Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Março 2014


Recommended Posts

  • Replies 3.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Situação tá tensa em Blumenau. Ribeirões transbordando, muitas ruas alagadas, quedas de barreira e trânsito maluco. Segue chovendo moderado. Acumulado máximo até o momento de 105,6 mm em 4 horas de chuva.

 

Você vai achar incrível isso, mas aí em Blumenau choveu nestas quatro horas METADE do total deste ano aqui em JF até

o momento. :shok:

 

Tá feio o negócio ai Renan!

 

Pelo AlertaBlu temos os seguintes dados dos acumulados da tarde de hoje:

 

Lage Tubo 121,6 mm

Testo Salto (CEOPS) 113,4 mm

Nova Rússia 109,2 mm

Jordão 102 mm

 

Mais da metade da média do mês em apenas uma tarde. Inacreditável.

Link to comment
Share on other sites

O Eduardo e o Ziemann (que são do Rio) vão adorar a notícia, GFS em sua última rodada aumenta o acumulado previsto pro estado Fluminense para os próximos 8 dias.

 

Entretanto, o período das 192 horas até as 384 horas não é de doer. Na verdade é uma punhalada nas costas (ae Vitor hehe). Pouquíssima chuva para o sudeste brasileiro, inclusive SP!

 

E pra variar, a chuva volumosa no sul da Amazônia vai continuar. Notem que no mapa dos dia 12/03 até 20/03, o maior acumulado da América do Sul poderá acontecer justamente por lá!

 

m0voZ7G.png?1

 

=======

Nossa! E vi que o Akita virou febre por aqui no BAZ hehehe

 

Tô aqui em Niterói e esta informação muito me interessa.

 

Hoje quando eu estava voltando da serra, fiquei observando as matas de alguns morros que estão amareladas devido a falta de chuva. A coisa tá feia.

Link to comment
Share on other sites

O eixo da calor ficou entre o sul de MG e o RS, especialmente no leste do mesmo.

 

Uruguaiana teve um jan/fev absolutamente normal. Livramento, para se ter uma idéia, passou de 37C uma única vez.

 

Bruno muito interessante, eu ainda não tinha visualizado que realmente a região leste do sul e sudeste é que foi afetada por esse calor bizarro todo.

 

Mas confesso que imagina um "vermelhão" na nossa região e não esse alaranjado discreto. O que dizer da Groenlândia?

Link to comment
Share on other sites

Situação tá tensa em Blumenau. Ribeirões transbordando, muitas ruas alagadas, quedas de barreira e trânsito maluco. Segue chovendo moderado. Acumulado máximo até o momento de 105,6 mm em 4 horas de chuva.

 

Você vai achar incrível isso, mas aí em Blumenau choveu nestas quatro horas METADE do total deste ano aqui em JF até

o momento. :shok:

 

Tá feio o negócio ai Renan!

 

Pelo AlertaBlu temos os seguintes dados dos acumulados da tarde de hoje:

 

Lage Tubo 121,6 mm

Testo Salto (CEOPS) 113,4 mm

Nova Rússia 109,2 mm

Jordão 102 mm

 

Mais da metade da média do mês em apenas uma tarde. Inacreditável.

 

Maurício, fazia muito tempo que não via uma chuva com trovoada assim de forma constante, foi literalmente a tarde toda. Acho que nem setembro do ano passado choveu assim.

Link to comment
Share on other sites

Já que ninguém vê os meus mapas, resolvi baixá-los aqui no BAZ

 

Aquecimento Global no centro sul brasileiro em janeiro

[attachment=3]Anomalia Jan 2014.png[/attachment]

 

Aquecimento Global no centro sul brasileiro em fevereiro

[attachment=2]Anomalia Fev 2014.png[/attachment]

 

Resfriamento Global no conesul em março

[attachment=1]Anomalia Mar 2014.png[/attachment]

 

Ano de 2014 até agora

[attachment=0]Anomalia Ano 2014.png[/attachment]

 

To rachando de rir até agora. :onthequiet:

 

Hoje, nada de chuva em Jundiaí.

 

22,1º C agora.

Link to comment
Share on other sites

Voltando de CDJ hoje de tarde, eis que pego chuva desde o início da descida da serra de Curitiba até Joinville, sendo extremamente forte entre Garuva e Joinville.

 

Resultado? Alagamentos em diversos bairros de Joinville e registros de até 92 mm nas estações da cidade.

 

Fazia muito tempo que não chovia tanto por aqui..e olha que o verão aqui costuma ser muito chuvoso.

Link to comment
Share on other sites

Beto, Uruguaiana, que todos sabem ser tórrida, tem máxima absoluta de 38C nesse verão. Enquanto isso POA quase teve isso como médias das máximas, hehehe

O oeste paranaense, principalmente a região de Foz do Iguaçu, normalmente tão kente, teve um verão suave para o padrão dakela área.

Do centro para o leste do Paraná é q a coisa eskentou pra valer.

Em Palmas, no sul do Estado a máxima não foi além dos 32°C e Guarapuava idem!

Os mapas estão corretos!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

alguma relacdão pode ter entre essas anomalias e o que houve na Europa?previam um inverno frio para lá e foi quente. Nos EUA Foi frio no leste, oeste anomalo e quente. o Canada tambem sofreu isso.A Russia foi e esta quente. algo houve na circulação marítima. Aqui já tá normal a situação.

Link to comment
Share on other sites

alguma relacdão pode ter entre essas anomalias e o que houve na Europa?previam um inverno frio para lá e foi quente. Nos EUA Foi frio no leste, oeste anomalo e quente. o Canada tambem sofreu isso.A Russia foi e esta quente. algo houve na circulação marítima. Aqui já tá normal a situação.

 

Aqui tá abaixo do normal!

Link to comment
Share on other sites

Já que ninguém vê os meus mapas, resolvi baixá-los aqui no BAZ

 

Aquecimento Global no centro sul brasileiro em janeiro

 

Em Relação aos Mapas:

 

- São Reanalises do Modelo CFS;

- São dados de Temperatura Média e não somente de Máxima, o que pode causar falsa impressão de não ter sido tudo isto;

- São Confiáveis sim;

- Entretanto estes são capturados de dados de Sondagem de Aeroportos na América do Sul (no caso em terra), o que pode localmente não retratar de forma precisa a anomalia de temperatura, diferentemente dos mapas do CPTEC/INMET que são interpolados a partir de suas várias estações (ainda que comparando com os mapas do CPTEC, não notei muitas diferenças);

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

GFS 18z arrasou em relação ao anticiclone que poderá se configurar na semana que vem.

Mesmo não sendo tão poderoso quando aquele que trouxe a forte onda de calor no começo de fevereiro, o que impressiona é que o sistema poderá atuar até o Uruguai e norte da província de Buenos Aires em 17/03/2014!

 

Vfhitbv.png

 

Nem já perto de começar o outono, estamos livre dessa praga!

Tenho pena da Climatempo que insiste em prever um março com chuvas acimas da média pra SP, pois se março for outro mês de pouca chuva muita gente vai ficar insatisfeita com as previsões animadoras feitas pelo instituto.

Link to comment
Share on other sites

É isso aí, Ronaldo.

 

 

[joao mode on]

ALGUÉM AINDA TEM DÚVIDA QUE O CLIMA NÃO ESTÁ MALUCO??? ESSE CALOR TODO SÓ PODE SER DA ALTERAÇÕES GLOBAIS SÓ NÃO ENXERGA QUEM NAO QUER!

[Joao mode off]

 

Verão muito atípico, demorou a pegar no tranco, mas quando começou pra valer foi mais de 50 dias de puro inferno. Em compensação o "core" dele acabou abruptamente e antes do normal. Espero que o outono climático se inicie mais cedo =)

Link to comment
Share on other sites

GFS 18z arrasou em relação ao anticiclone que poderá se configurar na semana que vem.

Mesmo não sendo tão poderoso quando aquele que trouxe a forte onda de calor no começo de fevereiro, o que impressiona é que o sistema poderá atuar até o Uruguai e norte da província de Buenos Aires em 17/03/2014!

 

http://i.imgur.com/Vfhitbv.png

 

Nem já perto de começar o outono, estamos livre dessa praga!

Tenho pena da Climatempo que insiste em prever um março com chuvas acimas da média pra SP, pois se março for outro mês de pouca chuva muita gente vai ficar insatisfeita com as previsões animadoras feitas pelo instituto.

 

- Ahh Daniel, trata-se de um Anticiclone considerável, com condições de bloqueio novamente por esta corrida...

 

- A boa Notícia, é que por enquanto essa solução tem baixa confiabilidade em Ensemble.

 

- Quanto a previsão da Climatempo, eu fico com um pé atrás neste momento... Projeções do CFS não são muito animadoras pro mês.

Link to comment
Share on other sites

- Ahh Daniel, trata-se de um Anticiclone considerável, com condições de bloqueio novamente por esta corrida...

 

- A boa Notícia, é que por enquanto essa solução tem baixa confiabilidade em Ensemble.

 

- Quanto a previsão da Climatempo, eu fico com um pé atrás neste momento... Projeções do CFS não são muito animadoras pro mês.

 

Olha, eu acho que perto daquele último, esse ainda é menor!

 

Ainda bem que a confiabilidade é baixa. Tenho notado que as previsões estão variando demais após 192 horas a cada rodada!

A 00z de terça mesmo mostrando bloqueio atingindo aqui, chegava a indicar temperaturas mais comportadas (estranho demais) entre 11/03 até 19/03!

Link to comment
Share on other sites

 

Olha, eu acho que perto daquele último, esse ainda é menor!

 

Ainda bem que a confiabilidade é baixa. Mas tenho notado que as previsões estão variando demais após 192 horas a cada rodada!

 

Ainda sim, se formar um desses aí de novo, tem gente que vai enfartar (principalmente no sul) :mosking: :mosking:

 

Justamente as previsões estão variando muito, pela confiabilidade estar baixa... Mas com o afastamento da onda de MJO, é plausível uma segunda quinzena seca (e talvez quente) mesmo por SP.

Link to comment
Share on other sites

Ainda sim, se formar um desses aí de novo, tem gente que vai enfartar (principalmente no sul) :mosking: :mosking:

 

Justamente as previsões estão variando muito, pela confiabilidade estar baixa... Mas com o afastamento da onda de MJO, é plausível uma segunda quinzena seca (e talvez quente) mesmo por SP.

 

Se formar um desse novo, só sei que o outono climático poderá começar depois do outono do calendário astronômico e é bem capaz que o período seco no centro do Brasil se inicie bem mais cedo (um mês adiantado, digamos), caso for um bloqueio que persista por semanas!

 

Sentindo cheiro de que este março vai ser parecido com o de 2007 no sudeste, onde na ocasião temos alguns bloqueios que fizeram as chuvas ficarem abaixo da média e as temperaturas mais altas!

 

Isso mesmo que eu pensei, como a confiabilidade é baixa, as previsões variam demais rodada por rodada!

Link to comment
Share on other sites

Posto imagens há tempos e nunca falaram nada! Pelo visto ninguém dá bola para o que escrevo :mosking:

 

OK, vou passar a usar algum host.

Já tinha pensado em falar antes, mas acabei deixando pra lá, esperando que outra pessoa depois avisasse.

 

Ontem a temperatura variou entre 17,8ºC e 29,0ºC.

Agora céu nublado e 21ºC. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Não sei qual a opinião de todos, mas fui de SP pra Pirassununga embaixo de muita água o caminho todo, e na volta a mesma coisa, de Araras até SP vários pancadões de chuva. E seguia chovendo moderado a pouco na Zona Leste de SP. Sei que os volumes do sistema Cantareira seguem baixos, não é possível que não haja reflexos destas chuvas da serra da Cantareira pra lá, sentido interior. Desculpem, mas não acredito nesse número de 16,2% divulgado ontem.

Link to comment
Share on other sites

Céu encoberto nesta manhã em Piraquara e em todo o leste do Estado.

Chove fraco em diversos setores e a tendência é de chuvas mais consistentes nas próximas horas.

O acumulado de ontem à tarde/noite na minha estação foi de apenas 9,5mm, ou seja, cerca de 10% do acumulado em Blumenau. Interessante q por aki a cobertura de nuvens altas foi bem mais persistente do q no leste catarinense.

Temperatura agora de 18°C e quase não há vento.

Já, em Ponta Grossa, os ventos sopram com média de 27 km/h.

Vista para o sudeste de Pinhais, há cerca de 1h atrás, com chuva leve..

5a4e895db61f4_2014-03-0506_29_31.jpg.2b67e396e569b23312cfa678f24f2810.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.