Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Somente Urupema negativou..? Me parece que Tuias bateu na trave ...ficou com 0,4..

Aguardando tabela, tabela, tabela... :mosking:

No Top 3 do rs o Parque das Tuias...

MetSul Meteorologia ‏@metsul 2 h

FRIO | Mínimas (parciais) até 6h: Bom Jesus -1,0ºC | Ausentes -0,1ºC | Soledade 0,4ºC | Livramento 1,2ºC | Santa Rosa 1,3ºC | Vacaria 1,9ºC

Não tem jeito, com o PO assim, não vai baixa tanto a mínima, o padrão este ano tá diferente, tá mais úmido, mais nublado, as máximas estão menores, mas em algum momento ou mais de um; vamos ter uma massa de ar frio , mais seca...

No topinho Inmet 1.4º

Houve formação de nevoeiro. :sad: :russian:

Eu achei o desempenho da tua região surpreendente, tendo em vista as circunstâncias (nebulosidade parcial e instabilidade ao norte da região).

Estamos solamente no começo e muitas massas mais secas estão por vir.

 

(agora, canta Elvis pra mim!)

Link to comment
Share on other sites

Vendos as temperaturas nas áreas do centro norte do Brasil que serão atingidas pela MP, algo me deixou muito surpreso:

 

Porto Velho (mais ao norte de RO) está com 26 graus e chuva fraca enquanto Vilhena (sul de RO) gela com 13 graus e céu encoberto! Diferença de 13 graus em áreas do mesmo estado que não é tão extenso!

 

Indo para o Acre, 25 graus em Rio Branco, enquanto em Epitaciolândia tem apenas 16 graus!

 

É que o ar frio ainda não havia chegado ao norte desses estados. Nessa manhã, o ar frio já atingiu o oeste do Amazonas.

 

Porto Velho teve chuva por toda a madrugada e amanheceu com 18,2ºC. Parece nada, mas tendo em vista a latitude (8ºS) e altitude do local (80 m) é algo significativo. Fora isso, estávamos com mínimas de 22/23ºC nos dias anteriores. E realmente, com umidade alta a sensação é de mais frio. Ainda chove fraco e venta muito :P

 

Outras mínimas de Rondônia e Acre (INMET):

 

Vilhena (RO): 12,5ºC

Epitaciolândia (AC): 13,0ºC

Cacoal (RO): 15,6ºC

Ariquemes (RO): 17,5ºC

Rio Branco (AC) - aeroporto: 15ºC

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

14,8º C de mínima na estação Jundiaí-ETEC

 

14,6º c de mínima na estação Jundiaí.

 

Ambas do CIIAGRO.

 

15,9º C na estação Jundiaí-ETEC.

 

Como é bom presenciar a advecção de ar frio, abrir a janela e sentir na derme o ar polar mais "pesado".

 

Na advecção até o movimento das folhas das árvores é diferente, é característico.

 

Frio é tudo. É melhor para pilotar e aterrissar aeronaves, melhor para caminhar, dá mais disposição, é noite com cinema (dentro ou fora de casa), chocolate.

 

Frio é vida!

 

Mais da metade do guarda-roupa daqui de casa serve para diferentes situações de frio.

 

Ninguém mandou morar no lugar errado.

Link to comment
Share on other sites

Estou "quase! chegando a conclusão que o PNI é o local mais frio do Brasil. Só não tem neve... Mas, de resto, ganha "disparado!"!

 

 

Poderia troca a colocação não tem neve como "já teve muita neve no passado tb", ia ficar perfeita! :friends:

 

Sobre o PNI, é o local mais frio MONITORADO no Brasil, porque mesmo no verão, mal passava dos 20 graus de dia, e últimamente creio que faz mais de um mes que não vejo máximas maiores de 16 graus por lá. Fora a sequencia incrível de 5 negativas seguidas.

 

Essa mp agora está passando pelo RS, logo se desvia pro mar e a alta vira uma ASAS para o sudeste.

Para mim nunca restaram dúvidas de que o PNI é o local mais frio do Brasil. A média anual lá é imbatível.

 

O que podemos discutir ainda é a média de JJA e a mínima absoluta. Na média de JJA eu ainda considero o PNI favorito, disputando o posto com algumas baixadas no ParnaSJ ainda não monitoradas. Sobre a mínima absoluta, já fui mais crente que o PNI seria imbatível, mas depois das condições ideais vistas nesse outono, hj já acho que não terá como bater o ParnaSJ nesse quesito.

 

Um outro posto onde o PNI deve ser mais baixo que o ParnaSJ é a média das mínimas no JJA. É páreo duro.

 

Sobre o comentário do Caco sobre o sul do RS. Perfeito. O Caco é um baziano que tem uma boa capacidade de entender e visualizar um local que não conhece. Mesmo em POA muita gente não conhece direito a campanha gaúcha e suas peculiaridades. Sou apaixonado por aquele local que é bastante familiar para mim. Pena nao gostar das cidades de lá. Não são compatíveis com o meu estilo de vida.

Link to comment
Share on other sites

Que massa de ar frio carregada de nebulosidade esta!

 

Ontem ela foi avançando e Joinville chegou a registrar 12°C com chuva.

 

hoje amanhecemos com céu chapado e temperaturas entre 12 e 13°.

 

Villaggio Grando reportou até as 7:26 e, depois de um sobe e desce durante a madrugada, marcou 0,7°C.

 

Destaque para Santa Rosa e seu fenômeno sobrenatural chamado baixada do Ilson hahah :laugh: que registrou 0,3°C

Link to comment
Share on other sites

Que massa de ar frio carregada de nebulosidade esta!

 

Ontem ela foi avançando e Joinville chegou a registrar 12°C com chuva.

 

hoje amanhecemos com céu chapado e temperaturas entre 12 e 13°.

 

Villaggio Grando reportou até as 7:26 e, depois de um sobe e desce durante a madrugada, marcou 0,7°C.

 

Destaque para Santa Rosa e seu fenômeno sobrenatural chamado baixada do Ilson hahah :laugh: que registrou 0,3°C

Põe fenômeno nisso!

Link to comment
Share on other sites

Somente Urupema negativou..? Me parece que Tuias bateu na trave ...ficou com 0,4..

Aguardando tabela, tabela, tabela... :mosking:

No Top 3 do rs o Parque das Tuias...

MetSul Meteorologia ‏@metsul 2 h

FRIO | Mínimas (parciais) até 6h: Bom Jesus -1,0ºC | Ausentes -0,1ºC | Soledade 0,4ºC | Livramento 1,2ºC | Santa Rosa 1,3ºC | Vacaria 1,9ºC

Não tem jeito, com o PO assim, não vai baixa tanto a mínima, o padrão este ano tá diferente, tá mais úmido, mais nublado, as máximas estão menores, mas em algum momento ou mais de um; vamos ter uma massa de ar frio , mais seca...

No topinho Inmet 1.4º

Houve formação de nevoeiro. :sad: :russian:

Eu achei o desempenho da tua região surpreendente, tendo em vista as circunstâncias (nebulosidade parcial e instabilidade ao norte da região).

Estamos solamente no começo e muitas massas mais secas estão por vir.

 

(agora, canta Elvis pra mim!)

Hoje vou a FX verificar as minimas em dois baixadões lá, apenas por curiosidade e verificação do potencial hehehe. :good:

Link to comment
Share on other sites

Global, GFS e Europeu seguem colocando o ar frio avançando constantemente para os próximos 10-15 dias.

 

O CFS continua esticando este padrão pelos próximos 30. E ainda concorda com o Global que a invasão em 216/240h tem muito potencial. Na grade do Europeu ela também já aparece, e parece vir acompanhada de ciclone.

 

A SOI anda positiva, segurando o jato subtropical, e a AAO querendo cair abrindo brechas no jato polar.

 

Os próximos dias realmente prometem...

Link to comment
Share on other sites

Global, GFS e Europeu seguem colocando o ar frio avançando constantemente para os próximos 10-15 dias.

 

O CFS continua esticando este padrão pelos próximos 30. E ainda concorda com o Global que a invasão em 216/240h tem muito potencial. Na grade do Europeu ela também já aparece, e parece vir acompanhada de ciclone.

 

A SOI anda positiva, segurando o jato subtropical, e a AAO querendo cair abrindo brechas no jato polar.

 

Os próximos dias realmente prometem...

 

Estarei por 15 em SP. Tá explicado! Vai nevar de novo!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal, aqui em casa os extremos de ontem foram de 12,3 (registrada próximo à meia-noite) a 19,1 ºC (registrada logo no início da madrugada).

Nessa madrugada a temperatura ficou praticamente estável, a mínima que registrei foi de 12,2 ºC.

 

Amigos paulistas, estarei em São Paulo na próxima terça-feira tirando o visto americano. Espero pegar um friozinho para ter uma boa 1ª impressão.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

11h00

 

Lages tem sol, pouca nebulosidede. Temos 5 graus. Está gelado. Estou subindo p Urupema entre hj e amanha.

 

Grande ph, a nebulosidade e umidade estavam tao fortes que atrapalharam as mínimas em todo Sul do Brasil.

 

Caco, Lages ontem garoou o dia todo e nao chegamos a 8 graus pelas tarde. O vento de sudoeste, Minuano como chamamos, nao cessou o dia todo: aqui ( desde ontem de madrugada) e nao so Bagé tivemos e estamos tendo adveccao de ar polar, que NAO se da so com céu limpo. Adveccao de ar é processo dinâmico e nao estático.

Link to comment
Share on other sites

Estou "quase! chegando a conclusão que o PNI é o local mais frio do Brasil. Só não tem neve... Mas, de resto, ganha "disparado!"!

 

 

Poderia troca a colocação não tem neve como "já teve muita neve no passado tb", ia ficar perfeita! :friends:

 

Sobre o PNI, é o local mais frio MONITORADO no Brasil, porque mesmo no verão, mal passava dos 20 graus de dia, e últimamente creio que faz mais de um mes que não vejo máximas maiores de 16 graus por lá. Fora a sequencia incrível de 5 negativas seguidas.

 

Essa mp agora está passando pelo RS, logo se desvia pro mar e a alta vira uma ASAS para o sudeste.

Para mim nunca restaram dúvidas de que o PNI é o local mais frio do Brasil. A média anual lá é imbatível.

 

O que podemos discutir ainda é a média de JJA e a mínima absoluta. Na média de JJA eu ainda considero o PNI favorito, disputando o posto com algumas baixadas no ParnaSJ ainda não monitoradas. Sobre a mínima absoluta, já fui mais crente que o PNI seria imbatível, mas depois das condições ideais vistas nesse outono, hj já acho que não terá como bater o ParnaSJ nesse quesito.

 

Um outro posto onde o PNI deve ser mais baixo que o ParnaSJ é a média das mínimas no JJA. É páreo duro.

 

Sobre o comentário do Caco sobre o sul do RS. Perfeito. O Caco é um baziano que tem uma boa capacidade de entender e visualizar um local que não conhece. Mesmo em POA muita gente não conhece direito a campanha gaúcha e suas peculiaridades. Sou apaixonado por aquele local que é bastante familiar para mim. Pena nao gostar das cidades de lá. Não são compatíveis com o meu estilo de vida.

Compartilho do mesmo ponto de vista que tu neste quesito, Bruno!

Link to comment
Share on other sites

Sobre as condicoes do topo do PNI (Agulhas), sou muito mais pessimista que a maioria aqui. Será muito difícil vermos negativas lá em cima. Imagino ser algo sempre constante entre 2C e 7C no JJA e pouco acima disso no DJF.

 

Já aqui eu não sou tão pessimista. Acho que algumas negativas ocorrem por ano. Mas sem dúvida são negativas bem próximas de zero. Neste ponto o próprio MI mata a pau mesmo com 1000 metros a menos. Simplesmente porque a temperatura baixa no topo depende exclusivamente de advecção polar.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso...no montanhês estado de Minas Gerais, nada de advecção de ar frio! Maldita massa continental!

Ainda assim, tivemos mínima de 17ºC em BH (rs)! Afinal, não dependemos tanto de ar frio para ter uma noite agradável.

 

Nosso estado tem a vantagem da altitude, porém a desvantagem de estar numa latitude em que as altas polares já chegam rasas

e têm muita dificuldade de chegar "rasgando" igual acontece no Sul e Centro-oeste, justamente devido a esta mesma altitude!

 

Quando o ASAS se estabelecer é que esfriaremos de verdade. MG "adora" altas polares velhas.

 

Por hora, tempo nublado e 20 graus em Juiz de Fora. Bem agradável.

 

Não sei se vocês concordam comigo, mas esta época do ano poderia durar uns 10 meses, ao invés de 4/5.

Como é bom ver os amigos do Norte curtindo um frio desses, o Centro-oeste idem, o Sul mostrando um frio bem intenso

como é de se esperar...e o BAZ ganha essa força! Ah! Como eu adoro o inverno!

Link to comment
Share on other sites

Somente Urupema negativou..? Me parece que Tuias bateu na trave ...ficou com 0,4..

Aguardando tabela, tabela, tabela... :mosking:

No Top 3 do rs o Parque das Tuias...

MetSul Meteorologia ‏@metsul 2 h

FRIO | Mínimas (parciais) até 6h: Bom Jesus -1,0ºC | Ausentes -0,1ºC | Soledade 0,4ºC | Livramento 1,2ºC | Santa Rosa 1,3ºC | Vacaria 1,9ºC

Não tem jeito, com o PO assim, não vai baixa tanto a mínima, o padrão este ano tá diferente, tá mais úmido, mais nublado, as máximas estão menores, mas em algum momento ou mais de um; vamos ter uma massa de ar frio , mais seca...

No topinho Inmet 1.4º

Houve formação de nevoeiro. :sad: :russian:

 

Bagé 1,1ºC... A única em Topo, junto com Ausentes(ou foi em Potreirinhos?) a entrar no TOP 5.

 

Com certeza alguma baixada de Bagé negativou. :mosking:

 

FRIO | Mínimas: Bom Jesus -1,0ºC | Ausentes -0,1ºC | Santa Rosa 0,3ºC | Soledade 0,4ºC | Livramento 0,9ºC | Bagé 1,1ºC | L. Vermelha 1,1ºC

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Não tem jeito, com o PO assim, não vai baixa tanto a mínima, o padrão este ano tá diferente, tá mais úmido, mais nublado, as máximas estão menores, mas em algum momento ou :

 

PH,

 

Na hora certa isto poderá ser um ponto a favor, pois aumentará a chance de neve (frio + umidade).

Prefiro neve ampla à uma mínima de -8°C ...

Agora em Gramado, às 11:40, nublado e 6,7°C . Dia muito agradável!!!

Link to comment
Share on other sites

Não tem jeito, com o PO assim, não vai baixa tanto a mínima, o padrão este ano tá diferente, tá mais úmido, mais nublado, as máximas estão menores, mas em algum momento ou :

 

PH,

 

Na hora certa isto poderá ser um ponto a favor, pois aumentará a chance de neve (frio + umidade).

Prefiro neve ampla à uma mínima de -8°C ...

Agora em Gramado, às 11:40, nublado e 6,7°C . Dia muito agradável!!!

Sim, este ano está com cara de neve democrática...

Eu de olho no Tuias, e de repente a grande Surpresa pode ser Itapuca...

Neve de acumular em junho...quem sabe... :mail:

Link to comment
Share on other sites

Brasil meio-dia (INMET):

 

AM

Boca do Acre: 17,4º

 

AC

Epitaciolândia 14,3º

 

RO

Ariquemes 21,1º

Cacoal 19,8º

Porto Velho 19,7º

Vilhena 16,7º

 

MT

Guarantã (divisa com Pará) 23,5º

Alta Floresta 22,2º

Juina 18,4º

Cáceres 18,3º

Pontes de Lacerda 15,6º

Comodoro 15,2º

Tangará da Serra 14,8º

 

MS

Três Lagoas 19,7º

Campo Grande 15,9º

Corumbá 15,2º

Maracaju 13,8º

Porto Murtinho 12,3º

Ponta Porã 10,2º

 

GO

Goiânia 28,3º

Rio Verde 25,3º

Alto Araguaia 21,3º

Jataí 21,1º

São Simão 19,3º

 

SP

Ituverava 25,4º

Pradópolis 22,4º

Jales 20,1º

Bauru 18,5º

Sorocaba 17,7º

Presidente Prudente 16,1º

Mirante de Santana 16,0º

Itapeva 13,9º

Cpos Jordão 13,7º

 

PR

Maringá 16,6º

Curitiba 14,3º

Foz do Iguaçu 13,7º

 

SC

Indaial 16,7º

São José - Florianópolis 17,4º

Araranguá 12,7º

S. Joaquim 11,4º

Joaçaba 11,3º

Curitibanos 9,9º

S. Miguel D'oeste 9,1º

 

RS

Campo bom 14,8º

Porto Alegre 12,6º

Cruz Alta 10,3º

Bento Gonçalves 10,0º

Soledade 9,4º

Gramado 7,9º

Vacaria 6,9º

Lagoa Vermelha 6,2º

Link to comment
Share on other sites

Acho muito difícil que se cumpra a previsão de hoje para SP, que era de uma máxima entre 18º/19º.

 

A maior temperatura na automática do Mirante foi 16,2º as 22h de ontem, e chegou apenas a 16,0º ao meio-dia, porém já está caindo novamente, tinha na última leitura 15,4º. Com certeza menor máxima do ano a caminho.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.