Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Média das mínimas - Janeiro 2014 (19 dias)

 

08,0 - Pq do Itatiaia RJ

11,8 - Campos do Jordão SP (Horto)

12,1 - Morro da Igreja SC

12,6 - Bom Jardim da Serra SC

12,7 - Urupema SC

13,5 - Campos do Jordão SP (Inmet)

13,5 - Monte Verde MG

13,8 - Pico do Couto RJ

14,1 - Maria da Fé MG

14,1 - São Joaquim SC

14,2 - Painel SC

14,3 - São José dos Ausentes RS

Link to comment
Share on other sites

Mínima negativa no PNI enquanto eu tive a maior mínima do ano até agora: 24,4°.

 

Hoje o dia será muito sofrido. Será o pior dia. Cheguei aos 30,0° às 9:13 (horário normal das 8:13) e às 11 h (10 h) já estava 33,7°!!!!!!! Agora tenho tórridos 34,6° com 44%. O ar está mais seco do que ontem, o que favorece a elevação mais rápida da temperatura, e está BEM mais quente! Será sorte se algum ponto de POA não chegar aos 40°.

 

Vento gostoso de NO a 9,7 km/h.

 

Marcola, pelo que vi essa foi mínima ocorreu em algum dia de janeiro, e não hoje...

Link to comment
Share on other sites

Estes 4,8 no sabádo em Bom Jardim da Serra foi espetacular...impressionante o potencial de frio nesta cidadezinha catarinense...alem de Urupema, é claro!!

 

E PODE TER SIDO MENOS, É MÍNIMA DE HORA A HORA, É POSSÍVEL QUE TENHA FICADO ENTRE 3/4°C, FOI 4,7, COMO JÁ TINHA COMENTADO, NA MÍNIMA NÃO ARREDONDO E NA MÁXIMA ARREDONDO PARA MAIS.

 

Não sabia que Bom Jardim e Urupema Epagri eram de hora/hora. Assim sendo, não é possível que quando fez -9,2ºC em Bom Jardim 2012, tenha feito menos... alguma chance de ter ido no -10ºC?

 

 

BINGOOOOOOOOO!

 

ATÉ QUE ENFIM COMEÇOU A ENTENDER PORQUE PEGAVA A MÍNIMA DO CAIO E COLOCAVA NOS DADOS DE URUPEMA/EPAGRI, CREIO QUE URUPEMA/B.J/ JÁ CHEGARAM OU PASSARAM DOS -10,0.

 

A DO M.DAS TORRES A MÍNIMA E MÁXIMA É PELO SITE , INFELIZMENTE É ARREDONDADA.

Link to comment
Share on other sites

Olha só que descoberta...

 

..a mínima na estação em Urupema (cod 1064 - Morro das Antenas) no sabado foi de 12,1 (conforme o mapa - hora instantanea)....Mas o Epagri informa 11,2....Pq esta diferença?

 

Por Esta estação marca de 15min em 15min ao contrario da estação de Urupema - 2377 , que registrou 6,1. Pois a 2377 não possue o sensor de mínima , pois registra a hora cheia e a menor hora será a mínina.

 

A DO MORRO É QUE OUTRAS, PARA NÓS É NÚMERO REDONDO, MAS DÁ A MÁXIMA E MÍNIMA VERDADEIRA. A DE URUPEMA/B.JARDIM SÓ DE HORA EM HORA.

Link to comment
Share on other sites

A foto de Ushuaia me chama a atenção por alguns motivos:

 

1) O tempo nublado dificulta o aquecimento causado pelo sol, por isso os 9 graus. Creio que deve estar com alguma MP atuando lá.

 

2) A linha de neve, embora não bem definida, sugere precipitações acima de 400/500 metros de altitude. Expressivo ver isto em pleno verão no continente sul americano. Creio que os melhores locais de se ver neve agora no hemisfério sul sejam os Andes, sul da América do Sul, Antártida e Alpes Neozelandeses.

 

3) Não há fios passando entre os postes, o que sugere um bom padrão de modernidade a nivel americano e europeu, além de preocupação com o que o tempo pode fazer a fios tradicionais aéreos. A foto sugere que as casas devem estar preparadas para o frio extremo e nevascas ocasionais, provavelmente com aquecimento ou no mínimo uma lareira.

 

4) Eu me mudaria pra lá kkkkk

Link to comment
Share on other sites

 

Paranapiacaba??

 

 

$. Há quem atribua a diminuição da garoa paulistana ao desaparecimento das lagoas e brejos que existiam nas várzeas dos rios Tietê, Pinheiros.

Eu ainda peguei, quando garoto, as lagoas da Vila Gulherme, na zona norte de Sampa.

A região onde hoje fica o Center Norte, em Santana, também tinha um monte de lagoas.

 

 

Aldo, suponho que seja 1870/1940 em Paranapiacaba, sim.

 

Se for certamente estará arquivada em East Anglia....ainda não achei.

 

Sobre, Lagoas e várzeas.

 

A coisa funcionava assim....os peixes e as peixas faziam peixinhos....as chuvas de verão provocavam transbordamento da várzea formando lagoas....os peixinhos se alimentavam de larvas de pernilongos, mosquitos e similares....as águas de março transbordavam novamente o leito....os peixinhos voltavam para a calha do rio e o ciclo da vida continuava.

 

Na atualidade devido a ausência de peixinhos os pernilongos, mosquitos e similares se proliferam.

 

Coisa da cadeia alimentar.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

quote=Mafili

 

Não estou falando de médias, mas sim de eventos extremos de frio. Concordo que o o período quente (junho e primeiros 11 dias de julho) estragou a média, e o frio do primeiro pulso não chegou com força até aqui, mas o 2º e o 3º pulso chegaram aqui com força total e gerou 4 mínimas sub-5 no Mirante de Santana.

 

Pleno acordo....o inverno por essas paragens [centro-sul brazileiro] vive de eventos.....

 

Portanto, é por definição um período eventual.

 

Claro que é inverno....mas

 

Eventual.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Enquanto a mTa se mantiver mais ao norte mantendo subsidência mais intensa sobre o Sudeste e houver o bloqueio do jato ao sul, continuaremos com drenagem de calor do Chaco e com correntes tropicais na costa do Sul.

 

Por aqui terrível máxima de 38,8°!!!! :shok: :shok: O incrível é que a máxima não foi maior porque um punhado de cumulus resolveu se manter sobre POA e entrou vento E. Creio que o vento trouxe umidade e formou essas pequenas nuvens por aqui. Resultado: a temperatura entrou em queda. Agora tenho 34,3° com 49% e venta de SE a 8,4 km/h. Ainda assim muito quente!!

Link to comment
Share on other sites

Por volta das 15h, choveu forte em alguns bairros do sudoeste de Patrocínio, inclusive com queda de granizo, porém aqui em casa a chuva foi bem fraca, acumulando somente 2 mm e no INMET não choveu.

Agora o sol aparece e faz 27,6ºC e chove ao redor da cidade.

Na vizinha Serra do Salitre até o momento choveu 39 mm e a temperatura e de 17,2ºC.

 

WRDemyO.png

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra agora

 

Urussanga/Inmet; 35,9°C/19,1°C, as mínimas; 6,1°C/26,6°C B.Jardim/Epagri, 7,3°C/28,5°C Urupema/Epagri e 9,3°C/30,8°C S.Joaquim/Epagri.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 6 min

 

SC/ 37,7°C/21,2°C Itapiranga/Sr.Wolfgang, 36,6°C/16,8°C Criciúma/Epagri, 36,2°C/17,2°C Jacinto Machado/Epagri 35,8°C/20,2°C Blumenau/Furb,

Link to comment
Share on other sites

Por isso bato tanto na tecla, querem generalizar que a grande SP está mais quente usando dados de uma única estação, por favor! Olhem para a diferença de clima ao sul da Grande SP, tanto em temperaturas quanto em regime de chuvas!
Concordo totalmente.

As temperaturas do Mirante só fazem sentido na zona urbana da cidade de São Paulo.

Moro a cerca de 4 km em linha reta do Horto Florestal e do Parque Estadual da Cantareira.

É nítida a diferença de temperatura que sinto quando vou de casa para lá, aos domingos.

É uma pena a estação do INMET no Horto ter sido desativada.

(Segundo eu soube, simplesmente porque o observador se aposentou e o INMET não tinha substituto. Pode?? :sad: )

Não descarto um aquecimento regional, mas não por causa das temperaturas do Mirante.

 

-----------

Calor em Sampa, com pouquíssimas nuvens durante a manhã.

Se a temperatura estivesse uns 7 ou 8°C mais baixa, seria uma bela manhã de outono.

 

À tarde, choveu (Pancadas rápidas) em pontos isolados das zonas norte e leste (Como já comentado pelo Daniel).

 

Mirante: 18,7°C / 31,8°C

IAG: 16,8°C / 30,6°C.

Aqui deu uma bela refrescada após a chuva. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campesino, hoje tinha um curitibano na empresa. Reclamando bastante do calor, passando mal e disse que nunca viu nada parecido em Curitiba! E ele não viu nada, pois tivemos somente 35.8ºC, com 27% de UR. Queria ver na quarta ou quinta com 41ºC! Kkkkkkk

 

41°C e umidade de 55% :sarcastic: , seria hilário, ou uma verdadeira tortura...

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campesino, hoje tinha um curitibano na empresa. Reclamando bastante do calor, passando mal e disse que nunca viu nada parecido em Curitiba! E ele não viu nada, pois tivemos somente 35.8ºC, com 27% de UR. Queria ver na quarta ou quinta com 41ºC! Kkkkkkk

 

41°C e umidade de 55% :sarcastic: , seria hilário, ou uma verdadeira tortura...

 

Diria hilário, pois isso é de outro mundo! É de Blumenhell!

 

Obs: 41ºC com 55% de umidade nos dá 62ºC. Que isso não aconteça! rs

Link to comment
Share on other sites

Olha só, morram de inveja!

 

Assunção 20/01/2014

Máxima: 28,2 graus

Mínima: 18,2 graus

 

Agora: 22,1 graus e caindo. O vento aí fora tá gostoso, gelado, ê vidão!

 

Esqueçam Ushuaia, São Bernardo é mais perto! :laugh: :laugh: :laugh:

 

Arthur que delicia!

Esse ano irei ter algumas aulas no campus de São Bernardo da UFABC, sabe onde fica? as temperaturas "londrinas" chegam até lá? haha

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campesino, hoje tinha um curitibano na empresa. Reclamando bastante do calor, passando mal e disse que nunca viu nada parecido em Curitiba! E ele não viu nada, pois tivemos somente 35.8ºC, com 27% de UR. Queria ver na quarta ou quinta com 41ºC! Kkkkkkk

kkkkk

Coitado!

Temperaturas como essas q ocorrem frequentemente em Blumenau no verão (37/39°C), são desconhecidas aki no planalto. 40/42°C, inimagináveis!

Há uns 15 anos atrás eu recebi uma proposta de trabalho em Jaraguá do Sul, mas nem cogitei a idéia de aceitar!

Eu não suporto calor dia e noite... Máximas de 38°C são sucedidas por mínimas de 25°C. Ng merece! Dormir com ventilador ligado, não consigo. É como se eu estivesse trabalhando. O vento e o barulho no quarto me incomodam. Amanheço cansado.

Ar condicionado me da dor de garganta e de cabeça. kkkkk

Passei o verão de 1992 em Arambaré, na Lagoa dos Patos. Foram 3 meses de sofrimento... suportável pq eu não estava à trabalho. Então eu intercalava momentos de desconforto com ótimos momentos nas águas da praia.

Teve uma ocasião em q a pré-frontal fez a temperatura chegar à 39°C. Como trovejava muito (ar totalmente parado) e não tínhamos piscina na casa, tomei uns 10 banhos frios de chuveiro, já q não dava pra arriscar entrar na Lagoa.

Bem, eu já comentei com o Diego q moraria em Joinville, tbm mto kente, mas apenas se eu não precisasse ter q trabalhar kkkkk... Passaria os dias na beira do mar, ou subindo a serra do Quirirí!

kkkkk

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Os dados do Mirante, bem como disse o Aldo, servem com exatidão perfeita (olha a redundância!) para a zona urbana de São Paulo. E, com exceção da parte Sul da Grande SP e extremo Sul da cidade, é exato nas máximas durante TODO o ano. Nas mínimas, PRINCIPALMENTE durante os meses de abril à setembro, registra temperaturas mais elevadas em relação às áreas mais afastadas das ilhas de calor:São Lourenço da Serra, Itapevi, Vargem Grande Paulista, Granja Viana, Marsilac, Riacho Grande, etc.... Em relação á máxima "baixa" o MIrante é excelente! Veja que naquele dia de julho, o MIrante registrou máxima de 8,6ºC, ao passo que que no Riacho Grande fez 7,4ºC e aqui na Granja Viana eu tive 7,6ºC de máxima. Quando há a paulada do frio de advecção, o fator "urbanização" não influi muito. Agora, 1/2 dias após, com noite clara, dá uma diferença ABSURDA! Diferença de 4,7ºC eu já registrei entre a mínima de casa e do Inmet após o "auge" da MP, com noite de céu aberto e sem vento.

 

Apenas como curiosidade, minhas máximas aqui na Granja Viana são muito parecidas com o Mirante, e as mínimas, parecidas com o IAG e Barueri. É lógico que às vezes dá umas diferenças.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Dormir com ventilador ligado, não consigo. É como se eu estivesse trabalhando. O vento e o barulho no quarto me incomodam. Amanheço cansado.

 

 

Eu adoro o barulho do ventilador! Me relaxa. Até no inverno eu ligo o ventilador e deixo virado para a parede.

 

É cada uma que se escuta no BAZ! Só tem loko aqui. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

William, tem algumas áreas de chuva como você já disse perto de Sáo Lourenço e tem também perto de Itajubá, quem sabe não sobra algo para ti. :ok:

 

Nesse fim de semana que passou, por causa do feriado de hoje, teve muito carioca aqui em Campos. E aí, papo vai e papo vem com os que entraram na loja, a grande maioria, se não todos, reclamaram do calor que está fazendo no Rio. E olha que dessa pessoas, todas tinham ar condicionado em casa. Imaginem, que não tem. :heat: :heat:

Outro coisa engraçada, a maioria dificilmente vai à praia. Inclusive uma mulher, falou que ela mora de frente para o mar em Copacabana e já tem uns 10 aos que ela não vai à praia. :prankster:

Para terminar, muitos falaram que gostariam de se mudar para cá. :laugh:

O calor anda em baixa ultimamente. :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.