Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Tempo parcialmente encoberto, agora melhorando aqui em Palhoça (onde trabalho). Quando cheguei logo cedo havia muitos estratus e cirrus (80% céu) que vinham da serra. Se com essas núvens já atingimos essas temperaturas, imagine amanhã...

 

Pois é, Caio. Eis a pergunta: vai mesmo limpar até amanhã??

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aqui em Goiânia mudança radical no tempo. Amanheceu frio com garoa forte, que se tornou chuva fraca. No momento céu nublado e apenas 18°C. Tenho percebido que esse ano não estamos tendo bloqueios que impeçam as frentes frias de chegar até aqui. Apenas aguardamos uma onda de frio mais significativa para termos um bom inverno.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Santa Catarina - 04/07/2011

 

Ficou faltando a atualização do Inmet de São Joaquim que parou de reportar as 22h00 quando fazia -2,4oC.

 

 

040711.png

 

O sistema do INMET tem problemas em noites abaixo de zero. Canela não registra negativas em sua estação pq ela cai quando a temperatura fica menor que +1C. SEMPRE! A última atualização do INMET de Canela é de ontem às 23 hs.

 

É dose....

Link to comment
Share on other sites

O sistema do INMET tem problemas em noites abaixo de zero. Canela não registra negativas em sua estação pq ela cai quando a temperatura fica menor que +1C. SEMPRE! A última atualização do INMET de Canela é de ontem às 23 hs.

 

É dose....

 

 

Dose mesmo!

 

Sr. técnico da Davis no Brasil, Bruno Saraiva, a estação deve estar a caminho e estou prevendo a instalação durante o encontro do BAZ. De acordo?

Link to comment
Share on other sites

O sistema do INMET tem problemas em noites abaixo de zero. Canela não registra negativas em sua estação pq ela cai quando a temperatura fica menor que +1C. SEMPRE! A última atualização do INMET de Canela é de ontem às 23 hs.

 

É dose....

 

 

Dose mesmo!

 

Sr. técnico da Davis no Brasil, Bruno Saraiva, a estação deve estar a caminho e estou prevendo a instalação durante o encontro do BAZ. De acordo?

 

Super der acordo!!

Link to comment
Share on other sites

BOM JARDIM; -6,2

 

Não seria Morro da Igreja?

 

Olha o Ronaldo aí fazendo justiça ao município real detentor das áreas do conhecido morro...

 

Esse debate é interessante. Na verdade, pela carta topográfica de Aiurê, datada de 1976, o cume do MI, que para o IBGE tem 1822 m, é o marco da divisa de três Municípios (Urubici, Bom Jardim da Serra e Orleães). Então, no cume, a marca tem que ficar com os três Municípios. Mas checando as coordenadas da carta com dados de GPS e cruzando com o GE, a estação do INMET fica em Bom Jardim da Serra.

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

A massa de ar polar já derrubou as temperaturas no Acre essa manhã.

 

Mínimas dessa manhã:

 

RIO BRANCO INMET AUTOMÁTICA --> 13,8°C

EPITACIOLÂNDIA INMET AUTOMÁTICA --> 14,2°C

 

Rio Branco tem sol com nuvens esparsas, muitos cirrus na verdade. Já Epitaciolândia tem céu nublado o deverá favorecer que a máxima não suba hoje por lá. No momento 10:00 horas da manhã faz 16°C em RB e apenas 15,4°C na fronteira.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, está G-E-L-A-D-O !!!!

 

Agora faz 6,6C em POA e 1,2C em Gramado! Ambas com sol!

 

Será que POA colocará mais uma máxima abaixo de 10C no bolso?

 

Estou bem mais confortável aqui, mas no vento e à sombra está insuportável de ficar, ao menos aqui onde trabalho. Me preocupa essa faixa de nebulosidade. :russian:

 

E o que dizer de Urupema, que ainda está negativa as 11 da manhã??? -0,3ºC

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, está G-E-L-A-D-O !!!!

 

Agora faz 6,6C em POA e 1,2C em Gramado! Ambas com sol!

 

Será que POA colocará mais uma máxima abaixo de 10C no bolso?

 

Estou bem mais confortável aqui, mas no vento e à sombra está insuportável de ficar, ao menos aqui onde trabalho. Me preocupa essa faixa de nebulosidade. :russian:

 

E o que dizer de Urupema, que ainda está negativa as 11 da manhã??? -0,3ºC

 

Sei não heim, acho que amanhã é o grande dia da mínima de 10 negativos em Europema !

 

Por aqui chegou um resquício de ar polar. No aeroporto estava 15C às 11 horas, vento fraco.

 

Pelas últimas projeções a longo prazo dos modelos, parece que pegarei alguns dias de temperatura um pouco mais elevada em Florianópolis após esta

semana.

Link to comment
Share on other sites

Incríveis 7,5°C agora aqui em casa!!! 11h45min

mínima de 2.3°C

se tiver completamente limpo, como parece que estará, poderemos ter uma negativa amanhã. Pois, o núcleo do ar polar estará mais dentro do RS.

a tempo, a Rádio Guaíba parece ter corrigido a temperatura. Agorá há pouco davam 6.7°C. Disseram-me que estava com problemas a estação que mede a temperatura. Não sei se a temperatura que estão fornecendo é de outro local. Não me parece o "tradicional" da Guaíba. Que sempre é o dobro ou, no mínimo, 4 graus a mais.

Link to comment
Share on other sites

11:50 11,7°C na estação do Paulo em Florianópolis e nubladaço!!! Se o sol não der as caras acho muito que chegue em 13°C por aqui! Seria sem dúvida a tarde mais fria de todos os 3 invernos que passei aqui.

 

Aliás, que nebulosidade é essa hein??? Tá com uma cara que vai pintar uma neve na serra essa tarde... :good2:

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre vem me impressionando muito! É disparada a capital mais interessante do Brasil climatologicamente falando. O Marcos reclama de barriga cheia, mas apenas as vezes com razão...

 

Pois é Caio, hoje até estranhei sair de manhã pra trabalhar! Pelo tempo, as pessoas na rua e tudo mais, me senti em Gramado passeando... sem exageros.. e amanhã de manhã vai ser mais ainda.. expectativa em alta!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre vem me impressionando muito! É disparada a capital mais interessante do Brasil climatologicamente falando. O Marcos reclama de barriga cheia, mas apenas as vezes com razão...

A vantagem daqui é que estamos conseguindo ter uma boa freqüência de máximas mais baixas que a nossa media das mínimas. No verão de 2010 tivemos o contrário! Uma mínima tão alta quanto a nossa média das máximas.

 

Isso é o que chamo de dinamismo.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre vem me impressionando muito! É disparada a capital mais interessante do Brasil climatologicamente falando. O Marcos reclama de barriga cheia, mas apenas as vezes com razão...

 

Pois é Caio, hoje até estranhei sair de manhã pra trabalhar! Pelo tempo, as pessoas na rua e tudo mais, me senti em Gramado passeando... sem exageros.. e amanhã de manhã vai ser mais ainda.. expectativa em alta!

Minha reclamação é basicamente a presença da MM em condições para resfriamento. A implicação é ter valores de temperatura mínima num padrão razoável enquanto outras regiões estão congelando. Já vi diferença de 9° daqui para Santa Maria APENAS devido às nuvens. Isso em comparação com o RS e o Sul.

 

Quanto às capitais, sim, é um privilégio estar aqui. Nosso clima é divertidíssimo e é muito frio no padrão do Brasil. Se estivesse no Rio ou em Porto Velho seria triste para mim.

 

Mas hoje foi para ficar de ressaca, hehe. Tive de sair hoje de manhã e fui no Centro. Realmente, me senti na serra. Frio cortante!! Às 11 h fazia 7,3° e ao meio-dia 8,4°!

 

Agora tenho 9,2° com 51%. P.o. em 2,0°. Venta de OSO a 10,0 km/h e céu azul!! Espero 10,5°/11° de máxima hoje e 1° amanhã de manhã!!

 

Abraços porto-alegrenses!

Link to comment
Share on other sites

Do sítio do Diário Catarinense (SC/Grupo RBS):

 

"Os termômetros marcaram -6,2ºC em Urubici, na Serra catarinense, na manhã desta segunda-feira, mas os fortes ventos na região derrubaram a sensação térmica para -27ºC, segundo a Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições climáticas. Essa condição foi registrada no Morro da Igreja por causa das rajadas de vento que atingiram 90km/h."

 

01) A estação do INMET no MI como o Coutinho vem frisando ultimamente fica no território de Bom Jardim da Serra;

02) A temperatura de -6,2ºC foi registrada antes das 03h00, e não na "manhã desta segunda-feira";

03) No momento da mínima as rajadas sequer atingiram 70 km/h. A máxima foi na casa de 86 km/h, mas já próximo do amanhecer.

 

Será tão difícil conseguir checar essas informações tão básicas antes de publicar?

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Incrível, escutando um programa local pela manha, onde a Metsul faz a previsão ás 7h6min da manhã. A repórter falou que não sentia frio assim desde o dia que nevou em Porto Alegre, em 1984. O apresentador, ´Rogério, da Guaiba, começou a debochar e a dizer que não era neve, eral graupel. Chuva congelada. Ora, esse cara nada entende de clima. Já escutei uma previsão da Metsul de que nevaria e o mesmo cidadão dizendo que não era neve. Ou seja, é o pessoal do complexo de vira-lata, neve só na Europa, Riqueza só dos EUA. Amam Europa e EUA. Claro que é neve!!!

Fico doente de escutar estes pseudos-sábios!!! Só falta dizerem que fabricamos temperaturas negativas e geada no sul do Brasil.

aqui, na terra que NUNCA nevou, temos 8.4°C!!! temperatura, evidentemente, Cubana!! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

CORRENTE DE JATO DITANDO AS REGRAS NA AM. DO SUL!!!

 

Poucas vezes vimos isso, novamente teremos condições para reforço do frio, e nova ciclogênese em formação, é a corrente de jato ditando as regras, para esta 27ª e 28ª semanas, aposto em desvio de -3/-4ºC, para média padrão e desvio da média máxima de -4/-5ºC em relação a média padrão (julho) na região de Lages.

Estação convencional (INMET) não chegou a -1ºC, na área industrial chegou a -2.1ºC.

Agora nublado. 5.1ºC, vento SW fraco.

Moisés Alexandre.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.