Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Mais um dia agradável aqui no ABC...17,2 / 24,5 ...Tenho 19 graus cravados nesta noite de domingo com céu totalmente limpo..

Interessante: o IAG teve mínima mais baixa...

 

Mirante: 18,3°C / 28,8°C

IAG: 16,1°C / 28,1°C

 

Sol o dia todo, com períodos de céu praticamente limpo na 1ª metade da manhã.

À tarde, houve aumento de nuvens, sem maiores consequências.

Link to comment
Share on other sites

Noite bem fresca na capital paulista.

Faz 22 graus no aeroporto de Congonhas. Mas os ventos que sopram do mar, faz a sensação ser menor do que isso!

 

A 18z do GFS já vê uma luz no fim do túnel lá nas 384 horas, ou seja, a alta de 500 hpa que continua sendo prevista vai se desfazer (foi isso que eu entendi olhando as cartas de ventos em 500 hpa, se eu estiver errado, alguém me corrija). Ainda tá bem longe, mas já é uma esperança do que o sistema não atuará por tanto tempo no centro do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Felipe

 

Bela tempestade essa q ocorreu em Patrocínio!

Dia desses peskisei e encontrei imagens do município.

Bem elevado.

Altitudes entre 750/1250m.

(Fikei curioso devido às frequentes mínimas de 15°C na cidade neste mês).

Tbm vi q já negativou por aí..

 

Abraço

A cidade toda fica acima dos 900 metros e o bairro mais alto está a 1030 metros.

O ponto mais alto do município fica onde é a cratera vulcânica.

Negativou em 79, porém acredito que possa ter negativado também em 1985, 1994 e 2000.

Tem algumas imagens da cidade no skyscrapercity: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1692306

 

Abraços. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Noite deliciosa em POA. É 0:38 e tenho terríveis 29,1°!!! A estação da RBS ainda tem 29,8°! Minha máxima foi de 37,1°. Terror total!

 

Agora, é para matar o cara. No final da tarde se formou uma instabilidade muito isolada ao SO da cidade. Ela mal se deslocou, causou chuva moderada e não chegou até aqui. Apenas esparramou nuvens e segurou a queda na temperatura. Resultado: baxei dos 30,0° apenas às 23:05!!!!

Link to comment
Share on other sites

As máxima em Torres foi 29,6° e em Tramandaí 29,9°. Ambas com vento NE, isto é, totalmente marítimo. Mostra que está feia a coisa, e o oceano quente.

 

Mas pior foi Rio Grande, que teve variação de 25,4° a 36,6°. Isso numa cidade cercada de água. Matança geral.

 

Até a meia-noite, o INMET de POA chegou a 29,2°. É a ÚNICA estação da rede em TODO O SUL do Brasil a não baixar dos 29°. Para verem como está a coisa aqui.

 

Agora 29,0°. Estou me sentindo na Sibéria ao contrário.

Link to comment
Share on other sites

O duro é que não tem radar que cobre Patrocínio pra acompanhar as tempestades né Felipe?

 

Só o do IPMET/UNESP, que ainda sim chega já no limite do limite aí...

Verdade, só o do IPMET/UNESP que cobre aqui, porém como você disse fica bem no limite.

Quando estiver pronto, o radar de Três Marias também cobrirá aqui, porém também vai ficar próximo do limite.

 

Ontem a máxima foi de 28,4ºC e choveu 3,4 mm.

Agora faz 17,3ºC.

Link to comment
Share on other sites

Minha menor mínima do mês foi atingida ontem, DE MADRUGADA, com 17,7 graus. Hoje novamente o amanhecer foi muito agradável e frio para pegar onibus de manhã, tive 18,2 graus de mínima.

 

Chama atenção as máximas que vem ocorrendo a alguns dias aqui ao sul da Grande SP:

 

Assunção temperaturas máximas:

20/01 20,1 parcial

19/01 26,6

18/01 26,4

17/01 25,1

16/01 27,1

15/01 29,9

14/01 29,9

13/01 28,9

12/01 26,7

11/01 32,6

 

Sobre a influencia da serra, o topo da serra pra minha residencia não é perto, fica a uns 15 km a 20 km de distancia. E a represa Billings não fica do lado de casa, tem uns 5 a 6 km em linha reta separando. Os últimos morros altos que fazem parte da transição com o mar de morros do planalto, ficam a 2 km de distancia (pico do Bonilha - minha casa).

 

Ou seja, é mais fácil sofrer efeitos da massa de água da Billings sobre a questão do conforto térmico. Mas a maritimidade é forte, e muitas vezes ela é quem empurra as condições de neblina sobre a represa pra cima de São Bernardo. O Carlos Dias que o diga sobre neblina. Se pegarmos um carro e seguirmos pelo rodoanel saindo de Mauá, temos exatamente 3 pontos em que a neblina se concentra de forma mais intensa: perto de Mauá, perto da Billings e Perto da Guarapiranga, então não se pode descartar a força que uma grande massa de água pode ter sobre um clima relativamente próximo.

 

O centro de São Bernardo, que é quente e já costuma ter bem menos neblina (tem um clima parecido por exemplo com a Vila Prudente) não fica mais longe que 2 km em linha reta da minha casa. Então, o efeito serra não chega a ser tão violento na minha casa quanto para quem mora em Paranapiacaba. Mas mesmo assim, calor de verdade mesmo, não sei o que é lá no Assunção desde o dia 12.

 

Por isso bato tanto na tecla, querem generalizar que a grande SP está mais quente usando dados de uma única estação, por favor! Olhem para a diferença de clima ao sul da Grande SP, tanto em temperaturas quanto em regime de chuvas! Ah sim, sobre chuvas, nitidamente a condição de topo de serra é semelhante a condição do Assunção. Mas a presença de massas de água grandes, sim, ajuda a ampliar o volume de água precipitável sobre a região.

 

Caco, sabemos que sobre avaliação do que é muito acima da média e acima da média discordamos, mas acho excelente ter um cara como você aqui, isso enriquece a discussão e sim, vejo vida inteligente que pensa por si só aqui no fórum!

Link to comment
Share on other sites

2014 - Mínimas Absolutas:

 

Região Sul / Sudeste

 

-00,2 - Pq do Itatiaia RJ (PWS)

 

04,8 - Bom Jardim da Serra SC (Epagri)

 

06,1 - Urupema SC (Epagri)

06,7 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

06,9 - São José dos Ausentes RS (PWS)

 

08,0 - Campos do Jordão SP (INPE)

08,2 - Campos do Jordão SP (Conv/Inmet)

08,3 - Morro da Igreja SC (Aut/Inmet)

08,5 - São Joaquim SC (Ciram - Sta Isabel)

08,8 - São Joaquim SC (Ciram - Despraido)

08,9 - Campos do Jordão SP (Aut/Inmet)

 

09,2 - Campos do Jordão SP (PWS - Jaguaribe)

09,2 - Monte Verde MG (Aut/Inmet)

09,4 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

09,7 - São Joaquim SC (Ciram - Boava)

 

10,3 - Nova Friburgo RJ (Aut/Inmet)

10,5 - Maria da Fé MG (Aut/Inmet)

10,6 - Pico do Couto RJ (Aut/Inmet)

10,8 - São Joaquim SC (Conv/Inmet)

 

11,1 - Painel SC (Ciram)

11,1 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

11,1 - São José dos Ausentes SC (Aut/Inmet)

11,2 - São Joaquim SC (Ciram - Chapada Bonita)

11,7 - Canela RS (PWS - Castelinho)

11,8 - Quaraí RS (Aut/Inmet)

11,9 - Santana do Livramento RS (PWS)

 

Região Nordeste

 

14,0 - Vitória da Conquista BA

14,4 - Piatã BA

 

15,5 - Delfino BA

15,7 - Correntina BA

15,8 - Caracol PI

15,8 - Triunfo PE

 

16,1 - Irecê BA

16,2 - Garanhuns PE

16,4 - Itiruçu BA

16,4 - Morro do Chapeu BA

16,7 - Lencois BA

 

Região Norte

 

18,0 - Serra de Carajás PA

18,1 - Dianópolis TO

18,1 - São Felix do Tocantins TO

18,6 - Dianópolis TO

18,9 - Pedro Afonso TO

 

Região Centro-Oeste

 

13,9 - Águas Emendadas DF

 

15,0 - Alto Paraiso de Goiás GO

15,8 - Brasília DF

15,9 - Morrinhos GO

 

16,5 - Alto Taquari MT

16,7 - Pirenopolis GO

16,7 - Silvania GO

16,8 - Jatai GO

 

Link to comment
Share on other sites

Alguem ai já tinha reparado na estação automática que aparece no Wunderground em Cruzeiro - SP (pleno vale do Paraíba)?

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISOPAULO42&day=19&year=2014&month=1

 

 

Artur é uma estaçaozinha "meia boca " distorcendo da realidade nas maximas , sofre com aquecimento , já vi ela reportando maximas de 42°C , tirando as maximas no mais ela é confiavel !

Link to comment
Share on other sites

Estes 4,8 no sabádo em Bom Jardim da Serra foi espetacular...impressionante o potencial de frio nesta cidadezinha catarinense...alem de Urupema, é claro!!

 

E PODE TER SIDO MENOS, É MÍNIMA DE HORA A HORA, É POSSÍVEL QUE TENHA FICADO ENTRE 3/4°C, FOI 4,7, COMO JÁ TINHA COMENTADO, NA MÍNIMA NÃO ARREDONDO E NA MÁXIMA ARREDONDO PARA MAIS.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias e COutinho, alguém sabe qual foi a máxima rajada de vento para o MI neste janeiro?

 

Gratos

 

 

FAVOR, MANDE O ENDEREÇO PARA VER A MÍNIMA MÁXIMA DAS TUAS ESTAÇÕES.

 

Joinville Dona Francisca: http://www.weatherlink.com/user/pwsdsoares/index.php?view=summary&headers=1

 

Joinville Zona Sul: http://www.weatherlink.com/user/dsoares86/index.php?view=summary&headers=1

 

Villaggio Grando - Herciliópolis - Água Doce: http://www.weatherlink.com/user/villaggio1/index.php?view=summary&headers=1

 

A estação do alto Quiriri não consegui colocar online ainda...pena.

Link to comment
Share on other sites

Alguem ai já tinha reparado na estação automática que aparece no Wunderground em Cruzeiro - SP (pleno vale do Paraíba)?

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISOPAULO42&day=19&year=2014&month=1

 

 

Artur é uma estaçaozinha "meia boca " distorcendo da realidade nas maximas , sofre com aquecimento , já vi ela reportando maximas de 42°C , tirando as maximas no mais ela é confiavel !

 

 

Na verdade o certo é dizer: por causa das máximas, esta estação não é confiável. Interessante é a localização da estação, quase na divisa SP/RJ.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ligar no Epagri para verificar a minima de B Jardim no Sabado....me informaram 4,75 ou 4,8.....Eles disseram que tantos as minimas qto as máximas , os dados são de horas instantaneas.

 

Qto as médias, todas divulgadas por eles são 24 horas através das leituras instantaneas no horario nosso e não UTC

Link to comment
Share on other sites

Link to comment
Share on other sites

Sol ardendo aqui impossível ficar mais de 5 minutos , mais não ta tão quente 25C , poucas nuvens

 

Pouso Alegre não foi muito diferente ontem, com máxima na casa dos 30ºC e poucas nuvens. Foto tirada por mim na parte da tarde:

 

165969_3817710018826_1718508084_n.jpg

 

 

Já em Itapevi, a mínima nesta manhã foi uma bela surpresa: 14ºC. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Olha só que descoberta...

 

..a mínima na estação em Urupema (cod 1064 - Morro das Antenas) no sabado foi de 12,1 (conforme o mapa - hora instantanea)....Mas o Epagri informa 11,2....Pq esta diferença?

 

Por Esta estação marca de 15min em 15min ao contrario da estação de Urupema - 2377 , que registrou 6,1. Pois a 2377 não possue o sensor de mínima , pois registra a hora cheia e a menor hora será a mínina.

Link to comment
Share on other sites

Evandro eu fui no Serra Sul Shopping Sabado , o cidadezinha quente essas ai viu credo , Pouso Algre , Santa Rita , Sao Lourenço , primeira vez na regiao ? Gostou ?

 

Só não gostei do clima... muito quente durante o dia! :laugh:

 

Falando sério... é a 1ª vez que passei naquela cidade e achei bem estruturada. E passei no Serra Sul ontem, ha ha!!! O shopping é muito bom. :good2:

 

Até então, as únicas cidades do sul de MG que conhecia eram Extrema, Itapeva, Itamonte e Camanducaia (Monte Verde).

 

Em maio pretendo voltar. Caso eu tenha tempo, posso passar aí em Maria da Fé. Vida de plantonista é dose e a visita de ontem na casa de um amigo que mora lá foi meio corrida justamente pela falta de tempo. :negative:

Link to comment
Share on other sites

 

Já em Itapevi, a mínima nesta manhã foi uma bela surpresa: 14ºC. :good2:

 

 

Evandro, este termometro está abrigado? Não tem suporte de frio assim para 14 graus na Grande SP a oeste, norte e leste. São Lourenço da Serra, a cidade mais fria da Grande SP, não conseguiu descer de 14,4 graus (CIIAGRO), fica numa latitude bem mais ao sul em comparação com o oeste da região metropolitana e é mais alta, ou seja, tem efeito baixada mais forte ainda.

 

Seria interessante, pelo bem da ciencia, nos dizer como tem feito suas medidas, qual o equipamento, e se possui abrigo ou não. Assim continuariamos a saga por padronizar todas as estações bazianas! :good2: :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ligar no Epagri para verificar a minima de B Jardim no Sabado....me informaram 4,75 ou 4,8.....Eles disseram que tantos as minimas qto as máximas , os dados são de horas instantaneas.

 

Qto as médias, todas divulgadas por eles são 24 horas através das leituras instantaneas no horario nosso e não UTC

 

 

EU SEI QUE ARREDONDAM, MAS COMO É HORA CHEIA MANTENHO A MÍNIMA E ARREDONDO A MÁXIMA, QUE CUSTO!!!

Link to comment
Share on other sites

Mínima negativa no PNI enquanto eu tive a maior mínima do ano até agora: 24,4°.

 

Hoje o dia será muito sofrido. Será o pior dia. Cheguei aos 30,0° às 9:13 (horário normal das 8:13) e às 11 h (10 h) já estava 33,7°!!!!!!! Agora tenho tórridos 34,6° com 44%. O ar está mais seco do que ontem, o que favorece a elevação mais rápida da temperatura, e está BEM mais quente! Será sorte se algum ponto de POA não chegar aos 40°.

 

Vento gostoso de NO a 9,7 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Mínima negativa no PNI enquanto eu tive a maior mínima do ano até agora: 24,4°.

 

Hoje o dia será muito sofrido. Será o pior dia. Cheguei aos 30,0° às 9:13 (horário normal das 8:13) e às 11 h (10 h) já estava 33,7°!!!!!!! Agora tenho tórridos 34,6° com 44%. O ar está mais seco do que ontem, o que favorece a elevação mais rápida da temperatura, e está BEM mais quente! Será sorte se algum ponto de POA não chegar aos 40°.

 

Vento gostoso de NO a 9,7 km/h.

Aqui a mínima ficou em 23.1°C mas deve alcançar os 38°C à tarde e 39°C entre amanhã e quinta com mínima de até 25°C que é pior ainda.

Já dentro de casa bateu nos 30°C ontem.

Saudade das temperaturas do verão passado.

Abraços metropolitanos.

Link to comment
Share on other sites

Estes 4,8 no sabádo em Bom Jardim da Serra foi espetacular...impressionante o potencial de frio nesta cidadezinha catarinense...alem de Urupema, é claro!!

 

E PODE TER SIDO MENOS, É MÍNIMA DE HORA A HORA, É POSSÍVEL QUE TENHA FICADO ENTRE 3/4°C, FOI 4,7, COMO JÁ TINHA COMENTADO, NA MÍNIMA NÃO ARREDONDO E NA MÁXIMA ARREDONDO PARA MAIS.

 

Não sabia que Bom Jardim e Urupema Epagri eram de hora/hora. Assim sendo, não é possível que quando fez -9,2ºC em Bom Jardim 2012, tenha feito menos... alguma chance de ter ido no -10ºC?

Link to comment
Share on other sites

Aqui a mínima ficou em 23.1°C mas deve alcançar os 38°C à tarde e 39°C entre amanhã e quinta com mínima de até 25°C que é pior ainda.

Já dentro de casa bateu nos 30°C ontem.

Saudade das temperaturas do verão passado.

Abraços metropolitanos.

Nossa, o verão 2013 foi um sonho. Os dois meses um pouco abaixo da média, especialmente fevereiro.

 

Aqui dentro de casa, no mesanino (que acumula ar quente) a mínima foi de 29,6°. Isso: a MÍNIMA! Agora já faz 30,7° aqui e 35,3° lá fora. Terror total!

 

Abraços metropolitanos!

Link to comment
Share on other sites

 

Já em Itapevi, a mínima nesta manhã foi uma bela surpresa: 14ºC. :good2:

 

 

Evandro, este termometro está abrigado? Não tem suporte de frio assim para 14 graus na Grande SP a oeste, norte e leste. São Lourenço da Serra, a cidade mais fria da Grande SP, não conseguiu descer de 14,4 graus (CIIAGRO), fica numa latitude bem mais ao sul em comparação com o oeste da região metropolitana e é mais alta, ou seja, tem efeito baixada mais forte ainda.

 

Seria interessante, pelo bem da ciencia, nos dizer como tem feito suas medidas, qual o equipamento, e se possui abrigo ou não. Assim continuariamos a saga por padronizar todas as estações bazianas! :good2: :good2: :good2:

 

Então, Artur, como já disse antes por aqui, o termômetro que eu é tenho é simples, digital (Incoterm), que fica na varanda de casa (fundos), face norte, a 5m do solo, e parcialmente abrigado em um armário de madeira na cor branca, ou seja, pega um pouco de vento (embora não pegue sol).

 

Infelizmente não tenho planos de comprar uma estação meteorológica pra colocar no pomar de casa, por vários motivos. O principal deles é relacionado à segurança precária do condomínio em que eu moro. O muro atrás do pomar que dá acesso à uma estrada é muito baixo. :negative:

 

Teria que fazer um bunker para proteger o equipamento e meus pais certamente iriam chiar horrores.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.