Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

FRIO PROVOCA FALTA DE LUZ EM PORTO ALEGRE

 

Sobrecarga por uso de aquecedores e estufas deixa clientes sem energia elétrica na Capital

 

CEEE informou que pontos isolados estão sem luz na noite desta segunda-feira

 

Com a temperatura de 4,5°C em Porto Alegre por volta das 23h desta segunda-feira, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), moradores têm recorrido a aquecedores e estufas para amenizar o frio. A sobrecarga no uso desses aparelhos deixa consumidores de CEEE sem energia elétrica nesta noite em pontos isolados da Capital

 

Sem detalhar o número de consumidores, a companhia informou que o problema provocado por sobrecarga de rede ocorre em regiões residenciais. Conforme a CEEE, nenhuma das áreas tem um grande número de usuários. Não há previsão para a retomada do serviço.

Link to comment
Share on other sites

CAMPO BOM TEM SEGUNDA NOITE MAIS FRIA DOS ÚLTIMOS 25 ANOS

 

Nilson Pedro Wolff - Campo bom disse (04/07/2011 23:34:48):

 

Campo Bom está registrando a 2ª noite mais fria desde 1985,superada apenas em julho de 2000,quando no abrigo as 24 TMG(21h00)a temperatura era de 2.7°C contra 2.9°C na noite de hoje.Geada já ocorrendo na cidade.A meia noite farei novo registro no abrigo da Estação,para ver quanto caiu.Poderemos registrar a mínima absoluta aqui em Campo Bom,recorde,superando 0s -1.8 ocorridos em junho 1988 e julho 2000.Boa noite à todos.Hoje registrei geada fraca apesar do vento presente,com 3.5°C as 07:00 hrs da manhã.

Link to comment
Share on other sites

""[...] na 30ª semana do ano, o frio volta com força, jato subtropical enfraquece e volta jato polar(fabrica de sistemas de alta pressão pacífico-antártico), ciclogênese no litoral sul jogando umidade e MP´s em sequencia com pressão de 1040mb!!! [...]""

 

MEUS DEUS DO CEU HAHAHA

 

EU DISSE QUE ESSE INVERNO IA SER HISTÓRICO.

Link to comment
Share on other sites

FRIO PROVOCA FALTA DE LUZ EM PORTO ALEGRE

 

Sobrecarga por uso de aquecedores e estufas deixa clientes sem energia elétrica na Capital

 

CEEE informou que pontos isolados estão sem luz na noite desta segunda-feira

 

 

 

Com a temperatura de 4,5°C em Porto Alegre por volta das 23h desta segunda-feira, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), moradores têm recorrido a aquecedores e estufas para amenizar o frio. A sobrecarga no uso desses aparelhos deixa consumidores de CEEE sem energia elétrica nesta noite em pontos isolados da Capital

 

Sem detalhar o número de consumidores, a companhia informou que o problema provocado por sobrecarga de rede ocorre em regiões residenciais. Conforme a CEEE, nenhuma das áreas tem um grande número de usuários. Não há previsão para a retomada do serviço.

 

Espero que não hajam mortem como tem havido por aqui, este ano está lastimável...

Link to comment
Share on other sites

Temperatura de 5,1oC à meia-noite aqui em casa, menor valor que observei até hoje neste horário.

Aqui em casa travadão em 4,7°! O mesmo valor de 1 h atrás. Espero uma queda em breve. U.r. em 81%.

 

Está 1,8° no Belém Novo e 1,9° na Lomba do Pinheiro!

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

Minha nova projeção de Mínima para o Castelinho é -6,3C.

 

Se concretizar, será a mínima do ano no RS

Brunão sem desmerecer o Castelinho, mas o Pantera já teve -7.6º este ano e erá mínima menor esta noite.Panteeeeera rumo aos -10º :rofl: :good2: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

O maluquinho marcava -6º no topo hoje em Solecity

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Minha nova projeção de Mínima para o Castelinho é -6,3C.

 

Se concretizar, será a mínima do ano no RS

Brunão sem desmerecer o Castelinho, mas o Pantera já teve -7.6º este ano e erá mínima menor esta noite.Panteeeeera rumo aos -10º :rofl: :good2: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Esquecí do Pantera! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

3,5 no INMET POA. Se cair mais 0,5 por hora, quem sabe uma negativa amanhã! Mas o PO está alto, acho que nao vai dar... Tenho 4,8 agora

 

Td cai à medida que temperatura declina. Ar está muito seco.

 

Tem chance negativar. Seria terceira mínima negativa no Inmet em 56 anos, segundo a memória estatística do Marcos (1955, 1993 e...)

Link to comment
Share on other sites

Estou decepcionadíssimo com esta onda de frio. Esperava muito mais dela. Nota zero para neve, e, embora se tenha

registrado máximas muito baixas aqui na serra, e com sol (6,0ºC ontem e 5,8ºC hoje), as mínimas, exceto em alguns

locais como Quaraí (-4,9 e -5,1), não tiveram nada de especial.

Hoje que prometia mínimas estupidamente baixas, o que temos:

em Caxias -0,1ºC à meia noite, SUBINDO para 0,1ºC a meia noite e dez!

Gramado com banais 2,4ºC (rbs).

E tudo por causa desta porcaria de bloqueio que certamente há no Brasil central, e essa droga de corrente

de jato! Depois de 2000 é quase sempre assim, um fator para cagar com tudo!

Link to comment
Share on other sites

:negative: Em Caxias a temperatura SUBIU de -0,1ºC para 2,2ºC em 20 minutos!!!!!!!!

Não dá mesmo, parece que depois do ano 2000, tudo degringolou de vez... :sad:

Poucas ondas de frio prometeram tanto e decepcionaram tanto!

Era para termos uns 4ºC negativos aqui em Caxias e nas cidades da serra em geral,

e mínimas ainda menores nos campos de cima da serra!

Podre!!!! E agora, meia noite e meia, a temperatura não pára de subir! Podre!!!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

:negative: Em Caxias a temperatura SUBIU de -0,1ºC para 2,2ºC em 20 minutos!!!!!!!!

Não dá mesmo, parece que depois do ano 2000, tudo degringolou de vez... :sad:

É normal isso, Michel. Sempre foi assim! É assim em qualquer topo em noites de estabilidade. Basta entrar um vento que tudo muda. Repito: é normal!

Link to comment
Share on other sites

3,5 no INMET POA. Se cair mais 0,5 por hora, quem sabe uma negativa amanhã! Mas o PO está alto, acho que nao vai dar... Tenho 4,8 agora

 

Td cai à medida que temperatura declina. Ar está muito seco.

 

Tem chance negativar. Seria terceira mínima negativa no Inmet em 56 anos, segundo a memória estatística do Marcos (1955, 1993 e...)

Tem um maldito vento leve que parece estancar o resfriamento. Sopra de NO muito fraco desde às 23:30. Aqui em casa tenho 4,5° com 81%. Ótimo valor, mas caindo muito devagar. A Lombado Pinheiro subiu para 2,0° e o Moinhos caiu para 4,8°. Possível efeito da leve brisa.

 

O INMET é mais protegido. Pode acelerar a queda. Não creio que negative. Aposto 0,5° lá.

 

Vou dormir e levantar amanhã de manhã cedo para fotografar a geada.

 

Abraços com geada!

Link to comment
Share on other sites

3,5 no INMET POA. Se cair mais 0,5 por hora, quem sabe uma negativa amanhã! Mas o PO está alto, acho que nao vai dar... Tenho 4,8 agora

 

Td cai à medida que temperatura declina. Ar está muito seco.

 

Tem chance negativar. Seria terceira mínima negativa no Inmet em 56 anos, segundo a memória estatística do Marcos (1955, 1993 e...)

Tem um maldito vento leve que parece estancar o resfriamento. Sopra de NO muito fraco desde às 23:30. Aqui em casa tenho 4,5° com 81%. Ótimo valor, mas caindo muito devagar. A Lombado Pinheiro subiu para 2,0° e o Moinhos caiu para 4,8°. Possível efeito da leve brisa.

 

O INMET é mais protegido. Pode acelerar a queda. Não creio que negative. Aposto 0,5° lá.

 

Vou dormir e levantar amanhã de manhã cedo para fotografar a geada.

 

Abraços com geada!

 

Aqui a situação está bem parecida

por causa do leve vento a temperatura está caindo muito devagar até aumentou nos últimos minutos, fazia 4ºC e agora 4.3ºC

Link to comment
Share on other sites

:negative: Em Caxias a temperatura SUBIU de -0,1ºC para 2,2ºC em 20 minutos!!!!!!!!

Não dá mesmo, parece que depois do ano 2000, tudo degringolou de vez... :sad:

É normal isso, Michel. Sempre foi assim! É assim em qualquer topo em noites de estabilidade. Basta entrar um vento que tudo muda. Repito: é normal!

 

Bom, eu não estou há muito tempo na região, e ainda não conheço tão bem certas peculiaridades climáticas.

Mas, de um modo geral, estou achando essa onda de frio muito decepcionante, perto do que se previa.

No momento, 4,2ºC em Bagé, 5,7ºC em Porto Alegre (fonte RBS); esperava que a essa hora, praticamente todo o

RS, SC e centro-sul do Paraná estivesse negativando ou próximo de; exceto nos litoral de

SC e PR, naturalmente...no entanto, pelas temperaturas agora, eu diria que as mínimas serão

maiores que as de ontem na maioria das localidades...

Acho que já é o bloqueio fazendo estragos, mesmo que no microclima local da serra o escoamento do ar para as

baixadas, ou o vento, estejam contribuindo para impedir uma grande queda nas mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Estou decepcionadíssimo com esta onda de frio. Esperava muito mais dela. Nota zero para neve, e, embora se tenha

registrado máximas muito baixas aqui na serra, e com sol (6,0ºC ontem e 5,8ºC hoje), as mínimas, exceto em alguns

locais como Quaraí (-4,9 e -5,1), não tiveram nada de especial.

Hoje que prometia mínimas estupidamente baixas, o que temos:

em Caxias -0,1ºC à meia noite, SUBINDO para 0,1ºC a meia noite e dez!

Gramado com banais 2,4ºC (rbs).

E tudo por causa desta porcaria de bloqueio que certamente há no Brasil central, e essa droga de corrente

de jato! Depois de 2000 é quase sempre assim, um fator para cagar com tudo!

 

Assino embaixo! Deve haver mesmo um bloqueio no Brasil Central e esta corrente de jato também não tá ajudando. Uma MP pra ser boa tem que varrer América do sul adentro, trazendo temperaturas dignas para o sul da Amazônia, como por exemplo PVH descer dos 13ºC e uma máxima abaixo de 20ºC, como aconteceu em 2001 por aqui.

 

Abraços indignados! :negative:

Link to comment
Share on other sites

Estou decepcionadíssimo com esta onda de frio. Esperava muito mais dela. Nota zero para neve, e, embora se tenha

registrado máximas muito baixas aqui na serra, e com sol (6,0ºC ontem e 5,8ºC hoje), as mínimas, exceto em alguns

locais como Quaraí (-4,9 e -5,1), não tiveram nada de especial.

Hoje que prometia mínimas estupidamente baixas, o que temos:

em Caxias -0,1ºC à meia noite, SUBINDO para 0,1ºC a meia noite e dez!

Gramado com banais 2,4ºC (rbs).

E tudo por causa desta porcaria de bloqueio que certamente há no Brasil central, e essa droga de corrente

de jato! Depois de 2000 é quase sempre assim, um fator para cagar com tudo!

 

Assino embaixo! Deve haver mesmo um bloqueio no Brasil Central e esta corrente de jato também não tá ajudando. Uma MP pra ser boa tem que varrer América do sul adentro, trazendo temperaturas dignas para o sul da Amazônia, como por exemplo PVH descer dos 13ºC e uma máxima abaixo de 20ºC, como aconteceu em 2001 por aqui.

 

Abraços indignados! :negative:

 

Exatamente! E a corrente de jato, está muito para o sul. Está sobre o norte do Rio Grande do Sul.

Ainda me surpreenda estar fazendo algum frio no Paraná!

Verdade, com bloqueio e corrente de jato, não ocorre quase nada de especial.

Abraços desapontados!

Link to comment
Share on other sites

Esta onda de frio é muito muito forte para o RS e SC principalmente, mas como falta o ciclone pra empurrar ela para outras regiões

do país, ela acaba não sendo, de uma forma geral, uma mp histórica. Em todo caso está melhor aqui pra JF do que a mp da semana

passada. No momento 10,2C no INMET.

Link to comment
Share on other sites

Esta onda de frio é muito muito forte para o RS e SC principalmente, mas como falta o ciclone pra empurrar ela para outras regiões

do país, ela acaba não sendo, de uma forma geral, uma mp histórica. Em todo caso está melhor aqui pra JF do que a mp da semana

passada. No momento 10,2C no INMET.

 

E o friozaço pegou um worm em Curita, pulou a RMSP e saiu do worm ao chegar no sul das Gerais! Minha mínima foi de 9,7 às 17h desta 2a, quando acabei de chegar do serviço. De lá pra cá, não baixou dos 10, chegou a garoar um pouco, e agora tá acima dos 10,0 e com MM...

:hang1: :hang1: :hang1: :hang1: :hang1: :hang1: :hang1: Abraços perfeitamente enforcados!

Link to comment
Share on other sites

Duas da manhã. Começa a ventar de forma consistente. Explodem as mínimas de POA. Belém Novo salta de 1C para 5C em uma hora.

QUE DECEPÇÃO!! Toda a cidade se igualou!! Está menos frio agora do que à meia-noite nos locais mais frios!

 

Aqui estou com 3,0°! Esperava 1,X°. Mas está muito úmido e deu vento!! Agora não venta e há nuvens.

 

Há alguma geada sobre as casas!

 

Abraços decepcionados!

Link to comment
Share on other sites

Tem geada sobre algumas casas e sobre os carros. Dá para ver claramente o desenho branco sobre alguns telhados escuros. Do mais, geada bem fraca.

 

Confesso que não me animei a sair. Eu ia tirar algumas fotos, mas a máquina está sem bateria. Que beleza...

 

Agora 2,9°. A menor temperatura desde 2009!

Link to comment
Share on other sites

Geadão cuiúdo.Mínima no topinho Inmet de -1º, o que dá uma margem de uns 7º ou 8º à menos nos baixadões.Possível -8º ou -9º no Pantera, vamos ver...

Nunca tinha visto, com geada e o céu pedrento, nuvens características que indicam instabilidades se aproximando.

Não sei se é ciclo ou o quê, mas o comportamento do tempo não está normal.

Link to comment
Share on other sites

O grosso do ar frio ficou retido sobre o sul do RS. Essa massa aí foi forte mas contida em termos de área. Michel, para você, para SC, PR e nos aqui ate SP, foi uma massa normal de inverno, e só isso. Aqui em SP serviu para termos a menor máxima do ano mas nada excepcional em termos históricos. Acima da capital paulista, um fracasso... Campos do Jordao 6,9C hOje de manha. Ainda fico com a massa de junho como destaque do ano.

Link to comment
Share on other sites

I-gual-zi-nho aqui!

Por aqui, mínima piauiense de 9,7 às 1'7h de ontem, e hoje de manhã meros 10,4 com muita MM.

Pelo menos, parece que o frio persistirá bem (pela absoluta ausência do astro-rei, que por aqui é um mero príncipe playboy porraloca sem pretensão à realeza).

Podemos ter um reforço bom na 6a e sábado. Aí sim, a meu ver, teremos possibilidade de pelo menos chegar perto da :punish: paulada :punish: que tivemos no final de junho.

Link to comment
Share on other sites

Geadão cuiúdo.Mínima no topinho Inmet de -1º, o que dá uma margem de uns 7º ou 8º à menos nos baixadões.Possível -8º ou -9º no Pantera, vamos ver...

Nunca tinha visto, com geada e o céu pedrento, nuvens características que indicam instabilidades se aproximando.

Não sei se é ciclo ou o quê, mas o comportamento do tempo não está normal.

Paulo, segui teu exemplo e coloquei um digital no baixadao do baixadao a 1KM da estacao da Vicentina.

Minima de -7,8°C em baixada no vale da Vicentina na divisa com Bento Goncalves.

Em Farroupilha -0,3°C e -3,7°C na Vicentina.

Geada generalizada aqui na Serra. Muito forte nos vales!!

As minimas nao foram mais baixas pois o tempo fechou varias vezes.

Link to comment
Share on other sites

Caras, que pena o que aconteceu de um modo geral nos três estados do sul...

 

Floripa e o sul do estado ainda conseguiram se safar. No sul deu geada generalizada e em Floripa também, de forma fraca, no bairro Itacorubi, com mínima de 3,4ºC.

 

Por aqui, mínima de 4,2ºC, UR nas alturas mas mesmo assim consegui registrar mais uma geada aqui na empresa onde trabalho, zona sul de Joinville, onde se localiza minha estação.

 

270156_216507445053786_100000835975120_583449_486767_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

Acho que entrou um pré-frontal pelo reforço no anticiclone que está entrando entre hoje e amanhã. As temperaturas começaram elevando-se em SC e vieram varrendo rumo ao RS, cagando as mínimas.

 

Acho que foi exatamente isso que ocorreu.. A aproximação do reforço polar acionou o vento de quadrante norte, por mais fraco que fosse! O PO foi subindo consistentemente en Ctba, ao invés de cair, bem como o vento acelerando! Aos poucos o mesmo aconteceu em SC e depois no RS. Por isso Urupema parou em -6,9oC! Pelos valores que tínhamos às 20:00 era para terem ocorrido mínimas espetaculares!

 

Mas creio que na próxima madrugada vamos ter uma situação maisa estável. Aguardemos e torçamos!

 

Em Curitiba, mínima de Maranhenses :sarcastic: 4oC e agora 6oC com visibilidade de meio-palmo devido ao nevoeiro! Bom para treinar para a meia maratona de domingo que vem!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Decepção da mínima. tive 2.5°C. Praticamente a mesma de ontem.

tinha geada relativamente forte aqui perto de casa. Desta vez, não registrei com fotos. Mas, variou bastante. Havia lugares sem nenhuma geada.

aqui em casa dificilmente se forma geada no gramado do condomìnio. Eu, sinceramente, nunca via nos 18 anos que aqui moro.

Mas, os carros estvam com uma camada de gelo. Tive que atirar água para sair.

agora faz 4.2°c. Acho que a geada ficou restrita a alguns lugares onde não houve nebulosidade. Aqui, até 23h de ontem a temperatura despencava. Depois, ao deitar ela estava mais alta.

Não é desta vez que vamos ter zero aqui. Eta dificuldade!!! :sad:

Link to comment
Share on other sites

Deculpem-me, mas não aguento a choradeira de alguns que querem transferir o Canadá pra o sul do Brasil.

Se fôssemos, DE FATO, habituados ao frio, já teríamos há muito tempo uma estrutura capaz de enfrentá-lo.

um exemplo disso é a notícia abaixo:

 

Notícias > GeralImprimir Enviar Fale com a redação Letra 05/07/2011 00:05 - Atualizado em 05/07/2011 00:31

fonte: Correio do Povo

 

Frio provoca sobrecarga e falta de energia em Porto Alegre

Uso intenso de aquecedores e estufas motivou interrupção no fornecimento

 

Um número não divulgado de casas de Porto Alegre ficou sem energia elétrica no fim da noite desta segunda-feira. Segundo a CEEE, o motivo foi uma sobrecarga na rede, causada pelo uso intenso de aquecedores e estufas em áreas residenciais. Não há previsão de normalização do serviço.

 

De acordo com a MetSul, à 0h, fazia 1,8ºC na Lomba do Pinheiro, 1,9ºC em Belém Novo e 2ºC no Aeroporto Salgado Filho. Durante a intensa onda de frio que assola o Estado, Porto Alegre pode ter até temperaturas negativas nesta terça-feira. No interior, podem ser registradas marcas de até -7ºC.

 

Também na noite de segunda, problema em um alimentador deixou outros 7,6 mil clientes sem luz na Restinga, zona Sul da Capital.

Link to comment
Share on other sites

Ontem durante a noite tivemos duas quedas de energia aqui onde moro. Foram rápidas. Mas, já podem causar transtornos nos aparelhos.

O gaúcho não é habituado a esquentar o banheiro ou a casa toda no inverno. Andamos entrouxados dentro de casa. Algo que no Uruguai e Argentina já é menos comum.Pois possuem calefação. Nossos centros de compra(shoppings)nem ligam o aquecimento.

Pois, as Mps causam frio intenso nos dois primeiros dias, no terceiro e quarto já alivia. Um frio contínuo como esse, traz transtornos.

Estive numa loja ontem que estava cheio de gente comprando aquecedores a óleo. Estava frio dentro do shopping. não ligaram o ar quente.

Aqui esquentados 4.6°c. o sol sumiu. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Deculpem-me, mas não aguento a choradeira de alguns que querem transferir o Canadá pra o sul do Brasil.

Se fôssemos, DE FATO, habituados ao frio, já teríamos há muito tempo uma estrutura capaz de enfrentá-lo.

um exemplo disso é a notícia abaixo:

 

Concordo Gamboa, mas a choradeira geral é porque caminhávamos para uma noite espetacular e quem sabe histórica, que foi frustrada pela elevação repentina da temperatura. Colocaram o doce na boca, mas tiraram antes da criança saborear.

Link to comment
Share on other sites

Deculpem-me, mas não aguento a choradeira de alguns que querem transferir o Canadá pra o sul do Brasil.

Se fôssemos, DE FATO, habituados ao frio, já teríamos há muito tempo uma estrutura capaz de enfrentá-lo.

um exemplo disso é a notícia abaixo:

 

Concordo Gamboa, mas a choradeira geral é porque caminhávamos para uma noite espetacular e quem sabe histórica, que foi frustrada pela elevação repentina da temperatura. Colocaram o doce na boca, mas tiraram antes da criança saborear.

 

Caio, refiro-me aos que tentam "forçar" uma situação.

Eu também me frustrei bastante. Dormi deixando o termômetro perto dos 4°c. acordei com ele marcando 3°C. minha mínima não baixou dos 2,5.

Até hoje nunca negativei aqui.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.