserva iria fundar dito e feito !

 

Queda monstruosa por la e uma geada boa pena que durou pouco , vão me mandar algumas fotos !

 

Temperaturas cairam por volta de 28°C , pega essa MS com MP continental :sarcastic:

 

Minimas hoje em Maria da Fé

 

RESERVA -1,1°C

 

LAGE 1,6°C

 

INMET 5,9°C

 

 

Gafico de queda das minhas estaçoes

 

RESERVA

 

l0HDU5V.jpg

 

LAGE

 

GbdRS21.jpg

 

Me mudei pra um deserto ! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Laje do Muriaé-RJ, a temperatura mínima foi alta,19,1ºc, o céu ficou totalmente encoberto ontem, a partir de 23 horas.Na espera das chegada das chuvas, estamos precisando muito.

 

William, alguém divulgou uma matéria de um jornal do Rio de Janeiro, falando sobre a histórica mínima de -8,4ºC no dia 21 de julho de 1981 na estação convencional de Maria da Fé,parece que na matéria falava de moradores que mediram -13ºC, é bem capaz dessa mínima ter sido no bairro Reserva, o que você acha disso.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Laje do Muriaé-RJ, a temperatura mínima foi alta,19,1ºc, o céu ficou totalmente encoberto ontem, a partir de 23 horas.Na espera das chegada das chuvas, estamos precisando muito.

 

William, alguém divulgou uma matéria de um jornal do Rio de Janeiro, falando sobre a histórica mínima de -8,4ºC no dia 21 de julho de 1981 na estação convencional de Maria da Fé,parece que na matéria falava de moradores que mediram -13ºC, é bem capaz dessa mínima ter sido no bairro Reserva, o que você acha disso.

 

 

Foi isso mesmo , moradores do Bairro Posses e Reserva registraram esses supostos ( -13°C ) em termometros de mercurio na varanda , minha vó morou por muito tempo nesse bairro !

 

Bairro Posses outro lugar bem frio ficam em uma baixada de 1390 Metros

 

10604071_1543024379265383_4925391712221948854_o.jpg

Link to comment
Share on other sites

Os dados são interessantes. A comparação Lages e Guarapuava é justo. Mais coloca Caxias do Sul no meio não....

 

Caxias do Sul já é outro patamar... Caxias tem que se comparar com Florianópolis, que é menor diga-se de passagem, Joinville ou Londrina que tem população parecidas mas com Lages e Guarapuava nem rola.

 

Lages - 158 mil habitantes

 

Guarapuava - 176 mil habitantes

 

Florianópolis - 461 mil habitantes.

Caxias do Sul: 470 mil Habitantes

 

Ah sim, Caxias é bem maior, é a segunda maior do RS? ou Pelotas?

Mas em potência de frio (urbano) tbm não dá pra comparar com Floripa, Joinville e muito menos com Londrina

Só acho interessante cidades médias/grandes que são frias (pros padrões), que volta e meia negativam e até a neve aparece

Lages e Caxias do Sul é mais comum

Alias, ano passado nevou em toda a area urbana de Caxias do Sul? de acumular? Deve ser fantastico viver a dinamica de uma cidade com quase meio milhão de pessoas coberta de neve por 1, 2 dias

Guarapuava negativar é comum, nevar nem tanto

Passo Fundo é outra bem interessante, Chapecó... e por ai vai

 

 

Sim é a segunda cidade mais populosa do RGS e o segundo maior PIB também. A neve mais presente em Caxias do Sul deve ser pelo índice pluviométrico da cidade que é o mais alto no RS com mais de 1.800mm por ano e isso favorece a umidade que por sua vez favorece possíveis ocorrência de neve.

Link to comment
Share on other sites

Deveremos ter um domingo quente e uma segunda fritante aqui em Praia Grande, segunda porém sob pré- frontal, deve vir chuva.

 

A questão é, vem ela apenas para a faixa leste do estado ou pega aonde precisa ??

 

A semana que vem deverá ser com temperaturas amenas, principalmente no litoral sul e baixada santista.

Link to comment
Share on other sites

Deveremos ter um domingo quente e uma segunda fritante aqui em Praia Grande, segunda porém sob pré- frontal, deve vir chuva.

 

A questão é, vem ela apenas para a faixa leste do estado ou pega aonde precisa ??

 

A semana que vem deverá ser com temperaturas amenas, principalmente no litoral sul e baixada santista.

 

Pelo que o ETA ja insiste a varios dias ....

 

SH5IaDq.png

 

w4H5WYQ.png

 

fpFiVUT.png

Link to comment
Share on other sites

Estes modelos não andam muito com a minha cara William, toda vez começa com bastante chuva e por aqui não vem nada de mais, tiram aos poucos e nos deixam seco.

 

Torcendo por aqui que a chuva venha.

 

Detalhe : tem alguns pontos de modelos que não consigo entender talvez por isso eu de uma pecada na sua leitura.

Link to comment
Share on other sites

Final de manhã levemente quente e umidade caindo, ainda não causa desconforto. Temperatura em 27,4° e umidade de 45%, estavamos sob influencia do vento de NO que estava sumindo com a umidade, mas agora o vento virou pra S e espero que a umidade pelo menos se mantenha acima dos 40%.

 

As outras capitais do sudeste vão tendo um final de manhã agradável, exceto vitória:

 

São Paulo (Mirante): 23,8° / umid. 48%;

BH (Pampulha): 24,5°/ umid. 41%

Vitória: 28,3° / umid. 48%

 

O mesmo não podemos dizer de algumas das capitais do centro-oeste:

 

Campo Grande: 33,1° / umid. 20%

Cuiabá: 32,2° / umid. 51%

Goiânia: 31,4° / umid. 24%

Brasília: 25,8°/ umid. 36%

Link to comment
Share on other sites

Estes modelos não andam muito com a minha cara William, toda vez começa com bastante chuva e por aqui não vem nada de mais, tiram aos poucos e nos deixam seco.

 

Torcendo por aqui que a chuva venha.

 

Detalhe : tem alguns pontos de modelos que não consigo entender talvez por isso eu de uma pecada na sua leitura.

O Eta é uma porcaria, não acerta nunca.

Link to comment
Share on other sites

Aproxima-se a 1ª mínima acima de 20°C no Mirante, desde abril.

Acho que dessa semana não passa. :heat:

Felizmente, errei. :mosking:

 

Hoje, um tiquinho de ar mais frio entrou no leste paulista, baixando ligeiramente as mínimas,

Mirante: 14,3°C

IAG: 12,7°C

 

Agora, temos sol e céu limpo aqui na zona norte.

 

Às 14h,

Mirante: 27,9°C

IAG: 26,5°C

Link to comment
Share on other sites

Urupema bateu 27,7 agora pouco neste finalzinho de inverno....são marcas impressionantes...fora que de Maio pra cá está tudo acima da média e ainda por cima nem neve tivemos..O Rafael Dable e o João Tur foram os unicos que se anteciparam em dizer que este ano iria ser um fiasco e que era pra pensar somente em 2015........e acertaram..!!

 

Portanto, parabens aos dois..!!

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

O Rafael Dable e o João Tur foram os unicos que se anteciparam em dizer que este ano iria ser um fiasco e que era pra pensar somente em 2015........e acertaram..!!

 

Portanto, parabens aos dois..!!

 

:good2:

nhaa o JT falava isso 5.000 vzs ao dia!

A urucubaca funcionou!

Se o problema fosse a falta de um frio consistente. .ñ chegaria a ser um problema d fato, mas alguém lembrando isso toda hora é um saco! Fora os "paz, amigo, felicidades" ...

Link to comment
Share on other sites

Olha..pode ter sido achismo...vou deixar eles responderem....mas temos que lembrar que tivemos muitos achimos pro lado do frio..tb...e erraram...portanto nao estou colocando aqui como acertaram. ..so estou dizendo q acertaram...e me sinto na obrigação de se fazer este registro. ..nao importando qual a maneira utilizada. ..

 

Aqui na horrorosa Riacho Grande a neblina ja está a caminho...kkkk

Link to comment
Share on other sites

Com base em que? Sorte.....

 

Sorrry,

 

Uma dica está nos comentários do Gamboa.

 

Algo do tipo 1 ...2....do futebol.

 

Sei que parece um comentário hermético.

 

Um modo de eliminar a variabilidade climática é a média móvel.

 

Então, Fica o parabéns aos 3....

 

Paulo Gamboa. .....excelente.

 

NINGUÉM é dono da verdade absoluta.

 

Comentário de celular é ruim

 

Bjs

Olha..pode ter sido achismo...vou deixar eles responderem....mas temos que lembrar que tivemos muitos achimos pro lado do frio..tb...e erraram...portanto nao estou colocando aqui como acertaram. ..so estou dizendo q acertaram...e me sinto na obrigação de se fazer este registro. ..nao importando qual a maneira utilizada. ..

 

Aqui na horrorosa Riacho Grande a neblina ja está a caminho...kkkk

Link to comment
Share on other sites

Aqui a máxima foi maior do que ontem e a umidade está mais baixa.

Tomara que o modelo Eta, acerte nas previsões de chuva para Minas e Rio nos próximos dias.

Acompanho muito o modelo Bramms de 5 km X 5 km, mas, para eventos de chuva para 2 a 3 dias a frente.

 

William, muita boa a foto do bairro Posses, deve formar muita geada no telhado das casas na parte baixa e no campo de futebol, deve ficar muito branco.Casas bem atraentes, boa parte com telhados novos, de acordo com a renda das famílias.

 

Aí em Maria da Fé deve funcionar bem o programa "Agricultura Familiar", parece que ainda tem muitos moradores na área rural.

Link to comment
Share on other sites

Aqui a máxima foi maior do que ontem e a umidade está mais baixa.

Tomara que o modelo Eta, acerte nas previsões de chuva para Minas e Rio nos próximos dias.

Acompanho muito o modelo Bramms de 5 km X 5 km, mas, para eventos de chuva para 2 a 3 dias a frente.

 

William, muita boa a foto do bairro Posses, deve formar muita geada no telhado das casas na parte baixa e no campo de futebol, deve ficar muito branco.Casas bem atraentes, boa parte com telhados novos, de acordo com a renda das famílias.

 

Aí em Maria da Fé deve funcionar bem o programa "Agricultura Familiar", parece que ainda tem muitos moradores na área rural.

 

Sim sim , tanto é que 50% da população do municipio fica na zona rural , uma das unicas coisas bem trabalhada por aqui !

 

Os bairros mais frio daqui são Posses - Reserva - Mata do Isidoro , são os mais altos tambem com altitude entre 1400 e 1600 metros e a maioria das casas ficam em baixadas !

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.