Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Maio 2013


Recommended Posts

Boa noite,

A mensagem abaixo do Artur é altamente esclarecedora.

Os modelos não colocam nenhum bloqueio até 12/06 (dia dos namorados sem bloqueio!!, interessante).

E para ajudar o jacto polar ondulando e ondulando.

Espero que entendam:Esse jacto ondulando é um perigo [na minha opinião] como vocês podem observar na imagem abaixo.

 

Abraços

 

Para os que esperam porta do freezer aberta agora, antes de comemorar, existem outros fatores a serem observados, como o jato polar e seu posicionamento, se há anticiclone fazendo o papel de bloqueio, se há onda polar vindo dos lados ou da Austrália ou Mar de Ross, entre outras "cositas mas". Mas certamente há condições já cumpridas para um forte resfriamento já neste mês de Junho.

Abraços a todos!

2qkt0fs.jpg

Link to comment
Share on other sites

Neste momento tem um forte temporal com refletividade de 75 dBZ perto de Laguna, o bom é que está no mar... Mas deve ter passado por cidades próximas. Uma bela linha de instabilidade forte está se aproximando da Grande Florianópolis, atenção...

 

Faz um tempinho que não sinto um calor desses de hoje, máxima de 28ºC com UR mínima de 65%. Daqui a pouco a chuva chega aqui, só espero que não venha com temporais para provocar estragos...

Link to comment
Share on other sites

Caiu um baita temporal em Uberlândia hoje a tarde!! Não estou lá, mas estou acompanhando por estar pipocando na internet muitos vídeos e fotos dos estragos! A quantidade de granizo que caiu foi d+!

 

Choveu mais de 100 mm em apenas 1 hora, e o vento atingiu 83 km/h no aero.

A temperatura caiu pra 14 C na hora da chuva.

 

Olhem algumas fotos dos alagamentos:

 

Principal avenida da cidade:

969068_335785439884605_856458030_n.jpg

 

263210_335787196551096_1976774055_n.jpg

 

Vídeo da hora do temporal:

 

NzuXPNhZe8s

Link to comment
Share on other sites

Caiu um baita temporal em Uberlândia hoje a tarde!! Não estou lá, mas estou acompanhando por estar pipocando na internet muitos vídeos e fotos dos estragos! A quantidade de granizo que caiu foi d+!

 

Choveu mais de 100 mm em apenas 1 hora, e o vento atingiu 83 km/h no aero.

A temperatura caiu pra 14 C na hora da chuva.

 

Olhem algumas fotos dos alagamentos:

 

Principal avenida da cidade:

http://sphotos-f.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn2/969068_335785439884605_856458030_n.jpg

 

http://sphotos-e.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/263210_335787196551096_1976774055_n.jpg

 

Vídeo da hora do temporal:

 

 

 

Impressionante! :shok:

Link to comment
Share on other sites

Meteorologia é um vício sadio!!! heheh

 

Que temporal perfeito esse em Uberlândia!!! Muito vento, granizo, chuva e fenomenal queda na temperatura. Tava vendo pelo wunder, e a cidade já tinha tido uma tempestade no fim de madrugada, amanhecendo com chuva. E ainda tá chovendo nesse momento e tem um ventão que deve tá deixando a sensaçao térmica laaaa embaixo.

 

Aqui no norte, a umidade tem aumentado a cada dia também, hoje choveu forte em Rio Branco e com trovoadas, o que fazia tempo que não acontecia. Pena que a chuva foi apenas à tarde, no momento o céu tá quase limpo e bem fresquinho, com 23 graus.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante este temporal em Uberlândia. :shok: :shok:

Automática do INMET só hoje: 123,2 mm

Muito impressionante mesmo!! Era um enxurrada como raras vezes eu vi aqui. E nunca com tanto granizo. Em todas elas houve transtornos na cidade.

 

Hoje acumulei 28,2 mm. Foi um dia muito tempestuoso, com pancadas bem fortes e muito trovões e clarões. A chuva parou umas 14 h, mas o tempo só começou a secar às 21 h quando o vento aumentou. Máxima de 18,7° de madrugada.

 

Agora tenho a mínima do dia: 13,4°. Venta de OSO a 9,2 km/h.

 

Abraços tempestuosos!

Link to comment
Share on other sites

Parque Nacional do Itatiaia (2.457m) RJ:

 

05/05: 07,2 / 16,4

06/05: 05,2 / 11,4

07/05: 03,2 / 11,8

08/05: -00,5 / 12,2

09/05: -02,1 / 11,5

10/05: 00,2 / 15,6

11/05: 07,1 / 14,4

12/05: -00,7 / 16,4

13/05: -00,5 / 13,5

14/05: 06,4 / 13,1

15/05: 03,2 / 14,4

16/05: 03,0 / 14,2

17/05: 00,0 / 17,1

18/05: 04,3 / 13,1

19/05: 00,0 / 14,4

20/05: 08,2 / 11,9

21/05: 00,1 / 11,4

22/05: 07,4 / 14,1

23/05: 04,1 / 11,2

24/05: 04,2 / 09,0

25/05: 03,0 / 09,5

26/05: -02,1 / 11,6

27/05: 05,2 / 12,2

28/05: 05,6 / 12,7

29/05: 06,0 / 10,9

 

Link to comment
Share on other sites

Galera acabei de voltar de uma trip de trabalho pelo RS. Fui a Passo Fundo, Caxias e depois voltei. Minhas impressões:

 

Lages: muitas obras e relevo acidentado até o RS.

Vacaria: Relevo bem plano, parece que o Rio Uruguai divide dois mundos.

Lagoa Vermelha: Relevo com coxilias leves e boas planícies, bom para tornados. Ví muitos raios e cb's ontem.

Passo Fundo: Cidade muito bem limpa e organizada, ausência de pobreza e povo muito educado.

Marau-Casca: Região belíssima. Muitos vales, vegetação subtropical/temperada, acers amarelados e cidades bem típicas muito limpas e organizadas.

Dois Lageados-Cotiporã-Bento: Cada baixada e vale que vou te contar. Estrada belíssima e desafiadora. Um dos trajetos mais surpreendentes que já fiz.

Farroupilha-Caxias: Impressionante. Potência de industrias que impressiona pela organização e quantidade de empreendedores.

Caxias-São Marcos-Vacaria: Estrada mais sinuosa e trecho de serra interminável, sem terceira pista e sem acostamento. Não recomendo a ninguém, especialmente com chuva.

 

Tempo no trajeto: desde ontem até Passo Fundo muita chuva e 14/15oC no RS. Muitos raios ontem no final de tarde e hoje o dia inteiro até Floripa. Hoje um pouco mais frio e trechos com 13oC e muuuuuuuita chuva. Povo muito agasalhado e ambientes tipicamente gelados.

 

O RS é uma potência, tem um povo muito educado e empreendedor com lugares belíssimos para serem visitados através de estradas de paisagem européia.

Link to comment
Share on other sites

Galera acabei de voltar de uma trip de trabalho pelo RS. Fui a Passo Fundo, Caxias e depois voltei. Minhas impressões:

 

Lages: muitas obras e relevo acidentado até o RS.

Vacaria: Relevo bem plano, parece que o Rio Uruguai divide dois mundos.

Lagoa Vermelha: Relevo com coxilias leves e boas planícies, bom para tornados. Ví muitos raios e cb's ontem.

Passo Fundo: Cidade muito bem limpa e organizada, ausência de pobreza e povo muito educado.

Marau-Casca: Região belíssima. Muitos vales, vegetação subtropical/temperada, acers amarelados e cidades bem típicas muito limpas e organizadas.

Dois Lageados-Cotiporã-Bento: Cada baixada e vale que vou te contar. Estrada belíssima e desafiadora. Um dos trajetos mais surpreendentes que já fiz.

Farroupilha-Caxias: Impressionante. Potência de industrias que impressiona pela organização e quantidade de empreendedores.

Caxias-São Marcos-Vacaria: Estrada mais sinuosa e trecho de serra interminável, sem terceira pista e sem acostamento. Não recomendo a ninguém, especialmente com chuva.

 

Tempo no trajeto: desde ontem até Passo Fundo muita chuva e 14/15oC no RS. Muitos raios ontem no final de tarde e hoje o dia inteiro até Floripa. Hoje um pouco mais frio e trechos com 13oC e muuuuuuuita chuva. Povo muito agasalhado e ambientes tipicamente gelados.

 

O RS é uma potência, tem um povo muito educado e empreendedor com lugares belíssimos para serem visitados através de estradas de paisagem européia.

 

Valeu pelos elogios a minha região :laugh: Só acho que Passo Fundo tá longe de ter ausência de pobreza, na beira da rodovia é bem perceptível as más condições de alguns, entre outros pontos. Mas nada muito grande também, em geral é uma ótima cidade. Marau me surpreende pela densidade, quantidade de indústrias e poder aquisitivo em uma população que nem chega a 40 mil hab. E a região Farroupilha/Caxias eu diria que é minha favorita do estado, une grande desenvolvimento com ótimo clima.

 

Muito legal você ter conhecido. :good:

Link to comment
Share on other sites

Floripa tem céu ainda nublado, choveu até as 22h. No RS e aqui na serra o frio já chegou, o Castelinha já está na casa de 2oC, bem como Bom Jardim que chegou a 1,5oC. No Morro da Igreja zerou com vento de 50km/h. Sinal que este bolsão frio veio com sustentação em altura, o que deve provocar uma baita mínima amanhã nas baixadas. A Climaterra está apostando de -6oC a -4oC. Muito frio.

 

A curto e médio prazo vejo novas incursões chegando sem grandes dificuldades, com ar frio seco e continental. Um padrão bem característico deste outono. Novas madrugadas frias devem se repetir no começo e ao final da próxima semana. Junho começa com frio noturno e negativas nas baixadas. Pouco frio em altura e nenhuma bomba aparecendo no horizonte. Muito pelo contrário, o CFS tem projetado fortes ondas de calor a partir da segunda semana do mês. Oremos para que não se concretize.

Link to comment
Share on other sites

Valeu pelos elogios a minha região :laugh: Só acho que Passo Fundo tá longe de ter ausência de pobreza, na beira da rodovia é bem perceptível as más condições de alguns, entre outros pontos. Mas nada muito grande também, em geral é uma ótima cidade. Marau me surpreende pela densidade, quantidade de indústrias e poder aquisitivo em uma população que nem chega a 40 mil hab. E a região Farroupilha/Caxias eu diria que é minha favorita do estado, une grande desenvolvimento com ótimo clima.

 

Muito legal você ter conhecido. :good:

 

Posso ter errado sobre Passo Fundo, pois cheguei a noite. Mesmo assim quase NENHUM município brasileiro está imune a pobreza. Mas na saída da cidade em direção a Marau não apresenta bolsões miseráveis, apenas casas humildes de gente trabalhadora e ordeira.

 

Mas o eixo Casca-Marau é deveras impressionante, aí sim com um nível ainda mais elevado, residências e industrias caprichadas e uma belíssima vegetação. Local que deve ter elevado padrão de vida. Posso estar enganado, mas é a impressão que deu passando pela estrada.

 

Com uma neve como a de 1965 deve ficar surreal.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.