Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Esquentou um pouco mais hoje. Estamos na casa dos 13C/14C agora no centro de Porto Alegre. Céu bastante azul. Entretanto, secou muito em altitude. Sexta de manhã haverá um show entre os microclimas. As baixadas afundarão e os topos ficarão estáveis. Vai ser interessante de acompanhar.

 

Bruno, estará mais seco aí no RS, certo?? Ou aqui em SC também estará, sobretudo perto da região de Joinville?? Amanhã tenho que ir para Campo Alegre, mas o planalto norte não tem se mostrado muito afim de baixar as temperaturas...será que sobra alguma coisa mais forte para as baixadas amanhã por aqui também??

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Esquentou um pouco mais hoje. Estamos na casa dos 13C/14C agora no centro de Porto Alegre. Céu bastante azul. Entretanto, secou muito em altitude. Sexta de manhã haverá um show entre os microclimas. As baixadas afundarão e os topos ficarão estáveis. Vai ser interessante de acompanhar.

 

Bruno, estará mais seco aí no RS, certo?? Ou aqui em SC também estará, sobretudo perto da região de Joinville?? Amanhã tenho que ir para Campo Alegre, mas o planalto norte não tem se mostrado muito afim de baixar as temperaturas...será que sobra alguma coisa mais forte para as baixadas amanhã por aqui também??

 

sul de SC, também! Oha a umidade que faz agora no MI e em SJ.

Link to comment
Share on other sites

Aqui do aero recordando a vergonha que foi a AAO em nosso último inverno. Olhem o que uma queda em 4 pontos repercutiu depois em agosto de 2010. Ela novamente voltará a cair 4 pontos, mas desta vez entrando no terreno negativo.

 

 

Bem lembrado Caio! Isso pode refletir no final de Julho ou inicio de Agosto.

De qualquer forma, bem mais comportada a AAO esse ano do que no ano passado, analisando o inverno como um todo!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Esquentou um pouco mais hoje. Estamos na casa dos 13C/14C agora no centro de Porto Alegre. Céu bastante azul. Entretanto, secou muito em altitude. Sexta de manhã haverá um show entre os microclimas. As baixadas afundarão e os topos ficarão estáveis. Vai ser interessante de acompanhar.

 

Bruno, estará mais seco aí no RS, certo?? Ou aqui em SC também estará, sobretudo perto da região de Joinville?? Amanhã tenho que ir para Campo Alegre, mas o planalto norte não tem se mostrado muito afim de baixar as temperaturas...será que sobra alguma coisa mais forte para as baixadas amanhã por aqui também??

 

sul de SC, também! Oha a umidade que faz agora no MI e em SJ.

 

Bah mas minha região não tem nem como competir com essa região heheheh....mesmo assim, sou obrigado a ir pra Campo Alegre amanhã...quero ver se me sobra tempo de ir na estação Joinville Serrana....

Link to comment
Share on other sites

Aqui está uma tarde tórrida! Temp na casa dos 16°C e um ventinho frio constante, todas as estações (com exceção a RBS) ficaram com mínimas abaixo dos 5°C.

 

Beto, hoje aqueceu mais aqui..na minha estação chego a 19 graus agora...mas o vento também é constante, o que deixa a sensação muito agradável...

 

Tá bom, mas os ambientes se mantém frios...imagina lá no RS então...

Link to comment
Share on other sites

Aqui está uma tarde tórrida! Temp na casa dos 16°C e um ventinho frio constante, todas as estações (com exceção a RBS) ficaram com mínimas abaixo dos 5°C.

 

Beto, hoje aqueceu mais aqui..na minha estação chego a 19 graus agora...mas o vento também é constante, o que deixa a sensação muito agradável...

 

Tá bom, mas os ambientes se mantém frios...imagina lá no RS então...

 

Até que esquentou legal por ai, aqui no centro a parte mais quente da cidade mal conseguiu beliscar nos 17°C, ma slogo já vai começar a descer. Pra ser sincero, eu até queria que desse uns 2/3 dias com máximas acima dos 20 antes de um frio forte de novo pra esquentar um pouco as casas, já tem gente sofrendo por ai hahah

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, pessoal !

 

Estou aqui em Florianópolis, após uma "longuíssima" viagem de 1h30min do Rio até aqui :laugh:

 

Cheguei às 13h com 13C no aeroporto, um belo dia de sol com frio. Hoje à noite, mais um pouco de frio,

assim como no sábado e domingo, e depois a temperatura dispara. Não sei se chegará a ser calor, mas vale

a nossa torcida para que no EBAZ esteja, ao menos, friozinho ! :good:

 

abraços catarinenses :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Aqui está uma tarde tórrida! Temp na casa dos 16°C e um ventinho frio constante, todas as estações (com exceção a RBS) ficaram com mínimas abaixo dos 5°C.

 

Beto, hoje aqueceu mais aqui..na minha estação chego a 19 graus agora...mas o vento também é constante, o que deixa a sensação muito agradável...

 

Tá bom, mas os ambientes se mantém frios...imagina lá no RS então...

 

Até que esquentou legal por ai, aqui no centro a parte mais quente da cidade mal conseguiu beliscar nos 17°C, ma slogo já vai começar a descer. Pra ser sincero, eu até queria que desse uns 2/3 dias com máximas acima dos 20 antes de um frio forte de novo pra esquentar um pouco as casas, já tem gente sofrendo por ai hahah

 

Olha, só foi eu falar...

 

15:37 19.3 °C 3.0 °C 1015.8hPa NW 3.2km/h 9.3km/h 36% 0.0mm

16:43 15.2 °C 5.0 °C 1015.8hPa Norte 4.8km/h 9.3km/h 53% 0.0mm

 

4ºC em 1 hora! e tá ventando ainda por cima..

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, pessoal !

 

Estou aqui em Florianópolis, após uma "longuíssima" viagem de 1h30min do Rio até aqui :laugh:

 

Cheguei às 13h com 13C no aeroporto, um belo dia de sol com frio. Hoje à noite, mais um pouco de frio,

assim como no sábado e domingo, e depois a temperatura dispara. Não sei se chegará a ser calor, mas vale

a nossa torcida para que no EBAZ esteja, ao menos, friozinho ! :good:

 

abraços catarinenses :laugh:

 

O frio que está sendo acenado pelo Europeu vem constante nas rodadas da 0Z e agora nas 12Z! Porém ele chega apenas na tarde de domingo! Boa sacada a nossa de ficar até segunda em SJ! hehe vamos acompanhar agora pra ver, quem sabe não acontece uma antecipada!

Link to comment
Share on other sites

GFS coloca temperaturas em 850 a 0 grau no sul do Uruguai no domingo. Mas ele está bem indeciso quanto a chegada no Brasil. Precisa chegar e antecipar!! A partir de agora, acompanhamento e foco no encontro em todas as rodadas! :good:

 

Quem sabe não aparece algo melhor?

lembro que há pouco era uma choradeira que não viria nada. Aqui estamos quais pinguins congelando e pedindo, até isso, pelo amor de Deus uma folguinha pra gente se aquecer :sarcastic: :sarcastic:

 

acho que domingo já teremos um cenário bem desenhado do encontro.

 

aqui tive tórridos 12.4

mínima de 2.9

 

bah. fosse sempre assim o inverno não teria graça...seria um marasmo siberiano!!! :heat: :heat: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Muito boa a tendência do Europeu 12Z, acontecendo a antecipação. Tem que melhorar um pouquinho pro encontro ser show de bola!

 

Viagem linda de avião avistando toda a serra geral, MI, campos de cima e tudo mais. Aqui estou nessa belíssima serra gringa. Um show de organização e empreendedorismo que aliados a natureza deslumbrante fazem deste um dos principais destinos turísticos do Brasil. Merecidamente. Olha, na minha opinião Gramado/Canela dá um banho em Bariloche! Ficou só faltando aquela quantidade de neve.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, pessoal !

 

Estou aqui em Florianópolis, após uma "longuíssima" viagem de 1h30min do Rio até aqui :laugh:

 

Cheguei às 13h com 13C no aeroporto, um belo dia de sol com frio. Hoje à noite, mais um pouco de frio,

assim como no sábado e domingo, e depois a temperatura dispara. Não sei se chegará a ser calor, mas vale

a nossa torcida para que no EBAZ esteja, ao menos, friozinho ! :good:

 

abraços catarinenses :laugh:

 

O frio que está sendo acenado pelo Europeu vem constante nas rodadas da 0Z e agora nas 12Z! Porém ele chega apenas na tarde de domingo! Boa sacada a nossa de ficar até segunda em SJ! hehe vamos acompanhar agora pra ver, quem sabe não acontece uma antecipada!

 

Bem, pro Renan nao faz diferenca se o frio chegara no domingo, na segunda ou na terca, ja que ele ficara 40 dias em Santa Catarina... :laugh: :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, pessoal !

 

Estou aqui em Florianópolis, após uma "longuíssima" viagem de 1h30min do Rio até aqui :laugh:

 

Cheguei às 13h com 13C no aeroporto, um belo dia de sol com frio. Hoje à noite, mais um pouco de frio,

assim como no sábado e domingo, e depois a temperatura dispara. Não sei se chegará a ser calor, mas vale

a nossa torcida para que no EBAZ esteja, ao menos, friozinho ! :good:

 

abraços catarinenses :laugh:

Bem vindo Renan, ficas até quando por aqui?
Link to comment
Share on other sites

Muito boa a tendência do Europeu 12Z, acontecendo a antecipação. Tem que melhorar um pouquinho pro encontro ser show de bola!

 

Viagem linda de avião avistando toda a serra geral, MI, campos de cima e tudo mais. Aqui estou nessa belíssima serra gringa. Um show de organização e empreendedorismo que aliados a natureza deslumbrante fazem deste um dos principais destinos turísticos do Brasil. Merecidamente. Olha, na minha opinião Gramado/Canela dá um banho em Bariloche! Ficou só faltando aquela quantidade de neve.

 

Quem dera eu pudesse estar aí, agora! :mosking:

 

O ideal seria colocar a cidade de Gramado em Bariloche ou a região/geografia de Bariloche aonde está localizado Gramado? Façam as suas escolhas!! Eu fecho com a segunda hipótese! Imagina um Cerro Catedral (2200 metros) logo ao lado de Gramado :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Vou ter de fazer este post com letras garrafais... todos sabem que apesar de morar em Curitiba há 11 anos e adorar minha cidade, não sou de me desesperar com os invernos ridículos que tivemos por aqui! Se em SC tá frio, eu curto também, pois sou carioca de nascimento mas catarina de coração!

 

Agora, o que vem ocorrendo com Curitiba nos últimos dias é RIDÍCULO! O GFS deu mínimas abaixo de 2oC na quarta, quinta e sexta. Pois bem, na terça e quarta à noite a temperatura caiu para 6oC/7oC às 20:00, indicando que poderia cair muito mais, apesar do PO de 2oC... Bom, a partir daí o PO disparou para 6oC e o qeu se viu foi um fortíssimo nevoeiro nos dois dias, durando até a manhã seguinte. Ontem e hoje as mínimas de Curitiba foram superiores A TODA SANTA CATARINA, INCLUSIVE AO NÍVEL DO MAR!

 

Bom, cá estou eu já desencanado que teríamos mínimas baixas amanhá de manhã, apesar do GFS estar dando -1oC, quando resolvo olhar o aeroporto ás 18:00 - 13oC e PO de -1oC!!!!!!!!!!!!! Pensei eu: agora o GFS acerta!!!! Vamos negativar de novo, finalmente. Após me animar, volto a consultar o wunderground agora há pouco e que vejo? A TEMPRATURA DESABOU DE 13oC PARA 8oC EM UMA HORA MAS O VENTO QUE FICOU O DIA INTEIRO NO QUADRANTE NW-SW VIROU PARA SE E O PO DISPAROU EM 1 HORA DE -1oC PARA 6oC! FERROU TUDO DE NOVO! :rtfm: :dash1:

 

P.S. nestes dias eu entendo o Boldrini! Ontem e anteontem, Lapa, a 40 km de Ctba teve 0oC de mínima com geada forte, he he he! Ctba tem sido o local pior para mínimas no PR nestes dois dias! Só falta perder para Guaratuba! Na verdade, quase empatou!

 

Mas quem diz que não tem feito frio aqui, mente! As médias ponderadas não mentem: Estamos passando estes 3 últimos dias a no máximo 2oC além da mínima do dia entre 19 horas e 9 horas do dia seguinte. São quatorze horas abaixo de 9oC todos os dias! Só que se alguém pegar e fazer médias simples vai achar que aqui tá quente, he he he! :sad:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A última vez que vi isso foi em 2000!

 

Tá igualzinho a 2000, he he he! :ok: Tenho fotos muito parecidas que tirei naquela ocasião!

 

Idem!

 

Aliás, numa das vezes que subi a serra naquele ano era de noite! Eu descobri que tinha gelo no chão ao pisar fora do carro. Isto numa época que a Serra do Rio do Rastro não tinha iluminação! No dia seguinte pude ver o gelo todo!

 

---

 

A neve falsificada da máquina parece raspadinha!!! Bem diferente da original...

Link to comment
Share on other sites

A última vez que vi isso foi em 2000!

 

Tá igualzinho a 2000, he he he! :ok: Tenho fotos muito parecidas que tirei naquela ocasião!

 

Idem!

 

Aliás, numa das vezes que subi a serra naquele ano era de noite! Eu descobri que tinha gelo no chão ao pisar fora do carro. Isto numa época que a Serra do Rio do Rastro não tinha iluminação! No dia seguinte pude ver o gelo todo!

 

---

 

A neve falsificada da máquina parece raspadinha!!! Bem diferente da original...

 

Sinceramente, nem em 2000 fez tanto frio aqui em Cachoeiro! É... esse ano é histórico para nós!

Link to comment
Share on other sites

Entendo o que o Zé disse..e to passando por coisa semelhante hj...PO alto, além o desse jato que parece trazer nuvens mais baixas agora, sendo que sua borda inferior passa EXATAMENTE SOBRE JOINVILLE. Quando não é nebulosidade vinda do mar, é nebulosidade vinda do continente :negative: ...só pq amanha eu vou para Campo Alegre....

Link to comment
Share on other sites

Estou partindo rumo a Serra Gringa! Muito frio hoje e amanhã, amenizando no sábado! Vamos que vamos!

 

Serra gringa?? Só pode estar de sacanagem! Ao invés de ir aproveitar esse final de semana em Soledade?? O que tu tem contra o PHP? :mail: :mail: :hi:

O cara está cansado do frio intenso de Urupema e baixadas adjacentes,e agora quer um friozinho com mínimas mais camaradas, pois frio a la Urupema ele vai encontrar nas baixadas da Serra do Botucaraí , tipo -7 e alguma coisa...:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Realmente, o olho humano vê mais que as máquinas. Estas fotos de -4°C em SC, com certeza, o branco da geada é bem mais intenso com relação ao que mostram as fotos. O mesmo ocorreu em Porto Alegre, a geada eera forte em alguns locais. Mas, o verde se sobrepoe ao branco. A gente vê nas fotos mais o verde se sobresaindo!

 

aqui vergonhosos e quentes 8.2°C às 11h17min

 

alguns pontos já deve ter mais de 11°C.

 

Com relação ao PHP, acho que temos que respeitá-lo mais com relação às medições que faz. Afinal, não acredito que ele queira forçar a barra para temperatura mais baixa. Se eu colocar um termômetro nestas baixadas onde a geada sse formou em Porto Alegre, talvez eu consiga até um -3.0°C. quem dirá que não?

Em 2007 registrei -2.0. Agora, claro, não considero normalizada minha medição. Ela é AMADORA. falta colocar conforme a norma.

Valeu mesmo gamboa, vc é gente fina!

Mas nem esquento, tem baziano por aí igualzinho torcedor de time que era favorito e de repente só perde, é frustração... :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Algumas mínimas registradas na manhã de hoje pelas estações do SIMEPAR:

 

Curitiba: 6,8°C

Jaguariaíva: 6,0°C

Ponta Grossa: 0,8°C

União da Vitória: 1,5°C

Palmas: -2,2°C

Francisco Beltrão: -0,3°C

Foz do Iguaçu: 2,8°C

Santa Helena: 3,4°C

Cascavel: 4,1°C

Toledo: 1,8°C

Palotina: 2,5°C

Guaíra: 4,8°C

Umuarama: 8,1°C

Campo Mourão: 6,0°C

Cianorte: 6,8°C

Maringá: 9,6°C

Londrina: 9,9°C

 

605.png.886f417a39938b680e0665519be03e39.png

Link to comment
Share on other sites

Estou partindo rumo a Serra Gringa! Muito frio hoje e amanhã, amenizando no sábado! Vamos que vamos!

 

Serra gringa?? Só pode estar de sacanagem! Ao invés de ir aproveitar esse final de semana em Soledade?? O que tu tem contra o PHP? :mail: :mail: :hi:

Calma, Torales. O Caio não tem nada contra Soledade. Ele é apenas a favor da vida dele!! Cada onda de frio lá é um morticínio, hehe.

 

Aqui nada de morrer de frio. Tenho 7,3° com 74%. O bom é que o vento parou completamente!! :good2: Os microclimas estão se acentuando: faz 5,4° no Belém Novo e 9,6° nos altos do Moinhos de Vento.

 

Litoral Norte afundando bonito!! Às 21 h fazia 6,5° em Tramandaí e 5,7° em Torres!! Jesuuus!!

 

Abraços mortos de frio!

Link to comment
Share on other sites

Algumas mínimas registradas na manhã de hoje pelas estações do SIMEPAR:

 

Curitiba: 6,8°C

Ponta Grossa: 0,8°C

União da Vitória: 1,5°C

 

Pra ver a diferença...

 

ambas cidades não muito distantes de Curitiba, que normalmente tem temperaturas semelhantes, tiveram minimas beem menores.

 

Esse P.O alto ta acabando com o frio daqui. E durante o dia, fica aquele ceu azul...

 

As noites estão sendo frias, abaixo de 10ºC por varias horas seguidas. Mas, vendo essas minimas espetaculares no RS/SC, e mesmo cidades próximas no PR e planalto norte de SC, é de dar raiva :hysteric:

Link to comment
Share on other sites

Entendo o que o Zé disse..e to passando por coisa semelhante hj...PO alto, além o desse jato que parece trazer nuvens mais baixas agora, sendo que sua borda inferior passa EXATAMENTE SOBRE JOINVILLE. Quando não é nebulosidade vinda do mar, é nebulosidade vinda do continente :negative: ...só pq amanha eu vou para Campo Alegre....

Te prepara: minha esposa acabou de falar com meus sogros que relataram sincelo hoje de manhã em São Bento. Era meia manhã ainda tinha 1C e cerração!

Link to comment
Share on other sites

Entendo o que o Zé disse..e to passando por coisa semelhante hj...PO alto, além o desse jato que parece trazer nuvens mais baixas agora, sendo que sua borda inferior passa EXATAMENTE SOBRE JOINVILLE. Quando não é nebulosidade vinda do mar, é nebulosidade vinda do continente :negative: ...só pq amanha eu vou para Campo Alegre....

Te prepara: minha esposa acabou de falar com meus sogros que relataram sincelo hoje de manhã em São Bento. Era meia manhã ainda tinha 1C e cerração!

 

Taí uma coisa inédita para mim...vai que eu tenho essa sorte e pegue alguma coisa...nada comparado a Urupema, lógico, mas é algo diferente...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.