Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Record de maior diferença (mínimas)

 

Hoje foi estabelecida a maior diferença entre as estações PNI x Urupema

 

Foi nada mais que 22,4 graus.

 

-05,8ºC

 

+ 16,6 ºC

 

Abraços

 

Essas baixadas catada a dedo pra mim em nada representam o clima local, apenas as temperaturas num pequeno raio, que tal escolhermos o local mais quente do PNI para fins de conhecimento e curiosidade? Ou esses argumentos só valem para temperaturas baixas?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Incrível o frio no RS e parte de SC :clapping:

Principalmente pelo contraste gigantesco com o PR ainda

 

Vi que algumas já tiveram boa queda

Vão cair mais durante a tarde? Ou "é o que tem pra hoje?"?

 

Previsões estão confusas (sites)

 

O ar polar por enquanto está mais retido no RS, em SC só o oeste tem recebido um pouco mais.

Link to comment
Share on other sites

Record de maior diferença (mínimas)

 

Hoje foi estabelecida a maior diferença entre as estações PNI x Urupema

 

 

 

Foi nada mais que 22,4 graus.

 

-05,8ºC

 

+ 16,6 ºC

 

Abraços

 

Essas baixadas catada a dedo pra mim em nada representam o clima local, apenas as temperaturas num pequeno raio, que tal escolhermos o local mais quente do PNI para fins de conhecimento e curiosidade? Ou esses argumentos só valem para temperaturas baixas?

 

O local mais quente do PNI é o Marcão -2,4°C por la hoje !

Link to comment
Share on other sites

E Brasilia é mais amena sim que São Paulo isso com os dados olhando apenas a temperatura. Como falei São poquissimos os dias que BSB passa de 30°. São Paulo são mais de 70 dias com temperaturas iguais ou acima dos 30° e isso como UMIDA que aumenta a sensação de calor.

 

Quantas a vezes que dizeram que falam do ar seco de Brasilia certo, alguns podem gostar outros não. Mas o que não se pode discute que é um dado exato é que calor + tempo seco é mais agradável que calor + tempo úmido. E é isso que faz de BSB sem sombra de dúvida a mais amena no Brasil.

 

Em termos térmicos - que é o foco do BAZ - eu concordo.

 

Mas clima não se resume a temperatura. Uma boa temporada de inverno em BSB, com nariz sangrando, vertigens e um probleminha renal "básico", isso são coisas que ninguém esquece.

 

Até madeira sem tratamento racha em Brasília.

 

Melo, para mim o clima seco é uma benção. Adorava aquela secura de Brasília. E olha que peguei uma seca bem forte (primeira chuva em outubro). O cara não sua. Dá para caminhar tranquilo na rua. Aqui em Porto Alegre uma quadra é o suficiente para o cara se encharcar no verão. Isso inexiste em BSB.

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS DAS MÍNIMAS SETEMBRO - 2014:

 

-02,2 - PNI FURNAS RJ

00,3 - PNI MARCÃO MG

 

04,2 - MARIA DA FÉ MG - RESERVA

05,1 - CAMPOS DO JORDÃO SP - HORTO FLORESTAL

06,2 - PNI MASSENA RJ

06,5 - MARIA DA FÉ MG - LAGE

07,6 - MONTE VERDE MG

07,8 - MARIA DA FÉ MG - INMET

 

08,1 - CALDAS MG

08,3 - PICO DO COUTO RJ

08,4 - BOM JARDIM DA SERRA SC

08,6 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS - POTREIRINHOS

08,7 - MORRO DAS TORRES SC - URUPEMA

08,8 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS - INMET

08,9 - URUPEMA SC

 

10,0 - SÃO JOAQUIM SC - STA ISABEL

10,4 - SÃO JOAQUIM SC - INMET

10,4 - CANELA RS - CASTELINHO

10,9 - CANELA RS

11,1 - VACARIA RS

12,7 - VITORIA DA CONQUISTA BA

12,9 - SOLEDADE RS - PARQUE DAS TUIAS

Link to comment
Share on other sites

Sobre o Aeroporto de Brasília: fica na região baixa em Brasília, a mais de 100 metros de diferença pro INMET que fica no centro de Brasília, no miolo do Plano Piloto. O aero JK tem mínimas menores e máximas maiores. A estação do Cacella é bem próxima do mesmo. Clima mais de baixada.

 

As máximas do Plano Piloto são muito mais tranquilas.Quando morei em Brasília meu apto de 2o andar ficava na SQS 905, ao lado do Parque da Cidade, frente sul (não batia sol na maior parte do ano) e com 1125 metros de altura. Meu termõmetro na sacada raramente passava dos 27C. Era um frescor só. Na estação do INMET, que fica nos 1150 metros se não me engano, certamente havia mais aquecimento pq o abrigo fica no sol, mas é bem tranquilo o clima da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Sobre o Aeroporto de Brasília: fica na região baixa em Brasília, a mais de 100 metros de diferença pro INMET que fica no centro de Brasília, no miolo do Plano Piloto. O aero JK tem mínimas menores e máximas maiores. A estação do Cacella é bem próxima do mesmo. Clima mais de baixada.

 

As máximas do Plano Piloto são muito mais tranquilas.Quando morei em Brasília meu apto de 2o andar ficava na SQS 905, ao lado do Parque da Cidade, frente sul (não batia sol na maior parte do ano) e com 1125 metros de altura. Meu termõmetro na sacada raramente passava dos 27C. Era um frescor só. Na estação do INMET, que fica nos 1150 metros se não me engano, certamente havia mais aquecimento pq o abrigo fica no sol, mas é bem tranquilo o clima da cidade.

 

 

EM 77 FIQUEI 15/18 DIAS LÁ, JAN/FEV, É MUITO AGRADÁVEL, FRIOZINHO DE MADRUGADA E CONFORTÁVEL DE TARDE.

 

MAS AINDA PREFIRO O TÓRRIDO VERÃO DAQUI.KKKK

Link to comment
Share on other sites

Record de maior diferença (mínimas)

 

Hoje foi estabelecida a maior diferença entre as estações PNI x Urupema

 

Foi nada mais que 22,4 graus.

 

-05,8ºC

 

+ 16,6 ºC

 

Abraços

 

Essas baixadas catada a dedo pra mim em nada representam o clima local, apenas as temperaturas num pequeno raio, que tal escolhermos o local mais quente do PNI para fins de conhecimento e curiosidade? Ou esses argumentos só valem para temperaturas baixas?

 

Betão, qual o problema do Mafili ter informado a diferença entre PNI Furnas x Urupema? Estamos comparando BAIXADA com BAIXADA! O que significa esse sentimento negativo que tem pela estação PNI, a qual eu e mais de 50 bazianos ajudamos a comprar e instalar??? Olha pros dados científicos, deixa dessa de "ah mas tua baixada em nada representa!", "ah mas ai é o buraco da minhoca". Quer saber? To cansado de ler sempre uma meia duzia aqui DESDENHANDO dos dados do PNI. Essas mesmas pessoas saem falando que somos isso, somos aquilo, só queremos frio, aqui tem latitude, estamos querendo guerra com o frio do sul, que estamos monitorando a relva do PNI, etc etc. Chato pra [censurado] isso!

 

Se querem saber, Furnas representa só a ponta do Iceberg do clima de montanha do sudeste. A MAIOR PARTE do parque vive uma realidade ainda mais fria que Furnas ou Marcão, tanto em temperaturas como em sensação térmica. O centro do parque é ainda mais frio, então desculpa quem pensa ao contrário, mas eu e o Frost não instalamos em baixada escolhida a dedo, porque não deu!!! Não botavamos sequer fé em Furnas, então me causa espanto de acharem que ficamos escolhendo baixada no parque. A que escolhemos (Campo Belo) não conseguimos sequer colocar perto o equipamento.

 

Beto, poderia direcionar tuas energias em tentar monitorar locais interessantes que sei que tem aos montes ai no sul! Eu gosto de tuas postagens na grande maioria, mas essa, desculpe....

 

Então se quer falar de calor, vamos falar de calor!

 

PNI MASSENA TOPO: mínima de 8,8 hoje. Máxima de 16,7 ontem. A MÁXIMA do MAssena foi quase igual à MINIMA de Urupema. Isso é um dado científico.

 

Mas não tem cabimento comparar MASSENA com URUPEMA, um é topo e outro baixada!!! A própósito, devo lembrar a todos que a mínima nacional pertence a um distrito de São Joaquim. Mas a marca de Urupema foi igualmente incrível, não discuto isso de forma alguma e não vou ficar aqui denegrindo se a estação está na cidade, no mato, não representa nada, etc etc. EU fiquei a madrugada inteira torcendo e vendo Urupema chegar nos -8, foi uma noite incrível.

 

Abraços decepcionados! :negative: :negative: :negative: :negative: :negative: :negative: :negative:

Link to comment
Share on other sites

11 da manhã R.M do Rio de Janeiro:

 

Vila Militar (zonas norte/oeste): 34,1° / umid: 22%

Marambaia (zona oeste /orla): 33,9° / umid: 26%

Forte de Copacabana (zona sul /orla): 28,1° / umid: 44%

Xerém (baixada fluminense): 33,4° /umid: 29%

Seropédica (baixada fluminense): 32,6°/ umid: 33%

Aeroporto de Jacarepaguá: 35° / umid: 28%

 

Eu acho que nossa aposta de máxima de 35° na zona norte vai pro ralo hoje zie :laugh: ...

Link to comment
Share on other sites

-5,8 - PNI FURNAS

 

-2,4 - PNI MARCÃO

 

Números impressionantes! Imagina no melhor lugar do PNI e com as condições ideais....

 

E fez menos que isso no centro do Parque. Com certeza.

 

Creio que pode ter batido os -7! Quando o Carlos me ligou a pouco e contou a mínima de Furnas, quase cai da cadeira :hang1:

Link to comment
Share on other sites

11 da manhã R.M do Rio de Janeiro:

 

Vila Militar (zonas norte/oeste): 34,1° / umid: 22%

Marambaia (zona oeste /orla): 33,9° / umid: 26%

Forte de Copacabana (zona sul /orla): 28,1° / umid: 44%

Xerém (baixada fluminense): 33,4° /umid: 29%

Seropédica (baixada fluminense): 32,6°/ umid: 33%

Aeroporto de Jacarepaguá: 35° / umid: 28%

 

Eu acho que nossa aposta de máxima de 35° na zona norte vai pro ralo hoje zie :laugh: ...

 

Capaz... :mosking:

 

Friburgo com apenas 25.2°C. Inveja!

Link to comment
Share on other sites

Capaz... :mosking:

 

Friburgo com apenas 25.2°C. Inveja!

 

18,3° no marcão :hang1: , acho vou construir uma casa por lá :mosking: ...

 

Um lugar bom pra construir um condomínio é o Pico do Couto. Faz apenas 20°C na automática de lá.

 

Estou de blusa dentro do escritorio , mesmo sendo a beira da rua não pega sol por aqui , no termo aqui dentro 16°C la fora 24°C !

Link to comment
Share on other sites

Um lugar bom pra construir um condomínio é o Pico do Couto. Faz apenas 20°C na automática de lá.

 

Abaixo do pico do couto tem uma estrada e algumas casinhas, uma bela baixada acima de 1300m altitude, da pra fazer um belo condomínio clube (daqueles que tem de tudo dentro do próprio condomínio). Tem estrada pavimentada e tudo, só basta encontrar um louco pra investir ali :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Estou de blusa dentro do escritorio , mesmo sendo a beira da rua não pega sol por aqui , no termo aqui dentro 16°C la fora 24°C !

 

Enquanto isso o termômetro de rua que está embaixo da sombra das árvores ta indicando 37° por aqui, enquanto o que está sob o sol já indica 39° :laugh: sacanagem... #partiumariadafé

Link to comment
Share on other sites

Médias Parciais - (Setembro - 10 dias)

 

15,4 (+1,9) - Sta Vitória do Palmar RS

 

19,2 (+3,0) - Santa Maria RS

 

18,6 (+1,8) - Porto Alegre RS

 

19,5 (+2,0) - Florianópolis SC

 

18,8 (+2,2) - Chapecó SC

 

19,5 (+1,4) - Indaial SC

 

15,0 (+1,5) - Lages SC

 

16,9 (+1,6) - Curitiba PR

 

21,5 (+1,4) - Londrina PR

 

19,8 (+1,4) - São Paulo SP

Link to comment
Share on other sites

Estou de blusa dentro do escritorio , mesmo sendo a beira da rua não pega sol por aqui , no termo aqui dentro 16°C la fora 24°C !

 

Maria da Fé tem um clima agradabilíssimo. Essa cidade tinha que ter um aeroporto para facilitar o deslocamento dos turistas/moradores.

 

Tem um projeto pra um Aeroporto na cidade de Itajubá que tem 100 Mil Hab , e fica a 22km daqui que começou a ser construido já coisa de 20 minutos ! Isso facilitaria os deslocamento , tanto pra vir pra ca como pra sair daqui !

Link to comment
Share on other sites

O Frost falou que não tava abrindo ontem o video do Campo Belo , vejam se esta agora :

 

uuiJX2FARoI

 

É esse o vale que acompanha a estrada que liga o Marcão ao Rebouças, ele é extenso e eu acredito que alguns pontos específicos dele são a melhor escolha disponível quando tivermos um repetidor de sinal, o Artur deve lembrar de eu me enfiando lá algumas vezes e encontrei bons lugares!

 

Como comentei antes com o William e o Artur, acredito que o local mais frio do parque seja alguma boa baixada mais próxima possível do "pé" das agulhas negras, aquele paredão pode deixar as temperaturas negativas até 10-11 horas da manha dependendo da baixada...

Link to comment
Share on other sites

Record de maior diferença (mínimas)

 

Hoje foi estabelecida a maior diferença entre as estações PNI x Urupema

 

Foi nada mais que 22,4 graus.

 

-05,8ºC

 

+ 16,6 ºC

 

Abraços

 

Se tu tivesse um pouquinho de conhecimento sinótico, saberia que Urupema estava sob pré frontal e que a mínima ocorreria ao longo do dia... Mas tu prefere soltar pitacos provocativos...

 

No momento 15,9ºC por lá.

 

Mesmo assim, realmente o Bruno estava correto , o miolo do PNI deve registrar em noites de ar seco e vento calmo -9/-10 principalmente entre Junho/Julho.

Link to comment
Share on other sites

Médias Parciais - (Setembro - 10 dias)

 

15,4 (+1,9) - Sta Vitória do Palmar RS

 

19,2 (+3,0) - Santa Maria RS

 

18,6 (+1,8) - Porto Alegre RS

 

19,5 (+2,0) - Florianópolis SC

 

18,8 (+2,2) - Chapecó SC

 

19,5 (+1,4) - Indaial SC

 

15,0 (+1,5) - Lages SC

 

16,9 (+1,6) - Curitiba PR

 

21,5 (+1,4) - Londrina PR

 

19,8 (+1,4) - São Paulo SP

 

Tudo acima da média! Santa Maria então é impressionante.

Que 2014 não se repita ano que vem... Assim espero!

Abraços, amigo.

Link to comment
Share on other sites

Tudo acima da média! Santa Maria então é impressionante.

Que 2014 não se repita ano que vem... Assim espero!

Abraços, amigo.

 

Quem sabe algo bom vem aí ano que vem?. Temos sorte com anos terminados em 5 (1955, 1975...), mas também tem 2005 né :mosking:

 

KKKKK Nem fala em 2005, amigo!

Nunca esqueço que naquele ano "fatídico" um grande amigo meu comprou um roteiro para BARILOCHE e tinha pouquíssima neve lá. Nem tão frio estava também.

Vender roteiro de neve naquele ano foi um terror...

Foi a Argentina e o Brasil com temperaturas bem acima da média.

Abração!

Link to comment
Share on other sites

E Brasilia é mais amena sim que São Paulo isso com os dados olhando apenas a temperatura. Como falei São pouquissimos os dias que BSB passa de 30°. São Paulo são mais de 70 dias com temperaturas iguais ou acima dos 30° e isso como UMIDA que aumenta a sensação de calor..

 

A verdade é que dados oficias do INMET, que é órgão competente para clima no país da 44 x 69 (Brasilia - São Paulo).

Quando começa esse tipo de discussão, estou fora.

Só acho que 44 não é tão "pouquíssimo" assim. :sarcastic:

 

-----------

Muito calor em Sampa, começa a aumentar a quantidade de cumulus. :heat:

 

Campo de Marte: 32°C, UR 21%, ventos NO

Congonhas: 32°C, UR 20%, ventos NNE

Cumbica: 31°C, UR 24%, ventos O

 

A última vez que a estação do INMET (Mirante de Santana) passou dos 32°C foi em 16 de março, com 33,5°C (Chegou nos 31,9°C em 07 de abril).

Parece que hoje passaremos dos 32°. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Sobre o Aeroporto de Brasília: fica na região baixa em Brasília, a mais de 100 metros de diferença pro INMET que fica no centro de Brasília, no miolo do Plano Piloto. O aero JK tem mínimas menores e máximas maiores. A estação do Cacella é bem próxima do mesmo. Clima mais de baixada.

 

As máximas do Plano Piloto são muito mais tranquilas.Quando morei em Brasília meu apto de 2o andar ficava na SQS 905, ao lado do Parque da Cidade, frente sul (não batia sol na maior parte do ano) e com 1125 metros de altura. Meu termõmetro na sacada raramente passava dos 27C. Era um frescor só. Na estação do INMET, que fica nos 1150 metros se não me engano, certamente havia mais aquecimento pq o abrigo fica no sol, mas é bem tranquilo o clima da cidade.

 

Vdd. Brasilia e seu 'ar seco' conta a favor para amenizar o calor e não ao contrário. São Paulo e Belo Horizonte tem bem mais dias com temperaturas acima de 30° e com alta umidade.

 

Porem ao menos para mim. Nem Curitiba onde moro considero ameno...

 

Ameno para mim são aquelas 15 cidadezinhas mais fria do país... algumas cidades altitude média no extremo sul do RS como Pinheiro Machado-RS que tem máximas muito baixas maior parte do ano... E cidades do Litoral Sul do RGS...

Link to comment
Share on other sites

Na região sul hoje a menor marca ficou e Jaguarão no sul do RS com 5,8.....a seguir o Chuí com 6,0 graus e Santa Vitoria do Palmar com 6,1 foi a terceira mais fria.

 

No Uruguay , Paso de los Toros ficou com 3,5 e Florida com 3,4, foram as menores.

 

:rofl:

 

Nada mais natural, é comum ter noites quentes por aqui nesta época, e agradáveis no Sudeste. Mas durante o meio do inverno não te vejo postando com tanta empolgação, todo ano tem que esperar até esta época. Ainda bem que aqui não é assim.

 

--

 

No bazjeancharlier, está separado entre Sul e Sudeste, o verde para o sul, e o marrom para o Sudeste. 22°C agora.

Link to comment
Share on other sites

Vocês não imaginam a delícia que está por aqui. 35,5ºC com 12% de umidade. Eu preferia muito que a umidade estivesse mais alta e a sensação de calor maior e pelo menos tivesse um pouquinho de ar pra respirar. Só quem passa por isso sabe o quanto são sofríveis esses dias. :cray:

Link to comment
Share on other sites

Vocês não imaginam a delícia que está por aqui. 35,5ºC com 12% de umidade. Eu preferia muito que a umidade estivesse mais alta e a sensação de calor maior e pelo menos tivesse um pouquinho de ar pra respirar. Só quem passa por isso sabe o quanto são sofríveis esses dias. :cray:

 

 

É BEM RUIM MESMO, IMAGINE ISTO E ATÉ MENOS DE MADRUGADA/MANHÃ!

Link to comment
Share on other sites

Na região sul hoje a menor marca ficou e Jaguarão no sul do RS com 5,8.....a seguir o Chuí com 6,0 graus e Santa Vitoria do Palmar com 6,1 foi a terceira mais fria.

 

No Uruguay , Paso de los Toros ficou com 3,5 e Florida com 3,4, foram as menores.

 

:rofl:

 

Nada mais natural, é comum ter noites quentes por aqui nesta época, e agradáveis no Sudeste. Mas durante o meio do inverno não te vejo postando com tanta empolgação, todo ano tem que esperar até esta época. Ainda bem que aqui não é assim.

 

--

 

No bazjeancharlier, está separado entre Sul e Sudeste, o verde para o sul, e o marrom para o Sudeste. 22°C agora.

 

Me lembrei daquele papo furado que não me lembro quem postou aqui no BAZ, de que o Sudeste só esfria SE o Sul esfriar. Entendi pelo teu texto que vc mesmo não concorda com esta idéia. Logo, estou vendo uma quebra de paradigma interessante.

 

E assim a espécie evolui, se é que me entende.

 

Sobre o bazjeancharlier, acho justo a diferenciação de cores, assim perde um pouco da "esportividade" no acompanhamento das temperaturas.

 

Aqui em Santo Amaro, nuvens no céu e virada do vento com queda perceptivel de temperatura...o ar condicionado começou a gelar mais que de manhã, reflexo do resfriamento do ar lá fora.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.