Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Vicentina 0,9° e Casteliho 0,4°!!

 

Aqui 8,6°!

 

 

Nossa, 0C no Castelinho!!!

Sera que negativa la hoje?? :mosking:

 

O mais estranho, e que esta com vento Sudeste, o que no Parana significaria o fim da queda da temperatura. Deve estar ventando muito fraco, ou ja teria influenciado na queda anteriormente!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O Cetrejo-São Joaquim negativou uma hora antes hoje em relação a ontem. E o ritmo de queda em todas as estações da serra RS/SC promete! Essa é a noite!

 

Quem gostaria de calcular o PO no CETREJO, só para ter uma idéia do nosso limite na região (leia-se, Urupema, he he he)? Que bom que pelo menos o CETREJO voltou, com neve e tudo, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Sulvio, POA é muito longe de ser plana. A LP é uma área rural-urbana, alta e com alguns vales, muito afastada do centro, mais longe do Guaíba, sem massas de água próximas e com muita vegetação ao redor. O INMET fica em área bem verde também, mas é um semi-topo, com mais urbanização em volta, mais próximo da área com mais concreto e veículos da cidade, com uma perimetral de concreto e altíssimo movimento de veículos, etc. É ára urbana arborizada contra área quase rural.

Link to comment
Share on other sites

Só complementando, LP é zona "leste" ou talvez sudeste de POA, e tem certa proximidade com o Campus do Vale da UFRGS, onde estudo. Os morros e encostas da região fazem a temperatura começar a despencar cedo nessas regiões. Segunda-feira saí do campus as 17:30 e o termômetro do carro já marcava 8C neste horário. Cheguei em casa 40 min depois e o meu termômetro marcava cerca de 10, sendo que aqui em casa a queda também é rápida ao entardecer. Mas lá a percebemos a diferença na pele, é outro clima. Assemelha-se com Viamão.

Link to comment
Share on other sites

Gamboa, onde foram feitas estas fotos ? Autorizas publicação no Metroclima ?

 

Alexandre, pode publicar. Elas foram tiradas :

 

Av Protásio Alves, 8630- Os carros são no condomínio onde resido

A praça fica a duas quadras abaixo na Rua Padre Máximo Cogheto esquina Rua Amadeu Fagundes de O. Freitas.(ache no google maps)

Horário 7h20 da manhã.

No meu termômetro houve registro de 2.3°C. Porém, é uma baixada

Há uma chacará ao lado onde a geada era forte. Mas, não consegui descer pois estava indo trabalhar.

É o mesmo local onde tirei fotos em 2007 e tu colocaste no site da Metsul, onde havia uma foto com um tronco de árvore que até hoje ainda está la

tive tórridos 12.1°C

Link to comment
Share on other sites

Silvio, Porto Alegre é muito mais acidentada que Curitiba, tua cidade. A área urbana é toda dobrada. É cheio aclives e declives, sendo que há bairros com 250 metros de altitude (ou mais...). A maior parte da cidade é face norte dos morros Santana e da Polícia, porém a Lomba do Pinheiro é face sul, assim como Viamao. Não é a toa que a normal desta última para julho é de 12,7C.

 

Para tu teres idéia de quanto variamos em altitude na área urbana. Moro cerca de 10 quarteirões distante do AAA. Aqui estou com 85 metros de altitude, enquanto que o AAA está com cerca 15 metros.

Link to comment
Share on other sites

Fosse no castelinho já tava na mídia (Correio do POvo/Guaíba) há horas... :prankster:

 

Paulo, as estações do Castelinho e do Pantera possuem uma "pequena" diferença. Podes não admitir, mas sei que me entendes.

Posso até compreender que gostes mais de tua região, que puxe a brasa pro teu assado.Qual o tamanho desta diferença?

Vc sabe a realidade , mesmo que não queira admití-la, mesmo que a gente tire uma margem então para agradar alguns do BAZ, por exemplo , ainda assim a diferença é muito expressiva, que tire 1º ainda será -6.4º, bem mais frio que o Castelinho.

E pra encerrar, tenho certeza que se eu colocar um abrigo seja, Davis ou não lá nos baixadões do São Tomé, nos vales do Fão e Forqueta, estes ainda terão mínimas menores que o Pantera.Arrisco, 1 a 2º mais frios... :ok:

Link to comment
Share on other sites

A temperatura estagnou na Climaterra na última hora. Quinta-feira vai decepcionando e ficando muito longe do maior frio desde 2000. Não adianta, o anticiclone tem que ser mais forte do que esse, talvez acima dos 1030mb já dava pra pensar em bater. Mas esses meros 1020/1024mb nem pensar... O frio está muito forte e mais constante em alguns locais nas mínimas, mas pensar se aproximar da intensidade e amplitude de outras ondas intensas está longe, muito longe...

Link to comment
Share on other sites

Silvio, Porto Alegre é muito mais acidentada que Curitiba, tua cidade. A área urbana é toda dobrada. É cheio aclives e declives, sendo que há bairros com 250 metros de altitude (ou mais...). A maior parte da cidade é face norte dos morros Santana e da Polícia, porém a Lomba do Pinheiro é face sul, assim como Viamao. Não é a toa que a normal desta última para julho é de 12,7C.

 

Para tu teres idéia de quanto variamos em altitude na área urbana. Moro cerca de 10 quarteirões distante do AAA. Aqui estou com 85 metros de altitude, enquanto que o AAA está com cerca 15 metros.

 

Se tu sai do aeroporto e vai, digamos, se hospedar no Millenium ali no Praia de Belas, como vários professores da FGV fazem em POA, terá a certeza que POA é 100% plana!! Eu diria que apenas a borda do Guaíba é plana em POA. Coisa de uns 3km da borda. O que deve conferir uns 15% a 20% da cidade! O resto é bastante acidentado!

Link to comment
Share on other sites

Fosse no castelinho já tava na mídia (Correio do POvo/Guaíba) há horas... :prankster:

 

Paulo, as estações do Castelinho e do Pantera possuem uma "pequena" diferença. Podes não admitir, mas sei que me entendes.

Posso até compreender que gostes mais de tua região, que puxe a brasa pro teu assado.Qual o tamanho desta diferença?

Vc sabe a realidade , mesmo que não queira admití-la, mesmo que a gente tire uma margem então para agradar alguns do BAZ, por exemplo , ainda assim a diferença é muito expressiva, que tire 1º ainda será -6.4º, bem mais frio que o Castelinho.

E pra encerrar, tenho certeza que se eu colocar um abrigo seja, Davis ou não lá nos baixadões do São Tomé, nos vales do Fão e Forqueta, estes ainda terão mínimas menores que o Pantera.Arrisco, 1 a 2º mais frios... :ok:

Fiz o teste do digital na noite que passou. Instalei junto ao abrigo da estação Davis, nas mesmas condições que havia feito na noite do -7,8. Resultado foi que a mínima no digital foi de -5,0°C e a automática (Davis) foi de -3,9°C.

Realmente podemos descontar entorno de 1°C.

Link to comment
Share on other sites

ASSIM COMO URUPEMA, CAMBARÁ DO SUL LOGO GANHARÁ UMA DAVIS VANTAGE PRO 2 - 24 HR ASPIRATION SHIELD. O PREFEITO DA CIDADE SE COÇOU E REQUISITOU À COMPRA DO EQUIPAMENTO À METSUL.

 

Agora só resta o prefeito do Pantera se coçar! :mosking:

 

A primeira grande onda de frio do BAZ foi em 2004. Vamos tentar lembrar o que tínhamos de estações, modelos, e outros instrumentos para estudar as ondas de frio?

 

Basicamente só existia o Redemet com as temperaturas nos aeroportos. O Inmet tinhamos que ligar ou esperar pelo resultado no dia seguinte! E eram estações apenas nas principais cidades! Quanta diferença hein.. e imaginem que beleza daqui a mais uns anos! Todas as cidades estarão cobertas! Sabem por quê? Porque agora o prefeito de São Francisco de Paula vai querer competir com Cambará, depois o de São José dos Ausentes, e um puxa o outro..

Link to comment
Share on other sites

A temperatura estagnou na Climaterra na última hora. Quinta-feira vai decepcionando e ficando muito longe do maior frio desde 2000. Não adianta, o anticiclone tem que ser mais forte do que esse, talvez acima dos 1030mb já dava pra pensar em bater. Mas esses meros 1020/1024mb nem pensar... O frio está muito forte e mais constante em alguns locais nas mínimas, mas pensar se aproximar da intensidade e amplitude de outras ondas intensas está longe, muito longe...

 

Mas Caio, eu acho que para ter mínima de -10,0oC em Urupema não é necessário ser a maior MP desde 2000. Essa MP falta tudo: frio em altura, potencial isoabárico, etc.. Mas o PO no CETREJO está bem baixo - quase -3oC com 84% de UR.. Eu acho que a mínima na próxiam madrugada vai ser uns 2oC inferior a de hoje! Não será ainda o suficiente para chegar aos -10oC, mas quem sabe em outra MP mais seca e com mais frio em altura.. :good:

 

Creio que se a estação já existisse em Urupema desde 2000, ela já teria marcado -10oC ou menos umas 3 vezes pelo menos no Pós-2000! Só em 2000 eu chuto que ela deveria ter atingido esta marca umas 3 vezes também! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ver que o PO no Ronaldo está em -11oC.. Mas a temperatura não caiu nem 1oC na última hora, estando levemente negativa agora (Tá mostrando 0,2oC...quanto tem de subtrair mesmo?)

 

Pela UR (ainda abaixo de 50% por lá) o potencial de queda é enorme! Bem como o potencial de produção de neve, he he he! Aonde a máquina estiver hoje ela vai fazer a festa!

 

Vendo estes dados eu reforço meu sentimento: URUPEMA VAI A PELO MENOS -8oC ESTA MADRUGADA! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

ASSIM COMO URUPEMA, CAMBARÁ DO SUL LOGO GANHARÁ UMA DAVIS VANTAGE PRO 2 - 24 HR ASPIRATION SHIELD. O PREFEITO DA CIDADE SE COÇOU E REQUISITOU À COMPRA DO EQUIPAMENTO À METSUL.

 

Agora só resta o prefeito do Pantera se coçar! :mosking:

Já solicitei orçamento pro AAA umas trocentas vezes, ele não deu a mínima :sad: .E pode ser inclusive do interesse da Metsul, descobrir uma baixada onde possa dar dois dígitos negativos... :

Já estou em contato com algumas empresas do ramo da meteorologia.Gostaria muito que a parceria fosse com a Metsul. :good2:

Bom o que eu queria já consegui, mostrar pra minha gente aqui ;convencer este povo do potencial de frio de nosso município, e convenci o mais importante, o Prefeito. :clapping:

De agora em diante é colocar em prática meus planos para a região.Quando a surpresa estiver pronta, eu conto... :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

PHP no tópico da estação de Urupema tem o custo, vendedor e etc... A internet tem tudo hoje, basta o Visa Infinity Gold da prefeitura e um abraço pro gaiteiro, tá feita a festa!

 

O Caio tá certo!! PHP, compra na internet. A Bruno Saraiva F.I. faz a instalação e nem compra honorários pra prefeitura! Um cafezinho na rodoviária já tá ótimo pra ele! Sou o agente dele! hehe

Link to comment
Share on other sites

Duas mortes creditadas ao frio, mas que julgo um tanto quanto "estranhas".

 

A temperatura de -6ºC em Anitápolis não é um pouco forçada?

 

O agricultor dentro de casa deveria ter um mínimo de recursos (roupas e alguma forma de aquecimento). Além disso, tinha 42 anos. Não era nenhum idoso.

 

Já o idoso, de 61 anos, sai de uma lanchonete e morre de frio no caminho de casa? Caminhando?

 

Não duvido, claro, que o frio não possa matar. Mas sempre vemos notícias de moradores de rua, que passam a noite expostos ao frio. Dentro de casa e caminhando de uma lanchonete para casa, pra mim é inédito.

 

Mioto.

 

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3378195.xml

Link to comment
Share on other sites

De novo, a neblina toma conta de Curitiba pra acabar com a minima...agora faz 7ºC, e não deve descer mais que isso...

 

Por aqui, essa semana, que prometia ser a melhor desde 2000, acabou ficando com um frio meia boca...

 

Essa tem sido a sina de Ctba nos últimos dias: às 20:00 já estamos com 7oC/8oC, aí depois disso cai mais um pouquinho e pára! A razão para isso é o alto PO! Mas tenho a impressão que tem ar frio entrando em Ctba agora, embora, como eu suspeitava que seria, meio de SE. Se esse ar tiver um PO mais precido com o que está sobre SC, podemos encostar nos 3oC! O GFS dá 1oC para amanhã de manhã e -1oC para sexta... Sonho meu!

Link to comment
Share on other sites

ASSIM COMO URUPEMA, CAMBARÁ DO SUL LOGO GANHARÁ UMA DAVIS VANTAGE PRO 2 - 24 HR ASPIRATION SHIELD. O PREFEITO DA CIDADE SE COÇOU E REQUISITOU À COMPRA DO EQUIPAMENTO À METSUL.

 

Agora só resta o prefeito do Pantera se coçar! :mosking:

Já solicitei orçamento pro AAA umas trocentas vezes, ele não deu a mínima :sad: .E pode ser inclusive do interesse da Metsul, descobrir uma baixada onde possa dar dois dígitos negativos... :

Já estou em contato com algumas empresas do ramo da meteorologia.Gostaria muito que a parceria fosse com a Metsul. :good2:

Bom o que eu queria já consegui, mostrar pra minha gente aqui ;convencer este povo do potencial de frio de nosso município, e convenci o mais importante, o Prefeito. :clapping:

De agora em diante é colocar em prática meus planos para a região.Quando a surpresa estiver pronta, eu conto... :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Com R$ 3,5 mil reais tu compras uma agora mesmo. Não demora mais do que 2 minutos. Liga para o prefeito e pede o cheque! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Silvio, Porto Alegre é muito mais acidentada que Curitiba, tua cidade. A área urbana é toda dobrada. É cheio aclives e declives, sendo que há bairros com 250 metros de altitude (ou mais...). A maior parte da cidade é face norte dos morros Santana e da Polícia, porém a Lomba do Pinheiro é face sul, assim como Viamao. Não é a toa que a normal desta última para julho é de 12,7C.

 

Para tu teres idéia de quanto variamos em altitude na área urbana. Moro cerca de 10 quarteirões distante do AAA. Aqui estou com 85 metros de altitude, enquanto que o AAA está com cerca 15 metros.

 

Se tu sai do aeroporto e vai, digamos, se hospedar no Millenium ali no Praia de Belas, como vários professores da FGV fazem em POA, terá a certeza que POA é 100% plana!! Eu diria que apenas a borda do Guaíba é plana em POA. Coisa de uns 3km da borda. O que deve conferir uns 15% a 20% da cidade! O resto é bastante acidentado!

 

 

Legal, e bom saber esses detalhes!

As poucas vezes que fui pra ai, acabei fazendo esse caminho do Aero pra algum hotel no centro da cidade, mas proximo ao Aero.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Médias dos 6 primeiros dias de julho no Castelinho. Quem dera terminasse o mês assim!

 

Média: 3,5C

Média Mínima: -0,5C

Média Máxima: 9,1C

 

Amanhã essa média cai mais um pouquinho :mosking:

 

 

Show Brunão!!!! vai cair mais mesmo e chegar a -1,XoC amanhã.

 

Vamos pedir pro Ronaldo ou o Caio postarem os dados de julho de Urupema no sábado de manhã, he he he! Vai ser legal ter uma média de mínimas muuuito negativa. Mas só vale incluir os dados até sexta feira, he he he! Porque sábado a festa começa a acabar!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre precisa ter média de 16,0C em todos os próximos 25 dias para fechar o mês na média :mosking: Como isso não deve ocorrer ao menos até a próxima segnda-feira (dia 11), já antecipo aqui que é praticamente impossível POA ter anomalia positiva nesse mês. Teria que haver um desastre completo doravante. Nem um novo julho de 2006 seria capaz de fazer isso, para se ter uma idéia :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Paulo, o prefeito não tinha dado um cheque de 7 mil esses dias em teu nome? Ou estou confundindo com alguem outro membro do BAZ? Pega estes 7 mil e compra 2 davis e 2 netbooks e manda ele pagar a conta do 3G e coloca as estações nas baixadas mais frias que encontrares! Enquanto isto, a título de curiosidade, vai passeando com teu termômetro e um abrigo improvisado para descobriri onde é mais frio de fato.

Link to comment
Share on other sites

Paulo, o prefeito não tinha dado um cheque de 7 mil esses dias em teu nome? Ou estou confundindo com alguem outro membro do BAZ? Pega estes 7 mil e compra 2 davis e 2 netbooks e manda ele pagar a conta do 3G e coloca as estações nas baixadas mais frias que encontrares! Enquanto isto, a título de curiosidade, vai passeando com teu termômetro e um abrigo improvisado para descobriri onde é mais frio de fato.

O Brunão não faz assim,que estória é esta cheque em meu nome?????

Ele apenas disse que a Prefeitura não pode gastar muito para ter a estação. :ok:

Mas resumindo, não sei será esta a melhor medida, afinal alguns bazianos vão sempre achar que de repente a Davis daqui não é a mesma de lá,enfim mil e um defeitos, nas medições daqui como sempre...

Obrigado Tomasini pelas palavras. :good2:

Existem outras possibilidades, de repente alguma empresa de meteorologia emcampando a ideia, instalando a estação e tudo mais... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

A temperatura estagnou na Climaterra na última hora. Quinta-feira vai decepcionando e ficando muito longe do maior frio desde 2000. Não adianta, o anticiclone tem que ser mais forte do que esse, talvez acima dos 1030mb já dava pra pensar em bater. Mas esses meros 1020/1024mb nem pensar... O frio está muito forte e mais constante em alguns locais nas mínimas, mas pensar se aproximar da intensidade e amplitude de outras ondas intensas está longe, muito longe...

 

Caio, para Porto Alegre essas últimas duas semanas estão com médias muito parecidas com aquele julho de 2000. Entretanto, não posso dizer que o tipo de frio é o mesmo. Julho de 2000 tinha ciclone e vento. Estava bem mais dinâmico. Era porrete seguido por minis frontais, um atrás do outro. Esta onda atual teve um frio forte com ciclone (a la 2000) na semana passada, um frio forte sem ciclone no último sábado e um reforço de ar frio (levemente abaixo de zero em 850hpa) entre ontem e hoje. Na média, ambas estão muito parecidas para o RS. Na dinâmica, não.

 

Essa onda de frio quebrou alguns recordes no RS, principalmente na fronteira oeste. Fez -3,8C em Uruguaiana, -5,0C em Quaraí e -3,0C em Alegrete. A última vez que vi algo parecido nesta região foi em 1994. Isso sem falar que essas mínimas foram intercaladas com vários outros dias negativos na região! Hoje, por exemplo, fez -1,3C em Alegrete e ninguém deu bola. :mosking:

 

Para POA, o interessante não está sendo nem tanto a intensidade. Não houve nenhuma máxima e nenhuma mínima histórica, porém estamos tendo uma persistência muito boa no frio forte. Isso marca.

Link to comment
Share on other sites

Li em algum tópico aqui que o prefeito de Soledade estava disposto a gastar um limite de 7 mil, não sei se não foi brincadeira, enfim. Sabemos que a rede que aos poucos vai se estabelicendo no Brasil paralelamente ao INMET é de estações Davis particulares, que são o que de melhor há por aí ao nosso alcance financeiro. Só não botei uma aqui em casa ainda porque a mesada do estudante aqui não cobre esse gasto! Hehehe, mas quando puder, colocarei.

 

Certamente contra a Davis aspirada não tem o que se dizer, teus dados terão muita credibilidade. Minha modesta opinião é que as baixadas de Soledade e da serra do Botucaraí em algumas ocasiões até podem ter a menor mínima do Brasil, mas de forma geral, acho que ficariam um pouco atrás das de Urupema e cia., dada a diferença de altitue. Mas é questão de situação e só uma opinião amadora, não temos dados científicos e padronização suficientes para provar, muito menos eu tenho conhecimento ou da região para afirmar isso categoricamente.

 

Se tu crês que há chance, Paulo, investe, vai em frente e tenta criar uma rede de monitoramento, que tenha duas estações que seja, acho que a tua influência convence o prefeito, já que isso pode ser bom para o turismo na região.

Link to comment
Share on other sites

Para POA, o interessante não está sendo nem tanto a intensidade. Não houve nenhuma máxima e nenhuma mínima histórica, porém estamos tendo uma persistência muito boa no frio forte. Isso marca.

 

 

Para mim, isto é inverno de verdade, e não mínimas de 0C e máximas de 20C ou coisa assim, ou 3 dias extremamente frios e dias quentes intercalados. Agora, acho que o período de veranico que está por vir vai deixar a nossa anomalia na casa dos -2 ou até -1, pois vi que a temperatura deve passar dos 25C :sad: :sad:

Link to comment
Share on other sites

Li em algum tópico aqui que o prefeito de Soledade estava disposto a gastar um limite de 7 mil, não sei se não foi brincadeira, enfim. Sabemos que a rede que aos poucos vai se estabelicendo no Brasil paralelamente ao INMET é de estações Davis particulares, que são o que de melhor há por aí ao nosso alcance financeiro. Só não botei uma aqui em casa ainda porque a mesada do estudante aqui não cobre esse gasto! Hehehe, mas quando puder, colocarei.

 

Certamente contra a Davis aspirada não tem o que se dizer, teus dados terão muita credibilidade. Minha modesta opinião é que as baixadas de Soledade e da serra do Botucaraí em algumas ocasiões até podem ter a menor mínima do Brasil, mas de forma geral, acho que ficariam um pouco atrás das de Urupema e cia., dada a diferença de altitue. Mas é questão de situação e só uma opinião amadora, não temos dados científicos e padronização suficientes para provar, muito menos eu tenho conhecimento ou da região para afirmar isso categoricamente.

 

Se tu crês que há chance, Paulo, investe, vai em frente e tenta criar uma rede de monitoramento, que tenha duas estações que seja, acho que a tua influência convence o prefeito, já que isso pode ser bom para o turismo na região.

 

Faço minhas as palavras do Souza.

Link to comment
Share on other sites

Souza, as próximas 3 noites POA devem ter mínimas entre 0C e 3C, sendo que a máxima não passará de 14C amanhã, de 15C na sexta e de 17C no sábado. Domingo deve nublar/chover a temperatura deve variar entre 10C e 16C. Depois disso os modelos estão oscilando. Prefiro esperar. O importante é que onde há confiança para se prever o tempo (5 dias), não há perspectiva de se passar de 17C!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.