Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Interessante notar como o ar bem seco está ajudando no resfriamento das áreas planas e baixas. Na estação do Passo d´Areia, numa torre em cima de um prédio, faz 30,6°. Na estação da Sertório, no solo, no bairro vizinho, faz 27,4°.

 

Hoje também registrei u.r. variando entre 36% e 57%. Há muitos meses, talvez alguns anos, não tenho uma u.r. máxima tão baixa!! Pelo menos o ar por aqui está bem seco.

 

Aqui tenho terríveis 29,0° com 60% e sem vento. De matar. Matar, morrer, incendiar, explodir, pegar fogo.

Link to comment
Share on other sites

 

Estamos correndo sério risco de termos o janeiro mais quente de todos os tempos desde a inauguração da estação do Inmet. Falo isso baseado na previsão a longo prazo, haja vista que não teremos refresco até pelo menos até a próxima 5ª feira da próxima semana (30/jan). Isso aplica-se às máximas, mínimas, médias e o caralho a quatro.

 

Que SP vai ter o Janeiro mais quente de todos os tempos lá no Mirante, isso pra mim já é certo... Só resta saber, quanto será o valor desse recorde! :heat:

Link to comment
Share on other sites

Amigos, vamos prestar atenção a alguns fatos, que li aqui e gostaria de comentar:

 

1) O mês de Janeiro para os cariocas não tem sido de mais calor que outros anos, na verdade tem ocorrido menos calor, o Carlos Dias já postou que estavam abaixo da média dias atrás. Novamente, o povo é esquecido do que já ocorreu no passado e já vem com história de nunca ter visto tanto calor. A presença de sistemas de alta pressão sobre a costa do sudeste, produz um efeito interessante, que é o de gerar turbulencia sobre as encostas de serra. Isso explica não só o Rio de Janeiro estar mais ameno, como aqui em São Bernardo, eu ter neste últimos dias mais de 3 graus de diferença com as estações da Cidade de São Paulo. Por outro lado, chuva mesmo só nas regiões de encostas da serra e de áreas com bastante água. Choveu forte aqui neste dia 21, e tive mais um acumulado bom: 14,7 mm. Foi nítido observar no Rodoanel como se formaram muito mais nuvens de instabilidade sobre a área da represa Billings e seu entorno. Ao se afastar 3, 4 km, chuva já deixava de cair.

 

2) Sobre o Assunção, ainda não tenho algo em que comparar, já que as estações do Carlos Dias e do CGE no Riacho Grande começaram a produzir dados bem depois do verão de 2013. Sinceramente? Devo estar na média ou mesmo um pouco abaixo! Mas cansei de dizer, houve a peculiaridade de altas pressões sobre o mar neste Janeiro, ao mesmo tempo que fizeram áreas mais afastadas do litoral torrar (Mirante de Santana), produziu ainda o efeito de instabilização de áreas serranas e litorâneas do Sudeste.

 

3) Legal que os modelos dizem que vai secar o estado de SP, mas lembrem-se que são os mesmos modelos que erraram muitas vezes a previsão do último inverno. Teve baziano amador que acertou mais o cenário do inverno passado que os modelos! Querem confiabilidade de modelos? No máximo leiam o range de 3 a 4 dias, dai em diante entramos no campo especulação e no adivinhometro. A frente fria com massa polar que vai entrar no RS na sexta, não só é a mais forte do ano, como vai produzir alteração no regime de chuvas da região sul. E não estava prevista no GFS a semana passada que chegaria ao RS, para sexta mostrava o bloqueio da alta em 500hpa pegando o sul e sudeste. Com a frente fria, a alta foi empurrada para o litoral do RJ e ES.

 

4) Não posso concordar com a afirmação que a estação do Mirante de Santana represente o clima de TODA a cidade de SP, ou então eu pego os materiais de mestrado da USP e UNICAMP que mostram a divisão climática em 13 subclimas dentro da cidade de SP e jogo fora! Cansei de ler artigo de mestrado e até mesmo no site da Metsul que de um bairro pra outro, a dinamica climática pode mudar, e muito! Se for só pela coincidencia de termos dados de hoje do Mirante muito parecidos com os do IAG, então voltamos ao campo chutometro, ao qual não quero nem chegar perto. Tem diferença de clima sim dentro da cidade de SP!

 

5) Sobre o calor, eu não posso dizer que se trata de uma onda de calor contínua, pois por levantamento, temos que a frente fria de Sexta-feira será a QUINTA a entrar no território brasileiro. Poderiamos dizer que se trata de um longo período de forte aquecimento intercalado com pequenos períodos de ligeiro resfriamento. O Mirante de Santana não torrou todos os 22 dias do mês! Mas que o aquecimento do Mirante é forte, isso não tenho mais dúvidas. Se vai ser o Janeiro mais quente da história, só no fechamento do mÊs. E continuo falando, vamos esperar o andar da carruagem!

 

6) Sobre as chuvas, estas sim andam bastante irregulares na grande SP como um todo. Enquanto eu tenho quase 300 mm acumulados em 21 dias, o norte da Grande SP teve pouco mais de um terço do volume. Fossem os temporais mais frequentes e melhor distribuidos, e já estariamos falando de temperaturas DENTRO da média.

 

7) Novamente afirmo, a memória do brasileiro em termos de clima é bastante curta e seletiva. Por isso temos dados, para sustentar afirmações ou negá-las.

Link to comment
Share on other sites

Aqui foi um dia muito quente também, mínima de 19,8ºC e máxima de 33,8ºC, a maior do ano até agora.

No momento, chuva fraca aqui e altíssimos 26,0ºC.

Em Piracity chove forte há 20minutos!

Finalmente o refresco...

De 24°C às 23h, estamos com 21°C agora.

 

Agora posso dormir bem..

 

Zzzz Zzzz

Sorte sua, aqui a chuva parou logo depois que postei e não ajudou nada no refresco. Resultado: mínima noturna de 23,3ºC!

Link to comment
Share on other sites

As instabilidades q trouxeram a chuva até Piraquara, no final da noite de ontem, enfraqueceram ao longo da madrugada, restando apenas nebulosidade parcial nos níveis mais elevados.

O acumulado foi de 8mm.

Pelas imagens do radar do Simepar, vi q a chuva atingiu principalmente os bairros mais ao norte de Curitiba. Em alguns locais os volumes podem ter ultrapassado os 20 ou 30 mm.

Não houve keda significativa de temperatura. A mínima em Piraquara ficou em 19,2°C.

5a4e895b27549_2014-01-2206_31_36.jpg.d12fb34dca61ce1d842cd7d3189242c2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Aqui foi um dia muito quente também, mínima de 19,8ºC e máxima de 33,8ºC, a maior do ano até agora.

No momento, chuva fraca aqui e altíssimos 26,0ºC.

Em Piracity chove forte há 20minutos!

Finalmente o refresco...

De 24°C às 23h, estamos com 21°C agora.

 

Agora posso dormir bem..

 

Zzzz Zzzz

Sorte sua, aqui a chuva parou logo depois que postei e não ajudou nada no refresco. Resultado: mínima noturna de 23,3ºC!

Bom dia,

 

Essa mínima me fez lembrar o Mirante de Santana!

Gostaria q descrevesse, qdo puder, como é o teu bairro: Em topo? Muitíssimo urbanizado? O kintal da tua casa recebe ventilação? Onde está situado o termômetro? Enfim..

Aki o link da estação Campo Comprido.

Fica em área urbanizada em Curitiba.

É um bom parâmetro para comparação com o Sítio Cercado, já q raramente conseguimos com facilidade as extremas do Simepar.

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IPRCURIT2

 

Tem tbm a estação do Rodrigo Sguario, no Ahú (excelente, por sinal, mas off desde o dia 15).

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IPRCURIT8

 

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Manhã extremamente abafada, 24°C aqui em Blumenau, hoje promete!

 

Douglas, atualize a temperatura por ai de tarde, com as estações do CEOPS fora do ar nem faço ideia de quanto està. Vejo ainda pela RBS, porém as temperaturas dessa estação são afetadas por a estação se situar em cima de uma torre... Adiciono 1ºC na temperatura da RBS e na tua e temos algo próximo do que marca na mais quente. ..

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Gente, não é piração minha, é incrível como o calor tem batido muito mais

recordes no Brasil do que o frio. Pelo menos em nosso país, o "aquecimento

nacional" é visível. No Sudeste então, nem se fala! Os invernos estão mais

fracos e os verões, mais intensos. No Sul, eu percebo que está havendo uma

compensação no inverno, inclusive em 2013 quando tivemos o inverno mais

histórico no Sul desde a criação do BAZ.

 

Por outro lado, por aqui, não está havendo essa compensação. Os verões

estão quentes e os invernos IDEM ou na média.

Link to comment
Share on other sites

Por mais que de fato, o range principal dos modelos se dê a apenas 72/96h no máximo, há situações e situações a serem previstas pelos modelos... Normalmente uma situação de bloqueio atmosférico é um tanto "mais fácil" de ser prevista, do que o avanço de MP's que são de natureza complexa, pois dependem de fatores críticos como posicionamento crucial de Jatos, Cavados, de Altas, valores de nível de congelamento, etc, e a partir daí conta muito a experiência do observador, meteorologista (amador ou não), e disso o BAZ tem gente habilitada.

 

Nesse caso do bloqueio atmosférico, o que é demonstrado pelos modelos tem alta confiança, e naturalmente sim irá sofrer leves ajustes com o decorrer do tempo, especialmente mais pra frente...

 

Por exemplo, daqui a 150h... Essa é a situação prevista pelo GFS 0z... Temos o Centro da Alta bem a leste da costa do Sudeste, com valor de 588 de Geopotencial... Digamos pra análise que a partir de 582 de Geopotencial, já é não mais domínio do bloqueio.

 

gxu.gif

 

A mesma previsão do GFS, dentro do Ensemble, que na teoria é pra justamente pra atestar o tão quão confiável é a previsão do determinístico, mostra praticamente as 20 simulações dentro do modelo com a linha de 582 passando justamente sobre o RS... Ou seja pra 150h, a situação de bloqueio com a exata posição, tem boa confiança pro modelo...

 

n35u.gif

 

Se avançarmos a previsão pra 189h, lá no limite do "range confiável" do GFS, veremos que o bloqueio ainda irá persistir sobre o Sudeste, enquanto que a linha de 582, parece recuar para a Argentina e o Uruguai, indicando algum fortalecimento do bloqueio pra esse período pro Sul.

 

tau.gif

 

Se formos dentro do Ensemble pra 189h aprox, já não podemos atestar com tanta confiança, se de fato o bloqueio irá se expandir pro sul, pois nota-se uma divergência daonde exatamente a linha de 582 irá passar... Alguns membros indicam que ela pode passar abaixo de Buenos Aires, o que seria uma tremenda expansão, e outros membros indicam que a linha passaria em SC, o que pode sugerir enfraquecimento do tamanho do bloqueio, ainda que a maioria das linhas (consenso) indique algo sobre o Uruguai.. Tudo isso é observado pra poder afirmar se o bloqueio vai ou não persistir ou expandir mesmo.

 

Em SP, pelo o que há, a concordância é de bloqueio ou a crista dela ao menos, dominando se não a semana que vem toda, ao menos grande parte dela, e bloqueio normalmente é calor e pouca chuva... Mas há de se considerar a termodinâmica local também... Isso os modelos irão ajustar com o tempo.

 

ep0.gif

Link to comment
Share on other sites

Médias parciais Janeiro - 2014

 

28,7 - Rio de Janeiro (Vl Militar)

26,2 - Vitoria ES

25,9 - Porto Alegre RS

25,4 - Florianópolis SC

24,8 - Campo Grande MS

24,6 - Belo Horizonte MG (Pampulha)

24,6 - Goiânia GO

24,5 - São Paulo SP

22,6 - Brasília DF

22,0 - Belo Horizonte MG (Cercadinho)

21,6 - Curitiba PR

Link to comment
Share on other sites

Gente, não é piração minha, é incrível como o calor tem batido muito mais

recordes no Brasil do que o frio. Pelo menos em nosso país, o "aquecimento

nacional" é visível. No Sudeste então, nem se fala! Os invernos estão mais

fracos e os verões, mais intensos. No Sul, eu percebo que está havendo uma

compensação no inverno, inclusive em 2013 quando tivemos o inverno mais

histórico no Sul desde a criação do BAZ.

 

Por outro lado, por aqui, não está havendo essa compensação. Os verões

estão quentes e os invernos IDEM ou na média.

 

Também percebo isso não de hoje e pouco se comenta sobre este fato, inclusive aqui no BAZ. ^^^

Link to comment
Share on other sites

Em Piracity chove forte há 20minutos!

Finalmente o refresco...

De 24°C às 23h, estamos com 21°C agora.

 

Agora posso dormir bem..

 

Zzzz Zzzz

Sorte sua, aqui a chuva parou logo depois que postei e não ajudou nada no refresco. Resultado: mínima noturna de 23,3ºC!

Bom dia,

 

Essa mínima me fez lembrar o Mirante de Santana!

Gostaria q descrevesse, qdo puder, como é o teu bairro: Em topo? Muitíssimo urbanizado? O kintal da tua casa recebe ventilação? Onde está situado o termômetro? Enfim..

Aki o link da estação Campo Comprido.

Fica em área urbanizada em Curitiba.

É um bom parâmetro para comparação com o Sítio Cercado, já q raramente conseguimos com facilidade as extremas do Simepar.

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IPRCURIT2

 

Tem tbm a estação do Rodrigo Sguario, no Ahú (excelente, por sinal, mas off desde o dia 15).

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IPRCURIT8

 

 

Abraços

Bom, vamos lá. O bairro é uma enorme área plana, com morros cercando a norte (Xaxim) e leste (Alto Boqueirão). A oeste tem um vale que serve como divisor para o bairro Pinheirinho. A sul, o plano fica ligeiramente mais baixo.

O bairro é totalmente urbanizado, as únicas áreas verdes são um pequeno bosque a 1km da minha casa e o CT do Atlético-PR. O bairro tem 115 mil pessoas, o que dá 11 mil hab/km². Pode crer: o Campo Comprido e o Ahú são bem menos urbanizados do que aqui.

 

Sobre o termômetro: está na garagem, que é o único lugar ventilado e que não recebe sol diretamente. Provavelmente as mínimas estão sendo afetadas, mas pelo menos na sensação térmica parece ser insignificante.

De qualquer maneira, neste final de semana vou conseguir outro termômetro (esse eu mesmo fiz para um projeto na faculdade) e vou colocar os dois lado a lado e comparar os dados, para minimizar algum erro que possa existir.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

A diferença do calor do Rio de Janeiro e de Porto Alegre é que em POA o calor dura no maximo 2 ou 3 dias seguidos e logo vem refresco de maximas de 23 graus

Ja aqui no Rio o calor é mais intenso e dura semanas, e não vem nenhum refresco, o refresco dq é quando chove e fica abafado na casa dos 33 graus

agora temos previsão dos proximos 10 dias de calor beirando e passando dos 40 graus sem siquer uma gota de chuva nem em fim de tarde

não me lembro de um verão tão seco quanto está sendo este!!

Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja - Janeiro + quente da Est

 

Desde que Inaugurou a estação em meados de 2007, o MI está tendo o janeiro + quente na história desta estação. Sua média até ontem estava em 15,3 dando um desvio na sua mini-normal de +1,8 , veja os outros anos:

 

Jan08 : 12,5°C

Jan09 : 12,8°C

Jan10 : 14,8°C

Jan11 : 15,2ºC

Jan12 : 13,1ºC

Jan13 : 12,7ºC

 

Média (jan 6 anos): 13,5ºC

 

Jan14: 15,3ºC (20dias)

 

Recorde da estação (max absoluta):

 

Max : 26,7 (04/02/2010)

Link to comment
Share on other sites

Pelo mapa epagri/ciram vejo uma com 22°C e outra com 26°C , isso ? 22°C Seria o Morro das Antenas ?

 

Exato...a diferencia que a estação do Morro das Antenas reporta dados de 15min em 15 min....mas o ciram só divulga de 1 em em 1 hora...Então pra saber seus extremos absolutos , só ligando lá mesmo..!!

Link to comment
Share on other sites

Mais tempo seco e sem uma chance de chuva no Rio. Essa situação da região Sudeste começa a preocupar. Estive olhando no site http://www.ons.org.br/tabela_reservatorios/conteudo.asp e encontrei a seguinte situação:

 

VcNEQSA.png?1

 

Quase terminando janeiro com os reservatórios da região em 41% da capacidade creio que seja uma situação de atenção, no mínimo.

Link to comment
Share on other sites

Elton,

O Sítio Cercado q eu conheci no final dos anos 80 já era urbanizado, com uns 20 mil moradores. Talvez menos ..

Minha irmã morava em um condomínio logo na descida do morro, onde passava o Inter II. Dp q ela se mudou pra Floripa, não fui mais até aí.

Bem, pelo q vc deu a entender, o bairro está tão urbanizado q acredito não haver nada de errado com o termômetro em si... 11.000 habitantes por km2 é muita coisa! Além disso, sem áreas verdes para, de uma certa forma, compensar um pouco o excesso de construções, asfalto e concreto.

Onde moro temos áreas próximas de casa sem nenhum morador num raio de muitos km. Em geral, predomina o verde em vários tons...

Então..

...Vejo o efeito urbanização atingir um nível altíssimo nos bairros ao sul de Ctba.

Logo, sem surpresas com os valores apresentados por vc, daki pra frente.

É a degradação do clima curitibano à todo vapor!

 

Abraço

 

(Devia ser uma bela região, no início do século XX..)

" Laurindo Ferreira de Andrade

adquiriu 180 alqueires de terra e

instalou-se em uma região cercada

de rios por todos os lados na

região sul de Curitiba, onde mais

tarde foi denominada de Sítio

Cercado. Esta região servia de

repouso para tropas de gado na

década de 1950 o seu Laurindo

dividiu as terras com a sua

família, que mais tarde, na década

de 1960, foram vendendo a

terceiros e iniciando-se os

loteamentos."

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Olhando o GFS após 192h, apesar de ser arriscado apontar algo, se depender da 06Z o Centro-Sul terá um forte agravamento da situação a partir do dia 27. O mesmo modelo aponta uma diminuição drástica da chuva e da umidade, além de uma forte onda de calor. Diria que a onda de calor apontada para SP a partir de 192h na 06Z é forte demais para essa época, e há chances reais de quebra de RECORDES ABSOLUTOS. Se dependesse apenas dela, apostaria minhas fichas todas em máximas acima dos 40°C principalmente no oeste e noroeste do estado entre os dias 03 e 06 de fevereiro. Até aqui em Matão há esse risco. A única vez em que a temperatura chegou a 40°C no verão cronológico por aqui foi em fevereiro de 1955, quando fez 40,2°C no dia 19.

 

Temperaturas acima de 40°C não são comuns em território paulista, com exceção do litoral. Mesmo nas áreas mais quentes do estado é difícil isso acontecer.

 

Vamos monitorando porque a situação é grave.

 

Bem por aí Vínicius... A confirmar essas projeções do GFS poderiamos ter um evento de calor extremo pra todo o estado na transição de Jan pra Fev, aí o Bicho ia pegar!!

 

Mas como tá tudo muito longe ainda, haverá ajustes por parte dos modelos. A acompanhar...

Link to comment
Share on other sites

Média das Máximas - Janeiro 2014:

 

23,8 - São Joaquim SC

24,3 - Painel SC

24,4 - São José dos Ausentes RS

24,6 - Urupema SC

24,7 - Bom Jardim da Serra SC

24,9 - Inacio Martins PR PR

25,4 - Campos do Jordão SP (Horto)

25,5 - Monte Verde MG

25,8 - Campos do Jordão SP (Inmet)

 

Carlos, como consegue os dados do Horto em CDJ? dá pra ver online?

Link to comment
Share on other sites

A 06z de hoje do modelo GFS está assombrosa. Previsão de calor muito intenso (comentado pelos colegas) e praticamente nada de chuva no centro sul do Brasil. Poderemos ter uma situação quase digna de julho, agosto quando o assunto se trata de chuvas.

O jeito é torcer pra que esse terror não se confirme!

Link to comment
Share on other sites

Artur, a sua resistência que este janeiro não é nada demais em relação ao calor não me entra na cabeça. Quando você fala em esperar até o fechamento do mês... esquece. Baseado nas previsões até o final do mês, refresco somente dia 30/jan, o que significa que este janeiro caminha a passos largos para ser o mais quente da história do Inmet, IAG, Granja Viana, etc. Em SP, só não será o mais quente da história no extremo da zona sul e sul da Grande SP. De resto, será. Esperar pelo final do mês é simplesmente uma questão burocrática. E olha que eu fui um dos caras que adverti esperar pelo final de novembro quando muitos institutos falavam no início de novembro sobre o "frio" anormal. Para mim estava tudo normal; ainda era época de fazer frio. Novembro tem dessas coisa, grande amplitude. Depois foi esquentando e fechou acima da média.

 

No momento, literalmente torrando aqui na Granja Viana, com 33,8ºC.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.