Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Principais Volumes de Chuva em São Paulo/RMSP Hoje (Até as 21h00)

 

Rede Telemétrica do Alto Tietê

Córrego Pirajuçara (Embu das Artes) 101,8mm

Rio Tietê - Jd Romano/São Paulo 39,2mm

Córrego Poa (Taboão da Serra) 33,8mm

Rio Tamanduateí - Prosperidade/São Caetano 29,4mm

Córrego Oratório - Vila Prudente/São Paulo 25,2mm

Rio Tietê - São Miguel/São Paulo 22,2mm

Rio Tietê - Belenzinho/São Paulo 14,8mm

Córrego Cabuçu de Cima - Vila Galvão/Guarulhos 30,4mm

Oratório/Maúa 16,8mm

Rio Tietê - Ponte do Piqueri/São Paulo 37,2mm

 

Estações do CGE:

Campo Limpo: 29,4mm

Pirituba: 24,2mm

Butantã: 16mm

 

Rede CEMADEN:

Capão Redondo: 101,3mm

Jardim Paulistano (Pirituba) 99,1mm

Jardim Angela: 85,4mm

 

Estação Automática do INMET - Mirante: 11,2mm

Estação Automática do INMET - Barueri: 14,4mm

 

Minha Casa (São Mateus): 9mm

Link to comment
Share on other sites

 

Com certeza irei precisar de ajuda pra tal feito embora as coisas mais dificeis , como estaçao e locais parecem estar encaminhadas , aceito ajuda de todos os sentidos :sarcastic:

 

 

Pode contar comigo pra fazer este projeto espetacular sair do papel! Depois lugares extremamente interessantes para instalar estações! Parabéns! :hi: :good2:

Luba com certeza vou precisar de ajuda , quando comecei os contatos lembrei que você tinha uma ideia de um dia instalar uma estação lá em Cdj no mesmo local . Entro em contato pelo face qualquer coisa , abraços e obrigado , aqui trovões e uma célula tempestuosa a Oeste já piscou a luz 2 vezes , faz 18C

Link to comment
Share on other sites

Muito calor pra cá também, mas nada comparável a outras partes da região Sul. Variação hoje na minha estação de "somente" 23,9ºC a 34,8ºC. Aliás, neste mês ainda não passei da casa dos 35ºC. Segundo o Simepar, as maiores temperaturas foram registradas hoje no litoral, em Antonina, 39,5 °C, Guaraqueçaba, 37,8, Cerro Azul, 37,2 °C e no sudoeste, 36,1 °C em São Miguel do Iguaçu.

 

Nuvens de chuva se formaram a nordeste no final da tarde, mas o avanço das nuvens sobre a cidade foi seco e restou apenas o vento fresco, temporário. Agora tenho 27,4ºC.

Link to comment
Share on other sites

Principais Volumes de Chuva em São Paulo/RMSP Hoje (Até as 21h00)

 

Rede Telemétrica do Alto Tietê

Córrego Pirajuçara (Embu das Artes) 101,8mm

 

Rede CEMADEN:

Capão Redondo: 101,3mm

Jardim Paulistano (Pirituba) 99,1mm

Jardim Angela: 85,4mm

Caramba! Aquela instabilidade do oeste derrubou água mesmo. :shok:

O bom e velho Pirajuçara deve ter transbordado.

Link to comment
Share on other sites

Nossa, está difícil de chover aqui no meu bairro esse ano...

É barulho pra tudo quanto é lado por horas, abro a janela e vejo chuveiros das nuvens em todas as direções mas aqui... garoa um pouco e já era!

Acho que o Luba mora aqui perto do parque do Ibirapuera também, deve estar com a mesma impressão que eu!

 

Frost,

 

Moro bem perto do Parque do Ibirapuera, no bairro Vila Nova Conceição.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui as temperaturas não foram tão altas quanto ontem, mas estava mais úmido, então a sensação térmica foi bem desconfortável. Chegou a 46,9ºC.

Até às 15h havia bastante nuvens, mas a partir da metade da tarde o sol apareceu e aqueceu bastante. Agora no final da tarde, várias nuvens escuras circundaram a cidade, mas por aqui não choveu, só nas vizinhanças.

Temperaturas mínimas e máximas de hoje em Teutônia:

 

21,8ºC/33,6ºC Lagoa da Harmonia

19,7ºC/36,9ºC Welp

21,9ºC/37,2ºC INMET

22,2ºC/38,8ºC Languiru.

 

Terminando de escrever, começa a chuviscar timidamente.

Eu achei que essa desgraça era só aqui. Terrível variação de 26,0° a 38,2° com sensação térmica batendo 47,5°! Certamente foi um dos dias mais quentes de todo o meu histórico desde ago/1995. Tenho que conferir!

 

E o que nos reservou o final do dia??? Algumas trovoadas e GOTEJAMENTO!!!!! :dash1: :dash1: :dash1: Parece que para chover de verdade só se fizer 50°. Só pode!!

 

Agora "refresca" com vento SE 8,9 km/h. Faz 30,6° com 65% e quase totalmente nublado. Terror.

 

Abraços terríveis!

 

 

Que dureza, Marcos! Espero que no inverno você seja compensado com Baleias Polares passando pela bela POA!

Link to comment
Share on other sites

 

Com certeza irei precisar de ajuda pra tal feito embora as coisas mais dificeis , como estaçao e locais parecem estar encaminhadas , aceito ajuda de todos os sentidos :sarcastic:

 

 

Pode contar comigo pra fazer este projeto espetacular sair do papel! Depois lugares extremamente interessantes para instalar estações! Parabéns! :hi: :good2:

Luba com certeza vou precisar de ajuda , quando comecei os contatos lembrei que você tinha uma ideia de um dia instalar uma estação lá em Cdj no mesmo local . Entro em contato pelo face qualquer coisa , abraços e obrigado , aqui trovões e uma célula tempestuosa a Oeste já piscou a luz 2 vezes , faz 18C

 

 

O Pico do Itapeva merece uma estação! Gostei muito desse seu projeto e assim como aconteceu no PNI vamos fazer acontecer!

Link to comment
Share on other sites

Agora temos céu limpo na Capital paulista. Faz 22 graus no aeroporto de Congonhas!

 

Vendo a versão na íntegra do vídeo da Climatempo onde há a explicação sobre as altas temperaturas do mar, a expectativa é de que a situação das chuvas se normalize no sudeste mais para o final de fevereiro, pois segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, a grande área aquecida do Atlântico tendo se deslocar para norte e quando mais para norte, maior a facilidade das frentes frias entrarem no Brasil! Dessa forma, há a chance de formação de algum episódio de ZCAS!

 

Enfim, infelizmente já vai ser um pouco tarde quando a situação se normalizar no sudeste, pois ficará mais difícil de reverter o quadro de pouca chuva que está ocorrendo desde dezembro do ano passado em SP, sul de MG e triângulo mineiro!

Link to comment
Share on other sites

Previsão terrível! Vamos virar cactus.

 

XD9T66o.png

Pelamordedeus, essa previsão NÃO pode se confirmar. Por duas razões: 1) falta de chuva no centro do país, fundamental para encher as barragens e os rios que abastecem nossas hidrelétricas; 2) pelo bloqueio, EVIDENTE calor excessivo no Sul. Pela configuração de 7 dias, isso muito provavelmente seria a terceira onda de calor por aqui nesse verão. Francamente, é de dar no saco.

 

Agora incrivelmente estancado em 28,3°!! Estou a 1 h em 28° devido ao tempo nublado por aqui. Isso mesmo: MM numa das noites mais quente em vários meses. Deprimente.

 

Sem abraços!!

Link to comment
Share on other sites

Eu achei que essa desgraça era só aqui. Terrível variação de 26,0° a 38,2° com sensação térmica batendo 47,5°! Certamente foi um dos dias mais quentes de todo o meu histórico desde ago/1995. Tenho que conferir!

Que dureza, Marcos! Espero que no inverno você seja compensado com Baleias Polares passando pela bela POA!

Dureza é apelido. Depois que vi a previsão acima, depois de um bom refresco o calorão poderá voltar.

 

Pelo menos o ETA 15 do CPTEC dá precipitação aqui até o dia 2/2, quando as chuvas diminuem bastante. Agora 28,2° com 70%.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Povo do Sul, não me xinguem! Enquanto vejo o pessoal torrar com 26, 28 graus agora, minha temperatura caiu de 23 para 22,3 em questão de minutos! Mesmo assim é uma das maiores temperaturas nesse horario na minha estação!

 

William, estou louco de vontade de experimentar esse arduino! Se rolar aqui, vou pensar nele pro PNI!!!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de 25,5° ou mais até hoje (1°/8/1995 - 22/1/2014). A da noite passada foi a 7ª maior mínima de todo o meu histórico (tenho falhas em alguns períodos do verão, especialmente 1999 e 2005).

 

28,1° - 3/2/2010

27,1° - 20/12/1997

26,9° - 25/12/2012

26,8° - 8/1/1997

26,3° - 16/2/2012

26,1° - 7/3/1998 e 13/1/2006

26,0° - 22/1/2014

26,0°* - 4/2/2006

25,9° - 10/3/2002

25,8° - 8/3/1998 e 7/2/2010

25,7° - 9/3/1998

25,6° - 11/1/2006

25,5° - 26/2/1997 e 2/3/1999

 

* INMET convencional

 

Interessante notar que as piores noites foram no final dos anos 90 e na década de 2010. Há ainda umas 8 mínimas entre 25,0° e 25,4°.

 

Agora faz 28,1° com 71%. Vento ESE a 8,2 km/h. E nublado...

Link to comment
Share on other sites

Nossa, está difícil de chover aqui no meu bairro esse ano...

É barulho pra tudo quanto é lado por horas, abro a janela e vejo chuveiros das nuvens em todas as direções mas aqui... garoa um pouco e já era!

Acho que o Luba mora aqui perto do parque do Ibirapuera também, deve estar com a mesma impressão que eu!

 

Frost,

 

Moro bem perto do Parque do Ibirapuera, no bairro Vila Nova Conceição.

 

Luba você é meu vizinho! :laugh: moro na avenida santo amaro, do lado do Hospital São Luiz.

Link to comment
Share on other sites

Creio que este Janeiro em SP deverá ficar entre os 10 mais quentes da história. Isso não é resistir.

 

Artur, tem alguma dúvida ainda de que este janeiro será o mais quente da série histórica do Inmet, e não simplesmente apenas entre os "10 mais"? Basta ver a previsão até o final do mês. O refresco só chega lá para dia 30/31, e se estende para início de fevereiro. Até lá, vamos sofrer. Na semana que vem, até a chegada do sistema frontal, o calor será terrível, lembrando o início do mês (ou até pior; quiçá outubro/2012).

 

E veja, não é chutômetro. Venho há quanto tempo falando dessa onda descomunal de calor? Desde o Natal! O tempo vai passando e o calor continua. Veja, confirmando o janeiro mais quente da história, deve concordar que o calor feito não "foi normal", não acha?

 

Quanto ao RJ estar na média ou abaixo. E daí? Estamos nos referindo e falando sobre São Paulo há muito tempo, nossa referência e onde moramos.

 

Você disse que passaram 5 FF´s no Brasil em janeiro até agora. Não importa muito a quantidade de sistemas frontais, mas sim seu impacto. Mas, nossa! Realmente passaram 5 FF´s por aqui. Olha, eu vou falar; que eu notei foram 2. Para ver o quão inexpressivas foram as FF´s.

 

Este janeiro está fazendo história. Anote!

Link to comment
Share on other sites

Esqueci de comentar. Lá pelas 18:30 caiu O PÉ D´ÁGUA aqui em casa. Caiu uma árvore inclusive. Foi realmente sinistro; deu medo. Fiquei sem luz até agora, por isso só estou escrevendo agora de madrugada.

 

Ao menos refrescou.

 

Dormir agora e se preparar para o inferno que será amanhã novamente.

 

Que acabe logo este janeiro!

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia q promete forte calor e chuvas fortes/isoladas no período da tarde.

O quadro meteorológico deste amanhecer e muito parecido com o de ontem. Temos céu parcialmente nublado com nuvens médias e altas e 19°C.

As chuvas q ocorrerão durante a tarde, infelizmente serão mais uma vez pouco abrangentes, o q significa q a sensação de abafamento se estenderá noite adentro.

(torcendo pela atuação da brisa marítima, no final da tarde, q traria um alívio refrescante durante a noite, mas sabendo q as condições são desfavoráveis).

Temos tbm forte neblina em alguns pontos de baixada.

5a4e895b2de18_2014-01-2306_31_55.jpg.9ad4466df3c0142487c781ba2b327d35.jpg

Link to comment
Share on other sites

Hoje, registrei a maior mínima desde que vim morar aqui em CDJ: 16,2 em casa.

Céu com muita nebulosidade e neblina nos pontos mais altos.

Ontem, algumas áreas de chuva se formaram mas, caiu apenas uma chuvinha fraca que durou no máximo uns 20 minutos. Mal deu para molhar o chão

 

Taubaté começando o dia com 20°C.

Link to comment
Share on other sites

Creio que este Janeiro em SP deverá ficar entre os 10 mais quentes da história. Isso não é resistir.

 

Artur, tem alguma dúvida ainda de que este janeiro será o mais quente da série histórica do Inmet, e não simplesmente apenas entre os "10 mais"? Basta ver a previsão até o final do mês. O refresco só chega lá para dia 30/31, e se estende para início de fevereiro. Até lá, vamos sofrer. Na semana que vem, até a chegada do sistema frontal, o calor será terrível, lembrando o início do mês (ou até pior; quiçá outubro/2012).

 

E veja, não é chutômetro. Venho há quanto tempo falando dessa onda descomunal de calor? Desde o Natal! O tempo vai passando e o calor continua. Veja, confirmando o janeiro mais quente da história, deve concordar que o calor feito não "foi normal", não acha?

 

Quanto ao RJ estar na média ou abaixo. E daí? Estamos nos referindo e falando sobre São Paulo há muito tempo, nossa referência e onde moramos.

 

Você disse que passaram 5 FF´s no Brasil em janeiro até agora. Não importa muito a quantidade de sistemas frontais, mas sim seu impacto. Mas, nossa! Realmente passaram 5 FF´s por aqui. Olha, eu vou falar; que eu notei foram 2. Para ver o quão inexpressivas foram as FF´s.

 

Este janeiro está fazendo história. Anote!

 

Caco, concordo com muitas afirmações suas e sim, o calor, apesar de já ter ocorrido ondas de calor semelhantes e até mais fortes no passado, realmente está fora da casinha, mas gostaria de te esclarecer pontos que li agora:

 

1) Não afirmei que entraram 5 frentes frias, mas que com a da sexta-feira agora, serão 5. Por enquanto entraram 4, sendo somente UMA de boa intensidade (entre 7 e 10 de Janeiro SP refrescou). Veja o que eu escrevi:

"Sobre o calor, eu não posso dizer que se trata de uma onda de calor contínua, pois por levantamento, temos que a frente fria de Sexta-feira será a QUINTA a entrar no território brasileiro."

 

2) Sobre o clima do RJ e as médias, estava respondendo a outro usuário, não a você especificamente. E peço que se atente a observar que usei o RJ de exemplo também para explicar o porque o sul da Grande SP tem ficado mais ameno. Estudar o clima é entender o cenário GLOBAL para poder desenhar o cenário LOCAL. Usei o exemplo do RJ para juntar os pedaços e explicar algumas coisas sobre a grande SP. Prefiro olhar fora do quadradinho, fica mais fácil entender a dinamica do clima da grande SP.

 

3) Sobre ser o Janeiro mais quente da história no Mirante de Santana, vou concordar contigo quando fechar o mês, aí faremos as contas e os dados nos dirão o quao quente foi o mês PARA CENTRO, NORTE E OESTE da grande SP, por enquanto, não vejo como mera burocracia o restante do mês. Lembre-se que a mínima do mês de 16,5 graus do Mirante foi atingida durante um temporal, qualquer outro temporal que afetar a área da estação, impactará novamente na mínima do dia. E há previsão e suporte de umidade para chuvas na grande SP entre hoje e sábado. A FF que vai entrar na sexta lá no sul, deve alcançar parcialmente SP entre sábado e domingo (novamente deve vir oceânica, esfriando sul da Grande SP e mal afetando o norte da grande SP). Ou seja, terei impacto nas minhas medições, e devo ver pouco impacto no Mirante. A FF virá bloqueada pela alta que já foi exaustivamente comentada aqui. Deveremos sim ter redução de chuvas do dia 26 até o dia 30, o quadro já está ficando mais claro pelas saídas dos modelos de madrugada (GFS e ECMWF), assim o Mirante fechará abaixo da média (algo como 80% da média).

 

Bom, serei justo. Se o Mirante fechar como o Janeiro mais quente de sua história, eu mesmo virei aqui lhe parabenizar.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de tirar mais um mapa de anomalias do NCEP, agora de 01 a 20 de Janeiro. Claramente houve uma pequena redução da anomalia positiva sobre o sudeste comparando com os dias iniciais de Janeiro. Pelo mapa, sugere-se que a anomalia (baseada em dados fornecidos pelo INMET À NOAA 1981 - 2010) está entre 1 a 2 graus sobre a Grande SP. Se houvesse um cenário MICRO da reanálise, provavelmente o resultado seria 0 ou negativo de anomalia na faixa entre o litoral e o topo da serra, e entre 1,5 a 2,5 graus positivos sobre o planalto paulistano até a serra da Cantareira.

 

Mas está claro que as anomalias sobre o sudeste diminuiram UM POUCO. No próximo mapa que eu extrair, provavelmente verei o sul do Brasil com bastante anomalia positiva, junto com SP. Neste caso, estou animado pois a conta pode vir no inverno! Cenário claro de longas oscilações sobre o pacífico e Atlantico.

 

SyG35ga.png

Link to comment
Share on other sites

Não poderia deixar passar em branco...22/01/14:

 

28,2 - São Joaquim SC (Conv/Inmet)

28,5 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

28,9 - Painel SC (Ciram)

29,1 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

29,8 - São Joaquim SC (Ciram - Chapada Bonita)

30,1 - São José dos Ausentes RS (PWS)

30,2 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

30,6 - Bom Jesus RS (Inmet)

30,8 - São Joaquim SC (Ciram - Sta Isabel)

31,1 - Urupema SC (Ciram)

31,2 - Vacaria RS (Inmet)

31,4 - São Joaquim SC (Ciram - Bentinho)

31,6 - São Joaquim SC (Ciram - Boava)

31,8 - Canela RS (Inmet)

32,1 - São Joaquim SC (Ciram - Despraiado)

32,6 - Caxias do Sul RS (Inmet)

33,0 - Lages SC (Inmet)

Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja hoje vai "ferver".

 

Pois é Mauricio...O Morro da Igreja ontem bateu 25,5 e por pouco não quebrou o recorde da estação com 26,7 em 04/02/2010. Outro ponto que me chama atenção é a média das máximas da estação, está em 20,1 este mês. Completando este janeiro está sendo o + quente desde o inicio das medições com 15,4 na média mensal (22 dias)

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de 25,5° ou mais até hoje (1°/8/1995 - 22/1/2014). A da noite passada foi a 7ª maior mínima de todo o meu histórico (tenho falhas em alguns períodos do verão, especialmente 1999 e 2005).

 

28,1° - 3/2/2010

27,1° - 20/12/1997

26,9° - 25/12/2012

26,8° - 8/1/1997

26,3° - 16/2/2012

26,1° - 7/3/1998 e 13/1/2006

26,0° - 22/1/2014

26,0°* - 4/2/2006

25,9° - 10/3/2002

25,8° - 8/3/1998 e 7/2/2010

25,7° - 9/3/1998

25,6° - 11/1/2006

25,5° - 26/2/1997 e 2/3/1999

Coisa incrível! Tive MÍNIMA de 26,1°!! A nebulosidade conseguiu travar a queda até às 5 h da manhã e piorar muito a situação! Eu tinha 28,4° às 23 h, mas caiu apenas 2,3° até o amanhecer, sendo quase toda a queda depois das 5 h!

 

Se mantendo esse valor, será minha 6ª maior mínima que ja registrei, empatando com os registros de 1998 e 2006. Agora já suamos com 31,6° e 57%. Saí agora de manhã, e os locais sem ar-condicionado estão simplesmente insuportáveis! Aqui onde está o computador não baixou dos 31,2°. Terror total.

 

Abraços para mim mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Como um jornal com a 6ª tiragem do Brasil (zero Hora) escrever a matéria abaixo na sua versão imprensa e digital

 

O fato de Porto Alegre ter registrado a temperatura mais alta entre as capitais brasileiras por três dias consecutivos esta semana apenas comprovou que o apelido nem tão carinhoso, que virou hashtag nas redes sociais, não é mera força de expressão.

 

Segundo os meteorologistas, um conjunto de fatores transforma a capital gaúcha em um #FornoAlegre nesta época do ano, a começar pela posição geográfica: é verão no hemisfério Sul, e Porto Alegre é a capital brasileira mais ao sul no mapa do Brasil.

 

— Em janeiro, o número de horas de sol no Sul é maior. Soma-se a isso a baixa umidade do ar e o resultado é o calor intenso — sintetiza o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

 

Outro fator é que o Rio Grande do Sul é o único Estado com clima subtropical neste país tropical. A meteorologista Kelen Andrade, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), explica que, nas regiões tropicais, a temperatura é constante o ano inteiro, com média de 32ºC, tanto que se fala que só há duas estações e a diferença entre elas é a quantidade de chuva. Já as regiões subtropicais são caracterizadas por extremos, tanto de frio quanto de calor.

 

A direção dos ventos também contribui para o abafamento. No Nordeste brasileiro, por exemplo, sopram ventos a partir do oceano, levando umidade para o continente, o que faz com que a temperatura não suba tanto. No Sul, os ventos são continentais, de norte e de sul.

 

O relevo de Porto Alegre, em comparação a outras capitais, é outra razão para o calor extremo, conforme a técnica em meteorologia Patrícia Vieira. Em Curitiba, mesmo estando na região Sul, as temperaturas não sobem tanto porque a cidade está longe do litoral, numa região de planície, a cerca de 900 metros de altitude. A capital gaúcha está ao nível do mar e tem uma geografia plana, diferente do Rio de Janeiro, que também está ao nível do mar, mas fica em uma baía, entrecortada por morros.

 

Há ainda a ação dos sistemas de alta pressão sobre o Sul, que impedem a formação de nuvens e criam áreas de subsidência, as quais "empurram" o calor para baixo. Essas zonas são dissipadas pelo ingresso de frentes frias.

 

Para alívio dos gaúchos, conforme o meteorologista Gil Russo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria está chegando ao Estado para interromper a onda de calor que já completa cinco dias com máximas superiores a 35ºC na Capital. A chuva chegou à fronteira com o Uruguai na manhã desta quarta-feira e se espalha pelas demais regiões. No fim de semana, a temperatura vai, finalmente, baixar dos 30ºC, ainda que por pouco tempo, já que uma nova onda de calor é esperada para terça-feira que vem.

Link to comment
Share on other sites

Artur, uma coisa muito notável para mim neste verão, é que, quanto mais afastado do mar, mais quente está. Estou verificando que meus dados diários aqui na Granja Viana estão repetidamente mais elevados que no próprio Mirante, especialmente nas máximas. Estou localizado próximo ao Km 27 da Raposo Tavares na Zona Oeste da Grande SP.

 

Hoje, tive mínima de cravados 19ºC, o que se configura uma mínima "generosa" para este janeiro por aqui.

 

Proporcionalmente, a área litorânea deve estar "menos quente" que na Capital. É tal efeito da das altas bloqueadas que você mencionou, as FF´s que fazem efeito somente no Sul da Grande SP extremo sul do município (Grajaú para baixo).

 

Essa FF do final de semana mal será sentida por mim, mas será mais perceptível por aí e no litoral.

 

Temos que estabelecer um "divisor deste clima" por curiosidade mesmo. O que eu percebo pelos dados, é que o IAG e Congonhas, mesmo estando na Zona Sul, possuem um clima mais semelhante com o Mirante (Zona Norte) do que com o Assunção, Riacho Grande e Grajaú para baixo.

 

Sinceramente, eu não concordo com os autores de teses que divagam sobre a existência de uns 14 tipos de climas na cidade de São Paulo. Para mim, clima, além dos fatores de relevo, altitude, baseia-se, PRINCIPALMENTE, na latitude, e, como consequência disso, na DINÂMICA DE MASSAS DE AR. Essa é a peça chave. Um bairro do outro tem as mesmas dinâmicas de massas de ar = MESMO CLIMA. Não cheguei a ler essas teses, mas, provavelmente, devem falar muito em "ilhas de calor", dar um pitacos de diferença entre cobertura de vegetação, diferença de altitude entre um bairro e outro para justificar a existência de diferenças de temperatura entre locais tão próximos e chegar a conclusão que é porque estes bairros possuem climas diferentes, cuja idéia eu não compartilho.

 

Sobre o Sul da Grande SP e extremo sul da cidade de SP, acho que dá para dizer que tem um clima "diferenciado" do restante da cidade sim, devido à maior influência de FF´s oceânicas, principalmente, e a maior influência das infiltrações marítimas, que amenizam suas máximas e devem provocar um maior índice de chuvas. Acho que somente neste fator.

 

O resto é resto.

 

Mas vamos divagando.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas nas estações da RBS. Isso mesmo: MÍNIMAS, e não máximas!! :shok:

 

Santa Maria: 29,6°

Uruguaiana: 28,4°

POA: 27,5°

Bagé: 25,6

Joinville: 25,4°

Santa Rosa: 25,2°

Blumenau: 24,8°

Pelotas: 24,7°

Caxias do Sul: 23,2°

Cruz Alta: 23,0°

Chapecó: 23,0°

Erechim: 22,4°

Passo Fundo: 21,8°

Lages: 21,0°

 

Os valores de Santa Maria e Uruguaiana são muito impressionantes!! :shok: :shok: Destaque também para POA e Bagé. Bagé com uma noite incrivelmente quente. Nem a serra escapou. Noite de raro calor em Caxias do Sul!!

 

Agora tenho 32,2° com 57%. Vento NNE a 4,2 km/h. Torremos!

Link to comment
Share on other sites

Como um jornal com a 6ª tiragem do Brasil (zero Hora) escrever a matéria abaixo na sua versão imprensa e digital

 

O fato de Porto Alegre ter registrado a temperatura mais alta entre as capitais brasileiras por três dias consecutivos esta semana apenas comprovou que o apelido nem tão carinhoso, que virou hashtag nas redes sociais, não é mera força de expressão.

 

Segundo os meteorologistas, um conjunto de fatores transforma a capital gaúcha em um #FornoAlegre nesta época do ano, a começar pela posição geográfica: é verão no hemisfério Sul, e Porto Alegre é a capital brasileira mais ao sul no mapa do Brasil.

 

— Em janeiro, o número de horas de sol no Sul é maior. Soma-se a isso a baixa umidade do ar e o resultado é o calor intenso — sintetiza o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

 

Outro fator é que o Rio Grande do Sul é o único Estado com clima subtropical neste país tropical. A meteorologista Kelen Andrade, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), explica que, nas regiões tropicais, a temperatura é constante o ano inteiro, com média de 32ºC, tanto que se fala que só há duas estações e a diferença entre elas é a quantidade de chuva. Já as regiões subtropicais são caracterizadas por extremos, tanto de frio quanto de calor.

 

A direção dos ventos também contribui para o abafamento. No Nordeste brasileiro, por exemplo, sopram ventos a partir do oceano, levando umidade para o continente, o que faz com que a temperatura não suba tanto. No Sul, os ventos são continentais, de norte e de sul.

 

O relevo de Porto Alegre, em comparação a outras capitais, é outra razão para o calor extremo, conforme a técnica em meteorologia Patrícia Vieira. Em Curitiba, mesmo estando na região Sul, as temperaturas não sobem tanto porque a cidade está longe do litoral, numa região de planície, a cerca de 900 metros de altitude. A capital gaúcha está ao nível do mar e tem uma geografia plana, diferente do Rio de Janeiro, que também está ao nível do mar, mas fica em uma baía, entrecortada por morros.

 

Há ainda a ação dos sistemas de alta pressão sobre o Sul, que impedem a formação de nuvens e criam áreas de subsidência, as quais "empurram" o calor para baixo. Essas zonas são dissipadas pelo ingresso de frentes frias.

 

Para alívio dos gaúchos, conforme o meteorologista Gil Russo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria está chegando ao Estado para interromper a onda de calor que já completa cinco dias com máximas superiores a 35ºC na Capital. A chuva chegou à fronteira com o Uruguai na manhã desta quarta-feira e se espalha pelas demais regiões. No fim de semana, a temperatura vai, finalmente, baixar dos 30ºC, ainda que por pouco tempo, já que uma nova onda de calor é esperada para terça-feira que vem.

 

Matéria cheia de regionalismos.

 

A que Curitiba não esquenta no verão por que está "longe do litoral"???!!!! É o tipo da coisa: "Ah. vamos dar um jeito de atacar Curitiba e mostrar ao público o porquê Curitiba não esquenta e nós esquentamos. Mas aí dão um argumento não verdadeiro. Êta sacanagem. Na realidade Curitiba até esquenta, só que NÃO tanto quanto POA devido à altitude.

 

E tem a coisa de querer ser o único subtropical, sendo que "NACIONALMENTE", pelo que TODO MUNDO aprende na escola, toda Região Sul é subtropical. Embora, para mim, realmente, somente o RS, seja 100% subtropical! (em olha, que nem 100% do RS!; o próprio extremo NE do RS - Serra, acredito que tenha resquícios mínimos de tropicalidade altitude - região Ausentes/Bom Jesus, etc).

 

Mídia (de qualquer lugar) é FODA.

Link to comment
Share on other sites

Como um jornal com a 6ª tiragem do Brasil (zero Hora) escrever a matéria abaixo na sua versão imprensa e digital

 

O fato de Porto Alegre ter registrado a temperatura mais alta entre as capitais brasileiras por três dias consecutivos esta semana apenas comprovou que o apelido nem tão carinhoso, que virou hashtag nas redes sociais, não é mera força de expressão.

 

Segundo os meteorologistas, um conjunto de fatores transforma a capital gaúcha em um #FornoAlegre nesta época do ano, a começar pela posição geográfica: é verão no hemisfério Sul, e Porto Alegre é a capital brasileira mais ao sul no mapa do Brasil.

 

— Em janeiro, o número de horas de sol no Sul é maior. Soma-se a isso a baixa umidade do ar e o resultado é o calor intenso — sintetiza o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

 

Outro fator é que o Rio Grande do Sul é o único Estado com clima subtropical neste país tropical. A meteorologista Kelen Andrade, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), explica que, nas regiões tropicais, a temperatura é constante o ano inteiro, com média de 32ºC, tanto que se fala que só há duas estações e a diferença entre elas é a quantidade de chuva. Já as regiões subtropicais são caracterizadas por extremos, tanto de frio quanto de calor.

 

A direção dos ventos também contribui para o abafamento. No Nordeste brasileiro, por exemplo, sopram ventos a partir do oceano, levando umidade para o continente, o que faz com que a temperatura não suba tanto. No Sul, os ventos são continentais, de norte e de sul.

 

O relevo de Porto Alegre, em comparação a outras capitais, é outra razão para o calor extremo, conforme a técnica em meteorologia Patrícia Vieira. Em Curitiba, mesmo estando na região Sul, as temperaturas não sobem tanto porque a cidade está longe do litoral, numa região de planície, a cerca de 900 metros de altitude. A capital gaúcha está ao nível do mar e tem uma geografia plana, diferente do Rio de Janeiro, que também está ao nível do mar, mas fica em uma baía, entrecortada por morros.

 

Há ainda a ação dos sistemas de alta pressão sobre o Sul, que impedem a formação de nuvens e criam áreas de subsidência, as quais "empurram" o calor para baixo. Essas zonas são dissipadas pelo ingresso de frentes frias.

 

Para alívio dos gaúchos, conforme o meteorologista Gil Russo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria está chegando ao Estado para interromper a onda de calor que já completa cinco dias com máximas superiores a 35ºC na Capital. A chuva chegou à fronteira com o Uruguai na manhã desta quarta-feira e se espalha pelas demais regiões. No fim de semana, a temperatura vai, finalmente, baixar dos 30ºC, ainda que por pouco tempo, já que uma nova onda de calor é esperada para terça-feira que vem.

 

Matéria cheia de regionalismos.

 

A que Curitiba não esquenta no verão por que está "longe do litoral"???!!!! É o tipo da coisa: "Ah. vamos dar um jeito de atacar Curitiba e mostrar ao público o porquê Curitiba não esquenta e nós esquentamos. Mas aí dão um argumento não verdadeiro. Êta sacanagem. Na realidade Curitiba até esquenta, só que NÃO tanto quanto POA devido à altitude.

 

E tem a coisa de querer ser o único subtropical, sendo que "NACIONALMENTE", pelo que TODO MUNDO aprende na escola, toda Região Sul é subtropical. Embora, para mim, realmente, somente o RS, seja 100% subtropical! (em olha, que nem 100% do RS!; o próprio extremo NE do RS - Serra, acredito que tenha resquícios mínimos de tropicalidade altitude - região Ausentes/Bom Jesus, etc).

 

Mídia (de qualquer lugar) é FODA.

 

Hahaha, ia comentar isso também, o mais irônico é que eles comentam pouco antes que o nordeste tem máximas um pouco mais comportadas devido aos "ventos do oceano"!

Enfim, se Curitiba fosse mais próxima do mar (com mesma altitude) suas máximas seriam mais comportadas ainda e esse era o ponto principal da matéria (máximas)

Link to comment
Share on other sites

Hahaha, ia comentar isso também, o mais irônico é que eles comentam pouco antes que o nordeste tem máximas um pouco mais comportadas devido aos "ventos do oceano"!

Enfim, se Curitiba fosse mais próxima do mar (com mesma altitude) suas máximas seriam mais comportadas ainda e esse era o ponto principal da matéria (máximas)

 

 

Envie e-mai para jornalista responsável pela matéria, esclarecendo os 5 pontos equivocados da matéria.

 

01- Há mais 4 estados com clima sub-tropical

 

02- A Média de 32° informada na matéria nas regiões tropicais é errada, pois varia muito em razão da altitude da localidade.

 

03- O Clima subtropical não é um clima de frio extremo como dito, afinal o nome já diz é sub-tropical.

 

04-A cidade de Curitiba não está longe do Litoral

 

05-Porto Alegre não tem geografia plana.

 

Me impressiono como fizeram tanta M**** nunca única matéria. Não é possível que foi um meteorologista que deu essa explicação para essa moça.

Link to comment
Share on other sites

O Marcos já está começando a pirar como aconteceu em Dezembro/2012, hahahahaha!

 

Mas, não é por menos: Ninguém aguenta 2 ondas de calor tão fortes. Só os loucos

gostam disso! E o pior é que a maioria é louco então...

 

Olhei a previsão do GFS pra cá nos próximos dias e a situação não é caótica como em

SP. Vai ficar quente, é claro, mas nada fora do normal.

 

Ontem tivemos muitos CBs cruzando a cidade e alcançamos os 06,2mm. Hoje pode

ter formação de novas instabilidades sobre a zona da mata.

 

PREOCUPANTE o baixo volume de chuvas...só isso que tenho a dizer.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.