Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Carlos, Aldo e demais moradores de SP e região metropolitana. Com vocês, as menores máximas já registradas em SP (Base de dados do IAG - 1933 a 2013):

 

11/07/1942: 7,2°C

05/07/1942: 8,5°C

24/07/2013: 8,6°C

31/07/1955: 9,0°C

10/07/1976: 9,0°C

O que me chama muito a atenção nesses dados é que a máxima de 2013 ocorreu numa região metropolitana MUITO maior do que nas demais situações. Arriscaria dizer que, descontando o efeito da ilha, a máxima de 2013 seria, com segurança, a segunda menor da série. Talvez até a menor (mas aí não dá para dizer com certeza).

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

Desvios - Janeiro 2014 - 16 dias

 

Porto Alegre RS

 

(+0,6) 25,2 - Média

(+0,8) 31,0 - Máxima

(+0,8) 21,3 - Mínima

 

Para efeito de comparação, meus dados até o dia 16

 

26,3° - Média (simples) --> algo em torno de 25,3°/25,4° na ponderada.

31,2° - Máxima

21,4° - Mínima

 

Até o dia 17 tenho apenas 5 máximas abaixo de 30°. A julgar pela onda de calor que teremos nos próximos dias, podemos dizer com segurança que a média de janeiro foi para o saco. Teria de haver um bom "frio" fora de época para derrubar janeiro para a média. Aposto anomalia de +1,2°/1,4° nesse mês, o que é uma tragédia em se tratando do mês mais quente do ano e um dos que possuem menor desvio em relação à média. Assim, temos, desde 2010, janeiros continuamente acima da média, com destaque para 2011, que foi o janeiro MAIS QUENTE de nossa história, com média de 26,X°. Terror.

 

Hoje tive variação de 19,9° a 34,7° sem baixar dos 45%. Agora faz 25,4° com 68%. Vento E a 8,5 km/h.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Não estou entendendo porque a temperatura está caindo tanto nos últimos temporais. Sabemos muito bem que a temperatura cai bastante em temporais, mais neste mês parece que está caindo mais que o normal.

 

No temporal do último Natal, por exemplo, choveu 45 mm no Mirante e a temperatura não baixou dos 20ºC. Assim como no grande temporal do dia 14/12/2012, que acumulou 114 mm, a mínima ficou acima dos 20ºC. No dia 29 daquele mesmo mês, teve um temporal de fim de tarde com 60 mm e a mínima também foi de 20ºC. No dia 03/02/2010 então, tivemos uma super tempestade de verão, com fortes rajadas de vento, e a mínima foi de 19ºC.

 

Nos últimos anos foram raras as vezes em que temporais de verão fizeram a mínima baixar dos 18ºC, e e, todas elas foram com rajadas extremas de vento e geralmente granizo. Mas desde o dia 9 já tivemos 5 mínimas abaixo de 18ºC e uma de 18,2ºC. Não sei o porquê disso.

Estamos tendo mais granizo que o normal.

Não tenho dados do INMET mas no IAG a média é 2 ocorrências de granizo por ano (Embora já tenha havido anos com 11).

 

Só nesta semana, se não me engano, são 4 temporais com relatos de granizo em Sampa.

 

Sou leigo, mas chutaria que as baixas temperaturas durante as chuvas e as quedas de granizo estão relacionadas.

Link to comment
Share on other sites

Hoje a temperatura variou entre 17,2ºC e 27,7ºC.

Choveu fraco por volta das 13h, mas acumulou somente 0,8 mm.

O acumulado de chuva nestes primeiros 17 dias de Janeiro e de apenas 12,6 mm. :cray:

 

Os próximos dias devem ser agradáveis, com destaque para a mínima prevista no dia 25 de 12,8ºC.

vTqU3T7.png

Link to comment
Share on other sites

matheussg

Outra explicação para o resfriamento momentâneo pós chuvarada é a atuação das correntes descendentes.

Trazem consigo o ar frio das altitudes, onde estão os topos das Cumulonimbus.

Durante um tempo, depois das tempestades, o ar permanece frio ao nível do solo, akecendo aos poucos com o cessar do processo de descida do ar e atuação de ventos locais.

 

Que a temperatura cai bastante nas tempestades é óbvio, devido às correntes descendentes que você disse, além do alto calor específico da água. Mas o que eu disse é que as temperaturas estão caindo mais que o que normalmente cai. Uma prova de que as mínimas do Mirante estão estranhas é o que o Caco disse, na estação dele, que está em uma área menos urbanizada, as mínimas durante os últimos temporais estão mais altas que no Mirante. Sem contar que foi postado aqui durante o temporal de segunda-feira que o Mirante registrou a mínima absoluta da Grande SP, o que normalmente não acontece.

Link to comment
Share on other sites

Juro por Deus que não ando entendendo estas mínimas do Inmet nos últimos dias de 16,XºC, 17,XºC, ao passo que nestes mesmos dias, aqui na Granja Viana (que é mais frio que no Inmet aproximada mente 1ºC/1,5ºC nestas mesmas condições no verão) registrei mínimas ao redor dos 18/19ºC. Realmente estes dados não me entram na cabeça de jeito algum. Alguém explica?
Eu até ficaria com a pulga atrás da orelha se fosse só na convencional...

Mas os valores vem sendo confirmados na automática.

Outra coisa: vai saber se uma parte das frequentes mínimas de 15, 16 e 17°C que ocorriam no Mirante, no verão, até os anos 80, não eram pelo mesmo motivo?

 

 

O que me chama muito a atenção nesses dados é que a máxima de 2013 ocorreu numa região metropolitana MUITO maior do que nas demais situações. Arriscaria dizer que, descontando o efeito da ilha, a máxima de 2013 seria, com segurança, a segunda menor da série. Talvez até a menor (mas aí não dá para dizer com certeza).
Mas o frio de 24/07/2013 foi por advecção, onde os efeitos de relevo e ilha de calor influenciam pouco.

Me lembro que, naquele dia, em todas as estações do CGE, INMET, CIIAGRO e Marsilac, em Sampa e região metropolitana, a diferença, tanto nas máximas como nas mínimas, não passou de 2,x°C.

Link to comment
Share on other sites

Não estou entendendo porque a temperatura está caindo tanto nos últimos temporais. Sabemos muito bem que a temperatura cai bastante em temporais, mais neste mês parece que está caindo mais que o normal.

 

No temporal do último Natal, por exemplo, choveu 45 mm no Mirante e a temperatura não baixou dos 20ºC. Assim como no grande temporal do dia 14/12/2012, que acumulou 114 mm, a mínima ficou acima dos 20ºC. No dia 29 daquele mesmo mês, teve um temporal de fim de tarde com 60 mm e a mínima também foi de 20ºC. No dia 03/02/2010 então, tivemos uma super tempestade de verão, com fortes rajadas de vento, e a mínima foi de 19ºC.

 

Nos últimos anos foram raras as vezes em que temporais de verão fizeram a mínima baixar dos 18ºC, e e, todas elas foram com rajadas extremas de vento e geralmente granizo. Mas desde o dia 9 já tivemos 5 mínimas abaixo de 18ºC e uma de 18,2ºC. Não sei o porquê disso.

Estamos tendo mais granizo que o normal.

Não tenho dados do INMET mas no IAG a média é 2 ocorrências de granizo por ano (Embora já tenha havido anos com 11).

 

Só nesta semana, se não me engano, são 4 temporais com relatos de granizo em Sampa.

 

Sou leigo, mas chutaria que as baixas temperaturas durante as chuvas e as quedas de granizo estão relacionadas.

 

Também não sei ao certo qual a relação, mas o seu raciocínio faz todo sentido, afinal o granizo tem temperatura abaixo de zero (ponto de fusão da água) e a água possui um calor específico mais alto, além do fato de que o derretimento parcial do gelo ao cair é um processo endotérmico, que absorve o calor da vizinhança. Mas não sei até que ponto isto influencia na queda da temperatura, um meteorologista poderia dizer melhor.

 

Mas mesmo assim, já vi temporais com granizo que não geraram uma queda tão intensa na temperatura. Exemplos: 25/01/2011, mínima de 19,X°C; 03/02/2010, mínima de 19ºC (o temporal de 91 mm, aqui onde eu moro não choveu granizo e o acúmulo foi cerca da metade do que choveu no Mirante, mas vi relatos de granizo em outros locais).

Link to comment
Share on other sites

Os poucos núcleos de instabilidade q se formaram no leste do Paraná já se dissipam rapidamente.

Temperatura desceu ainda mais e temos 21°C.

Olha Carlos, é verdade, tive em 2006 um Janeiro com 90 mm apenas, achei que seria exceção, o bom do clima é isso, a gente não tem um padrão..

Com relação as chuvas, consegui alguns volumes de cidades proximas, atraves de colegas amadores do clima: Astorga ( 81 mm) e Arapongas ( 48 mm), as cidades são proximas daqui, Arapongas é vizinha da minha cidade, tipo as chuvas são isoladas mais parecem que aconteceram na mesma região, olhe a Região de Maringá, está com muita chuva... Abraço, vamos acompanhando e que essa semana passe rápido..k

Link to comment
Share on other sites

No momento céu com muitas nuvens baixas do tipo estratus no céu aqui na zona leste de Sampa, coisa que pouco aconteceu desde a véspera de natal.

Faz 21 graus na Penha (CGE).

 

As últimas rodadas do modelo GFS (06z, 12z, 18z) infelizmente continuam a bater com o vídeo da Climatempo sobre as chuvas nos próximos 15 dias, ou seja, tempo praticamente seco no sudeste do Brasil entre fim de janeiro e começo de fevereiro :(

Link to comment
Share on other sites

Belas mínimas nas serras do Sul!

Pode até ter geado fraco em alguns pontos de baixada.

 

Em Piraquara temos hj a manhã mais fria do ano, com 13,8°C.

Nevoeiros cobrem boa parte do planalto curitibano, mas logo o Sol deve aparecer e elevar a temperatura até os 26/28°C.

Não deve chover devido a atuação da massa de ar seco e estável q avançou sobre o Sul do Brasil, proveniente da Argentina.

Teremos à partir de hj, uma sequência de dias ensolarados e relativamente secos, com temperaturas agradáveis pela manhã e elevadas durante a tarde.

5a4e895a9c83e_2014-01-1806_51_10.jpg.ed26b046d372b6699bbcc11b7fd8a2b5.jpg

Link to comment
Share on other sites

CDJ amanheceu encoberta por uma forte neblina. Calculo que a visibilidade estava em torno dos 200/300 metros. Acima disso, não se enxergava nada.

Em casa, registrei 13,2.

Na aut. foi um pouco mais baixa, 12,6.

 

Pelo o que andei lendo por aqui, acho que temos chance de algumas sub 10 nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

Céu azul dia lindo aqui hoje , neblina no fundo das baixadas e em alguns topos de morros as minimas na regiao ficaram assim :

 

10,5°C INMET MONTE VERDE

 

11,6°C PWS Lage MARIA DA FÉ

 

11,6°C PWS Sigma CDJ

 

11,9°C INMET CDJ

 

12°C PWS TOATOA MARIA DA FÉ MG

 

12,2°C INMET MARIA DA FÉ

 

 

Interessante essas minimas no Sul , apenas céu limpo ? Ou algum peidinho Polar ?

Link to comment
Share on other sites

Will

Lembro q vc disse uma vez q raramente ocorrem geadas com nevoeiros em MdF.

Já aki é comum isso.

Em julho/93 registrei -5,2°C com forte nevoeiro de baixada.

Eu não gosto pq msmo com geada forte fica tudo acinzentado e a foto não fica legal.

Algumas vzs a neblina permanece até o meio-dia, impedindo a elevação da temperatura.

Bem, frio de 5°C só à partir de meados de abril. Ou maio...

Link to comment
Share on other sites

Will

Lembro q vc disse uma vez q raramente ocorrem geadas com nevoeiros em MdF.

Já aki é comum isso.

Em julho/93 registrei -5,2°C com forte nevoeiro de baixada.

Eu não gosto pq msmo com geada forte fica tudo acinzentado e a foto não fica legal.

Algumas vzs a neblina permanece até o meio-dia, impedindo a elevação da temperatura.

Bem, frio de 5°C só à partir de meados de abril. Ou maio...

 

 

CC aqui é raro to vasculhando aqui pra ver se acho alguma foto com neblina e geada , geralmente aqui a neblina se forma depois que o sol sai e "derrete" a geada

 

A proposito achei essa foto que mostra uma geada no meu bairro minhas estaçoes estao marcadas com a bolinha azul e vermelha , quando achar a de nevoeiro te mando

 

 

3oKnpQZ.jpg

 

 

Minha baixada vista de cima dos morros

 

mfe1.jpg

Link to comment
Share on other sites

Tempo parcialmente nublado, ontem passamos metade da tarde para noite com períodos distintos de chuva forte localizada, vento calmo e abafado, voltando a ventar e chover, no mais foi uma noite fresca com temperaturas chegando aos 24,5°C.

 

Deveremos ter um dia com esta alternância de ontem, porém com pancadas mais leves vindas do mar.

Link to comment
Share on other sites

Como já comentado, ao menos nesse final de semana ao menos as coisas serão amenas por aqui... Máximas de 26/28 nas áreas centrais e de 24/26 para as áreas menos urbanizadas como São Mateus e Parelheiros... Mas é verão, e o calor estará aí de volta na semana que vem... E em Fevereiro tem mais!! E quanto a chuva, sentiremos falta dela mais pra frente, quando falarem pra economizar/racionar água...

 

rh7o.png

http://serradomar.cptec.inpe.br/dados/index.php?local=SerradoMar#

Link to comment
Share on other sites

Apesar de ter chovido nos últimos dias, para o meu bairro ( não, eu não comprei ) ainda estamos com pouco acumulo, enquanto bairros mais ao leste da cidade sofreram uns 4 dias com enchentes, aqui tivemos apenas uma.

 

A partir de terça deverá esquentar bem e manter um período grande, no máximo com as famosas pancadas de verão na faixa leste paulista, temperaturas ficarão oscilando entre 25, 26 de mínima, chegando outros dias aos 35°.

Link to comment
Share on other sites

Céu azul dia lindo aqui hoje , neblina no fundo das baixadas e em alguns topos de morros as minimas na regiao ficaram assim :

 

10,5°C INMET MONTE VERDE

 

11,6°C PWS Lage MARIA DA FÉ

 

11,6°C PWS Sigma CDJ

 

11,9°C INMET CDJ

 

12°C PWS TOATOA MARIA DA FÉ MG

 

12,2°C INMET MARIA DA FÉ

 

 

Interessante essas minimas no Sul , apenas céu limpo ? Ou algum peidinho Polar ?

 

AR SECO DE ORIGEM POLAR, POR ISSO. TANTO QUE FEZ "FRIO" NO LITORAL, ENTRE 17/20°C.

Link to comment
Share on other sites

 

Tenho lido muito sobre a formação de um ASAS nos próximos dias. Pelo menos até o fim da grade confiável de 192h, o ASAS está onde climatologicamente deveria estar, distante demais para influenciar muito no tempo no Sudeste. O que eu percebi foi o fortalecimento de uma alta em 500hPa. Essa sim poderá provocar uma redução na precipitação por aqui e demais estados do Sudeste por consequência do bloqueio que formaria.

 

ASAS por definição traz ar frio do oceano. Seca o tempo, mas o mantém ameno. Corrijam-me se eu estiver errado (Artur, Rodolfo?).

 

Em 156h uma alta até forte para esta época avança até o RS e deve provocar frio até mesmo no oeste do Paraguai, mas a alta em 500 desvia o anticiclone causador do frio para o mar, e deve influenciar pouquíssimo ou nada no tempo aqui em SP.

 

Em Tese sim Vinicius... Mas o Artur pode falar melhor...

 

Mas olhe esse mapa de 850hpas do GFS pra quarta-feira, com o posicionamento da ASAS bem definido, e repare que a circulação da ASAS cria uma convergência de ventos de norte e com bastante umidade na atmosfera... Nesse caso específico, talvez a ASAS queira dizer Calor e Trovoadas a tarde pra cá.

 

0zq5.gif

 

 

Ilustrando o que o Coutinho falou, hoje de manhã a presença do Cavado em 500hpas sobre o estado de São Paulo, impulsionou uma pequena parte do Jato Subtropical que está lá no sul da Argentina, a adentrar o sul do país, justamente na retaguarda desse cavado... Daí o friozinho de origem polar....

 

mb7.gif

 

E como o Vínicius falou, a partir de amanhã uma bela Alta irá ganhar força em torno de 500hpas sobre o sul, esse será o principal causador da nova leva de calorão no Sul, além de proporcionar também como disse uma maior estiagem de chuvas...

 

Enquanto isso o cavado avança para o Rio de Janeiro, trazendo parte do friozinho polar para o PR/SP/Serra da Mantiqueira. Daí o motivo das previsões indicarem mínimas de até 16/17C pra São Paulo/SP na manhã do domingo e da segunda... A partir da Terça, o cavado se desfaz e com ele o frio também

 

1mt.gif

Link to comment
Share on other sites

Pela turbulência das águas entre os oceanos Pacífico e Atlântico é muito improvável que essa faixa dos oceanos feche um dia.

 

Enquanto o frio não retorna, os gaúchos vão sofrendo. E pior: é apenas o INÍCIO do martírio!! Para terem uma idéia, agora tenho 35,1° com 48%. A sensação já bateu 41,8°. Mas vai passar disso ainda. Temos até pelo menos 6ª da semana que vem com MUITO calor.

 

A estação da Lomba do Pinheiro, mais elevada e em área verde, já tem 35,2°. Efeito do vento predominando de N e NO, que deve pegar a região com mais intensidade.

 

Hoje ainda tive mínima de 21,2°. Mas o estranho é que a queda simplesmente estancou a partir das 5 h, mesmo não havendo qualquer ventinho. Meu gráfico passa reto a partir desse horário com o pico da mínima às 6:45.

Link to comment
Share on other sites

Os ultimos Janeiros por aqui..

Como chove aí em janeiro, hein?

(tirando o primeiro e o último...)

Ah sim Carlos, por isso me preocupa a falta de chuva em um mês de Janeiro, é o mês da chuva, em 2006 por exemplo, esse ano de 90 mm, pode ser apenas semelhança, o ano terminou com apenas 1300 mm. Vou montar a tabela dos 8 anos q tenho até agora e te mando em mensagem..

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.